Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Arquivado

Este Post foi arquivado e está fechado para novas respostas.

vidadebonita

Como planejar uma viagem sozinho – um guia para planejar sua viagem online, sem precisar de agência

Posts Recomendados

Como um monte de amigo sempre me pergunta como eu faço pra planejar minhas viagens, resolvi contar tudo aqui pra ficar disponível pra todo mundo. É possível planejar uma viagem grande, com deslocamentos de uma cidade pra outra? Sim! De um país pra outro? Sim! De um planeta pra outro? Ainda não :( uma pena! Com reserva de hotel/hostel? Sim! E elaboração de roteiro sozinho? Sim, sim, sim! Não só é possível, como é mais fácil (ok, fácil não é, mas é prazeroso e gratificante!) do que você imagina. E provavelmente vai sair mais barato do que contratar os serviços de uma agência.

 

Pega a dica de como começar! vidadebonita.com

 

1 - Baixe uma planilha / app de viagem pré-pronta, pra ficar tudo organizadinho

 

Eu juro que não é difícil mexer. Eu sou de humanas (hahaha) e não entendo NADA de planilhas. Mesmo assim, me ajuda MUITO. Eu pesquisei um monte e uso esses aqui:

 

Planilha de viagem para download - http://www.umviajante.com.br/guia-viajante/103-minha-planilha-de-viagem- É do blog Um Viajante. Tem espaço pra orçamento, roteiro, hospedagem, lembretes... e é de graça! \o/

App para organizar viagem - Eu uso o Trip it. Me ajuda com os voos, as datas, os hoteis, os endereçoes, as reservas de restaurantes (mentira, eu nunca reservo isso... hahaha)

 

2 - Decida o orçamento

 

É triste, mas sem dinheiro ainda não dá pra viajar. Você precisa saber o quanto tem/pretende gastar com a viagem para começar a pensar em todo o resto. É necessário saber o quanto você pode investir para então escolher o destino.

 

Decidindo o orçamento, você começa a pesquisar os custos da viagem para escolher o destino, quantos dias você vai viajar, quais transportes vai usar, o tipo de hospedagem... Aí é muita pesquisa mesmo. Minha dica sempre é: simule.

 

Tenha na cabeça os seguintes gastos:

 

Passagem "grande" - ida e volta da sua cidade para o ponto inicial da sua viagem

Passagens internas - seja de avião, trem, ferry boat, ônibus, você vai precisar se locomover de uma cidade/país pra outro

Transporte nas cidades - calcule quanto você vai gastar de transfer do aeroporto/rodoviária até o hotel e qual a média diária do preço das passagens do transporte público no local (ou de táxi/Uber, se você preferir)

Hospedagem

Alimentação

Atrações turísticas / festas

Seguro viagem

Serviço de internet/telefonia (se você não se contentar com o wi-fi grátis dos locais ou se estiver indo pra uma região mais remota)

Ao fazer os cálculos, não tente se enganar: você provavelmente vai gastar mais do que a média calculada. Pra não passar aperto, calcule sempre um pouco pra cima.

 

Nessa fase, eu recomendo ver:

 

Quanto Custa Viajar - É um site muito legal que simula seus gastos especificamente no lugar onde você quer ir.

Veja como deixar sua viagem mais barata - Um vídeo que te dá dicas bem legais de como baratear sua viagem na Europa, mas que serve pra outros lugares também

Como converter seu dinheiro

 

Índice Big Mac - É nerd, divertido, mas pode ser útil também. Ele compara o preço do Big Mac nos Estados Unidos com o preço no país pra onde você está indo

 

 

3 - Escolhendo as datas

Agora que você já sabe o quanto vai gastar, já dá pra decidir quantos dias vai passar viajando, quanto tempo vai usar em cada cidade/país. De novo, você vai precisar pesquisar. Dependendo do destino e do seu perfil, você pode precisar de mais ou menos dias em cada lugar.

 

Pesquise por "quantos dias passar em tal lugar" - Um fórum que pode te ajudar muito com isso é o Mochileiros. Lá SEMPRE vai ter alguém que já foi pra onde você vai e pode te ajudar a montar o roteiro.

Outra dica importante é você pesar se vale mais estar no local durante a semana ou no fim de semana. Acredite, os preços de hoteis podem variar bastante. Além disso, algumas atrações funcionam em dias diferenciados. Por isso, saiba o que você quer fazer e pesquise mais.

 

4 - Comprando as passagens

Sabendo das suas datas, você já pode começar a comprar as passagens. Eu sugiro começar por o que eu chamo de "passagem grande", que é a passagem da sua cidade até o seu ponto de partida na outra região, outro país ou outro continente. Depois de fazer isso, você fecha as passagens internas. Aí vale você pesquisar e comparar preços/transtornos de ir de avião, trem, ônibus, ferry boat, carro alugado...

 

Pra comprar as passagens de avião, eu uso o site Skyscanner. Ele checa todas as companhias aéreas que fazem voos pro local e te mostra as mais baratas. O legal é que ele te encaminha direto pro site da companhia e você não paga taxa nenhuma pra essa busca

 

Simule bastante. Às vezes vale mais a pena comprar todas as pernas separadas. Às vezes vale mais a pena você combinar os voos. No Skyscanner você pode comprar só ida, ida e volta ou "várias cidades" - que é a opção de voos combinados

 

Nessa hora, pode valer a pena você fazer pequenas alterações nas suas datas. Teste sempre o preço das passagens um e dois dias antes e um e dois dias depois do planejado. Pode ser que o preço da passagem mude.

Fique muuuuito atento no limite de bagagem da companhia aérea. Às vezes você acha que está saindo mais em conta, mas quando adiciona tarifa de bagagem, pesa bastante. É por isso também que as vezes compensa você se locomover de trem ou ônibus, se estiver levando muita bagagem.

 

5 - Reservando sua hospedagem

 

Hoje em dia está muito mais democrático viajar. As opções de hospedagem são muitas, para todos os bolsos e gostos. Antes de reservar sua hospedagem descubra o que você quer e o quanto pode gastar.

 

Hotel: é indicado se você quer conforto. Tem um dinheiro razoável para gastar. Se essa for a sua opção, minha dica é usar o Booking. Quase todas as reservas podem ser canceladas, sem custo. Você também pode escolher pagar só na hora. Tem várias fotos e referências de usuários reais. Use e abuse disso. Você pode filtrar sua busca pela opinião de viajantes como você (viagem com amigos, viajante individual, viagem em casal...). Eu recomendo prestar atenção em principalmente dois pontos: Localização e Funcionários. Se a nota tiver boa, vá em frente. Se a avaliação estiver ruim, não confie. A economia não vale a dor de cabeça que isso pode te dar.

 

Hostel / Albergue: Essa opção é ótima se você não precisa de tanto conforto e privacidade e de quebra ainda quer fazer amigos. Você também pode reservar hostel pelo Booking, mas o site Hostels World costuma te dar mais opções para esse tipo de hospedagem. Pesquise datas e valores por lá, mas cheque no TripAdvisor as avaliações do lugar antes de fechar. Valem as mesmas dicas que eu passei sobre a avaliação de hotéis. Geralmente os hostels são campeões no quesito localização, mas vale checar com calma a segurança do local. Como você provavelmente vai dividir quarto com desconhecidos, é bom você saber se costuma ter algum problema por lá. Você pode pegar dica de hostel no Mochileiros.

 

Airbnb: Essa é uma opção que une um certo conforto com preço em conta. Você aluga casas ou quartos na casa de alguém. Eu recomendo muuuuita pesquisa pra não cair em furada, principalmente no que diz respeito à localização. Geralmente, as residências ficam afastadas das áreas turísticas, o que pode fazer você gastar mais com locomoção. Troque uma ideia com guests que já se hospedaram na casa escolhida antes de você fechar.

 

Couchsurfing: A ideia é muito maravilhosa. Você se hospeda no "sofá" de alguém (quase sempre eles te dão um lugar melhorzinho. rs), de graça e ainda pode ganhar um guia local para te acompanhar nos passeios. Eles estão trabalhando muito pra aumentar a segurança do projeto e há mais experiências boas que ruins. De novo, é importante você pesquisar bastante antes de encarar. Você precisa ser parte da comunidade e se envolver. Mas vale a pena. :)

 

 

E aí? Animou? Tem dúvida sobre algum tópico ou destino? Conta pra mim!

 

Com tudo preparado, vem a parte mais legal: preparar o roteiro interno, pensar nos passeios, nas comidas, nas fotos, nos amigos que vai fazer, nas experiências... Esteja aberto pra aproveitar tudo o que uma viagem pode te oferecer. Enjoy ;) vidadebonita.com

Compartilhar este post


Link para o post

Ótimas dicas! Ainda estou planejando meu primeiro mochilão e essas dicas vieram bem no momento certo. Muito obrigado! ::cool:::'>

Compartilhar este post


Link para o post

Visitante
Este post está impedido de receber novas mensagens


×
×
  • Criar Novo...