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victor machado

Salkantay trek COMPLETO! sem guia :p

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Fala Vitor, parabéns pelo relato! Tenho uma pergunta. ... Não terei muito tempo, mas é possível fazer somente a trilha pra laguna humantay e voltar pra cusco no mesmo dia??!

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Oi Victor.

 

Já fiz a Trilha Inka, e lendo seu relato pretendo fazer esta.

 

 

 

 

Queria saber alguns detalhes importantes:

Nos custos vc não incluiu o valor das entradas para Macchu Pichu e a subida da montanha Wayna Picchu, certo?

 

Vc também não relatou se foi caminhando ou de ônibus de Águas Calientes até Machu Picchu, bem como sua volta de Aguas Calientes até Cusco, Vc pegou o trem e depois uma van?

 

Aí somando isso, em quanto ficou?

 

No mais parabéns pelo relato, o melhor que li sobre esta trilha.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acho que faltou vc colocar os gastos

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falaÊ.

Pow bacana teu relato aqui. Estou planilhando pra fazer meu mochilao 2017 - Bolivia - Peru - Chile, e essa trilha + MP será o auge...

Estou vendo preços dos passeios guiados e depois desse teu relato tô pensando seriamente em fazê-lo e economizar uma BOA grana.

Apesar de já ter lido todo o relato e as dúvidas das pessoas, sempre queremos que a resposta seja pra gente, assim fica mais "confiável" kkkk

fácil

Então posso fazer o seguinte?!

- Chegar em Cusco, pegar um Hostel, e deixar o que não for necessário lá, guardado.

- Pegar uma van que me deixe em Challacancha, certo? É fácil encontrar alguém que te deixe aí para fazer uma trilha, mesmo eles sabendo que não será guiado e, logo, não irão "lucrar" com isso?

- Desembarcando em Challacancha, a trilha é fácil de seguir? É bem demarcada?

- Chegando nos campings é de boa acampar e comer por lá? Achei que fosse restrito aos que fechassem pacote..... E acampa diferente do local onde os "guiados" estão, tipo "ao relento"? Porque vi em algumas fotos que algumas barracas ficam em áreas cobertas.

- Do 1o acampamento até o 2o então se segue a trilha que os "guiados" vão? (então rola seguir daí em diante? ...rs..rs..rs)

- Depois tem que se pegar uma van até a Hidrelétrica e fazer a caminhada até Águas Calientes novamente certo?

E de lá, ir para a tão esperada Macchu Picchu.

E para voltar para Cusco, é fácil encontrar vagas nas Vans?

 

Bom, acho que isso tira todas as minhas dúvidas.....eu disse, eu acho? kkk e desculpa..kk

 

Fala Marcio!

Vamos as respostas então!! kkkk

"- Chegar em Cusco, pegar um Hostel, e deixar o que não for necessário lá, guardado."

Sim, quase todos os hosteis de cusco dispõem-se a guardar sua bagagem por até 10 dias, se não me engano. Como tava com a mochila cheia de coisas não necessária para a travessia usamos uma daquelas capa para transporte de mochila, que meu amigo tinha levado, para despachar tudo que fosse peso morto pro trekking, colocamos um cadeado e deixamos no hostel.

"- Pegar uma van que me deixe em Challacancha, certo? É fácil encontrar alguém que te deixe aí para fazer uma trilha, mesmo eles sabendo que não será guiado e, logo, não irão "lucrar" com isso?"

Então, você pega "carona" em uma van que leva a galera do trekking guiado, saca?! Sobra espaço na van e eles vendem pra você, então o bizu é você já tentar achar uma agência de viagem que possa te levar assim que chegar em cusco pra garantir sua vaga. Quando cheguei lá, as duas primeiras agências que perguntei não faziam isso, quando estava começando a ficar preocupado achei a HakuTravel, depois, conversando com um outro amigo que também fez isso ele me disse que tinha varias agências por cusco que te davam essa "carona".

- Desembarcando em Challacancha, a trilha é fácil de seguir? É bem demarcada?

Sim, a trilha é bem batida e tem gente o tempo todo! no primeiro dia tem duas opções, pela estrada onde para a van ou pela trilha. Nesse dia só continuei pela estrada de terra onde a van parou, sem contar que você sempre está passando por dentro de vilarejos onde pode pedir informação.

- Chegando nos campings é de boa acampar e comer por lá? Achei que fosse restrito aos que fechassem pacote..... E acampa diferente do local onde os "guiados" estão, tipo "ao relento"? Porque vi em algumas fotos que algumas barracas ficam em áreas cobertas.

É super de boa! os campings são mantidos pelos locais, na verdade, é apenas um refugio onde você pode colocar sua barraca em um lugar abrigado do frio da madrugada.

- Do 1o acampamento até o 2o então se segue a trilha que os "guiados" vão? (então rola seguir daí em diante? ...rs..rs..rs).

Sim, de boa ! as trilhas são verdadeiras rodovias de tão marcadas kkkkk... Mas lembre-se sempre que você pode pedir informação para os locais. Caso você não fale espanhol ( como eu, rsrs..) lembre-se de falar bem devagar e de pedir informação para os mais novos (os mais velhos não tem saco pra tentar te entender kkk). Uma boa dica é levar um mapinha ctg, daqueles que você pega de graça nas próprias agências mesmo, pra melhor se comunicar com os locais.

- Depois tem que se pegar uma van até a Hidrelétrica e fazer a caminhada até Águas Calientes novamente certo?

E de lá, ir para a tão esperada Macchu Picchu.

Sim! caso não queira passar por Llactapata pode chegar em Santa Tereza e pegar um carro pra águas calientes...Tem um lugar perto da praça de onde saem esses carros ( só perguntar pra qualquer local que ele te mostra). custa 10 soles.

E para voltar para Cusco, é fácil encontrar vagas nas Vans?

Sim!! sempre tem muitos carros oferecendo pra te levar pra cusco na hidroelétrica, isso não é problema.

 

Acho que foi kkk... Qualquer dúvida sobre o trekking ou se precisar de alguma dica sobre o mochilão é so manda, respondo com muito prazer !!

  • Gostei! 1

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Achei o relato que precisava!! Pretendo fazer Salkantay em outubro, mas dói pensar no custo para contratar guia. Ainda tenho algumas dúvidas:

- É necessário pagar alguma taxa para entrada no Parque Salkantay ou em qualquer outro local da rota?

- Conseguiu água facilmente durante a trilha?

- Encontro pelo menos um vilarejo por dia onde possam oferecer uma refeição?

 

Muito obrigada!!!

 

Fico feliz em inspirar outras pessoas!

Então,

- É necessário pagar alguma taxa para entrada no Parque Salkantay ou em qualquer outro local da rota?

Não precisa pagar nem uma taxa ou algo do tipo n, Salkantay não chega a ser um parque.

- Conseguiu água facilmente durante a trilha?

Sim!! bem tranquilo, Eu levei aquelas pastilhas purificadoras de água mas chegou uma hr que já tava sem saco de ficar colocando as pastilhas e a água parecia tão limpinha! kkkk. ( não faça isso, use a pastilha na moral rsrsrs...)

- Encontro pelo menos um vilarejo por dia onde possam oferecer uma refeição?

Sim!! isso ai vc nem precisa se preocupar.

 

Se restar alguma dúvida é so mandar! ::otemo::

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Fala Vitor, parabéns pelo relato! Tenho uma pergunta. ... Não terei muito tempo, mas é possível fazer somente a trilha pra laguna humantay e voltar pra cusco no mesmo dia??!

Fala Jardel! Brigadão.

Vixee.. Acho meio difícil fazer em um dia, até por que arrumar uma van que deixe lá é de boa, mas e na hr de voltar ?! Dependendo do tempo que vc tem o que pode fazer é o seguinte, fazer o trekking até o 2 dia e depois tem uns locais que oferecem te levar até santa tereza, então no caso seu trekking seria de 3 dias .

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falaÊ.

Pow bacana teu relato aqui. Estou planilhando pra fazer meu mochilao 2017 - Bolivia - Peru - Chile, e essa trilha + MP será o auge...

Estou vendo preços dos passeios guiados e depois desse teu relato tô pensando seriamente em fazê-lo e economizar uma BOA grana.

Apesar de já ter lido todo o relato e as dúvidas das pessoas, sempre queremos que a resposta seja pra gente, assim fica mais "confiável" kkkk

fácil

Então posso fazer o seguinte?!

- Chegar em Cusco, pegar um Hostel, e deixar o que não for necessário lá, guardado.

- Pegar uma van que me deixe em Challacancha, certo? É fácil encontrar alguém que te deixe aí para fazer uma trilha, mesmo eles sabendo que não será guiado e, logo, não irão "lucrar" com isso?

- Desembarcando em Challacancha, a trilha é fácil de seguir? É bem demarcada?

- Chegando nos campings é de boa acampar e comer por lá? Achei que fosse restrito aos que fechassem pacote..... E acampa diferente do local onde os "guiados" estão, tipo "ao relento"? Porque vi em algumas fotos que algumas barracas ficam em áreas cobertas.

- Do 1o acampamento até o 2o então se segue a trilha que os "guiados" vão? (então rola seguir daí em diante? ...rs..rs..rs)

- Depois tem que se pegar uma van até a Hidrelétrica e fazer a caminhada até Águas Calientes novamente certo?

E de lá, ir para a tão esperada Macchu Picchu.

E para voltar para Cusco, é fácil encontrar vagas nas Vans?

 

Bom, acho que isso tira todas as minhas dúvidas.....eu disse, eu acho? kkk e desculpa..kk

 

Fala Marcio!

Vamos as respostas então!! kkkk

"- Chegar em Cusco, pegar um Hostel, e deixar o que não for necessário lá, guardado."

Sim, quase todos os hosteis de cusco dispõem-se a guardar sua bagagem por até 10 dias, se não me engano. Como tava com a mochila cheia de coisas não necessária para a travessia usamos uma daquelas capa para transporte de mochila, que meu amigo tinha levado, para despachar tudo que fosse peso morto pro trekking, colocamos um cadeado e deixamos no hostel.

"- Pegar uma van que me deixe em Challacancha, certo? É fácil encontrar alguém que te deixe aí para fazer uma trilha, mesmo eles sabendo que não será guiado e, logo, não irão "lucrar" com isso?"

Então, você pega "carona" em uma van que leva a galera do trekking guiado, saca?! Sobra espaço na van e eles vendem pra você, então o bizu é você já tentar achar uma agência de viagem que possa te levar assim que chegar em cusco pra garantir sua vaga. Quando cheguei lá, as duas primeiras agências que perguntei não faziam isso, quando estava começando a ficar preocupado achei a HakuTravel, depois, conversando com um outro amigo que também fez isso ele me disse que tinha varias agências por cusco que te davam essa "carona".

- Desembarcando em Challacancha, a trilha é fácil de seguir? É bem demarcada?

Sim, a trilha é bem batida e tem gente o tempo todo! no primeiro dia tem duas opções, pela estrada onde para a van ou pela trilha. Nesse dia só continuei pela estrada de terra onde a van parou, sem contar que você sempre está passando por dentro de vilarejos onde pode pedir informação.

- Chegando nos campings é de boa acampar e comer por lá? Achei que fosse restrito aos que fechassem pacote..... E acampa diferente do local onde os "guiados" estão, tipo "ao relento"? Porque vi em algumas fotos que algumas barracas ficam em áreas cobertas.

É super de boa! os campings são mantidos pelos locais, na verdade, é apenas um refugio onde você pode colocar sua barraca em um lugar abrigado do frio da madrugada.

- Do 1o acampamento até o 2o então se segue a trilha que os "guiados" vão? (então rola seguir daí em diante? ...rs..rs..rs).

Sim, de boa ! as trilhas são verdadeiras rodovias de tão marcadas kkkkk... Mas lembre-se sempre que você pode pedir informação para os locais. Caso você não fale espanhol ( como eu, rsrs..) lembre-se de falar bem devagar e de pedir informação para os mais novos (os mais velhos não tem saco pra tentar te entender kkk). Uma boa dica é levar um mapinha ctg, daqueles que você pega de graça nas próprias agências mesmo, pra melhor se comunicar com os locais.

- Depois tem que se pegar uma van até a Hidrelétrica e fazer a caminhada até Águas Calientes novamente certo?

E de lá, ir para a tão esperada Macchu Picchu.

Sim! caso não queira passar por Llactapata pode chegar em Santa Tereza e pegar um carro pra águas calientes...Tem um lugar perto da praça de onde saem esses carros ( só perguntar pra qualquer local que ele te mostra). custa 10 soles.

E para voltar para Cusco, é fácil encontrar vagas nas Vans?

Sim!! sempre tem muitos carros oferecendo pra te levar pra cusco na hidroelétrica, isso não é problema.

 

Acho que foi kkk... Qualquer dúvida sobre o trekking ou se precisar de alguma dica sobre o mochilão é so manda, respondo com muito prazer !!

 

 

Pow, pensei que vc tinha largado mão desse relato e nos deixado kkk

Porque tem outros que há tempos espero uma respota.

Por isso, BRIGADÃO.

Me deixou bem mais confiante em fazer essa trilha...

Agora é esperar e juntar grana, afinal, tenho 1 ano pra isso....ainda. kk

De tanto que já li, já vi, já assisti, vou chegar lá e parecer que tô em casa de tanto que "já conheço".kkk

 

ABçs

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Cara, muito bom o relato! Parabéns!

Sabe me dizer se nesses campings eles alugam barraca ou algum abrigo pra quem não tem?

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Nossa, eu ja imaginei eu lá, Parabéns pelo relato, você é muito corajoso. Eu vou no final de setembro ou começo de outubro, ainda estou procurando corajosos para ir comigo.

Seu relato, as perguntas e respostas tirou muitas duvidas minhas.

Vamos comigo ? hauhauahauhaua

Um abraço

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Victor, obrigado pelo relato, estou planejando fazer algo parecido em setembro, tenho ressalvas quanto a ir só, existem muitos brasileiros nos hostels fazendo esse tipo de passeio?

Ah, gostei bastante das fotos, qual câmera você utilizou para fotografar?

 

Abraço!

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Nossa, eu ja imaginei eu lá, Parabéns pelo relato, você é muito corajoso. Eu vou no final de setembro ou começo de outubro, ainda estou procurando corajosos para ir comigo.

Seu relato, as perguntas e respostas tirou muitas duvidas minhas.

Vamos comigo ? hauhauahauhaua

Um abraço

Talita, também estou indo em setembro, você já tem datas definidas?

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Já eram às 17, preparei algo para comer e logo já fui dormir pois noutro dia a trilha seria mais puxada. Acordei às 5:30 com barulho de chuva o que era bem desanimador para aquele dia, iria caminhar cerca de 10 horas e chuva não era a companhia mais desejada. Há opção de continuar o trajeto alugando um cavalo para você ou despachando suas coisas, para quem não anda de cavalo é bem cansativo fazer um trajeto desse. Desarmei acampamento e às 7 já estava pronta para sair e a chuva deu uma trégua. Segui o caminho observando algumas pessoas que iam à cavalo, outras me ultrapassaram, eu era a única que carregava todo o peso, todos os outros tinham contratados empresas ou pelo menos cavalos para levar suas coisas. A visibilidade era pouca e a Monte Salkantay passou despercebido, escondido entre nuvens. A medida que a subida ia aumentando meu ritmo diminuía, mas estava indo bem até chegar a 4.200 metros, nessa altura comecei a ter tontura, cansaço e movimentos muito lentos, tive que me espertar e coordenar melhor os movimento porque a vontade de dormir era quase incontrolável. Finalmente alcanço o Passo, o ponto mais alto da caminhada, neblina e frio predominavam o momento, mal consegui tirar uma fota e logo já vinha a tão desejada descida. Desci bem rapidinho, mas essa também não terminava mais, cheguei no ponto do almoço às 14:00 horas, parei num ponto que parecia realmente uma parada para o almoço, já estava bem atrasada, não havia nenhum resquício de gente naquele momento, esquentei o que sobrara da janta e continuei caminhando cheguei em Chaullay às 17 e decidi caminhar até o próximo vilarejo: Colcapampa. Acampei por lá, comprei uma cerveja da dona do camping que não quis cobrar pelo camping e noutro dia um guia que também estava dormindo lá me deu dicas para chegar até La Playa. Como era época de chuvas a trilha estava fechada então teríamos que compartilhar a estrada com carros, vans, patolas e desmoronamento. Em apenas 40 minutos de caminhada havia um desmoronamento que bloqueava a estrada toda e graças a aptidão da patola a estrada estava limpa e pronta para uso em 30 minutos. Seguia a descida contemplando a paisagem com o céu se abrindo, bem empolgada para chegar em La playa. Lá era a parada para o almoço então tinha que esperar todos os grupos almoçar para seguir de van sentido hidroelétrica, a priori meu plano era seguir o caminho a pé, mas como a trilha que cortava caminho estava em condições precárias e sem visibilidade e iria caminhar provavelmente noite adentro para chegar em Águas Calientes naquele dia, na verdade precisaria de mais um dia para chegar lá caminhando,  mas no próximo já teria que estar em Machu Picchu pois as minhas entradas ja estavam compradas. O guia que havia dado as dicas para mim de manhã me chamou para almoçar, como eu estava com preguiça de esquentar minha comida aceitei o agrado para a minha infelicidade a comida começou a fazer mal uns 40 minutos após ingerida. Quase na hora da van sair tive que correr com urgência ao banheiro, detalhe que a minha mochila com o papel já estavam lá em cima da van, Não deu tempo de pensar tive que correr no banheiro, o negócio foi sinistro. E durante a viagem toda minha barriga fazia ruídos e remexido. A estrada que seguia só dava espaço para um carro passar o que fazia com que cada vez que encontraássemos um outro carro alguém teria que manobrar, cuidando para não cair precipício abaixo. Finalmente chegamos ao ponto final: a Hidroelétrica, é lá também a parada se você vem de van de Cuzco. São três horas de trilha pelos trilhos até águas calientes, é uma caminhada bem agradável, não dá para sentir a elevação e além da mata tem o rio te acompanhando. Há alguns restaurantes pelo caminho. Quando cheguei em Águas Calientes um alegre rapaz veio ao meu encontro a oferecer pouso, era exatamente o preço que pretendia pagar e iria ter um quarto com banheiro privativo o que me salvou durante a noite de rainha. Meu plano era acordar às 4:30 para subir as escadas que te leva a MP, mas as 3:00 da manhã já havia passado mais tempo no banheiro do que na cama, então resolvi tomar um antibiótico que sempre me acompanha para esses fins, acordei às 6:00 me sentindo a fraqueza em pessoa, então decidi pagar o bus para subir até a portaria de MP. Lá na portaria fiquei no aguardo na formação de um grupo para compartilhar um guia, tem guias tanto em inglês ou em espanhol. Havia três americanos no meu grupo, o tour guiado foi excelente, tinha entrada para a Montana às 10:00 mas minha condição física não era a melhor, é possível sair do parque e voltar depois depois e foi o que eu resolvi fazer, havia uma quiosque escondido que vendia comida para os guias, o meu guia me levou lá, acabei ficando umas duas horas descansando nos bancos e tomei 1 litro de Gatorade. Após isso melhorei consideravelmente e voltei visitar parque e tirar todas as fotos que o dia permitia. Fiquei até às 17:00 no parque e finalmente desci as escadas. A noite sai dar uma passeada e procurar algo para comece, há várias opções charmosas em Águas Calientes. No outro dia acordei cedo bem melhor e me arranquei a descer os trilhos para chegar a hidroelétrica. Cheguei lá às 10:45 e os turistas ainda não haviam começado a descer. Peguei a van que iria para Santa Teresa e de lá foi um sufoco sair, o motorista passava de casa em casa pegando as pessoas ou esperando por elas. Perdi o dia todo para chegar em Cusco pois às 2:30 ainda estava em Santa Maria esperando lotação e a viagem seria de 4 à 5 horas.
       
       teria valido muito a pena se eu tivesse voltado de trem para Cusco, pois a viagem de volta foi terrível, era muita mas muita curva, eu que dificilmente passo mal em estrada fiquei mal a viagem toda ou ido para Cusco de trem após a visita à Ollaitaytcambo indo direto a Águas Calientes e fazer a trilha na volta, assim poderia até ficar mais tempo esperando o tempo abrir.
      .




    • Por zfernand
      Caraca....num sei se é um tópico repetido...mas ta valendo...
      to com uma pergunta meio dificil de responder:
       
      vale a pena ir pela Trilha de Salkantay...???? será q vou perder mta coisa indo por ela???
       
      ou a salkantay tem algum ponto positivo em relação a trilha inca q não seja o preço...??
       
      valeu
    • Por landi
      Pessoal
       
      Alguém já fez essa trilha? É tão boa quanto a tradicional?
    • Por Lucas magedanz
      Olá caros mochileiros, gostaria de contribuir com algumas informações atualizadas sobre esta incrível jornada de 5 dias.
       
      Realizei esta trilha na 1ª semana de Março, quando ainda estamos na estação chuvosa do Peru, porém para quem gosta de trilhas e não se incomoda em pegar alguns momentos de chuva, vale muito a pena. Também, os 2 primeiros dias são os mais difíceis, em que se caminha por até 8h alcançando as maiores altitudes, então um pouco de preparo físico é interessante (mas para quem já é atleta de triathlon, corrida de aventura, ou outros esportes que lhe expõem continuamente por várias horas, estas trilhas não serão problema).
       
      Cheguei em Cusco 3 dias antes do início da trilha, e foi um ótimo período para aproveitar as atrações da cidade (plaza de armas, mercado público, museu inca, comidas típicas) e você já vai se ambientando na altitude de 3600m da cidade.
       
      Atentando aos vários relatos, decidi fechar o pacote da trilha em Cusco. Fiz o contrato com a agência SALKANTAY, que fica ao lado da Plaza de Armas, por um preço de US$220,00, o que inclui van até o início da trilha (que inicia e Mollepata), 4 cafés da manhã, 4 almoços, 4 lanches no final do dia antes do jantar, 4 jantares, sleeping bag, colchonete, barraca, ingresso à Machu Picchu, trem e bus de retorno à Cusco e noite em Hostel na quarta noite em Águas Calientes. O que não está incluso é o café da manhã do primeiro dia (7 soles) e a janta do 5º dia (10 - 20 soles). Fora estes gastos, há a opção de fazer um zipline (tirolesa) na manhã do 4º dia por 90 soles que recomendo bastante. Ao todo gastei 200 soles durante a trilha, 90 com o zip line, e restante com alimentos, mas as agências recomendam levar em torno de 350 soles.
       
      Nosso grupo tinha 11 pessoas, que fecharam por agências diversas, o que comprova que as agências conversam entre si para fechar grupos maiores. Em nosso grupo, os valores do pacote variaram entre US$215,00 e US$250,00 para o mesmo tratamento, e todos fecharam diretamente em cusco cerca de 2-5 dias antes do início da trilha.
       
      O passeio se desenvolveu sem grandes problemas, realmente tudo que me foi falado pela agência realmente ocorreu. Nosso guia Edwin, porém me forneceu o email dele, e é possível fechar o pacote diretamente com ele por um preço mais em conta (o email dele é [email protected]). Nossa trilha, por ter um grupo formado basicamente por estrangeiros, teve o inglês como língua principal de comunicação.
       
      De roupas, para esta época mais fria, tentei levar o mínimo possível: uma calça de treking, uma calça de suplex, 2 camisas de manga comprida, 1 camisa manga curta, 1 suéter térmico, 1 blusão de lã, 1 jaqueta corta-vento e 1 poncho para chuva, e só, sendo que apenas tinha uma pequena mochila nas costas que não pesava mais do que 4kg, e nem precisei deixar nenhuma mochila com os cavalos. Para mim acabou sendo a quantidade ideal de roupa, usei tudo, e não cheguei a passar frio, mesmo no salkantay em que pegamos temperatura de 0ºC.
       
      O 4º e 5º dias de trilha você passará por floresta subtropical, quente e úmida, então apenas precisará de uma jaqueta corta vento para se sentir confortável. Já a capa de chuva deve estar sempre disponível nesta época do ano.
       
      Bom, o resto da trilha deixo para vocês conferirem ao vivo, mas posso dizer que será uma experiência fascinante, principalmente se você não se importa em atravessar alguns perengues de vez em quando, afinal tudo é história depois.
       
      Abraços e boas trilhas.
    • Por LeoPera
      Pessoal,
       
      Primeiramente gostaria de agradecer a todos os que compartilham suas experiências aqui nesse fórum. As informações que eu consegui aqui foram muito úteis no primeiro trekking que fiz com a minha namorada: a Trilha Salkantay.
       
      Esse é o meu primeiro post e vou dar algumas dicas para os que também gostariam de fazer esse percurso. Não entrarei nos detalhes nem farei um relato diário da trilha, pois aqui já tem vários posts sobre isso, porém irei dar algumas dicas e informações atualizadas.
       
      Acabo de voltar do Peru e eu e minha namorada fizemos a trilha entre os dias 8 e 11 de Outubro, optamos pelos 5 dias (4 de trilha e 1 em MP). Seguem as dicas que eu gostaria de passar adiante, apenas lembrem de que essas dicas de maneira alguma estão certas ou erradas, são apenas as minhas impressões e o que eu faria diferente em outras oportunidades:
       
      - Muitos já disseram aqui, mas não esqueçam, deixem para fechar o pacote da trilha em Cusco. Tem saídas para todos os dias. O melhor valor que eu vi para a trilha de 5 dias foi de U$180 (dólares)
      - Eu fechei com a Inka Peru Travel (a do Rimber) mas me arrependi. Muito desorganizada, informações erradas e se eu não brigasse iria ficar sem o transporte da volta de Ollantaytambo até Cusco, o qual já estava incluso no pacote, mas quando cheguei lá não tinha carro algum esperando
      - Caso queira ir de avião de LIma pra Cusco pesquise a empresa LC Peru. Consegui 2 passagens ida e volta por apenas 120 dólares (valor total das duas passagens)
      - Façam aclimatização em Cusco, pelo menos 2 dias. A altitude pega mesmo, recomendo 3 dias para que aproveitem a cidade e façam um passeio pelo Vale Sagrado
      - Precisa comprar equipamentos específicos? Essa é uma pergunta complicada. Eu e minha namorada compramos grande parte do equipamento pois nossa intenção é continuar nessa vida de aventura. Se você quer apenas fazer essa trilha, alugue em Cusco a maior parte (mochila, capas de chuva, etc). Invista apenas em uma bota boa
      - Reforçando o que eu disse acima. COMPRE UMA BOTA DE BOA QUALIDADE. Eu comprei uma Salomon GTX e minha namorada uma Timberland. Não me arrependo. Mesmo ao fim dos 5 dias meus pés estavam muito bem, não tem nada como andar durante 8 horas, chegar no acampamento e estar com os pés secos e sem dor nenhuma
      - Bastões....se você souber usá-los eles são muito úteis. Comprei um em Cusco por 20 soles.....me arrependi, quebrou assim que a trilha começou....sorte consegui comprar um bastão de madeira por 5 soles...foi perfeito. Então a dica é, a não ser que você pretenda fazer outros trekkings e queira investir em bastões bons, sugiro que você compre os de madeira logo na saída da trilha
      - O que levar de roupas? Outra pergunta complicada. Eu levei roupa demais. Se fizesse novamente levaria: 5 cuecas (1 para cada dia), 4 meias (3 sintéticas e 1 de algodão), uma calça para caminhada, 1 bermuda, bota, par de chinelos, 3 camisetas Dry Fit, segunda pele (para a primeira noite e 2º dia), casaco tipo fleece, jaqueta impermeável, chapéu e quem sabe luvas (dependendo da época do ano)
      - O que levar de comida? Também levamos demais, pense em 1-2 duas barras de cereais por dia e mais umas castanhas, é mais do que suficiente. Leve folhas de coca
      - Não se esqueçam de protetor solar e repelente!
      - Preciso ser praticante de atividades físicas para fazer essa caminhada? Depende. Tenho 32 anos, faço academia, estou no meu peso ideal e mesmo assim não foi fácil. O fim do primeiro dia e a primeira metade do segundo são bem cansativos, a altitude pega mesmo. Sugiro que você se prepare com pelo menos 3-4 meses de antecedência para aproveitar o melhor do passeio e não sofrer. Minha namorada é sedentária e no segunda dia fez a subida até o Paso Salkantay de cavalo
      - O terceiro e o quarto dia de trilha são bem curtos e fáceis. Uma sugestão é fazer a trilha em 3 dias, porém eu gostei de poder ver MP e outras ruínas enquanto estava nos trilhos de trem no 4º dia
      - Chegando em MP....você tem a possibilidade de subir até os portões a pé ou de ônibus...se você pretende subir WP mais tarde eu aconselho que você suba de ônibus, para se preservar. Eu não achei que fosse cansar, mas ao chegar aos portões eu estava morto
      - Volta de trem....CUIDADO.....muitas pessoas sugerem a volta pelo trem Vistadome....eu comprei e me arrependo demais. Primeiro porque é muito mais caro.....segundo porque ele sai de Aguas Calientes muito mais cedo que os outros trens (o último Vistadome é 15:38), o que encurta seu tempo em MP...e último, após 4 dias de caminhada, subir MP e WP, no fim do dia você está cansado e quando chega no trem você quer dormir e não ficar vendo as mesmas paisagens que viu nos dias anteriores...ou seja, para mim não valeu a pena
       
      Bom, é isso, pelo menos o que eu me lembro hehehe. Recomendo esse trekking para todos, as paisagens são demais e apenas nos motivaram mais a seguir nessa vida de trilhas!!! Fim de semana que vem estamos indo para o Pico Paraná, vamos subir o Itapiroca. Mês seguinte vamos para o Caratuva e até o fim do ano iremos acampar no PP!!!


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