Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

camila_fr

Áustria: o campo de concentração Mauthausen

Posts Recomendados

O campo de Mauthausen fica bem próximo de Linz e a duas horas de Viena, na direção de Munique e Salzburg. Durante a dominação nazista da região, o campo transformou-se em um dos maiores complexos de trabalhos forçados da Europa. O campo foi construído por prisioneiros, deslocados do campo de Dachau para este fim, e fica localizado acima de uma grande pedreira, na qual os judeus e outros prisioneiros eram obrigados a trabalhar até a exaustão completa. Mauthausen foi o último campo de concentração a ser libertado pelas tropas aliadas ao final da guerra e um dos que mais causou a morte dos internos.

 

Voltando a nossa visita, chegamos no campo por volta das 10:00 da manhã, sem maiores dificuldades. O ingresso tem o preço simbólico de 2 euros, mas por termos ido em dia de semana, não precisamos pagar nada (não sei se é sempre assim ou se a entrada foi gratuita devido a estarmos fora de temporada). Ganhamos um guia do complexo, com as informações de cada um dos prédios e optamos por comprar um audio-book (não disponível em português, mas que vale muito a pena se você arranha o inglês). Acabamos pegando um para cada (10,00 euros cada), mas apenas um para o casal já teria bastado.

 

O campo em si é bastante sanitizado, muito limpo e restaurado. Eu tinha lido a respeito disso antes de partir, algumas pessoas acham que o ambiente foi limpo demais e acabou se descaracterizando, mas eu discordo. O local realmente parece que não é real, mas não pela limpeza e pinturas recém-aplicadas, mas pela sensação de vazio que paira no ar.

DSC00846.JPG.7ddb8751f4df1b86145c776904ff9b1e.JPG

 

Acho que o fato de termos ido no inverno e em um dia no qual haviam mais umas 10 pessoas apenas no local contribuiu para essa sensação, mas acho que não apenas. O local realmente tem uma atmosfera pesada, especialmente no subsolo, onde é possível ver os fornos usados para cremação dos corpos e, principalmente, na câmara de gás, mantida intacta.

Ainda no subsolo, há duas salas com os nomes das pessoas que perderam suas vidas no campo e mensagens de suas famílias. Depois de dois locais tão carregados, a sala das homenagens dá uma suavizada no clima.

DSC00857.JPG.083c1639e78b23a8248855f32e207bc8.JPG

 

Outra parte fundamental da visita é a pedreira, na qual os prisioneiros eram obrigados a trabalharem. As pessoas eram obrigadas a descerem até a pedreira, pegaram as pedras e as trazerem para cima, descalços, subindo a pior escadaria que já vi. Muitos perdiam o equilíbrio ao pisarem um uma pedra solta ou devido a exaustão completa e acabavam caindo, levando consigo as pessoas que vinham atrás (o que causava a morte de muitas delas). Por ser inverno e o clima estar úmido, a descida estava proibida quando visitamos, mas na foto abaixo dá para ter uma idéia de quão imensa e íngreme é a escadaria.

DSC00861.JPG.f79f0fde8579d56c1fc2b86a7de05c6f.JPG

 

No total, nossa visita durou aprox. duas horas e meia e, apesar da sensação amarga que permaneceu por algumas horas depois, recomendo muito conhecer o local e aproveitar para refletir um pouco sobre essa parte vergonhosa da história.

 

Para mais detalhes e fotos, visite:

https://umcasaleumamochila.wordpress.com/2015/08/16/austria-mauthausen/

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fui lá no verão e enquanto lá embaixo estava calor, no campo era um frio intenso! Tentei visitar todos os locais, mas diante dos fornos eu tive uma sensação tão intensa que peguei minha sobrinha e saí correndo! Chorei uma meia hora! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

visitei um campo de concentração nos arredores de Berlim e realmente fica uma sensação amarga, mas como você disse, vale a experiência de pisar na história e conhecer mais do que a humanidade é capaz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, D FABIANO disse:

@camila_fr @Antônia Carvalho @bernardo marini Do que a velha direita é capaz?Qualquer coincidência com os dias atuais seria mera coincidência?????

Não é só a "velha direita" que é capaz de cometer atrocidades, a "velha esquerda" também é capaz de cometer atrocidades no mesmo nível, basta dar uma olhada no que acontecia nos Gulags soviéticos, ou no genocídio promovido pelo Stalin em 1945, que forçou milhões de imigrantes alemães que viviam a várias décadas na Russia ou países do leste Europeu a voltar a pé para a Alemanha durante o inverno, mais de 1 milhão morreram no caminho, ou o genocídio promovido pelo Khmer Vermelho no Camboja, ou o genocídio promovido pela Revolução Cultural na China, que matou milhões de opositores, e ainda fez a família pagar pela bala usada na execução...

Não sejamos hipócritas, tanto regimes totalitaristas de esquerda ou direita cometeram atrocidades no passado e são capazes de cometer atrocidades novamente se chegarem novamente ao poder, nós deveríamos olhar a merda que fizemos no passado, e impedir que governos radicais e totalitaristas sejam eles de esquerda ou de direita voltem ao poder.

Mas infelizmente a humanidade no geral é burra, e tem memoria curta, em poucas décadas "esquecemos" a m... que fizemos, e voltamos a cometer os mesmos erros de sempre, e vivemos um ciclo vicioso que se repete por séculos, sempre esquecemos a m... que fizemos, e voltamos a cometer os mesmos erros de sempre...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@poiuy Falei da velha direita por ser o regime de Hitler,aqui ninguém estava falando de outro lugar,somente dos campos de concentração que esse fdp inventou.Senão íamos voltar a falar nas guerras de 100,300,500,800 anos ou mais,dos tempos romanos,gregos e por ai vai.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora



×
×
  • Criar Novo...