Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Fred.

Tarija, Tupiza, Villazon e Yacuiba

Posts Recomendados

Rio - Yacuiba vai uns 4 dias.

 

Qdo chegar em Santa Cruz, geralmente de trem, na mesma estação vendem passagem para a outra linha ferrea que sae desta mesma estação e pela mesma empresa. O trem Sta Cruz - Yacuiba 100 bolivianos. Creio q seja o mais conhecido meio de transporte para a cidade, caso queira tem como ir de onibus, via Camiri, porem não tenho idéia de preços, horarios e tempo de viagem via onibus.

informações sobre o trem sta. Cruz Yacuiba tem aqui http://www.ferroviariaoriental.com/Pasa" onclick="window.open(this.href);return false; ... fault.aspx

 

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala galera!

 

Algum de vocês tem mais informações sobre Tarija?

 

O departamento fica no extremo sul da Bolivia em fronteira com a Argentina e o Paraguai e é foco político dos autonomistas anti-Moralles ao lado dos cidadãos de Santa Cruz.

 

Pelo que eu li por aqui tem por lá para montanhismo o Tarija mas, além disso, tomei conhecimento de La Fiesta de San Roque (festividade católica no Dia del Perro) e de la represa de San Jacinto que parece ter paisagens fantásticas e o melhor vinho da região.

 

:?:Alguém conhece mais detalhes sobre o departamento? Se vale a pena conhecer, se tem algo a mais para visitar, ...:?:

 

 

Valeu, galera! :wink:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Montanhismo aqui nao... rsrs...

O pico Tarija fica lá pros lados do Pequeño Alpamayo, lá pra La Paz, nao fica por aqui nao rsrsrs...

 

Tem a Cordilleira de Sama, mas estou quase desistindo de ir pois tenho pouco tempo restante por aqui. Pelo que eu vi, tem uma trilha inca que vai até 3800 m de altitude, e dá até para fazer em um dia, partindo de Tarija (!!!!), se voce aguentar o soroche, lógico, hahaha...

 

Vinhos aqui tem de monte e baratos. Amanha estou indo conhecer a ruta de los vinos. Valle de la Concepcion mais 3 bodegas de vinho. Tour de meio dia, pagamento em cartao de crédito, 125 bolivianos por cabeza, eu mais 2 amigas (a esposa do anfitriao mais sua irma e o filhinho da esposa), a agencia ta querendo mais 3 porcento de acrescimo por causa do cartao, nao vou discutir, mas dava para baixar o preco e nao ter este acrescimo. A agencia eu fico devendo mas tenho o cartao dela - o nome da dona é Karina Vaca.

 

Tarija é linda. Cidade limpa, povo muuuuito educado e gentil, pena que o acesso é uma porcaria... O melhor acesso é pela Argentina (desde Salta, Jujuy ou Oran, passando por Aguas Blancas e Bermejo já na Bolívia). De Salta dá 7 ou 8 horas de viagem e a carretera é buena, flotas várias vezes ao dia, fora os taxis trufis, a qualquer hora do dia. Agora para sair daqui por outro lado, aí o bicho pega... Carretera de chao por uma cordilheira que parece mais a Karakoram Highway se for por Villamontes (vim de lá de Santa Cruz, 80 bolivianos pela Expreso del Sur, saída 18hs, chegada 14hs da tarde por causa de uma tranca por obras na rodovia, estao asfaltando-a onde dá, além de se fazer uma nova rota com túneis onde a serra é braba, mas é coisa para daqui a 4 anos). A paisagem é linda, e eu já perdi o medo de busao na serra faz tempo... A Expreso del Sur é a mais segura segundo os habitantes locais, tem também a San Lorenzo, Copa Moya (os locais falam para evitar estas duas por acidentes) e a Expreso Tarija. Negocie o preco em Santa Cruz, aqui é mais difícil de negociar. Todos os onibus sao iguais, bus panoramico sem baño pois a carretera é cruel. O único destino com bus cama, fora Bermejo, é Tupiza, na rota de Uyuni. Mas me disseram que as rotas a Potosi (a carretera só sai por lá para demais locais da Bolivia, fora Villazon) sao piores que a Villamontes, tem mais pedras e buracos. Fora o soroche, pois aqui tem 1900 de altitude e para Potosi, sao 3900 m e a rota passa por lugares de 4000 (a janta do busao já é a 3700 m, em Izcayachi).

 

Para a represa de San Jacinto, se sair da Terminal de Buses, pode-se pegar taxi (creio q uns 5 bolivianos por cabeza) ou ir até o centro da cidade e pegar a linha de micros San Jacinto. Sai do Palacio de la Justicia - todos conhecem aqui. Eu economizo - saio andando para a esquerda da Terminal até a Rotonda (rotatória). Viro à esquerda e atravesso a ponte - tiro umas fotos, já que a paisagem é linda -, depois da ponte viro à direita e sigo a rua margeando o rio Guadalquivir. Viro à esquerda seguindo a rua, que termina deixando o rio, após passar um hotel grande e uma escola de mecânica. Logo à frente, tem uma outra rotonda, uma pracinha. Descance um pouco sentado no meio fio (dez ou quinze minutos de caminhada): o businho San Jacinto demora um pouco, e vem do teu lado direito. Dois bolivianitos e vá até o ponto final, que tem um ponto de informacoes turísticas. Mais para a frente do ponto final tem a represa, pequena. Tire fotos e caminhe - é a rota do peregrino, que vai até o Santuário da Virgem de Chaguaya. Se tiver fôlego, boa sorte! Eu andei de canoa na represa pois estou na casa do treinador de canoagem da seleçao boliviana, nao tem para alugar (ainda...).

 

Nesta fim de semana, acabou a Exposur, principal exposiçao e feira do departamento de Tarija. Cover do Michael Jackson na sexta e show do Marco Antonio Solís para finalizar no domingo (ingresso a 50 Bs. - barato, no show de Santa Cruz estao cobrando 300 Bs.). Lotou. Veio muita gente da Argentina, alugaram busoes de La Paz, Oruro, Potosi... A feira é durante uma semana, sempre em novembro. Degustaçao gratuita de vinhos em alguns stands (belê!!). Cuidado! Nao perca o rumo... O Pabellón da Exposur é quase no ponto final do San Jacinto - 7 km fora da cidade.

 

Enfim, é isso. Estou quase saindo da cidade depois de 2 semanas. Queria ir para Uyuni - nao dá, nao tem buso direto, só via Potosí ou Tupiza. Acho que vou via Tupiza (bus cama!!! Trans Tour Juarez ou Trans Diamante - barato 40Bs! - acho...), mas para La Paz, usando o trem, mas os horário tem que casar - estou pesquisando isso agora. Se nao, é La Paz direto - mais de 12 horas de bus sin baño...

 

Estou hospedado perto do aeroporto. Se conseguir milhas para a Aerosur, é uma boa vir para cá, porque se vier, vai precisar de tempo e planejamento pois para chegar ou sair daqui leva muito tempo: as trancas com obras nas rotas para cá abrem da meia noite às 6 da manha, do meio dia às 13h, e das 19hs às 21hs, e essas trancas aumentam muito o tempo de viagem, pois os horários dos onibus nao foram mudados para que os onibus nao fiquem parados nas trancas - eu passei 3 ou 4 horas parado na tranca, fora o café da manha sem pressa nenhuma em Entre Rios, que levou mais de uma hora, pois a tranca já estava fechada mesmo...

 

Bom, é só! A cidade é grande, pero no mucho. Tem vários bancos, mas nao o HSBC nem o Banco do Brasil. Câmbio de reais ruim (só a 3,50 na casa de câmbios na esquina do Palacio da Justiça, o cara nao via reales brasileños há 3 meses..., o resto das casas só aceita dólares ou pesos argentinos - estamos há 3hs da Argentina, carajo!!!). Mulheres buenas!!!! As chapacas sao diferentes das demais bolivianas, além de simpáticas!! Aqui todo mundo é assim, nem os taxistas meteram muito a mao na gente. Cidade segura, polícia sempre nas calles. RECOMENDO!!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ATENCIÓN!!!

A loja FAIR PLAY de Tarija NAO aceita cartao de crédito.

A única loja que aceitou tarjeta foi a Totto, que só vende produtos marca própria (comprei um mochilazo cargueiro, uns 70 litros, 500 Bs., bonitona, roja, nao sei se é boa mas tava precisando...), e a loja da Head que nao tem quase nada de polleras buenas (camisetas), pero artigos de tênis que faz tempo q nao vejo o preço no Brasil - mas tbém sem variedade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rio - Yacuiba vai uns 4 dias.

 

Qdo chegar em Santa Cruz, geralmente de trem, na mesma estação vendem passagem para a outra linha ferrea que sae desta mesma estação e pela mesma empresa. O trem Sta Cruz - Yacuiba 100 bolivianos. Creio q seja o mais conhecido meio de transporte para a cidade, caso queira tem como ir de onibus, via Camiri, porem não tenho idéia de preços, horarios e tempo de viagem via onibus.

informações sobre o trem sta. Cruz Yacuiba tem aqui http://www.ferroviariaoriental.com/Pasajeros/Itinerariosytarifas/tabid/59/Default.aspx

 

abraços

Sta.Cruz-Yacuiba tem um monte de companhia de buso que faz. Tente a Expresso del Sur, evite a Copa Moya, e se tiver dinheiro tente a Potosi Buses, que tem até site na internet - ela vai até a Argentina. Nao vai gastar mais que 100 bols - chore no preço da passagem que em Sta Cruz compensa... Evite o trem para Yacuiba: é muito lento e só parte duas vezes por semana, e a estrada até Yacuiba é asfaltada e muito boa, vais chegar na boa no início da manha. ATENCIÓN: certifique-se que o buzón vai pela estrada nova (via Camiri), nao pegue companhias que vao pela estrada de Boyuibe (margeando a linha férrea - essa ainda é de terra!).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá!

 

Alguém já foi de St. Cruz até Yacuiba de trem? Sabe se o trajeto é tranquilo?

Eu tinha visto os horários do trem no site da Ferroviaria oriental, o mesmo que faz o trecho do "trem da morte". Mas o site agora ta dando erro e não consigo mais ver os horários.....Alguém, por acaso, possui os horários e as paradas???

 

Cris

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pelo que sei o trajeto de Santa Cruz a Yacuiba é bem tranquilo... e bem menos concorrido que o do Trem da Morte.

porem tem a opção por terra indo por Camiri - Tarija -Yacuiba. Imagino q tenha de cAMIRI para Yacuiba...

 

mais o trem num sei o tempo de viagem ao certo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não, mais na Bolívia como em diversos países, você saca com a "bandeira" do cartão, não com o Banco específico.

 

Mais é sempre bom se informar primeiramente no seu banco de origem e ter um cartão habilitado para transações internacionais.

 

Maria Emilia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber se para chegar a Yacuiba, sul da Bolívia (divisa com Argentina) existe algum trem. Olhei o guia da Bolívia e vi apenas sobre o tal Trem da Morte. Queria conhecer a área mas de avião é só teco-teco ::ahhhh:: De ônibus dizem que as estradas são outro terror ::lol4:: então está restando a aventura via trem. Alguém me ajuda?

Grata

Marcia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


  • Conteúdo Similar

    • Por mcmforest
      Olá, alguém já fez o trajeto e ônibus entre Tarija e Tupiza? Horários? 
    • Por lcnaryds
      Tarija é uma cidade boliviana de 500mil habitantes, onde há uma das maiores e mais reconhecidas produçoes de vinho da America Latina. Está a poucas horas de Uyuni (se vêm à Bolivia precisa ir ao Salar! Incrivel!!), mas como o turismo tarijense nao é tao explorado como em Sucre ou La Paz, muitos mochileiros nao sabem o que há para fazer e passam direto. Por isso vim contar um pouco da minha experiencia e falar para vocês que se têm espaço no seu roteiro, dá um jetinho de colocar essa cidade porque vale a pena.
      Eu dediquei algumas semanas da minha viagem em terras bolivianas para conhecer a gastronomia, a cultura, as paisagens, a historia e as belezas de Tarija. Comi comidas típicas deliciosas como Saice, Churrasco, Picante de Pollo (e muuuito barato), fiz alguns tours com agência e outros trekkings sozinha tambem. Em Abril é aniversario da cidade, entao têm varios eventos culturais interessantes todos os dias... apresentaçoes de dança, de musica e de teatro, feiras de roupas e de comida tradicionais, onde te fazem provar uma por uma de graça (por fim, eu ja estava satisfeita e nem precisei comprar nada haha).
      Passeios e trekkings têm vários! San Jacinto, Coimata, San Lourenzo, El Valle de La Concepción, sao povoados lindos que ficam ao redor da cidade e pode-se pegar um bus por 0,75 centavos e visitar com algumas horas, um dia ou acampar e fazer uma caminhada de dois dias. O centro da cidade também têm praças lindas, miradores, de onde se vê toda a cidade do alto, e construçoes antigas e coloniais. E o melhor dos passeios: tour guiado nas vinerias com degustaçao gratis! Vinhos incriveis! haha
      Por ultimo, o que tornou melhor minha estadia em Tarija: La Cúpula Hostel & Camping, uma pousada que fica perto do centro, é a mais barata da cidade (por 17 reais voce acampa e com 27 reais voce tem um dormitorio compartilhado, ambos com cafe da manha incluso) e têm uma energia super boa. No proprio hostel os donos preparam eventos de intercambio cultural, com dança, comida e musica, entao sempre há o que fazer. Nunca vai estar sozinho e, ao mesmo tempo, se quer relaxar um pouco, é um otimo lugar!
      Fotos da vigem e link do hostel La Cúpula:
      https://www.facebook.com/hostelandcamping.tarija.bolivia/?ref=bookmarks
       



×
×
  • Criar Novo...