Ir para conteúdo

Chapada dos Guimarães


Posts Recomendados

MENSAGEM POSTADA PELO MEMBRO SHADOW-STG

 

Olá

 

Estou planejando para um futuro não muito distante uma viagem para a Chapada dos Guimarães. Nunca fiz uma viagem grande. Somente algumas trilhas que nunca levaram mais que um dia. Agora estou pensando em fazer uma viagem de aproximadamente 6 dias (3 para ida e 3 para volta) na Chapada dos Guimarães. Ou em alguma outra Chapada ou Parque Nacional. Por enquanto estou mais inclinado para esse local.

 

Bem, vou postar aqui minhas idéias e dúvidas. Qualquer comentário/resposta/sugestão é muitíssimo bem vinda.

 

Estou pensando em ir sozinho mesmo. Quero uma semana inteira para ficar isolado, sem encontrar uma pessoa. Cansei de ouvir recomendações de amigos que não devo ir sozinho pois em caso de acidentes, as coisas podem complicar para mim, mas não quero pensar nessa possibilidade.

 

Minha maior preocupação seria com minha localização. Creio que não deve ser difícil se perder. Pretendo adquirir um aparelho GPS portátil em breve. Imagino que com isso fica praticamente impossível eu me perder e não conseguir voltar para meu ponto de partida.

 

Pretendo adquirir uma boa mochila. Agora fico em dúvida sobre o que levar.

 

Estou pensando em viajar no verão pois não quero ter o frio como uma preocupação. Seria muito necessário levar uma barraca, ou um saco de dormir quebra um galho? Existe uma solução intermediária? Preciso dos dois?

 

Alimentos. Qual o melhor tipo de comida para se levar? Frutas? Bolachas? Suplementos vitamínicos também? Não pretendo nada que precise de aquecimento, para evitar carregar mais peso com material para fogo.

 

Água. Qual a média de consumo por dia? 2, 3 l? Mesmo se fosse 2, uma viagem de 6 das iria requerer 12 litros. Chutando baixo. Que eu demore 1, 2 dias a mais, e consuma mais do que 2 litros, creio que pode ficar muito peso só para água. Pretendo então seguir algum rio, ou então planejar com mapas, cruzar alguns rios durante o percurso para abastecer. Qual a melhor coisa para se fazer?

 

Itens diversos? Pretendo levar 2 ou 3 conjuntos de pilhas para o GPS e só. O que pode me faltar?

 

De resto, pretendo ir de onibus ou de carro para uma cidade pequena e daí partir. Meio que sem rumo mesmo. Existem algumas cidades-chave para isso?

 

 

Grato pela atenção.

Link para o comentário

mensagem postada pelo Editor Dete

 

Informações Iniciais:

 

1. Escolha a mochila adequada ao seu peso e altura. Dê preferência às mochilas que têm duas aberturas: uma em cima e outra no fundo. Isto faz com que você não tenha que tirar tudo da mochila se quiser pegar uma coisa do fundo.

 

2. Faça a programação com as datas e o roteiro a ser seguido. Deixar dias sem nada programado é interessante, já que as surpresas e oportunidades sempre surgem.

 

3. Leve pouca coisa na sua mochila. Dê preferência a roupas folgadas e confortáveis. Ajudam no desempenho e a escuras que sujam menos. Não deixe de levar: remédios, capa de chuva, lanterna, canivete suíço, roupa de cama, toalha de banho, linha e agulha.

 

4. Conheça bem o percurso, se for primeira vez que faz a caminhada procure alguém que já a fez ou até mesmo contrate um guia, é mais seguro. Basicamente em toda lei é sempre de "dois em dois". Converse sempre com outros mochileiros para conseguir dicas legais.

 

5. Calcule o tempo da caminhada. Comece cedo, assim com a luz do dia poderá terminar o percurso sem problemas.

Se sua caminhada for noturna leve equipamentos para sua segurança, lanternas, pilhas sobressalentes, alimentação (quente) se possível e roupas adequadas para o frio...

 

6. Avisar sempre a alguém que não vá fazer o mesmo percurso que você o prazo estimado para término do seu passeio.

 

7. Se possível, levar equipamentos de comunicação, como rádios, celulares, tambor, sinal de fumaça......

 

Como arrumar sua mochila?

 

O seu desempenho na trilha, depende diretamente dos seus equipamentos, e como você os utiliza! Por isso, saber como arrumar sua carga dentro da mochila também é uma técnica e deve ser lembrada na hora de sair caminhando.

 

Você deve levar em conta: aliviar peso ou manter o equilíbrio?

 

Se for andar em um terreno plano (ou de pouca inclinação), será mais importante aliviar o peso em seus ombros, por isso deve colocar a carga mais pesada (comida, água, fogareiro, etc) na parte de cima da mochila.

 

Assim, inclinando um pouco o corpo para frente, você alivia o peso dos ombros e das costas.

 

Sacos de dormir:

 

Depende principalmente da temperatura da região. Existe os de algodão, mas prefira de Polyester e Nylon, perfeitos para a maioria das viagens no Brasil (que pode aquecer até 5ºC). E mais fáceis de lavar também.

 

 

Barracas:

 

Os formatos iglu e tubulares são os mais utilizados, e as tubulares têm ganho mais adesões pelo peso mínimo (menos de 2kg). O espaço interno não é tão bom quanto à iglu e custa mais caro também. Você deve escolher a barraca pelas seguintes classificações:

 

a)três ou quatro estações e alta montanha;

 

b)convivência ou apenas para dormir (a iglu tem mais espaço e a tubular é para virar para o canto e dormir);

 

c)teto aluminizado (de modo a refletir os raios no calor);

 

d)costuras seladas;

 

e)specks de alumínio (não enferrujam, mas entortam com facilidade);

 

f)ventilação através de janelas e telas;

 

g)chão impermeável.

 

 

Isolantes térmicos: Os infláveis são muito bons no gelo, além de confortáveis. No mato, costumam furar com uma rapidez espantosa. A maioria dos trekkers que viaja com mochilão, vai mesmo do bom isolante de borracha EVA, 12mm, leve (menos de meio quilo) e facilmente acomodado às tiras da mochila.

 

... aos poucos estarão opinião de outros mochileiros! Você terá a oportunidade de avaliar os prós e os contra...

Link para o comentário

mensagem postada pelo Editor Dete

 

Localização: Chapada dos Guimarães está localizada no Estado de Mato Grosso, no Brasil, na região central da América do Sul, mais precisamente entre as coordenadas geográficas 15º 10' - 15º 30' latitude Sul e 55º 40' - 56º 00 longitude Oeste, o município possui cerca de 6.000 km2, está situado na borda do Planalto Central Brasileiro, a cidade está 860m acima do nível do mar.

 

Acesso rodoviário :

 

Para Cuiabá vindos do Sul ou Sudeste, passa-se por Campo Grande - MS e mais 750Km até Cuiabá, ou via Goiás, por Itumbiara, Mineiros, Rondonópolis até Cuiabá.

De Cuiabá para Chapada pode-se optar pela MT 305 que liga a Capital de Mato Grosso, Cuiabá em 64 km de rodovia asfaltada em bom estado de conservação embora não tenha acostamento na pista

 

Do noroeste utiliza-se a estrada Porto Velho-Cuiabá.

 

Para quem vem do sul,ou de Barra do Garças, pode chegar via Campo Verde passando pela BR 070, mas são 70Km de terra em razoável estado de conservação.

 

 

1 - Viagem de 74 Km subindo a Chapada dos Guimarães. Não se esqueça de conhecer a cidade.

 

2 - roteiro do caminho das aguas do parque nacional, (pequena caverna de arenito, a Casa de Pedra. Caminhada (3 Km) cachoeiras: Pulo., Degrau, Prainha, Hidromassagem, e Andorinhas, Veu de noiva com 86m de queda livre. Há uma taxa (em torno de R$ 3,00 de preservação na entrada dos Parque.

 

3 - Caminhada de 8 Km para Caminho das Pedras, o Jacare de Pedra. a Mesa de Sacrifícios, o Altar de Pedra, o Totem, e outras formas curiosas de Arenito (nesta região estão os "Fósseis de concha do mar, o Mirante do Morro São Jerônimo com vista para a Planície Pantaneira, no sopé de uma das montanhas mais altas de Chapada, Pedra Furada, Cogumelo de Pedra (sítio arqueológico com uma pequena pintura pré histórica). Cachoeira dos Namorados. (taxa de R$ 3,00 na entrada do Parque e R$ 2,00 na Cachoeirinha)

 

4 -Cav Aroe Jari, passando pelo Mirante do centro Geodesico da America do Sul (Planície Pantaneira), Ponte de Pedra onde há uma pequena cachoeirinha e um trecho pelo cerrado num total de 2,5 Km até a entrada da Caverna: No primeiro salão, uma pequena cachoeira que cai do teto, (1.400m da extensão) onde chega na lagoa azul uma piscina natural coberta com águas azuis e cristalinas. (taxa de manutenção de R$ 12,00) (Parece que a caverna está fechada temporariamente para visitação).

 

5 - Cidade de Pedra visitando a beira dos paredões de Chapada, uma vertiginosa vista com uma queda vertical de 350m e formações rochosas megalíticas, Portão do Inferno (Canyon com mais de 50m de profundidade) a cachoeira da Salgadeira, Corrego da Paciencia de onde se avistam os paredões de baixo para cima.

 

6 - Cachoeira da Martinha seqüência de cinco cachoeiras de maior volume de água da Chapada, Morro dos Ventos,

 

7 - Distrito de Agua Fria, visita de um garimpo de diamantes e inscrições pré históricas de aproximadamente 12.000 anos atrás da cachoeira do Pingador com 25 m de queda. Aí você vai tomar um banho "pré-histórico". risos.

(Taxa garimpo R$ 2,00 e no Pingador R$ 2,00)

 

8 - Rapel - Canyoning: Cchoeira aonde é praticado rapel.

 

 

Acho que de minha parte é isso! Os valores das taxas não sei se sofreram alterações.

 

Agora vamos esperar os outros mochileiros ok.

 

Depois retorne para contar como foi e alguns detalhes que precisam ser revistos.

 

Aproveite seu passeio e não se esqueça de um detalhe:

 

 

"Procure sempre um Guia Experiente! Nunca vá sozinho!"

 

Boa Viagem!!

Link para o comentário

Postagem feita pelo membro Santiago em outro tópico

 

indico a Caverna do Frances, sem duvida nenhuma o lugar mais incrivel que conheci lah na chapada. O guia fornece as lanternas, se quiser rappel é mais caro e tbem tem que ser escondido.

E ainda vc ganha uma passada di gratis pelo poço azul, aqueles tipo que aparecem só em globo reporter.

O lugar é mágico, até ouvi falar que os índios locais em determinada época foram escravisados por extra terrestres p/ construir aquele local p/ servir de lançamento p/ sua nave.

É mole???? Vah e confira vc mesma.

 

 

Mensagem postada pelo membro flg15 em outro tópico

 

Ai, essa é para a galera que quer começar a fazer sua caminhadas de mochilão e tals.

Pretendemos formar um grupo para ver quem vai gostar da história, para assim ter uma galera fixa, para que haja novos eventos do tipo.

Todos podem participar, se tiver alguém experiente, será melhor ainda.

 

Pegando ônibus que sai de Cuiabá de hora em hora, devesse parar 10km antes da Cidade De Chapada dos Guimarães, na entrada que da acesso à estrada que vai para o Distrito de Água Fria, logo no início da estrada devesse pegar uma estrada de terra que dá acesso à Cidade de Pedra, percorresse 10km e vira-se a esquerda na placa da Fazenda Chafariz, percorresse mais 8,7km até se chegar a Cidade de Pedra.

Lembrando que o Paredão do Eco esta no percurso.

 

Mapa no site "http://www.eco.tur.br/ecoguias/guimaraes/default.htm"

 

Não temos data.

 

Grato pela atenção.

 

 

Mensagem postada pelo membro Rogerio Felix

 

FLG, GOSTEI DE VER TU CONHEÇE MESMO EM ,

JA ESTIVE AI NESSE PARAISO QUE É CHAPADA , MOREI EM CUIABÁ EM 2000 E SEMPRE QUE DAVA PRA SAIR , EU IRIA CORRENDO PEGAR UM BUSÃO PRA ME DELICIAR COM TODA ESSA MARAVILHA. VALEU!!

ESCUTA , E AQUELE PROJETO DE FAZER UM BUNDA NA CHAPADA QUE SERIA O MAIOR DO MUNDO , VC SABE ME FALAR O QUE DEU ESSE PROJETO , SE PAROU OU SE ESTA INDO PRA FRENTE.

ABRAÇOS

 

 

Mensagem postada pelo membro Flg15

 

Grande Rogério,

 

Aquela história do Buda deu uma estaquinada, os caras queriam constrir ele ali perto da cidade de pedra, mas como fica dentro do parque nacional o projeto foi vetado e por sinal o parque aparentemente esta sendo protegido mesmo, esses dias ai, a empresa claro estava montando uma torre no complexo da salgadeira e logo que começaram a edificação a galera do ibama interviu parando a obra e mutando os responsáveis, massa né, agora dá para ver o que eles fazem com nosso 3,00 reais pagos no complexo do véu da noiva.

 

Valeu doido.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Oi galera,

poxa esse tópico veio a calhar.. devo estar indo para Cuiabá por volta do dia 23 por conta de um congresso lá, vou aproveitar pra dar uma ida na Chapada e, ou Pantanal (depende da grana). Sou do Rio e pretendo ir de ônibus direto, mas na volta pretendo passar ou por goiás, ou descer pelo MS, (estou tendendo pra Goiás). Meu problema maior está sendo grana porque está dificil de achar locais baratos para ficar em Cuiabá. Se alguém tiver dicas ficarei grata.

Além disso, queria saber como é o esquema de camping na chapada? É seguro? Faz muito frio lá a noite? Qualquer dica é bem vinda. Não sei bem quantos dias vou ficar (tudo depende da grana) mas quantos vocês sugerem no mínimo pra aproveitar bem (estava pensando em uns 3 ou 4)?

 

Qualquer dica vai ser muito bem vinda e se vier com uma média de custos será melhor ainda!

 

Abraços!!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...