Ir para conteúdo

Biketour - Mochilão pela Europa de bike.


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal,

 

Tudo bom?

Estou com uma vontade de fazer um mochilão pela Europa. Quero tirar um ano sabático no próximo ano e me dedica apenas a viajar e curtir alguns paisagens e conhecer novas pessoas, culturas e lugares. Contudo, mesmo que eu esteja juntando dinheiro arduamente, uma viagem de um ano não custará barato e eu não ganho tão bem assim para poder me dar o luxo de poder ficar em hotéis e comer em restaurantes todos os dias.

Minha intenção inicial é desbravar a Europa de bicicleta. Claro, depois de um preparamento e planejamento. Gostaria de fazer uma rota que pegaria 20 países ( Norway Finland Russia Estonia Latvia Lithuania Poland Germany Czech Republic Austria Slovakia Hungary Slovenia Croatia Serbia Romania Bulgaria FYRO Macedonia Greece Turkey), chamada Iron Curtain trail. Inicialmente seria essa rota maior, que têm 10 mil kilometros. E depois, poderia fazer algo menor, entre Portugal - Itália.

E, no meio desse caminho, ficar entre acampamento, hostels e couchsurfing para conseguir ter lugares para ficar.

Minhas perguntas são bem simples, caso alguém já tenha feito um mochilão de bike.

 

Alguém tem alguma experência para contar em relação a viajar de bicicleta?

Quais são as dificuldade e perigos que podem ter quando se viaja assim?

Sendo uma viagem longa, de provavelmente quatro meses, qual seria o custo de uma viagem assim?

E sou louco de querer fazer algo assim, por mim mesmo?

Minha vontade inicial é sentar em uma bicicleta e ir desbravando país por país. Com uma rota definida claro, mas não preso à ela. Ter a liberdade de correr até um país ou outro. Existem outras rotas que interligam essa, que eu poderia facilmente mudar.

 

Adoraria que houvesse muita gente com o mesmo interesse, ou que tenham experência para compartilhar!

 

 

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Um cuidado com tempo de permanência da Europa, com visto de turista você pode ficar no máximo 90 dias a cada 180 dias dentro dos países membros do Espaço Schengen, depois de esgotados os 90 dias, você tem que ficar 90 dias fora antes de retornar para algum país membro do Espaço Schengen.

 

Então leve este limite de datas na hora de planejar o seu roteiro, para que não chegue lá no aeroporto ou na fronteira e seja barrado e mandado de volta ao Brasil...

 

Sou cidadão europeu, Adriano! Tenho dupla cidadania, então isso não seria um problema!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Olá Gabriel, tudo bem? Gosto muito de andar de bicicleta. Pedalo geralmente pela Europa (principalmente Espanha, França e UK, onde moro, mas também já pedalei em Portugal, Holanda, Bélgica). Todos as vezes que fiz viagens de bicicleta (=cicloturismo) foi na França. Ainda não pedalei nesses países que vc quer visitar.

 

Então vou comentar algumas coisas que vc escreveu:

 

Gostaria de fazer uma rota que pegaria 20 países ( Norway Finland Russia Estonia Latvia Lithuania Poland Germany Czech Republic Austria Slovakia Hungary Slovenia Croatia Serbia Romania Bulgaria FYRO Macedonia Greece Turkey), chamada Iron Curtain trail. Inicialmente seria essa rota maior, que têm 10 mil kilometros. E depois, poderia fazer algo menor, entre Portugal - Itália.

 

Não entendi se vc quer fazer viagem de bicicleta (=cicloturismo) só por economia ou se vc realmente gosta de pedalar? 10mil km em 4 meses vai dar em torno de 83km por dia, parece meio entediante/cansativo se alguém não curte pedal ou não tem o hábito de pedalar.

 

E, no meio desse caminho, ficar entre acampamento, hostels e couchsurfing para conseguir ter lugares para ficar.

 

Em relação a acomodação: além disso ou até melhor que isso que vc citou uma outra possibilidade é warmshowers, um site de hospitalidade voltado para cicloturistas. Aqui vc pode ver os números de anfitriões do warmshowers, por país: https://www.warmshowers.org/country_count

 

Alguém tem alguma experência para contar em relação a viajar de bicicleta?

 

Tem toda uma sessão de cicloturismo aqui no fórum: cicloturismo-viagem-de-bicicleta-f61.html

E há toneladas de foruns em inglês sobre o assunto, se quiser posso te passar alguns (mas é só pesquisar por cycle touring ou bicycle touring no google).

Minhas experiências até hoje com cicloturismo foram todas na França e foram super positivas.

 

Quais são as dificuldade e perigos que podem ter quando se viaja assim?

 

Ainda não encontrei nenhum perigo nos países que pedalei, mas já notei que as atitudes dos motoristas mudam bastante. Então pedalar na Espanha é bem mais tranquilo que pedalar no UK, por conta dos motoristas espanhóis, que respeitam bem mais os ciclistas. ::love:: Para mim a Espanha é o paraíso ciclístico. ::love:: Desconfio que pedalar na Russia não é tão legal nesse aspecto - impressão que tenho apenas pelos videos de estradas russas que já vi no youtube. Balcãs não faço a menor idéia.

 

Dificuldades são as de sempre envolvendo voltas de bicicleta: problemas com a bicicleta, cansaço, faltar comida longe da civilização ou quando as lojas estiverem fechadas (domingo no interior), então ande sempre com alguma reserva de bóia com vc, essas coisas de sempre.

 

E sou louco de querer fazer algo assim, por mim mesmo?

 

Imagina, de modo algum! ::otemo:: Cicloturismo é uma modalidade super comum de viagem pela Europa, vc vai cruzar com outras pessoas fazendo exatamente a mesma coisa. Há muita informação na internet sobre o assunto. Aqui no fórum mesmo temos uma sessão toda dedicada a isso, eu já deixei dicas em tópicos específicos ... E se vc procurar no google em ingles vai encontrar TONELADAS de infos, então vou deixar as pesquisas para vc mesmo fazer de acordo com os países que vc quer visitar. Digita "cyclotouring + [pais desejado]" e pronto, vc vai encontrar todo um marzão de informações.

 

Minha vontade inicial é sentar em uma bicicleta e ir desbravando país por país. Com uma rota definida claro, mas não preso à ela. Ter a liberdade de correr até um país ou outro. Existem outras rotas que interligam essa, que eu poderia facilmente mudar.

 

Claro, ótima idéia. Mas não há necessidade de encontrar "rotas". Pode ser super válido seguir uma rota pronta (já fiz, super divertido) mas na verdade vc pode pedalar em qualquer estrada que quiser ok, tirando as vias expressas / autoestradas. Naturalmente que quanto menor as estradas, menor o movimento...

 

Sendo que se vc cansar sempre dá pra colocar a bicicleta no trem e seguir adiante, ok. Já fiz isso na França (sem pagar taxas extras) e na Inglaterra (sem pagar taxas extras), mas alguns países cobram alguma taxa, dependendo do horário, tipo de trem, mas enfim tudo é info que vc encontra facilmente no google ou chega na hora e pergunta na estação.

 

Boas pesquisas e ótimas pedaladas pra vc! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros
Olá Gabriel, tudo bem? Gosto muito de andar de bicicleta. Pedalo geralmente pela Europa (principalmente Espanha, França e UK, onde moro, mas também já pedalei em Portugal, Holanda, Bélgica). Todos as vezes que fiz viagens de bicicleta (=cicloturismo) foi na França. Ainda não pedalei nesses países que vc quer visitar.

 

Então vou comentar algumas coisas que vc escreveu:

 

Gostaria de fazer uma rota que pegaria 20 países ( Norway Finland Russia Estonia Latvia Lithuania Poland Germany Czech Republic Austria Slovakia Hungary Slovenia Croatia Serbia Romania Bulgaria FYRO Macedonia Greece Turkey), chamada Iron Curtain trail. Inicialmente seria essa rota maior, que têm 10 mil kilometros. E depois, poderia fazer algo menor, entre Portugal - Itália.

 

Não entendi se vc quer fazer viagem de bicicleta (=cicloturismo) só por economia ou se vc realmente gosta de pedalar? 10mil km em 4 meses vai dar em torno de 83km por dia, parece meio entediante/cansativo se alguém não curte pedal ou não tem o hábito de pedalar.

 

E, no meio desse caminho, ficar entre acampamento, hostels e couchsurfing para conseguir ter lugares para ficar.

 

Em relação a acomodação: além disso ou até melhor que isso que vc citou uma outra possibilidade é warmshowers, um site de hospitalidade voltado para cicloturistas. Aqui vc pode ver os números de anfitriões do warmshowers, por país: https://www.warmshowers.org/country_count

 

Alguém tem alguma experência para contar em relação a viajar de bicicleta?

 

Tem toda uma sessão de cicloturismo aqui no fórum: cicloturismo-viagem-de-bicicleta-f61.html

E há toneladas de foruns em inglês sobre o assunto, se quiser posso te passar alguns (mas é só pesquisar por cycle touring ou bicycle touring no google).

Minhas experiências até hoje com cicloturismo foram todas na França e foram super positivas.

 

Quais são as dificuldade e perigos que podem ter quando se viaja assim?

 

Ainda não encontrei nenhum perigo nos países que pedalei, mas já notei que as atitudes dos motoristas mudam bastante. Então pedalar na Espanha é bem mais tranquilo que pedalar no UK, por conta dos motoristas espanhóis, que respeitam bem mais os ciclistas. ::love:: Para mim a Espanha é o paraíso ciclístico. ::love:: Desconfio que pedalar na Russia não é tão legal nesse aspecto - impressão que tenho apenas pelos videos de estradas russas que já vi no youtube. Balcãs não faço a menor idéia.

 

Dificuldades são as de sempre envolvendo voltas de bicicleta: problemas com a bicicleta, cansaço, faltar comida longe da civilização ou quando as lojas estiverem fechadas (domingo no interior), então ande sempre com alguma reserva de bóia com vc, essas coisas de sempre.

 

E sou louco de querer fazer algo assim, por mim mesmo?

 

Imagina, de modo algum! ::otemo:: Cicloturismo é uma modalidade super comum de viagem pela Europa, vc vai cruzar com outras pessoas fazendo exatamente a mesma coisa. Há muita informação na internet sobre o assunto. Aqui no fórum mesmo temos uma sessão toda dedicada a isso, eu já deixei dicas em tópicos específicos ... E se vc procurar no google em ingles vai encontrar TONELADAS de infos, então vou deixar as pesquisas para vc mesmo fazer de acordo com os países que vc quer visitar. Digita "cyclotouring + [pais desejado]" e pronto, vc vai encontrar todo um marzão de informações.

 

Minha vontade inicial é sentar em uma bicicleta e ir desbravando país por país. Com uma rota definida claro, mas não preso à ela. Ter a liberdade de correr até um país ou outro. Existem outras rotas que interligam essa, que eu poderia facilmente mudar.

 

Claro, ótima idéia. Mas não há necessidade de encontrar "rotas". Pode ser super válido seguir uma rota pronta (já fiz, super divertido) mas na verdade vc pode pedalar em qualquer estrada que quiser ok, tirando as vias expressas / autoestradas. Naturalmente que quanto menor as estradas, menor o movimento...

 

Sendo que se vc cansar sempre dá pra colocar a bicicleta no trem e seguir adiante, ok. Já fiz isso na França (sem pagar taxas extras) e na Inglaterra (sem pagar taxas extras), mas alguns países cobram alguma taxa, dependendo do horário, tipo de trem, mas enfim tudo é info que vc encontra facilmente no google ou chega na hora e pergunta na estação.

 

Boas pesquisas e ótimas pedaladas pra vc! ::otemo::

 

Adriana, excelente resposta! Estou indo para uma cicloviagem na França (e um pedacinho da Suíça) neste ano. Penso em descer parte da ViaRhône, de Genebra até Lyon. Estou em dúvida se levo minha bike do Brasil ou se alugo uma bike por lá. Você conhece alguma empresa que preste o serviço de locação?

 

Outra coisa, você acha tranquilo transportar a bike em viagens regionais de avião? Sei que de trem é bem tranquilo. Mas não sei como exatamente funciona. Por exemplo, onde devemos deixar a bike, em um vagão específico? A bicicleta deve estar embalada e desmontada, ou pode ir à bordo do trem montada?

 

Adoraria ter ajuda com estas dúvidas. Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Olá, que bom que minha resposta para outra pessoa foi de alguma utilidade para vc.

 

Não tinha ouvido falar na viaRhone, parece bem legal. Por curiosidade, procurei sobre viaRhone no google e cheguei no site oficial, que traz todas as infos sobre cada etapa do percurso, e vi também links do tipo "onde alugar bicicletas pela volta". Enfim o site é bem organizado e pelo jeito muito informativo, diria que vale a pena dar uma olhadinha.

 

Quanto a alugar ou não, acho que depende do tipo de ciclista que vc é. Tenho certeza que algumas pessoas odiariam alugar uma bicicleta, porque o equipamento pode não ser tão bom quanto aquele que estão acostumados a usar. Meu marido é um exemplo, ele tem uma bici de estrada top de linha de marca de qualidade, ajustada até o último milímetro por um bike fitter profissional. Enfim, ele teria imensa dificuldade de alugar uma bici de estrada, porque por melhor que fosse não seria boa como a dele. Já eu sou do tipo oposto, estou feliz de pedalar por pedalar - se não tem bici ideal, vai qualquer uma, não deixo de me divertir por falta de equipamento. Agora em abril fui pro norte da Europa pedalar com uma amiga por uns dias. Não levei minha bicicleta, usei a bici que estava disponível com a acomodação. Infelizmente essa bici não estava bem certa para mim. Levantei o banco e tal, e ainda assim não ficou 100%. Então pedalei uns 200km numa bicicleta que não estava ideal para mim, e notei que fiquei mais cansada do que o normal, apesar de ser tudo plano. Mas achei muito prático usar uma bicicleta alugada e apesar do cansaço extra adorei a experiência, pretendo repetir no futuro.

 

Quanto a bici no avião em viagens regionais: ultimamente tenho recebido a visita de amigos ciclistas, que chegam em voos regionais (Ryanair, vueling, jet2), com suas bicicletas em caixas (de papelão / caixas rígidas) ou sacolas. Dirijo até o aeroporto, pego as pessoas e suas imensas caixas... e deixam as caixas/sacolas na minha garagem já que vão precisar depois. Se não tivesse essa facilidade toda que eu estou proporcionando, não sei se trariam bicicleta, ou talvez não em caixas rígidas/de papelão. Em aeroportos já vi pessoas que simplesmente embalam as bicicletas com plástico bolha ou plástico simplesmente, não usam caixas nem sacolas. O que talvez até seja a coisa mais prática de se fazer mesmo, vc só tem que ter as ferramentas para virar os pedais, coloca as rodas de volta, e sai do aeroporto pedalando. O fato da bicicleta ficar bem visível através do plástico talvez faça com que os funcionários tenham mais cuidado com sua bagagem. No passado já levei minha bici em caixa rígida, mas se viajar novamente de avião vai ser com esse método mais simples do plástico bolha sem dúvida.

 

Bicicleta em trem: pesquisando o horário no site http://www.sncf.com (ou outros), se ao clicar nos trens aparece um símbolo de bici, isso significa que vc pode entrar com a bicicleta (montada, no jeito que está, nao precisa remover alforges. Vc empurra sua bici até a porta do trem e sobe os degraus - ou rampa). Como a bicicleta vai acomodada no vagão? já vi de tudo, o mais normal são trens em que alguns vagões tem um espaço com espera pra bicicleta, mas já peguei trem que tinha que embarcar a bicicleta num vagão especial só para a bicicleta, deixar a bici ali desacompanhada e sentar em outro vagão. Também já peguei trem que não tinha espera nem espaço, sua bicicleta fica ali perto da porta incomodando... O que fazer: quando vc for embarcar, cuidar se algum vagão tem um símbolo de bicicleta - escolha entrar nesse vagão. Ou então entre em qualquer vagão, se por acaso vc estiver entrando no vagão errado algum funcionário da via férrea vai te apontar o vagão correto. Já me aconteceu várias vezes de entrar em qualquer vagão mesmo, paciência - antes isso que perder o trem (alguns desses regionais só passam de hora em hora ou menos).

 

Para trens que não aceitam bicicleta, a solução é embalar e transportar como se fosse um volume qualquer, já fiz viagem assim também mas é uma chatice ficar em monta e desmonta de bicicleta... se puder evitar, evite. Melhor nessas horas é ter uma sacola para colocar a bicicleta pra dentro (a mais leve que tiver, já que terá que carregar enquanto estiver pedalando). Então o ideal mesmo é só embarcar nos trens que permitem bicicletas, daí não precisa embalar. Boas pedaladas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...