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Olá!! Venho escrever um relato sobre uma roadtrip incrível que fiz para California/Nevada com o meu namorado!

Tudo começou quando fui para Chicago fazer um estágio e descobri que teria 15 dias de férias antes de voltar para o Brasil. Organizamos então um roteiro que já tínhamos em mente há um bom tempo, viajar a California.

 

A ESCOLHA DO CARRO

A ideia inicial era alugar um carro normal para fazermos a viagem e dormir em hotel ou acampamento, mas acabou que fizemos as contas e o RV (motor home) além de ser super legal sairia ainda mais barato que o esquema pensado inicialmente. Vou tentar explicar um pouco do nosso raciocínio.

 

CARRO: Diária – 30 dólares

Hotel – 120 dólares (Essa foi a média de preço que achei. Em Las Vegas hotel é bem barato, mas íamos ficar 1 noite só lá, e na California hotel é bem caro, então orçamos uma média de 120 dólares a diária pro casal)

Alimentação – 40 dólares/dia pro casal

Gasolina – 350 dólares (Fizemos um orçamento de acordo com o nosso roteiro num aplicativo chamado roadtripper)

Total carro (13 dias) = 2820 dólares

 

RV: Diária – 110 dólares por dia

Hotel – 20 dólares por dia (Fizemos essa média por que teríamos que pagar para estacionar e dormir em alguns acampamentos)

Alimentação – 15 dólares/dia pro casal (Economizamos bastante na alimentação pois no RV tem cozinha e todos os utensílios, então era só o preço do supermercado)

Gasolina – 500 dólares (Foi o que o site em que alugamos o RV estimou que seria o nosso gasto)

Total RV (13 dias) = 2385 dólares

 

Então nos animamos bastante com a ideia do RV e começamos nossas buscas sobre o funcionamento do automóvel e de onde seria mais fácil alugar. Orçamos em vários sites e o mais barato que achamos foi em um site chamado IdeaMerge. Nesse site alugamos o RV da companhia chamada Apollo Motorhome, que é famosinha nos Estados Unidos. Nesse site conseguimos de brinde 1000 milhas de graça, o que barateou quando comparado ao próprio site do Apollo Motorhome. O único inconveniente é que teríamos que pegar e devolver o carro em Las Vegas, o que significaria dar uma volta além do necessário de Los Angeles para Las Vegas (uma vez que o voo do Otavio chegava por Los Angeles). Mas mesmo assim compensaria, pois a taxa para devolver em outro lugar era 700 dólares e esse era o último veículo disponível na faixa de preço que pretendíamos.

 

Selected vehicle: Apollo Motorhome Holidays, Pioneer 22-25 foot, w/ TV/DVD • sleeps 5

to be picked up at Las Vegas, Nevada

on Saturday, May 28, 2016, at 1100 hours (i.e. 11:00 am)

and returned to Las Vegas, Nevada

on Friday, June 10, 2016, at 1100 hours (i.e. 11:00 am)

 

O preço total, com taxas e com 1500 milhas incluídas, para os 13 dias foi de 1265 dólares. Sendo que pagamos 988,40 dólares no momento da reserva e outros 276,60 na hora de pegar o carro. O único extra que precisávamos pagar era o gerador de energia, que custava 6 dólares por hora. A questão das milhas é a seguinte, eles vendem cada pacote de 500 milhas por 165 dólares e o que passar disso eles cobram $ 0,40 por milha extra. Pelas nossas estimativas rodaríamos 1600 milhas, então compramos o pacote de 1500 milhas e no final pagaríamos o que rodássemos a mais.

 

Sobre o funcionamento do RV, encontramos alguns vídeos no Youtube sobre modelos iguais ou similares ao que tínhamos alugado (

), mas não encontramos nenhum relato de brasileiro que tinha feito essa viagem. Como eu estava indo para Chicago fazer o meu estágio nem tive muito tempo de olhar isso, então meu namorado pesquisou mais sobre a questão do esgoto, água e energia, que vou falar ao longo do relato.

A geladeira e o aquecedor da água funcionam a base de gás propano, o mesmo utilizado no fogão. O gás dura bastante, pois acabamos a viagem e utilizamos apenas 1/3 do gás. O gerador é apenas para energia nas tomadas mesmo (micro-ondas, carregar maquina, secador e etc). Como em quase todos os locais que paramos tinha energia (ligamos o RV na tomada) quase não utilizamos o gerador.

 

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ROTEIRO E HOSPEDAGEM

Decidido e alugado o carro passamos para a fase de decidir certinho os lugares que iriamos e onde iriamos dormir. Descobrimos que existem alguns locais onde pode-se estacionar e dormir de graça, como estacionamento de Walmart, alguns cassinos e alguns estacionamentos públicos também, mas achamos melhor não contar com isso, pois segundo alguns relatos não é muito seguro e confortável fazer isso.

 

Fechamos o nosso roteiro da seguinte maneira:

DIA 1 – Otavio chega em Los Angeles e pega o ônibus para Las Vegas

DIA 2 – Otavio pega o RV em Las Vegas e busca Marina no aeroporto

DIA 3 – Death Valley

DIA 4 – Death Valley – Bridgeport, passando por Wild Willy's Hot Spring e Bodie

DIA 5 – Yosemite via Tioga Pass

DIA 6 – Yosemite

DIA 7 – Yosemite

DIA 8 – Yosemite para Lake Tahoe, passando pelas sequoias gigantes

DIA 9 – Lake Tahoe

DIA 10 – Lake Tahoe para San Francisco

DIA 11 – San Francisco

DIA 12 – Bigsur dormindo próximo a Monterey

DIA 13 – Bigsur dormindo próximo a Santa Barbara

DIA 14 – De Santa Barbara para Las Vegas

DIA 15 – Devolver o carro em Las Vegas, alugar o carro e ir para Los Angeles

DIA 16 – Los Angeles

DIA 17 – Los Angeles

Pesquisamos alguns acampamentos e já deixamos a maioria reservado, mas isso vou detalhando de acordo com o dia.

 

DIA 1 e 2

O Otavio chegou em Los Angeles por um voo da Avianca que conseguimos bem barato (1200 reais, saíndo de SP). Chegou e já foi para a rodoviária da Greyhound pegar o bus para Las Vegas, passou a noite no bus.

No outro dia cedo, chegou e já foi direto para o local da Apollo Motorhome para pegar nosso RV! O veículo veio extremamente limpo, era novíssimo. Tão novo que nem tinha placa, só colocaram um papel no vidro da frente para identificar o veículo. Após pegar o carro o Otavio já garantiu nossa vaga num estacionamento de RV, descansou um pouco e foi para o Walmart fazer as compras iniciais (roupa de cama, produtos de limpeza, comida). O meu voo chegava a noite em Las Vegas, e como o Otavio estava sem internet no celular combinamos um local dele me buscar. – Aqui faço um alerta importante sobre a altura do RV, por ser um veículo mais alto que o normal, ele não pode entrar na maioria dos edifícios como aeroportos, shoppings, estacionamentos de prédios, etc. Portanto evite-os!– Como o local que tínhamos combinado era muito baixo para passar o RV, o Otavio bateu o teto do RV numa barra que alerta para o limite de altura do local (clearance bar). A batida não danificou seriamente o veículo (as manchas de tinta que ficaram no teto puderam ser removidas com agua e sabão), mas a clearance bar teve de ser substituída, por isso tivemos que esperar a polícia realizar um boletim de ocorrência no local, e isso demorou muito!

Eu fiquei encantada com o RV! Além de limpíssimo ele era mais confortável que eu imaginava. Tinha uma cama de casal, um banheiro completo com um box de um tamanho bem razoável, a cozinha toda equipada e uma mesa com sofá. Tinha até televisão!

 

RoadRunner RV Park – $ 18, full hook up (o que significa que tem água, esgoto e energia em cada uma das vagas, individual para cada veículo). O carro possui reservatórios de água e esgoto (que, para nós dois, davam para 1 ou 2 dias) e um gerador de energia, mas preferimos ficar em estacionamentos com full hook up pelo conforto. (O gerador é meio barulhento).

 

DIA 3 – Death Valley

Apesar de termos dormido super tarde devido ao incidente no aeroporto, acordamos cedo, pois tínhamos um longo dia pela frente! Coloquei o despertador as 8h da manhã, o Otavio dirigiu o RV até o Walmart, que era bem perto. Ele ficou no carro descansando mais (já que ele era o motorista) enquanto fui fazer o resto do supermercado que faltava. Já tinha feito uma lista, então fui só completando com o que ele não tinha comprado ainda. Juntando o supermercado que nós dois fizemos pagamos quase 200 dólares. De lá voltamos para o nosso estacionamento para ligar o carro no full hook up e tomamos banho e um café da manhã reforçado. Saímos de Las Vegas por volta de 11h da manhã rumo ao Death Valley. A estrada é maravilhosa!! Escolhemos um trajeto um pouco maior por que já tinha lido que essa estrada valia a pena (Old Spanish Road). Paramos várias vezes pra foto! Depois de quase 4 horas chegamos no Death Valley National Park, e tivemos que pagar $20 de entrada (preço por veículo, vale por até 7 dias). Além de lindíssimo o parque é bem quente! Lá é conhecido como o deserto mais quente do mundo, estava uns 45 graus. Nesse calor nos acabamos entrando em um restaurante para comer ($ 40). Dentro do parque os lugares que visitamos foram: Zabriskie Point, Artist Drive e Sand Dunes. Chegamos no nosso acampamento (já reservado antes) quando estava anoitecendo, por volta de 20h. Ficamos um bom tempo admirando o céu, que é maravilhosamente estrelado!

Panamint Spring - $ 35, full hook up. Reservamos pelo site com antecedência.

 

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DIA 4

Saímos por volta de 11h da manhã, um pouco mais tarde do que gostaríamos, pois tivemos um pequeno problema ao fazer o dump, isto é, ao esvaziar o tanque de esgoto, pois o cano de esgoto da nossa vaga estava entupido, então tivemos que mudar para outra vaga para fazê-lo. Pegamos uma estrada também maravilhosa e depois de 3h de viagem chegamos a Wild Willys Hot Spring. Esse é um local que achei na internet e fiquei doida pra ir! São umas piscinas de água quente naturais. Para chegar nesse local saímos da highway, pegamos uma estradinha local e depois uma estrada de terra (tivemos que ir bem devagar e ainda assim foi muito difícil controlar os sacolejos do RV) e por fim uma caminhadinha até chegar lá. Ficamos um tempo nadando e resolvemos almoçar ali mesmo, com aquela vista maravilhosa. Nessa noite não tínhamos reservado um lugar pra dormir, mas o plano era passar em Bodie (uma cidade fantasma da época do faroeste) e depois dormir lá por perto. Estávamos muito cansados então resolvemos deixar Bodie para o próximo dia. Fomos em Virginia Lakes tentar achar algum lugar para dormir, mas estava tudo fechado e com muita neve ainda! Fomos tentar em Bridgeport então, uma cidade maiorzinha, e no meio do caminho, na estrada, encontramos um local chamado Willow Springs, administrado por uma senhora bem simpática. Passamos em Bridgeport para abastecer e lá estava super caro ($ 4,20 o galão, mas não tivemos escolha, abastecemos lá mesmo - $110 dólares).

Willow Springs - $40 full hook up.

 

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DIA 5

Do nosso acampamento fomos direto para Bodie National Park ($ 5 por pessoa). É uma cidade “fantasma”, abandonada na época do faroeste quando as minas de ouro da região se esgotaram, toda construída de madeira e bem conservada, foi bem legal o passeio (minha única recomendação para quem quer visitar é levar repelente por que tem mosquito demais lá). De lá iniciamos nosso caminho para o Yosemite! Fomos pela recém aberta Tioga Pass. É uma estrada maravilhosa mas que fica fechada grande parte do ano por causa da neve, demos sorte e a estrada abriu 1 semana antes de chegarmos! Tinha bastante gelo pelo caminho ainda (apesar da temperatura quente), e paramos muitas vezes para tirar foto. Fizemos time lapse do caminho todo (depois se conseguir posto para vocês verem). Chegamos no Yosemite Valley por volta de 16h, andamos um pouco por lá, pegamos mapa, wifi (estávamos desde o início da viagem sem wifi e sem sinal no meu celular, no Yosemite Valley tem uma lanchonete que tem wifi grátis) e fomos para o nosso acampamento, que já tínhamos reservado. A taxa de entrada no parque é de $30 para o carro, por até 7 dias.

Indian Flat RV Park - $ 48 por dia, ficamos 3 dias lá. Full hook up. O acampamento ficava a 30 min de Yosemite Valley, já fora do parque. Todos os acampamentos dentro do parque estavam esgotados. O acampamento era bem organizado, tinha até piscina!

 

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DIA 6

Resolvemos deixar o RV estacionado e pegar o bus para o Yosemite Valley. Tinha um ponto na frente do nosso acampamento, o bus custou $7 ida e volta por pessoa e em mais ou menos 1h nos deixou na porta do Visitor Center, no Yosemite Valley. Compramos um lanche ($8) e iniciamos nossas pequenas caminhadas. Fomos até o Lower Yosemite Falls, caminhamos em alguns campos bem bonitos que tinham la perto e pegamos um free shuttle para o Mirror Lake, um lago sazonal que tem dentro do parque. Na volta passamos no supermercado perto do Visitor Center para comprar algumas coisas que faltavam ($12 – tanto o supermercado quanto todas as lojas dentro do Yosemite têm um preço bom, as coisas não são caras lá dentro). Pegamos o bus de volta para o acampamento e fomos dormir cedo.

 

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DIA 7

Dia mais lindo! Saímos cedinho do acampamento para tomar café com a vista do Tunnel View. Paramos o RV de frente para o mirante e tomamos um café da manhã maravilhoso com uma paisagem lindíssima! Fizemos uma trilha bem curtinha e mto mal sinalizada até o Artist Point e voltamos para o RV. Do tunnel view fomos para o Glacier Point parando no Washburn Point e no Taft Point. Os 3 lugares são maravilhosos e a visita é mais que recomendada. O Taft Point fica a uma caminhada de 40 min do estacionamento, bem tranquilo. Pra quem tem medo de altura (eu!) é um desafio chegar na pontinha do mirante, mas toda a náusea é recompensada com fotos lindíssimas. Voltamos para o supermercado do Vistor Center ($ 20) e fomos para o nosso estacionamento dormir.

 

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DIA 8

Saímos do estacionamento por volta de 8h e fomos ao Toulumne Groove, um local com sequoias gigantes dentro do Yosemite. Existem outros lugares com sequoias gigantes, mas o principal deles, Mariposa Grove, estava fechado para recuperação e os outros eram fora de mão. Passamos lá no Toulumne Groove e valeu a pena (caminhada de meia hora, com subida na volta e muito calor). De lá já pegamos estrada rumo ao Lake Tahoe. No caminho paramos em uma cidade chamada Sonora, onde abastacemos ($100), almoçamos ($27) e passamos no Walmart ($17). Depois de 3h em uma estrada linda, mas cheia de curvas chegamos a South Lake Tahoe e iniciamos nossa jornada em busca de um acampamento. Todos que tínhamos pesquisados estavam ou cheios ou caros então resolvemos dormir no estacionamento de um cassino.

Montbleu Cassino – Paramos ao lado de outros 2 RVs, não tivemos problema nenhum.

 

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DIA 9

Acordamos cedo com a claridade e com o barulho da rua e fomos explorar as margens do lago Tahoe. O primeiro lugar que paramos foi o Sand Harbor, um lugar lindo! La tomamos café e fomos para a praia! Tiramos fotos, tomamos sol e seguimos em direção a Secret Cove, uma outra praia lá perto, que esta escondida nas pedras e só é acessível com uma caminhada (20 min). Não tem estacionamento no local, paramos junto com outros carros no acostamento da estrada. Saíndo de lá fomos rumo ao nosso acampamento passando pela maravilhosa Emerald Bay.

William Kent Camping - $ 28, só a vaga. Tem um local para dumping lá dentro do acampamento ($7).

 

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DIA 10

Tomamos café no Mc Donalds (péssima escolha) e iniciamos nossa longa jornada até San José. Foram 2h até Sacramento, onde paramos para abastecer ($100) e depois mais 2h até San Francisco (passando pela Golden Gate Bridge, com direito a time lapse e sem pagar pedágio por que domingo é liberado). Só passamos por San Francisco e fomos direto para San José, onde ficaríamos hospedados na casa de uma amiga minha. De San Francisco para San Jose é 1h de carro. Estacionamos o RV na rua da minha amiga e o deixamos lá por 2 dias. Saímos para jantar com minha amiga e o marido dela em um restaurante de churrasco japonês! Eu amei o restaurante, a comida é ótima e o preço super em conta. O lugar chama Gyu Kaku Cupertino, mais tarde descobri que essa é uma rede que tem em vários locais no Japão e nos Estados Unidos.

 

DIA 11

Acordamos cedinho para tomar café com a Paty e com o Fred e eles nos deixaram na estação de trem da cidade. Decidimos ir de trem até San Francisco por que o RV é desconfortável para andar dentro da cidade. A passagem foi $29, ida e volta para nós 2, e demorou quase 1h30m para chegar. Andamos muuuito, o dia inteiro. Almoçamos em uma restaurante italiano bem gostoso na Little Italy ($28), fomos ao Pier 39, Lombard Street e de la pegamos um ônibus para ver a ponte de perto. Voltamos de bus para a estação de trem e chegando em San Jose a Paty e o Fred nos pegaram na estação e fomos jantar na Cheesecake Factory.

 

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DIA 12

Aproveitamos a casa da Paty para lavar roupa e dar uma limpada no RV. De San Jose passamos em um outlet em Gilroy que é bem barato para comprar algumas coisas que precisávamos. Almoçamos no in’n’out, uma rede de fast food da California ($10) e fomos ao Walmart comprar algumas coisas que precisávamos ($28). Seguimos rumo ao Bigsur (Highway 1). A paisagem é linda, apesar do tempo estava nublado nesse dia. Paramos no inicio da estrada para dormir no acampamento que tínhamos reservado.

Riverside Campground - $60, água e energia, não tem dumping. Foi super difícil achar acampamentos disponíveis, sugiro reservar com bastante antecedência.

 

 

DIA 13

Dia muito especial, descemos a costa da California até Santa Barbara. Paramos no meio da estrada em um lugar com uma vista maravilhosa para almoçar. Abastacemos ($70) em San Luis Obispo e iniciamos nossa busca por algum lugar para dormir. Acabamos encontrando uma estrada no litoral onde encontramos vários RV estacionados, é uma estrada quase chegando no Faria Beach Park (que estava cheio). Dormimos com o barulho do mar, adoramos!

 

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DIA 14

Acordamos às 6 da manhã com um guarda de trânsito batendo na porta, pois tínhamos estacionado em local proibido! Como paramos lá de noite, não vimos a placa que delimitava o final da área de estacionamento e paramos fora do limite estabelecido. O guarda não nos multou, mas cobrou a permissão para estacionamento (overnight parking permit) de $28 e em seguida pediu que saíssemos do local ou o carro seria guinchado. Estacionamos o carro um pouco mais pra frente e acabamos de nos arrumar e tomar café. Iniciamos nossa viagem rumo a Las Vegas, onde iriamos devolver o carro. Paramos para abastecer ($70) e depois de quase 5h chegamos no mesmo acampamento que havíamos parado no primeiro dia (Road Runner RV Park - $18). Demos uma faxina no RV e nos arrumamos para curtir a noite em Las Vegas! Nenhum de nós conhecíamos a cidade, então pegamos um bus e fomos direto para a área de cassinos. Las Vegas é uma cidade muito peculiar. Jogamos (e perdemos dinheiro) em alguns cassinos e voltamos de taxi para nosso acampamento. A experiência foi bem legal. Las Vegas estava ainda mais quente e mais seco que o Death Valley, ir preparado!

 

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DIA 15

Acabamos de arrumar tudo no RV, enchemos o tanque ($100) e fomos entregar o RV. Chegando lá tivemos que pagar um extra de $230, pois andamos 2000 milhas e tínhamos reservado apenas 1500 milhas. O gerador utilizamos por menos de 1h, então nem nos cobraram. Do estacionamento do Apollo Motorhome pegamos um uber até o aeroporto onde alugamos um carro para ir para Los Angeles e passar os próximos 3 dias. O aluguel do carro com o tanque cheio foi $230, sendo que devolveríamos no aeroporto de Los Angeles, quando estivéssemos indo embora.

Vou parar meu relato por aqui, pois dicas de Los Angeles encontra-se em vários lugares.

 

No final das contas o aluguel do RV ficou um pouco mais caro que o esperado, pois tivemos que comprar roupa de cama, paramos em estacionamentos caros e comemos fora algumas vezes, mas nada que tenha fugido muito do orçamento. A experiência foi maravilhosa, recomendo a todos e mal posso esperar para programar minha próxima viagem a bordo de um motorhome! Estou a disposição para qualquer dúvida ou comentário! Boa viagem a todos!

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Muito interessante esse relato de viagem... é meu sonho, mas não é para qualquer um $$$...rsrsrs. Mas se alguém quiser companhia para fazer uma viagem dessa pela América do Sul ou Brasil me contatem. Sou aposentado e tenho 53 anos...Topo rachar todas as despesas...e se eu gostar, pretendo comprar um Motor Home...

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