Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Patagônia - Ushuaia, El Calafate e Torres Del Paine - Março de 2016


Posts Recomendados

  • Membros

Caros,

 

Há algum tempo planejávamos conhecer o extremo sul do continente, no final do ano conseguimos conciliar as datas e resolvemos embarcar nessa viagem ao fim do mundo.

 

Aproveito este espaço para compartilhar a nossa experiência e reforçar que cada centavo gasto na viagem valeu muito a pena, o lugar é deslumbrante.

 

Nos próximos posts vou colocar informações, dicas, custos etc da viagem, mas com certeza vou deixar escapar alguma coisa, fiquem a vontade para perguntar que estarei disponível para responder com o maior prazer.

 

Abraços

Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Melhor

 

A melhor parte da viagem são as recordações que ficam na memória e registradas nas fotos, como não tenho a memória muito boa tirei muitas fotos :)

 

Concentrei as fotos em https://flic.kr/s/aHskxjsZ3V

 

Pior

 

A pior parte é lembrar da viagem até 2017, parcelei algumas coisas em 12X no cartão :( A planilha em anexo tem os custos de hospedagem, passeios + taxas, transfers, passagens aéreas, passagens de ônibus etc.

 

Coloquei 80 reais por dia por pessoa para alimentação, até tenho as algumas anotações dia a dia, mas não verifiquei se o valor foi superior ou inferior ao estimado, eu chuto que o valor foi superestimado.

 

As diferentes cotações de peso argentino ocorrem porque fiz trocas em datas e locais diferentes e também paguei algumas coisas no cartão que tem uma cotação bem ruim, posteriormente vou falar sobre dicas de câmbio.

 

Não anotei o total gasto com táxi, futuramente vou consolidar os valores para colocar na planilha.

Viagem Patagônia - março 2015 - Custos.xlsx

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros

02/03 - 1º dia

  • 09:30 - Embarque GIG

  • 19:30 - Chegada em Ushuaia

03/03 - 2º dia

  • 08:15 às 14:00 - Caminhada pelo Parque Nacional Tierra del Fuego, Trêm do fim do mundo e carteiro do fim do mundo (Brasileiros em Ushuaia)

  • À tarde aproveitamos para dar uma volta pelo centro da cidade

04/03 - 3º dia

  • 08:30 - Lagos Off-Road (CANAL FUN)

05/03 - 4º dia

  • 10:00 - Canal de Beagle (Brasileiros em Ushuaia)

  • 15:00 Laguna Esmeralda & Encuentro con Castores (CANAL FUN)

06/03 - 5º dia

  • 08:00 - Pinguinera pela manhã (PIRATOUR)

  • 15:00 - Trilha até o Glaciar Martial

07/03 - 6º dia

  • Manhã - Visita pela cidade + Museu Marítimo + Presídio de Ushuaia

  • 16:10 - Embarque para El Calafate

  • 17:35 - Chegada em El Calafate

08/03 - 7º dia

  • 08:00 às 17:00 - Perito Moreno com Mini Trekking

09/03 - 8º dia

  • 08:00 às 14:00 - Ida para Puerto Natales - Empresa COOTRA

  • tarde livre para andar no centro de puerto natales

10/03 - 9º dia

  • 07:30 às 19:00 - Full Day Torres del paine

11/03 - 10º dia

  • 08:00 às 14:00 - retorno para El Calafate (sexta) - Empressa COOTRA

12/03 - 11º dia

  • 08:30 às 15:00 - Rio de Hielo Express (SOLO PATAGONIA)

  • 17:00 - Glaciarium museu e bar de gelo

13/03 - 12º dia

  • Manhã livre

  • 15:30 - Cerro Frias (CERRO FRIAS)

14/03 - 13º dia

  • 15:15 - Voo para GRU

  • 22:20 - Chegada em GRU

15/03 - 14º dia

  • 15:15 - Embarque SDU

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros

Adoramos a viagem como um todo, mas alguns passeios considero que podem ser adaptados e até mesmo dispensáveis. Vou começar a falar deles pois pode ser útil para quem está organizando a viagem.

 

Torres Del Paine (TDP)

 

O parque é muito bonito e olha que não conseguimos ver toda a sua beleza; o tempo estava nublado, chuvoso e ventando. O formato do passeio que escolhemos, o Full Day, é muito corrido. Entra na van, desce da van tira foto, entra na van, desce da van.... Mas se assim como eu, você não se aventura no trekking, resta apenas esta opção.

 

Para um dia de passeio gastamos mais dois com o transporte, ida e volta à Puerto Natales. Isso acaba deixando a viagem mais longa/cara sem agregar pois em Puerto Natales não tem muito o que fazer.

Vi que algumas agências de El Calafate oferecem o passeio Full Day a partir de lá. Não tenho maiores informações sobre esta alternativa, sugiro consultar aqui no mochileiros se alguma outra pessoa fez este passeio a partir de El Calafate.

 

4x4 Cerro Frias

 

Esse foi o passeio mais sem graça da viagem, não teve muita emoção e o 4X4 era muito velho o que gerou até uma certa insegurança. Tínhamos feito o 4x4 Lagos Off-Road da Canal Fun em Ushuaia que foi muito bom, então a nossa expectativa estava muito alta, talvez por isso que ficamos decepcionados.

 

No cerro Frias eles também oferecem cavalgada e tirolesa, acho que devem ser mais emocionantes.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros

Pesquisando na internet decidi trocar apenas 800 pesos argentinos aqui no Brasil(1 real X 2,70 ARS na Renova) e levar reais para trocar lá. Considero que fiz uma ótima opção e vou passar algumas dicas abaixo.

 

Pesos Argentinos (ARS)

 

Sai do Brasil pensando em trocar dinheiro preferencialmente em Bancos Argentinos (Banco de la Nacion (BNA), Banco da Patagônia) e como opção secundária o Hotel Antartida em Ushuaia. A cotação no site do BNA e no hotel Antartida era 1 real = 3,70 ARS .

 

Meu voo tinha como destino o Aeroparque, o aeroporto de voos nacionais e internacionais de curta distância. Na internet obtive informações que existia BNA apenas no Ezeiza, então a alternativa era trocar nos bancos em Ushuaia e El Calafate; vi que existiam agências e fiquei tranquilo. Caso não tivesse sucesso nos bancos iria comprar no Hotel Antartida em Ushuaia, que era bem recomendado na internet e algumas pessoas comentavam até que tinha uma cotação melhor que a dos bancos.

 

Pousei no Aeroparque e para minha surpresa existia uma agência do BNA para câmbio. Minha dúvida era se realmente faziam a cotação do site e se não havia alguma taxa surpresa. Não teve taxa e usaram a cotação do site, porém existe um limite de troca de 2000 reais por passaporte. Minha esposa tinha ido ao banheiro e acabei ficando limitado à esse valor.

 

Em Ushuaia fui ao Banco da Patagônia e perguntei ao atendente qual era a cotação do câmbio e ele me disse que não trocavam moeda. Questionei se conseguiria fazer no BNA e para minha surpresa fui informado que os bancos de Ushuaia não fazem câmbio. Então me restou o Hotel Antartida, que felizmente pagava 3,80 ARS por real, um pouco melhor que no BNA.

 

Eu também consegui converter 1 real = 4 ARS ao pagar o passeio da Pinguineira na Piratour, fato muito curioso que me ligou o alerta para sempre perguntar se aceitavam reais e qual era a cotação. Consegui uma cotação melhor em outros dois lugares do que a do hotel, mas para pequenos valores que não impactavam muito. No caso desse passeio que era caro deu pra fazer uma economia.

 

Em El Calafate eu não precisei trocar dinheiro então não sei se os bancos fazem. Percebi que pouquíssimos estabelecimentos aceitam reais, gostam apenas de euros e dólares. Vi apenas um restaurante que funcionava também como casa de câmbio e a cotação era 1 real = 3,50 ARS. Sugiro fazer um planejamento para trocar a grande parte do dinheiro em Ushuaia.

 

Pesos Chilenos (CLP)

 

Não me preocupei muito pois precisava de poucos CLPs, então decidi que iria levar reais e trocar em alguma loja de câmbio. No hotel Hallef, onde fiquei hospedado, nos recomendaram a casa de câmbio La Hermandad (Rua Manuel Bulnes, 692) que fica próximo ao supermercado Unimarc. De todas as casas esta foi que ofereceu a melhor cotação, 1 real = 160 CLP

Assim como em El Calafate, os estabelecimentos não aceitam reais.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros

Decidimos fazer a viagem em dezembro, no mesmo dia dei sequência ao meu protocolo de compra de passagens aéreas, consulto no decolar.com para comparar as opções de preço e horários e compro no site da cia aérea, evitando assim pagar a taxa do decolar e ter uma pessoa que não presta/agrega valor ao serviço que estou adquirindo.

 

Das duas cias que oferecem a rota, a aerolineas era a que oferecia os melhores horários, a TAM/LAM tinha voos com 28 horas e duas conexões. Em ambas cias os preços eram parecidos. Fiz algumas simulações pelo Galeão(GIG) e pelo Santos Dumont(SDU), descobri que indo/voltando pelo Santos Dumont era mais barato e o retorno pelo Galeão era ruim porque tinha uma troca de aeroporto em Buenos Aires. A opção pelo SDU era um voo da Azul no trecho SDU X Garulhos(GRU) e vice-versa, os demais trechos eram pela Aerolineas. Entrei no site da Aerolineas para adquirir a passagem e para minha surpresa não era possível comprar o bilhete, eles vendiam apenas saídas do Galeão. Decidi então ir no site da Azul e confirmei que eles também não vendiam este bilhete. Coisa de maluco né, liguei para o decolar.com e eles falaram que o responsável pelo bilhete era a Aerolíneas. Liguei para a Aerolineas e eles disseram que pelo site deles não era possível emitir o bilhete pelo Santos Dumont. Diante da situação, excepcionalmente, fiz a compra pelo site do decolar.

 

Optei por não retornar para o SDU, comprei a passagem até GRU, as opções para voltar para o Rio incluíam uma conexão de 8 horas em Guarulhos. Achei que seria muito cansativo, por isso decidimos voltar no dia seguinte em um voo a parte comprado na Gol. Pagamos 100, com taxa de embarque, que era mais ou menos o valor a ser pago a maior se voltássemos diretamente para o Rio. Também precisei reservar um hotel em GRU, 130 para duas pessoas com transfer gratuito de ida e volta para o aeroporto.

 

Duas semanas antes da viagem recebi um e-mail do decolar informando que o voo SDU -> GRU havia sido cancelado e eles me ofereceram um voo alternativo pela Gol, antes tinha 3 horas de espera em GRU e com a nova conexão seria reduzido para 2 horas, maravilha, íamos ficar menos tempo esperando, mas eu não achei assim tão bom. É comum o SDU fechar pela manhã devido ao nevoeiro, logo a minha margem de manobra tinha sido reduzida. Resolvi consultar no decolar se estava disponível a opção de ir direto do GIG para Buenos Aires(BUE), sem conexão em GRU, vi que ainda tinham assentos e resolvi ligar pro decolar e propus a seguinte alteração: Troca do voo SDU ==> GRU e GRU ==> BUE por GIG ==> BUE. Normalmente as cias aéreas são inflexíveis, mas basta eles alterarem o horário do voo em mais de 15 minutos que a coisa muda de figura. Passado alguns dias da minha solicitação o decolar não dava prosseguimento no meu atendimento, liguei para cobrar e eles disseram que esse procedimento levava uns 10 dias, disse que meu caso tinha uma certa urgência e depois de cobrar umas três vezes eles repassaram a solicitação para a Aerolíneas, que em uma manhã resolveu a questão.

 

Isso só faz reforçar a afirmação do primeiro parágrafo: adicionar um intermediador, o cara que não executa o serviço, é sempre mais caro e geralmente dá dor de cabeça.

 

Superada essa questão do decolar, chegou o dia da nossa viagem. Estava com a expectativa bem baixa em relação a Aerolíneas, pois vários amigos tiveram problemas. Hoje posso dizer que recomendaria a todos voar por esta cia, foram pontuais, a comida era adequada ao tempo de voo e o estado de conservação das aeronaves, em uma única perna fomos em um avião mais velho, nas outras 4 pernas foram aviões com menos de dois anos de uso, sei dessa informação pois verifiquei na internet pelo prefixo do avião. Só deixaram furo em vender uma passagem no decolar.com que não é oferecida no site deles.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros

Durante a nossa viagem ficamos em 4 hotéis, em El calafate ficamos dois períodos e repetimos o mesmo hotel.

 

De uma forma geral a hospedagem é bem cara, mas abrindo mão de quarto de casal para quartos quádruplos conseguimos ter uma média de preço por pessoa/noite de 117,00 reais

 

Fomos com todos os hotéis reservados, geralmente reservo pelo booking.com, mas desta vez consegui alguns bons preços no hoteis.com e decolar.com, em ambos os sites consegui parcelar em 6x/12X, além de segurar uma taxa conversão que estava bem volátil com todas as incertezas políticas. A diferença de preço era tão boa que valeu a pena colocar um intermediário.

 

Ushuaia - Hosteria Y Restaurante America - Quarto quádruplo

 

Quarto: Bem espaçoso e com uma cama de casal e duas de solteiro. A calefação funcionou muito bem a noite. As roupas de cama e banho estavam impecáveis.

Localização: Fica a 1 km do centro e 450 metros do mercado La Anónima.

Café da manhã: Bem variado, tinha até salada de frutas. Um dia tivemos que sair antes do café da manhã estar servido a mesa, pedi ao recepcionista se poderiam adiantar um pouco pelo menos uma parte do café e eles prontamente atenderam.

Staff: Sempre muito solícitos, nada a reclamar.

 

El Calafate - Cabanas Dom Pepe - Quarto de casal - 1ª estádia

Quarto: Os quartos ficam na parte mais nova do hotel, o estado de conservação era bem melhor que das cabanas que descrevo mais abaixo. Ficamos no 2ª andar e o hotel não tem elevador. Contamos com a ajuda do Alejandro para levar as malas.

Localização: Fica a 1 km do centro, tem um mercado a 100 metros.

Café da manhã: Bom, tinha algumas frutas e não ofereciam frios.

Staff: O onipresente Alejandro nos deixou muito a vontade e sempre nos ajudou quando solicitamos.

 

Puerto Natales - Hotel Hallef - Quarto de casal

Quarto: Ficamos no 2ª andar e o hotel não tem elevador.

Localização: Fica a 1 km da rodoviária e tem um mercado a 500 metros.

Café da manhã: Muito bom, tinha algumas frutas e até ovos mexidos.

Staff: Alejandra é a recepcionista da parte da tarde, aqui do Brasil antes da viagem troquei vários e-mails com ela que sempre foi muito gentil e respondeu tempestivamente. Ela nos indicou restaurantes, a agência do passeio do Torres del paine(TDP) e a casa de câmbio, todas as indicações foram aprovadas. O atendente da manhã, o qual não me recordo o nome, também nos deus várias dicas e foi paciente para nos explicar como era o passeio do TDP.

 

El Calafate - Cabanas Dom Pepe - Cabana para 4 pessoas - 2ª estádia

Quarto: As cabanas são mais antigas e acabamos vivenciando alguns problemas. Não conseguimos controlar a calefação e uma noite acabamos desligando a calefação, nossa que falta fez, mas a culpa foi nossa porque não queríamos incomodar o Alejandro. O chuveiro não estava esquentando e o box era minúsculo, foi bem ruim o banho. No quarto tinha uma cama de casal e uma beliche, menos confortável que do quarto duplo. Havia fogão e uma geladeira, então conseguimos economizar um pouco na refeição, preparamos omeletes, piazza e até um bife de chorizo (mais ou menos - parecia um t-bone)

Localização: Fica a 1 km do centro, tem um mercado a 100 metros.

Café da manhã: Esse café é um subconjuntos das coisas servidas para o quarto duplo, não tem frutas. Ele é fornecido no dia anterior e deve ser consumido no quarto, o que deixa o hóspede mais a vontade para tomar o café no horário de sua preferência.

Staff: Alejandro dispensa comentários, nota 10.

 

Guarulhos - Hotel Monreale - Quarto de casal

Quarto: Hotel simples com ótimo custo benefício, 130 o quarto de casal. O hotel tem um padrão parecido com a rede Accor econômica, eu considero eles melhor que o Ibis Budget e bem próximo do Ibis.

Café da manhã: Muito bom, ovos mexidos, frutas, sucos, frios, pão de queijo e etc...

Staff: Padrão de atendimento muito bom, os funcionários receberam um ótimo treinamento.

Serviços: O hotel oferece transfer ida e volta para o aeroporto de Guarulhos.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros

Falei um pouco de alguns tópicos que achei interessante falar de forma isolada, no próximos dias vou falar como foi o nosso dia a dia na viagem.

 

O pouso em Ushuaia é bem bonito, o avião foi descendo e as montanhas cobertas com neve foram aparecendo, junto com o balanço ocasionado pelo vento patagônico que foi aumentando com a proximidade do solo, mas nada excessivo que estragasse a beleza da paisagem. Estava bem receoso com a famosa turbulência do vento patagônico, mas tivemos sorte em todas as pernas de voo, o tempo foi nosso amigo :)

 

Chegamos no aeroporto e o transfer estava a nossa espera. Ganhamos este transfer do Brasileiros em Ushuaia, contratamos dois passeios com eles e ganhamos essa benesse. O táxi não deve ser muito caro, porque o aeroporto é bem próximo ao centro, de qualquer forma economizamos alguns pesos. Pela primeira vez havia alguém com uma plaquinha nos esperando, foi aquela badalação, minha esposa pediu pra tirar a foto, aí notamos que nome dela estava errado ehhehehe Trocaram Gabriela por Graciela ::lol4::

 

O transfer nos levou até a agência do Brasileiros em Ushuaia, pegamos os nossos tickets e em seguida nos levariam ao nosso hotel. Perguntei onde era a agência piratour, havíamos combinado de pagar o passeio da pinguinera no primeiro dia e se não fosse naquele horário não pegaria a agência aberta na hora do jantar, ele disse que era perto, então perguntei se eles poderiam esperar um pouco que ia até a agência fazer o pagamento e depois voltava para eles nos levaram para o hotel. Eles se ofereceram para nos levar na piratour e ficaram esperando. Achei muito gentil da parte deles.

 

Junto com os tickets nos deram um cupom de desconto de 10% no Restaurante Andino, guardamos na mochila para usar em algum dos cinco dias.

 

Chegamos no hotel e decidimos sair pra comer alguma coisa. O nosso hotel também era restaurante, mas resolvemos percorrer o centro da cidade e escolher um restaurante. Acabamos esbarrando com o Andino e resolvemos entrar para ver, eles ofereciam uma opção executiva com pratos mais baratos, em torno de 100...120 pesos e outra mais sofisticada entre 170...200 pesos, achamos boa a opção do executivo. Resolvemos pedir um prato para cada casal, geralmente os pratos argentinos são bem servidos, o prato não era de pedreiro, mas deu bem pra duas pessoas que comem pouco. Nessa noite gastamos 125 pesos por casal, usando o desconto do brasileiros em ushuaia.

 

Outro objetivo era comprar lanche e água para o passeio do Parque Nacional no dia seguinte, o mercado já estava fechado então acabamos comprando uma loja de conveniência 24h que fica na rua principal.

 

Assim terminou o primeiro dia....

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...