Ir para conteúdo

Vegetarianos ao pé do fogareiro


Posts Recomendados

  • Membros

Ariel,

confesso que vejo com certa curiosidade as pessoas que só consomem alimentos crus.

Veja bem, não tenho nada contra, mas não compreendo bem o sentido, além da preservação dos nutrientes.

Mas sinceramente, não acho batata ou vagem cruas saborosas. Entendo que provavelmente seja uma questão plenamente cultural, mas você deve concordar que é muito mais fácil se acostumar com comida com pouco sal do que se acostumar apenas com comida crua.

 

É isso aí, se puder nos explicar mais sobre o assunto, tornará esse fórum um espaço ainda mais engrandecedor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 37
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Tudo bom Marco!

 

Pra mim o vegetarianismo é um estilo de vida, eu escolhi. Poderia dizer que é simples e fácil mas não é, se torna com a experiência e o passar do tempo. Não farei apologia nem pretendo incitar que alguém o seja.

Vou fazer um questionamento. Porque alguém come carne? Porque você come carne? Você escolheu ou escolheram pra ti? Minha familia é carnívora! ::xiu:: Alimentação é como ir ao cinema, você pergunta pra um amigo, e ai gostou do filme, e o cara diz, meu que ::carai:: Cê vai e acha o filme ::otemo::::otemo:: . comida é a mesma coisa. Tem que experimentar e descobrir se é boa pra ti ou não.

Uma coisa é certa, como toda mudança gera desconforto. Cê sai pra comer e de repente se dá conta que quase tudo tem carne, e descobre que pra um monte de gente presunto, peito de peru e salaminho não é carne ::lol4::

Antes de tirar algo da alimentação considero mais interessante aumentar a quantidade das frutas, legumes, verduras e diminuir aquilo que deseja, porque o corpo tá acostumado e vai pedir, é igual dependente, o corpo resiste e quando o cheirinho vem já começa a salivar e pensar vai à ::grr:: esse lance de comer capim!!!!

Faz um teste!

Vagem crua é boa! Ervilha e grão de bico brotando (alimento vivo) !!!! :P

Comer e como viajar, em cada lugar descobre hábitos diferentes, novas receitas, frutas que nunca se viu, as feiras e mercados estão cheios de produtos da temporada/estação que são baratos e deliciosos. As pessoas sempre solicitas, ensinam pratos tipicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Entendo plenamente tudo o que você disse. Na verdade, minha alimentação é baseada (na medida do possível) em frutas e legumes da estação e comuns na minha região. Precisa ver quantas coisas eu faço com abobrinha... hehehe.

Mas não consigo pensar em uma receita com abobrinha crua, por exemplo.

 

De qualquer forma, uma alimentação crugívora (é assim?) na trilha é muito vantajosa na questão da praticidade. Contudo, um alimento quente preparado tem um efeito psicológico muito positivo em quem está em um ambiente hostil. Não sei se isso é só uma questão de costume, mas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Marco,

Eu não faço grandes receitas não, pego o que tiver à mão. 1/2 cenoura, 1/2 abobrinha, 1/4 de pimentão, 1 quiabo, mistura uma ou outra fruta (abacaxi é sempre bom, é bem líquido e doce) + uma oleoginosa, rega com um pouco de azeite (isso não pode faltar) + sal, e se tiver umas folhinhas de manjericão, oregano ou hortelã = tá feito! :D Agora se ficar ruim, como do mesmo jeito, só faço cara ::hein: .

Eu inda sou iniciante nisso e tô curtindo, o que achei mais interessante é que como pouco, essa mistura ai de cima, se fosse cozido eu comia tudo e ficava com fome, agora quando tá cru, mastiga, mastiga, mastiga dá até uma canseira e sacia com uma quantidade menor.

Eu não como mais doce, com certeza tem a ver com a alimentação, num sei explicar, num tenho vontade.

Eu as vezes sinto falta da comida quente, dai eu aqueco na frigideira, sem cozinhar muito, uma chamuscada, mas é aquilo que falei, tô adaptando e tô curtindo muito, sem cobrança, se batesse uma vontade de comer batata cozida, eu faria na boa!

Tem uns sites, procura crudivorismo. Tb vai achar umas coisas bizarras.

::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Minha dica é cozinhar arroz com quínua, que é fenomenalmente protéica e para tanto deve se cozinhar a quínua uns 10 min e depois juntar e arroz e cozinhar normalmente e seguiria a dica do amigo aí de cima de misturar diversos legumes ao cozido. Cenoura, mandioquinha e coisa menos perecíveis são bem-vindos.

 

Não se usando o fogareiro recomendo levar granola, nutella, mel, paçoquinha, goiabada, etc. Coisa pouco perecíveis e de alto valor calórico. Uma bela receita que fiz perambulando pela Bahia: Granola, banana, mel e nutella. Delícia acordar e ter esse café da manhã na mochila. E para o caso de se estar no litoral nordestino é sempre bom ter um abridor de côco em mãos, pq lá em nenhuma loja se acha pra vender e a fartura de côcos é enorme.

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Na minha última viagem o café da manhã foi Nutella com pão sírio integral. Bom de mais!

 

Uma dica também é levar PTS (Proteína Texturizada de Soja) das pequenas e adicionar ao miojo quando for cozinhas. A PTS é super leve e compacta e torna o tradicional miojão um pouco mais nutritivo.

Não fica AQUELA DELÍCIA, mas ela pega bem o tempero do miojo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Espetinhos vegetarianos são ótimos, porque rende!

Vai cebola, champignon, tomatinho cereja, abobrinha e pimentão. Não esquecer os palitos né?! E o tempero: um tando de tomilho, alecrim, azeite, sal, pimenta do reino, salsa e cebolinha. Tem que misturar os temperos, montar os espetinhos, colocar na churrasqueira ou fogueira e ir regando com os temperos e virando o espetinho. Eu gostei de colocar numa forma, pq fica suculento e absorve mais o tempero.

Pra facilitar dá pra levar só curry e sal.

Acompanha arroz! Nham!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Gostaria de contribuir com um pouco da informação e conhecimento que tenho, afinal consegui por 2 anos e meio não ingerir qualquer tipo de carne (bovina, suína, aves em geral, peixe e ovos). Hoje infelizmente consumo somente carne branca e peixe.

Mas voltando ao assunto, nesse tipo de condição em que vc precisa de carboidratos e proteínas o melhor que posso te indicar é:

- Proteína texturizada de soja (em qualquer loja de produto natural tem e prefira as précozidas)

- Tofu (que é nada mais que o queijo que é feito do leite de soja muito utilizado pelos japoneses)

- Macarrão tipo miojo

- E alguns suplementos que vc pode encontrar em qualquer loja de suplementos alimentar indicados para esse tipo de atividade que requer muita disposição e resistência (dextrose ou maltodextrina).

- E o principal: procurar um nutricionista que faça uma tabela de consumo calórico diário para vc, organizando os principais nutrientes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Correto, eu gosto com molho shoyu... acho que o sabor fica bem oriental, mas se mandar o tofu junto com um molho branco ou em uma sopa instantanea fica muito bom tbém... e um macete, coloque o tofu em pedaços bem pequenos, assim cozinha mais rápido...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...