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Conheci Eduardo Galeano na faculdade de História e li bastante sobre algumas de suas obras (ele tem muitas rsrsrs).

 

Vou comprar o livro e vai ser meu companheiro de viagem, obrigado pela dica!

 

Te add no face, me aceita lá pra vc ir vendo as fotos quando começar o meu mochilão.

 

abs!!

 

Te adicionei lá e que faça uma bela viagem. Muita paz pra ti.

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(...) Zezão é conhecimento puro e tácito, conhece o parque como ninguém, fauna e flora, história, além d'uma simpatia gigante. Diplomas não definem conhecimento, muito menos caráter. Ao refutar o Zezão a família me deu um dos melhores dias da minha vida. Azar deles e sorte a minha.

 

Que beleza!

 

Sigo viajando com vc.

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Que beleza!

 

Sigo viajando com vc.

 

@mcm obrigado pela companhia nessa difícil viagem que é escrever esse relato. Muito obrigado de verdade. Muita luz para você.

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Parte 17: Sertão Nordestino

“O sertão é do tamanho do mundo.” Grande Sertão Veredas, Guimarães Rosa

"Sertão. Sabe o senhor: sertão é onde o pensamento da gente se forma mais forte do que o poder do lugar." Grande Sertão Veredas, Guimarães Rosa

Todos as noites que em sonhos volto aos dias da viagem, sempre é o mesmo sonho. Alguém sem rosto vem me oferecer ajuda pelo sertão. Esses sonhos, na verdade, são o resumo dos meus dias no sertão nordestino. Todos os dias, eram dias de infinitas pessoas me ajudando por onde eu passava ou parava ou ficava. Nunca senti gratidão igual. Se eu tivesse que enterrar meu coração, seria ao lado de uma casa de pau-a-pique com a caatinga como cenário, pois ali, corações são grandes e cegos, do jeitinho que um coração deve ser. Amar sem ver quem ou precisar de um porque. Muita falta sinto daquele cenário de rara beleza e, principalmente, daquelas pessoas que na falta de tudo transbordam solidariedade.

"Olhou a catinga amarela, que o poente avermelhava. Se a seca chegasse, não ficaria planta verde. Arrepiou-se. Chegaria, naturalmente. Sempre tinha sido assim, desde que ele se entendera. E antes de se entender, antes de nascer, sucedera o mesmo - anos bons misturados com anos ruins. " Vidas Secas, Graciliano Ramos

Sai de São Raimundo Nonato em direção a Picos (tudo no Piauí) e no caminho a paisagem me dominava. Não olhava para nada ao não ser para a janela, com aquele cenário de filme. Chegando a Picos resolvi não perder nenhum detalhe do caminho. Viajaria, de agora em diante, somente de dia, enquanto estivesse no sertão. Dormi na rodoviária nesse dia. Na manhã seguinte eu fui para a estrada.

Me lembro que passei por diversas cidades, algumas grandes outras pequenas e que nunca saberei os nomes. De carona ou ônibus eu avançava em direção a Juazeiro do Norte. A vida nesse meio caminho era boa demais. Viajava, bem pouco, quando a luz queimava o dia. Não perdia nenhum detalhe, depois encostava em uma cidade ou vilarejo e ficava. Ficava junto com a cidade. Eu era sempre a novidade. Não era novidade ser recebido de braços abertos. Fugaz era meu tempo e convivência. De manhã sempre estava pronto para a próxima parada. Toda tarde era a mesma história, chegava e logo alguém oferecia um pedaço de chão pra eu dormir. Toda noite jantava com uma família diferente. Seguia de coração partido. A vida nesses dias era como um conto de cordel. Rápida e intensa.

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"Na janela do ônibus eu via bodes. Na janela do ônibus eu via pessoas. De longe eu avistava juazeiros e mandacarus. A vida passava e passeava na velocidade do ônibus. Talvez o ritmo do tempo era cinquenta quilômetros por hora. Diferente da tela de cinema, a tela do ônibus, mostrava cenas sem roteiro. A vida continuava para todos os outros, menos para mim, eu era um telespectador. Apenas voltava para a realidade ao parar do ônibus. A cada nova cidade uma imagem de Padim Ciço lhe dava as boas-vindas. E com a benção de Cícero eu descia. E com a benção de Cícero eu conhecia. E com a benção de Cícero eu partia." Notas de Diário

Cheguei em Juazeiro do Norte, Ceará. Fiquei poucos dias. A cidade é bem maior que eu imaginava, tão grande que quase dá pra esquecer de se estar no meio do sertão. Fiquei hospedado num pensionato que mais parecia um labirinto de varais cheios de roupas. De resto fiz um turismo para conhecer um pouco mais a história e as histórias de Padre Cícero ou para os íntimos, Padim Ciço.

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Depois continuei de ônibus em ônibus. De carona em carona. De janela em janela. De vilarejo em vilarejo. De abraços de encontros e abraços de despedidas. Fui vagueando. Pouco eu falava, mas muito observava. Olhava tudo. Não perdia nada. Às vezes, confundo o tempo, a intensidade dos dias fazem parecer que foram mais dias do que realmente foram. Quando eu começava a sentir saudades um novo encontro aparecia e que seria a saudades de amanhã. Assim, seguiam os dias, eu era acolhido como um filho todos os dias. Pouco falei de mim e pouco falavam sobre eles.

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Cheguei em Cabaceiras (Paraíba) por muito ouvir sobre essa cidade. Estar em Cabaceiras é como viver dentro de um filme. O Auto da Compadecida e Cinema, Aspirinas e Urubus, entre outros foram gravados nessa cidade que é considerada a "Roliúde Nordestina". Tudo é belo aqui. As casas coloridas e a igrejinha onde João Grilo foi julgado por Deus são de uma lindeza sem tamanho. O lajedo de Pai Mateus é das coisas mais espetaculares que se pode achar no mundo. Desconhecido por quase todos. O lajedo tem aquelas pedras de tamanho gigante sortidas por todos os cantos e são de uma beleza sem tamanho, poderia listar quantas cenas de filmes ou novelas que foram feitas aqui, mas ocuparia muito espaço. Não é atoa que é considerada a capital do cinema nacional. A beleza da cidade e seu entorno são únicos. A noite da cidade é um charme. Vale demais a visita nesse pedaço de terra. Beleza rústica sem igual.

"Estava no mercado municipal (Cabaceiras), pedi um prato de comida. Sentei-me numa mesa cheia de pessoas. Antes a mesa era som de risadas e conversas. Ao me sentar eu trouxe o silêncio. Todos me olhavam. Eu olhava todos. O jogo de truco parou. Eu incomodava. Eu estava incomodado. Sentia-me o estrangeiro. O tempo só voltou a correr quando a comida chegou. Ao comer a mesma comida, alguma empatia foi formada. As primeiras conversas aconteceram. Perguntei se eu poderia jogar. Perdi todos os jogos, mas quando pensei em ir embora já era hora de jantar. Quando a janta chegou nenhum silêncio se fez. Já era mais um como qualquer outro." Notas de Diário

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"João Grilo (suspirando) - Tudo o que é vivo morre! Está aí uma coisa que eu não sabia! Bonito, Chicó, onde foi que você ouviu isso? De sua cabeça é que não saiu, que eu sei!

Chicó - Saiu mesmo não, João. Isso eu ouvi um padre dizer uma vez. Foi no dia que meu pirarucu morreu.

João Grilo - Seu pirarucu?

Chicó - Meu, é um modo de dizer, porque, pra falar a verdade, acho que eu é que era dele. Nunca lhe contei isso não?

João Grilo - Não, já ouvi falar de homem que tem peixe, mas de peixe que tem homem é a primeira vez.

Chicó - Foi quando eu estive no Amazonas. Eu tinha amarrado a corda do arpão em redor do corpo, de modo que estava com os braços sem movimento. Quando ferrei o bicho, ele deu um puxavante maior e eu caí no rio.

João Grilo - O bicho pescou você!...

Chicó - Exatamente, João, o bicho me pescou. Para encurtar a história, o pirarucu me arrastou rio acima três dias e três noites.

João Grilo - Três dias e três noites? E você não sentia fome não, Chicó?

Chicó - Fome não, mas era uma vontade de fumar danada. E o engraçado foi que ele deixou pra morrer bem na entrada de uma vila, de modo que eu pudesse escapar. O enterro foi no outro dia e nunca mais esqueci o que o padre disse, na beira da cova.

João Grilo - E como avistaram você, da vila?

Chicó - Ah, eu levantei um braço e acenei, acenei, até que uma lavadeira me avistou e vieram me soltar.

João Grilo - E você não estava com os braços amarrados, Chicó?

Chicó - João, na hora do aperto, dá-se um jeito a tudo!

João Grilo - Mas que jeito você deu?

Chicó - Não sei, só sei que foi assim! " O Auto da Compadecida, Ariano Suassuna

Depois segui para Ingá. A cidade é igual a todas outras. Pessoas circulam. Algumas praças. Algumas vendas. O que faz Ingá diferente de todas as outras é a Pedra de Ingá ou para os nativos a Pedra Encantada. Uma pedra escrita em baixo relevo que segue indecifrável até hoje. Algo diferente. Eu, ao menos, nunca tinha visto nada parecido. Coisa linda. Mais lindas são as histórias sobre a pedra. As teorias são muitas, desde de alienígenas até que a pedra esconde o segredo do universo. Prefiro as palavras da música de Zé Ramalho "Há uma pedra estranha que me diz | Que o vento se esconde num sopé | Que o fogo é escravo de um pajé | E que a água há de ser cristalizada | Nas paredes da pedra encantada | Os segredos talhados por sumé". Ingá é um tesouro de lugar. De Ingá voltei para ficar um pouco em Campina Grande e pouco tempo depois também me despedia de Campina Grande. Agora seguia rumo ao litoral e o sertão ficava pelo caminho.

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"Hoje conheci a Pedra de Ingá. Lugar curioso demais. Depois da visita fiquei deitado numa sombra até criar coragem de caminhar novamente. Logo recebi companhias. Uma delas era o Vavá Azul, figura conhecida da cidade. A minha mochila atraiu a curiosidade. Logo, éramos em umas seis pessoas. Ficamos ali, contando e ouvindo histórias. As histórias de Vavá eram as melhores. Como bons amigos debaixo da sombra ficamos ali, conversando, até o sol baixar. Depois, como fossemos nos ver no dia seguinte, nos despedimos. " Notas de Diário

No sertão, com toda certeza, há muito sofrimento, fome e pobreza. Entretanto, o sertão não é apenas isso. O sertão é belo em sua natureza e cheio de gente disposta dividir o quase nada. Não tem como passar por aqui e não marejar os olhos diante de tanta solidariedade. A vida é dura nesse canto do planeta. Quase tudo endurece aqui: terreno, vegetação, músculos, pensamento, sonhos, pele, mas uma coisa segue palpitando numa velocidade maior dentro de todos, o coração. Se você não precisar de ajuda talvez nunca sentirá o que eu senti aqui. Num lugar onde a vida parece impossível somente há prosperidade se houver solidariedade. Assim, os dias passam. Sobrevivendo dia-a-dia. Estendendo uma mão hoje. Recebendo uma mão amanhã. Queria um dia poder voltar e de uma maneira mais justa poder lembrar de cada rosto e dar nomes às pessoas que antes, para mim, não tinham nomes. Talvez seria mais nomes que minha memória seja capaz de guardar, mas ao menos poderia agradecer cada pessoa individualmente e dar oportunidade aos meus sonhos ter novos sonhos. Substituir o "sem rosto" por centenas de pessoas com rostos conhecidos. Dos dias no sertão o que fica é a gratidão. O obrigado pelos inúmeros acolhimentos. O obrigado por mostrar-me coisas que só com os olhos eu nunca enxergaria. Obrigado! Espero reencontrá-lo em breve, Ser-tão. Até logo.

"Cantar, só, não fazia mal, não era pecado. As estradas cantavam. E ele achava muitas coisas bonitas, e tudo era mesmo bonito, como são todas as coisas, nos caminhos do sertão. " A hora e vez de Augusto Matraga, Sagarana, Guimarães Rosa

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Parte 18: Jampa, Olinda e São Miguel dos Milagres

"Aqui nessa pedra, alguém sentou para olhar o mar

O mar não parou para ser olhado

Foi mar pra tudo que é lado." Melhores Poemas, Paulo Leminski

Cheguei em João Pessoa. A Mari me aguardava. Conheci a Mari no projeto Rondon, ela é alagoana, mas estava na cidade para prestar a prova do mestrado. Ela estava hospedada na casa de uns amigos e foi para lá que eu fui.

Nos dias em João Pessoa, em todo momento, tive a companhia da Mari, ficávamos o dia todo na praia. Caminhávamos, bebíamos e mergulhavamos. Pela primeira vez vi um mar com tantas cores. O que mais me lembro daqueles dias em Jampa foi de uma noite que ficamos na praia, quase deserta, sentados, conversando e bebendo. Depois ficamos no mar por muito tempo. Foi um dia bom. De resto, João Pessoa é uma cidade bem agradável e o que eu mais gostei é que é proibido prédios altos próximo da orla, o que deixa as noites nas praias mais bonitas. Depois de poucos dias a Mari teve que voltar para sua cidade e eu resolvi seguir viagem também.

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Ainda em João Pessoa deu tempo de conseguir couchsurfing na noite em que eu planejava dormir na rodoviária. Assim, passei uma noite na casa da Cris. Ela é toda musical e tem um belo gosto para a música. Passamos a noite conversando e ouvindo música. No outro dia, me despedi da Cris e segui meu caminho.

Cheguei em Recife e parti para a Olinda. Peguei um metrô até alguma estação para poder pegar o ônibus para Olinda. O metrô de Recife é um tanto quanto curioso, acho que devia ter mais ambulantes vendendo suas mercadorias que propriamente passageiros e isso se repetiu toda vez que peguei o mesmo. Já em Olinda caminhei para procurar algum hostel. Fiquei no Albergue de Olinda, lugar muito bom e tranquilo.

Nos dias em Olinda, caminhei bastante pelo centro histórico e pela orla. O centro histórico é muito bonito, colorido e musical. Peguei o mapa turístico e caminhando fui conhecendo igreja por igreja, beco por beco e alguns artesanatos locais. De manhã acordava cedo e ia para a orla e pelas noites me juntava em algum lugar com música. Apesar de ser ressaca do carnaval, ainda havia maracatu pelas ruas e às vezes, ouvia-se o Galo da Madrugada e com isso a vontade de ter estado aqui algumas semanas antes.

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Em, apenas, um dia resolvi conhecer Recife. Meu destino era o Recife Antigo, que é o centro histórico da cidade. Caminhei bastante, conheci o Marco Zero e fiz a travessia de barco até o Parque das Esculturas Francisco Brennand (valor de ida e volta é de cinco reais). Depois experimentei o famoso Leite Maltado em As Galerias, o maltado é uma bebida feita de sorvete de creme e malte de cacau. A bebida é incrivelmente boa, só não bebi mais de dois copos por não ter mais dinheiro. Depois fui conhecer o Paço do Frevo, um lugar único que mostra a história do frevo, além de ter diversas outras atividades. Nesse dia estava tendo uma apresentação artística do grupo local de maracatu com uma banda latinoamericana chamada (se minha memória estiver certa) Las Damas, foi das coisas mais incríveis que pude assistir, música de melhor qualidade, ninguém conseguia ficar parado, até eu que sou horrivelmente ruim dançando tentei alguns passos, mas na maior parte eu preferi bater palmas. De noite, junto com algumas pessoas que conheci no Paço do Frevo, fomos num bar. Sai correndo, atrasado, no fim da noite para conseguir pegar o último circular para Olinda.

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"O Sol da aurora raiou, na terra do Capibaribe,

Do frevo e do Maracatu, de baque virado, de touro encarnado, de todo o azul,

Nasceu da pedra salina, Luanda estrela divina,

Recife batendo tambor

Desaguando pela aurora, Recife senhora de toda magia que o mar derramou,

Dona santa feiticeira, rainha guerreira, cantiga negreira Recife Nagô." Recife Nagô, J. Michilles

A viagem seguiu. Agora eu chegava no Alagoas, mais precisamente em São Miguel dos Milagres. Primeiro fui procurar algum lugar para me hospedar, depois de consultar quase todos os lugares, estava assustado com os preços, o mais barato até então era 150 reais a diária. Achei um senhorzinho que alugava uns quartos no fundo de sua casa por quarenta reais, fiquei lá.

A primeira vez que eu vi o mar em São Miguel dos Milagres achei que estava sonhando. O mar azul e verde degradê queima os olhos com tanta beleza. Caminhei muito por aquele litoral. Fui para Porto de Pedras e Praia do Patacho caminhando e para muitas outras praias que não me recordo os nomes. Qualquer roda de futebol eu me enturmava e ficava. Conheci Laura quando fui buscar uma bola perdida. Logo me juntei em sua caminhada. O tempo passou muito rápido, tínhamos muitas coisas em comum, a conversa era fácil. A noite chegou e ainda caminhávamos. Voltar sozinho na escuridão, caminhando durante horas em companhia do céu estrelado foi bacana demais.

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Quando eu cheguei no nordeste, resolvi escolher uma praia, apenas uma, em que eu iria conhecer e viver sem pensar muito em dinheiro. A escolha foi São Miguel dos Milagres. Diferente da suas vizinhas Porto de Galinhas e Maragogi, aqui não existe turismo de massa e as praias são bem preservadas e quase desertas, mas tudo é bem caro. Apesar de eu ter achado uma estadia barata, quase todas as pousadas são muito caras (pois são bem poucas). Tirando os preços, São Miguel dos Milagres é um paraíso na Terra, vale muito a visita. Os coqueiros, os corais, o mar e a tranquilidade daquele lugar fazem qualquer pessoa aproveitar o momento e esquecer todo o resto.

Arrumei minha mochila numa madrugada e de madrugada peguei o ônibus que iria me levar para Maceió. Me despedia dos dias tranquilos em Jampa, Recife, Olinda e São Miguel dos Milagres.

"Não sou nada.

Nunca serei nada.

Não posso querer ser nada.

À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo." Tabacaria, Fernando Pessoa

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Camarada, estou aqui ainda e curtindo muito o seu relato.

 

Peguei o livro "Espelhos" do Galeano, será o meu companheiro de viagem nessa trip que começa dia 24/12.

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Camarada, estou aqui ainda e curtindo muito o seu relato.

 

Peguei o livro "Espelhos" do Galeano, será o meu companheiro de viagem nessa trip que começa dia 24/12.

 

Terá boa companhia na sua viagem então =]

 

Aproveita demais os dias em que estará de viagem. Abraços

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Parte 19: Piranhas, Cânion do Xingó e uma viagem de carro

"O escafandro já não oprime tanto, e o espírito pode vaguear como borboleta. Há tanta coisa para fazer. Pode-se voar pelo espaço ou pelo tempo, partir para a Terra do Fogo ou para a corte do rei Midas.

Pode-se visitar a mulher amada, resvalar para junto dela e acariciar-lhe o rosto ainda adormecido. Construir castelos de vento, conquistar o Velocino de Ouro, descobrir a Atlântida, realizar os sonhos da infância e as fantasias da idade adulta.

Chega de dispersão. Preciso compor o início destes cadernos de viagem imóvel e estar pronto para quando o enviado de meu editor vier tomar o ditado, letra por letra. Na minha mente, remôo dez vezes cada frase, elimino uma palavra, junto um adjetivo e decoro meu texto, parágrafo após parágrafo.

Sete e meia. A enfermeira de plantão interrompe o curso de meus pensamentos. Segundo um ritual bem preciso, ela abre a cortina, verifica traqueotomia e gotejamento, e liga o televisor para que eu veja o noticiário. Por enquanto, um desenho animado conta a história do sapo mais veloz do Oeste. E se eu formulasse o desejo de ser transformado em sapo?" O escafandro e a borboleta, Jean-Dominique Bauby

Todo dia na estrada é um dia cheio de possibilidades. Por estarmos, frequentemente, diante do novo, o novo já não assusta. Ficamos mais propícios a dizer sim ou ao mesmo, seguir por caminhos que não eram nossos e num piscar de olhos, caminhos opostos formam pontes para um mesmo lugar. Todo dia na estrada é um dia cheio de encontros. Por estarmos longe dos nossos conhecidos, conversamos com qualquer pessoa que cruze o nosso destino e assim perdemos um pouco da arrogância do julgamento precipitado e damos a chance de conhecer o desconhecido. Todo dia na estrada é como qualquer outro dia, o que muda apenas é a nossa disposição de conhecer. Todo dia deveria ser como um dia na estrada.

Cheguei em Maceió. Caminhei, pouco, pela cidade, mas não queria estar na muvuca de uma capital. Queria dar continuidade aos dias tranquilos. Queria voltar para o interior. Queria voltar para a simplicidade. O cânion do Xingó surgiu em minha cabeça e para lá continuei o meu caminho.

No Alagoas o transporte dentro do estado é feito por vans. Os ônibus na rodoviária são, praticamente, interestaduais. Sem informação de horários, fiquei na rodoviária esperando a van para a cidade de Piranhas. Embarquei com mais umas dez pessoas. A viagem perdurou por algumas boas horas. O sono me dominou por quase toda a viagem.

Chegar em Piranhas (a cidade velha) é como chegar no paraíso. Me arrisco dizer que é a cidade mais bonita que eu já conheci. Suas casas coloridas à margem do rio São Francisco são de uma beleza sem tamanho. A harmonia que a cidade tem com a natureza, uma complementando a outra, fez eu não imaginar a natureza sem a cidade e a cidade sem a natureza. A calmaria se faz presente sempre naquele recanto de mundo.

Depois parti para o hostel Maestro Egildo Vieira. Egildo Vieira foi um maestro famoso, seu irmão Nei toma conta do hostel. Com orgulho o Nei sempre conta as histórias de seu falecido irmão famoso, principalmente as histórias que envolvem também o grande Ariano Suassuna. Nei é gentileza em pessoa. Nunca fui tão bem tratado num hostel como fui naqueles dias em Piranhas.

Deixei minhas coisas e fui caminhar pela lindeza da cidade. A cada cem metros parava para mergulhar no velho Chico. Joguei bola num campinho. Conversei com alguns pescadores e fui alertado de alguns lugares que era arriscado nadar. Retornei era quase noite. Fiquei na praça. Depois subi as escadarias para chegar no ponto mais alto da cidade para vê-la de cima e ser surpreendido com o belo céu daquele dia. Passei boa parte da noite ali, na companhia do céu estrelado.

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"Estava sozinho naquele hostel imenso. A arquitetura antiga de beleza rústica seria sucesso em qualquer grande cidade. Ali, o vazio tornava o eco mais sufocante. As pousadas familiares dominam a preferência de quem vem conhecer a cidade e a região. A arquitetura mais bonita é a do hostel, os melhores sucos e as melhores histórias e o melhor tratamento é feito pelo Nei. Se um dia tivesse que dar um conselho sobre Piranhas, o conselho seria: fique no hostel e conheça o grande Nei." Notas de Diário

No outro dia, acordei cedo e andei a beira rio novamente. Depois peguei um moto táxi até próximo a usina de Xingó, donde saem os barcos para o Cânion do Xingó.

Embarquei. O rio São Francisco naquele pedaço de mundo consegue ser mais bonito que o normal. A embarcação tinha muita gente e era todo animado, com música alta, comida cara e bebidas, algum desavisado poderia confundir com uma festa. Isso me incomodava um pouco, mas eu seguia na proa do barco admirando cada novo pedaço do rio que se anunciava. Ao chegar no cânion um misto de decepção e encantamento tomou conta de mim. A decepção por ver duas "piscinas" no rio ao lado do cânion do Xingó e o encantamento pelo próprio cânion. Para acessar o cânion é preciso pagar dez reais e tomar assento num barco a remo. O cânion é bem estreito. Poucos barcos vão ao mesmo tempo. Na espera todos ficam na "piscina" montada no meio do rio ou vendo o pouco artesanato que vendem na plataforma de desembarque. O trecho de barco a remo, vale muito a pena, é a cereja do bolo, é o porquê de ter encarado o barco maior. E saber que o cânion só é o cânion por causa de intervenção humana, pois ele só alagou depois da água ser represada para a construção da hidrelétrica de Xingó. De todo modo, os poucos minutos dentro do barquinho, onde o bater do remo é calmo, onde os paredòes quase se tocam, onde as cores da água alterna entre azul e verde de acordo com o esconder do sol, onde o silêncio toma conta e a beleza é a mais pura, daquelas de fazer esquecer qualquer outra coisa.

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Na volta, o barco fez o mesmo caminho, como teria de ser. A animação era maior. Eu continuava da mesma forma, admirando a paisagem de pé na proa. Agora a proa estava cheia de pessoas. O motivo era a ducha ao lado, mas não para tomar banho. Quase todos queriam tirar uma foto fingindo tomar banho de ducha. Eu realmente não entendi, mas o que importa é que pareciam felizes com isso. Num desses instantes, comecei conversar com a Licka que estava viajando junto com a Anna de carro. Elas se conheceram pelo site do mochileiros e se encontraram em Salvador, alugaram um carro e seguiram para o Xingó e depois iriam aproveitar o litoral alagoano. Elas estavam do lado sergipano na cidade de Canindé do São Francisco. Convidei-as para conhecer a bela cidade de Piranhas, logo depois do passeio.

Licka é psicóloga e mochileira, já viajou por muitos lugares e estava prestes a fazer sua esperada volta ao mundo. Muita admiração por ela, por conseguir conciliar sua profissão com suas mochiladas.

Anna é radialista e mochileira de primeira viagem. Sua voz é igual da Fernanda Lima e seu sorriso é encantador. Sua ideia é o mais breve possível ir morar em Ilhabela.

Elas seguiram até Piranhas comigo. Conheceram o Nei e resolveram ficar. Depois saímos para comer e andar pela cidade. Mergulhamos no velho Chico. No fim da tarde, resolvemos subir as escadarias para ver o pôr-do-sol que se anunciava. Chegamos a parte alta e lá estava a Marina e o Rui, logo eles se juntaram a nós e no resto do dia éramos em cinco.

Rui é agrônomo, músico, dançarino e motoqueiro. Dono de uma felicidade contagiante e de uma humildade gigante. Não tem como não gostar dele.

Marina é búlgara e mochileira, tinha oito meses para viajar pela América do Sul. Sua ideia era percorrer o continente todo, mas de tanto gostar do Brasil gastou todo o seu tempo no litoral nordestino e na Chapada Diamantina.

Já era noite voltamos ao velho Chico para mergulhar. Depois passamos o resto da noite na pracinha em um dos bares. O tempo passava, algumas cervejas eram consumidas. Rui apresentava suas diversas teorias sobre os mais diversos temas, era fácil rir com suas histórias. Marina sempre sorrindo se esforçava no português. Anna apresentava sua ciência ao pedir a batida de morango. Licka me ofereceu carona para o outro dia cedo, a princípio iria ficar mais uns dias ali, mas no fim resolvi embarcar junto com elas. No resto da noite tentamos vencer o sono para ir ver o luar em cima das escadarias, mas o sono venceu. Despedimos do Rui e da Marina e seguimos para o hostel.

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" - Jack, nós temos que ir e nunca parar de seguir enquanto a gente não chega lá.

Para onde estamos indo, cara?

Eu não sei, mas temos que ir." On the road, Jack Kerouac

Saímos cedo de Piranhas. O Nei deixou preparado um super café da manhã para nós. Eu fiquei com todo o banco de trás. A Licka no volante deu início a viagem. Seguiríamos para a praia do Gunga. Entre cochiladas eu tentava acompanhar o caminho. Nos perdemos algumas vezes. Chegamos. Antes de entrar na praia, fomos num mirante onde avistávamos toda a praia pelo o alto. O mar de coqueiros e o mar de água divididos por uma faixa de areia é lindo demais. Estacionamos o carro e começamos a caminhar pela praia. Caminhamos até estarmos longe da multidão. Por vezes, mergulhei no mar colorido e agitado do Gunga, sozinho ou na companhia da Anna ou na companhia da Licka ou na companhia das duas. Passamos parte da manhã e toda a tarde ali.

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Estávamos sentados num bar. Aproveitamos para carregar os celulares e tomar algumas cervejas. Tínhamos que definir nosso próximo destino. Depois de algumas propostas e conversas, chegamos a conclusão que iríamos para a praia do Carro Quebrado, ao norte de Maceió. A ideia era acampar na praia. Passamos num mercado e compramos alguma comida para cozinhar no acampamento. O fim da tarde chegava e assim, partimos. Por inexperiência pegamos a "Br", ao invés, da pista litorânea para chegar a Barra de Santo Antônio. Nesta noite, nos perdemos muitas vezes. Uma viagem de poucas horas se tornou uma grande viagem. Estávamos cansados. E por muitas vezes achei que desistiriamos em achar a tal praia. Ainda bem que não. Depois de muito escuro, pistas vazias e de muita música, chegamos a cidade destino. A praia era bem isolada e todos desencorajaram nós a seguir no fim de noite para lá. Um guia local arranjou um restaurante a beira mar para acamparmos.

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Montamos a barraca. Nos ajeitamos. Fui ver o mar e o céu. Era a primeira vez da Anna acampando. Fizemos nossa janta. A fome era grande. O macarrão acabou rápido. Um vento agradável pairava pela noite. Um a um íamos dormindo.

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Era madrugada ainda. Vi as gurias indo ver o nascer do sol a beira mar. Não consegui levantar. A ideia era ver o nascer do sol na praia do Carro Quebrado. Nos primeiros raios de sol, criei coragem e desfiz acampamento. Esperamos o guia que nos ajudaria com o labirinto até chegar a tal praia.

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Chegamos em Carro Quebrado com o sol se levantando ainda. Que sorte a nossa não ter desistido. Ao ver pela primeira vez aquela praia, sabia que estava no lugar certo. Acho que já devo ter dito inúmeras vezes que essa ou aquela era a praia mais bonita que já tinha visto. Cronologicamente isso sempre é verdade. E agora estava de novo, de frente com a praia mais bonita e charmosa que já tinha visto. Ter ela só para nós foi um 'plus' que fez ela se tornar mais bonita ainda. O sol queimava demais. O mar tinha muitas cores. Pouco falamos. O esforço e a persistência em chegar naquele lugar, fazia cada um aproveitar do seu modo, aquele paraíso. Que calmaria gostosa. Que delícia de lugar. Que recompensa. No primeiro sinal de "intrusos", pegamos nossas coisas e seguimos viagem.

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Agora íamos recortando o lindo litoral do Alagoas em direção ao sul. Passamos pelas coloridas praias de Maceió. Cruzamos a praia do Gunga novamente. Toda praia que se anunciava era mais bonita que a anterior. Lembro de termos parado em uma praia de um azul intenso que era linda demais, dei apenas um mergulho e seguimos pela estrada. E assim, foi, praia e mais praia. Até chegarmos na divisa natural do estado do Alagoas com Sergipe, o rio São Francisco.

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A cidade era Piaçabuçu. Eu tinha muita vontade de conhecer a foz do velho Chico e a meninas embarcaram na mesma vontade. Conseguimos negociar um barco bem barato e com direito a um almojanta. Partimos pela lindeza do São Francisco. Quanta beleza tem aquele trajeto. Passamos por vilarejos, coqueiros, dunas, avistamos muitas aves e talvez um boto. No final o rio se rende a imensidão do mar e adoça um pouco as águas salgadas do Atlântico. Mergulhamos por muito tempo nas águas do rio que foi o responsável pelo nosso encontro. Quando o sol se punha, o barco retornava. E que pôr-do-sol maravilhoso foi aquele. Em silêncio admirávamos o sol caindo no horizonte. No momento que o último raio de sol era visto, atracamos no porto.

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Seguimos viagem, nesse dia intenso. Fomos até Penedo. Chegamos era noite. O centro histórico é lindo demais. Fiquei com muita vontade de voltar com mais calma. Mesmo assim, podemos ver o quão preservado é o centro histórico da cidade. Depois fomos para o porto, pegamos a balsa e atravessamos o São Francisco. Agora em terras sergipanas nosso destino era Aracaju.

As luzes projetadas pelo farol do Uno avançavam pela escuridão das rodovias do Sergipe. O som alto fazia companhia. Música após música era tocada. Cantávamos para afastar o sono. A Licka no volante acertava todos os caminhos nas confusas pistas do menor estado brasileiro. As luzes só mudavam de direção quando o Uno passava por algum buraco escondido com a ajuda da noite. O caminho era só escuridão, interrompido por vezes por algum caminhão na direção contrária que iluminava o interior do nosso carro. Nesses momentos de luz eu mirava meus olhos para as duas, uma de cada vez. Às vezes, a Anna estava dormindo. A Licka, incansável, sempre com os olhos firmes no caminho. A Anna, de vez em quando, encostava o rosto no vidro do carro e parecia olhar para o teto, não sabia se era o sono ou se algum pensamento arrematava-a. A cantoria dentro do carro aumentava de tom quando o rádio começava a tocar: Um sonho, do Nação Zumbi. Nesses momentos, parecia ter uma energia diferente conosco. Ou melhor, parecia dar-nos mais energia para seguir pelas estradas naquela noite, que era mais escura que as outras noites. O Uno seguia enxergando por seus faróis e a viagem continuava.

Chegamos em Aracaju. Chegamos em frente a casa do Rui. Junto com a Marina o Rui abriu a porta de sua casa. Fomos recebidos de braços abertos. Tomamos algumas cervejas e logo o sono foi dominando.

Esse dia, foi intenso demais. Talvez dos melhores que já vivi. Acordamos ao relento numa praia qualquer. Depois seguimos para uma das praias mais bonitas do nosso Brasil. Atravessamos todo o Alagoas até conhecer o lindo fim do rio São Francisco. Passamos pela tão linda Penedo. Atravessamos o Chico para estar do lado sergipano. E fomos até Aracaju para rever o Rui e a Marina. Não quis ver quantos quilômetros percorremos, pois números sempre estragam toda a beleza do momento.

Acordamos tarde. O Rui e a Marina nos levaram para conhecer o centro histórico de Aracaju. Depois fomos numa praia. Almoçamos. E logo, a estrada iria nos fazer companhia novamente. A Anna pegaria o vôo no dia seguinte em Salvador. Ficamos mais um tempo na companhia do Rui e da Marina. No fim da tarde, nos despedimos e seguimos nosso último trecho juntos. De Aracaju a Salvador.

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Chegamos ao Pelourinho. Agora eu seguiria sozinho. Peguei minha mochila e estava as duas na minha frente. Não lembro ao certo o que eu disse na despedida. De certo, foram palavras, vazias, do tipo: "Boa viagem", "Juízo", "Até a próxima". Depois do abraço final caminhei para dentro do Pelô. Passei por bares cheios e lugares que nunca tinha visitado antes, mas o ao redor não importava, apenas caminhava até algum hostel. Conforme eu caminhava uma nova música surgia de fundo. Encontrei o hostel que eu procurava. Hesitei ao entrar. Agora um turbilhão de sentimentos tomava conta de mim. Queria ter agradecido as meninas de forma mais honesta os dias que estivemos juntos. Hoje, depois de mais de oito meses desses dias, toda vez que eu escuto aquele sotaque pernambucano da Nação Zumbi iniciando a música dizendo: "Estão comendo o mundo pelas beiradas| Roendo tudo, quase não sobra nada | Respirei fundo, achando que ainda começava | Um grito no escuro, um encontro sem hora marcada | Ontem eu tive esse sonho … " eu, automaticamente, me teletransporto para aqueles dias dentro do Uno branco na companhia da Licka e da Anna. Onde a escuridão das pistas do Alagoas, Sergipe e Bahia nos fizeram companhia. Onde três pessoas, de três lugares diferentes se uniram por suas diferenças e principalmente, pela vontade de viajar. Me teletransporto e lembro da cara de curiosidade da Anna ao experimentar o macarrão no acampamento. Me teletransporto e lembro da Licka, ainda desconhecida, ao meu lado na proa. Me teletransporto e vejo a alegria do Rui e da Marina. Me teletransporto e lembro do sorriso de cada um e também lembro do rio São Francisco que por algum motivo nos uniu, naquela curta, mas intensa viagem. Quando a música acaba volto ao dia de hoje, mas cheio de lembranças e com muitas saudades. Saudades daqueles dias. Saudades de todos. E agora, de uma forma mais honesta, eu digo: Obrigado. Obrigado pela companhia. Obrigado pelo companheirismo. Obrigado pelos momentos. Anna, Licka, Marina, Nei e Rui um beijo na alma de cada um de vocês. Muita paz sempre. Mais uma vez, obrigado!

"De tudo, ficaram três coisas: a certeza de que ele estava sempre começando, a certeza de que era preciso continuar e a certeza de que seria interrompido antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro." O Encontro Marcado, Fernando Sabino

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Sensacional, continuo acompanhando aqui.

 

Passei em alguns desses lugares que vc foi inclusive os Quenions do velho Chico...Piranhas, Praia do Gunga, Carro quebrado, Aracaju....demais meu amigo, linda viagem essa sua!

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Ahhhhhhh... Que sorte a minha ter cruzado seu caminho nessa sua linda jornada!

 

Que sorte a nossa ter compartilhado desses dias intensos e vibrantes!

 

Realmente foram momentos memoráveis.

 

Viajar é isso... É contar com os improvisos da vida, com a magia dos encontros, com as surpresas dos caminhos.

 

Cada um, com nossas peculiaridades, nos tornamos um só destino pela vibração da aventura.

 

Obrigada pelas palavras. Estou acompanhando o relato e sei que ainda falta um bom pedaço.

 

Siga em frente amigo, estamos no aguardo!!!

 

Bjs.

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    • Por Anderson Paz
      Período: 15 a 19/11/2017 (período chuvoso)
      Cidade-Base: Caiapônia/GO, a 550 km de Brasília e 335 km de Goiânia.
       
      Relato escrito pela companheira de viagem Maria Fernanda. Fiz só algumas pequenas adaptações. Dessa forma muitas vezes vai estar se referindo a mim na 3ª pessoa...hehehe

      Além dela o Raphael também integrou o grupo, na verdade foi ele o mentor da viagem em seu Uninho Mille.

      Dia 15/11, quarta:
       - Saída DF: 05h30
      - Chegada Caiapônia: 13h30
      - Estrada via Iporá em ótimo estado de conservação ao longo de todo o trajeto
       
      - Fomos direto às Cachoeiras Jalapa e Tobogã.
      No caminho de terra à direita avista-se ao longe o "Morro do Gigante Adormecido". Lindão!
      Nível dificuldade das cachús: Zero!
      Segundo nossa avaliação, são as mais "simples", de menor beleza cênica e sujeitas a estarem lotadas nos feriados e finais de semana. Entretanto, quando lá chegamos só havia mais 3 pessoas.

      Depois de ficarmos ali um tempinho, seguimos rumo a Cachoeira Três Tombos
       
      Como chegar: 5 km antes de Caiapônia na GO-221 no sentido Iporá-Caiapônia

      Cachoeira Três Tombos
      Chega-se por cima, onde o Rio São Domingos encontrava-se raso, (na altura de minhas canelas, se tanto!). Do alto, aprecia-se um lindo desfiladeiro e a bela Três Tombos (nome autodescritivo). Próximo ao local do estacionamento à direita há uma trilha para a descida com mais segurança, com cordas para apoio. Não é preciso fazer como nosso audaz e intrépido Anderson Paz que - não encontrando a "descida oficial" - bancou o "Indiana Jones" numa descida arriscada pirambeira abaixo, ok?! O poço dessa cachú é DE-LI-CI-O-SO!! Todos concordamos que suas águas são as mais deliciosas em que tivemos a experiência de nadar / mergulhar. NÃO DEIXEM DE VIVENCIAR ISSO, certo?!
       
      Como chegar: BR 158, 46km em direção a Piranhas a partir do trevo que sai de Caiapônia + 16km de estrada de chão. Tem algumas placas. Confie nelas. (Digitar “Cachoeira 3 Tombos” no Google Maps)
       
      À noite: Restaurante do Ernesto, frente do Hospital Municipal. Fernanda e Rapha foram de "jantinha" (PF reforçado!) e Anderson foi de sanduba sem carne (com ovo, tomate, milho, alface e maionese).
       
      Dia 16/11, quinta feira.

      Cachoeiras Samambaia e Abóbora
      Chega-se por cima da Samambaia, literalmente! Inclusive, cruzamos o riacho q a origina sem que déssemos fé disso. Um pouco mais a frente percebemos que havíamos passado do ponto - ela estava logo à direita do riacho. Ao fazermos o retorno, tivemos a sorte de avistarmos 2-3 catetos ariscos.

      A de scida da Samambaia é tranquila e sinalizada. Queda d'água bonita. Há um poço pequeno .

      Para chegarmos a Abóbora, voltamos ao ponto de início da descida à Samambaia e pegamos uma trilha em frente, curta (talvez 250 m) e discretíssima! É provável q exista outra trilha por baixo, mas não vimos! A queda e o poço da Abóbora são maiores do que a Samambaia. No entanto, ao chegarmos, deparamo-nos com um fedor forte e nauseante de algum bicho morto nas proximidades.  Não permanecemos mais do que alguns poucos minutos por ali. Peninha...
       


      Nota Importante: das que visitamos, estas duas cachoeiras ficam muuuito próximas de pastagens e plantações imensas.
       
      Como chegar: BR 158, 10km em direção a Piranhas a partir do trevo que sai de Caiapônia + 30km de estrada de chão. Na BR entrar na placa escrita "Vivas Samambaia". O carro para em um estacionamento ao lado do córrego que desemboca na Samambaia. A primeira cachoeira é a Samambaia. Uns 300m de trilha a direita fica a Abóbora (digitar “Cachoeira Abobora” no Google Maps)
       
      Após, retornamos ao carro e seguimos nossa aventura em busca à Cachoeira São Domingos...

      Nessa tarde, fomos agraciados com um original e generoso "Safari no Cerrado".

      Além dos catetos que avistamos mais cedo conseguimos ver: 10 ou 12 emas, vários tucanos, dezenas de periquitos, muuuuitas corujas, alguns carcarás, seriemas aos montes, curicacas às dezenas, muuuuuitas Araras. Em especial, passamos por um grande pequizeiro e, logo atrás dele, uma fascinante "Árvore de Araras" com 12 exemplares delas, algumas com pequis nos respectivos bicos!

      Muitos bichos depois, chegamos ao mirante natural da cachú São Domingos...
       
      Cachoeira São Domingos
      Respirações suspensas, expressões estupefatas... Até agora, não encontramos a palavra exata para descrevê-la... BELÍSSIMA! EXUBERANTE! ENCANTADORA!*
      Para quem conheceu o *"Buraco das Araras" em Formosa... 3 ou 4x o diâmetro dela x 96 m de altura. Para quem conheceu o "Véu de Noiva da Chapada dos Gimarães...mais bela na nossa opião!

       

      Após muitas fotos e contemplações, ficamos por uns 40 min procurando a trilha para descer até seu poço.
      Já estávamos desistindo da descida, quando um som de esperança inundou o ar... uma moto estacionou: era uma das moradoras da casa logo na entrada do terreno de acesso à cachoeira. Apontou-nos o início da trilha ao lado da cerca da propriedade. Após uns 15 min de percurso no sentido contrário à cachoeira, em um caminho plano, a trilha inicia uma descida relativamente inclinada rumo ao vale; por baixo, retorna-se por cerca de 1 km em direção à cachoeira e VOILÁ: a queda belíssima e o poço magnífico!! Dá pra chegar bem embaixo da cachoeira, como é possível ver na foto abaixo.


      Após uns 40 min, vimo-nos obrigados a abandonar o paraíso recém-encontrado e retornar: já eram 17h40h. Não queríamos correr o risco de retomar a trilha, em geral bem marcada, mas com alguns trechos que requeriam um pouco mais de atenção, e realizar a subida no escuro.

      Ao chegarmos no topo, não pudemos apreciar o pôr do sol... dia nublado. Mas, fomos premiados com um belo passarinho azul da cara preta e mais 2 casais de curicacas.
       
      Como chegar: a partir da Abóbora, há uma estrada de chão de aproximadamente 40 km (digitar Cachoeira de São no Google Maps)
       
      Início da noite. Já na estradinha deserta em direção à Caiapônia avistamos 3 belíssimos veados (um deles galhado), pastando serenos até que o Anderson tentou tirar uma foto deles e... saíram em disparada!
       
      Chegamos famintos na cidade e fomos jantar no Varandas: restaurante e lanchonete do Daniel, próximo à Universidade Rio Verde. Recomendamos o delicioso macarrão ao molho branco.
       
       Dia 17/11, sexta feira

      Cachoeira e Corredeiras Santa Helena
      Local de acesso facílimo, extenso, prazeroso, com variados poços e cascatas. À direita da estrada, sobe-se para um dos seus melhores e maiores poços. Contaram-nos depois que em algum ponto mais acima há um encontro de águas quentes e frias, com uns ótimos poços de banho seguindo pela esquerda.
       



      De volta ao carro e a caminho das Três Barras, em dois momentos distintos, avistamos tatus próximos à estrada.
       
      Como chegar: seguir 45 km pela GO-221 em direção a Doverlândia, seguir 13 km na GO-188 e entrar a esquerda onde há placa indicativa da Cachoeira Paraíso (acesso 2 km depois da Cachoeira Lageado), seguir por mais 11 km

      Cachoeira Três Barras
      Outro local que nos deixou estupefatos, boquiabertos e sem palavras...talvez DESLUMBRANTE! seja uma boa palavra para descrevê-lo. Ainda pouquíssimo conhecida pelos próprios nativos. Seguindo uma trilha bastante discreta após a segunda ponte, conseguimos chegar na cabeceira da que fica mais no alto (nível da estrada) e tomamos um banho nela. Pela lateral à sua esquerda, "achamos"(?!) uma trilha (discretíssima, cheia de folhas e plantas) que desembocou numa pirambeira perigosa. Retornamos, não sem antes perder o rumo de onde estava o nosso valente Fiat Uno Mille, embrenhados que estávamos literalmente num mato sem cachorro, porém pleno de carrapatos e micuins.
       


      No que pese a deslumbrante paisagem, não recomendamos esta aventura para turistas incautos ou iniciantes no trekking. Por enquanto e pelo que pudemos avaliar in loco, temos a firme convicção de que apenas pessoas com ampla experiência em trilhas, com os equipamentos necessário, possam fazer esse desfiladeiro magnífico!
       
      Como chegar: seguir 12 km pela GO-118 após o acesso para a Cachoeira Santa Helena e depois entrar a esquerda onde há placa indicativa da cachoeira e andar mais 13 km
       
      À noite, voltamos ao restaurante Varandas. O Rapha comeu e recomenda o Burritos de Frango. Fernanda não gostou do contra-filé com mandioca: estavam duros! E Anderson manteve-se na aposta segura e apetitosa do macarrão com molho branco!
       
      Dia 18/11, sábado chuvoso

      Mais um dia de aventuras, descobertas e encantos na Serra do Caiapó/GO.

      Excepcionalmente, fomos acompanhados do Guia Valdivino "Jacaré".

      Cachoeiras Salomão e Índio
      O estacionamento fica logo acima e à direita da cabeceira da Salomão. A descida foi tranquila, ainda que escorregadia (há cabo de aço para apoio). Queda de 26 m e um poço pequeno.


      Ao subirmos e nos dirigirmos à cachú do Índio, tivemos a enorme felicidade e emoção de ver bem próximo um belíssimo exemplar do Tamanduá Bandeira. Chegando em sua cabeceira, o Guia e o Raphael avistaram um Cangambá.

      A descida era muito inclinada, fechada e, por conta das chuvas, estava um pouco escorregadia. Mas mesmo assim o Anderson quis descer até o poço da cachoeira. Não teve jeito: lá foi o pobre do Jacaré acompanha-lo!  

      Fernanda e o Rapha aguardaram na cabeceira. Minutos depois, eles retornaram da empreitada sãos, salvos e felizes (desconfio que o guia mais ainda que o Anderson! ) Retornamos todos ao Valente Fiat Mille.

      Cachoeiras Rio Verdão e do Coqueiro
      Para chegar nelas, paramos o carro próximo à sede de uma fazenda e atravessamos a pé 1 km d'uma estrada barrenta, escorregadia e mais uns 600m d'um pasto verdejante, sob uma chuva fina.
      A descida foi tranquila. "Rio Verdão" consiste num paredão em formato de meia-lua com uma queda d'água abundante e um grande poço, mas o fundo estava com muitos troncos e (não sei se porque chovia?) a água estava escura. Quando saíamos dela, a chuva engrossou!
       

       
      A "Cachoeira do Coqueiro" é uma "irmã-menor" da Rio Verdão. Foi a nossa quarta e a mais difícil do dia, pois a fizemos varando o mato, SEM TRILHA, meio que às cegas e com chuva forte!
       


      Quando retornávamos absolutamente encharcados e com frio ao carro, o guia Jacaré informou que poucas vezes viera até ali, uma vez q os turistas preferiam ir nas atrações mais conhecidas e badaladas.
       
      Após um reconfortante banho quente no Hotel e deliciosas roupas secas, fomos no "Jantinha Ki Delícia", bem ao lado da Igreja Matriz. Um local simples, mas surpreendeu-nos com UM SHOW de DELÍCIAS e SABORES!!
      Tudo o que comemos estava DE-LI-CI-O-SO: a jantinha, os bolinhos de arroz, o caldo de galinha, o pudim de leite... PUTZ!! Afirmamos: quem ainda não provou as gostosuras feitas pela Dona Elma e sua filha, não sabe o que está perdendo.

      19/11/2017, domingo nublado

      Anderson e Raphael saíram cedo para uma aventura "exploratória" à Cachoeira Pantano. Fernanda que já estava cansadinha, com dores nos joelhos das aventuras dos últimos e intensos 4 dias, descansou até às 10h e depois foi bater pernas pela simpática e limpa Caiapônia. Tentei visitar a Igreja Matriz, mas estava fechada. A imensa Assembléia de Deus (logo em frente) estava em pleno funcionamento. Fui até a feirinha local, onde comprei alguns hortifrutigranjeiros a bom preço. E descobri que há mais hotéis e pousadas no Centro do que supõe nossa vã internet.
       
      *** [Agora é a parte que eu entro na escrita do relato... hehehe]

      Cachoeira Pantano
      A cachoeira é uma das mais próximas da cidade, a apenas 10 km dela. O dono da fazenda não permite o acesso de grupos ou pessoas que não estão acompanhadas por guia. Como não queríamos pagar um apenas para ir nessa cachoeira. Paramos o carro na estrada, pouco depois da ponte que passa sobre o rio da cachoeira, e seguimos andando pela beira da mata de galera/ciliar, acompanhando um tracklog. Há trilhas abertas na mata, tanto de um lado quanto do outro do rio. Atravessamos o rio e seguimos pela sua margem direita, acompanhando o tracklog. Chegamos ao ponto final e não achamos a cachoeira. Voltamos, acreditando que poderíamos ter passado ela, mas não a encontramos. Depois de algumas idas e voltas e de muita perda de tempo, consideramos que o tracklog estava errado e resolvemos seguir a nossa intuição.
      Seguimos então acompanhando a mata da margem direita do rio e depois de uma caminhada de aprox. 30 min a partir da ponte, avistamos a cachoeira deslumbrante do alto. Vista maravilhosa e uma grande satisfação de termos encontrado a cachoeira seguindo a nossa intuição.

      Infelizmente, como estávamos com o tempo um pouco apertado e também como não conseguimos ver facilmente uma trilha para descer até a parte de baixo da cachoeira, tivemos que deixar a vontade de conhecer a cachoeira por baixo para uma próxima viagem.
      Como chegar: GO - 221, 10km em direção a Doverlândia. Deixamos o carro na estrada logo após a ponte.
       
      Depois da cachoeira, voltamos ao hotel, tomamos banho, terminamos de arrumar nossas coisas e pegamos a estrada. Na saída da cidade, paramos para abastecer e percebemos que o restaurante do posto estava aberto. Era o único aberto no domingo. Comemos ali uma boa comida goiana no self-service com precinho camarada.
       
      Depois do almoço,  nos despedimos de Caiapônia, já pensando em um retorno para conhecermos a Pantano por baixo, a maravilhosa Cachoeira Alvorada (que segundo relatos estava com pouca água) e outras cachoeiras como a bela Campo Belo.
       
      Hospedagem: Hotel Palace Avenida. Limpo, organizado e observei que todos os dias a camareira promovia o arejamento e limpeza dos quartos - ainda que desocupados. Ótimo café da manhã. Apreciei, em especial, o capricho da cozinheira Márcia que procurava enfeitar as bandejas, fazendo esculturas com os alimentos. Apreciei também sua higiene e cuidado com os utensílios e ambiente de trabalho. Funcionários simpáticos.
    • Por David PE
      Bom galera esse relato é na verdade um resumo de uma experiência unica vivida por mim em julho de 2018, é um relato bem pessoal, não vou dar muitos detalhes de custo mas vou tentar ajudar com o que lembrar, então prepara ai que vem textão, e desculpem os erros de português é muita coisa pra revizar e pouco tempo pra isso, já estou adiando esse relato a 1 ano então vai assim mesmo...
      O Inicio
      A chapada sempre me encantou, lembro de assistir Globo Reporter com meus pais na sala de casa e por varias vezes dizer que um dia iria conhecer esse lugar tão lindo e exuberante, a anos vinha tentando me organizar e viajar pra Bahia mas sempre algo dava errada e acabava adiando os planos, sempre tinha um empecilho seja um amigo que adoeçeu e não pode ir ou até mesmo a grana curta, só que esse ano foi diferente, justamente esse ano cheguei aos meus 30 de idade e pra mim foi um fechamento de ciclo notavel, um ano de mudanças e por que não por em pratica planos que ja estavam guardados a algum tempo e por-los em pratica mesmo com toda e qualquer adversidade que viesse a ocorrer. E assim fiz, comecei me programando em fevereiro, consegui marcar minhas ferias do trabalho para o mes de julho assim tive 6 meses para me preparar e organizar toda a viajem, comecei a pesquisar tudo, preço de passagens, hospedagens, preço de guias, agencias de turismo, roteiros e atraçoes isoladas que gostaria de visitar, foram 6 meses assistindo e pesquisando tudo que fosse conteudo sobre a Chapada Diamantina e seus arredores, a principio e ideia era fazer sozinho o percurso sem guia mas com ajuda de amigos fiz contato com alguns profissionais de lá e decidi que pagaria um guia (Praticamente o maior gasto de toda a viajem) mesmo com a grana curta fui me acertando e começando a tornar real o que viria ser a melhor viajem da minha vida até o momento desse texto...
       
      O Roteiro
      A principio a intenção era conhecer as atrações mais turisticas e visitadas por todos, mas quando comecei a pesquisar sobre roteiros e custos fiquei meio desmotivado e preocupado com a grana que tinha disponivel , foi um dos momentos em que pensei em desistir e deixar mais uma vez de lado essa vontade irracional que me arrastava para esse lugar, foi então que em umas das pesquisas no youtube encontrei um video de um Rasta sozinho no meio da chapada, proximo a uma cachoeira linda, no video ele falava sobre O vale do Pati e Vale do Capão, foi meu primeiro contato com esses lugares, então comecei a pesquisar sobre e fiquei maravilhado com tudo que vi, paissagens exuberantes e um povo super simples e acolhedor, dai em diante meus planos mudaram, meu foco se concentrou no vale do pati com suas belas vistas em um trekking cercado de paissagens exuberantes, abri mão dos passeios mais turisticos pra viver uma experiencia mais rustica e transformadora que era o que realmente queria nessa viajem, acho que querer não é a palavra certa no meu caso e sim PRECISAR, eu estava precisando disso, desse contato mais proximo com a natureza e comigo mesmo, precisava de um tempo só pra mim longe de tudo e de todos, então estava decidido eu iria fazer o trekking vale do capão – Vale do pati, um dos trajetos mais longos até o pati, tinha outras opções mais a logistica pra chegar a esses outros pontos de entrada no vale sairiam mais caras e não se encaixavam em meu curto orçamento, mesmo decidido pra onde ir o Pati ainda sim é um lugar gigante e teria que escolher os locais que gostaria de visitar pois não tinha grana pra fazer tudo de uma só vez e com a ajuda de um brother(Guia Douglas – Conexão Chapada) tracei o melhor roteiro pra minha situação e ficou acordado que seriam 5 dias de vale, roteiro decidido o proximo passo foi começar a preparação para viajem... Então meu roteiro geral da viajem ficou assim Recife – salvador – Palmeiras – Vale do Capão – Vale do Pati tudo de onibus totalizando cerca de 22hrs de transporte até o ponto inicial da trilha, e após a chegada os dias de travessia ficaram divididos em 1º dia saida Capão – Mirante do Pati – Igrejinha, 2º dia Seria a conquista ao morro do Castelo e algumas outras cachoeiras até a cachoeira do funil pelo leito do rio Pati, 3º dia Cachoeirão por cima e Mirante do Cruzeiro, 4º Dia a Volta Pati - Capão a Principio seria esse o Roteiro inicial da viajem... voltando do pati passaria mais uns dias no capão até voltar pra salvador e enfim retornar a Recife.
       
      Preparando para viajem
      Depois de decidido sobre viajar começou o segundo ponto, a preparação, pesquisei tudo que viesse a precisar e comecei a me organizar. Aos poucos fui conseguindo tudo que viria a precisar, não foi facil, como era meu primeiro contato com o trekking (esporte pelo qual me apaixonei) não tinha nada de equipamentos ou noções de camping, o preparo fisico não me preocupei muito, não sou nenhum atleta profissional mas sempre estive envolvido com alguns esportes então o fisico não seria um grande problema. Mas equipamento e grana eram meus dois grandes problemas... então comecei a comprar algumas coisas exenciais que viria a precisar e outras coisas fui conseguindo emprestado com amigos a os quais sou bastante grato pela ajuda, mochila, bota, saco de dormir, tensores de joelhos foi tudo emprestado de amigos, a barraca eu ja tinha uma bem simples trans 3 camping que não era a prova dagua nem tinha capa de chuva (passei um perreguezinho no ultimo dia de chapada), pra piorar a situação não comprei isolante termico, comprei algumas bermudas de trilha, umas camisetas de trilha simples, camiseta UV manga longa e um cortavento pra segurar um pouco o frio, sem esquecer da toca rosa presente do meu pai antes de viajar.  O proximo ponto importante foi o contato com guias e agencias de turismo pra saber se teria condições de pagar um guia ou se tentaria a sorte e me aventuraria sozinho nessa empreitada, a verdade é que minha vontade era justamente essa, ir só sem guia, sem correria e sem pressa, curtindo ao maximo tudo que aquele lugar tivesse a me oferecer, ja tinha tentado contato com alguns guias que depois de contar minha situação e vontade de ir simplesmente esnobavam por saber que tava com pouca grana e que iria só,(quanto mais gente em um grupo menor fica o valor pago ao guia por pessoa, assim como quanto menos pessoas maior o valor) ja estava certo de que iria só mesmo de qualquer jeito mais ia, até que uma amiga que ja tinha ido a chapada me indicou um guia local de Mucugê – Douglas Fagundes(Conexão Chapada) o cara foi super atencioso tirou diversas duvidas e mesmo apos eu contar minha situação o tratamento e o interesse não mudou, pelo contrario o brother me insentivou o tempo inteiro a ir e em momento algum pôs obstaculo algum, chegamos a um valor bem abaixo do que todos os outros guias e agencias pediram, a diaria de um guia tava em torno de 300 a 250R$ com ele consegui fechar 5 dias no vale do pati a 600R$, ainda tava pesado no meu orçamento de 1,000R$ pra viajem toda, isso fora a passagem que ja tinha comprado no cartão e dividido em 10x, me sobraram 400R$ para alimentação, camping e custos de transportes adicionais que viesse a precisar e essa grana ainda ia diminuir mais na frente junto com os impevistos que surgiriam no caminho.
       
      A noite anterior a viajem...
      Mesmo com toda dificuldade e contratempos eu fui me preparando e me convencendo do que queria fazer, sim meus amigos o maior processo de preparação foi justamante condicionar minha mente a não pensar nas advercidades e não desistir, e assim foi... juntei tudo que tinha conseguido com os amigos, o que restou da grana das minhas ferias apos pagar algumas contas e me preparei pra viajem, mas confeço que não foi facil, uma noite antes da viajem estava eu sentado na cama com a passagem em mãos tentando arrumar algum motivo pra desistir de ir, pensei milhões de possibilidades de situações que poderiam acontecer, coisas que poderiam dar errado e mas uma serie de desconfortos, uma crise de anciedade gigante, mas dessa vez não! Dessa vez eu iria fazer diferente, como poucas vezes fiz na vida, calei a mente e ouvi o coração ele sim sabia o que queria e onde iriamos chegar, no meu coração não havia duvida alguma do que fazer e que decisão tomar, consegui acalmar um pouco a crise de anciedade e fui descansar já eram quase 6 da manha e iria pegar o onibus na rodoviaria de Recife as 19hrs seria uma viajem cansativa até Salvador e de lá mais um onibus até Palmeiras e em Palmeiras um outro transporte até o vale do capão(Local que escolhi pra começar minha jornada), totalizando quese 20hrs de transporte até o meu primeiro objetivo que era o camping Sempre-Viva nas proximidades do capão, esse seria meu trajeto até o inicil da aventura....
       
       
       
       
    • Por Rodrigo P.C.
      Bom dia, amigos viajantes.
      Estou planejando uma viagem de carro pelos três estados do Sul do Brasil com minha namorada. Vamos passar todo o mês de maio viajando em busca de trilhas.
      O roteiro ainda não está fechado, mas alguns locais já estão na lista, como Ilha do Mel, Urubici e São José dos Ausentes.
      Vamos fazer algumas trilhas guiadas e travessias nos cânions.
      Acontece que a viagem será longa, e ficará financeiramente inviável se contratarmos guias todos os dias.
      Poderiam, por favor, sugerir trilhas auto-guiadas no Sul do Brasil? De preferência trilhas de um dia.
      Muito obrigado!
    • Por Pauliin
      E aí? Procuro companhia para mochilar sem ou com pouco dinheiro no início de 2020. Sou do sudeste. Bora?
    • Por nnaomi
      Finalmente, depois de um longo e tenebroso inverno, mais um relato!
      Não é um dos locais mais turísticos, mas vamos lá!
      Vale Europeu DDD (47 - Nova Trento 48) 
      Período: 17 a 24/02/2018
      Cidades: Blumenau, Pomerode, Indaial, Ascurra, Rodeio, Timbó, Brusque, Nova Trento, Botuverá
      O Vale Europeu é caracterizado pela colonização europeia, principalmente alemã e italiana que se revela na arquitetura, gastronomia e manifestações histórico-culturais que são relatadas em museus e celebradas em festas típicas como a Oktoberfest. Além disso, a indústria têxtil movimenta o turismo de compras. O turismo religioso também é expressivo, destacando-se o Santuário Santa Paulina, dedicado à primeira santa brasileira, que é o segundo destino religioso mais visitado do país (o primeiro é Aparecida do Norte). Outro forte segmento é o ecoturismo pelos morros, vales, rios e cachoeiras que proporcionam a prática de trilhas, rapel, cascading, canyoning e voo livre. Sobressai-se também o ciclismo com o Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu que tem 300 km de percurso e passa por nove municípios com início e fim em Timbó. O Circuito de Caminhante do Vale Europeu passa pelas mesmas 9 cidades com um roteiro de 220 km e início e fim em Indaial. Outro projeto é o Acolhida na Colônia com enfoque no agroturismo ecológico que oferece hospedagem, alimentação e atividades como pescaria e cavalgada, além da oferta de produtos artesanais.
      Confira abaixo as dicas e o relato de viagem. Ficamos hospedados no centro de Blumenau.
      Obs.: ATENÇÃO: Não possuo nenhum vínculo com hotel, restaurante, agência, loja e qualquer outro tipo de estabelecimento divulgado nos meus relatos de viagem. Alguns dos pontos turísticos, bem como alguns estabelecimentos, não foram visitados por mim e as informações foram obtidas de guias ou funcionários de CITs ou são provenientes de pesquisa. Portanto, recomendo que antes de utilizar qualquer serviço, verifique com a secretaria de turismo da cidade e/ou outras fontes idôneas e confiáveis, como sites oficiais do governo ou órgãos de ensino/pesquisa, se os dados são atualizados e/ou verossímeis. Verifique também as datas dos relatos; algumas informações permanecem válidas com o passar dos anos, porém outras são efêmeras. Esse site não se propõe a ser um guia turístico, trata-se apenas de um relato de viagem e um apanhado de observações, experiências vivenciadas e opiniões de cunho pessoal que não têm a pretensão de ser uma verdade absoluta, pois retratam apenas uma faceta ínfima do diversificado e amplo universo histórico e cultural que um destino de viagem proporciona. Vá, experimente, vivencie e encontre a sua verdade.
      Índice
      A cidade
      Como chegar
      Quando ir
      Onde ir em Blumenau
      Onde ir em Pomerode
      Onde ir em Indaial
      Onde ir em Ascurra
      Onde ir em Rodeio
      Onde ir em Timbó
      Onde ir em Brusque
      Onde ir em Nova Trento
      Onde ir em Botuverá
      Onde ficar
      Onde comer
      Dicas (Contatos úteis, Postos de Informações Turísticas, Fontes, Receptivos Turísticos e Dicas)
      Mapas
      Sugestão de roteiros
      Relato de viagem
      ****************************************
      Nanci Naomi
      http://nancinaomi.000webhostapp.com/
      Trilhas:
      Grupo CamEcol - Caminhadas Ecológicas Taubaté
      Relatos:
      15 dias em SC: - fev/2018 - Parte 1: Vale Europeu | Parte 2: Penha
      Paraty e Ilha Grande - jul/2015 - Parte 1: Paraty | Parte 2: Araçatiba e Bananal | Parte 3: Resumão das trilhas
      3 dias em Monte Verde - dez/2014
      21 dias na BA - fev/2014 - Parte 1: Arraial d'Ajuda | Parte 2: Caraíva | Parte 3: Trancoso | Parte 4: Porto Seguro
      11 dias na BA - dez/2013 - Parte 1 e 3: Salvador | Parte 2: Costa do Dendê - Ilha de Boipeba e Morro de São Paulo
      21 dias em SE e AL - fev-mar/2013 - Parte 1: Aracaju | Parte 2: Maceió | Parte 3: Maragogi
      21 dias em SC - jul/2012 - Parte 1: Floripa | Parte 2: Garopaba | Parte 3: Urubici | Parte 4: Balneário Camboriú
      8 dias em Foz do Iguaçu e vizinhanças - fev/2012 - Parte 1: Foz do Iguaçu | Parte 2: Puerto Iguazu | Parte 3: Ciudad del Est
      25 dias desbravando Maranhão e Piauí - jul/2011 - Parte 1: São Luis | Parte 2: Lençóis Maranhenses | Parte 3: Delta do Parnaíba | Parte 4: Sete Cidades | Parte 5: Serra da Capivara | Parte 6: Teresina
      Um final de semana prolongado em Caldas e Poços de Caldas - jul/2010
      Itatiaia - Um fds em Penedo e parte baixa do PNI - nov/2009
      Um fds prolongado em Trindade e Praia do Sono - out/2009
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      De molho em Caldas Novas - jan-2008 | Curtindo a tranquilidade mineira de Araxá – jan/2008
      Mochilão solo: Curitiba e cidades vizinhas - jul/2007
      Algumas Cidades Históricas de MG - jan/2007 - Parte 1: Ouro Preto | Parte 2: Tiradentes
      9 dias nas Serras Gaúchas - set/2005 - Parte 1: Gramado | Parte 2: Canela | Parte 3: Nova Petrópolis | Parte 4: Cambará do Sul


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