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anarayssa

Cali - Perguntas e Respostas

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Olá! Estou morando aqui em Cali na Colômbia, fazendo intercambio acadêmico, resolvi postar aqui para contar um pouco sobre as coisas que se pode fazer na cidade, que é conhecida como a capital da Salsa.

A cidade é grande, tem 3 milhões de habitantes, é muito conhecida por em seu passado ter existido o cartel de Cali...mas isso já tem uns 20 anos e já não existe mais, no seu passado era uma cidade muito perigosa e violenta, mas isso já não é mais assim atualmente, é lógico que como toda cidade grande tem uma certa violência, mas para mim, que estou vivendo aqui há 3 meses e meio, sinto que é menos perigosa que muitas cidades brasileiras que tem o mesmo porte. A noite aqui é sempre muito animada e regada a muita salsa, que é o ponto forte da cidade, as pessoas aqui dançam muito bem, sempre há festivais e concursos de salsa pela cidade. Um bom lugar para se conhecer é o Tin Tin Deo, que fica na Calle 5, uma das principais ruas da cidade, se pode chegar pelo corredor de ônibus, que nada mais é que uma cópia dos corredores de ônibus que tem em Curitiba. Há também o Parque del Perro, que é uma zona cheia de restaurantes muito legais, é um lugar cheio de gente bonita, há muitos estrangeiros que visitam essa parte da cidade.... porém os preços são salgados. Tem também a famosa "Feria de Cali" que acontece do dia 20 ao dia 31 de dezembro, é um evento que inclui feira de artesanato, apresentações de dança, etc.. A medida que for conhecendo mais coisas, eu vou postando aqui. Ficam aqui as dicas iniciais, para essa cidade da Colômbia, que infelizmente tem um passado que afugenta e que faz medo em muita gente, mas que na verdade é uma cidade que se parece com muitas cidades do brasil, principalmente pelo povo acolhedor que vive aqui. ::otemo::

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Anarayssa,

estou com planos de ir a Cali em Abril.

Como estao aquelas questoes de sequestros de estrangeiros?

Ainda se tem este tipo de violencia?

Assisto alguns canais Colombianos de TV no satelite NSS806. (Telepacifico, Telecafe, TV Colombia, canais governamentais...)

Mas eles mostram mais noticias de Medelim, Cartagena e Bogota.

O.Coelho

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Não, não, pode ficar tranquilo em relação a isso...sequestro de estrangeiro, existe em outras regiões da Colômbia, que sao distantes daqui, a cidade já teve muito disso, mas foi em seu passado, há uns 20 anos atrás, hoje a cidade é muito tranquila...aqui em Cali é muito tranqüilo não tem sequestro não...a cidade é muito pacata nesse sentido..é lógico que como toda cidade grande, de 3 milhões de habitantes, não é nenhum mar de rosas, a gente não pode ficar dando bobeira de andar sozinho a noite por lugares que não conhecemos e nem mesmo nos que a gente conhece, quando a gente faz isso, o povo daqui fala que a gente tá "dando papaya", mas no quesito sequestro, isso acontece mais em Bogotá, principalmente com relação a tomar um táxi, lá em Bogotá sim, você tem que ter o máximo de cuidado possível. Bogotá parece muito com São Paulo sabe? Quando você vier aqui para Cali, vai encontrar muito calor, muita festa, muita rumba, quando a gente sai nos barzinhos a noite, principalmente nos mais badalados, a gente começa a beber, mais tarde, sempre tem apresentações de dançarinos de salsa, é sempre muito bom, porque depois que as apresentações acabam, todo mundo vai pra pista para bailar salsa também...aqui é muito animado, tenho que certeza que você vai gostar!!!!

 

 

Qualquer coisa a mais que queira saber, é só mandar mensagem que eu respondo...listo???

 

bjaum!!!

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Olá Amiga; vc me caiu do céu pois estou me preparando para minha segunda viagem pela america espanhola e a última cidade que pretendo conhecer antes de tomar o caminho de volta é CALI; necessito de informações turísticas e econômicas: preço do litro da gasolina, hotel, artezanato, alimentação passeios em Cali; irei de carro desde aqui do sul do Brasil, Lontras, Santa Catarina; pretendo partir entre 18 e 22 de dezembro próximo, iremos eu, esposa, filho de 7 anos e amigo nosso, somos um trio de professores; nossa primeira viagem nos fez viver uma paixão pela america espanhola; já conhecemos Paraguai, Argentina, Chile e Bolívia....agora quero conhecer Perú, Equador e ir até a sua Cali...iremos numa doblo 1.3...2006.......somos turistas simples, espirituosos, dormimos em qualquer canto, nada de luxos, queremos muita foto, comprar muita lembrancinha da america espanhola, muita camisa e agazalho esportivo (sou da área da Educação Física)...entre no meu orkut - João Carlos Truppel - e veja fotos de nossa primeira viagem......ficarei extremamente agradecido no que vc possa me enviar de informações....abraço

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Bueno amigo, Aqui em Cali, as coisas aqui ano são muito baratas ano, por exemplo, uma dúzia de ovos aqui custa entre 3 e 4 Reais, no geral as pessoas aqui não costumam ficar em hotéis até porque hotel barato aqui não funciona propriamente como hotel, sabe? Então, o mais aconselhado é você procurar ficar numa pensa-o. Aqui em Cali, por ser uma cidade muito quente, aqui ano tem as 4 estacoes do ano, as pessoas aqui tem o costume de sempre tomar banho frio, muito frio, gelado até, quando eu cheguei aqui, demorei muito a me acostumar com isso, pois eu sempre tomei banho com a água bem morninha, rsrsrsrsrs. Aqui ter um chuveiro com agua quente é luxo para muita gente, a cidade em si é pobre, porém tem um custo de vida muito alto para a populacao. O valor do litro da gasolina, eu não tenho como te passar, é muito raro eu andar de carro, sempre ando de ônibus, aqui custa 1500 pesos colombianos, algo em torno de 1,50, em geral a paridade do Peso Colombiano em relação ao Real está em torno de 1000 Pesos Colombianos para 1 Real, mas é sempre bom dar uma conferida na net antes para saber o valor certinho. Táxi aqui não é muito seguro, se for chamar um táxi procure chamar pelo telefone, nunca pegue um táxi na rua, é muito perigoso, aqui estrangeiro ano é muito bem vindo, eu que sou branca demais, estou longe de ser identificada como brasileira, então o povo aqui fica pensando que eu sou alemã, americana, qualquer coisa vinda da Europa, ou de outro lugar muito longe, menos do Brasil...Ah, quanto a agasalho, aqui tem algumas lojas, mas te garanto que você não vai precisar deles aqui...hehehehe, aqui é "demasiado quente", o forte da cidade é a salsa, outros ritmos aqui, vai ser difícil de encontrar, as pessoas aqui são muito rumbeiras. Pontos turísticos: um lugar muito bonito para se conhecer é o Serro das 3 Cruzes, que é tipo uma réplica do Cristo Redentor, nesta época do ano, tem também os "alumbrados de navidad" que são as luzes de natal que enfeitam a cidade, o principal point para ver essas coisas é o Rio Cali, que fica na parte central da cidade, onde tem os famosos " Gatos de Tejada", são muitos bonecos, enfeites e muitas luzes, a meninada adora, você que tem um filho de 7 anos, tem que levar, a meninada daqui adora essas coisas, outro ponto turístico que é muito bonito e que também fica no centro da cidade é a Igreja La Ermita, ela é pequena, mas por dentro é muito bonita, só fica aberta na parte dea manha, no resto do dia está fechada.Agora neste em dezembro há um evento muito tradicional daqui da cidade que é a "Feria de Cali", é um período onde há muitas feiras de artesanato aqui na cidade, muitas apresentacoes de cantores locais, bailarinos e tudo mais, termina no dia 30 de dezembro. Eu ainda estou conhecendo a cidade, então, quando estiver chegando aqui, me avise, porque se até você chegar, eu souber de mais alguma coisa que seja interessante, eu te passo.

 

Un abrazozote!!!!

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OI ANA......... Adorei sua informação sobre o preço da gasolina R$ 1.50 é muitooooooooooooo bom.......mas vc me assutou sobre o povo daí não gostar muito de estrangeiros ! Ainda mais que minha esposa não quer ir á Colômbia de jeito algum !! Mas como eu vou estar alí no Equador, grudadinho na Colômbia.....não posso perder a chance de conhecer outro país.....Como eu adoro surpresas, novidades, viver o diferente, enfrentar situações novas e inusitadas.....QUE CALI ME AGUARDE......Obrigada pelas informações, mantenha contato....Abraço do Sul do Brasil......

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Me desculpe, mas você entendeu errado. A gasolina não custa 1,50, esse valor é o valor da passagem de coletivo, do ônibus mesmo, o preço da gasolina eu não tive como averiguar, mas creio eu que deve ser mais ou menos o mesmo preço do Brasil, gasolina barata, vc vai encontrar é na Venezuela, já fiquei sabendo que lá é quase de graça. Qualquer dúvida, pode mandar mensagem de novo que eu respondo. Listo?

 

 

Bjos!

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Olá, Ana!

Adorei o seu post! Sou apaixonada em Salsa!

Eu e uma amiga dormiremos dias 28 e 29 de dezembro aí, que dá segunda e terça. Voce sabe se havera eventos ou bares de salsa aí nessa data? Ou é melhor nós irmos dias 4 e 5 de janeiro?

Voce pode nos passar mais informações sobre essas pensões? Existem albergues também? Não queremos muito luxo na hospedagem, queremos mais aproveitar a cidade e os eventos culturais...

Obrigada!

Se puder, responda para meu e-mail? [email protected].

Abraços!

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Vale muito a pena conhecer a cidade, principalmente se vc for do tipo que gosta de danzar salsa, porque esse é o forte na cidade...te recomendo uns 3 dias por aqui, como dica, te digo que vale a pena conhecer também a parte histórica da cidade, no caso o bairro San António, é bem charmoso... e o Rio Cali, com seus famosos gatos...e para rumbear, vá até o bairro Granada que é onde tem as melhores discos, e por lá toca de tudo, tem disco só pra salsa, tem outras que tocam romantico, outras que tocam regueton... também recomendo que vc conheca el "eje cafetero" é uam regiao muito bonita...Naum deixe de conhecer Bogotá, a cidade tem muitos atrativos, te a catedral de sal, que o pessoal costuma chamar de " Nemocon", tem o bairro histórico La Candelária, tem os museos...naum deixe de ir também em Cartagena, e em Santa Marta que é lindíssima...aliás eu reservaria um mes inteiro só para Santa Marta, pois lá vc pode "busear" (ou seja, praticar mergullho), pode conhecer prais incriveis no Parque Tayrona, (só para o Parque eu te recomendaria passar pelo menos uma semana, ou até um pouco mais, uns 15 dias para que se conheca todo: o parque é dividio em 3 partes: Zaino, Palangana e Calabazo...(é muito grande), o ideal é vc ficar mais tempo por lá, até para compensar o valor que é pago na entrada : 35.000 Pesos colombianos, mas vale muito a pena!!! Além do Parque Tayrona, Santa Marta oferece outras opcoes de passeio: tem a Serra Nevada, que sao 6 dias de caminhada até chegar no cume, esse passeio tá custando em torno de 545.000 pesos colombianos, e tem o acompanhamento de um guia, e tem também a Ciudad Perdida, que é um passeio mais arqueológico. Saindo um pouco de Santa Marta, também te recomendo que conhece Medellin, que é conhecida como a cidade mais bonita da Colombia, eu ainda naum conheco..hehehe...estou pensando em ir pra lá na semana santa..vamos ver se vai dar certo...Bom, espero ter ajudado, qualquer coisa, pode mandar mensagem, um abrazo.

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Você ainda está morando em Cali? Estou indo ai para setembro e tenho algumas dúvidas! Primeiro, viajar de Aerorepublica é seguro? O que tem de interessante em setembro para fazer? Você conhece o Valle do Cauca? Tem alguma coisa interessante? Tem praia perto? Acho que é só... por enquanto.. Muito obrigado pelas dicas anteriores, já foram muito úteis!

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Alex, bom a pergunta nao foi pra mim, mas vou responder assim mesmo..rsrsrs.... A Aerorepublica na verdade foi absorvida pela Copa airlines do Panama e foi renomeada como Copa Airlines Colombia. Apesar das aeronaves ainda utilizarem o logo da aerorepublica, sao todos da Copa. Quanto a segurança, pode ir tranquilo. Todos avioes da frota regional sao Embraer - 190, muito seguros e o modelo mais antigo é de 2007. Cali é a capital do Valle de Calca que é na verdade um departamento ( estado ). O litoral fica a aproximadamente 100 Km de Cali ( Boa Ventura ), mas é oceano Pacifico e como bem sabemos, agua fria e praias de pedra! Uma merda se comparados a Cartagena, Barranquilla ou San Andres. Cali é uma cidade grande, famosa por suas rumbas ( e isso tem o ano todo ), porem se comparado a outras cidades famosas, dispoe de poucos atrativos turisticos.

Estou morando em Medellin, a servico, e pelo menos uma vez por mes vou pra Cali. Se precisar de mais alguma ajuda fique a vontade.

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oi para todos, estou pensando em ir para Medellin e Cali em julho. E gostaria de saber como é o clima lá (se estará muito sol?), se tem muitas baladas com estilos diferentes e se rola uma "pegação". shaush .... abç espero respostas.

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Cali é mais quente que Medellin. Em Julho é inverno aqui, e as temperaturas são mais baixas principalmente em Medellin que pode chegar de 5 a 8 graus anoite. As Baladas são variadas aqui, mas a grande maioria são Rumbas com musica no estilo da Salsa. O povo em geral é bonito e agradavél e a cultura da "pegação" nao foge muito do Brasil. Basta ter um bom xaveco. Não adianta se valer do Brazil Style , pois aqui eles são bem nacionalistas!!..

 

Abs

 

Leo

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Estive em Cali em Janeiro:

 

Cidade quente tbm, mas menos que Cartagena. Centro comum como qualquer cidade, sem grandes atrações.

Podem pegar um taxi e ir visitar o Cristo, onde se tem uma visão legal da cidade.

 

Pra dançar salsa vc pode ir na casa mais famosa da cidade, a Tin Tin Deo. O lugar na boa... é mega simples e pequeno... nem se compara com as casas de dança do BR, mas pelo que vi o pessoal de la nem se importa com o lugar, e sim só dançar.

 

Gostei do Shopping... que nao lembro o nome, mas é o maior da cidade. Pra quem tiver de boa vale a pena.

A Igreja La Ermita tem uma arquitetura bem diferente e pra quem gosta vale a pena tbm.

 

Hostel tbm nao lembro do nome, quando lembrar coloco aqui.

 

É isso!

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Olá,

 

Usei este tópico para ajudar a compor minha viagem a Cali (na verdade viajei pra lá a trabalho, e estiquei o fds), então gostaria de deixar algumas dicas (a primeira é que, como já foi dito por aqui, a conversão de moeda é aproximadamente $1.000 = R$1,00).

 

Enquanto estava a trabalho, fiquei hospedada no Spiwak Chipichape, que é um hotel novo dentro do complexo do Shopping Chipichape (http://www.spiwak.com/hotelencali.php), que é ótimo e bem localizado (mas um tanto caro - a minha diária, com café da manhã, ficou em $300.000, algo em torno de R$300,00), e por conta fiquei no bairro Granada, no albergue The Pelican Larry (http://www.pelicanlarrycali.com/), que é do Gunther, um alemão que se mudou pra Colômbia há muitos anos - veio passar as férias, se apaixonou por Cali e aqui ficou (diária de $18.000 em quarto coletivo, ou aproximandamente R$18,00) sem café da manhã, o que não é problema, pois por perto há muitas padarias, bares e restaurantes. Para quartos privados, custa $50.000 sem banheiro e $70.000 com banheiro a diária para duas pessoas.

 

O albergue tem banheiros e camas limpas, tem chuveiro quente (pra quem detesta banho frio, como eu, está bem servido lá), wifi (mas só perto da recepção), tem uma cozinha relativamente bem equipada, e ao redor tem vários tipos de restaurantes, desde os mais econômicos até os gastronômicos, pois fica num bairro que lembra a Vila Madalena, cheia de bares, ateliês e restaurantes. Aparentemente é seguro, mas infelizmente uma australiana que estava no meu quarto que teve o porta-documentos roubado, onde estavam os cartões de crédito, dinheiro e o passaporte, e ela me disse que estava no locker, e realmente não sabemos o que aconteceu. Eu era a única latino-americana por lá, então foi uma ótima oportunidade pra soltar o inglês - ótimo pra quem só anda falando portuñol nos últimos tempos, como eu - hehehe!

 

Para os passeios não sou a maior referência, pois contei com um colega de trabalho que vive lá, e me levou de carro pra conhecer os principais pontos turísticos - segue uma listinha do que conheci:

 

-Parque del Gato: Há uma escultura grande de um gato, e a história é que ele estava muito solitário, então deram gatas idênticas e sem pintura a vários artistas plásticos, que "presentearam" o parque com várias possíveis namoradas - uma versão felina da CowParade;

-Parque Artesanal Loma de la Cruz: tem uma feirinha de artesanatos, mas passei por lá super cedo, não tinha quase nada, mas parece que por lá há apresentações de grupos de teatro, músicos e afins;

-Centro, Teatro Municipal e prefeitura - tudo de dentro do carro;

-Plaza de Sebastián de Belalcázar: praça que tem uma estátua do fundador da cidade, e onde há um ótimo mirante;

-Cristo Rey: uma versão valluna do Cristo Redentor, que tem uma vista excelente da cidade, mas é perigoso (além de longe) para ir caminhando, é melhor ir em táxi e pedir para que te espere, ou alugue um carro;

-Iglesia de San Antonio: local bucólico, com uma pequena igreja e um mini anfiteatro, onde grupos independentes de teatro se apresentam e recolhem dinheiro depois do espetáculo;

-Parque del Perro: equivalente ao Parque Lleras daqui de Medellín, é uma praça com uma escultura (bem pequena, diga-se de passagem) de um cachorro, e ao redor da praça há bares, restaurantes e "rumbas" - não provei, mas o meu colega disse que aqui vendem os melhores "aborrajados", banana da terra madura assada com recheio de queijo, típicos da região.

 

Tudo isso foi feito em menos de três horas, pois estávamos de carro, quem dirigia conhece muito bem a cidade, mas sinceramente se estivesse sozinha não sei como faria para conhecer tudo isso em tão pouco tempo (e certamente meu roteiro seria um pouco diferente, teria incluído alguns museus que me pareceram interessantes, como o Museo de Arte Moderno La Tertulia). À tarde fomos à Hacienda El Paraíso (http://www.colombia.travel/en/international-tourist/sightseeing-what-to-do/recommended-tourist-attractions-special-reports/hacienda-el-paraiso, visita guiada a $4.500), um lugar lindo num "pueblo" próximo a Cali, lugar que serviu de cenário para uma história verdadeira que virou livro, novela e filme, "María", clássico da literatura colombiana escrito por Jorge Isaacs. O caminho do Valle del Cauca tem paisagens lindas, pura natureza, vale a pena (fiz de carro o trecho Manizales-Cali, pelo Eje Cafetero, realmente um caminho muito bonito). O almoço foi numa cidadezinha chamada Ginebra, onde comemos o famoso "sancocho de gallina".

 

À noite queria dançar, afinal Cali é a capital colombiana da salsa, e eu tinha que fazer jus às minhas aulas de dança (rs). Perguntei ao Gunther, que me falou que na 6a (avenida próxima ao albergue) tinham várias baladas, mas passei durante o dia por lá e não me pareceu o melhor lugar pra sair, então perguntei ao moço que cuida à noite da recepção do albergue, que me deu a dica do Tin Tin Deo (http://www.tintindeo.com/), típico e frequentado por locais, foi ótimo, dancei a noite toda! Cada trecho de táxi saiu por $8.000, e a entrada feminina eram $10.000, consumíveis (ô saudade da consumação mínima - rs). Aliás, o Gunther é gente boa e tem ótimas intenções, mas cuidado com as dicas dele... rs! Não me senti segura de caminhar à noite sozinha procurando uma pizzaria na 6a, onde ele me disse que poderia ir tranquilamente, então voltei rapidinho para a 9a, onde tinham muitos restaurantes e bem mais próximos ao albergue.

 

O táxi para o aeroporto custou $45.000, e era recomendado pelo albergue (perguntei a vários taxistas, e o preço era meio que padrão), mas há também a opção de tomar um ônibus até o terminal, e de lá sair de fretado ($8.000), mas muito mais demorado e arriscado, sendo que a mesma australiana que teve o passaporte roubado me contou que roubaram a mochila de outra menina dentro de um ônibus - na verdade, me sinto mais segura em Medellín que em São Paulo, mas roubo e violencia existem em qualquer parte e, se possível, é melhor não dar chance ao azar.

 

Outro ponto que tem que ser levado em consideração é que Cali está cheia de obras, e muitas ruas estão bloqueadas, inclusive ao redor do albergue, o que dificulta um pouco a locomoção e me fez ter a sensação de insegurança maior (tinham vias para pedestres, mas muito limitadas, e com pessoas suspeitas em algumas partes, então tive que dar uma volta maior pra evitar o perigo). Dizem que por ser um bairro de importância tanto turística quanto para os caleños, as obras serão concluídas "rapidamente", num prazo de aproximadamente 5 meses.

 

Boa viagem!

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Gi,

 

Vc esta morando em Medellin?? Eu estou ai a 11 meses ja.. Hoje estou aqui no Brasil, mas dia 29 volto pra ai... Concordo com Vc... Me sinto mais seguro em Medellin do que em Sao Paulo... Gosto muito de Cali tambem, mas sempre digo que Medellin eh outra Colombia!

 

Abs

 

Leo

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Oi, Leo!

 

Acho que chegamos por aqui na mesma época, me mudei pra cá em outubro do ano passado e, apesar da saudade, claro que a qualidade de vida aqui é outra! Voltei algumas vezes pro Brasil neste meio tempo, mas agora só volto no Natal...

 

Vc sabe se tem mais brasileiros por aqui?

 

Abs,

Gi

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Conheça Cali caminhando...

 

Foi lá na grande cidade que resolvi quebrar o "protocolo turístico", vesti uma roupa confortável, coloquei o oclão na cara, usei a bolsa nova que comprei no Equador e caminhei (literalmente) sem mapas, nem roteiros pré definidos. Conversando com os locais recebia as dicas para onde eu deveria seguir... Dessa forma, descobri na metrópole uma entorpecente mistura de cores e gentilezas.

 

Monumento das Três Cruzes: As primeiras cruzes fixadas no local foram feitas em 1837 de bambu. Em 1938 o padre Marco Tulio Collazes pediu que as fossem refeitas em concreto e ferro. As duas cruzes laterais medem 22m e a central 26m. Na semana santa o lugar enche de peregrinos vindos de todas as partes da cidade. Para chegar até lá pode ir de táxi ou fazer uma caminhada de aproximadamente 3 horas.

 

Por ali mesmo encontrei uma das delícias gastronômicas de Cali: As obleas.

Gente! O que é isso? Bom demais! São feitas em uma massa bem fina de farinha de trigo e com recheio de doce de leite. Mas essa que comi vinha con todo! Doce de leite, castanha, cobertura de chocolate, cocô ralado e geleia. Pense? Uma formiga passando por perto, me levava junto com o doce! Não deixe de provar.

 

Parque do Gato do Rio: Conhecido também como o Parque do Gato Tejada está localizado próximo ao rio Cali. A obra principal é um gato de 3,5m de altura feita pelo escultor Hernando Tejada. Comovidos com a solidão desse gato, artistas locais e estrangeiros resolveram esculpir gatas pretendentes do Gato do Rio. Cada gata tem um nome e uma breve descrição de porquê devem ser escolhidas como parceira desse gatão. Dá uma olhada nas aspirantes à Sra. Gata do Rio.

 

O passeio chegou ao fim no mirante Sebastián de Belalcázar. Mas antes de subir, rolou aquela paradinha gastronômica com milho assado da Sra. Simpatia que em 5 minutos de conversa me contou várias histórias da sua vida, se eu for contar a vocês, levarei 5 dias.

 

O passeio chegou ao fim no mirante Sebastián de Belalcázar. Mas antes de subir, rolou aquela paradinha gastronômica com milho assado da Sra. Simpatia que em 5 minutos de conversa me contou várias histórias da sua vida, se eu for contar a vocês, levarei 5 dias.

 

Mirante Sebastián de Belacázar: No bairro Las Arboleda, esse mirante oferece uma ótima visão da cidade. A estátua de bronze é uma homenagem ao fundador da cidade que leva o nome da monumento.

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      Cartagena - San Andres e Tayrona: onde fazer mergulho?
       
      Olá mochileiros,
       
      Eu e meu namorado vamos para Cartagena, San Andres (talvez Providencia, se sobrar tempo) e Tayrona mês que vem e queria muito fazer mergulho de cilindro. Li algumas dicas em outros tópicos, mas gostaria de saber, entre essas cidades, qual a melhor opção para fazer esse passeio? Será minha primeira vez, posso fazer o mergulho com tubarões ou preciso de um curso?
      Obrigada!
    • Por taty maria
      Olá galera,
       
      vou tirar férias em Agosto, já viajei muuuito pelo Brasil, e essa será minha primeira viagem internacional, por isso com certeza minhas maiores dúvidas são em relação a câmbio, documentação, meio de transporte entre cidades ...
       
      Vamos lá depois de algumas pesquisas eu cheguei ao seguinte roteiro:
       
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      0
       
      08/ago: Rio de Janeiro - Bogotá 12:09 / 19:00 (Tam /Lan)
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    • Por Cristiane Neres
      CUSCO
       
      Olá, primeiro quero agradecer todas as dicas do mochileiro, segui praticamente todas e foi uma viagem inesquecível!
      Na realidade, iniciei a minha viagem por Cusco (Peru), decidi sair de lá pelo simples motivo de todos os vôos estarem lotados a partir de Rio Branco (AC), onde moro. Como não sabia ao certo se ia ter férias, só pude comprar os trechos em dezembro. Paguei caro, mas se considerar os preços aqui no Brasil nessa época, com essa quantia nem sairia da minha cidade. Os trechos foram os seguintes:
       
      Rio Branco- Assis Brasil (ônibus): R$ 36,00 reais
      Iñapari-Puerto Maldonado (táxi ou van): $ 70,00 soles (ida e volta)
      Puerto Maldonado-Cusco (ônibus Palomino na ida e Moviltur na volta): $ 100, 00 soles (ida e volta)
      Cusco-Bogotá (aéreo Taca-Avianca): R$ 1.460,00 reais
      Bogotá-Cartagena-San Andres-Bogotá (aéreo Copa airlines): R$ 900,00 reais
      Na volta para casa, decidi voltar de táxi de Assis Brasil até Rio Branco: R$ 75,00 valor do táxi
       
      Iniciei no dia 08/01 às 6:00 da manhã, pegando o bus da rodoviária de Rio Branco, na realidade, saiu com atraso de 15 minutos. Apesar de ser uma opção mais em conta, eu não recomendo, o ônibus é horrível, desconfortável e a chegada era prevista para meio-dia, chegou quase duas horas depois. Conheci um casal de Foz do Iguaçu na chegada a Assis e dividimos o táxi até Iñapari (R$ 4,00). Paramos no Posto da PF para registrar a saída e seguimos até o ponto de táxi e vans de Inãpari. Quando chegamos de pronto já pegaram nossas malas e acomodaram em um táxi, troquei real por dólar e alguns soles, a cotação estava terrível, paguei 2,20 reais por cada dólar e o nuevo sol tava valendo 1,20 para cada real, muito ruim!
      Logo no início, tem que parar na aduana peruana para registrar a entrada. Os horários de funcionamento são de 8:00 as 12:00 e de 14:00 às 19:00 no horário peruano (diferença de mais ou menos duas horas de Brasília). A viagem de táxi é razoável, foi melhor pq eu e o casal conversamos muito e ajudou a passar o tempo, em média 3 horas e meia. Chegamos a Puerto Maldonado o táxista nos deixou no hotel que a agencia tinha reservado para o casal, o Cabaña Quinta, eu ia ficar em uma hospedaria pé de rato que sempre fico, mas decidi pernoitar por ali mesmo, apesar da diária salgadinha (90 soles um quarto individual sem ar-condicionado). O hotel é bom, com bar e restaurante, inclusive jantei por lá, muito boa a comida :'>
      Antes do jantar fui comprar a passagem para Cusco, os escritórios de todas as agências ficam na Avenida Tambopata. O atendente do hotel indicou a Movil Tours, Tepsa e Palomino, pois segundo ele são as melhores para esse trecho. Sem dificuldades, encontrei as agencias, basta pegar um moto-taxi que eles deixam lá, na Movil Tours já não havia mais vagas para às 10 da manhã do dia seguinte, aí fui na Palomino e consegui o trecho para esse horário.
      Sobre os horários de saída para Cusco, basta pesquisar no site da Movil Tours, os horários são bem parecidos nas outras empresas http://www.moviltours.com.pe
      Embarquei e ônibus saiu pontualmente. Bem confortável, semi-cama, também tinha a opção de cama só que um pouco mais mais caro (75 soles). Tinha serviço de bordo e tudo, com um almoço honesto (arroz, frango guisado e milho verde), mas até gostosinho! Previsão de 10 horas de viagem, o que não me incomoda porque viajar na cordilheira é o máximo!
      Chegamos às 19:30 mais ou menos e já segui para o hostel Ecopackers, um hostel que adoro, bem pertinho da Praza das Armas http://ecopackersperu.com/
      Meu vôo para Bogotá saía às 7:30 da manhã do dia 10, então para não peder o costume, curti um pouquinho da night cusqueña!!!
       
      CARTAGENA
       
      No dia seguinte meu vôo saiu pontualmente, pela Taca até Lima e de Lima para Bogotá na Avianca, aliás, muito bom tanto o serviço de bordo quanto o entretenimento. Cheguei em solo colombiano aproximadamente às 14:00, peguei a mala e fiz o check in para Cartagena. Como meu vôo só saía às 18:00 e pouco, fui almoçar no famoso Crepe & Waffles (delícia), e depois fui trocar dólares por peso colombiano. Achei que o câmbio tava ruim, mas acreditem, foi a melhor taxa que encontrei ( 1 dólar por 1,800 COP).
      Cheguei a Cartagena por volta de 19:30, a dica é ir ao guichê de táxi e eles te dão o valor exato de acordo com o endereço.
      Fiquei hospedada no Hostel Casa Venecia, no bairro Getsemani. É um bairro antigo, li em muitos posts que o melhor era ficar na cidade amuralhada, mas não encontrei mais vagas no El Viajero ou no Blue House. Perto há muitos restaurantes, farmácia, mercadinho e muitos bares, é a zona boêmia de Carta. Não tenho dúvidas que foi um bom lugar, apesar das instalações não serem lá essa maravilha, conheci uma galera muito boa lá de brazucas (Fê, Rafa, Vivi e Majuh), argentinos, europeus e um turco. Logo que cheguei já saí com a galera, fomos ao Café Del Mar, um mirante famoso que à noite rola festas com DJs e dançarinas, claro com um preço salgado (9,000 COP a cerveja ou qualquer drink meia boca), depois voltamos para Getsemani ficamos em um bar e terminamos a noite no Café Havana, com muita salsa ao vivo.


       
      Hostel: 130,000 COP (5 noites, diárias com café da manhã)
       
      No dia seguinte fui andar pela Cidade Amuralhada, tirar fotos e conhecer os principais pontos. Me encantei com a cidade antiga, muito linda!






      Almocei no El Bistrô, um misto de restaurante, lanchonete e padaria, com preços de 12 a 25,000 COP dependendo do prato. Comida excelente, com entrada de salada e atendimento ótimo.
      A tarde fui conhecer o bairro Bocagrande e a praia, não gostei, muitos ambulantes, areia escura...Enfim, as praias "caribenhas" não estão no perímetro urbano de Carta. O bairro é alto padrão, com muitos edifícios, lojas, e cassinos.
       
      No dia seguinte fui caminhar mais pela cidade amuralhada e à tarde fui conhcer o Castelo de San Felipe de Barajas com Sara, uma jornalista que conheci no aeroporto. Muito legal a construção, com canhões e túneis, é a maior obra da engenharia militar espanhola na América, e com uma vista excelente da cidade. Nem tão perto fica o Serro La Popa, que acabei não conhecendo. Atrás do castelo há uma pracinha com a escultura Monumento a los Zapatos Viejos, uma homenagem a o poeta cartagenero Luis Carlos Lopéz, que é um dos símbolos da cidade.
      No final da tarde, fui a um concerto de violoncelo, estava rolando na cidade o Festival Internacional de Música, só que antes conheci o famoso Café Juan Valdez. De quebra, conheci um dos prédios da Universidade de Cartagena. Depois do concerto, jantei no Brujas de Cartagena, tava afim de uma gastronomia refinada. Paguei bemm caro, mas valeu a pena, com lagostas, vinho e sobremesa. A noite fomos a famosa rumba Mister Bambilla (eu e a turma brazuca), na cidade amuralhada, adoreiii, dançamos muito até altas horas.


      No antepenúltimo dia, finalmente fiz o passeio Islas Rosário e Playa Blanca. Consegui o passeio a 45.000 COP de lancha e dá para comprar na hora. Há uma taxa de entrada de 12,000 pesos (imposto).
      Nesse dia estávamos eu, o argentino Ignácio, os colombianos Jorge e Victor e mais a tia e primo de Victor que são australianos. Foi muito divertido e realmente vi o mar de sete cores, as verdadeiras praias caribenhas. Fizemos snorkeling em Ilhas Rosário (25,000 COP o aluguel do material). Fiquei frustrada porque achei que o passeio incluía a parada no Acuário tb, mas não tinha! Então tem que optar, ou faz o snorkeling ou fica no Acuário.
      Depois seguimos para Playa Blanca, o almoço foi servido assim que chegamos. Simples: arroz, salada, patacons (banana verde frita) e peixe assado. Muito linda a praia, mas com muitas barracas e ambulantes, a faixa de areia é mínima. Aliás, isso é comum nas praias de lá, não gostei (das barracas), visualmente não é bonito. O restante da tarde foi só naquelas águas maravilhosas...

      No meu último dia inteiro, tive dores no estômago e diarréia, ainda bem que um dos atendentes do hostel é estudante de medicina, passou um medicamento e soro... Mas foi o dia inteiro acamada! Graças a Deus no dia do embarque para San Andres já estava bem, fiz o último passeio e comprei os regalos para os amigos!
       
      Sobre Carta:
       
      [*] A cidade é incrível, respira arte. Só andar por Cartagena você já sente a energia do local;
      [*] Há muitas opções de restaurantes, com vários tipos de gastronomia e preços. Recomendo esses:
       
      La Mulata (ótimo custo)
      Peru Fusion (boa apresentação e sabores)
      El Bistrô (algo bem cosmopolita)
      Brujas de Cartagena (gastronomia impecável)
      Crepes & Waffles (indescritível)
      La Casa Pajaro (calle Media Luna) um misto de restaurante e galeria de arte, como menu unico por dia que inclui entrada, prato principal e uma limonada ao custo de 8.500 COP
       
       
      SAN ANDRES
       
      Embarquei para San Andres às 13:00, vôo rápido e tranquilo. Antes do check in, tem que comprar a entrada para a ilha, tava no valor de 45,000 (COP). Na chegada passa pela imigração e depois as malas são revistadas! Demora um pouco, mas é a assim mesmo. A chegada... É um sonho, ver aquele mar lindo é indescritível, pena que não sentei do lado direito para tirar boas fotos.
      Fiquei hospedada no El Viajero, que fica bem perto do aeroporto. Mas não tava afim de caminhar, fui de táxi (10,000 COP). Gostei da estrutura do hostel, o café da manhã é bom e rola umas festas no bar. É possível agendar os passeios, mini curso de mergulho e aluguel de carrinho de golfe e scooter para conhecer a ilha. O staff é mais ou menos, deram fim na minha toalha de banho e acrescentaram uma cobrança indevida na minha conta, mas no fim das contas foi a melhor opção.
       
      Hostel El Viajero (330,000 COP /7 noites com café da manhã)
       
      A galera brazuca também estava no hostel, combinamos de irmos juntos a Cayo Bolívar no dia seguinte. Nesse dia dei aquele passeio de reconhecimento, comprei o material de snorkeling (10,000) e as sapatilhas (10,000). Material bem fuleiro, mas quebrou o galho. Também conheci o calçadão e as lojas duty free... Algumas coisas bem em conta, tipo bebidas, perfumes, cremes, óculos. À noite fomos ao Cocoloco, mas nesse dia estava fechado.
      Dia seguinte (16/01), o passeio mais espetacular: Cayo Bolívar. É uma ilha no meio do nada, mais ou menos uma hora e meia de lancha até chegar lá, aliás, a ida de lancha é adrenalina pura. há uma base militar e uma torre na ilha, mas tem aquele aspecto bem selvagem. A água bem cristalina e quentinha. Ficamos nessa ilha até às 15:00, depois fomos para outra, ficamos meia hora e tivemos que retornar. Na volta, vimos os golfinhos, eles nadavam e saltavam lado a lado com a lancha, sensacional!
      Preço do passeio: 180.000 COP , incluso transporte, almoço (muito bom) e open bar (água, refrigerantes e cervejas importadas).



       
      No dia 17/01, fui fazer compras junto com a Fê, aproveitei e comprei uma câmera subaquática para registrar o mergulho e algumas coisinhas. Ia conhecer a ilha com o argentino Ignácio, combinamos de dividir o aluguel da scooter, mas não deu certo, desencontramos. Então decidi adiantar o mini curso de mergulho, muito legal, o instrutor passa o básico, treinei em uma piscina e depois fomos para o mar... Foi uma experiência excelente, não senti medo e a todo o momento o instrutor verificava se estava tudo ok. Após o mergulho, caminhei no calçadão no fim de tarde para ver o pôr-do-sol. A noite rolou um happy hour no bar do hostel, foi lá que conheci a francesa Alizée, a suiça Débora, os brazucas Filipe e Alberto e mais pessoas bacanas. Combinamos de dividir o aluguel do carrinho para conhecer a ilha no dia seguinte.

       
      No dia 18/01 conseguimos um carro por 70.000 COP (depois de muito chorar, o preço era 80.000). No hostel tava bem mais caro, 120,000 COP. Melhor mesmo é procurar direto nas locadoras de veículos, há várias na ilha. O passeio foi maravilhoso, passamos pela linda praia de San Luis, La Piscinita (bom para snorkeling), Arroio Soplador e West Wiew, onde ficamos um bom tempo fazendo snorkeling, tirando fotos e saltando de uma plataforma que tem lá. Entregamos o carro perto das 18:00. À noite, baladinha no Cocoloco. Falei tanto do mergulho para a Alizée que ela quis experimentar e eu acabei indo de novo! Também fomos a praia de Cocoplum e conhecemos a ilhota Rock Kay. O legal é que atravessamos pela água mesmo, uma caminhada de 200 metros mais ou menos. Legal snorkeling também.

       
      No dia 19/01 pela manhã fomos ao mini curso e lá conhecemos os chilenos Pilar e Cristian e o inglês Purvez. O segundo mergulho foi mais incrível que o primeiro, principalmente pelas amizades que fizemos. Mergulhamos em um sítio diferente do que eu fui primeiro, também muito bonito, com ótima visibilidade, muitos peixes diferentes e corais. Depois fomos todos almoçar juntos em uma tratoria em frente ao Cocoloco. Um pouco caro, preços em média de 18,000 a 40,000 cada refeição, dependendo do que escolher.



       
      Como já estava chegando o dia de ir embora e é claro que eu não queria, decidi ficar mais um dia nesse paraíso. Fui ao aeroporto e pedi para mudar o dia de embarque para Bogotá. Sem problemas consegui mudar para o dia 22 à noite...E o melhor de tudo, SEM PAGAR ABSOLUTAMENTE NADA! Não acreditei quando a moça disse que não era necessário pagar, pedi para ela repetir 2 vezes para ver se eu tinha traduzido certo, e era verdade!
      Então, no dia 21/01 eu, Alizee e Filipe combinamos ir a alguma praia simplesmente "jiboiar", bronzear e simplesmente curtir aquela paisagem maravilhosa. Pegamos uma buseta (bem esculhambada) que passa perto do hostel e fomos para uma parte bem calma da praia de San Luis. O valor da passagem era 1,500 pesos. Montamos o nosso QG em frente a um restaurante chamado Donde Francesca e de lá não saímos. O restaurante é caro, comi uns camarões na chapa bem meia-boca ao custo de 32,000 COP. Comemos um brownie com sorvete muito bom (10,000 COP) e a cerveja até que não era tão cara.Foi todo o dia ali, por muito tempo na água. Depois de algum tempo apareceram uns meninos para jogar futebol na praia (pra mim tava mais para fightbol), o Filipe se arriscou a brincar com eles. À noite juntamos uma galera e fomos jantar no Miss Célia, que fica perto do porto de saída para as Cayo Bolívar. Foi indicado como um dos melhores restaurantes da cidade, preço nem tão barato, mas para mim valeu a pena, pedi uma bandeja montanhês (carne, frango, choriço, ovo frito, arroz, feijão e banana frita)e me espantei com o tamanho do prato e quantidade de comida (24,000 COP). A porção de peixe não tava tanto assim, bem menor.

       
      No hostel conheci o manauara Felipe França, um dos moderadores dos tópicos de viagem Caribe e América Central. Combinamos de ir juntos ao passeio de Jonny Cay e Acuário no dia seguinte, que seria o meu último passeio na ilha antes de dar tchau (snif)
      Então fomos lá. No dia 22/01 fomos primeiro ao Acuário, o tempo estava um pouco nublado e não vi tantos peixes assim. É apenas uma pequena faixa de areia com algumas barraquinhas de venda de drinks e lanches. Ficamos cerca de 1 hora lá, tiramos fotos, bebemos piña colada e só. Seguimos para Jonny Cay, e para minha surpresa ainda tem que pagar uma entrada na ilha (3 ou 4.000 COP, não lembro bem). A ilha é linda, cheia de quiosques que vendem drinks e comida, pena que nesse dia eu não tive disposição para caminhar. Estiquei a canga e fiquei torrando. Tudo ali é caro, o prato mais simples com arroz, peixe, salada e banana frita sai a 20,000 COP. Recomendo levar seu lanche, mas vale a pena, comi um peixe desses simples mas muito bom. Voltamos às 3 da tarde, terminei de arrumar a mala e depois saí junto com o Ricardo (brazuca do Rio Grande do Sul) para comprar uma mala pra ele e jantar. Jantamos no Barracuda, depois de muita insistência do Ricardo, pelo visual é um restaurante bem chique. Fomos olhar a carta, e para nossa surpresa, alguns pratos a 18,000 COP. Também tem bufe self-service a 24,000 COP, com uma variedade até boa de acompanhamentos e opção de três tipos de carne e mais um suco. Nem preciso dizer que adorei, comi demais, era a minha despedida de San Andres.
      Às 21:30 embarquei para Bogotá, feliz e alegre por ter conhecido um lugar tão massa e pessoas tão maravilhosas. Os nativos da ilha são muito amáveis e adoram brasileiros, assim como nós, o sorriso é a marca registrada desse povo tão sofrido e trabalhador.
       
      Sobre San Andres:
       
      [*] Minha dica é começar com o passeio de carrinho na ilha, assim vc tem uma visão geral do que te espera e se gostar de algum lugar pode voltar lá;
      [*] Depois Jonny Cay e Acquário, Rock Cay e fecha com Cayo Bolívar. Feito o roteiro turistão, conheça as belas praias e outros pontos da cidade.
      [*] Pechinche, chore o quanto puder para reduzir os preços de passeios e se possível procure sempre as operadoras e locadoras de veículos, os preços são melhores;
      [*] Assim que chegar já compre logo as sapatilhas e o kit snorkel, o aluguel não compensa. Comprei um bem vagabundo mas que quebrou um galho e economizei nisso.
      [*] Cerveja importada é mais barata que a nacional, há boas opções de vinhos e destilados;
       
      Restaurantes que recomendo:
      Em geral os preços são mais caros que Carta e Bogotá, mas em alguns vale muito à pena. Nos supermercados há boas opções de biscoitos e pizzas congeladas, bem em conta. Me fartei com tanto pringles, comprei 3 latinhas a 10,000 e quebrou um galho no aeroporto.
      El Parqueadero (perto do hostel, comida caseira com entrada de sopa incluso, média de 8,000 a 12,000 pilas);
      Morgan Chiken (preços mais ou menos na mesma média do anterior, com várias opções de frango e porções razoáveis);
      Pollo Kikiriki (também perto do hostel, mais ou menos na mesma média. Há pescados na carta, mas um pouco mais caro);
      Barracuda (Um dos que mais gostei, a 24,000 no bufê self-service)
      Tratoria (não lembro o nome, mas fica perto do Cocoloco. Fui duas vezes, uma vez o bolonhesa tava ruim, na outra vez comi um nhoque aos quatro queijos, um dos melhores que já provei!)
      Miss Célia (Preços variados tb, comi e não me arrependi).
       
      BOGOTÁ
       
      Depois desse paraíso, sinceramente, não me animei muito com Bogotá. Talvez porque errei no meu roteiro, deveria ter feito Bogotá primeiro e depois Cartagena e San Andrés.
      Mas vamos lá, saí de SA mais ou menos às 9:30, cheguei em Bogotá depois de meia noite. Já tinham me avisado que o táxi naquele horário não era nada barato e de fato, quando ia chegando perto da porta, fui abordada. Não teve jeito e choro, paguei 30, 000 COP na corrida de táxi até a Candelária, bairro onde fica o hostel que fiquei hospedada (The Crank Croc).
      Confesso que fique assustada quando cheguei não havia nenhuma alma na rua e o local bem esquisito, o que muda muito durante o dia.
      De manhã já encontrei o Filipe lá, um dos brazucas que conheci em San Andres
      Minha primeira impressão e que depois se confirmou, Bogotá é basicamente como Sampa, com um cardápio cultural e gastronômico intenso e variedade de preços muito boa. Nos tacamos a andar pelas calles, o Filipe já sabia se localizar e no hostel me deram um mapinha, meio apagado mas ajudou muito.
      Fomos à Biblioteca do Branco de La Republica, fiquei impressionada com a estrutura e organização, tem tudo sobre basicamente todas as áreas de conhecimento. São 5 níveis bem distribuídos e ainda oferecem uma visita guiada de graça!
      Depois fomos aos museus Botero e La Moneda, simplesmente incrível! No Museo Botero há um acervo enorme do artista plástico Fernando Botero e exposições temporais também, super recomendo! E tem muita coisa para ver, pra quem gosta, dá para passar umas duas ou três horas lá tranquilamente!


       
      O La Moneda é muito interessante, não é só sobre a fabricação de moedas (o que já seria mara), mas tudo sobre as relações econômicas desde o tempo dos povos pré-colombianos. Também tem um acervo muito grande e painéis de leitura para facilitar a compreensão do que se vê.

      Depois disso, fui caminhar mais pela Candelária, sentir um pouquinho a energia do lugar... Comi uma pizza maravilhosa em uma pizzaria pequena e bem conceitual chamada Craft, as pizzas tem nome de bandas ou personagens de quadrinhos e é uma delícia. Uma pizza pequena (dá para duas pessoas) e um copão de refri custaram 8.500 pesos.


      No fim da tarde decidi ir ao Serro Monserrate, passei no hostel para me agasalhar mais, pois li muitos relatos de que lá é muito frio no final da tarde inicio de noite. Não tava mais com vontade de andar, peguei um táxi (4,000 COP). Cheguei já às 18:30, comprei o ticket do teleférico e fui. A subida é linda, tem uma visão panorâmica de Bogotá. E era frio mesmo, não pensem duas vezes em colocar aquele casaco mais quentinho. Mas aquela visão já de noite é espetacular, há uns LEDs na Torre Colpatria que criam uns feitos legais.
      Fiquei lá um pouquinho admirando tudo aquilo, e agradecendo a Deus por permitir isso.
      Lá em cima é tudo muito caro e ruim, não recomendo comer nada lá, comi uma arepa e só tive raiva!
      Vou ficar devendo as fotos, pq quando cheguei lá em cima, notei que tinha esquecido o cartão de memória no tablet...
      Depois voltei numa van (de graça) que deixa você perto do hostel onde eu tava, fechei a noite no Bogotá Beer Company que fica bem pertinho do hostel. Lá eles tem umas cervejas artesanais muuiiiito gostosas e variados sabores e gostos, um pouquinho caro, mas se comparar os preços de Carta e San Andrés, tá ótimo, um copão de 500 ml custa 9,000 pesos, uma jarra com 2 litros eu acho sai a uns 25,000. Fiquei lá um tempo assistindo um Jogo da Libertadores (Grêmio e um time lá do Equador), tava até bom mas aí trocaram para um jogo da seleção colombiana sub 20, joguinho ruim meu Deus! Nessa noite não saí mais, preferi descansar no hostel, já que tinha passado o dia inteiro batendo perna.
       
      La Candelária é o bairro mais antigo de Bogotá, preserva sua arquitetura bem de época e a movimentação durante o dia é intensa...Escolhi ficar lá pq fica perto de muitos museus, do Serro Monserrat, da Plaza Bolívar e mais ou menos perto da plaza del Toro, que eram os lugares que eu queria conhecer. Infelizmente tive um problemaço, não tava conseguindo sacar, liguei para o meu banco mas minha gerente tinha saído para almoço. Fui ao Museo do Ouro e esqueci de retornar a ligação!
      No dia seguinte, liguei e ninguém atendia... Era feriado! Por conta disso, deixei de fazer dois passeios que eu queria: Zona Rosa e Zipaquirá
      Bem, mas voltando ao Museo Del Oro, é um show à parte. Quem visitar Bogotá obrigatoriamente tem que ir ao Museo del Oro para ficar umas 3 horas admirando um lindo e riquíssimo acervo em artefatos de ouro e alguma coisa de prata também. Preço da entrada: 3.000 COP


      Bom matei quase minha manhã e um pedaço da tarde nesse passeio, estava voltando para o hostel e encontrei a Alizée na rua, então propus de irmos a Plaza de Toros, porque fiquei sabendo que montaram uma pista de patinação no gelo lá. Saindo do terminal da transmilênio que fica perto do Museu do Ouro, do outro lado da rua tem um ponto de ônibus em que se pode pegar uma buseta que deixa na parada em frente à Biblioteca Nacional e perto do Museu de Arte Moderna, no caminho também tem a Torre Colpatria.
      Chegando lá, constatamos que realmente tem essa pista e melhor ainda, é de graça! Até emprestam o capacete e os patins para usar por 40 minutos. As condições é ter um kit higiene (touquinha descartável e sacolas plásticas que servem de proteção para os pés) e não entrar com nenhuma bolsa ou sacola... Foi o que pegou, porque simplismente não havia um lugar para deixar as bolsas, tinha um pessoal que se prontificava a segurar mas não confiamos. Voltamos frustradas, depois de enfrentar uma fila de mais de meia hora para pegar os tíckets.
      Esse é um projeto chamado de "Bogotá Humana", que proibiu as touradas e tentam oferecer outras opções de entretenimento para a população.

      Voltamos caminhando, mais ou menos uns 20 minutos de caminhada, em uma rua bem movimentada que é fechada para carros até às 18:00. Há muitas lojas e artistas de tudo quanto é jeito nessa calle, até que é uma caminhada agradável. Demos uma paradinha no Café Juan Valvez para jogar conversa fora e degustar um bom café...
      À noite, fomos ao Beer Station encontrar alguns amigos colombianos da Alizée. Os bares de Bogotá são incríveis, as cervejas artesanais são simplismente maravilhosas. Depois fomos a um karaokê, os colombianos também gostam muito disso.
      No dia seguinte tive que mudar de hostel, pois não tinha dinheiro suficiente e o que eu estava não aceitava cartão Foi uma pena, porque gostei do Cranck Croc, já fica como dica, nem todos aceitam cartão.
      Seguindo as dicas da Alizee, fui para o Masaya ( http://www.masaya-experience.com/ ), que ficava perto de onde eu estava. É mais novo e mais bonito, muito legal, mas como eu estava acostumada com o anterior, acabei não me enturmando. Antes disso fomos bater perna pela Candelária e almoçar. Comemos no Mora Mora, muito gostoso e barato (tem combos variados, o meu com um smoothie e um wrap havaiano custou 9.000 COP). Aliás, em Bogotá há muitas lanchonetes nesse estilo, vale a pena tanto pelo preço quanto pelo sabor. Depois tiramos uma soneca básica antes de ir para o outro hostel.

      Fui para o Masaya, arrumei minhas coisas e Alizee me convidou para um churrasco com os amigos colombianos. Eu queria mesmo ter ido conhecer o famoso Andres Carne de Res na Zona Rosa, mas estava sem grana e sem conseguir sacar, foi uma pena não ter conhecido a Zona Rosa e Zona T. Fica para a próxima. De qualque forma, o churrasco foi maravilhoso.
      Dia seguinte, dia de despedidas. Meu vôo para Cusco só ia sair às 21:00, então tinha o dia inteiro para curtir. Comprei lembranças numa feirinha que tem perto do Museo do Oro, fui patinar na Plaza de Toros, tirar mais fotos da cidade e ao Museo Nacional. Aliás, o passeio ao Museo foi como mergulhar na história do povo colombiano, nunca vi um acervo tão rico e diverso quanto vi naquele museu. A começar pelo prédio, que antes era o presídio da cidade, fizeram questão de preservar bem a arquitetura. No museu não há uma taxa de entrada, você paga uma taxa no valor que quiser, eu paguei 5.000 pesos e pagaria mais se pudesse, a dica é ir e passar pelo menos metade do dia para conhcer as várias etapas da rica história colombiana.

      Depois desse delicioso passeio voltei caminhando para o hostel, me despedindo da Colômbia já com uma pontinha de saudade. Fiz a última parada na Plaza Bolívar no fim de tarde, para algumas fotos e ver o pôr do sol.
      Depois fui ao restaurante El Corral, foi uma experiência gastronômica simplesmente maravilhosa! Quem vai a Bogotá, tem que conhecer algum restaurante dessa rede!
      De fato, como todos os relatos que li aqui, esse é um país maravilhoso e pronto para ser explorado por turistas. A Colômbia tem um lugar no meu coração, adorei conhecer esse lugar que respira cultura, que preserva a sua história, mas que acima de tudo, tem o sorriso como marca registrada! E adorei passar as férias ao som de salsa e reggae, balancei os cambitos como nunca havia feito antes!
      Valeu Colômbia, hasta la vista!
      Restaurantes /lanchonetes e outras opções que recomendo:
      Em Bogotá encontrei mais opções e menores preços, é possível comer um combo e pizza + refri por apenas 3.000 pesos, massas por 6.000 e muito mais. Pra mulherada, não posso deixar de mencionar que os serviços de salão de beleza são muito baratos, manicure a 5.000 pesos, claro que o serviço não é como o nosso, pois elas não tiram a cutícula, mesmo assim fica bom. Perguntei quanto cobrariam para hidratar, cortar e escovar o meu cabelo, apenas incríveis 18.000 pesos! Apenas fiz as unhas. Levei a Alizee lá, ela pagou uma massagem relaxante de 30 minutos por apenas 15.000.
      [*] Beer Station e Bogotá Beer Company: ótimas cervejas artesanais, preço em média de 6.000 a 9.000 pesos o caneco de 500 ml e 20.000 a 30.000 a jarra;
      [*] El Corral: rede de restaurante e hamburgueria, recomendo a loja que fica no Centro Cultural Garcia Marquez, pois tem menu promocional de happy hour e brunch. Comi um delicioso sanduíche tailandês com batatas fritas e cerveja a 22.000 pesos;
      [*] Mora Mora: rede de lanchonetes que serve vários combos de sanduíche ou wrap com chips e smoothies de vários sabores. Média de preço de 8.000 a 18.000 pesos o combo. Ponto negativo é a demora no atendimento;
      [*] Yumi Yumi: no estilo do Mora Mora, mas com atendimento mais rápido;
      [*] Craft: pizzaria que mencionei antes, com pizzas de 5.000 a 7.000 pesos (sem refri);
      [*] Crepes & Waffles: dispensa comentários, simplesmente incrível!
      [*] Café Juan Valdez: merece o título de melhor café (não é melhor que o nosso, mas é muito bom);
      [*] A comida de rua também é muito boa, comi muitas obleas (waffle recheado com queijo ralado, geléia, leite condensado e doce de leite);
      [*] Os sorvetes então, os mais deliciosos que já provei, melhor que o sorvete chileno (quem provou os da rede Bravíssimo sabe bem do que estou falando);
       
      Enfim, Bogotá é uma capital gastronômica também, tem para todos os bolsos e gosos.
      O retorno até Cusco foi tranquilo (até a chegada), tenho que registrar aqui a ótima impressão que tive da Avianca/Taca com um ótimo atendimento e aeronaves confortáveis.
      Mas tive uma infeliz surpresa ao chegar ao aeroporto de Cusco e constatar que minhas malas não chegaram...
       
      CUSCO
       
      Meu plano era somente ficar o dia e retonar à noite para Puerto Maldonado e daí seguir para casa, mas ao chegar ao Aeroporto de Cusco, a mala de todo mundo passava na esteira e a minha nada... E também tava com aquele problema em sacar dinheiro, só tinha 100 soles (lembrando que 50 soles eram para a passagem de bus até PM).
      Realmente a mala não chegou e tive a triste notícia de que talvez chegasse ao meio-dia do dia seguinte... E o desespero também, só ia conseguir entrar em contato com a minha agencia bancária no dia seguinte. Depois de preencher um formulário, segui para o hostel com a promessa de que minha mala ia ser entregue onde eu estivesse. Segui para o Hostel Ecopackers, e cabei dormindo uma boa parte do dia para compensar o estresse. Nem tive pique para dar umas voltas, lisa e sem perspectiva, comi alguns biscoitos que tinha e conversei com umas meninas de Lima.
      No dia seguinte, levantei bem cedo e logo liguei para a minha agencia bancária e consegui falar com a minha gerente. Ela me deu 24 horas para resolver o problema e disse para eu tentar sacar no decorrer do dia. Bom, a essa altura já tinha me conformado em passar a pão e água (literalmente), tinha 10 soles disponíveis para alimentação.
      Fui a um mercadinho e comprei biscoitos e água, mas para minha surpresa, meu cartão ainda tinha crédito. Almocei no Los Balcones, em frente a Plaza de Armas. Por 30 soles o menu incluía entrada, sopa, prato principal, sobremesa e suco natural. Comi rocoto relleno (tipo um pimentão recheado), sopa de quinoa, cuy frito e uma torta de maçã de sobremesa, pecado da gula total!




      O restante do dia foi perambulando e tirando fotos da minha cidade do coração, quando retornei ao hostel, a empresa tinha deixado minha bagagem!!!
      Pela noite dei umas voltinhas e retornei para o hostel. Conversei um pouco mais com as peruanas e com Hyundong (sul coreano).
      E no dia seguinte... Rá, consegui sacar! Como só retornaria à noite, tinha o dia para um bom passeio. Decidi conhecer as salineiras de Maras e o sítio de Moray, pois nas duas vezes que estive em Cusco não consegui fazer esses passeios.
      No hostel tava custando 160 soles, a partir de duas pessoas, sozinha ia sair uns 200 soles. Então decidi procurar mais barato, fui a algumas agências em frente a Plaza de Armas, mas o preço era o mesmo.
      Descobri o endereço da operadora e voilá, o passeio custa 125 soles em grupo, mas como não tinham outras pessoas, saiu a 150 pesos. Uma dica importante é sempre procurar as operadoras, os preços dos intermediários são abusivos! Essa operadora fica bem pertinho do hostel, lá também alugam motos e quadriciclos.
      O passeio inicia-se às 13:00, antes disso fui almoçar no meu restaurante preferido em Cusco, o Incanto. Fica bem pertinho da praça, um pouquinho caro, mas a experiência gastronômica é inesquecível!
      Comi um lomo de alpaca com risoto de lúcuma e de sobremesa uma barra crocante de lúcuma com calda de chocolate, simplesmente incrível!
      Uma dica: não peçam entrada, pois eles servem umas torradinhas com azeite que já estão inclusas no menu e são suficientes!


      Depois desse maravilhoso almoço, rumo a Maras e Moray! Não é um passeio que todos os viajantes fazem, tá fora do roteiro "turistão", mas vale a pena. Conheci uma Cusco mais linda ainda, de quadriciclo percorremos um bom pedaço da zona rural. Plantações, flores, montanhas nevadas (vistas, não passei por elas), riachos... Em certos momentos, me senti no filme o Mágico de Oz.
      Eu recomendo, posso chamar isso de um "mini rally", já que passamos em alguns trechos com muita lama, pois era época de chuvas lá. Infelizmente, não dá para ficar muito tempo em Moray, ainda tinha um bom trecho a rodar até chegar a Maras, nas salineiras. Um detalhe, como eu não tinha comprado o boleto com entrada para os vários sítios arqueológicos, tive que pagar a entrada (não me lembro se foi 8 ou 10 soles).


      Seguimos para Maras e nessa altura, eu já estava fera no quadriciclo
      Também paguei a entrada, no mesmo valor do Moray. Devido às chuvas, as tinas naturais não estavam bem branquinhas, mas curti bastante! Preparem-se para a caminhada, é um pouquinho puxada!


       
      Retornamos e cheguei ao hostel às 17:30, só dava tempo de tomar banho e jantar, o bus saiu às 19:00. Retornei de Moviltur, muito bom, com serviço de bordo e TV.
       
      O restante do trecho foi tranquilo também, mas já retornava com muitas saudades de tudo, essas férias foram incríveis e valeu cada centavo gasto. Conheci outras realidades, paisagens e principalmente, amigos que estão no coração para sempre
      Obrigada Deus por tudo, e que venha a próxima (provavelmente Bolívia no meio do ano e América Central nas férias de janeiro)!!!
       
      Quem quiser saber mais dicas, tirar dúvidas ou simplesmente ver mais fotos, pode me adicionar no facebook, procura pelo meu email [email protected]ail.com, porque Cristiane Neres tem várias!
      Ah, deixa um recadinho antes, para eu saber que é daqui!
       
      Hasta luego mundo!

    • Por IsabelAlgebaile
      Olá galera!!!
      Estou indo para a colombia e gostaria de saber se alguém sabe como faço para chegar em Salento.
      Quel seria o melhor aeroporto para eu chegar (bogotá, cali ou medelin) e qt tempo levaria para chegar a salente desses lugares.
       
      muitissimo obrigada,
      Isabel
    • Por thiagoluizalves
      Segue meu relato!
      Fotos vocês encontram no meu Blog (http://www.MundoDesbravo.com.br)
       
      BOGOTÁ
       
      Meu tempo na capital foi muito restrito, pouco menos de 24h em solo. Haveria somente uma noite em Bogotá, para que ao final do dia seguinte decolasse para San Andres. Hoje vejo que foi um erro reservar menos de um dia nessa fantástica cidade. Entendo que grandes capitais devem ter no mínino 48h reservadas em sua viagem. Desembarquei no aeroporto Internacional El Dorado próximo das 22h e fiquei impressionado com a modernidade do terminal, lembrando muito aeroporto de Miami, como os corredores largos e área das esteiras de bagagem.
       
      #DICA Troque seu dinheiro no cambio localizado já na área externa do desembarque, próximo ao ponto de táxi credenciado do aeroporto (sobres os taxis na Colômbia, aguarde post especifico). A taxa de conversão foi maior comparado a casa de cambio na área de bagagens como também logo após saída do desembarque, ainda na área interna do aeroporto.
       
      Como tinha uma noite, reservei para conhecer a badalação local no Theatron, discoteca com 4 andares e 12 pistas com ritmos, decoração e públicos distintos localizado no bairro Chapinero. Local é open bar até as 02h da manhã.
       
      Realmente achei muito bacana o fato que você tem várias opções e nunca se cansa de estar lá. Os barzinhos tem estilo lounge, com sofás, mesas de sinuca, puffs e o tradicional balcão de bar. Na área central no primeiro piso, temos uma área descoberta, onde há um palco para pequenos shows e na área em volta, mesas das áreas externas dos ditos “barzinhos”.
       
      Na manhã seguinte acordei o mais cedo que meu corpo permitia e fui atrás de um chip GSM 3G para poder utilizar a internet de operadora local. #DICA que sempre acho válido divulgar, pois facilita sua viagem podendo sempre ter acesso a internet a qualquer momento e local. Usei muito para conectar as redes sociais, acessar e-mail, Google e pedir taxi pelo Easy Taxi. Basta apresentar Passaporte com identidade, ir à operadora e realizar cadastro para compra de dados de internet. Resolvido burocracia para adquirir o chip, tracei um roteiro básico da cidade, começando para efeitos de geolocalização o ponto mais alto:
       
      # MONSERRATE está localizado a mais de 3 mil metros acima do nível do mar e proporciona um visual bacana da cidade, isso se tiveres a sorte que eu tive de pegar um dia claro, sem nuvens e com sol! O acesso ao topo é feito via funicular ou teleférico, dependendo do horário que eles estão disponíveis. Para os atléticos em dia, ainda há opção de subida caminhando! Para utilizar funicular ou teleférico, os bilhetes devem ser adquiridos juntos na bilheteria logo na entrada do local. Já para quem vai caminhar, a entrada está um pouco mais a frente da entrada principal, na rua de aclive a esquerda (em frente as tendas de vendas de comidas típicas)
       
      Chegando ao topo, local é bem sinalizado e de fácil acesso. Não faltam pontos para visualizar a cidade do alto. Monserrate também conta com boa infra-estrutura de alimentação, com restaurantes e quiosques. Me pareceu serem ótimas as opções de restaurantes (Restaurante Casa Santaclara - foto abaixo), que podem ser reservados tanto de dia quanto de noite e garante o visual para cidade. Experimento na minha próxima visita!
       
      Não esqueça que deverá ser adquirido na bilhetereia o ticket da ida e da volta! Em maio paguei o valor de COP 17.000. Estando lá no topo, não se preocupe: o local é muito bem sinalizado! Vale a pena separar um bom tempo admirando a vista! O funicular que faz o transporte é moderno, limpo e garante bom visual durante o trajeto! Os colombianos utilizam também o espaço para caminhadas e outros exercícios físicos!
       
      Após visualizar do alto, agora é bater perna e caminhar pelo centro da cidade, especificamente o bairro central e histórico da cidade, o La Candelária. Pegue o taxi na saida do Monserrate (não utilizei o famoso transporte coletivo da cidade, o Transmilenio, por questões de otimização de tempo) e siga em direção ao coração de Bogotá. Os principais must see da capital em um dia estão lá, o que facilita e muito, pois as atrações são próximas e todos podem ser feitos a pé!
       
      # CENTRO CULTURAL GABRIEL GARCIA MARQUEZ está localizado na Calle 11 e é o point ideal para visitar um bela e completa livraria (revistas e livros de diversas áreas), almoçar na famosa e deliciosa franquia El Corral e tomar café na tradicional cafeteiria Juan Valdez. Frenquentando por jovens e interessados pela cultura em geral, me pareceu o espaço ideal para exposição de ideias, apresentações musicais e obras em geral da capital. O lado cult bogotano está aqui!
       
      # PLAZA BOLIVAR é a tipica praça principal e central existente em toda cidada e aqui não podia diferente! Espere encontrar uma praça cheia, com cartazes de manifestações políticas, carrinhos vendendo comida típica e sorvete, muito barulho, muita criançada, pedintes e por aí vai! O bom dessas praças são que você consegue sentir o clima e calor do povo que vive por ali! E tem a sua beleza: Catederal, edifícios oficiais do governo e a residência oficial do presidente encontram-se na praça. Cudiado com os pombos!
       
      # MUSEO BOTERO é dedicado ao artista plastico colombiano Fernando Botero. Localizado em um edificio estilo colonial na Cale 11, as obras doadas pelo proprio artista ao governo colombiano compõem o museu patrocinado pelo Banco de la Republica. São dois andares repletos com obras do artista conhecido mundialmente em retratar personagens fofas (leia-se acima do peso) e de outros grandes nomes, como Monet e Cartor. No local possui um simples café. Entrada gratuita!
       
      # MUSEO DEL ORO é a maior surpresa da viagem! Localizado a quatro quadras do Centro Cultural Gabriel Garcia Marquez, pela carrera 6 e próximo a estação Museo Del Oro da Trasmilenio, o museu tem um acervo com aproximadamente 55 mil peças de ouro dos povos pré-colombianos. Um dos maiores do mundo! Divididos em 3 andares (2 para Ouro e 1 dedicado ao povo colombiano), o museu ainda conta com áudio guia (COP 6.000) e tour gratuito em horários pré-determinados. Patrocionado pelo Banco de La Republica e com entrada de COP 3.000, não deixe de assistir também os vídeos em salas destribuidas pelos andares, contando a história da origem dos metais, sobre fabricação das peça e rituais com o ouro. Não esqueça de visitar!
       
      # GALERIA ARTESANAL DE COLOMBIA fica ao lado do Museo del Oro e é um centro comercial para comprar suas lembranças da Colombia. Organizado e distribuido em dois principais corredores, existem inúmeras opções de artesanato local, como: bolsas, camisas, chaveiros, imãs, peças de decoração, ... e uma vasta variedade!
       
      Nada melhor que finalizar o dia em Bogotá caminhando pela #LA CONDELÁRIA bairro histórico da cidade!
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