Ir para conteúdo

Mochilão - Bolívia, Chile e Peru - 22 dias - JULHO/16 - USD1220,00


Posts Recomendados

  • Membros

Olá povo mochileiro!

 

Tudo bem?

 

Seguinte, resolvi fazer um post aqui sobre minha viagem, pois a galera que postou aqui antes me ajudou muito com todo o meu roteiro e planejamento! Vi diversos posts aqui, e me baseei principalmente nos relatos da Bárbara e Rodrigo!! Muito obrigada por terem compartilhado tão detalhadamente a viagem de vocês!

 

Então, nada mais justo que compartilhar a minha experiência aqui com vocês!

 

Segue uma das minha fotos favoritas em Ica:

IMG_2244.JPG.4b9b0320be8de9ba9b077c5c186308e0.JPG

 

Bom, Vamos lá!!

 

Planejamento

O meu roteiro foi o seguinte:

25/06 - SP - Santa Cruz - Sucre - Uyuni

26/6 - Uyuni

27/6 - Uyuni

28/6 - Uyuni - San Pedro

29/06 - San Pedro

30/06 - San Pedro - Arica

01/07 - Arica - Tacna - Ica

02/07 - Ica (Huacachina)

03/07 - Paracas (Islas Ballestas)

04/07 - Ica - Cusco

05/07 - Cusco

06/07 - Cusco - Hidroelétrica de Santa Teresa - Àguas Calientes

07/07 - Machu Picchu

08/07 - Águas Calientes - Hidroelérica de Santa Teresa - Cusco

09/07 - Cusco

10/07 - Cusco - Puno (Uros)

11/07 - Puno - Copacabana

12/07 - Copacabana - Isla del Sol

13/07 - Isla del Sol - Copacabana - La Paz

14/07 - La Paz

15/07 - La Paz (Downhill)

16/07 - La Paz - Santa Cruz - SP

 

Inicialmente, eu não ia mais pra Ica, porque era muito fora de mão e longe, já que tinha pouco tempo no roteiro e tudo já estava apertado, eu ia pra Arequipa e Colca Canyon, mas no meio da viagem encontrei umas brasileiras malucas e acabei indo com elas pra lá! Valeu muito à pena, Huacachina é lindo, mas não faria de novo esse trajeto de San Pedro direto até Ica, porque foi MUITO cansativo! Se você tem mais dias inclua Arequipa, Colca Canyon e Huaraz, que me parece lindo, mas pra mim não deu por questão de tempo mesmo!

 

Itens da viagem

Segue a minha lista de itens:

- 1 Bota Timberland (muito importante, peguei emprestado, mas como fiz muitas trilhas, na frente está meio rasgado ::mmm: , acho que vale à pena investir em 1 dessas pra você!)

- 1 Luva, 1 touca e 1 cachecol (desnecessário levar daqui, lá é barato, e é lindo!)

- 1 calça tailandesa

- 1 calça segunda pele (usei muito, levaria 2 dessas!) - http://www.decathlon.com.br/trilha---trekking/roupas-de-inverno-femininas/segunda-pele---camada-1-48845/calca-segunda-pele-underwear-super-warm-fem_193211?skuId=957509

- 1 blusa segunda pele (usei muito também!) - http://www.decathlon.com.br/trilha---trekking/roupas-de-inverno-femininas/segunda-pele---camada-1-48845/blusa-underwear-super-warm_193767?skuId=957531

- 2 leggings (ótimo pra trilhas)

- 1 pijama

- 1 calça fleece (usei muito também!) - http://www.decathlon.com.br/montanha---aventura/aventura-mulher/roupas-de-frio---camada-2-38158/calcas-fleeceforclaz-50-mulher_153556?skuId=1558085

- 2 Blusas fleece (usei muito, quentinha, vale à pena) - http://www.decathlon.com.br/trilha---trekking/roupas-de-inverno-femininas/blusas-polares-e-pullover/blusa-fleece-forclaz-20_65000?skuId=881710

- 2 blusas manga cumprida

- 2 blusas de lã (desnecessário, lá vende e é lindo e barato)

- 1 colete de frio (desnecessário, quase não usei)

- 2 blusas de frio (desnecessário, 1 já estava ok)

- 1 Blusão estilo "corta-vento" (Não era bem corta-vento, era 1 que tinha comprado na Europa e era bem quente, mas era grande demais! Eu compraria uma no Brasil, menor e mais prática! Me protegeu do frio, mas não cabia na mala, e era um saco ficar levando ela quase caindo toda hora do mochilão!)

- Biquíni

- 7 meias e 4 meias grossas

- 4 meias calças (não precisava de tantas, mas usei todas!)

- 1 shorts

- 2 regatas

- 1 saia e uma blusa de sair

- 1 toalha Kingcham (ótima, seca bem rápido!) - http://www.decathlon.com.br/natacao-37170/acessorios-37221/toalhas-37227/toalha-kingcham-80-x-130cm_32025

- 2 toalhas normais (desnecessário, mas 1 extra foi uma boa, porque a kingcham eu deixei na Isla :cry: Mas 2 extras não precisa!)

- 2 sutiãs e 1 top

- 15 calcinhas

 

Primeiros Socorros

- Pantoprazol (tenho refluxo)

- Dorflex (pra dor de cabeça, mas acho que só tomei 1)

- Nimesulida (útil, pra dor de garganta)

- Multigripe

- Buscopan fem

- Floratin

- Dramin (pras longas viagens de busão!)

- Gaze

- Bandaid

 

Necessaire

- Creme Hidratante Neutrogena Pele Extra Seca (usei muito! A pele resseca muito no frio)

- Protetor solar facial neutrogena 60 (todos os dias, o tempo é seco e ensolarado!)

- Protetor solar Nivea 60 (não usei tanto, mas foi útil)

- Protetor labial FPS 15 Nivea (usei muito, a boca fica muito seca e rachada naquele tempo)

- Sabonete líquido Lux (usei bastante, mas estourou na minha mochila, recomendo sabonete normal mesmo)

- Maquiagem (lápis, rímel, batom, pó) - só usei 2 vezes pra sair!

- 1 pinça (não usei)

 

Eletrônicos

- Carregador de celular e 2 cabos de entrada

- Tomada extensão com 3 entradas (muito útil, pois onde ficava quase não tinha tomadas)

- Pau de selfie

- Fone de ouvido e Ipod (pras viagens longas de bus!)

- Câmera Canon semi-profissional (mas só usava no automático ::putz:: então não tenho as fotos mais profissas do mundo! :?

- Carregador de bateria da câmera (esqueci do adaptador universal pra carregá-la, tive que comprar lá!)

- Celular extra (não usei, mas vai que perco, conheci 1 menina que esqueceu no busão e teve que comprar outro na viagem! ::hein: )

 

Outros

- Lanterna (1 pequena e 1 grande, mas quase não usei a grande)

- Saco de dormir (foi útil no Salar, e usei pra dormir no café do Uyuni quando cheguei :D , mas não levaria de novo, pois é só mais peso na mochila! No Salar dá pra alugar por 50 bol se precisar)

- Travesseiro de pescoço (foi útil, pras longas viagens de bus)

- Mochila normal (levaria uma de ataque, feita pra trilhas mesmo, a minha estourou e tive que comprar uma lá do Peru, que é linda mas não é pra trilhas!)

- 3 cadeados e 1 caixinha pra guardar (usei todos, 1 pra mochila, 1 pro armário e 1 pra carregar o cel. Doei 1 pra uma amiga, no fim da viagem. Recomendo cadeado de códigos! Eu não sabia inserir, mas ninguém tentou colocar 000 pra me roubar! ::otemo:: )

- Óculos de sol (perdi, tive que comprar outro em Cusco)

- Money belt (Muito útil, usava o tempo todo!)

- Caderno de anotações e caneta (muito útil, pra anotar todos os gastos!)

- Roteiro impresso (pra me dar um norte, sou muito perdida!)

- Pasta para documentos (muito útil, todos os papeis de imigração colocava lá, é importante manter todos em local seguro!)

 

Documentos e cartões

- Passaporte

- RG

- Cartão de crédito internacional

- Cartão Cash Passport recarregado com USD95,00 e cartão extra

- Passagens de avião impressas

 

Seguro Saúde

Fiz da Mondial, paguei R$190,00, com desconto de 15%, é só inserir um código lá que peguei no grupon! Comprei o produto Lazer América do Sul!

Não usei, mas quase acionei em La Paz, que quase morri de tanto vomitar! ::dãã2::ãã2::'> Mas no final tomei só uma soroche pills, carvão e chá de coca! Só que recomendo fazer, porque vai que acontece algo mais grave, ainda mais intoxicações alimentares, muito comum nesses lugares da América do Sul.

 

Carteirinha de vacinação Febre Amarela

Ninguém pediu pra mim na Bolívia, mas é importante ter em mãos, vai que pedem!

Tomei no Brasil, no posto da UNIFESP Santa Cruz, que era um dos locais que você podia tomar e pegar a carteirinha internacional de vacinação! Tem lugares que você só pode tomar a vacina, e não da pra fazer a carteirinha internacional! Verifique isso! Tem que fazer antes o cadastro no site: http://www.anvisa.gov.br/hotsite/viajante/Viajante%20brasileiro%20que%20se%20encontra%20no%20Brasil.htm

Post útil sobre a emissão: http://www.viajenaviagem.com/2013/03/febre-amarela-onde-tomar-a-vacina-e-como-emitir-o-certificado-internacional-para-viagem

 

Dinheiro

A parte que mais interessa e muito importante pra viagem! Eu levei mais do que o necessário, porque já passei perrengue com dinheiro em outra viagem na Croácia, que foi tenso! Minha viagem foi estilo econômica, fiquei só em hostel, mas comi muito bem (menos em Águas Calientes e La Paz, porque passei mal em ambos os lugares) e comprei várias lembrancinhas pra mim, amigos e família! Dava pra ter economizado mais, com certeza! Mas enfim, levei então em espécie:

USD1420,00 (Sobrou USD350)

R$350,00 (troquei R$250 em Cusco, que tava 0,91 pra 1 real)

170 Euros (não usei)

Emprestei 40 dólares e 100 bol pra uma amiga, e ela me transferiu depois em R$240,00

Levei meu cartão de crédito desbloqueado para Internacional, além de um cartão Cash Passport recarregado com USD95,00, mas não usei!

 

Bom, sei que no fim, contando TUDÃO deu 1220 dólares a minha viagem! Com o dólar a 3,55! Não foi uma boa cotação, mas deixei pra última hora pra comprar e foi o que consegui. Detalhe que depois de 1 semana o dólar despencou, mas beleza! ::putz::

 

Eu fiz uma planilha de gastos, que na real eu achei aqui no mochileiros, mas não lembro o nome da menina, mas foi uma planilha abençoada, e ai adaptei ao meu roteiro e gastos! Acho que pode ser útil pra galera que tá indo, então vou inserir aqui (não está incluso o seguro viagem nem o valor da taxa da passagem aérea da Gol, então ela está como 1115 dólares os gastos finais) -

 

Na planilha também tem meu roteiro (mas não atualizei), Itens da viagem, lista de Hostels (inseri alguns comentários onde fiquei), relatos que achei úteis no site, e roteiro com Ica e Arequipa (não atualizei)

 

Passagens

Ganhei do meu pai, por 25.000 milhas ida e volta pra Santa Cruz, só paguei a taxa de R$180,00! ::otemo:: É interessante ficar ligado nas promoções de passagens, porque sempre tem promoção pra Santa Cruz de la Sierra!

Também comprei, ainda no Brasil, passagens de avião de Santa Cruz ->Sucre - USD30,00 e de La Paz - >Santa Cruz (540 bol, que deu R$300,00, uma facada, mas não tava afim de pegar 17 horas de busão! Se não tivesse comprado antes não ia ter conseguido fazer o Downhill, que ficou pro último dia!)

 

Hospedagem

Eu acabei reservando quase todos os hostels antes de ir, porque era alta temporada, mas na real nem precisava, porque acabei trocando vários no final, por outros mais baratos. Recomendo somente deixar reservado em San Pedro, conheci um francês que foi 1 semana depois que eu e teve que pagar mega caro em 1 porque a cidade estava LOTADA! Eu fiquei no Wild Rover somente em La Paz, mas na real não curti tanto, foi legal pelas festinhas e porque conheci muita gente de todos os cantos do mundo lá, mas conheci em todos os outros lugares tb sem ficar em hostel considerado TOP. Gostei do café da manhã e a ducha era excelente, o banheiro limpinho, e o secador ótimo! Mas achei muito barulhento, fora que passei muito mal em La Paz, e precisava muito descansar, e não consegui direito! Em Ica também fiquei na conhecida Casa de Arena, mas não curti tanto o barulho, porque quando fui pra lá era fim de semana, muito barulho da festa...pra quem quer só descansar, não recomendo! E o chuveiro estava quebrado, usei o das minhas amigas! Mas foi barato, 25 soles a diária!

 

A lista de hostels está anexa ok, tem outros que havia encontrado na net, mas marquei em amarelo os que eu fiquei de fato, com endereço, preço e comentários!

 

Sobre viajar SOZINHA ::love::

Gente, eu não gostava de viajar sozinha, antes de morar 1 ano na Europa, mas lá aprendi a fazer isso, pois os dias que eu tinha livre ninguém tinha! Eu sinceramente AMO ::love:: viajar sozinha! Você conhece muita gente, de todos os cantos do mundo, eu fiz muitas amizades ao longo da viagem! No fim, vc nunca está sozinha! Conheci umas brasileiras loucas e lindas (Yza, Bia e Alicia) durante a viagem, seguimos viagem juntas de Uyuni até Ica! Depois nos encontramos em La Paz!As loucas mais especiais da viagem!! ::love::

 

Às vezes também acho que precisamos de um momento SÓ NOSSO, pra refletir e talz, eu adoro viajar sozinha por isso também, você volta transformada com todo o aprendizado! ::otemo::

 

Bom Galera é isso ai, depois eu posto de fato os capítulos da viagem ok! Espero que esse post de um norte e ajude um pouco a galera que está planejando fazer essa viagem LINDA!!

 

Beijoos!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Pri! Acompanhando seu relato :D

 

Vou em janeiro/fevereiro e meu roteiro é bem parecido com o seu, só que ao invés de Ica vou em Arequipa mesmo. E vai ser minha primeira viagem sozinha, por isso seu relato vai ser importante pra mim! hahahah

 

Ansiosa pelos próximos capítulos!

 

Beijos :*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E aí menina?

 

Agradeço imensamente por disponibilizar a sua planilha!

 

Já tenho uma que eu montei (e que está uma zona) e a sua com certeza vai ajudar a acrescentar mais detalhes!

 

Queria adiantar umas perguntas! (posso?)

 

Como você se sentiu com relação à segurança nos países por onde passou?

 

Vou fazer um roteiro muito próximo do seu no ano que vem (e vou sozinho tb) então ajudaria bastante saber as impressões de uma pessoa que foi há tão pouco tempo.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi Pri! Acompanhando seu relato :D

 

Vou em janeiro/fevereiro e meu roteiro é bem parecido com o seu, só que ao invés de Ica vou em Arequipa mesmo. E vai ser minha primeira viagem sozinha, por isso seu relato vai ser importante pra mim! hahahah

 

Ansiosa pelos próximos capítulos!

 

Beijos :*

 

Oi Nat,

 

Ah que massa!! Essa viagem foi incrível, você vai amar! Foi um pouco corrido, mas aproveitei cada minuto!

 

Ah vá pra Arequipa sim! Pra mim não deu, ia ficar muito apertado! Ica e Paracas são lindos, mas é muito cansativo ir pra lá de San Pedro, não faria esse trajeto de novo!!

 

Nosso primeiro mochilão sozinha a gente nunca esquece! Vai ser lindo! ::love::

 

E dizem que o Salar é mara em janeiro! Todo espelhado! Eu não tive esse privilégio!

 

Sim, vou postando aqui o roteiro !! ::otemo::

 

Beijao!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
E aí menina?

 

Agradeço imensamente por disponibilizar a sua planilha!

 

Já tenho uma que eu montei (e que está uma zona) e a sua com certeza vai ajudar a acrescentar mais detalhes!

 

Queria adiantar umas perguntas! (posso?)

 

Como você se sentiu com relação à segurança nos países por onde passou?

 

Vou fazer um roteiro muito próximo do seu no ano que vem (e vou sozinho tb) então ajudaria bastante saber as impressões de uma pessoa que foi há tão pouco tempo.

 

Abraços!

 

Olá Edu!

 

Ah que bom, espero que ajude um pouco! Ah normal, a minha na verdade não está com as abas super organizadas :shock: , organizei mais a aba de gastos! Tentei inserir tudo lá, pra ajudar o povo!

 

Tranquilo, estamos aqui pra ajudar!

 

Então, pra mim foi bem tranquilo! Mas assim, eu não desgrudava nunca da minha doleira, da minha bolsa com câmera e celular, e mesmo minha mochilinha de ataque, ia sempre no meu pé no busão! Conheci gente que já foi furtado nesse roles, um francês que conheci estava sem o corta vento dele, roubaram no busão indo pra Puno...sacanagem ne, tem que ficar bem esperto só! Um amigo meu também teve a mochila roubada num busão do Chile! Em La Paz também não é o lugar mais seguro do mundo, fiquei sabendo de roubo lá também...o jeito é sempre ficar de olho nas suas coisas, não dar bobeira! Que ai é tranquilo! ::otemo::

 

Bom, comigo não aconteceu nada, e ninguém tentou nada, de furtar ou roubar, mas também eu não desgrudava das minhas coisas! ::mmm:

 

Boa sorte, você vai amar, viajar sozinho é muito bom, e lá é lindo!! ::love::

 

Espero ter ajudado com os toques, qualquer dúvida so gritar!!

 

Beijão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olha um relato bom vindo ai gente!!! ::hahaha::

E eu que agradeço guria rsrs. Fico muito feliz em saber que ajudei.

Estou ansiosa para ler a continuação hehe

 

Oi Barbara!!

 

Ah, não vai ser tão super detalhado e lindo igual o seu viu! hahahaah! Mas vou tentar relatar o melhor possível aquii!!

 

Muito obrigada mesmo, seu relato ajudou demaaais! ::otemo::

 

Beijão !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...