Ir para conteúdo

Qual o melhor sentido para se fazer a trilha da crista entre o Caratuva e Taipabuçu na Serra do Ibitiraquire no Paraná?


Posts Recomendados

  • Membros

Ola Mochileiros,

gostaria de saber qual o melhor sentido para ser fazer a trilha entre o Pico Caratuva e o Taipabuçu na Serra do Ibitiraquire no Paraná? Eu já estive no cume do Caratuva e sei que há um trilha por baixo para o Taipabuçu. Sei também que há essa trilha entre os dois cumes seguindo uma crista. Então;

- Saindo do Caratuva a trilha desce rumo ao Taipabuçu.

- Saindo do Taipabuçu a trilha sobe para o Caratuva.

Pretendo fazer uma trilha circular passando pelos dois cumes mas estou na duvida sobre que sentido seria melhor fazer esse trecho da trilha.

Desde já obrigado por qualquer informação.

Abraços e boas trilhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Já subi o Caratuva e o Taipa, mas nunca fiz esta trilha entre os dois.

Pela lógica, seria melhor subir o Caratuva e descer pro Taipa. A subida pro Caratuva é puxadinha, mas depois é só descida.

Sei que tem um trecho meio ruim nesta trilha, um perdido numas pedras, se informe melhor. Quem conhece o trecho é o Divanei e o Getúlio, aqui do fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigado Otávio,

pois é já andei dando umas pesquisadas e descobri mesmo que há uma rocha no caminho, mais ou menos no meio da trilha entre o Taipa e o Caratuva, por onde é necessário se espremer para passar, até mesmo tirando a mochila cargueira. Minha duvida na verdade vem do fato de saber que a face noroeste do Caratuva tem um desnível significativo. No intuito de evitar um sky bunda pela mata até o Saci (trilha inédita e mortal) comecei a matutar se não seria melhor pegar a trilha vindo do Taipa para o Caratuva pois assim eu estaria subindo a face do Caratuva. Quando eu fiz a trilha da conquista (Caratuva-PP) eu vi que havia a cabeça da trilha para o Taipa mas foi ai que surgiu a duvida. Se a trilha entre os cumes for como a trilha da conquistas tranquilo mas se a trilha tiver um trecho como a face leste do Tucum seria melhor subi-la ou descer-la?

Sou novo ao forum e nunca participei de forum algum logo não sei bem como encontrar e me comunicar com o Divanei e o Getúlio. Não os conheço em pessoa mas quem sabe um dia, seria um prazer.

Valeu pela atenção Otávio. Já li muito dos seu relatos e suas respostas aqui no forum muito legal o trabalho que você está fazendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Conheço a trilha leste do Tucum, que liga ele ao Cerro Verde, já fiz descendo e subindo, mas sem cargueira, e é feroz. Pior que ela (das que conheço) só a do Ciririca pros Agudos. Das que não conheço a pior de todas deve ser a do Tupipiá... ::ahhhh::

Mas pelo que vi do Taipa em direção ao Caratuva não me parece nada asombroso, trilha íngreme mas totalmente viável.

E o perdido é esse mesmo, então tranquilo.

Pra falar com esse pessoal é só mandar uma MP pra eles. Pessoal bacana e sempre disposto a ajudar. O Getúlio anda meio afastado do fórum, pode demorar mas ele responde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu Otávio,

belo relato comparando as seções íngremes da região.

 

Já havia ouvido falar sobre todas que você descreveu e mais a do Ciririca vindo da fazenda da Bolinha. Ainda não estive no Ciririca mas quando estive na fazenda da Bolinha (para ir ao Camapuã e Tucum) o Bento (Proprietário) me informou que ele quase se lascou na subida para o Ciririca e que com cargueira é mais complicado ainda. Ele não mencionou a seção entre o Ciririca e o Agudos. Será que eu confundi qual lado do Ciririca ele se referia? Ou serão os dois lados do Ciririca que requerem cautela?

 

Quanto a do Tupipiá o Papael descreveu essa seção e relatou que até sofreu um queda de uns 2 a 3 metros mas por sorte não sofreu um acidente (http://rafakoz.blogspot.com.br/2012/03/tupipia-uma-montanha-para-poucos.html)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Otávio agora que percebi que na minha primeira resposta acima esqueci de dar credito a quem merece Luciana Gomes Moro e Tiago Korb (http://www.trekkingrs.com/2-dia-de-uma-das-mais-dificeis-travessias-do-brasil/) sobre onde encontrei a informação sobre a rocha na trilha entre o Taipabuçu-Caratuva por onde é necessário se espremer retirando a cargueira das costas. Eu também indiquei acima que essa Pedra da Faca deve ficar mais ou menos no meio da trilha por uma analise que fiz observando fotos e mapas. Pretendo confirmar isso em breve. Segundo o relato da

Luciana essa rocha é chamada de "Pedra da Faca".Nesse relato ela também indica que há "um trecho um pouco mais técnico":"canaleta no final da subida para o Caratuva" que bate com a minha observação do cume do Caratuva e analise de mapas com curvas de nível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...