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ROTA da AVENTURA

São Tomé das Letras - Perguntas e Respostas

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salve galera !!!!!

são thome é muito bommm !!!! maas em feriados a cidade lota e fica meio congestionada heheehe tem muitass cachu quanto mais longe da city menos gente !!

eu adoro ficar em sobradinho é meio lonje da cidade mas vale a tranquilidade que tem o lugar !!!

mas se vc s ja gostarem mais de agito e galera em dias de feriado fica assim !!!!

20100205155506.jpg

::lol3::::lol3::::lol3::

esse dia tava rolando um show reggae la em cima !!!!!

fora a muvuca tavo um astral bem legal com a bandinha tocando e o sol se pondo animal!!!!!

falow

bruno

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STL em temporada, feriados etc é TRISTE !!!!

 

como disseram aqui um pessoal porco, mal educado e com a sintonia totalmente diferente do pico. já vi nego tomando banho e dando banho em crianças na cachoeira (que estava lotada), fora outras cenas... realmente quanto mais longe melhor, eu aconselho pegar um camping beeeem afastado do centro e perto das cachus, caso o interesse seja ir numa data assim. já fiquei na pousada alpha centaurus, é bem legalzinha e bem cuidada. o problema é que fica no olho do furacão.

 

aquilo lá sem ninguém é realmente mágico, pena que o bicho homem consegue estragar quase tudo... :/

 

abraços

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Estava dando uma olhada na internet e gostei da Pousada dos Anjos. Alguém conhece essa pousada? Ela é boa e limpinha??

 

Alguma dica de algum restaurante ou lanchonete barata por lá?

 

Obrigada!

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Oi pessoal,

Bom dia!!!

 

gostaria de informção de como ir pra STL de onibus!

Informações sobre estadaia ja peguei várias aqui no tópico, agora estamos indo eu e mais 8 de bus e gostariamos de saber como ir de BH para STL...

Desde já origada!!!

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ow e ai nayara !!!!!

então pra vc chegar em são thome "acho "que a melhor opção seria pegar um bus de BH ate 3 corações e de la outro ate São Thome !!

segue rodoviaria são thome:

São Thomé das Letras está a 335km de Belo Horizonte e 350km do Rio de Janeiro e de São Paulo. É a quarta cidade mais alta do país. Limita-se com os municípios de:

Três Corações, Luminárias, Cruzília, Baependi e Conceição do Rio Verde.

 

Terminal Rodoviário

Tel. 35 8846-0891

 

Av. Independente Tomé Mendes Peixoto, s/nº - Centro

São Thomé das Letras - MG

47318-000

 

Horários

 

São Thomé das Letras à Três Corações

Segunda a segunda-feira, 5hs, 8hs, 10:20hs, 12:30 e 17:30hs

Sexta, Sábado e Domingo às 20:45hs

 

Três Corações a São Thomé das Letras

6hs, 7:30hs, 11hs, 16hs e 18hs

Sexta, Sábado e Domingo às 19:30hs

 

São Thomé das Letras a São Paulo

Só Domingo, às 22hs

 

São Paulo a São Thomé das Letras

Sexta-feira, às 23:30hs

 

Belo Horizonte a São Thomé das Letras

Sexta-feira, às 19:15hs

 

São Thomé das Letras a Belo Horizonte

Domingo, às 16:30hs

 

Três Corações a São Paulo

Tel. 35 3232-4606

Segunda a Sábado

6:30hs, 10:30hs, 13:30hs, 15:30hs, 23:30hs, 1:30hs

Domingo

6:30hs, 10:30hs, 13:30hs, 15:30hs, 23:30hs.

 

São Paulo a Três Corações

8:30hs, 12:00hs, 14:30hs, 16:30hs, 19:30hs e 22:30hs

 

Três Corações ao Rio de Janeiro

Tel. 35 3232-1821

8:05hs, 13:35hs e 22:30hs

 

Rio de Janeiro a Três Corações

7hs, 13hs e 21:30hs

 

Três Corações a Belo Horizonte

Tel. 35 3231-3844

Domingo a Segunda-feira

9:50hs, 13:20hs, 15:40hs, 23:50hs, 0:15hs

Sábado

9:50hs, 13:20hs, 16hs e 23:50hs

 

Belo Horizonte a Três Corações

Domingo a Segunda-feira

7:30hs, 12:30hs, 16:15, 23hs

Sábado

7:30hs, 12:30hs e 23:30hs

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Feliittrell, eu já fiquei na pousada dos anjos, não é uma pousada ruim não, só que as fotos que vimos no site antes de reservar nos geraram expectativas não tão condizentes com a pousada. Hhahahahaahah. Principalmente quanto a uma foto que tem no site em que a janela está meio que ACIMA das núvens.

 

Ficamos no quarto lua, que tem uma cama de casal e outra de solteiro, e mais duas camas de solteiro no mezanino. Um coisa que frustrou é que o tal mezanino é minúsculo, não da pra ficar em pé nele, e as camas na verdade são colchões no chão dele (grudados lado a lado, o espaço do mezanino praticamente só cabe os 2 colchões).

 

Enfimm, fora a isso eu não tenho o que reclamar não, foi um ótima estadia, tem um frigobar no corredor com água e cerveja que não cobram (pelo menos não nos cobraram nada), o café da manhã é ótimo, banheiros e limpeza são ok tbm!

 

Por fora a pousada realmente é toda linda, cheia de flores coisa e tal, bem charmosa.

 

Outro detalhe é que ela fica bem na entrada na cidade, tem te subir uma baita ladeira pra chegar no centrinho. Pra ir de carro é bem perto, mas se tiver sem carro eu recomendo uma pousada mais central pra ficar mais perto do agito noturno da cidade, restaurantes e coisa e tal...

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Fala galera bom dia!

 

Sou novo aqui, meu primeiro post! :P

Bom meu nome é Raphael, moro em sampa e estou querendo ir pra STL no feriado de corpus christ... Tenho alguma dúvidas sobre lá...

 

Como é a primeira vez que vou pra lá, preciso saber mais ou menos o esquema da cidade pra saber o que levar, vamos lá:

Estou pretendendo ir de carro, já li que na fernão dias são 5 pedágios de 1 e pouco ... tranquilo...

 

E pra andar de carro lá é sussa ?

Procurei campins lá, mas só achei um no site... existem mais opções de camping por lá ? Vou ficar 4 dias por lá, mas não preciso ficar num camping só... dependendo da distancia pros lugares compensa mais mudar de camping...

 

Alguem tem um mapa de lá ? já li bastante coisa e fiquei meio confuso ... queria saber das cachoeiras, da rua que o carro sobe hehe... me falaram de uma tal de piramide e uma pizza na pedra que tem lá tb ...

 

Isso ai galera, obrigado pela ajuda!

 

Abraços!

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e ai rabelo blz !!

são thome é muito bom no feriado deve ficar bem cheinho por la !! camping tem mais de um sim , tem atras da igreja(pousada e camping do giovane super gente boa),tem na chegada vindo de 3 corações e tem tambem sentido sobradinho(este mais longe)

se vc vai de carro fica mais facil da pra chegar em todos os pontos , pra ir onde o carro sobe sozinho chama ladeira do amendoim hehehe é seguindo vale das borboleta e caverna do carimbado e mais longe shan-gri-la(corredeiras)esses atrativos são de um lado (por onde vc deve chegar)

ai tem do outro lado que vai onde tem mais cachoeiras são aprox 12km na estrada com varias cachoeiras na margem da estrada , deste lado descendo tambem e virando a esquerda vc vai rumo ao bairro de sobradinho omde tem cachoeiras cavernas e poções e o pico d gavião bem legal tambem !!!

pizza na pedra é muito bom acoselharia vc ir na pizzaria SER (atras da igreja) muito gostosa !!!!!

qquer coisa tamo ai

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E ai galera blz..

 

Então essa e minha primeira vez aqui no mochileiros, eu pretendo ir para são tomé das letras agora em junho e gostaria de umas informações.

Eu vou sozinho e vou de onibus, então gostaria de uma recomendação de uma pousada barata perto do centro da cidade.

 

Eu vou no mês de junho e quero saber o que rola na cidade nesse periodo, e se vai ter show do ventania nesse mês, rs.

 

Se tiver mais alguem indo pra lá nesse periodo da um toque pra gente se encontrar por lá..

 

Abraços.....

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Pessoal estou indo pra são thomé com uma galera no dia 18/06, Gostaria de saber dicas e quem vai estar lá também... é sempre bom conhecer gente nova.... Ouvi falar muito bem de São Thomé e vai ser a primeira vez que vou pra lá...

Valeu pessoal espero encontrar todos vocês lá.

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opa

eu to kerendo ir para são thome das letras essa quinta-feira

e keria sabe um de uma pousada barata e o preco mais ou menos qntos seria para 3 pessoas

vlw

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Muito bom, passei 3 dias lá (2 noites)

Fui sem carro, e é muito cruel as caminhadas até as cachoeiras, tem que ter sorte de arrumar caronas.

Mas vale a pena, não consegui conhecer todas, e a noite a cidade é muito agradavel. Fui quando estava rolando um festival de musica. então tinha o show em um clube, e depois rolava a continuação nas pedras, loucura total. E a Pizza na Pedra, juro que demorou 1 hora e meia pra chegar, mas como lá ninguem tem pressa... valeu a pena!

Bom demais!

 

Trouxe umas lembrancinhas é claro! tem muita opção lá pra isso, pra todos os bolsos.

 

 

Pretendo retornar de carro na próxima e de preferência no anivesário da cidade.

Sobre pousada, fiquei numa simples mas bem limpinha haha

o casal dono era muito gente boa, o café da manhã satisfatório.

Mas achar o cartão de visita será dificil, vou ver se acho os e-mails pra te repassar o nome.

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ai galera, to querendo ir pra STDL em julho, entao eu queria saber lá fica muito frio se fica muito cheio e se o ventania vai fazer show por essa epoca! vlwww beijosss :*

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Essa aqui é para os saudosistas de São Thome

 

foto tiradas no camping selvagem em São Thome> (sim já existiu) aonde é a atual rodoviaria (atrás, o muro é do Estadio municipal).

 

86680035.jpg?et=I1mcrGKR7dc1DE92alkD1w&nmid=106284731

 

e uma do mirante aonde tem a gruta do leão:

 

86680008.jpg?et=r4cWUfL5SsMj5jzdweru8A&nmid=106284731

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Pessoal, estive em São thomé fim de semana passado, voltei ontem....

Demais, amei a cidade, quem quiser tirar dúvidas ai só perguntar... no que eu puder ajudar claro...rs

Deixo registrado aqui pra todo mundo q quiser ir conhecer vá, a cidade realmente é demais... melhor que o esperado.

Have a nice trip povo!!!

 

A indico a pousada Cata-Preta o nanau lá mto gente finaaaa....

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Ola pessoal tudo bem? Sou de Curitiba e quero visitar Sao Tomé agora em setembro. Gostaria de saber como faço para chegar partindo de Curitiba. Já entrei em contato com o centro de informações de turismo da cidade mas não souberam me responder. Desde já agradeço! Obrigado!

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-Vila de sobradinho. Não recomendo

 

São 18 km da cidade de são Thomé das letras, muita estrada de terra e buracos pelo caminho.

Quando se chega lá começa entender porque não tem muita gente na cidade. É uma cidade pequena de dois ou três ruas com um pequeno boteco e nenhuma sorveteria ou padaria.

Um pouco antes da cidade em uma gruta tem uma venda que tem um pastel ate que mais ou menos, não são muito caros mais é o que tem para comer depois de uma hora de viajem.

No caminho muitas cachoeiras para visitar.

 

-são Thomé das letras

 

Se você for uma maluca beleza da era hippe então esta no lugar certo.

Uma cidade charmosa com chão de pedras brancas e casas customizadas com a pedra local. Muitas pousadas e muitas lajinhas de objetos da época hippe, chapéu de bruxa, maricas, camisetas hare krishna e muito mais.

A comida é bem cara nada muito barato, um pote de caldo de feijão custa cerca de sete reais as pousadas as diárias se aproximam de trinta reais por dia.

-segurança

Muitos malucos com rasta farie na rua pode passar um pouco de insegurança, mais vale as mesmo as recomendações para cidades grandes.

Não ficar mostrando muito dinheiro em publico

Não andar com roupas muito chamativas ou com símbolos de paises

-posto de gasolina

Na cidade só tem dois postos de gasolina e não tem gasolina adtivada somente gasolina e os postos fecham então é melhor abastecer antes de anoitecer.

GUIA DE TRILHAS

Na praça principal da cidade tem algumas placas com guias e passei de grutas e trilhas de jipe.

Somente recomendo quando tem um dinheiro sobrando pq se não é melhor pegar um mapa no centro de informações turísticas e meter as caras mesmo.

Se você não estiver com paciência não é melhor não ir à pracinha central à noite, pois os hippes fican doidos para vender alguma coisa, e fica alugando um pouco.

 

-cachoeira do véu da noiva, Flavio, paraíso, eubiose.

 

Leve toalha e muita coragem

Todas são muito geladas a única que da para nadar é cachoeira paraíso que abaixo de outra cachoeira.

As trilhas para chegar nas cachoeiras são curtas mais com uma certa dificuldade, somente uma tinha um corrimão improvisado de bambu.

 

 

 

 

 

 

 

CASA DA PIRAMIDE

É um lugar muito louco uma casa customizada em forma de pirâmide.

Com labirintos internos e um telhado com uns vista linda todos querem subir, mais se voce já passo da idade de fazer alpinismo não é aconselhável subir, pois não tem escada.

Tem que subir por uma pedra que tem atrás da casa.

A noite leve uma lanterna, pois não tem iluminasao apesar de no momento ela não estar mais tão distante da cidade.

Não espere encontrar placas indicando como chegar ate a casa, pois não tem nada ,siga seu senso de direção e se chegar no meio do mato sinal que já saio da cidade, pois a cidade tem um pouco mais de um km para cada lado.Ai é só voltar é perguntar.

 

MORRO DA CRUZ

Um locar para admirar a paisagem um pouco mais alto que a casa pirâmide, uma vista linda e uma montanha toda feita com pedras e pouca terra mesmo, alguns malucos pelo caminho vendendo bijuteria e coisas a mais. Ótimo para tirar fotos da casa pirâmide.

 

 

GRUTAS

 

Gruta labirinto perto de sobradinho.

 

Se você tem caustrofobia evite ir nestas grutas, pois são pequenas e escuras não tem ninguém para auxiliar e muito menos corrimão, a única gruta que tem lanternas para alugar em a gruta perto de sobradinho.São lanternas de cabeça que é só deixar o rg e pagar três reais na venda próxima.

Evite ir a feriados, pois a gruta fica lotada tem ate gente rezando lá dentro, apavorando quem já tem medo.

O melhor é você comprar lanternas ir com roupas leves de chinelo, pois dentro molha os pés e não ir sozinho.

 

CACHOEIRA VALE DA LUA

 

Uma ótima cachoeira para mergulhar e nadar se estiver calor, pois a água é bem gelada, tem uma corda amarrada na arvore para que quiser se balançar e cair na cachoeira.

 

OLHO d´agua

 

É um lago próximo da gruta do labirinto o caminho para quem chega de carro é um pouco complicado tem que tomar cuidado com as varias entradinhais falsas pelo caminho e algumas não da para passar com carro normal somente com jipe.

O lago parece mais uma mina que foi abandonada pelos mineradores porque encheu de água. Não recomendo, perigo para nadar.Se você tiver coragem suficiente.

 

 

 

 

LOCAL PARA COMER PERTO DE SOBRADINHO

 

Um ótimo lugar para almoçar é a lanchonete que se alugas as lanternas para a gruta, pois em sobradinho que é a cidade mais próxima não tem lugar para comer.

 

TOCA DO LEGÃO

 

Próximo do centro de são Thomé um local que tem uma estatua de um et dando boas vindas aos turistas umas enormes pedras para ver o céu uma linda vista de são Thomé.

 

MANEIRA MAIS BARATA PARA IR PARA SÃO THOME

 

Se você for de ônibus a passagem é barata cerca de 50 reais e caso não tenha carro ou grana leve sua bike para ir ate as cachoeiras e local para ficar tem os camping cerca de seis reais o dias, mais voce tem que levar sua barraca.

 

LADEIRA DO AMENDOIN

 

Próximo de são Thomé das letras e uma ladeira que dizem que quando se para no final dela o carro ou moto começa a subir a ladeira sozinho, realmente é espetacular isso acontece mesmo pode acreditar.

Uns dizem que ilusão diotica outros dizem que é algo com o magnetismo mais não achei nada de explicação para este fenômeno.

 

 

CARIMBADO

 

São duas grutas próximas da ladeira do amendoim estavam mesmas cavernas são conhecidas como as que chegam em macho picho, são grutas muito escuras quentes as entradas são de difícil aceso, levar lanterna, pois lá não tem como alugar e nem lugar para comer.

 

CHANGRILA

 

São pequenas corredeiras depois de carimbado dentro de uma fazenda chamada são Sebastião.Um bom lugar para quem quer fazer escaladas ou um bom piquenique.Não é muito indicado para quem quer tomar banho, pois a água é meio amarelelada.

Se você quiser fazer escalada contrate pessoas especializadas no centro da cidade na praça central aonde tem os guias.

 

[Flickr]http://www.flickr.com/photos/yatanpaulo/[/Flickr]

 

msn:[email protected]

  • Curti 1

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Um fds é suficiente pra conhecer os pontos principais??? Mesmo sabendo da muvuca e dos tormentos, tenho vontade de conhecer. Tranquilo ir com mais uma amiga?

Eu fui numa sexta a noite e voltei domingo. Deu pra conhecer bem sim, mas não todas as cachoeiras...hehe impossível.

 

Não esqueça de comer pizza na pedra perto da igreja, ver o céu do cruzeiro e assistir ao por do sol na pirâmide. Aliás, eu fiquei hospedada do lado de pirâmide, valeu super a pena.

 

Bjos

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pousada das estrelas em são tomé execlente localização e estrutura, tem quartos com uma visão que parece qe você está na janela do avião.

De SP pra lá de carro deu aprox 6hrs.

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    • Por igorgomesbarros
      Fala galera, tranquilos?
      Estava querendo recomendações de cachoeiras perto de BH, na região de Nova Lima, Macacos, Rio Acima, etc. De preferência uma que não fique muito cheia.
      Obrigado
    • Por filiperocha
      Oi pessoal,
       
      Compartilho com voces a pequena viagem que fiz com minha namorada para Ibitipoca/MG.
       
      Saímos de Juiz de Fora dia 03/01 por volta de 8h e, após cerca de 1h30min, já estavamos em Ibitipoca.
      -> De lima Duarte até Ibitipoca são cera de 24km de ESTRADA DE CHÃO. Nada surreal, mas é bom estar ciente
      -> Ibiipoca não tem posto de gasolina
      -> Meu telefone CLARO pegou bem, mas nao em todos os pontos da cidade.
      -> Ficamos hospedados na pousada Chalés Vale do Sol e não temos absolutamente nada pra reclamar: sala de jogos e piscina aquecida (nos salvaram em um dia que  choveu e nao tinha nada pra fazer), café da manhã ok, bom atendimento, estacionamento, etc. Ficamos na suíte que, por certo proxima a recepção, pegava sinal do Wi-Fi.
       
      Dia 01: Circuito das Águas:  Chegamos em Ibiti e fomos quase que direto pro Parque. A entrada custa 15 Temers (estudante paga meia) e pra estacionar o carro la dentro custa mais 25 Temers (tem a opção de parar o carro do lado de fora, o que dá mais uns 1,5km de caminhada ate o ponto de partida).
       
      Decidimos fazer no primeiro dia a Cachoeira dos Macacos, sendo que, no trajeto, passamos pela Ponte de Pedra e alguns mirantes. Caminhada é tranquila, creio que uns 2 km de ida e 2 de volta ao restaurante do parque, de onde partem todas as trilhas.
       
      A água estava MUITO GELADA, mas entrei mesmo assim hehehe.
       
      Nesse dia apenas lanchamos no parque e deixamos o local por voltas das 16h, mortos de fome. Fomos os centrinho da Vila e comemos um PF COLOSSAL por 20 Temers o prato no restaurante Rota Ibitipoca (ao lado do Ibitilua).
       
      Dia 02: Pico do Pião + Grutas Bom, nesse dia o tempo nao ajudou nem um pouco. Amanheceu chovendo muito e tivemos que ficar enrolando na pousada até umas 10h, quando estiou um pouco.
      Fomos para o Parque e compramos capas de chuva na loja ao lado do centro de apoio. Nossa intenção era fazer a trilha mais difícil e longe do Parque, a Janela do Céu (cerca de 17km ida e volta), mas devido ao horário e ao tempo instável, decidimos deixar pra próxima, isto porque a Janela do Ceu pede um tempo limpo, pra voce poder admirar tudo la de cima. Com a neblina muito baixa, nao conseguiriamos ver nada. Pois bem, decidimos entao ir até o Pico do Pião, passando pelas grutas no caminho. Pois é, também não conseguimos.
       
      O caminho até o pico do Piao é de 5km ida e 5km volta e tem SUBIDAS BIZARRAS. Chovia fino e ventava bastante. Indico levarem comida e muita agua, tomando cuidado onde pisam, porque um acidente ali demandaria um tempo enorme até sua companhia voltar ao centro de apoio e pedir ajuda (nao pega celular).
       
      Eu e Mara ja estavamos meio preocupados porque o parque estavam extremamente vazio, só havia a gente na trilha e, apesar da certeza quanto ao caminho (é muito bem sinalizado), não haviam outros turistas que pudessem nos ajudar caso algo acontecesse. Pra completar, quando estavamos a cerca de 4,2KM, faltando 800m pro Pico, fomos surpeendidos com uma chuva considerável e ficamos receosos em continuar a subida e eventualmente pegar um temporal no meio daquele lugar isolado. Decidimos entao voltar.
       
      Apesar de nao termos atingido o pico, valeu a caminhada, na trilha sempre cercada pela mata, onde voce pode ver inumeras espécies de pássaros, plantas e insetos e, se tiver sorte, quem sabe um lobo guará hehehe.
       
      Saimos do parque la pelas 15h e fomos novamente no Rota Almoçar. A noite, fomos comer uma pizza num "shopping' que tem na vila.
       
      No dia seguinte, tomamos café da manha e retornamos para JF. O tempo estava muito ruim e infelizmente nao nos proporcionou aproveitar o parque por completo.
        
    • Por Mavi
      Procuro pessoas do Rio e Niterói que curtam viajar de carro. Com carro ou habilitadas para dividir custos. Viagens curtas e viagens mais demoradas.
      Marcaremos um papo conforme formos montando um grupo com química boa.
       
      Mandem msg pra add no whatsapp.
       
      Obs.: Não fumantes.
       
       
    • Por Carlosfuca
      Marmelópolis é um município que está situado na Serra da Mantiqueira, sul das Minas Gerais. Fica bem próximo da região de Itajubá. Lá eu acampei no Camping e Pousada do Maeda, que, assim com toda a paisagem do local, é uma pessoa incrível, com vasta história no Montanhismo.
       
      Aqui vou relatar um pouco de como foi esses quatro dias de viagem, sempre me locomovendo de ônibus ou a pé, passando por lugares magníficos, vivenciando aventuras na mata atlântica, cachoeiras, picos e trilhas!
       
      Essa região por bem dizer era um sonho a ser realizado, na verdade a intenção foi sempre o Pico dos Marins (2420m), mas por uma questão de logística e de reconhecimento do local, preferi fazer o Pico do Marinzinho (2432m) e lá de cima poder avistar o Pico dos Marins bem ao lado. Sim, já o fitando pra uma futura caminhada...
       

       
      "O que vocês diriam dessa coisa
      Que não dá mais pé?
      O que vocês fariam pra sair desta maré?
      O que era sonho vira terra
      Quem vai ser o primeiro a me responder?
       
      Sair desta cidade ter a vida onde ela é
      Subir novas montanhas diamantes procurar
      No fim da estrada e da poeira
      Um rio com seus frutos me alimentar"
       
      Dia 1: Ônibus, esperas, ônibus, "Seu Maeda, vê se me escuta"...
       
      Antes de mais nada, vale frisar que a citação da letra 'Saídas e Bandeiras' foi entendido por mim não como uma reverência aos bandeirantes, mas ao contrario, pois ao invés de entrada é saída. Não tenho a intenção de fazer o mesmo que a história "oficial" diz, que fica a cultuar e honrar esses bandidos assassinos.
       
      Era um domingo de abril e embarquei as 07h00 sentido Itajubá, num ônibus da empresa Santa Cruz, que nesse horário tinha apenas o executivo. O custo foi de R$60,00. Esse busão deu um rolê considerável, fez umas três paradas, só vi a primeira que foi em Bragança Paulista. Nas outras paradas eu estava capotado no sono.
       
      Deu meio dia, e cheguei na rodoviária de Itajubá, de lá era a vez de embarcar num ônibus pra Marmelópolis. No site dizia que de domingo só teria as 17h30 pela empresa São José, sendo que nos outros dias tinha o das 15h30. Mas foi isso mesmo, tive que esperar até as 17h30, mas sem erro, faz parte. Era sinal que eu teria mais tempo pra almoçar, ler um livro e por que não tomar umas brejas? Assim o tempo passou rápido. Sei que as 19h00 eu estava no centro de Marmelópolis, foi hora de estender o mapa e seguir rumo ao Maeda, no breu, uma escuridão na estrada. Lá fui eu.
       
      Da igreja matriz, segui à direita passando pela pousada das flores. Com a lanterna do celular acessa, segui o caminho que começou com uma subida. O trajeto do centro de Marmelópolis até a pousada do Maeda tem em torno de 7km, estava um friozinho, mas logo tive que abandonar a blusa na mochila e secar o suor que escorria no rosto. O caminho que fiz vou deixar evidenciado na foto (27), quem tiver de carro tem placas indicativas desde o centro colocadas pelo seu Maeda. Na real, tudo que está sinalizado de pontos turísticos no Município foi ele quem fez, mostrando quem realmente promove o turismo na cidade.
       
      Deu vinte minutos de caminhada e um susto! Em meio ao escuro fiz o gesto de olhar pra cima. Fiquei 'espantado' com a quantidade de estrelas que avistei no céu. Tinha muita estrela, não chegava a iluminar a estrada de terra, mas com certeza não daria pra contar de jeito nenhum. Estrela demais, uma baita noite linda.
       
      As 20h20, cheguei na pousada do Maeda e me deparei com as luzes apagadas. Tinha apenas uma luz ao fundo acessa e por isso me fez chamar e gritar por uns 40 minutos e nada. "Boa noite!!!", "É o Carlos que vai acampar", "Olha o portão, boa noite", "Seu Maeda vê se me escuta"... Gritava e nada.
       
      Nesse momento eu percebi a bateria do celular acabando, desliguei por um momento e o escuro tomou conta, não dava pra ver nada. Eu já logo pensei, "Pronto, tô começando bem". Mas quando se está numa viagem, imprevistos podem acontecer e é necessário improvisar as vezes. Passei na pousada do Dijalma, que fica ao lado, mas parece que não tinha ninguém. O improviso foi a de montar a barraca por ali mesmo e dormir. Não dava pra acampar na frente do portão do Maeda, pois tinha muita formiga, que inclusive subiram nas minhas pernas e só fui perceber depois das dores. Então, para aproveitar o restante da bateria do celular, tirei as coisas da mochila e montei a barraca mais a frente... Foi aí que uma luz acendeu. Sim, era o seu Hideki Maeda no portão, "Esta hora, Carlos?"
       
      Dei risada e expliquei o horário do busão, que até então no nosso contato por telefone pensávamos que sairia as 15h30 e então eu chegaria mais cedo. Como foi anoitecendo, ele pensou que era algum tipo de trote. Uma pessoa ir sozinha, na caminhada, e num domingo, realmente não é muito comum. O importante é que deu tudo certo nesse dia, ainda jantei e pude ser muito bem recepcionado pelos Maeda.
       
      Quem diria que um vizinho pudesse ligar pro Maeda avisando que tinha gente gritando. Ufa, salvou!
       
      Dia 2: Pico do Marinzinho, bate-volta e autoguiado
       
      Acordei bem cedo, um friozinho ainda pairava dentro da barraca, que estava bastante úmida na parte interna. O café da manhã estava marcado pras 07:00 horas e foi enquanto eu me alimentava que o seu Maeda deu as últimas informações, contou algumas de suas histórias no montanhismo, e disse que seria uma subida tranquila. Me entregou um mapa e uma capa de chuva, item que eu havia esquecido de levar. Mostrei meu roteiro e os mapas que eu tinha em mãos e também alguns relatos sobre o Marinzinho e sua pousada. Ele leu tudo se mostrando bastante curioso ao que se tem disponível sobre sua pousada na internet.
       


       
      As 07h45, eu já estava com o pé na estrada, pronto pra um bate-volta 'Pico do Marinzinho x Camping Maeda'. A intenção era subir direto e na volta passar pela Pedra Montada.
       
      Em 35 minutos, cheguei na cerca que delimitava a reserva particular (RPPN Terra da Pedra Montada), e a partir desse ponto não se passa carro nem moto. A trilha continuou ainda bem larga, mostrando que ali fora uma estrada, estrada essa criada a mando de um prefeito jipeiro pra chegar até a Pedra Montada. Hoje em dia está em desuso e tem trechos bem erodidos, mas parece que tem um projeto de asfaltar essa parte no sentido de facilitar o turismo local.
       
      Por ora, quem alimenta a estrutura turística daquela região é o seu Maeda. E uma dica que dou: quem não tem muita experiência consegue fazer essa trilha. É só estar com a segurança básica, ter vontade e um certo condicionamento pra chegar no topo. De resto tá tudo muito bem sinalizado, sendo uma subida autoguiada. Tem trecho com cerca de arame farpado pra ninguém se perder, e as placas características e com o 'selo Maeda', estão por todo lado onde se é necessário informar a direção.
       
      Peguei um tempo excelente, e isso fez com que a minha caminhada passasse voando. Não tem nada de andança monótona, foi tudo sempre com um visual esplendido à minha direita e na esquerda, depois de um tempo, eu conseguia avistar o meu destino do dia.
       
      Depois que passei pelo trecho da Pedra Montada a trilha foi se fechando na mata, tudo estava bem demarcado, mas vira e mexe eu tinha que me agachar pra passar. Após menos de 2 horas cheguei no mirante São Pedro, quem tem 2135 metros de altitude. Ali fiz uma parada pra comer algo, beber água e recompor as energias. Dali pro Marinzinho faltava 1 hora, sendo que o estilo da trilha mudaria um pouco, seria mais rocha e tendo que fazer escalaminhada.
       
      A partir de então começou a ficar mais puxado, sorte que minha mochila tava leve, o que pesava mais eram os 4 litros de água que eu tava carregando. Com um clima agradável a caminhada ficava sussa, apenas tive que prestar bastante atenção em cada passo, assim diminuí o risco de qualquer tipo de acidente.
       
      No geral, o silêncio da mata imperava, quando os pássaros voavam, dava pra escutar o barulho das asas de muitos deles que passavam bem perto. Era uma segunda-feira e não encontrei um ser humano sequer na trilha, e nem quando eu estava já no topo do Marinzinho e admirando o Pico dos Marins, não vi ninguém subindo.
       
      Faltando pouco pra chegar no topo, o tempo fechou e todo o visual que eu tinha, nesse momento só via nuvens. Isso não atrapalhou minha navegação, pois as marcações eram constantes e também tinha cordas amarradas pra ajudar na escalaminhada em trechos mais difíceis.
       
      E foi por volta das 11h35 que estacionei no topo do Marinzinho. Todo o esforço compensado, o tempo abria aos poucos e formava uma paisagem impressionante. O cenário mudava tão rapidamente que ficava até difícil captar tudo. Depois de uns vinte minutos, a situação se estabilizou e por sorte minha com uma visão aberta pra diversas cidades, o Pico do Itaguaré, o Pico dos Marins e outras montanhas mais ao fundo. Show!
       
      Coloquei a blusa, pois ventava muito. Comi meu lanche e descansei um pouco. Lógico que tirei várias fotos, mas para além disso fiquei contemplando bastante a natureza para que eu pudesse carregar memórias assim como nas fotos...
       
      Pra descer foi tranquilo, tive um escorregão que me deixou mais atento e não baixar a guarda na segurança. Exigiu mais dos joelhos, mas foi de boa.
      Passei na Pedra Montada e foi onde vi o ponto de Água, que me pareceu ser o único da trilha. Lembrando que esse trecho da água também estava sinalizado.
       
      Percebi que o ideal é subir pra ver o pôr e o nascer do sol, mas seria necessário acampar lá em cima. Então, que fique pra uma próxima rs.
       
      Já na pousada do Maeda, caiu a ficha do rolê que eu fiz, fiquei bastante contente, tinha dado tudo certo até então, e parti direto pro banho. Deitei um pouco na barraca e as 19h00 era hora da janta.
       
      Pensa numa janta farta, comida bem diversa, uma mistura de mineira com chinesa e japonesa. Foi cobrado o valor de R$30,00, já com refrigerante incluso, salada e frutas. O valor do camping com café R$40,00; sem o café é R$30,00 a diária.
       
      Para informações sobre o Camping segue Contatos:
      https://pt-br.facebook.com/marmelopolispousadamaeda/
       
      http://pousadaecampingmaedasuldeminas.blogspot.com.br/
       
      Os dias 3 e 4 da viagem deixarei pra próxima postagem. Aguardem...
      Até mais!
       
      Fotos:
       
























    • Por arturmp
      Em minha terceira visita à Serra do Caparaó, queria chegar ao cume da Pedra Roxa (13º ponto culminante do Brasil com 2.649 mt segundo o IBGE) e conhecer a trilha ao Pico da Bandeira pelo lado Capixaba. Nas visitas anteriores, entrei pelo lado mineiro e conheci os demais cumes oficiais do parque (Bandeira, Cristal, Morro de Cruz do Negro, Tesouro e Tesourinho). Os locais se referem a um ombro do Bandeira como “pico do calçado”, mas acho que não faz sentido contabilizá-lo como um cume separado.
       
      Apesar de ser muito longe de SP, o Caparaó fornece visuais fantásticos e experiências diferentes das serras mais próximas, de modo que vale uma ou mais visitas. Por experiências diferentes me refiro ao tipo de terreno/montanha quanto o tipo de trilha. No terreno, há longos trechos de terrenos rochosos que podem ser percorridos sem trilha específica (e praticamente sem necessidade de escalaminhada) e o formato atípico do Pico do Cristal. Há trilhas muito demarcadas e utilizadas (todos os acessos ao pico da Bandeira), trilhas antigas e pouco usadas (o acesso ao Tesouro) e cumes sem trilha específica (caso da Pedra Roxa).
       
      Ida
       
      Saí de carro de Sampa na 4ª-feira à noite (24/jun), pernoitei em Volta Redonda e cheguei na entrada capixaba do parque, portaria de Pedra Menina, por volta das 14:00 do dia seguinte.
       
      Havia reservado uma vaga no acampamento Casa Queimada, mas fora dos finais de semana e feriados não é necessário. Em todas as vezes que visitei o parque em jun/jul fora do fds, havia no máximo 30 pessoas e dessa vez eu era o único visitante do lado capixaba.
       
      Os funcionários do parque passam algumas recomendações e entregam uma folha com regras/dicas. Parece menos restritivo do que o controle do Itatiaia: você assina o registro de entrada e segue em frente, sem ter que declarar explicitamente o destino (embora fique implícito que vc vai visitar apenas as atrações “normais” do parque, sem acessar os picos “esquecidos”).
       
      O lado capixaba
       
      Uma coisa interessante do lado capixaba é que os dois acampamentos podem ser acessados com carro de passeio. O primeiro acampamento é o Macieira, de onde saem trilhas curtas para duas cachoeiras (Sete Pilões – 200 m e Aurélio – 1km). Cuidado ao estacionar para não quebrar as tocas dos tatus que ficam na entrada do acampamento.
       

       

       

       
      Seguindo a estrada, há mais uma cachoeira (200 mt de trilha) um pouco à frente. Avançando, há um mirante um pouco antes do acampamento Casa Queimada.
       

       
      A estrada termina no acampamento Casa Queimada, que dispõe de bom espaço para barracas, banheiros completos e mesas. Há uma casa, mas não sei quais as regras para utilização. Passado o por do sol, li um pouco, jantei e fui dormir, sem mais ninguém no acampamento e MUITO frio .
       
      A subida ao Pico da Bandeira
       
      Acordei as 3:30 da manhã, disposto a pegar o nascer do sol no Pico do Calçado (já havia visto do Bandeira e queria um ângulo diferente). Com o frio, demorei mais do que o normal para tomar o desjejum e guardar o equipamento. Desta vez, optei por organizar tudo (exceto a barraca) e guardar no carro, o que me tomou tempo. Nas últimas visitas ao parque, deixei a mochila dentro da barraca, mas preferi não arriscar. Deixando a barraca, queria poupar tempo e deixa-la secando com o sol da manhã (ledo engano, como descrito mais pra frente...). Com a mochila de ataque e bem agasalhado, iniciei a subida as 4:25.
       
      O caminho pelo lado capixaba é maior do que o pelo Bandeira a partir do Terreirão, O ganho de altitude é 707 m vs 490 m do lado mineiro. Contudo, o visual é melhor. A caminhada é mais aberta, permitindo a observação das cidades na parte baixa e do Pico do Cristal. Um pouco antes do Pico do Calçado, é possível ver o Bandeira de um dos melhores ângulos e o Cristal. Do lado mineiro, vc sobe sem uma visualização clara do Bandeira e com pouca vista de fora da Serra.
       
      O tempo aberto deixou o visual fantástico. O céu começou a clarear um pouco antes de eu atingir o ponto em que podia visualizar o Bandeira (+ seus 4 ombros) e o Cristal. O sol nasceu as 6:21, quando eu estava no Calçado (quem quiser chegar ao Bandeira precisa andar rápido ou sair mais cedo do acampamento).
       

       

       
      A partir dali, a caminha ao cume do Bandeira é tranquila (+ uns 15/20 minutos). Cheguei as 6:47, o céu estava aberto e conheci um pessoal que havia subido durante a noite pelo lado mineiro.
       

       
      Distancia Casa Queimada - Bandeira – (um sentido): h: 4.39 km, a/p: 707m -142m
       
      Subindo a Pedra Roxa
       
      A Pedra Roxa é um pico que fica “escondido” pelo Bandeira ao longo das trilhas de acesso... podendo ser observado em alguns pontos da trilha pelo lado mineiro. Está a pouco mais de 1 km à Leste do cume, sendo o pico reconhecido pelo IBGE mais próximo do Bandeira.
       
      Pelo que entendo, há dois acessos. O mais fácil (acesso principal) é a partir do cume do Bandeira, descendo a crista à leste da Cruz. Outro caminho (alternativo) é circulando o Bandeira pelo norte no acesso mineiro. Dado o grau de declividade que existe entre a trilha capixaba e a Pedra Roxa, não acho que exista uma rota viável pelo outro lado...
       
      No ano passado, eu procurei o tal acesso alternativo circulando o Bandeira por cima, saindo do acesso mineiro, e só vi vara-mato... dessa vez queria garantia de sucesso e fui pelo acesso mais simples. Achei várias descrições dessa rota na internet, mas nenhum tracklog.
       
      Apesar de não ter trilha demarcada, o acesso principal é simples, sem escalaminhada ou vara-mato pesado. Isto gera uma boa dica de orientação, se a escalaminhada/desescalaminhada está íngreme ou se o vara mato está muito pesado, é hora de reavaliar a rota...
       

       

       
      Partindo do cume, a descida pela crista leva ao colo entre as montanhas (altitude 2530 mt). A partir dali, basta subir até o cume, preferencialmente circulando no sentido horário. Se subir em linha reta (a partir de um eixo imaginário entre os dois cumes) a subida fica muito inclinada.
       
      Saí do cume do Bandeira as 7:05, chegando no colo as 8:30 e no cume as 8:55. Enfim, eu havia conquistado a última das seis montanhas “oficiais” do Caparaó
       

       

       
      O cume é marcado por um conjunto de pedras e não possui livro de registros (algo comum a todas as montanhas do Caparaó). Eu estava ansioso para visualizar e fotografar o resto da serra a partir da Pedra Roxa, que é “deslocada” à leste de um eixo Norte – Sul que liga as demais montanhas (de cima pra Baixo: Tesouro, Tesourinho, Cruz do Negro, Bandeira e Cristal). Mas a natureza foi caprichosa e trouxe nuvens bem no momento em que eu atingi o cume. Após 30 minutos percebi que o período de céu aberto havia acabado e havia chegado de começar a caminhada de volta pro acampamento...
       
      Distancia Bandeira – Pedra Roxa (ida): h: 1.56 km, a/p: +130 -306m
       
      A volta
       
      Como normalmente ocorre nos trechos sem trilhas, a rota da volta entre a Pedra Roxa e o Bandeira foi bem melhor do que a da ida. Quem quiser o tracklog, pode entrar em contato.
       
      Uma coisa legal do colo entre as montanhas é o visual do Bandeira. Acho que é o melhor ângulo para observar a magnitude da 3ª maior montanha do Brasil (a maior 100% em território brasileiro).
       

       
      De resto, voltei pelo mesmo caminho, chegando no acampamento as 13:35. Fui surpreendido por uma forte chuva nos últimos 4 km. A trilha é tranquila e a chuva exige apenas um cuidado extra, sem oferecer dificuldades sérias.
       
      Distância percorrida (bate e volta completo): h: 12.24 km a/p: +1339 m -1339 m
       
      Em suma, a Serra do Caparaó oferece diversas oportunidades de hiking e trekking para diferentes tipos de preparo físico e experiência. Certamente vale a(s) visita(s).
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