Ir para conteúdo

20 dias de carro pela região dos lagos - patagônia - Chile e Argentina com crianças


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

viagem patagônia 2017

 

Sou um apaixonado pela patagônia e sempre estou voltando e voltando e voltando. Quando penso em viajar é sempre o primeiro lugar que me surge à cabeça.

 

Em 2014 fiz com minha esposa e meu primeiro filho (Martín) uma linda road trip pela região dos lagos, bariloche, villa traful, san martin de los andes - pucon, frutillar, puerto varas, petrohue.

 

Agora em março de 2017 queremos voltar com a família completa, já que acrescentamos mais um integrante ao time, o Tomás.

 

Queremos basicamente repetir esse roteiro, pulando lugares que não curtimos muito, repetindo aquele que amamos e acrescentando novos.

 

Pensamos em começar tudo em Bariloche novamente, lá pegar o carro alugado e rodarmos 20 dias pela região.

 

Alguns dias em bariloche, uns dois..só pra irmos na "nossa casinha" , uma cabana que já ficamos duas vezes , na villa pañil...sensacional o lugar. De frente para o lago moreno, churrasqueira...simplesmente um paraíso.

 

Queremos partir rumo a villa la angostura. Aqui não sei bem o que queremos fazer...alguma dica de o que fazer na região? tem o tal bosque de arrayanes, praias...

alguma dica de passeio que de pra fazer com dois garotos, de 4 e 1 ano e 08 meses?

 

De Villa la angostura vamos novamente pra villa traful, que é simplesmente maravilhosa, que lugar lindo...sem palavras!

 

de lá queremos ir direto pro parque nacional lanin (região do lago paimun e huechulafquen) por questão de logística devemos dormir uma noite em San Martin ou em Junin de los Andes pra comprarmos mantimentos. Pretendemos ficar umas duas noites acampados por lá...

 

Do Lanin direto pra Pucon através do Paso Mamuil Malal (ESTRADA ESPETACULAR DE FICAR COM A BOCA ABERTA"!) até a nossa "casinha em pucon", que é o mirador de los volcanes...uma pousada simplesmente sensacional...cabanas lindas e de cara pro villarica, churrasqueira na varanda, etc....de chorar!

 

Pucón com crianças não rola rafting, subir o villarica e essas coisas...já fizemos sem filhos, pelo menos isso, rsrsrsrs

 

o que podem indicar? ojos del caburga, termas, parques nacionais pra ver a paisagem...o que dizem?

 

Agora começam minhas dúvidas.....

 

De pucon queremos descer logo pro sul...Chiloé vale a pena? Minha esposa foi quando era garota.....

 

Alguém já foi a Cochamó?

 

Agora que o roteiro está em branco...desde a região do lago llanquihue até bariloche de volta pelo paso Cardenal Samoré. Alguém conhece a região de puyehue?

 

Aceito dicas, indicações de lugares, passeios, comida, qualquer coisa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Uma coisa a considerar é que vc estará com criança pequena no carro, já passei por essa experiência e sei o quanto eles sofrem dentro de um carro fazendo passeios, que pra eles não são divertidos.

 

O problema de Chiloe que as atrações  (igrejas que são patrimônio da humanidade ficam longe uma da outra); vcs terão que pegar uma balsa para atravessar para lá  (quando fui tive que esperar um tempo).

Outra atração são as palafitas coloridas  (lindas nas fotos, mas uma atração mais ou menos na minha opinião ). Alguns mirantes legais.....

 

Se vc tiver tempo acho que pode tirar um dia para conhecer parte da ilha, mas será muito cansativo para as crianças.

 

Sugestão: leve seus filhos para conhecer os criatórios de salmão no início da carretera austral (vc pode ir até a primeira balsa e voltar).

Acho que um programa legal para as crianças é pescar num dos rios da região (não fiz mais deve ser bem legal)

 

Em Puerto Montt vcs podem conhecer o mercado do pescado. Quase todos frutos do mar produzidos no Chile são encontrados lá  (tem vários restaurantes de todo preço ).

 

A "praia" de Pucon é bem agitada no verão (pena que vc vai em março), vi muito esporte náutico, shows, passeios de barco. Mas vai preparado a "praia" eh um pouco diferente das nossas, mas acho que terá diversão para as crianças (agora tem que confirmar se terá essas atividades em março )

Sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

obrigado pela resposta...

cara, eu to pensando mesmo em desistir de chiloé...parece bem "mais ou menos mesmo".

 

Sobre filhos e carros..em 2014 viajamos 20 dias com o mais velho, que tinha menos de 02 anos na época. Fora ficar horas no carro, ele surpreendeu muito! curtiu junto a viagem...várias caminhadas, passeios, acampamos...foi simplesmente maravilhoso. Acho que o que ele mais gostava era ficar jogando pedra nos lagos e nos rios, rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Eh verdade, as crianças adoram contato com a natureza, acampar, fazer foqueira.

Tente pescar com eles em algum rio de lá, devem gostar.

 

Na região vc terá muitas opções, fui até Valdivia(onde aconteceu o maior terremoto do Chile) foi até interessante.

Tem passeio de barco, no porto tem vários pássaros, leões marinhos........criançada vai gostar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Opa trotatorres! Blz? Certamente vc é das antigas e seu nickname é familiar mesmo pra quem frequenta pouco este fórum. :mrgreen: Eu bem que queria ter participado mais, viajado mais, planejado mais, etc. Infelizmente tenho pouco pra colaborar pois só fui à Bariloche uma vez e já faz 8 anos, e fomos de avião, ficamos no centrinho e não alugamos carro, fizemos só o básico lá. :?

 

Será que eu posso pegar um gancho e fazer umas perguntas aqui? Peço sua licença pra isso. Lógico que sei que sair da região Sudeste do Brasil e ir até Bariloche é chão pacas! Tenho consciência disso e já fiz algumas viagens de carro como ensaio (Rio-Gramado com duas paradas, Rio-Bsb com uma parada de ida e volta direto, e também Rio-Maringá 1100km direto num dia). Pois é como vou só eu com a esposa o carro viaja mais leve e curtimos fazer trechos longos de boa. No entanto é meio óbvio que entrar num avião e alugar um carro lá é o jeito mais prático de *relaxar mais* e evitar trechos que de tão longos passarão a ser cansativos. Por outro lado tem o aspecto de aventura e desafio, do tipo 'nós somos capazes de ir com o próprio carro pra um lugar tão longe, bonito e diferente e o cansaço e as tantas horas até chegar lá teoricamente valorizariam tal feito, tal empreitada. Não é tanto o aspecto do custo que pesa, pois já passei pra uma fase que permite escolher se quero ir de avião ou de carro, não precisa ser pelo mais barato necessariamente.

 

Bom, dito isso, natural ter dúvidas. Por exemplo: 1. É tranquilo mesmo pegar um carro em Bariloche e entrar no Chile uma ou duas vezes? 2. Quanto sera que custa um carro 1.6 por 15 dias lá? :shock:

 

Enfim embora ainda cogite ir de avião+carro alugado a idéia de ir com carro próprio deveras me agrada, e aí vem outra série de dúvidas. Já li diversos relatos de gente que foi rodar muito de carro, gente que foi até Ushuaia e tal, já olhei no Maps cidade por cidade onde passaram, amo olhar mapas e então já conheço bastante coisa das enormes distâncias de toda a patagônia. A minha grande dúvida de ir ou não de carro é se não ficaria muito *ansioso* pra curtir os lugares e chegando lá, por ter no máximo 30 dias disponíveis, acabar indo rápido de ponto em ponto ou não curtir direito o dolce far niente! Ou sei lá chegar com tempo feio, nublado, e pensar "poxa, que azar, e só tenho 2 dias pq a estrada pra voltar é imensa". Acho que aguardo respostas do tipo "Vai sim de carro, cansa mas vcs vão amar e vão se lembrar pra sempre!" hehehe.

 

Uma vez um amigo que é mais coroa e com grana disse que cogitava ir pra patagônia pra rodar de moto mas que no caso dele enviaria a moto e iria de avião, coisa chique isso. Cheguei a pensar em algo do tipo enviar o carro do Rio a Porto Alegre, ou fazer isso na volta, pra ter um pouco menos de dias enfurnado dentro do carro. Mas custa um certo valor pra enviar o carro e pegar vôo. Outra idéia que me ocorreu pra reduzir desgaste foi chegando em POA ou mesmo voltando via Rosário ou Buenos Aires colocar a esposa num avião pra que ela volte pra casa com mais conforto e eu seguiria de carro sozinho mesmo. Afinal eu é que sou o mega-empolgado com estradas infinitas. E a volta sempre é mais entediante que a ida.

 

Bom então além de me convencer se vou mesmo de carro até lá saindo do Rio, cogito também uma dúvida que é se vou em AGO/17 ou DEZ/17. Por questões de calendário de trabalho esses são os meses viáveis pra nós. Nós fomos pra Bari em Dez/2008, fez sol, achamos lindo mesmo. Sei também que os dias muito mais longos de verão favorecem pra quem quer fazer longos deslocamentos de carro evitando pagar estrada de noite (meu caso). Por outro lado nunca estivemos em lugar com neve, e embora a gente prefira friozinho de 15 graus do que friaca de zero graus... A possibilidade de ver uma paisagem MUITO diferente do que vemos por aqui tem sido bem atraente. ::Cold:: E eu conheço o pampa argentino e sei que lá no verão também faz calor pacas! E de calorzão já estou bem servido daqui mesmo. PS. a gente não quer esquiar nem nada de aventuras ou escaladas ou caminhadas, vai só passear e fotografar. ::ahhhh::

 

Meu Roteiro básico na cabeça tem sido: 1. Rio-Maringá, 2. até Posadas, 3. Até Santa Fé/Rosario talvez via Corrientes (tenho amigos em Sta Fé e Rosario). Aqui entra uma dúvidazinha... se seguiremos para Mendoza+Santiago+Pucón pra então ir pra região de Villa Langostura e Bariloche ou se deixamos esse trio grifado pra ir de avião numa outra oportunidade... E confesso que de Bariloche pra baixo tenho uma baita atração pra ir pela Carretera Austral Chilena: indo até Esquel/ARG, Futaleufu/Chile, e iria até Coyhaique e mais abaixo até Chile Chico contornando o lago Gral Carrera/lago Buenos Aires voltando a entrar na Argentina em Los Antiguos e daí enfim caminho de casa a 4800 km de distância.

 

Ficaram de fora lugares renomados como El Chalten, El Calafate, Ushuaia e a patagônia oceânica, mas já achei essa minha 1a grande volta de carro grande pra casseta!

 

Bottom line: vou de avião ou de carro mesmo? Se for de carro... incluo Mendoza, Santiago e Pucón? (Santiago cidade maior pouco ou nada me interessa, Valparaiso e Viña tb não ligo muito). Se for de carro saindo do Rio, será que até Bari já tá bom de tanto chão? Será que lá eu e a esposa vamos mesmo animar de descer até a carretera austral e o grande lago Buenos Aires? E tudo isso pensando em fazer em agosto com chance de ter neve e gelo no trajeto? Caramba! Desculpem pelo texto imenso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Minuano,

 

Fiz várias viagens de carro(umas 10), para América do sul, acontece que íamos em 5 o que reduzia sobremaneira o custo total da viagem.

Depois que meus filhos cresceram e ficamos sós, adotamos outro estilo de viagem (vamos de avião e fazemos o resto de ônibus. ...), nunca aluguei carro fora daqui, pois gostamos de interagir com o povo. E TE GARANTO PARA NÓS APROVEITAMOS MUITO MAIS ASSIM.

 

Uma questão que vc tem que considerar é o fator tempo, por exemplo Rio x Bariloche, vc andando bem fará em uns 4 dias a ida + 4 dias na volta, portanto ficará na estrada uns 8 dias(sem grandes atrativos neste percurso).

Quando viajávamos de carro ficávamos 60 dias viajando e esses 8 dias não faziam diferença.

 

Sem dúvida se for em duas pessoas compensa muito mais viajar de avião e alugar um carro(principalmente no quesitô aproveitamento do tempo).

 

Tem vários roteiros nesta parte da patagônia, esse trecho da carretera austral que vc planeja fazer é lindíssimo e vale muito a pena conhecer.

 

Em agosto acredito que verá muita neve!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

casal100 poxa obrigado pela resposta rápida! Peço desculpas ao trotatorres por ter invadido assim este tópico, acho melhor criar um tópico próprio com minhas questões para não desviar o assunto original deste tópico.

 

E poxa se vcs foram 10x de carro pela América do Sul porque não resolver fazer logo minha primeira de carro (que é o que eu prefiro, de avião+carro alugado deixo pra depois quando estiver mais cansado das longas jornadas). Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Sem problema algum! Não posto aqui há literalmente anos e anos e anos...quando era mais novo passava o dia no mochileiros. Com...

Tô no cel. Amanhã respondo essas suas questões...já viajei bastante por esses lugares que vc menciona. Só uma coisa, Paso de montanha em agosto tem que ficar muitos espero..pode ter muita estrada fechada. Vc terá que transitar entre Argentina e Chile somente pelos passos principais e mesmo assim com chance de nao poder cruzar. Não dá pra.mudar adata não? Acho que perde muito indo no inverno

 

editando...já estou num PC.

 

Minuano, entendo essa sua vontade de sair de casa de carro e retornar...vc está desejando uma jornada, uma aventura mesmo. Compreendo...é quase um desejo estético, rs

 

cara, com tempo, uma viagem dessa pela patagônia é um sonho, mas o mês pode atrapalhar sim...

 

Meu "roteiro dos sonhos" até a região dos lagos, seria mais ou menos assim: (contando que obrigatoriamente vc vai ter "dias mortos" passando por lugares sem nada pra ver.

 

Sairia do brasil por uruguaiana e cruzaria a Argentina via córdoba até mendoza. Atravessaria a cordilheira pelo passo cristo redentor. Desceria até a região de pucon, depois até puerto varas, lago llanquigue...retornaria para pucon a voltaria à Argentina pelo paso mamuil malal (o mais bonito da região, dos três que já cruzei ali por baixo)...iria para junin de los andes, san martin de los andes e desceria pela ruta de los siete lagos até villa la angostura e bariloche...

 

o fueda é o clima...agosto, vc pode ficar "preso" de um lado da fronteira esperando o paso ser liberado por alguma nevasca...a tensão de dirigir na neve...não poder acampar (vc passa por verdadeiros paraísos pra acampar).

 

E vai perder a melhor coisa de tudo, que são as cores, etc...a região de bariloche é sensacional no verão! pra mim, inverno é só pra esquiar mesmo.

 

Sobre ser o meu tópico, jpa mudamos tudo....resolvemos uma viagem um pouco mais ousada com crianças, ushuaia, calafate, torres del paine e el chalten.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

trotatorres te agradeço pelas dicas!

 

Realmente andei refletindo sobre o que li e acho que vou mesmo mudar os planos pra ir de Outubro em diante e não mais no frio, neve e gelo de Agosto. Viagem longa de carro se favorece de dias longos e preferencialmente ensolarados.

 

Fuçando mais o Maps vi que a carretera austral (Ruta 7) no Chile realmente é muito longa e por ainda ser (2016) muito de rípio isso faz com que o percurso seja bem demorado. De Futaleufú até Chile Chico que foi o que cogitei fazer são 800km!!! Isso é muita coisa pra se fazer a 50km/h. Não sei quantos % são rípio mas parece que ainda é grande parte. Então como eu não sou jipeiro e vou de carro comum vou ficar com a parte bem asfaltada chilena (Santiago até Pucón).

 

E hoje pesquisando um pouco mais achei um lugar bem bacana, a cidadezinha de SANTA CRUZ no Chile, tem vinhedos e alguns hotéis bons lá. Gostei!. Bem que queria algo entre Santiago e Pucón pra não ficar uma distância muito comprida pra esticar num dia só de carro.

 

Bom, então depois de Rosário, Mendoza, uma passadinha na Concha y Toro, Santa Cruz, Pucón, volto do Chile pra ir pra Junin de Los Andes, San Martin de Los Andes, Villa Langostura, e aí acho que estico até El Bolson e Esquel, e a partir dali vou voltando, passo pra dar um tchau pra Bariloche (que já conheço) e caminho de casa. Deu uns 5 mil km de ida e uns 4 mil de volta. Bom demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...