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Pessoal,

Vou para os cânios no início de setembro. O roteiro é Porto Alegre/Torres/Praia Grande/Cambará do Sul/Gramado/Canela/Porto Alegre. Vou de ônibus com uma amiga. Ainda não achei nada sobre transfer de Praia Grande para Cambará.... Alguém sabe se há transfer a preço razoável? Sabem se há muitos turistas que fazem este trecho Praia Grande/Cambará e se pode rolar uma carona???

Valeu

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Quanto a transfer não sei, mas que tem muita gente na serra PG/Cambará tem sim. ACHO que carona rola, e acho que busão tem também, vi alguns na estrada.

 

Foda que pra fazer os passeios assim tem que ir de agência ou arrumar carona pq os cânyons são longe da cidade.

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  • 6 meses depois...
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Para quem é de poa e região metropolitana, tem uma empresa que faz o passeio até cambará com transporte, café da manhã e trilha do Mirante e a trilha da Pedra do Segredo e da Cachoeira do Tigre Preto no Fortaleza por um preço muito acessível. Em torno de R$ 100,00. Sai de POA 6h30 e volta 20h30.

 

 

Qual a empresa, Anderson?

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  • 5 meses depois...
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Boa noite...sou de Birigui SP e vamos fazer uma viagem pro ate Punta del Leste... pretendo ir de Urubici a Cambara do Sul pra conhecer os cânions e seguir pra Gramado numa parte da viagem, vamos em Fevereiro e de Moto,,,me falaram que vou pegar trecho de terra...como são essas estradas ...qual a distancia... tem alguma rota alternativa sem trecho de terra...desde ja obrigado...

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  • 1 mês depois...
  • 4 meses depois...
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Pessoal, pesquisando sobre a região me deparei com algumas informações de que não seria permitido acampar no Parque Nacional da Serra Geral. Isso procede?

Estive na região em 2005 e, com autorização do capataz da fazenda (o parque ainda não possuia regularização fundiária), acampei próximo ao Malacara. A administração agora está com o ICMBio ou ainda é, efetivamente, uma terra particular?

A minha ideia dessa era vez fazer uma travessia pelo Malacara, Churriado e Fortaleza, e depois descer pela trilha dos tropeiros, passando no Morro do Carasal, até Praia Grande/Jacinto Machado. Também li que essa descida estaria proibida.

A ideia era acampar um dia no Malacara (pois, pela manhã, farei o Itaimbezinho) e um no Fortaleza. É permitido? No site do ICMBio não fala em proibição.

 

Abçs

 

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Em 05/02/2018 em 16:14, LeoFreitas93 disse:

Estive na região em 2005 e, com autorização do capataz da fazenda (o parque ainda não possuia regularização fundiária), acampei próximo ao Malacara. A administração agora está com o ICMBio ou ainda é, efetivamente, uma terra particular?

Pelo que sei é terra particular, é bom ver com os proprietários antes, porque acho que alguns não permitem a passagem ou acampamento.

Sugiro entrar em contato com este hostel/camping Toca da Onça, que fica próximo ao Canion Fortaleza, eles também fazem trekkings pela região, devem conhecer melhor a situação.

 

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  • 1 mês depois...

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      ROTEIRO:
      17/Dez - Voo GRU > POA - Orla do Guaiba, Estádio Beira-Rio
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      CUSTOS PARA 2 PESSOAS:
      Voo GRU > POA / NVT > GRU  R$629,30      Hospedagens   Porto Alegre - Booking - Master Grande Hotel  R$254,10  Gramado - AirBNB - Suíte perto do Lago Negro  R$380,85  Cambará - Booking - Economize $ Dona Ursula  R$156,00  Praia Grande - AirBNB - Cabana Rio do Boi  R$352,62  Torres - Booking - Apartamento perto da lagoa  R$153,00  Bombinhas - AirBNB - DAX Bombinhas Hostel  R$475,40  Itajaí - AirBNB - Bem Estar Loft  R$408,54      Passeios   Barco Guaiba - Peixe Urbano  R$28,97  Minimundo  R$96,00  Parque do Caracol  R$40,00  Rota das Águas e Cânions  R$530,00  Trilha Rio do Boi  R$220,00  Beto Carrero  R$360,00      Transportes   ônibus POA > Gramado  R$91,33  carona Gramado > Cambará  R$50,00  táxi Cambará > Praia Grande  R$100,00  táxi Praia Grande > Torres  R$80,00  ônibus Torres >  Itapema  R$188,80  uber Itapema > Bombinhas  R$72,00  uber Bombinhas > Itajaí  R$125,00      Outros - Alimentação, Ubers e 99 diversos, presentes, compras, etc  R$1.900,00      TOTAL:  R$6.691,91   
      DIA 1
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      Estádio Beira-Rio
       
      DIA 2
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      Parque Moinhos de Vento


      Parque da Redenção

      Tartarugas no Parque da Redenção

      Casa de Cultura Mário Quintana

      Monumento Açorianos

      Passeio de Barco no Guaiba
       
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      Após o café da manhã, fomos a pé até a rodoviária. De lá, pegamos um ônibus semi-direto para Gramado. Da rodoviária de Gramado também decidimos ir a pé até nosso AirBNB próximo ao Lago Negro. Chovia fraco quando chegamos. Apenas deixamos as malas no quarto e saímos para ir direto ao Minimundo. Acho que queria mais visitar o lugar de ouvir falar, mas na prática não achei que valeu muito a pena pelo valor do ingresso. De lá, andamos até o centro. A cidade sim estava cheia e foi difícil manter a distância das pessoas o tempo todo, por isso, acabamos não parando em lugar nenhum. Procuramos algum mercado maior e mais distante do centro para comprar algumas comidas congeladas, pães e frios. Voltamos de Uber para a nossa hospedagem. A motorista que pegamos começou a falar sobre algumas atrações de Gramado - eu não tinha interesse em ir em quase nada que não fosse o Parque do Caracol. Daí ela citou o Jardim de Lavanda e fiquei com isso na cabeça. Como estavamos bem perto do Lago Negro, fomos até lá. Como já era quase noite, tinha poucas pessoas por ali e os pedalinhos não funcionavam mais. Apesar da enorme quantidade de mosquitos, foi agradável. Voltamos para o quarto para jantar uma lasanha congelada e fim de dia. 

      Minimundo

      Centro de Gramado


      Lago Negro
      DIA 4
      Chamamos um Uber para ir até o Paque do Caracol. Não pegamos o bondinho, entramos pela entrada principal mesmo. De lá, fomos no mirante da Cascata do Caracol - muito bonita. Depois pegamos a trilha para as corredeiras que precedem a queda principal - provavelmente mais bonitas que a própria cascata. Continuamos até a barragem e logo em seguida fomos ao Centro Histórico Ambiental, um pequeno museu com várias informações bem interessantes. Antes de ir embora, arrisquei pagar pra subir no Observatório. Até agora não sei se valeu a pena ter gasto esse dinheiro extra pra ver a cascata um pouco mais de cima.
      Saindo do parque, tivemos a sorte de ter um Uber logo na porta esperando uma corrida para a volta. Fomos até o centro de Canela para conhecer a Catedral. Sentamos em um banco qualquer para comer os lanches que tinha preparado para o almoço. Feito isto, tomamos outro Uber até o Jardim das Lavandas que a motorista do dia anterior indicou. É um jardim bem lagalzinho, acho que valeu a pena a visita. Ainda era cedo, voltamos para a hospedagem, trocamos de roupa e fomos conhecer outros lados da cidade a pé. Passamos novamente pelo Lago Negro - que desta vez estava sim cheio - depois fomos até o Pórtico da Avenida das Hortências apenas para foto, conhecemos a capela que faz casamentos ao estilo Las Vegas e fomos até a Cascata Véu de Noiva que de nada valeu a pena pois o cheiro é de esgoto mesmo. Como o centro da cidade estava cheio, não perdemos muito tempo por lá, passamos em uma loja de lembrancinhas para comprar alguns presentes e logo voltamos para nossa hospedagem.

      Mirante da Cascata do Caracol

      Corredeiras


      Jardim de Lavandas
      DIA 5
      Conseguimos uma carona - aqui pelo Mochileiros! com o Fernando Lucio - de Gramado para Cambará do Sul. Isso nos ajudou demaaais já que não existe ônibus direto para este trajeto. Em Cambará tive uma pequena decepção com o AirBNB de lá mas como seria apenas 2 noites, não me preocupei muito com isso. Antes de chegar lá, estava em contato com a Agência Rota Aparados desde Agosto (Ederson - 54 9964-1033) por isso fui direto lá com eles. Eu só tinha intenção de conhecer os cânions mas como haviamos chegado mais cedo na cidade e o dia estava bonito com sol, decidi também fazer o Circuito das Águas. Negociei um valor a vista com eles, os 3 passeios - Circuito das Águas, Fortaleza e Itambezinho - por R$530,00 já com a entrada para a Cachoeira dos Venâncios. Sinceramente, não sei se encontraria um valor melhor que esse para tudo o que fizemos. 
      Apenas nos trocamos e já saímos para fazer o Circuito das Águas num grupo de 6 pessoas mais o guia. As estradas são péssimas, o que justificou o valor pago. Passamos primeiro na Cachoeira dos Venâncios para banho e apreciar todas as demais quedas. De lá seguimos para o Passo do S com direito a vista da Cachoeira do S que é uma mini Catarata. O passeio termina no Passo da Ilha. Eu simplesmente AMEI esse passeio e fico muito feliz de ter chego mais cedo em Cambará e ter podido fazer ele. 
      Este dia jantamos em um restaurante chamado Máquina do Tempo em Cambará, tinha apenas mais dois clientes além de nós, porções bem gostosas. 


      Cachoeira dos Venâncios

      Cachoeira do S


      Passo da Ilha
      DIA 6
      Tanto nesse dia quanto no dia seguinte, a gente deu MUITA SORTE do tempo estar aberto. O verão tem muito risco dos cânions encherem de neblina e ficar sem visibildiade mas pegamos o tempo bom, céu azul e sol. Enfim... Dia de conhecer o cânion Fortaleza. Foi um grupo de 4 pessoas mais o guia. Estrada bem ruim até a entrada do parque. Fizemos primeiro a trilha do Mirante e depois a trilha da Pedra do Segredo. Todas as trilhas, ida e volta, dão em torno de 7km. O Fortaleza é tão impressionante que fotos não conseguem dar a noção da altura e da beleza do lugar. Visto que não há nenhum tipo de estrutura turística ou de segurança por ali, precisa tomar cuidado com qualquer passo em falso. Nós saímos da cidade as 8h e voltamos as 13h. Depois do passeio descansamos bastante e demos um rápido passeio pela pequena cidade. Cambará, mesmo no verão, é bem geladinho a noite. Pegamos cerca de 10 graus em pleno dezembro, então precisa levar um casaco de frio. 



      Cânion Fortaleza da pela trilha do Mirante

      Pedra do Segredo
       
      DIA 7
      Dia de conhecer o cânion Itambézinho. Nesse dia aconteceu o seguinte: arrumamos nossas mochilas e saímos com todas elas já para o passeio. Neste passeio só estávamos nós dois e o guia. Fizemos a Trilha do Cotovelo e a Trilha do Vértice, também com certca de 7km as duas juntas. No Fortaleza, não é possível ver onde o cânion começa, já no Itambézinho é possível na Trilha do Vértice, como o próprio nome diz. O Itambézinho é impressionante também, tanto quanto o Fortaleza. Eu não saberia escolher qual dos dois é mais bonito, precisa conhecer os dois. Por volta das 12h, pegamos nossas bagagens no carro e dispensamos o guia. Um taxista de Praia Grande foi nos buscar ali (Sérgio - 48 9126-3642). Essa foi a solução que encontrei para economizar no transfer entre as duas cidades (Cambará X Praia Grande), já que o Itambézinho fica na metade do caminho, paguei metade do valor (R$100,00). 
      Já em Praia Grande, apenas passamos no mercado para comprar nosso lanche de trilha e janta dos dias seguintes. 


      Vistas da Trilha do Cotovelo


      Vistas da Trilha do Vértice
       
      DIA 8
      Dia de fazer a Trilha do Rio do Boi. Fechamos o passeio com a agência Bixo do Mato (Bruna - 48 8865-7819) que também estava conversando há um bom tempo, desde Agosto provavelmente. Pagamos R$220,00 para fazer a trilha porque havia um outro casal conosco no mesmo dia, por isso barateou. A Bruna não me cobrou o transporte até o início da trilha (foi algo que não tinha ficado muito claro, eu pensei que tava incluso quando fechei mas ela não me cobrou porque o guia estava de carro e mais duas pessoas que iriam neste dia, desistiram, então pudemos ir no carro do guia).
      A trilha tem 14km de extensão entre ida e volta. Iniciamos ela por volta das 10h e voltamos por volta das 17h. Recebemos caneleiras para proteção tanto contra possíveis picadas de cobra quanto das pedras do rio. A primeira parte da trilha é em meio a mata e, depois, pelas pedras no rio, realizando diversas travessias. Molha tudo até a coxa. Fizemos duas paradas para banho de cachoeira, uma na ida e outra na volta. Fizemos outras paradas menores apenas para retomar o fôlego e uma parada maior no fim da trilha, antes de iniciar o retorno.
      É uma trilha pesadinha sim mas nada impossível para quem tem o mínimo de preparo físico. A grande dificuldade é pisar nas pedras nas travessias do rio. No entanto, como meu guia foi com calma e paciência, não foi nada de outro mundo. A trilha em si acaba pouco antes dos grandes paredões que a gente vê da Trilha do Cotovelo, lá em cima. E sempre bom lembrar que o fim da trilha é apenas a metade do caminho, precisa voltar tudo de novo. De qualquer forma, é tudo belíssimo, mais uma daquelas coisas que fotos não conseguem transmitir. 
      Por causa da pandemia só pode entrar 75 pessoas por dia na trilha então a gente cruza com poucas pessoas durante o percurso e de forma muito breve.
       
      Início da trilha e o começo em meio a mata
       
      Parte da trilha no rio, em meio a pedras e realizando diversas travessias.
       
      Cachoeiras que paramos para banho - uma na ida e outra na volta

      O fim da trilha
       
      DIA 9
      Eu resolvi meio em cima da hora que faríamos nesse dia 25 de Dezembro. Acabamos por chamar o Sérgio, o taxista, e pedimos para ele nos levar para Torres. Cobrou mais R$80,00. Era o que dava pra fazer já que não tinha ônibus no dia. Eu queria conhecer Torres principalmente por causa dos paredões, óbvio, mas a praia, que já não é lá tãããão bonita, tava meio cheia e acabou que não deu muita graça. Demos uma volta rápida ali pelo Parque da Guarita para tirar algumas fotos e voltamos para o nosso AirBNB local. 


      Vistas do Parque da Guarita

      Oh No Oh No 
       
      DIA 10
      Pegamos um ônibus da rodoviária de Torres até Itapema, cerca de 6 horas de viagem. Da rodoviária de Itapema solicitei um 99 para nos levar a Bombinhas, nosso próximo destino. Eu nem sei porque escolhi a região de Bombinhas, ouvia muito falar mas pequisei bem pouco sobre o local. Decobri que existe apenas uma estrada de entrada na peninsula e esta vive com muito trânsito. O meu trajeto de Itapema até lá deu 42 reais mais o pedágio de 29. 
      A nossa hospedagem em Bombinhas foi em um hostel e foi a primeira que reservei nesta viagem porque na época (em meados de Setembro quando estava pesquisando) boa parte das opções já estavam esgotadas e este hostel era a opção de melhor custo benefício com cancelamento gratuito. Obviamente, um hostel não é o melhor lugar para manter distância de outras pessoas mas no geral não foi ruim. Nosso quarto era privativo e todas as vezes que precisei usar o banheiro para tomar banho, estava vazio. O maior 'problema' era mais no uso da cozinha. 
      Como chegamos já era fim de tarde lá só deu tempo de dar uma rápida andada na praia de Bombas. A região estava bem cheia e foi o lugar de mais risco que estivemos. Como não gostamos de ficar na areia, o que dava pra fazer pra minimizar os riscos é correr direto pro mar evitar ficar na areia com as pessoas.

      Primeira volta pela praia de Bombas
       
      DIA 11
      CHOVEU O DIA INTEIRINHO. O TEMPO TODO. Foi um sinal de que jamais deveria ter ido pra praia. A gente só conseguiu sair do hostel já era umas 17h pra um rápido banho de mar na praia de Bombinhas mas no geral foi um dia perdido. 

      Banho de mar em Bombinhas depois da chuva torrencial
       
      DIA 12
      Embora tivesse chovido de madrugada, fomos presenteados com um pouco de sol pela manhã PORÉM... foi um dia decepcionante. Por causa da chuva, o mar ficou cinza/ verde escuro. Aquela água azul das fotos que a gente vê não tava rolando. Eu tinha levado meu snorkel para poder fazer uns mergulhos mas a visibilidade era zero. Aliás, abaixo de zero. Nesse dia, fomos andando até a famosa praia da Sepultura que estava APINHADA DE GENTE. Passei muito rápido pelas pessoas apenas pra tentar fazer o snorkel mas sem sucesso. Pulamos pra praia da lagoinha que ai dava pra ver alguns peixinhos mas do lado de fora da água porque mergulhando você trombava com as pedras. No fim, frustrados, voltamos pra praia de Bombinhas e ficamos por lá já que era o lugar mais vazio pra curtir o mar em si. 

      Marzão cinza/ verde escuro

      'que raios eu vim fazer aqui'
       
      DIA 13
      Esse dia eu tinha conseguido uma carona pra Itajaí pelo BlaBlaCar mas o cara ia sair as 23h, então eu meio que tinha arrumado coisas pra fazer mesmo após o check out já que iríamos embora bem tarde. Visto que já tinha desistido de mar por causa das chuvas, fomos fazer a trilha do Morro do Macaco. Chamei um Uber pra nos levar até lá. Em Bombinhas, Uber é uma raridade, é sempre um risco contar com eles, nessa hora eu dei sorte. Fazia sol e muito calor este dia. A vista lá de cima é bem bonita mas não rolou de tirar foto na 'pedra principal' porque tava rolando uma fila pra ir ali. Buscamos locais alternativos para fotos e ficou bacana.
      Lá de cima notamos que as praia 'de fora', pro mar aberto, estavam com a água mais limpa, especialmente a praia da Conceição. Eu nem estava com roupa de banho por baixo mas resolvi que ia curtir aquela praia. Comprei o biquini mais barato da loja mais próxima só pra ia na praia da Conceição que esta sim estava com a água clara. Pena que não estava com snorkel, mas de qualquer forma, ali não parece muito adequado para a prática. Curtimos a praia ali por algum tempo e depois resolvemos ir embora caminhando até o hostel (cerca de 8km) mas como só iríamos embora as 23h tava tranquila de horário. 
      SÓ QUE AI.... O cara do BlaBlaCar me manda uma mensagem 18h falando que não ia mais fazer o trajeto. Fiquei desolada, o cara me avisa em cima da hora que não vai poder fazer. Entrei em pânico, ia tomar um banho quando chegasse no hostel mas nem isso fiz. Cheguei a conclusão que teria que ir de Uber. A corrida ficou uma fortuna, mais especificamente R$125,00... e levou 1h30 por causa do trânsito mas no fim, deu certo. Chegamos em Itajaí até mais cedo do que esperávamos, era umas 20h30. 

      Vista do Morro do Macaco - a esquerda o mar de dentro 'sujo' e a direita o mar aberto mais limpo (Praia do Mariscal)

      Quando a gente mirou na Praia da Conceição de cima do morro e viu que tava 'um filé' como me disseram kkkkkkkkk

      Curtindo a Praia da Conceição com o biquini comprado 30 minutos antes

      Chegando em Itajaí depois de ter levado o cano da carona do BlaBlaCar toda detonada
       
      DIA 14
      Fomos para o parque do Beto Carrero. Aqui em São Paulo, desde que o Playcenter faliu e o Hopi Hari nunca mais foi o mesmo após o acidente na Torre, o Beto Carrero se tornou o parque de diversões mais próximo de mim. Comprei o ingresso um dia antes pelo site, R$280,00 o casal. Fomos pra lá de Uber também, a partir do centro de Itajaí. Demos MUITA SORTE de não pegar o parque muito cheio, conseguimos andar em todos os principais brinquedos e a maior fila que pegamos não gastou mais que 30 minutos. Confesso que me senti uma adolescente e chorei quando andei na primeira montanha russa depois de sei lá quantos anos. Gostei muito do parque, tem muitos atrativos e eles estão cuidando bastante da limpeza agora em pandemia. Eu me diverti demais e indico fortemente a todos (já quero voltar, inclusive).
      Para voltar pra Itajaí, tava dificil conseguir Uber ou 99... A BR tava com bastante trânsito e os motoristas não quiseram aceitar a corrida. Como alternativa, pedi uma corrida até a Balsa de Navegantes e ai conseguimos transporte. Custou 32 reais essa corrida e atravessamos a Balsa como pedestres. Depois, andamos mais cerca de 2km até o nosso AirBNB, encerrando o dia. 
       
      Bem feliz num parque de diversões depois de sei lá quantos anos

      Travessia da balsa Navegantes X Itajaí
       
      DIA 15
      Nosso voo saiu de Navegantes as 11h05 - fomos para lá de Uber também, encerrando o mochilão.
       
      CONCLUSÃO
      Achei que valeu muito a pena. Apesar de os dois dias em Bombinhas terem sido frustrantes, todo o resto da viagem foi muito bem aproveitado mesmo sem carro. Os cânions são absolutamente incríveis e demos a sorte de conseguir tempo aberto em todos os dias que estivemos por lá. Além disso, foi uma viagem completa - cidade, serra, praia, de um calor de 30 graus pra um frio de 10 graus - tudo numa mochila. Apesar de ter sido um ano lixo pra maioria de nós, me sinto muito privilegiada de ter tido essa oportunidade. Agora é torcer para dias melhores a frente e podermos viajar sem mais preocupações.
       

    • Por carolpierre
      ~~~ Antes de que você comece a leitura, vou logo avisando que o relato está enorme, porém, como senti falta de relatos assim sobre Cambará do Sul quando estava me organizando para a trip (e como adoro escrever ahhaha) segue minha versão! ~~~
       
      Estávamos na metade de dezembro e eu e meu namorado ainda não tínhamos um destino para passar uma semana de férias no início de janeiro. Sabíamos que seria uma ecotrip e várias cidades vieram a cabeça, desde Aiuruoca-MG até Bonito-MS. Todos pareciam lindos, mas dado o pouco tempo que teríamos para pesquisar e fechar o destino, acabamos decidindo por Cambará do Sul-RS.
       
      Destino escolhido, foi hora de fechar as datas .. ida: 04-01-17, retorno: 10-01-17. Para comprar os passeios que faríamos lá, contamos com a agência local Cânion Turismo – super recomendo –, que nos deu todo apoio e informações necessárias para a viagem, desde uma breve descrição dos passeios até recomendações do que levar na mala.
       
      Dia 04-01-17 – Ida:
      Foram 10h de viagem entre deslocamentos, esperas, paradinhas para lanches, até conseguirmos chegar ao Cambará EcoHotel. Moramos na região serrana do Rio de Janeiro e até o Galeão foram praticamente 1h30 de estrada. Depois, 2h de voo, de Galeão a Porto Alegre. A agência que contratamos se responsabilizou pelo transfer do aeroporto até o hotel, o que nos poupou qualquer preocupação nesse sentido. Foram 250km até chegar a Cambará, que levaram 3h30 para ser percorrido – a estrada tem condições razoáveis, mas a subida da serra com curvas sinuosas em uma estrada não muito boa, além de muita muita muita (eu já disse muita?) chuva, o que fez o trajeto parecer muito longo. Quando chegamos ao centro de Cambará do Sul, passamos pela agência Cânion, para um briefing do roteiro, e acabamos contratando mais passeios para fazer a temporada valer mais a pena ainda. Fomos para o hotel, jantamos no Restaurante do Lago, onde fomos muuuuuuito bem recebidos (esse restaurante fica ao lado do EcoHotel) e dormimos.
       
      Dia 05-01-17 – Cânion Fortaleza:
      As 8h, o guia veio nos buscar em uma Duster da própria CânionTurismo. Foram 23 km percorridos em quase 1h em estrada parcialmente asfaltada, porém ainda com trechos bem pedregosos de Cambará do Sul até a entrada do Parque Nacional da Serra Geral - esse parque funciona diariamente, porém sem infraestrutura e as trilhas não são muito bem sinalizadas. A trilha nesse cânion é realizada em suas bordas, e é necessário tomar cuidado pois não há proteções, e uma queda de 900m de altura não é recomendável a ninguém. Até o mirante são 1,5 km de caminhada leve, e no topo, é possível observar praticamente 95% do cânion e em dias claros é possível ver parte da planície catarinense e parte do litoral gaúcho. Claro que é necessário ter sorte com a neblina. Indo no inverno é mais fácil ter a visibilidade total que o mirante apresenta, porém, no verão, a formação de neblinas ocorre de forma imprevisível e nunca é garantido conseguir ter o visual. Demos sorte, pois fomos em um dia que ventava muito, mas muito mesmo, de forma a não ser possível ficar em pé. Porém o vento foi essencial para que a neblina não fosse formada. No início, confesso que o nome Fortaleza não fez nenhum sentido para mim, até eu ver a configuração do terreno, talhado de forma a lembrar as muralhas de um grande forte, com suas pontes e torres. Além dos Cânions, essa trilha possibilita duas outras atrações: a linda cachoeira do Tigre Preto e a famosa Pedra do Segredo. Depois do mirante, fomos então até a Pedra do Segredo. Para tal é necessário tirar os calçados e atravessar o Rio do Tigre Preto (que não tem tigre e nem é preto), e essa travessia só foi possível porque o volume de água e força da correnteza estiverem tranquilos. Atravessamos e pudemos ver a linda cachoeira, além de, no final da caminhada, conseguirmos avistar a Pedra do Segredo (e não vou contar qual é o segredo! Hahaha). Almoçamos no Galpão Costaneira uma comida maravilhosa, muito bem temperada e com direito a sobremesas liberadas!! Adoro!!! Depois do passeio maravilhoso, e da barriguinha cheia veio ela, a chuva, tão frequente nessa época em regiões serranas.
       





       
      Dia 06-01-17 – Circuito das Águas:
      Neste dia, o passeio era apenas às 14h. Entao aproveitamos para fazer uma trilha ecológica dentro do Cambará EcoHotel – sim, o hotel tem trilhas e mirantes. Andamos uns 2 km para começar bem o dia. Depois, rolou um almoço delicioso na Galeteria O Casarão (super recomendo o caldinho de feijão – vai ser o melhor caldinho de feijão da sua vida, sério!!! – detalhe: eles aceitam cartão, mas só a função débito). Às 14h, o guia Tio Zé veio nos buscar de Land Rover – absolutamente recomendado, pois a condição da estrada é péssima e o trajeto prevê a travessia de rios. O circuito das águas tem, no total, cerca de 120 km de extensão. Fomos ao município vizinho Jaquirana. Primeira atração do trajeto: Cascatas dos Venâncios, quatro quedas maravilhosas com um volume de água fabuloso – propriedade particular com banheiros (inclusive com duchas), área de churrasqueiras, camping e banhos nas piscinas naturais do Rio Tainhas. Depois, seguimos na estrada até um ponto que ela literalmente segue a letra S por dentro do Rio Tainhas – que não conseguimos ver, pois o rio estava bem cheio mesmo. A proposta era atravessar esse rio com a LR, mas o nível da água estiva no limite dos sinalizadores de condução que ficam pelo caminho. Tivemos que contornar e vimos uma linda queda que fica a direita do Passo do S .. pudemos observá-la apenas de cima. Linda vista! Atravessamos alguns rios que estavam baixos pelo caminho, bem divertido!! Depois, a ultima atração foi o Passo da Ilha, que de novo, não conseguimos atravessar devido ao nível de água, mas mesmo sem realizar essas duas travessias, conseguimos todos os visuais que o circuito oferece! Depois foi hora de voltar a Cambará! A duração do passeio foi aproximadamente umas 4h.
       





       
      Dia 07-01-17 – Cânion Itaimbezinho e Passeio de Bote:
      Acordamos sabendo que o dia seria cheio. Às 8h30 saímos para começar a trilha sobre o cânion mais famoso de Cambará e do Brasil, o Cânion Itaimbezinho, no Parque Nacional Aparados de Serra. Curiosidade: O nome foi dado pelos índios e significa pedra afiada em tupi-guarani. Percorremos de van os 22 km de Cambará até o parque – o que foi horrível, porque a estrada estava péssima! A ida e a volta foram partes bem chatas porque ficou muito longo e demorado, além de desconfortável para os passageiros. As trilhas desse parque são leves, solo plano, e o visual é lindo! As trilhas são: Trilha do Vértice (700 m ida, 700 m volta) e Trilha do Cotovelo (3 km ida, 3 km volta). Eu sou uma apaixonada por trilhas – se tiver um morro para subir e quanto mais obstáculos, melhor. Não foi bem este o caso, já que o caminho é bem sinalizado e quase todo em linha reta. O que compensa muito muito muito nessa trilha é o visual, com pinheiros nativos e rochas avermelhadas em toda extensão. Existem vários pontos de observação pelo caminho, onde é possível observar as paredes do cânion e várias quedas, entre elas a cascata Andorinhas. Lá de cima, é possível observar um rio bem longe, Rio do Boi, onde foi a nossa aventura do dia seguinte, dentro das paredes do cânion!! Voltamos para o EcoHotel, porém não deu tempo de almoçar, devoramos as geleias de mocotó e barrinhas de cereais que tínhamos levado e seguimos as 15h para o passeio de bote. Depois de percorrer 6 km em um van, encontramos o ponto de entrada no Rio Camisas.. o passeio – que não é um rafting, e sim um floating –, consistiu na descida de 4km dentro deste rio e levou, aproximadamente 2h. Maravilhoso. No início do passeio começou a chover, mas a chuva não durou muito .. logo abriu um solzinho para nos acompanhar no trajeto. Vegetação nativa, alguns trechos com adrenalina, duas áreas para dar um mergulho, além do bom humor do guia Josemar! Bom demais! Sem dúvidas, um dos melhores passeios dessa trip! Não tem muito o que dizer sobre ele, apenas que o visual é incrível e é um daqueles passeios que a gente fica bobo de como a natureza é fenomenal! Super super super recomendo!
       





       
      Dia 08-01-17 – Trilha do Rio do Boi:
      Enfim chegou o dia do passeio mais puxado e desafiador da nossa trip. Saímos as 8h com destino a Praia Grande-SC, onde a trilha do Rio do Boi começa. Mais uma vez, péssimas estradas e não, não coloque seu carro de passeio para fazer o trajeto. Fomos num Jipe Toyota Bandeirante que pulava tanto, mas tanto! O solo é muito pedregoso, com grandes valas! São 40 km de Cambará do Sul e a estrada que liga Cambará até essa cidade catarinense é muito ruim! Mas muito ruim mesmo! Você vai ver como esses 40 km ficam longos, juro que não estou exagerando! A Trilha do Rio do Boi é feita dentro da fenda do Cânion Itambezinho e corresponde a parte baixa do Parque Nacional Aparados da Serra. Chegando lá, hora de começar nossa aventura de dia inteiro. Essa trilha é um bate e volta pesado de 15 km de extensão, considerada de alto grau de dificuldade. A maior parte da caminhada é feita nas pedras que margeiam o rio e cobrem seu leito. Há ainda necessidade constante de atravessar o rio e em alguns pontos a profundidade de água chegou a altura da cintura, sem falar na força da correnteza de alguns trechos, condições exigem bastante mobilidade física. Levamos 7h para concluir esse passeio. Ah, vale lembrar que para realizar essa trilha é necessário levar um documento de identidade e é obrigatório o acompanhamento de um guia. É necessário usar polainas nas canelas, pois os primeiros 4 km da trilha são percorridos mata fechada e há grandes chances de ver cobras, pincipalmente Jararacas. Também a possibilidade de você não ver a cobra, e acabar pisando nela – sim, eu pisei , mas tudo ocorreu de forma bem tranquila . A partir daí o caminho segue pelo leito do Rio do Boi, por cima das muitas pedras do leito do rio e que dificultam, e muito, a jornada. Foram 9 travessias realizadas pelo rio, e nessas horas, o grupo dava as mãos, para que a corrente permitisse alcançar o equilíbrio e vencer a força do rio. Essa trilha é linda demais da conta e possui inúmeras cascatas e diversas piscinas naturais escondidas entre os paredões gigantescos do famoso Cânion Itaimbezinho. Nadamos em duas delas! O banho nas águas geladas fez valer a pena todo o esforço da caminhada. A sensação de estar dentro de um Cânion, com aqueles paredões de 750 m de altura é surreal, e é nessas horas que a gente percebe o poder da natureza, e se sente umas formiguinhas diante da grandeza dos paredões rochosos. Essa é uma das trilhas mais lindas que já fiz na vida!!!! Ah, se você ainda está na dúvida se você vai molhar os tênis, sim você vai! Então leve um calçado e roupas extras para encarar o longo e enjoado trajeto para casa, cansado, e talvez com dor – meu caso, porque meu pescoço estava me matando – mas pelo menos sequinho.
       



       
      Dia 09-01-17 – Trilha do Rio Malacara:
      Depois de estarmos mortos com farofa por causa da Trilha do Rio do Boi, foi hora de encarar nosso último passeio, a trilha do rio Malacara! Malacara também é um cânion enorme, porém a parte alta é propriedade particular e o acesso estava proibido quando fomos. Por isso fizemos apenas a parte baixa. Saímos as 8h numa VW Parati, e pegamos o mesmo trajeto para Praia Grande! Prometo que não vou mais falar mal da estrada (chega de mimimi ), mas por incrível que pareça, esse foi o carro mais confortável! Muito macio! Super recomendo escolher uma Parati para passear por Cambará! Te poupa dores no pescoço! Sabíamos que essa trilha é bem mais leve que a rio do boi – apenas 4h de caminhada em mata e também em pedras – e então encaramos! Hora de vestir a polaina, sim também tem cobras – vimos uma Jararaca dormindo enroladinha na pedra, linda linda! Não precisa de guia, mas é super aconselhável ir com um. A caminhada é semi-moderada, para não dizer leve e alguém me xingar depois! As primeiras travessias são feitas em água bem rasa, e na parte mais funda do trajeto, você molha seu joelho, se você for baixinho .. O ponto máximo da trilha é a Piscina Natural do Malacara, linda linda! E dá pra apenas tomar banho ou dar vários mergulhos. Quando vai chegando perto da Piscina, a trilha fica um pouco mais difícil por ter pedras maiores, mas nada assustador e dura pouquinho tempo. Rapidinho a recompensa vem! Depois dessa aventura light, porém linda, retornamos para Cambará. O almoço nessa cidade é só servido até às 15h e como retornamos às 16h para o centro, nos contentamos com um pão pizza e um misto quente na padaria! A noite, voltamos a jantar na Galeteria O Casarão – claro, fechar a viagem com chave de ouro!!!! O céu este dia em Cambará estava lindo lindo lindo demais da conta! Que cidade apaixonante!
       




       
      Dia 10-01-17 – Retorno:
      Depois de um café da manhã maravilhoso no EcoHotel, Deixamos a cidade .. 10h de viagem estavam nos aguardando novamente. Ficou o gostinho de quero mais! Essa viagem nos rendeu momentos maravilhosos, fotos lindas, amigos incríveis! Cambará do Sul é realmente muito lindo e apaixonante! Vale a pena demais conhecer e ficar um tempinho. Aproveitamos muito bem o passeio. Inesquecível. Se você está em dúvidas de ir ou não, de todo meu coração dou o conselho: se joga! Você não vai se arrepender!!!

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