Ir para conteúdo

Aldeia Velha - Silva Jardim


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Procurei aqui no site mas não achei nada sobre o distrito de Aldeia Velha, situado na cidade de Silva Jardim.

Aldeia Velha é um lugar com muitas cachoeiras, que não fica tão longe do RJ, são apenas 180km da capital.

Essa região localiza-se entre os municípios de Silva Jardim e Casemiro de Abreu, é um lugar tranquilo e aconchegante cercado de Mata Atlântica que abriga o raro mico-leão-dourado.

Em Aldeia Velha encontra-se a maior concentração de RPPN's(Reservas Privadas do Patrimônio Natural)do Brasil, que recebem os turistas e são um exemplo de como é possível desenvolver uma atividade econômica que seja ecologicamente sustentável.

As trilhas e estradas de terra da região são propícias tanto para caminhadas quanto para cavalgadas.

Pagando uma entrada nas propriedades particulares que abrigam as cachoeiras é possível ter acesso a trilhas bem demarcadas que recebem manutenção permanente, algumas das reservas da região oferecem trilhas com guias por até R$5,00.

A segurança é outro fator que deve ser destacado, você deixa seu carro estacionado dentro da propriedade e a vila é dos locais mais tranquilos do estado do Rio de Janeiro no que se refere a segurança.

Os proprietários ou funcionários das RPPN's acompanham o grupo e apresentam com entusiasmo seus projetos de proteção e recuperação da Natureza local. isso sem falar da beleza e dos tons de verde cristalino das cahoeiras que impressionam qualquer um.

De noite rola no barzinho do centro shows com música ao vivo, como forró, reggae, e mpb.

Se fosse fazer uma comparação, compararia ao Sana, é o mesmo clima roots, com muito artesanato e natureza.

Na estrada de Silva Jardim, quase chegando à Casimiro de Abreu, o viajante enxerga um portal grande à esquerda, e pronto! Chegou a Aldeia Velha.

Então galera, fica ae essas dicas pra quem quiser ir conhecer!

um abraço e mta paz a todos!

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Respostas 21
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Olá Iberê,

 

Já fui duas vezes a Aldeia Velha com espaço de 4 anos entre uma e outra...a ultima foi em novembro 2009.

Gosto muito de lá, é muito bonito, tranquilo e tem boas cachoeiras.

Agora existem dois campings, com banheiro e cozinha...R$15,00 por pessoa.

Pra quem está indo do Rio para o Sana ou Lumiar, vale a pena entrar antes em Aldeia velha e conhecer o lugar...aproveita e almoça na pensão da dona Cotinha.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Já fui também...

 

a coisa mais inusitada que fiz foi descer pelo rio abaixo quando choveu muito durante minha estadia, é loucura, mas, eu tinha pouco menos de 15 anos na época e não me importava com isso!

 

Existe uma queda d' água subindo (muito mesmo) o rio que é uma das coisas mais lindas que eu vi na vida...

 

Recomendadíssimo.

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros

Prezados Amigos Viajantes,

 

Aldeia Velha é realmente um lugar espetacular, e precisa de mais divulgação, mas também controle das autoridades, como acontece com outros paraísos bem preservados, tais como Visconde de Mauá.

 

Tente o link http://www.fazendashangri.com.br/galeriadefotos.html e veja algumas fotos das cachoeiras da Fazenda Shangri-lá.

 

Caso deseje conhecer Aldeia velha de uma forma diferente, a EDITADO oferece cavalgadas saindo de Casimiro de Abreu, por uma trilha equestre de 16 km até aquela localidade, atravessando rios, córregos e trechos de mata. O passeio é feito com acompanhamento de guia certificado pela ABRATURR-RJ, com duração média de 3 horas (ida) e mais 3 horas de volta. O agendamento deve ser feito com 1 semana de antecedência, para grupos mínimos de 5 pessoas. Caso haja interesse, podemos agendar sua estadia em Aldeia, para retorno no dia seguinte!

 

Além desta trilha, operamos outros percursos, com maiores ou menores graus de dificuldade, e variadas extensões.

 

Contatos: EDITADO

Link para o comentário
  • Colaboradores
esou indo para lá amanha. Você sabe me dizer qual a baldiação para se chegar ai do Rio de Janeiro? estou tentando me informar, pois 28 Reais no onibus é um absurdo. ::essa::

Dradum, deve demorar um pouco, mas... sai em conta...

 

tenta:

 

Rio/Niterói/Rio Bonito/Silva Jardim/Aldeia Velha...

entre niterói e rio bonito, tu pode ir pra itaboraí, mas, de lá eu não tenho certeza se tem pra silva jardim direto, ou casimiro de abreu... são essas duas alternativas...

nem é difícil chegar...

 

abs.

Link para o comentário
  • 4 meses depois...
  • Membros

E aí galera,

 

To aqui para informar vcs de um evento que tem em Aldeia todos os anos, o Festival do Rock, costuma ser na semana Santa e fica bem animado, é uma apresentação de bandas locais selecionadas por votação. Eles costumam liberar o ingresso para os shows junto com o ingresso do camping. O site é www.aldeiarockfestival.com.br, mas eu acho que ele só fica liberado próximo ao evento

 

Entao ta ai, quem puder ir para Aldeia nessa época é uma boa escolha.

Abraços

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros

Aldeia Velha é muito show!

Passei o reveillon de 2007/2008 e foi muito legal. Chegamos em cima da hora, mas ainda tinha lugar no camping (não ficamos lá, e sim no quintal de um senhor que conhecemos), a cidade fica cheia, mas não superlotada, os rios são ótimos (não fui, mas lembro que uns conhecidos tiveram que pagar para acessarem uma cachoeira). Fomos de baldiação:Niterói> Rio Bonito> Aldeia Velha; voltamos de carona com um desconhecido, pois havíamos perdido o horário do ônibus.

 

20101218135121.jpg

 

Tenho mais fotos, mas depois postarei.

 

Abraços!

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • 5 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...