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Olá pessoal!

 

Mais um relato aqui do meu mochilão pela Argentina e Chile de 30 dias, sozinha....em 2011.

Para ver fotos, links e mais detalhes, acessem meu blog - http://www.mochiloesemochilinhas.com

 

PUCÓN

 

1°dia – quinta (02/06/2011)

 

Depois de 6h de viagem de ônibus desde Puerto Varas, cheguei à rodoviária de Pucón. Que cidadezinha pequena e fofa!

Logo fui abordada por vários representantes de agências de turismo, me oferecendo inúmeros passeios e hospedagens, mas como estava com uma mochilona de quase 20kg nas costas, achei mais pertinente encontrar o meu albergue antes e depois decidir com calma o que fazer.

 

Segui andando pela cidade e logo me deparei com um cão fofíssimo, que me acompanhou por todo o percurso até o albergue, que deve ter durado uns 30 minutos. Senti ali que eu tinha alguma conexão com a cidade, talvez de vidas passadas.

 

Cheguei ao meu albergue e fiquei muito contente com a minha escolha (pena que isso mudou depois). Que lugar aconchegante!Deixei as minhas coisas no quarto (duas camas e um banheiro) e perguntei para o recepcionista sobre os passeios e as empresas de turismo da cidade. Decidi sair andando por ela e acabei voltando para a agência do cara que me abordou na rodoviária. Ele me ofereceu dois passeios que me pareceram excelentes: Escalada no vulcão Villarica e passeios para Los Pozones, lugar repleto de piscinas com águas termais. Achei excelente e logo reservei os dois…

 

Passeei mais um pouco pela cidade, comprei lanche no supermercado e voltei para meu albergue, porque já estava anoitecendo e o pessoal do tour da escalada do vulcão ia passar lá para me pegar, para fazer testes de roupas de escalada.

 

Eles chegaram pontualmente e logo me levaram para agência, onde tive que experimentar roupa e bota para escalada. Bem legal a experiência! Voltei, tomei banho (quente apenas por 5 minutos, depois gelado /= ! ) e chapei na cama, porque sabia que teria que acordar cedo no dia seguinte, por causa da escalada.

 

2°dia – sexta (03/06/2011)

 

Acordei cedinho (não lembro a hora) e meu café da manhã estava pronto. Infelizmente não tinha ninguém no albergue, e por ninguém, eu me refiro a pessoas na recepção e hóspedes. Estava all by myself, o que foi muito estranho.

 

A van da excursão chegou e logo me deparei com alguns brasileiros aventureiros também, animados com a experiência de escalar um vulcão repleto de neve recente ( havia caído na semana anterior). Dirigimos até a base do vulcão e assim que descemos da van, nos demos conta de como ele era alto e estava frio. Com dois guias e umas 10 pessoas, começamos a subir, subir, subir…

 

A neve estava muito fofa e o ângulo da trilha era bem íngreme, o que me fez morrer de cansaço nos 10 primeiros minutos de subida. A sorte é que outras meninas que estavam no grupo estavam em pior forma do que eu ( \o/) e não passei tanto vexame. Decidimos separar o grupo em 2, pois os ritmos das pessoas eram bem diferentes. Fiquei no grupo dos mais lerdos, mais fora de forma, mas continuei subindo, devagar e sempre.

 

Parei várias vezes para tirar fotos do visual lindíssimo, mas confesso que foram mais para descansar do que pelas fotos mesmo… De repente, o frio que estava sentindo passou a ficar um calor insuportável e deu vontade de arrancar todo aquele trambolho de roupas de cima de mim. Pena que não foi possível…só deu para arrancar as luvas e tirar o capuz.

 

Subimos, subimos e subimos até que nos deparamos com uma estação de teleférico desativada. Decidimos parar por ali mesmo para descansar. Ficamos muito tempo ali, curtindo o visual, brincando na neve e conversando sobre as experiências de viagens de cada um. Acho que passamos umas 3 horas para subir até ali, 2 horas conversando e descansando e depois mais 1 hora andando por ali perto. Fomos até uma área onde deu pra ver os efeitos das lavas das erupções de 1970 e 1984, que destruíram uma estação de teleférico todinha.

 

Depois que o grupo que conseguiu subir até o topo nos encontrou na descida, descemos todos juntos. Depois que entendi que ficamos parados tanto tempo ali para esperá-los, mas digo que valeu cada segundo. A vista vale muito, muito, MUITO a pena! Na descida, foi possível usar uma placa para fazer ski bunda na neve…consegui descer assim por uns 40 minutos, o que foi alucinante. Em alguns lugares, dava para pegar bastante velocidade, em outros, nem tanto. Amei a experiência!

 

Chegamos na van e ao voltarmos para a cidade nos deparamos com o Sol refletindo no lago da cidade…vista incrível, perfeita para fechar o tour com chave de ouro. Voltei para o albergue morta…só deu tempo de entrar na internet para dar notícias, tomar banho (quente de novo somente por 5 minutos) e lanchar no quarto assistindo novela (sim, novela brasileira em espanhol!) até dormir, quentinha, graças a um aquecedor só pra mim, apesar de ser a gás. (Que medo que deu de morrer com o gás…tratei de desligar assim que percebi que ia dormir)

 

3°dia – sábado (04/06/2011)

 

Acordei não muito cedo e me deparei com o albergue entregue às moscas. Não havia ninguém na recepção, na área social e nem no jardim. Eu, eu e eu, somente. A lareira não estava acesa então estava um frio absurdo dentro do albergue. Fiquei esperando alguém aparecer para fazer meu check out e adivinha só? Só apareceram por volta de 12h…a sorte era que meu passeio para as termas Los Pozones só sairia por volta de 14h.

 

Peguei as minhas roupas que tinha deixado para lavarem, arrumei minha mochilona e saí dali assim que pude, aliviada. Andei em direção à central de turismo da cidade, perguntando por outros albergues/hotéis para uma noite apenas, com preço acessível. Indicaram-me o alberguedo mesmo dono da empresa de turismo que havia contratado para subir o vulcão e fazer o passeio das termas. Achei ótimo, porque já conhecia o dono e fui direto falar com ele.

 

Cheguei lá e peguei um quarto privativo, porque os outros compartilhados já estavam ocupados. Foi bom e ruim, porque ganhei privacidade e um baita conforto, apesar de ter ficado mais caro do que eu queria. Deixei minha mochilona, aproveitei para lanchar em um restaurante por perto e quando deu a hora, fui para a agência, para fazermos o passeio para as termas.

 

Meu grupo era composto de 5 americanos e 1 francês. Apenas o francês falava e entendia espanhol. Os americanos coitados, ficavam perdidos com as explicações do nosso guia, que não sabia uma palavra em inglês. O pior é que eles haviam pedido para o dono da agência que o guia falasse inglês, mas pelo visto não foram atendidos. Eu e o francês ficamos como tradutores do grupo, o que foi uma experiência bem interessante, já que acabamos nos aproximando, talvez por gratidão deles.

 

Na estrada, foi possível ver o estrago feito pelo rio de lavas da erupção de 1984. O guia fez questão de dizer que podia haver uma erupção a qualquer momento, porque o vulcão está ativo ainda. A cidade é totalmente equipada com sistemas de monitoramento e alarme, em caso de um incidente como este. Confesso que fiquei imaginando a cena de uma erupção comigo ali.

 

Paramos primeiro para visitar Ojos del Caburga, uma cachoeira com água dos glaciares, que forma lagos com uma cor azul lindíssima. Dá uma olhada!

 

Depois seguimos para um lago, mas como o tempo estava nublado, o visual ficou um pouco comprometido. Talvez fosse possível ver o topo das montanhas com neve no topo ou até mesmo algum vulcão, mas não conseguimos ver nada.

 

Seguimos a estrada para as termas Los Pozones e em pouco tempo chegamos nela.

 

São 7 piscinas termais, com temperaturas que variam bastante e o melhor: há um rio com água estupidamente gelada (das geleiras), onde é possível brincar de entrar na água fria e depois na quente. Eu já estava com muito frio, mesmo na piscina quente, então nem ousei ir para o rio…meus colegas de tour fizeram isso e acharam o máximo.

 

A experiência de tomar banho em uma piscina totalmente natural, com água quente saindo do solo é muito bacana. Valeu qualquer perrengue que passei no mochilão inteiro. Relaxei bastante…relaxei tanto, mas tanto, que fiquei fraca e fui obrigada a sair da piscina, para meu organismo voltar ao normal. Eles têm placas lá que dizem para as pessoas não ficarem com a cabeça dentro d’água por muito tempo e nem ficarem nas piscinas por mais de 15 minutos. Eu até li esses avisos, mas acabei perdendo a hora lá dentro…

 

O bacana do lugar é que as piscinas são bem próximas umas das outras e entre elas, tem uma casinha de madeira, sem muita estrutura, onde é possível trocar de roupa e ir ao banheiro. Coisa bem rustica, mas muito agradável. Valeu o passeio!

 

Voltamos para a van e seguimos para a cidade. Chegamos no albergue cansados, mas nem tanto, porque logo marcamos de sair para jantar ali por perto, em um restaurante indicado pelo dono do albergue. Que jantar delicioso! Bebemos uns piscos e voltamos bem alegres para o albergue…dormi tão bem…. =)

 

4°dia – domingo (05/06/2011)

 

Acordei e tirei o dia para passear na cidade, com um amigo que fiz no albergue, chileno. Passeamos por toda a cidade e ficamos bastante tempo na praia do lago, vendo o vulcão com a neve eterna em cima. Depois almoçamos em um restaurante especializado em hamburguer muito, muito bom!

 

Encontramos um casal de amigos dele e ficamos boa parte do dia conversando, apesar de eu só entender o que eles falavam quando eles diminuíam o ritmo…eita sotaque difícil!

 

A noite fomos no supermercado e compramos comidas para cozinharmos no albergue, além de uma garrafa de pina colada.

 

Depois tomei um banho quente maravilhoso (finalmente de 30 minutos!!), fui dormir em uma cama super cozy, em um quarto com calefação perfeita. Esse albergue foi um achado!

 

5°dia – segunda (06/06/2011)

 

Acordei e logo saí para comprar comidinhas para o café da manhã. Fui dar uma volta na cidade e acabei indo visitar o cemitério da cidade, que tem uma vista bem bacana.

 

Depois de lá, passeei por umas lojas de artesanato e aproveitei para fazer umas comprinhas, bem básicas mesmo. Depois entrei em um restaurante com comida muito boa (mas não consigo lembrar o nome) e surpresa! Estava passando novela da Rede Globo em espanhol…rs. Me senti em casa!

 

Descobri que um vulcão bem pertinho de Pucón entrou em erupção e logo fui dar notícias para minha família. Coitados…ficaram super preocupados. Esse vulcão causou um tumulto enorme, deixando Bariloche por exemplo, repleta de cinzas. Vários vôos das redondezas foram cancelados…a parada foi séria mesmo.

 

Depois passei na rodoviária e comprei meu ônibus para Santiago, para o dia seguinte, meio dia. Voltei para o albergue e aproveitei para arrumar minha mochila, tomar outro banho gostoso e me esparramar na cama, aproveitando os últimos momentos de luxo da viagem. Comprei umas coisinhas para comer no quarto e peguei meu guia para pensar nos passeios do Deserto do Atacama, meu próximo destino neste mochilão.

 

A noite passou bem rápido…

 

6°dia – terça (07/06/2011)

 

Acordei, saí para tomar café da manhã e voltei para o albergue para pegar minha mochilona e fazer o check-out. Peguei um taxi compartilhado até a rodoviária e na hora marcada, o meu ônibus chegou. Entrei, me alojei bem e segui viagem, por 13 horas. Não estava com um pingo de sono, então aproveitei para ver a estrada, que confesso não ser nada demais. Passei por várias cidades, mas a que mais curti foi Los Angeles, que era bem diferente da sua homônima mais famosa. Ô cidadezinha feia…rs. Ouvi todo o meu iPod, revi as minhas fotos, li todo o guia de San Pedro de Atacama e ainda assim, a viagem não parecia ter fim. Só me restou dormir…rs.

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Isabela ou Leo, dou minha palavra que já li bastante no fórum a respeito de Pucon, porém me resta uma dúvida e gostaria que me ajudassem para que eu me sinta mais motivada e segura na minha decisão. A respeito da trilha do Parque Nacional Huerquehue - é tranquilo/possível eu fazê-la sozinha, sem guias, sem companhia, somente eu, seguindo a sinalização? Chegarei em Santiago dia 10 de novembro e irei para Pucon dia 12. Obrigada desde já por todas as dicas de vocês que já li por aqui.

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Rita,

 

Vou responder pelo casal e vou deixar que eles complementem depois. É tranquilo sim! Na entrada do parque, onde se compra o ingresso, o guarda-parque vai te explicar as regras do parque, falar sobre cada um dos percursos que podem ser feitos e te dará um mapa. As trilhas são bem sinalizadas e bem fácil de serem identificadas, pois são bem cuidadas. Um outro ponto que ajuda é que só há dois horários para se chegar no parque - de manhã cedo e após o almoço. Pelo que percebi, sempre há gente descendo do ônibus nestes horários e fazendo a trilha. Qualquer coisa é só se juntar a alguém ou seguir os outros grupos.

 

Abs

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Oi pessoal, tudo bem?

 

Em novembro irei com meu marido e mais um casal para Pucon. Além de outros passeios, nossa intenção era escalar o vulcão Villarica, mas por ordens médicas meu marido não poderá subir... Li que há um teleférico que faz parte dessa subida e que de lá já tem uma vista legal... enfim nós queríamos pelo menos estar no vulcão, mesmo que não seja no topo.

 

Minha pergunta é se é precisamos contratar agência para subir até teleférico (se ele estiver funcionado) ou se podemos ir por conta própria mesmo e ficar por lá curtindo o visual ou a neve, se ela ainda estiver por lá. Inclusive, há algum mirante no vulcão ou outra atividade para quem não vai subir até o cume?

 

E a ultima pergunta é se podemos chegar a área de vulcão com o nosso próprio carro?

 

Obrigada pela ajuda!

 

Camila

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Rita,

 

Vou responder pelo casal e vou deixar que eles complementem depois. É tranquilo sim! Na entrada do parque, onde se compra o ingresso, o guarda-parque vai te explicar as regras do parque, falar sobre cada um dos percursos que podem ser feitos e te dará um mapa. As trilhas são bem sinalizadas e bem fácil de serem identificadas, pois são bem cuidadas. Um outro ponto que ajuda é que só há dois horários para se chegar no parque - de manhã cedo e após o almoço. Pelo que percebi, sempre há gente descendo do ônibus nestes horários e fazendo a trilha. Qualquer coisa é só se juntar a alguém ou seguir os outros grupos.

 

Abs

 

Valew Leo, vc deu a resposta que eu precisava escutar. Agora já posso ficar tranquila, pois sei que vai ter pessoas no mesmo horário e eu vou poder segui-las, hehehehe.

Abs

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Oi, gente.

Vou escrever umas informações gerais aqui baseadas nos últimos posts e perguntas que li (especialmente do JeffersonCondotta, kikamilinha, Rita Brasil, camila oliva) e que acho vão servir para todo mundo.

 

Transporte: cias de ônibus/ compra de passagens / horários:

As três principais cias de ônibus que vem para Pucón são Turbus, Pulman e Jac; e todas tem site. Elas não vendem e não mostram passagem com muita antecedência, o que pode ser feito para ter uma noção dos horários disponíveis é consultar uma data mais próxima no mesmo dia da semana em que você pretende viajar.

Como os preços das passagens não são tabelados os valores podem variar, geralmente é mais barato comprar antecipado, especialmente se você for viajar durante algum feriado nacional.

Eles não vendem pela internet para estrangeiro, pois só aceitam cartão de crédito chileno. Tem uma agência de uma brasileira que mora em Santiago que faz esse serviço de compra antecipada, a Bossa Turismo (www.bossaturismo.cl).

 

Muitos dizem que vale muito a pena chegar o mais cedo possível na cidade. Segundo a minha opinião e experiência, não vale. O melhor é chegar entre 9h/9:30h, pois já está dia claro independente da época do ano; a maior parte do comércio já vai estar aberta ou abrindo; já estará mais quente (ou menos frio! :lol:); não será necessário esperar tanto tempo para fazer check in onde você for se hospedar. A maioria das pessoas que insistem em chegar de madrugada, depois de muitas horas no ônibus, chegam super cansadas e perdem tempo no primeiro dia...

Outra coisa que se deve levar em conta: na maior parte dos lugares (hotéis, cabanas, hostels) o horário de check in é a partir de meio dia, então é questão de educação e consideração avisar se for chegar mais cedo e perguntar se existe como guardar a mochila enquanto espera, esse tipo de coisa (não só em Pucón, mas em todos os lugares onde for ficar durante a sua viagem).

 

Parque Nacional Huerquehue:

Existem dois horários de ônibus para ir: 8:30h e 13h. Para completar a trilha mais conhecida do parque (passando por cachoeiras, mirantes e lagos) tem que pegar o primeiro. Se for no segundo não dá para chegar nos lagos e voltar a tempo de pegar o último ônibus de volta. Mesmo indo de carro, se quiser visitar algum outro lugar dos arredores antes, provavelmente não vai conseguir fazer a trilha toda na metade de um dia. As trilhas são bem demarcadas e dá para ir sozinho, sem guia, numa boa. Na entrada o guarda parque vai te dar um mapa e toda informação que você precisa (e cobrar a entrada! :lol: ). Lembre de levar água e comida para passar o dia! O parque fica aberto durante todo o ano.

 

Vulcão Villarrica: trekking à cratera/ estação de ski/ teleférico/ base do vulcão

O trekking tem que ser feito com agência sim, mas não precisa reservar nada com antecedência. O melhor é chegar aqui e ir pessoalmente conversar com os guias, ver os equipamentos, e decidir com qual vai fechar: mais barato não é melhor! Você tem que fechar com a agência e experimentar o equipamento no dia anterior à subida, não tem como chegar aqui e fazer o trekking à cratera no mesmo dia.

A estrutura que existe no vulcão (cafeteria, teleféricos, loja) só fica aberta durante a temporada de ski no inverno. Quando acaba a temporada tudo fecha e para de funcionar, infelizmente... O primeiro tramo do teleférico algumas vezes é ligado para uso exclusivo dos grupos que estão fazendo a ascensão ao vulcão (e isso é pago por fora do pacote da agência!). Até porque ninguém vai estar ali às 7h, a não ser que esteja indo para a cratera! :lol:

 

A base do vulcão pode ser visitada em qualquer época do ano e por qualquer pessoa, dali a vista já é linda e vale a pena ir mesmo se não for fazer trekking e mesmo se não tiver mais neve acessível a pé! Não existe transporte público para lá, tem que ir de carro (próprio, alugado) ou passeio de agência.

 

Espero ter ajudado!

E lembrem de sempre ler e pesquisar bastante antes de perguntar, em qualquer tópico!

::otemo::

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    • Por Áurea Freire
      SAÍDA DE REC-SCL 
      No começo de Maio, a empresa aérea GOL abriu promoções com destinos para a América do sul, então surgiu a ideia de conhecermos Santiago, vi que as passagens estavam por R$ 1.069 cada, comprei primeiro a do meu esposo e quando fui comprar a minha, do nada a empresa aumentou o preço da passagem para R$ 1.456. Então a minha dica é, quando for comprar, compre as duas ao mesmo tempo, para não correr o risco de acontecer o que aconteceu comigo. Comecei então a pesquisar e encontrei muitas dicas legais aqui no mochileiros.com, descreverei algumas delas com preços atualizados da minha viagem no decorrer do texto.
      A minha ideia era conhecer Santiago e uma cidade chamada de Pucón que fica situada no Sul do Chile, gosto de roteiros de aventura então eu tinha lido que em Pucón tinha o Vulcão Villarrica que é ativo e algumas agências faziam a ascensão a ele, fora as Termas Geométricas e Reserva Huilo Huilo, que me deixaram com muita vontade de conhecer este lugar. Então me empolguei, li e pesquisei muito!  Fechei as pousadas todas pelo site da Booking.com daqui do Brasil mesmo. E os passeios deixei para fechar por lá, pois tinha lido que daqui do Brasil os preços eram bem maiores e lá conversando pessoalmente a gente poderia encontrar preços bem mais em conta. E era tudo verdade!😁 O único passeio que fechei daqui do Brasil foi para Embalse Y Yeso com a empresa Sousas Tour, o valor do passeio em reais foram R$ 557, 89 por pessoa (CLP$ 106.000)  que por sinal foi a melhor escolha que fiz, são muito pontuais e honestos. Além de no final do passeio rolar um lanchinho com queijos e vinhos...Amazing!!!😍 Falarei um pouco mais ao descrever meus roteiros. Mas depois andando pelas ruas de Santiago, eu vi que há outras empresas que fazem esse passeio por valores mais em conta, basta negociar. Mas eu super recomendo o Sousas Tour!!!
      Saímos de Recife às 5hs da manhã fizemos o check in, despachamos as malas, passamos pela PRF e embarcamos. Fizemos uma escala no aeroporto de São Paulo-GRU, aguardamos mais ou menos uma hora e meia e pegamos o voo para Santiago. No avião indo para Santiago os comissários de bordo nos entregam um formulário para preencher que teremos que apresentar a PRF quando desembarcamos em Santiago. No avião eles dão duas opções de comida para você escolher,  Pasta ou frango com arroz, mais uma sobremesa e algo para beber que pode ser suco, água ou refrigerante. Dica, peguem a pasta, pois o frango tem um aspecto de pálido, tipo cru. 🤮 Meu esposo escolheu na ida pasta e na volta o frango e se arrependeu! 😅
      Levamos Reais escondidos na doleira, pois tínhamos visto muitos relatos que não era muita vantagem utilizar os cartões de créditos, pois o dólar além de estar a US$ 3,45 tinham as taxa de IOF, devido a isto levamos dinheiro vivo. 🤑 Chegando em Santiago, fizemos o câmbio de R$ 200,00 no aeroporto, a pior cotação R$ 1,00 era R$ 169 pesos chilenos, mas o grande problema fica na taxa de IOF que eles ainda descontam. Deveria ter trocado apenas R$ 100, 00 que era o suficiente, pois dava para pegarmos a Van (Transvip), o valor da van foi de R$ 42,00 por pessoa ( CLP$ 7.000), lá no aeroporto existe essa Van, você compra o ticket assim que você pega as malas, tem um loja da transvip que é show de bola 🤘. Você mostra ao atendente o endereço que quer ir e eles te deixam bem na porta. É superprático e muito mais barato do que pegar táxi que em todo lugar eles te enrolam e te cobram horrores.
      1º Dia em Santiago
      Em Santiago ganhamos uma hora devido ao fuso horário e chegamos as 15:30hs, a Van nos deixou por volta das 16:30hs. Eu tinha Reservado uma diária para casal no Hostel Princess Insolente R$ 130 reais a diária, pagamos em dólar para não pagar o IOF. Fica próximo ao centro, mas durante à noite não tem nada para ir. Um outro detalhe é que na recepção te pedem um valor antecipado pelas chaves do quarto, dizem que é pra no caso de vc perder, já está pago o valor. Mas a verdade é que no Chile tudo eles pedem propina (gorjeta) e no final das contas, eles seguram seu dinheiro caso você não o peça de volta, como somos brasileiros e mais espertos, pedimos de volta é lógico...ahhahahah...😉 Abaixo tá a foto da área de lazer do hostel, é bem charmosinho. Ahhh, e esse é o gato do meu esposo.

      Assim que deixamos as bagagens no Hostel, fomos caminhando até o Centro de Santiago, Rua das Agustinas para fazermos câmbio. Achamos a casa de Câmbio Brollanos e conseguimos a melhor cotação, R$ 1,00 era 187 pesos chilenos. Na frente fica um monte de gente te oferecendo por uma cotação bem melhor, mas não arrisquei pra não correr o risco de pegar notas falsas😳. Voltamos para o Hostel, descansamos um pouco e saímos para comer alguma coisa. Escolhemos um cachorro quente, pois não tínhamos muita experiência em fazer os pedidos, pois o cardápio vem em espanhol e achamos melhor não arriscar, já que na rua estávamos sem internet para consultar. Cada cachorro quente saiu por 3.800 pesos! 😲 Caro pra caramba, e vinha com umas coisas bem ruins dentro tipo palta (abacate), e uma salada lá que parecia repolho só que bem azedinho. Enfim, não gostamos muito!🤢 Voltamos para o Hostel, descansamos e fomos dormir, estávamos exaustos e no dia seguinte as 4h da manhã a empresa Sousas Tour iríamos nos buscar para conhecermos o Embalse y Yesso. Passamos na recepção e perguntamos se era possível nos servirem o café da manhã mais cedo pois teríamos este passeio, sem problemas, ela nos disse.
      2º Dia Passeio para Embalse Y Yesso
      Acordamos cedo, tomamos banho, detalhe, água gelada porque não conseguimos regular a temperatura do chuveiro 😢, nos arrumamos e fomos tomar o café. Nos serviram dois sanduiches de caixa que já estavam prontos e um suco. Assim como todo bom brasileiro, nos atrasamos e o Guilherme dono e guia da Sousas Tour chegou pontualmente no Hostel para nos buscar. Até nos deu uma bronquinha pelo atraso e ele estava coberto de razão😊, pois em cada Hostel que ele parava para pegar um turista que por sinal, era brasileiro, atrasava de 10 a 20 min e no final a gente acabou pegando um transitozinhoooo para sair da cidade😅, o que atrasa o nosso passeio. O Guilherme fez quatro paradas antes de chegarmos ao Embalse Y Yesso, a primeira foi para tomar café numa padaria já no final de Santiago, como nós dois já tínhamos tomado café, utilizamos o banheiro e compramos uma água grande 1.800 pesos. A água mineral é muito cara e a maioria das pessoas tomam água da torneira. Foi à única vez que compramos água no Chile!😏 Pegamos estrada, o Guilherme é super gente fina falou sobre os problemas no Chile, comentou que o sistema de saúde é péssimo, as Universidades são todas particulares, nos mostrou os bairros ricos e os pobres de Santiago, nos disse que o salário mínimo lá se equivale a R$ 1.500 no Brasil, mas o custo de vida em Santiago é alto. A segunda parada que ele fez, foi na ponte, depois uma numa loja, passou o caminho todo falando sobre o frio e que tínhamos que nos proteger e comprar gorros, luvas e etc. Mas na Verdade, a gente nem precisou. Comprei porque fiquei com medo, mas na vdd, nem utilizei quando cheguei lá. Abaixo tem fothênhas meu pouvooo!
       
      Foto da lojinha que paramos pra comprar os acessórios!!! 1 charme, não é? Achei o Chile tão PhoPho!!!
      A Segunda foto foi na Ponte, era bem estreita e só passava um carro de cada vez e detalhe, eles passavam numa carreira só! Vôuteeee! A ponte parecia que ia cair com todos nós! 😳
      Aqui a foto do meu maridão, né?! Não podia faltar!!!

       
      Esse passeio é ôthemoo gentiii, e eu não poderia passar o caminho todo sem tirar fothênhassss, então, toxma foto pra cima!!!!
       

      O boy amaaaa essa touquinha da Alemanha e eu acho...hahahahhaha...🤣

      Fothênhas juntos para registrar o time!

       
      Juro que é a última foto desse passeio, antes de chegar ao Embalse y elso...rsrsrsrsr

       
      Thanrammmm!!! Chegamos, deu pra sentir, né? Beachooo, esse lugar é muito topster!

      Foto de blogueirinho porque eu sou muito Phoda de fotógrafa...ahhahahahahaha...

      Tá, eu confesso que ele é mais fotogênico, mas eu sei encontrar os melhores ângulos...hahahhahaha...Nossas DR's de viagens é sempre por conta das fotos...hahahhahahahah🤣

       
      Apachetas, bom!!! Esse é o meu novo vício! Aprendi que as apachetas eram feitas pelo povo andino para marcar o caminho por onde passavam, desta forma eles poderiam percorrer toda montanha atras de comidas e ervas e na volta, eles conseguiam achar o caminho por contas das apachetas que deixavam. Tem uma brincadeira legal que rola pela America do sul, por onde você for, você faz uma apacheta e pede algo que gostaria de alcançar, diz a lenda que quando a apacheta se desfazer, seus pedidos são realizados. Mas a verdade sobre elas é que quando você para pra empilhar pedras, requer atenção, paciência, calma, concentração e fé. Você acaba buscando o equilíbrio das pedras, quando você finaliza a apacheta, você tem paz! É uma sensação muito Phodaaa!!!
       

      Na volta do passeio, ficamos na rodoviaria do centro de Santiago por volta das 5hs. Pedimos ao guia que nos deixasse por lá. Compramos duas passagens para Pucón, o valor das passagens foi de R$150,00 por pessoa (CLP$ 28.050). O horário de saída do ônibus era umas 21hs, então fomos comer alguma coisa na lanchonete, jogar papo fora e esperar a hora de partida. Compramos cadeiras semi-cama, já que passaríamos à noite viajando que fosse no mínimo um pouco confortável. A viagem de Santiago para Pucon é aproximadamente 11 horas. Os ônibus são bem seguros, tem um sensor de velocidade, o motorista não pode ultrapassar de 100km que ele dispara e todo os passageiros ficam cientes. Ahhh, e no ônibus servem lanchinho!! Recebemos à janta e fomos dormir, quando já estávamos próximos a Pucon, recebemos o café da manhã. Bem Maraaaaaa, né gentxxx! Igualzinho ao Braselllll!
       
      3° Dia - Pucón
      Chegamos em Pucón umas 8hs e tudo ainda tava puta escuroooooo, além de frio! Esperamos o céu clarear mais um pouco dentro da rodoviária e quando deu umas 9hs, saímos para procurar. a merda é que eu tinha me esquecido de ver no mapa a localização porque estávamos sem internet na rua. Passamos horassss procurando e nadaaa! 😢 Ninguém sabia nos informar! A dica é, se puder, compre um pacote de net daqui do Brasil mesmo, ou assim que chegar lá, providencie um chip. Nossa sorte é que encontramos um casal de Argentinos que estavam procurando o hostel deles com um GPS. Gentx, não sei vocês, mas o meu anjo da guarda é muito Phodaaaa e não dorme no ponto. O casal achou pra gente o Hotel Lounge Brasil, o valor da hospedagem foi de R$ 400,00 o casal durante três dias, eu já tinha reservado daqui do Brasil mesmo, utilizei o site da booking, aliás, adoro esse site! Chegamos no Hotel e a recepcionista Maria nos tratou super bem e até deixou a gente fazer o checkin antes da hora. Um beijo Maria, sua lindaaa! Ela aqueceu o nosso quarto, porque gente, Pucon é muitooooo frio e nós fomos no inverno! Chuva era bóiaaaa! Abaixo tem uma fothênha pra vocês verem que delícia de lugar.
       

      Bom, deixamos as malas no hotel e pernas pra quê te quero. Fomo comer alguma coisa e achamos uma subway, lá eles vendem uns sabores diferentes dos daqui do Brasil e tem a opção de guacamole (abacate). Pedimos dois subways e fomos numa agencia (Aguaventura) fechar o pacote das termas geométricas (R$ 120,00 por pessoa), pois eu estava super ansiosa para conhecer. E, que lugar é aquele Brasellll? Conseguimos por um precinho bem em conta, negociar pessoalmente é sempre a melhor opção. O passeio ficou marcado para as 15hs, fomos para o hotel e aguardamos eles irem nos buscar. Tava chovendo e eu fiquei preocupada de estragar o passeio, mas o guia nos informou que dia de chuva é o melhor dia para conhecer as termas 😳, só entendi quando cheguei lá...🤣 Gentxxx, tava um frio de lascar o quengo do ser humaninho ( 0ºC), mas a piscinas são muito quantes (45°C). Pra tirar a roupa foi toda uma oração e quando entramos na água parecia que iriam tirar o nosso couro...hahahha...Mas calmaaaa, isso é o choque térmico. Depois que você se acostuma, não quer mais sair de lá. Eu amei esse lugar, amei Pucon! Olha a chuva de fotos pra vocês sentirem a sensação! Toxmaaaa! Primeiro o boy magia, depois ME!
       

       
      Sai daí boy, que vem chuva de fotos minhas...ahahhahaha🤣🤣🤣🤣

      Nessa, eu tou com friooo!!!

      A água tava uma delícia e o passeio foi adorável. Voltamos à Pucon e programamos o passeio do outro dia que seria escalar o Vulcão Villaricca, mas infelizmente como tava chovendo muito e tinha risco de ocorrer avalanches, não pudemos ir.
      4° Dia - Pucón
      Marcamos apenas um dia de neve na base dele (R$ 120,00 por pessoa). Exploramos a sua base e conhecemos aos arredores. Abaixo tem fothênhaaasss! Conhecemos uma galera Brasileira, só pra variar...hahahhah...Que eram da Baêaahhh! Ôh povo Maraaaa! 😍

      Oiiii, você quer brincar na neve? hahahahha...Brasileiros adoram uma neve, principalmente quando é a primeira vez!!!

      Meu melhor par!

       
      Na volta fomos explorar um pouco a cidade de Pucon, já que só teríamos mais um dia para regressar à Santiago. E gentx, pense numa cidade charmosinha, eu super me encantei, é bem seguro por lá, embora eu tenha sido furtada 🤬... Nunca vacilem com suas coisas, o meu celular estava no bolso do casaco. Fomos num supermercado Eltit que fica na Av. Libertador General Bernardo O' Higgins, próximo do hotel e num picar de olhos, perdi o meu celular. Na saída do supermercado haviam uns peruanos vendendo alfajor, vieram me abordar e eu não quis, quando cheguei no Hotel, fui procurar o meu celular e o canto mais limpo do mundo. Fiquei muitoooo 🤬! Mas voltando ao assunto da cidade, toxma foto pra tu sentir! 


      Tem esse coração próximo da praça, você pode comprar um cadeado e gravar o seu nome e o nome do love, não é phopho!

       
      A areia da praia tem essa cor preta devido aos fragmentos vulcânicos de erupção que ocorrem neste lugar, pois a cidade é arrodeada de vulcão e tem o Villaricca que é um vulcão ativo.


      5º Dia - Pucón
      Bom, chegamos no último dia em Pucon, seguimos para a Reserva Ecológica Huilo huilo, gentx que lugar linduuuu Brasel, e super fofo pra quem tem crianças, eu super indico. Como sou um pouco criança ainda...hahhahahah...adoro essas coisinhas de duendes e fadas. Saca só as fothênhas!


      Quando a bruxinha seduz o boy magia...hahhahahahah🤣

      Tava chovendo muito e na foto não dá pra ver direitinho, mas a água é bem azul, segundo o guia é água de origem glacial, por isso tem essa cor! 😍
       


      Fadinhasssssssss! Gentx, essa fadinha custou 80 pesos, lembro muito bem desse preço!


      Esta árvore enorme atrás de mim é um dos hotéis que tem na floresta encantada, por dentro é super lindo. Dica, se puderem, reservem pelo menos uma noite nesse lugar.

      Olhem como é aconchegante por dentro.







      Fim da nossa estadia em Pucón!!!

      Bora seguir o baile pra Santiago!!! huhuhuhuhuhu...Voltamos com o guia para Pucon, compramos nossas passagens de volta à Santiago, no mexmoo esqueminha. Jantamos no restaurante e seguimos viagem. No ônibus nos deram dois lanches! Um na janta e outro no café da manhã. A diferença é que esse ônibus não fez a mesma rota da ida a Santiago. Ficamos em outra rodoviária completamente diferente e detalhe, no mesmo dilema de sem internet pra descobrir o que fazer.
      6° Dia - Santiago
      Chegamos por volta das 8hs da manhã em Santiago e tudo escuro ainda. Perguntamos a um guarda como faríamos para pegar o metrô. Ele nos explicou direitinho e fomos simbora por esse mundo de meu Deus, eu tava morrendo de medo, pois dizem que em Santiago é mais perigoso e como eu tinha sido furtada em Pucon, tava torando aço. Mas deu tudo certo!!! Ficamos em um hostel no bairro de Providência bem perto do Bela vista, que é um bairro bem badalado pros jovens, tem cerveja, paqueras e drogas...😳...Muitaaaa agitação! Chegamos no hostel Che lagarto, fizemos checkin, ele fica bem no centro, virando a esquina tem o Cerro de Santa Lúcia, muito bonito a vista de lá. Segue fothênhas porque eu sei que vocês já estavam com saudades delas...hahhaha

      Tem o funicular que você pega pra subir e ter uma vista maravilhosa das Cordilheiras dos Andes arrodeando Santiago. Dica, pegue só a opção de ida, é mais barato e você já desce bem próximo ao Costanera. Eu não fui ao Costanera,almoçamos no Restaurante Giratório, enquanto vc almoça, ele dá um giro de 360º graus, desta forma vc vê a cidade toda sem sair do lugar, é super charmosinho. Ah, tem que resevar por que é lotadooooo,o legal é que você almoça ao som do Tom Jobim, delícia, né???

      Pegamos o bondinho pra descer!


      Nas ruas de Santiago!

      Hora do almoçooo!


      8° Dia Santiago - Valparaíso e Vina del mar
      Segundo dia em Santiago, pegamos um metrô e fomos até a rodoviária para pegar um ônibus que nos levasse para conhecer Valparaíso e Vilna del Mar! Dica, evitem os horáriso de pico do metrô pois as passagens ficam mais caras. Fechamos um pacote turístico quando chegamos em Valparaíso, pois sozinhos nos perderíamos e lá é um pouco esquisito, mas a grande vantagem mesmo é que eles otimizaram o nosso tempo e conseguimos ver os dois lugares em um dia só. Pechinchei e consegui um precinho bem em conta dizendo que éramos estudantes...ahahahhah...Segue mais fothênhassss!

      Valparaíso é um charme gentx e super colorido, cada casa tem uma cor, e muito grafite nas paredes, dá pra tirar fotos bem legais. Eu super me apaixonei!!!!



      Depois do almoço fomos para Vina del mar, é uma cidade vizinha,ela é governada por uma prefeita mulher e ela faz questão de espalhar flores pela cidade. É muito phopha!!! Saca as Fothênhassss!



       
      Bom gentx, esse foi o meu roteiro no Chile, eu espero voltar, pois quero muito conhecer o deserto do Atacama e a Ilha de Páscoa.
      Eu vou dá uma procurada na minha agenda de viagens para disponibilizar alguns valores pra vocês, porque eu não lembro de cabeça.
      Xêru e segue o baile pra próxima viagem!!!

      20170610_123029.mp4
    • Por MARCELO.RV
      Olá pessoal, começando aqui mais um relato da minha segunda viagem pela América do Sul, rodamos 30 dias, saímos de casa dia 22/12 e chegamos dia 21/01, somos eu, minha esposa e minha filha de 13 anos, vou tentar detalhar o que for mais relevante para os viajantes. Em relação a preços, por onde passamos tem hotéis, hostels e campings para todos os gostos e preços, então esta parte aconselho uma boa pesquisa para adequar melhor o orçamento ao estilo da viagem, o que foi bom e barato pra mim talvez não seja para outra pessoa e vice-e-versa, todas as minhas reservas foram feitas pelo Booking e pelo AirBnB, e outros não reservei, cheguei na hora e procurei ou pesquisei antes pela internet e já fui como uma referência. Vale lembrar que viajo com criança, então todo meu planejamento tento considerar no máximo 2 dias seguidos de estrada, senão fica desgastante demais, na parte final da viagem tocamos 6 dias direto, mas não tivemos muita alternativa e vou contar no decorrer do relato. Todos os valores que eu colocar serão em reais, abaixo algumas informações:
      Equipamentos: cambão, extintor, kit primeiros socorros, 2 triângulos, carta verde(Argentina e Uruguai, fiz com a Sul América, 156,00 para 30 dias), Soapex(Chile, faz no site da HDI, super tranquilo a 11 dólares) e colete reflexivo, levem todos, fui roubado em 100,00 por causa do colete, situação que vou narrar abaixo.
      Gasolina: Na minha região o preço estava 4,79 o litro, abasteci em São Paulo a 3,83, em Gramado o preço chegou a 5,00, então não abasteci lá, voltei a abastecer novamente a 4,69 depois de descer a serra. Na Argentina região de Federación 4,59 e descendo rumo a patagônia por volta de 3,35, na patagônia o governo dá um subsídio para a gasolina, então é mais barata.
      Nossa rota principal foi : Gramado/Canela, Federación, Bariloche, Pucón, Puerto Varas, El Chaltén e El Calafate, mas ao longo de toda a rota tivemos diversos lugares interessantes.
      1º dia 22/12 – Cons. Lafaiete – MG X Curitiba – 1000km – Apenas deslocamento, sem nada de atrativo na estrada, ficamos preocupados em passar por São Paulo sendo véspera de feriado, mas correu bem, sem congestionamento que era o meu medo. Basicamente saindo da minha cidade pego a Fernão Dias em Carmópolis de Minas e depois de São Paulo a Régis até Curitiba.
      2º dia 23/12 – Curitiba X Canela – 734 km – Dia também para deslocamento, sem muita coisa, apenas estrada.
      3º dia 24/12 –  Canela – Coloquei no planejamento ficar em Canela e passear em Gramado que estava espetacular por causa do Natal Luz, conseguimos uma apartamento montado por 710,00 as 2 diárias, pela época o preço foi razoável, e o lugar muito bom. Subimos a serra que é muito bonita e pouco antes de Canela a estrada começa e ficar florida com belas plantações de hortênsias.
      Apart em canela https://booki.ng/2G1d7yq
       



















    • Por fabianribeiro
      [info]O objetivo deste tópico é trocar informações e reunir depoimentos e dicas sobre a cidade de San Pedro de Atacama e o Deserto do Atacama. Se você está com alguma dúvida em relação à região, coloque-a aqui que sempre um mochileiro de plantão irá ajudar. Se já conhece o Atacama, conte para nós como foi sua experiência, seja ela negativa ou positiva, deixando dicas e demais informações para mochileiros perdidos. Para isso basta clicar no Botão Responder![/info]
       
       
      [linkbox]Guia de Santiago por Mochileiros.com
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      Deserto do Atacama - Tópico de Perguntas e Respostas
      Dicas - Deserto do Atacama
      Troque informações sobre Hospedagem em San Pedro de Atacama
      Deserto do Atacama de Bicicleta
       
      Relatos sobre o Atacama:
      Relato sobre viagem de treze dias ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pelo mochileiro Leo Caetano
      Relato sobre viagem de vinte dias ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pela mochileira Milena Garcia
      Relato sobre viagem de dezenove dias ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pelo mochileiro Xunfos
      Relato sobre viagem de vinte e cinco dias ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pela mochileira Samanthavas
      Relato sobre viagem de vinte e um dias ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pelo mochileiro FHMartins
      Relato sobre viagem ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pelo mochileiro Michelschon
      Relato sobre viagem de treze dias ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pela mochileira Carla Nogueira
      Relato sobre viagem de sessenta dias ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pelo mochileiro Cmcf
      Relato sobre viagem de sessenta dias ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pelo mochileiro Dickens
      Relato sobre viagem ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pelo mochileiro Magno Fugisava
      Relato sobre viagem ao Chile, incluindo o Deserto do Atacama pelo mochileiro Morenopissedoff[/linkbox]
       
       
      Pretendo conhecer os seguintes lugares:
       
      1. Cidade de San Pedro de Atacama
      Cidade de onde parte todas as aventuras para o deserto. Dentro da cidade será visitado o Museu Arqueológico de P. Le Paige.
       
      2. Valle de La Luna
      Fica a mais ou menos 17 km de San Pedro de Atacama. Um lugar único no mundo onde tudo lembra a lua.
       
      3. Toconao e Salar de Atacama
      Fica mais ou menos 38 km ao sul de San Pedro de Atacama. No caminho é possível ver de longe os vulcões Licancabur e Lascar entre outros. Chegando ao povoado de Toconao segue-se o salar até a Laguna Chaxa (habitada por flamingos)
       
      4. Geysers del Tatio
      Campo geotérmico que fica a mais de 4.200 metros de altura que a partir das 5 horas da manhã cria um fenômeno incrível. Fica a mais ou menos 89 km.
       
      5. Termas de Puritama
      O rio Puritama e suas águas quentes (30ºC) administradas pelo Hotel Explora mas de acesso público. Fica mais ou menos 28 km.
       
      6. Pukara de Quitor
      A cerca de 3 km de San Pedro está o Forte Quitor, construído pelo povo atacamenho para defenderem-se de outros povos.
       
      7. Valle de La Muerte
      A cerca de 3 km de San Pedro também está o Vale da Morte. Bonitas formações rochosas.
       
      8. Lagunas Altiplánicas
      Misticanti e Miñique ficam a mais de 4.000 metros sobre o nível do mar e a mais ou menos 90 km de San Pedro de Atacama. A viagem desde San Pedro passa pelo povoado de Toconao e pela beira do Salar de Atacama.
       
      9. Ruínas de Tulor
      Fica mais ou menos a 10km de San Pedro de Atacama. Vestígios de um antigo povo atacamenho com mais de 3.000 anos sepultado pela areia.
       
      9. Tour Astronômico
      Uma agência na cidade (Rua Caracoles 174 C) oferece a mais ou menos $ 8.000 por pessoa (transporte e chocolate quente) um de 3 horas. Pode-se ouvir a explicação sobre o espaço e fazer uso dos equipamentos.
       
      10. Vulcão Lascar (5.592 metros)
      Saída de San Pedro as 5:00h da manhã. Preço $65.000 por pessoa pela Vulcano Desporte Aventura - Dura o dia todo. Transporte até 4.600 metros (passando pelo Lagoa Lejía). Depois são 3 horas de caminhada até a cratera e mais 45 minutos até o cume. Uma hora e meia de descanso e voltamos para San Pedro de Atacama. Tudo leva apenas um dia!
       
      11. Vulcão Licancabour (5.970 metros)
      Preço de $ 100.000 por pessoa (incluindo: guia especializado, transporte, café da manhã, lunch e equipamento pra camping). O circuito completo leva três dias saindo de San Pedro as 7h da manhã para chegar a base (nas ruínas incas a 5.000 metros). No segundo dia com uma caminhada de mais ou menos 8 horas chega-se ao cume (lá em cima tem uma lagoa). Voltando a San Pedro a noite.
       
      12. Quebrada de Cari
      Saindo pela estrada que leva a Calama a mais ou menos 10km há um caminho antigo que leva a parte mais alta da Cordilheira de La Sal.
       
       
      Outros possíveis
      Llullaillaco (6.739 metros) é um dos mais altos mas é complicado de fazer. Levaria mais ou menos 4 dias.
       
      Vulcão Sairecabur (6.026 metros)
      Este leva apenas 11 horas (das 5 as 18) e custa $ 65.000. O veículo vai até uma "azufrera" abandonada (a mais ou menos 5.400 metros) passando os Geysers del Tatio. Um caminhada de 3 horas pra subida.
       
      Ojos del Salado
      Simplesmente o maior vulcão do mundo. Esse é mais complicado pra chegar até ele.
       
       
      Onde ficar?
      Camping Los Chañares
      Preço: $ 2.000 por pessoa (para barracas)
      Preço: $ 3.500 por pessoa (peças ou quartos?)
      Rua Ckilapana (umas 5 quadras do centro do povoado)
      Tudo bem simples. Banheiros e Duchas compartilhadas. 5 locais para obter água. Aberto apenas no verão.
       
      Casa Adobe
      Preço: 5 a 8 US$ (depende da tempo da estadia e temporada)
      Rua Domingo Atienza 582 (3 quadras da Av. Caracoles)
       
      Hotal Monyplan
      Preço: $ 5.000 (mais ou menos 8 dolares?)
      Rua Lesana 687
      Banho compartilhado. Cozinha comum, água quente.
       
      Hotal y Camping Puritama
      Preço: consultar lá.
      Rua Caracoles.
      Tem quartos com banheiro particular (se optar).
       
      Hotal Katarpe
      Preço: ????
      Parece ser o melhorzinho. Tem quartos simples com banheiro particular. Cafeteria, bar e Internet!
      Rua Domingo Atienza esquina Caracoles.
       
      A idéia é ir em Janeiro. Se mais alguém estiver por lá e quiser trocar uma idéia, estamos ae.
       
      Estou coletando mais informações e vou posta-las aqui pra que vocês consultem.
    • Por [email protected]
      oi estou planejando uma viagem para o chile e gostaria de saber se pucon vale a pena ?
    • Por AndrewOliveira
      E aí gente, estive em pucón agora em dezembro, a cidade é incrível, muita atividade pra fazer!! A ascensão do Villarrica estava rolando normalmente, o problema é que estava na faixa dos 80 mil pesos, e a maioria das pessoas do hostel que fizeram a ascensão , reclamaram que os guias não estavam indo até o cume, porém outros disseram que foram até o cume sem problemas, se você estiver com a grana curta, sugiro fazer o Mountain bike até o base do vulcão, onde você sobe a pé até certo ponto do vulcão (na neve) e na volta faz um Mountain bike nível 2 de dificuldade com direito a uns 3 km de descida na estrada del vulcan, além de um tour de bike pelos principais pontos do centro de pucón. Tudo isso por 20 mil pesos! A agência é a Trepa Expediciones , e quanto ao hostel, pra quem estiver fazendo um mochilão mais econômico, eu indico o Lacustre Trip Hostel, lugar super aconchegante, com vários ambientes legais, e 8 mil pesos a pernoite.
      Para a alimentação procurem o Vulcan Burguer, os sanduíches são enormes! Abraços!

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