Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

gleydy

Terra do Fogo - Ushuaia - Argentina - FIM DO MUNDO!

Posts Recomendados

Oi pessoal, aqui estou eu novamente contando mais uma trip ::otemo:: . Depois do deserto do Atacama e Salar Uyuni, chegou a vez de irmos ao fim do mundo - Ushuaia.

Foi uma experiência incrível, porque a natureza esteve do nosso lado todos os 10 dias que ficamos lá. Fizemos todos os passeios da região sem guias, então fica a dica: não precisa de guia para nada, pode fazer tudo sem orientação de ninguém, e isso trará uma economia significante no bolso.

 

Estadia: reservamos um quanto duplo através do AirBnB. Aconselho a todos se cadastrarem lá, porque verão que poderão economizar muito em hospedagem, mesmo em relação a hostel. Além disso, para quem curte, vc poderá (se quiser) ficar em uma casa tipicamente local, com seus hábitos, suas dicas e isso é vivência pura. Mas se preferir ficar sozinho, também há aluguem de apartamentos e casas. Vai do gosto do freguês. Só digo que financeiramente vale a pena.

Estadia: ficamos na casa da Mônica Arguello ::otemo:: (Magallanes 1856). Família receptiva, te deixa à vontade, vc se sente em casa e com a tua família. Limpeza nota 10. Próximo ao centro, dá pra ir à pé em 10 minutos. Excelente escolha no AirBnB e o preço bastante interessante também. Adorei a família toda, recomendo.

Onde comer: bom, a comida é cara em Ushuaia. Não vou falar daquilo que todos falam, dos restaurantes com as comidas t[ipicas de lá. Isso não precisa de dicas, é só andar pela rua principal do centro (San Martin) que verão as opções. Vou dar uma dica nuuuito melhor logo abaixo, nas dicas, ok?

 

Agora vem a melhor parte: o que fazer em Ushuaia: ::cool:::'>

1. ir à Ushuaia sem fazer o passeio no Canal de Beagle e ver suas aves e animais da região é o mesmo que ir à Paris e não ir à Torre Eifel. Não fizemos a pinguinera (ver os pinguins de perto) porque já conhecemos pinguins e o preço sobe tremendamente para vermos os animais um pouco mais de perto.

2. Parque Nacional: nós gostamos de fazer trilhas, portanto aquele passeio de um dia com guia não nos interessou. Resolvemos fazer em 3 dias (alguns poderão fazer em menos tempo), afinal não sou novinha né e tenho minhas limitações. Um dia foi Rio pipo e Baía Ensenada e nesse vai e vem de trilhas foram quase 20 km andando. Outro dia voltamos à baía Ensenada, mas desta vez para fazer a trilha de 8 km até Lapataia. Foi um dos melhores dias ... cada visual que não conseguirei descrever e nem as fotos são justas para com o lugar. Neste dia foram 23 km. O terceiro dia era para fazer a última parte lago La Roca e subir o cerro Guanaco, porém choveu e nevou e não fizemos, porém mais adiante conto porque foi melhor assim. ::otemo::

3. subir Glaciar Martial até o fim ... são 825 m acima do nível do mar e encontraremos neve na parte mais alta mesmo no verão fueguino. É muito lindo tudo até chegar lá e tem outras trilhas a fazer. Subida cansativa, mas vale a pena fazer. ::cool:::'>

4. Museus: penitenciária e marítmo é obrigatório mesmo sendo mais cansativo que subir qualuqer cerro ... rsrsrsrs ... é coisa pra ver e ler sobre a história de Ushuaia, mas se estiver a fim de conhecer a história local de uma forma mais divertida e bonita, vá no centro, na San Martin no museu temático. Sensacional tudo, muito bem apresentado, os personagens são de resina, mas perfeitos, parece de cera. Simplesmente lindo conhecer a história local por esse museu. Recomendo. ::cool:::'>

5. Dica boa: alugue um carro por um dia e vá aos lagos (Fagnano, Escondido) e faça a trilha para a Laguna Esmeralda. Todos ficam no mesmo caminho: Ruta 3. Um passeio de 4X4 (off-road) para os lagos (sem fazer a trilha da Laguna esmeralda) com almoço vc pagará o dobro do valor do aluguel do carro. É muito fácil andar de carro para esse lugares. Uma estrada que vai e é a mesma que volta :P . Sem erro, economizou uma grana e fez mais do que o passeio do off-road.

Dizem que é com emoção, mas já vi relatos de que quem fica atrás no jeep, não vê nada e só tira fotos quando sai do carro. ::bruuu::

6. Um tópico à parte sobre a Laguna Esmeralda: é um lugar esplendido, lindo e todos os adjetivos positivos que conheçam. De uma beleza sem descrição. A trilha é de dificuldade média (achei fácil), com marcações que não te deixam se perder. Um rio que nos acompanha até a laguna lindíssimo e a chegada é espetacular. Andar à sua volta e fazer suas trilhas, super-recomendo. ::otemo::::cool:::'> ::love::

7. Passeio de Trem até o parque: não fizemos esse passeio por acharmos que seria dispendioso e monótono, segundo a maioria dos relatos daqui. Mas, aí vai de gosto de cada um. ::bad::

8. Há diversos outros locais para fazer, mas muitos só estão abertos ou são melhores para ir no inverno. Nós preferimos o verão ::mmm: para podermos fazer mais coisas que não seja apenas esportes de inverno

 

Dicas ::otemo:: :

1. alugar carro e fazer os lagos Fagnano e Escondido + trilha para a Laguna esmeralda

2. Ir de táxi ao parque e (se não tiver problemas em acordar cedo) chegar antes das 8 horas, assim não paga a entrada do parque. Chegávamos às 7 horas lá e começávamos a caminhar. Claro que para fazer a última parte (terceiro dia que acabamos não fazendo) não tínhamos opção, teríamos que ir até o fim do parque de bus (ou van, ou kombi como eles chamam as vans) e aí teríamos que pagar a entrada do parque. Senão andaríamos em torno de 12 km até chegar ao ponto inicial do nosso objetivo.

No táxi pagamos 180$ os dois. De Van pagaríamos 150$ por pessoa para ir até lá e outros 150$ por pessoa para voltar. Na volta usávamos as vans, que percorrem o parque todo, tendo paradas em todos os locais. A entrada do parque (se não gosta de acordar cedo) para quem é de países do Mercosul é mais barato: 100$. O normla são 170$.

3. Local melhor para câmbio: Hotel Atlantida - é no centro, não me lembro o endereço, mas perguntando acha, é bem fácil.

4. Cerro Martial: são uns 7 km do centro. Poderiam subir à pé, mas acho que seria gasto de energia desnecessário, já que lá em cima vai precisar de toda tua energia para subir. Para descer é tranquilo se quiser, pode ser a pé até o centro. É um passeio e tem muitos visuais legais. Mas há táxi o tempo todo. Os táxis que sobem, ficam por lá esperando quem desce. Tranquilo.

5. Roupas: levem roupas para muito frio mesmo ::Cold:: . Fomos no verão fueguino. Teve apena um dia quente de 17º a máxima (tava quente mesmo). Porém os demais dias em torno de 12º a máxima e 2º a mínima, porém a sensação térmica é mais baixa do que isso, porque venta muito e congela bem os nossos narizes, que é o único que fica de fora .... kkkkkk. No dia que nevou, a previsão estava em 5º a máxima e -2º a mínima e a sensação .... bem, nem sei .... ::Cold::

Como o clima lá muda o tempo todo e faz sol, nuvens e chove no mesmo dia, vc tem que estar preparado pra tudo. Não leve guarda-chuva, não será necessário porque o vento não permite que vc os use. Leve roupas impermeáveis e botas impermeáveis mesmo. É caro, mas é um ótimo investimento. Se levar roupas quentes comuns, não farão alguns passeios e muito menos andarão na neve se der a sorte dela cair durante a tua visita. Vimos algumas pessoas desistirem de passeio (principalmente no Martial) por causa do frio de lá por não estar com a roupa apropriada. Um amigo foi no inverno e não viu a neve cair ... tivemos muita sorte e a mãe natureza nos presenteou.

6. Onde comer: comer 2 B´s: bom e barato. Só não digo bonito (apesar que o local é de muito bom gosto), porque não é para comer lá e sim levar como quentinha. Fica próximo à casa da Mônica onde nos hospedamos. Sem noção a quantidade. Vc paga para uma poção e comem dois de não aguentar. Se pedir por exemplo: milanesas (vem 3 bifes enoooormes) com um monte de (batatas fritas, purês ou maionese). Há muitas outras opções (frango -pollho - recheado, carne recheada, etc). Passo o endereço, garanto que farão uma economia absurda e comerão extremamente bem (quem fala aqui é alguém que come muito e gosta de sentir sabor na comida):

Lo de Quique, Magallanes 2310, tel: 424200 (pode pedir por telefone também, mas recomendo ir lá, o pessoal é super gente fina)

 

Agora vamos aos nossos últimos dias: choveu muito e não fizemos o terceiro dia do Parque, porém nevou nas montanhas e assim que parou a chuva corremos para o Cerro Martial que estava completamente branco. Para nós que nunca vimos tanta neve assim, ficamos maravilhados. Flocos de neve caindo. Subimos tudo novamente, mas desta vez com outro tipo de natureza à vista: a neve. Ao voltar, vale tomar um chocolate quente, café com conhaque e bolos dos mais variados, na casa de chocolate que tem na base do Cerro Martial. É um lugar acolhedor, encantador e gostosooooooo. Dia sensacional. ::Cold::

No dia de irmos ao aeroporto, vimos um dia clássico do Ushuaia: nevou na cidade com direito a casas com telhas bem brancas, muita neve caindo. O avião subiu com suas janelas brancas de tanta neve que caiu.

 

Acho que e isso. Quem quiser ver fotos me solicita amizade no facebook (Gleydy Fioranelli), enviando uma mensagem que é através dos Mochileiros ou por e-mail: [email protected].

PS: os valores que informei variam constantemente, portanto para daqui a alguns dias já podem não corresponder à realidade, ok? é só para terem uma visão de valores.

 

Vale ir ao Fim do mundo galera, só não acho legal ir até lá pra ficar 2 dias ou 3 ... tem muitas coisas a se ver e vc depende muito do tempo, podendo ter dia que não fará nada. Claro que isso dependerá do tempo disponível e do roteiros que pretende fazer. Eu faço uma coisa de cada vez, para poder dizer que conheci um pouco do lugar.

 

Beijão a todos e BOA VIAGEM, seja ela qual for, sempre valerá! ::kiss::::love::

 

Gleydy

  • Gostei! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, você acabou de ferrar meu roteiro positivamente falando..rss

Planejava ficar apenas 2 dias inteiros em Ushuaia e 3 em El calafate..agora já quero rever tudo..rs

 

Já estou fechando o meu que só irei fazer no carnaval do ano que vem..mas como to com crédito na TAM, preciso pegar logo a passagem para aproveitar o preço.

Quero fazer Ushuaia - El Calafate - El Chalten - Torres del Paine.

 

Legal teu relato!

Achei curioso que vc fez tanta coisa no parque, nunca tinha lido alguém que fez muita coisa la dentro..legal!

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredita q só agora vi tua resposta? Não sabia q tinha ferrado tua viagem ... Kkkk ... Queria saber se chegou a fazer a viagem q vc falou, como foi, se gostou, enfim, ja fui nesses lugares todos e amei demais. Espero q tenha curtido

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.




×
×
  • Criar Novo...