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SAIU DO PAPEL!!! => Peru, Bolívia e Chile - Junho/2016 (casal, custos, fotos e dicas )


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Olá Raquel,

 

Estou mega ansiosa, mas fico tranquila quando vejo que você planejou sua viajem por 14 meses rsrs

Para a minha faltam 9 meses e estou naquela dúvida cruel (comprar ou esperar mais um pouco para emitir o bilhete aéreo??? )

 

Bem será que você poderia me ajudar com algumas dúvidas que estão me tirando o sono?

 

Meu roteiro será o seguinte :

 

Estou quebrando a cabeça pois tenho 14 dias e pelas fotos me apaixonei por alguns lugares que não quero deixar de fora.

 

Estou pensando em fazer apenas um city tour em Lima e seguir no mesmo dia para Huaraz; assim pelo menos conheço um pouco a cidade né...

 

Viagem inciando em BH no dia 1 de abril 2017:

1 – viagem pernoitar em Lima - voo chega às 22:30 - vou ficar no hostel que voce indicou.. peguei um quarto privado

2 – city tour em Lima e viagem noturna para Huaraz ( a principio eu iria viajar para Huaraz logo pela manha e assim nao iria dar tempo que conhecer nada em Lima. Oque voce acha? vale a pena fazer este tour, e no caso se valer a pena, vc acha que eu deveria contratar um motorista de taxi e já levar a cargueira, ou faço sozinha tranquila e a noite volto no Hostel para pegar a mochila ??) ou pulo o tour em Lima e sigo direto para Huaraz pela manha? Como chegarei muito tarde 22:30 eu tambem pensei que talvez passar um dia em Lima seria bom para cuidar das burocracias como cambio, comprar um chip pre pago * li esta dica no VnV...

3 – chegada para descansar aclimatar em Huaraz - como será o primeiro dia e se eu viajar a noite devo estar cansada entao ficar de boa para iniciar os tour no dias seguintes

4 – 5 – 6 em Huaraz e viajar a noite no dia 6 para Lima

7 – (chegar em Lima às 5:30 da manha e viajar para Arequipa de avião tem voo às 12:30

8 – 9 tour em Arequipa

10 – viagem aérea Arequipa / Cusco às 8:50 - assim terei a tarde em Cusco para curtir e descansar de boa

11 – 12 tour em Cusco / Valle Sagrado ficando em Olla e pernoite em Águas Calientes

13 – Macchu Picchu

14 – viagem Cusco / Brazil (ou talvez eu volte no dia 15 e descanse um dia a mais em Cusco.

 

Quando eu acrescentei Arequipa no roteiro incial a passagem baixou de 2200,00 para 1900,00 preço cotado hoje pela Latam incluindo todos os trechos aéreos.

 

Oque voce me sugere, estarei indo sozinha , vou optar por quartos individuais pq sou um pouco bagunceira e na hora de achar as coisas na mala pode ser um caos!!! Estou me inspirando e muito com seu relato, inclusive quanto ao que levar no quesito roupas, malas - até mesmo cotando e comprando minha primeira mochila pois não tenho uma....

 

Obrigada pela ajuda

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Gente, antes de mais nada quero pedir milhões de desculpas pelo meu sumiço! ::mmm:

Tenho trabalhado o triplo, e enrolada com algumas coisas pessoais... e sem falar que tbm teve o plantão pro ingresso do Guns n' roses, Pokémon Go e as Olimpíadas, que tbm ajudaram a me destrair ::toma::

 

Daqui uns minutos vem outro trechão...

 

Abraços e desculpa de novo

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06/06 - Chegando em Huaraz

Chegamos em Huaraz junto com o nascer do sol, e já haviam vários "chamadores" te convidando pra suas agências e hostels!

Reservei o hostel Casa Blanca pelo Wi-Fi na noite anterior! Essa foi a forma que adotamos pra fazer as reservas! Consultávamos a lista que eu selecionei anteriormente, com algumas opções de hostel que eu já tinha avaliado, conferindo a atualização de valores e a nota esqueminha de score que eu bolei (localização, preço, café da manhã, cozinha). Assim, nos baseando no qnto tínhamos excedido ou não a meta de gastos diários, fazíamos a reserva, um ou 2 dias antes de chegar! 60 a diária no matrimonial com banheiro privativo, cama king e tv a cabo.

 

Simpatizamos com um tiozinho, sr Rafael, que nos levou até o cafofo/agência dele! Já tínhamos alinhado mais ou menos como seria essa passagem por Huaraz logo que já sabíamos que seria um trecho cheio de "poréns"!

Bem, é assim: Huaraz fica no caminho Norte do Peru, e o nosso roteiro ia pro Sul! Mas eu fiquei tão enlouquecida qndo descobri a existência de lá que fiz mta questão de incluir no roteiro! Além do vai e volta que teríamos que fazer em Lima, Huaraz tem um outro agravante: fica a 3052 mts do nível do mar (bem como os passeios feitos por lá, todos com elevada altitude), e vindos de Lima, no nível do mar, com poucos dias de estadia, não teríamos muito tempo pra aclimatar!

Então acertamos com o sr Rafael o seguinte: tínhamos 3 dias e queríamos fazer 3 passeios, porém só pagaríamos e escolheríamos o terceiro na volta do segundo passeio, pois tudo dependeria das nossas condições!

Fechamos: Laguna Llanganuco (nível de dificuldade baixo) e Glaciar Pastoruri (nível médio, por conta da altitude), e como opção pro terceiro dia Laguna Paron (nível baixo) ou Laguna 69 (nível alto).

Todos os passeios por 65 soles cada (2 dias de passeios).

Fechado os tours, fomos procurar nosso hostel, o Casa Blanca, na Av. 27 de Noviembre 138.

Na recepção fizemos o checkin e conversamos com o proprietário, sr Scheler. Ele nos falou de tours e valores, já que o hostel tbm funciona como agência. Como nossos tours já estavam fechados, como cortesia ele nos ofereceu o café da manhã, pois no dia que o pessoal sai pro tour da Laguna 69 não é possível tomar café (saem as 5 da manhã), dessa forma poderíamos tomar o café daquele dia! }

 

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Desayunamos e aguardamos a van do tour, que logo na chegada, o motorista nos solicitou pra não comentar com os demais passageiros o valor do nosso tour, pois havíamos pago muito mais barato que eles!

Na van 3 ou 4 famílias, todos peruanos, bem animados; o guia, sr Darwin se apresentou e começou a descrever como seria o tour que passa por diversas cidades fazendo algumas paradas: Carhuaz, Yungay, Llanganuco, Caraz e Taricá.

O guia era muito, muito falante! Sabe aquele cara que sabe absolutamente tudo sobre um determinado roteiro, era ele!

Ele contou sobre a história tanto de Huaraz como das demais cidades; colonização, desenvolvimento, aspectos sociais, demográficos, e algumas (poucas, ele era bem formal) piadinhas! Impossível reproduzir aqui pq além de ser muita coisa, perde a graça, mas mew, já adianto, foi um tour sensacional! A primeira parada foi em Carhuaz, a cidade do sorvete!

Carhuaz é conhecida por ser a maior e melhor produtora de sorvetes artesanais da região! São diversos sabores de frutas que a gente conhece, frutas da região como lúcuma, granadilla, tuma (que originalmente é da família dos cactos) e uns exóticos, tipo cerveja, que é claro, foi um dos meus escolhidos!

 

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O guia nos dirige até uma das várias sorveterias da Plaza de Armas (creio que role uma parceria) e vc escolhe sabores e tamanhos, de 2 soles por um sabor, até 15 soles com várias bolas e sabores até morrer!

Compre seu sorvetinho, usa o banheiro do estabelecimento, toma seu sorvete na pracinha que é muito charmosinha e em alguns minutos VAZA!

 

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Fiquei meio "mas só paramos pro sorvete?" rs Mas foi isso mesmo!

Próxima parada seria Yungai ou Nova Yungay, a cidade soterrada! Se vcs nunca ouviram falar, dê uma googada rápida e volta pra ler aqui!

Vai lá, eu espero!

:?:

Então, sinistro né?

Resumindo pra quem não foi olhar no Google: em 1970, um forte terremoto deslocou uma parte do Nevado Huascarán, levando a uma avalanche de gelo e pedra, que soterrou quase que completamente toda uma região em questão de minutos!

Eu tomei conhecimento dessa história coisa de um mês antes, lendo um blog de uma pessoa que foi pra lá e dizia estar ansiosa pra conhecer Yungay! De cara eu fiquei meio brochada de ir pra lá por me parecer um lance meio mórbido, triste, mas enfim, tava incluso, vamo lá!

O sr Darwin que naturalmente já tinha um tom formal na abordagem, adotou um novo tom, totalmente cerimonioso, de comiseração, e nos passou com toda a clareza do mundo a ideia, tipo "Galera, não é tia Augusta levando pra Disney", estávamos indo pra um lugar considerado sagrado, que vive um luto permanente e que exigia respeito e cuidados, tanto que na vila não entra carro, em respeito a todos os milhares de mortos soterrados, só se pode fazer a visita caminhando!

Na van ele nos contou como a coisa toda aconteceu, e definitivamente é muito triste, e nos pediu um certo "ar de discrição" que eu só fui entender depois, pq segundo ele existem algumas "divergências" na história se ela é contada por um cidadão/descendente yungaino!

Pagamos pela entrada, tipo uma taxa de manutenção pra vila. Peruanos pagam mais barato que os estrangeiros. Mas mesmo com passaporte nos cobraram o valor pra peruanos! Ok né? 3 soles cada.

Iniciamos a caminhada com o sr Darwin contando, e apontando detalhe a detalhe de toda aquela vila descampada, tipo "aqui ficava uma escola", "ali a avenida", e a sensação de se caminhar por uma região de soterramento é verdadeiramente muito incomoda! Ele deu umas broncas na galera que correu, que saia pra tirar selfie, e chegamos ao cemitério e mirante, onde um rapaz que não lembro o nome nos contou a versão dos yungainos, mostrando um álbum de fotos cheio de antes e depois, mapeando cada direção do vale e contando detalhes daquele domingo que dizimou gerações de famílias, crianças, idosos. Depois da "palestra", que termina naquele clima naturalmente bem lúgubre, o rapaz oferece um dvd com fotos, relatos e até um vídeozinho do momento da avalanche e recolhe umas doações. Depois disso todos estão "liberamos" pra subir no mirante/cemitério e fazer fotos da região.

 

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Depois das fotos terminamos a caminhada é partimos pra próxima parada: almoço!

Aqui eu cumpri um desafio feito pelos amigos do Brasil: comer o cuy, prato de porquinho da Índia!

Mto gostosinho por sinal!

Tem um vídeo da mordida no cuy, mas não consegui subir, por ser mto pesado!

 

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Depois do almoço partimos para a Laguna Llaganuco! Pagamos 10 soles por pessoa de taxa pro parque!

O lugar é lindo, mto frio, mto vento, mas te encanta instantaneamente!

Não vou entrar em grandes detalhes, vejam as fotos!!!

 

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Não quisemos fazer o passeio de barco pela laguna, mas saia 10 soles por pessoa!

Ficamos 1 hora e pouco por lá!

Queria ter ficado mais...economizado tempo em Yungay pra curtir mais a laguna, mas...

 

A próxima parada: Caraz, cidade típica do Manjar de Leche, doce de leite peruano, que é gostosinho, mas nada perto do mineiro! Kkkkk

Fomos até uma loja de uma senhora que já nos aguardava! Todos degustaram e aqueles que curtiram compravam o potinho por 20 soles! Não comprei pq não achei suuuuuuuuuuper bom e tbm pq não curti a ignorância da vendedora, sendo meio ríspida com quem provou todos sabores e não comprou!

De lá fomos pra cidade dos artesanatos, Taricá!

Houve uma demonstração de como se faz a cerâmica da região, com um artesão super gente boa!

Depois disso todos puderam fazer suas compras, a preços mto, mto bons! Compramos uma peça típica da cultura Chavin, 4 soles.

Voltando pra Huaraz, passamos no escritório da Cruz Del Sur e compramos a passagem de volta para Lima, serviço Cruzero, por 86 soles.

Paradinha no supermercado pra uns snacks e "janta", e fomos pro hostel descansar e ver tv!

 

Gastos

 

Passeios 130 soles (dos 2, pra 2 dias)

Entrada nos parques 26 soles

Passagens Huaraz > Lima 86 soles cada

Almoço 43 soles (os 2)

Gorjetinha 5 soles

Artesanato 4 soles

Mercado/água/jantar 36 soles

Editado por Visitante
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  • Membros
E aí quel.teixeira? Tudo bem contigo?

 

Parabéns pelo relato super detalhado e pela boa vontade de compartilhar sua experiência com a gente!

 

Abraços!

 

Ps: impressão minha ou a estátua de coração parece um frango?

 

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

achei que só eu tinha me ligado no frango-cupido! kkkkk

 

::lol4::

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Olá Raquel!

Obrigada pelo espírito companheiro em dividir suas experiências em detalhes!!!

Estou um pouco ansiosa também, estou planejando minha viagem para o Peru no próximo ano!

Daqui há 9 meses nasce se Deus quiser rsrsrs!

Vou ficar apenas no Peru (bem este é o plano né rsrs) A principio seria apenas Lima, Cusco e Macchu Picchu.

Depois viajando nas fotos de amigos, comecei a pedir dicas e a encantadora cidade de Huaraz entrou no plano... e nada mais que Nazca e agora estou me inclinando para Puno... (acho melhor ficar só nisto né)

Bem eu terei 14 dias para viajar, sendo 12 por causa dos dias de ida e volta. Vou ficar de olho nas suas dicas, pois também vou ficar hospedada em hostels e quero quartos privativos com banheiro de preferência.

Suas planilhas e detalhes em preços, logísticas irão me ajudar a fazer o tão sonhado parto, ou melhor viagem :-)

Abraços

 

Opa Paulinha, por favor, se vc puder, inclua Huaraz! É mto amor!

Fiquei mto enrolada nas últimas semanas, mas vou subir essa planilha pra ontem!!!

Grande bjo, e precisando chama ai! Prometo q não vou mais sumir! kkkk

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  • Membros

Quel suaaaaaaaaa lindaaaaaa :-)::kiss::

 

Muito obrigada por responder e hoje assim que voce atualizou os dados eu fui lá nas minhas anotações/reservas e já alterei hotel em Huaraz para o hostel Casa Blanca.

pensa em uma criança ansiosa!!! Sim sou eu , resolvi esperar um pouco para emitir meus bilhetes e o dólar subiu affffff. ::grr::::ahhhh::

Comprei minha mochila da Quechua também e agora falta uma bota, vôce realmente indica o uso de botas , principalmente em Huaraz? eu não tenho.... tenho apenas tênis.

E qual modelo/marca vc indica?

Vou chegar em Lima no sábado a noite, então terei apenas a opção 1) fazer um tour por Lima no Domingo e ai aproveitar para fazer o cambio, tentar comprar um chip da Claro será que no Domingo as coisas funcionam por la? Senão a minha opção 2) será pegar o ônibus para Huaraz logo pela manhã.

Bjo grande e muito obrigadaaaa

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Acompanhando o relato! Vou em Dezembro ::mmm:

Já estou com passagens compradas e hostels reservados e por coincidência em Huaraz vou ficar no mesmo que você, reservei pelo booking e foi um preço surpreendentemente baixo, estava até com medo de ser um lugar ruim. Pagamos 39 dólares pra 3 diárias pra casal com quarto privado com banheiro e café da manhã! ::ahhhh::

Mas sabendo que você ficou lá e não reclamou de nada ainda fico mais tranquila! Tava mais com receio mesmo da localização, achei o lugar meio estranho e um pouco longe da plaza de armas.

Estamos indo com plano de fechar os passeios com o sr Scheler. Pesquisei os valores e vi que os dele são dentro da média e a empresa dele é bem avaliada.

 

Valeu pelo relato!! Continua ai que ta ficando muito bom!!!

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Acompanhando o relato! Vou em Dezembro ::mmm:

Já estou com passagens compradas e hostels reservados e por coincidência em Huaraz vou ficar no mesmo que você, reservei pelo booking e foi um preço surpreendentemente baixo, estava até com medo de ser um lugar ruim. Pagamos 39 dólares pra 3 diárias pra casal com quarto privado com banheiro e café da manhã! ::ahhhh::

Mas sabendo que você ficou lá e não reclamou de nada ainda fico mais tranquila! Tava mais com receio mesmo da localização, achei o lugar meio estranho e um pouco longe da plaza de armas.

Estamos indo com plano de fechar os passeios com o sr Scheler. Pesquisei os valores e vi que os dele são dentro da média e a empresa dele é bem avaliada.

 

Valeu pelo relato!! Continua ai que ta ficando muito bom!!!

 

Oiii Débora!

Que maravilha hein!

Vou te falar viu, o cara (Scheler) parece ter um conhecimento mto grande com relação a passeios, é um cara q curte conversar bastante, e bem solícito! No tempo que estivemos lá, vi ele ajudando um grupo a se preparar pra Travessia de Santa Cruz (é tipo uma Trilha Inka de Huaraz), o cara é mão na massa mesmo!

Sobre o hostel é aquilo né, claro q tem aquele primeiro momento que vc compara com o q viu em Lima, por exemplo. A infraestrutura é simples, mas nos atendeu mto bem! Café simples, banheiros simples, mas sinceramente, perto do que umas brasileiras me contaram do hostel delas ::ahhhh::

A única coisa que eu te oriento é tomar um cuidadinho passeando a noite, pq é uma "cidade pequena", então não tem agito de mochileiro pra todo canto, e é uma caminhadinha da plaza de armas mesmo.

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