Ir para conteúdo

Emergências: dicas de como agir em acidentes


Posts Recomendados

  • Colaboradores

[t1]Tempestade Elétrica[/t1]

 

 

Amigos,

 

Gostaria de saber como me proteger caso esteja em uma montanha e começe uma tempestade elétrica, muito comum no verão.

 

Como devemos preceder?

Devemos sair das barracas?

É melhor ficar no descampado?

Debaixo de árvores?

Encostados na pedras?

 

 

 

 

 

 

obrigado a todos

 

Hugo de Castro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 68
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Hugo, sua pergunta é muito boa, porque muita gente tem essa dúvida.

 

Estive a pouco tempo atrás acampada na Cabeça do Dragão (nome sugestivo), quando chegou uma tormenta e junto muitos raios. Ficou todo mundo muito assustado, porque não sabiamos o que fazer. Ficamos dentro das barracas até a tormenta passar. Esse procedimento não é correto. Alguns lugares podem servir de abrigo, como vales, desfiladeiros ou depressões no solo, nunca fique no interior da barraca.

 

Quando não for possível realizar nenhum dos procedimentos acima citados, ainda há uma maneira de escapar de um acidente. Momentos antes de ocorrer a descarga, pessoas que estejam nessas proximidades sentem seu pêlos arrepiados ou a pele coçando, indícios da atividade elétrica. Não se deve entrar em pânico. Pode-se ficar na seguinte posição: ajoelhado, curvado para frente, com as mãos colocadas nos joelhos e a cabeça entre eles. Imita-se, desse modo, uma esfera e não uma ponta, como na posição de pé. Jamais deite no chão, pois a descarga atingirá diretamente essa superfície.

 

Estou sabendo dessas coisas, porque quando passei por isso, resolvi pesquisar, para numa próxima vez, saber o que fazer. Espero que tenha ajudado um pouco! Bjs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

oi pessoal, acho interessante cada um dar sua opinião qt a segurança do acampamento fora de campings.

como podemos prevenir roubos ou coisas piores? vigília é uma boa opção?

 

alguém ja passou por situações como essa n é verdade??!!

 

alguém conhece algum equipamento eficaz p proteção pessoal e de material??

 

eu uso um cadeado no ziper da barraca p evitar roubos dentro do grupo... mas sei q isso pode ser pior pois qd n tiver ninguém por perto alguém pode rasgar a barraca por traz... e dentro da barraca sempre mantenho minha faca ou facão por perto...

 

mas acho q a onda mesmo é escolher bem o lugar e conseguir um grupo bastante grande! temos o infeliz exemplo daquele casas q foi morto...

 

é isso aí!! boa sorte mochileiros!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

essa é uma boa dica!

desarmar a barraca e guardar em lugar seguro, no final das contas só usamos p dormir qd estamos em uma natureza maravilhosa não é?! o ruim é qd se tem uma barraca ruim de armar...

 

estou programando um acampamento em jericoacoara, estava pensando em acampar na praia perto dos pescadores, alguém sabe me dizer se é seguro ou se é permitido?!

 

to juntando uma turma grande, +/- 15 pessoas, assim é mais seguro e n precisamos ir a campings pois a grana ta muito curta. MUITO MESMO!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Eu uso prá fechar a barraca aqueles plásticos onde tem um furo por onde passa a ponta (lacre). Eles são vendidos em casa de material de construção em sacos com diversos tamanhos e cores. O mais fininho e pequeno lacra de modo igual ao grande, com a vantagem que só se consegue tirar com uma faca.Tipo estes abaixo:

img_0_prod_4.jpg

Mas só escolho campings com segurança...

bjs Pat

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Complicado... se vc põe um cadeado, dá a impressão de que está protegendo algo valioso... aí o fdp vai lá e rasga a barraca com um estilete. :-(

 

Eu não deixo nada de valor na barraca, máquina digital, dinheiro, carteira, etc., sempre levo comigo. Mas saco de dormir e outros itens, não tem jeito... o negócio é escolher camping seguros, ou então, se for um acampamento selvagem, escolher um local mais escondido.

 

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Acho q não existe um modo seguro de Camping Selvagem... sou contra a violencia... acredito que nem mesmo uma grande quantidade de pessoas acampando podem gerar segurança... a ideia é conhecer o local, avaliar as vias de acesso... a vizinhança... etc... assim da pra ter uma noçao do local...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...