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Berlim - Praga - Munique - Füssen - em 11 dias (de 05 a 15 de setembro 2016)


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Olá amigos do Mochileiros.com! Novamente grata por todas as informações colhidas por aqui, posto esse relato de nossa mais recente viagem pela Alemanha (passando rapidamente pela República Tcheca também), por mais ou menos 11 dias (tirando os dias que passamos no avião). Foi a quarta viagem que realizamos por conta própria, para nossa felicidade.

Antes de tudo, inicio meu relato contando que a minha ideia era planejar uma viagem pela Itália, mas devido à situação econômica não tão favorável, mudamos o roteiro para que ficasse mais barato... E como sempre foi uma vontade do meu marido conhecer a Alemanha e nossa vontade também conhecer Praga, planejamos essa viagem que acabou saindo uma viagem muito legal, pra gente guardar no coração e na memória!

Só para reclamar um pouquinho: Senti falta de ler mais relatos de viagem por aqui sobre esses destinos. Existem tópicos muito interessantes sobre as cidades, mas sou viciada em ler relatos de viagens e dentre os poucos que existem, vários estão incompletos... E por falar nisso: Vou fazer o possível para eu não entrar nas estatísticas aqui de relatos incompletos também! ::lol4::

Antes de mais nada, também, algumas considerações:

Essa viagem começou com um pouco de preocupação (além da situação econômica não tão favorável, ainda teve episódios de familiares doentes e precisando de ajuda e por isso demoramos um pouco mais para comprar as passagens e reservar quartos de hospedagem (e tudo com cancelamento incluído, para se algo desse errado), mas tudo correu bem, graças a Deus! Por esse motivo, perdemos uma promoção de passagens pela TAP (que voamos pelas últimas vezes), e ficamos tristes, mas conseguimos uma promoção pela Lufthansa, o que nos salvou.

Descobrimos que nosso último dia de viagem era praticamente o primeiro dia da Oktoberfest em Munique (mas peraí, não era em Outubro?! Não, começa em Setembro, mesmo! Mas como não bebemos cerveja, não ficamos tristes, só um pouco preocupados, pois foi um pouco difícil conseguir hospedagem e acabamos achando um pouco afastado do centro histórico, mas acabou sendo muito boa hospedagem!)

Reservamos um horário para a visita no Reichstag, para visitar a cúpula, que só se consegue se reservar horário (é gratuito) e reservamos também um horário para o Castelo de Neuschwanstein, pois eu queria muuuito conhecer e não queríamos dar o azar de depois de muito custo, ao chegar lá, não ter horário disponível! Os tickets só podem ser comprados na hora no Ticket Center, mas é possível reservar um horário com antecedência online por uma taxa extra, de 1.80 Euros por pessoa, por castelo, sendo que se perder o horário reservado, parece que eles cobram o preço do ticket no cartão do crédito. Acho que foi só isso que tivemos que reservar com antecedência.

Tivemos um pouco de sorte para trocar os Euros, pois o câmbio não estava favorável, até a notícia da saída da Inglaterra da união Européia, quando o Euro abaixou e nós aproveitamos para trocar bastante!

Li muitos blogs, os Mochileiros.com e assisti vlogs de viagens sobre a Alemanha antes de ir e em vários deles, se dizia que na Alemanha é difícil os lugares comerciais aceitarem cartões de crédito (diziam que até em supermercados não se aceitava). Ficamos muito preocupados e eu queria levar muuuuito dinheiro, mas meu marido ficou preocupado de levar tanto em espécie e resolveu arriscar. Acabou que deu certo, pois os estabelecimentos médios e maiores aceitam cartões, só as lanchonetes, padarias, jornaleiros, etc é que não aceitavam. Até lojinha de souvenir maiorzinha também aceita cartão! Embora o cartão não seja também a melhor opção, devido ao IOF, sempre rola uma preocupação em levar uma grande monta em espécie!

E os alemães são muito gente boa! São reservados e diretos, mas são gente boa! :P O mais engraçado é que se a gente floreava um pouco pra explicar uma situação, ao pedir uma informação, eles logo perguntavam no estilo: "afinal de contas, o que a vocês querem?!" Mas assim como acho que os Espanhóis também não são grossos, são diretos, os alemães também não compartilham desse "mimimi" que nós, os brasileiros, estamos acostumados e por isso o choque cultural. E a grande maioria deles fala inglês (os mais jovens, então, diria que 100%). Tivemos algumas situações que a comunicação foi difícil, pela pessoa não saber falar inglês, ou a gente também demorar pra entender o que estava sendo dito, mas no final, até com um pouco de mímica, deu tudo certo! Teve até uma moça que, em Berlim, veio nos pedir informação em alemão, sobre onde era o ponto do ônibus e ao informar que não falávamos alemão, ela nos perguntou em inglês e a gente que a ajudou a se encontrar.

O Rodrigo, meu marido, estudou o basicão de alemão, mas não dava pra ter uma conversação na língua deles, teve que ser em inglês, mesmo... E ele que me salvou no inglês, pois nesse quesito, eu não estou lá muito fluente (que tristeza!) ::Ksimno::

A idéia de visitar Praga veio depois que vi um vlog de viagem dando dicas de como deixar sua viagem mais barata (e eu estava vendo se faltava mais alguma coisa que pudéssemos fazer pra isso!) e no vlog a dica era tentar visitar cidades perto, como um "bate-volta" ou um 'pit-stop" e a dica era Berlim-Praga-Outra cidade... e me deu um estalo que poderíamos fazer isso com Berlim-Praga-Munique, já que Praga fica no meio do caminho, e nós sempre tivemos vontade de conhecer (só que eu, não sei o porquê, achava que era um sonho meio distante). Também vimos em vlogs/blogs de viagem, recomendando viajar de ônibus pela Alemanha, de uma cidade a outra, pois em muitas das vezes, o preço saía mais barato e as estradas são maravilhosas... E resolvemos pesquisar e realmente conseguimos baratear um pouco mais a viagem (agora não lembro quanto que foi a diferença, pois isso ficou a cargo do meu marido... Mas lembro que a gente conseguiu melhorar o custo!).

Bem, acho que por enquanto, é só... E vamos ao que interessa: o relato da Viagem!

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Gente, se alguém estiver lendo o relato e puder me dar um feedback, se está legal, eu agradeço! Abraços a todos!

No dia seguinte, teríamos que fazer check out até às 11h e o ônibus para Munique era às 14h. Como estávamos muito cansados, resolvemos tentar não ir ao Castelo de Praga novamente e ver se poderíamos v

Nós e Karlstor   Neuhauser Strasse   Igreja de São Miguel   Frauenkirche   Coluna de Maria   Glockenspiel   Neues Rathaus   Adorei essa fonte na Marienplatz   Biergarte

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Após uma longa viagem de avião (e eu nunca consigo dormir bem em viagens de avião), pela Lufthansa (que foi tão boa quanto a TAP, com televisãozinha com filme, comida que não foi das piores e bom serviço de bordo, sem sumiço da bagagem – o que também é muito importante), fazendo conexão em Frankfurt, iniciamos o vôo às 22h e conseguimos chegar no aeroporto de Berlim por volta de 17h no dia seguinte. O Rodrigo e eu tratamos de procurar um stand que vendia o Berlin WelcomeCard (do que dava pra passear em qualquer meio de transporte por 3 dias e ainda dava desconto em algumas atrações, principalmente os museus da ilha dos museus) e quase que andamos o aeroporto todo a procura disso (essa parte não é muito bem sinalizada). O Rodrigo também comprou um chip para o celular que dava direito a 1giga de internet na Alemanha, para que a gente pudesse pesquisar melhor os meios de transporte que poderíamos usar na cidade, para chegar aos locais. O chip ele encontrou em uma loja de artigos eletrônicos (ele ficou procurando uma loja específica, mas acabou achando só em uma loja que vendia muita coisa diferente e não só celular) e nos ajudou bastante!

Em seguida fomos procurar onde tinha um ônibus que nos levaria ao hotel e ao entrar em uma fila para o guichê dos ônibus, uma funcionária com uma maquininha nos abordou na fila mesmo e nos deu a informação necessária e nos vendeu o ticket (iríamos começar a utilizar o Berlim Welcome card só no dia seguinte). Ela já era uma senhora e quando perguntamos, disse que não sabia falar muito bem o inglês, mas até que falou bem demais pra quem não sabe! Eu lembro que o ônibus que a gente pegou tinha escrito TXL, não lembro maiores informações sobre ele. Mas não sei se a gente que não entendeu quando ela explicou, ou o que foi que aconteceu, o ônibus foi até a Hauptbahnhof (Estação Central de Trens) e fez ponto final ali, todo mundo do ônibus desceu. Descemos também, vimos que estava longe do nosso destino e entramos na estação. Pedimos informação no posto de informações e nos falaram qual o trem que poderíamos pegar para chegar perto do hotel, só mais umas 2 estações mais a frente, e que o nosso ticket comprado também valia para o trem (tínhamos validado ele dentro do ônibus). Pegamos o trem e logo fomos abordados por um fiscal, para olhar nosso ticket e o dos outros passageiros. Ainda bem que estávamos certinhos!

O hotel que nos hospedamos fica perto da Alexanderplatz, uma praça grande e famosa de Berlim. Ficamos perto também da torre de TV, um dos símbolos da cidade, dá pra ver ela da cidade toda!

Descemos do trem na Alexanderplatz e fomos andando até o hotel, o H2 Hotel Berlin-Alexanderplatz , um hotel muito bom, quarto pequeno, porém confortável e café da manhã muito bom! Também deixei a escolha dos hotéis um pouco mais a cargo do marido, já que das últimas vezes que tentei o convencer a ficar hospedado em hostels, para baratear mais as viagens, não deu muito certo, já que ele gosta de um pouco mais de conforto e um bom café da manhã de hotel (e quem não gosta?!). Só fiz uma exigência: que os hotéis não ficassem tão afastados dos centros, como aconteceu em nossa viagem para Portugal (não foram hotéis ruins e nos viramos bem indo ao centro histórico de ônibus nessa viagem a Portugal, mas ele escolheu hotéis mais distantes justamente para ficar mais barato, mas eu confesso que fiquei um pouco cansada das locomoções). Tivemos bastante dificuldades para achar hotéis mais baratos e perto dos centros, mas foram boas escolhas as que fizemos!

Como chegamos no hotel já perto das 19h, tratamos de deixar nossas coisas no quarto e procurar um local para comer.

Perguntamos, e o funcionário do hotel nos recomendou dois lugares: O Hofbrauhaus Berlim, que ficava pertinho (mas achamos um pouco caro e muito cheio!) e uma praça, que ficava um pouco mais distante (caminhamos mais ou menos uns 15 min) e que tinha várias opções de restaurantes, mais em conta. O nome da praça é Hackeshermarket e a achamos bem bacaninha. Jantamos em um restaurante chamado 1840, que tinha comida local a um bom preço. Eu pedi um prato com almôndegas de Berlim com salada de batata (duas enormes almôndegas que nem aguentei comer tudo!) e o Rodrigo pediu um prato de Currywurst com batatas fritas, comida muito facilmente encontrada em toda a Alemanha. O problema é que desde essa refeição, eu não me dei muito bem com a comida de Berlim. Achei o tempero muito picante pra tudo o que comia - e não estou acostumada - e ficava com dor de barriga e estômago embrulhado e reclamando todo dia... Nesse dia comi essas almondegas, mas fiquei "conversando" com elas até o dia seguinte, por volta da hora do almoço. Graças a Deus essa indisposição ainda me permitia passear durante o dia, mas depois de notar que eu ia ter problemas com a comida, comecei a tentar pegar mais leve, o que me rendeu uma frustração (queria comer muita comida local! ) e a perda de alguns quilinhos, que depois foram readquiridos quando consegui comer melhor! ::hahaha::

Nesse dia estava bem frio (principalmente à noite), mas nada absurdo, e foi o dia mais frio que passamos durante a viagem.

Voltamos para o hotel e apesar da vontade de começar a passear logo, fomos descansar e nos recuperar da viagem de avião que sempre é muito cansativa!

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No dia seguinte era dia de conhecer o Reichstag e tudo o que se encontra perto dele. Tínhamos reservado horário para a visita, por volta de 9:30 (o melhor horário disponível pela parte da manhã, quando fomos reservar on line), mas nos atrasamos para levantar da cama e ficamos meio perdidos procurando qual o melhor meio de transporte pra ir (fomos em um guichê de informação na estação de trem de Alexanderplatz, e a pessoa que estava lá, era uma senhorinha que não falava inglês, mas entendeu o que a gente queria e indicou coma mão o número 4, que era a plataforma... Mas o Rodrigo foi olhar no Google e achou outra informação, então ficamos na dúvida e procurando se tinha outra informação mais concreta. Acabou que pegamos o trem da plataforma 4 mesmo, e o local que o trem nos deixava, era um tanto distante, tivemos que andar um pouquinho para chegar ao Reichstag, mas vimos um pouco da cidade, uma paisagem bem bonita...) e acabamos chegando uns 10 minutos atrasados. Como na Alemanha é tudo muito certinho, decidimos por não tentar usar o "jeitinho" brasileiro pra entrar e ir no guichê ver se tinha outros horários disponíveis. Haviam horários disponíveis à noite, e na quinta-feira pela manhã, reservamos novamente na quinta de manhã.

Tiramos, então, algumas fotos do lado de fora (é um prédio muito bacana) e fomos em direção ao Portão de Brandemburgo, pertinho. Tiramos mais fotos (só que tinha um caminhão levando umas pessoas lá em cima do Portão de Brandemburgo –será manutenção?!) e isso atrapalhou um pouco nossas fotos!

O nosso próximo ponto de visita era o Memorial do Holocausto, mas ao Rodrigo jogar no Google para ver o caminho que tínhamos que andar pra chegar lá, o Google o enviou para um museu, que ficava mais longe e ele reclamou que era longe... Achei estranho, pois tinha deixado tudo que era pertinho pra ver uma coisa atrás da outra e lembro de ter visto algumas pessoas comentarem que era pertíssimo do portão, mas pensei que depois a gente iria lá ver.

Seguimos para o Check Point Charlie, passamos pelo Reichsluftfahrtministerium ( Esse prédio era o Ministério da Aviação do Reich durante o período da Alemanha Nazista, sendo o maior edifício de escritórios de toda a Europa na época. O ministério era dirigido por Hermann Göring e era responsável pelo desenvolvimento e produção de aeronaves para a Força Aérea Alemã (a Luftwaffe). Foi um dos poucos edifícios que sobreviveram aos bombardeios aéreos dos aliados em Berlim e após o final da Segunda Guerra Mundial o edifício passou a desempenhar o papel de Casa dos Ministérios da República Democrática Alemã (RDA). Desde 1999, após a reunificação, ele é a sede do Ministério das Finanças Alemão (Bundesministerium der Finanzen)) Tinha um pequena exposição na frente, mostrando vídeos com a história da Alemanha, dentre primeira Guerra, nazismo, segunda Guerra e divisão de Berlim, muito interessante, tiramos algumas fotos, seguimos para a Topografia do Terror (muito interessante também), e em seguida fomos para a Potsdamer Platz (Sony Center), muuuito interessante, tudo muito moderno. Resistimos ir conhecer a Legoland e deixar para quando tivermos nossos filhos, voltarmos lá com eles!

Muito próximo tem alguns pedaços do muro de Berlim em exposição nas ruas também. Almoçamos em um Pizza Hut (minha tentativa de fugir do tempero alemão) próximo ao Sony Center e seguimos passeio. Descobrimos que o Google estava tentando nos trollar com relação ao Monumento ao Holocausto e fomos para lá, conhecer. Não vou dizer que me senti emocionada ao estar nesse lugar, mas a sensação é estranha e há muito o que se refletir sobre isso. Voltamos ao Portão de Brandemburgo e tiramos mais fotos, dessa vez sem o caminhão atrapalhando!

Seguimos, então, para conhecer a Coluna da Vitória. Eu convenci o Rodrigo a ir á pé, por dentro do Tiergarten e depois eu mesma me arrependi por causa da distância que andamos! Hehehehe. Fiquei na esperança de ver algum esquilo no Parque, mas não consegui!

Mas o mais interessante é que no meio do caminho avistei o Memorial de Guerra Soviético e fomos lá visitar. Era algo que, a princípio, não nos tinha chamado atenção para visitar antes da viagem, mas estando lá, em frente, achamos legal ir conhecer! E depois continuamos nossa jornada rumo a Coluna da Vitória!

Chegando lá, passamos pela passagem subterrânea para chega a coluna da Vitória que tem um sensor de movimento e acende umas luzes, muito legal! Na coluna da Vitória, tiramos muitas fotos, mas não ficamos muito animados de subir tantos degraus pra ver a vista lá de cima não. Achei interessante que em frente a coluna tem um ponto que foi pintado no chão, que indica o melhor ponto para se tirar um selfie dali! Legal!

Terminados os lugares próximos que poderíamos visitar, mas ainda com sol iluminando tudo, fomos à procura de outros lugares que poderíamos visitar. O Rodrigo pesquisou na internet qual o meio de transporte que poderíamos sair dali para outros lugares (o que é um pouco difícil naquela região) e descobriu um ônibus, que nos levou até a região da Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche, a igreja que foi bombardeada na segunda Guerra e não foi mais reconstruída. Chegamos lá e a parte antiga já estava fechada, mas ainda conseguimos ver uma parte do mosaico pelo vidro... Não sabemos se estava fechada porque chegamos tarde ou se era devido a um evento de rua próximo, que estava acontecendo. E visitei a igreja nova, que apesar de moderna e simples, é interessante. Ainda estava claro e o Rodrigo pesquisou como poderíamos sair dali e ir no East Side Galerie, seria a última visita antes do dia terminar, já que já ia escurecer logo. Primeiro “perrengue” da viagem: Pegamos o metrô e, por um descuido de observação, pegamos ele indo para o outro lado. O vagão só tinha mais um casal e na próxima estação eles desceram correndo e nós ficamos e achamos meio estranho, parecia tudo bem vazio... O metrô continuou andando até que... foi para o túnel e parou... e nós ficamos desesperados! Como alguém ia saber que nós estávamos presos dentro do metrô, estacionado dentro do túnel?! Pra quem ligar nessa situação ?! O que fazer?! Rodrigo e eu começamos a apertar todos os botões de emergência do vagão (a porta entre um vagão e outra estava trancada, não dava pra passar de um para outro) e quase que ele usou a machadinha de emergência para quebrar o vidro... Foi quando um funcionário passou pelo nosso vagão (e começamos a falar para ele nos socorrer) e ele falou alguma coisa em alemão e em seguida... o metrô começou a andar pelo outro lado de novo... Ufa! Ficamos aliviados e sentamos quietinhos, fingindo que nada tinha acontecido, quando outras pessoas começaram a entrar no vagão e nos olhar com cara estranha (afinal, o metrô tinha acabado de sair do túnel, na última estação, não foi?!)

Mas acontece que esse metrô era muito do mal e não foi só isso que nos aconteceu... quando já estávamos quase chegando na estação final, onde tínhamos que descer, foi falada uma mensagem em alemão e inglês no alto-falante e a gente não entendeu direito o que era. E o metrô parou na estação e quando voltou a andar, voltou a andar na direção contrária... Como assim?! Estávamos voltando!

Descemos do metrô e o pegamos indo novamente... e novamente a mesma mensagem e ele começou a voltar... Mas dessa vez entendemos que tinha acontecido alguma coisa no meio do caminho entre as estações. Pegamos ele indo novamente, descemos naquela última estação que ele parava antes de voltar, e encontramos algumas placas sinalizando que tinha outro meio de transporte... fomos seguindo as placas e também as pessoas que iam para o mesmo caminho. No final do caminho, um ônibus. Todo mundo subiu nele (e quando eu achava que ele iria nos levar até a última estação, que era a que a gente tinha que descer) e ele nos levou até a próxima estação, e tivemos que subir e pegar o metrô novamente! E o resto do caminho (que a essa momento já era curto), foi tranquilo.

Descemos do metrô e já estava escurecendo, depois dessa jornada toda! Fomos rapidamente até a Oberbaumbrücke, tiramos algumas fotos e depois rapidamente novamente até o East Side Galery, pertinho, onde andamos e tiramos fotos, e encontramos alguns pedintes também...

Como já tinha escurecido, e é uma região com alguns pedintes, tratamos de não ficar muito tempo por ali e voltamos andando até a ponte. Eu tinha visto algumas recomendações de uma lanchonete que vende uns hambúrgueres muito bons ali por perto, mas quando chegamos no lugar, a fila era simplesmente imeeensa e os lugares pra sentar, pouquíssimos... Como estávamos bem cansados, resolvemos procurar um outro restaurante no local (achamos alguns variados, próximo) e resolvemos comer comida mexicana, que o dono era indiano, mas tudo bem, estava gostoso, apesar de um pouco diferente do que o que a gente está acostumado de comida mexicana aqui no Brasil (o meu taco mais parecia uma lasagna!)

Em seguida, traumatizados com o metrô, pegamos o trem para voltar ao hotel e fomos descansar, pois no dia seguinte teria mais!

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Reichstag pelo lado de fora.

 

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Portão de Brandemburgo

 

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Topografia do terror

 

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O que sobrou do muro, espalhado pela cidade

 

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Sony Center

 

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Memorial do Holocausto

 

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Tiergarten

 

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Memorial de Guerra Soviético

 

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Brincando com o sensor, na passagem que vai para a Coluna da Vitória

 

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Coluna da Vitória

 

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Local indicado que é bom para selfies em frente a Coluna da Vitória (uma boa dica!)

 

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Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche

 

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Infelizmente estava fechada e eu só pude espiar pela grade

 

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Oberbaumbrücke

 

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East Side Gallery

 

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Rio Spree, anoitecendo

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Bem, realmente no dia anterior fizemos muuuitas coisas e ficamos bem cansados! Crianças, não façam isso! Mas confesso que ficamos um pouco empolgados no primeiro dia!

No dia seguinte, quarta-feira, visitamos a Alexanderplatz somente para fazer algumas fotos (já que a toda hora estávamos lá entrando ou saindo do metrô/trem, passando por lá) e nesse dia encontramos alguns pedintes (refugiados?!) nos abordando... Eles tinham até discurso em inglês, mais chatos e mais bem vestidos que os pedintes brasileiros... Tratamos de sair rápido de lá (estava uma situação um tanto chata) e fomos em direção a ilha dos museus. Nesse dia eu queria conhecer muito algum museu e, se possível, 2, mas não sabia se o tempo ia permitir!

Tinha escolhido o Pergamon (onde você encontra antiguidades mostradas com suas devidas proporções, como o Altar de Pérgamo, o qual da o nome ao museu, mas que infelizmente não pode ser visitado no momento; uns dos portões de acesso da cidade da Babilônia; o Portão do Mercado de Mileto; entre outros) ou o Neues Museum (que tem o busto da Nefertiti)

Dá pra ir à pé da Alexanderplaz até a Catedral e de lá até a Ilha dos Museus, mas é uma boa caminhada... Ou se pode pegar o tram da Alexanderplatz até o meio do caminho também. Passamos rapidamente pela loja do Ampelmann (o homenzinho do sinal de trânsito), mas é tudo muito caro! E, em seguida, continuamos nossa jornada. Paramos na Catedral de Berlim (Berliner Dom), vimos que pertinho estava o museu do DDR (se tivéssemos tempo, poderíamos visitá-lo também) , tiramos várias fotos por ali e mais na frente, na ilha dos museus também. Eu entrei na Catedral para ver como ela é por dentro, mas o Rodrigo optou por ficar descansando e esperando do lado de fora. E o lado de dentro é tão lindo e suntuoso quanto o de fora!

Em seguida, rumamos para o Pergamon. Com o Berlin WelcomeCard (o que dá direito à ilha dos museus) que compramos, entramos direto e sem pagar ingresso. Deixamos a mochila do Rodrigo no locker e seguimos para a visita (atenção para os Brasileiros que não estão acostumados com isso: Para o locker funcionar, você deve inserir uma moeda de 1 ou 2 Euros e só assim ele tranca e você pode levar a chave consigo. Quando você vai pegar suas coisas novamente, ao final da visita, ao girar a chave para abrir o armário, ela libera sua moeda e você consegue reaver seu dinheiro e suas coisas... País desenvolvido é outra história! Ficamos um tempinho tentando descobrir como era o esquema, igual a dois patetas, não precisa nem explicar, né?! E o pior é que antes de viajar, eu tinha visto um vídeo sobre isso, falando dos carrinhos de supermercado, que são no mesmo esquema, que o cliente só consegue tirá-lo do lugar quando insere a moeda e quando o coloca no seu lugar novamente, consegue a moeda de volta... Mas eu nem associei o mercado com o locker do museu!)

Eu simplesmente amei o Pergamon... Os portões da Babilônia e o Portão do Mercado de Mileto, em suas proporções gigantescas são de cair o queixo... Adorei ver a parte dos Assírios também... Tudo inimaginável dentro de um museu para mim, até então! Demoramos tanto nessa visita, vendo cada detalhe, que quando vimos, já passava das 15h e nem tínhamos almoçado (e a fome apertou). Vimos o segundo andar meio correndo (sobre a cultura islâmica) e saímos em busca de algo pra abrandar a fome. Encontramos em frente às costas da Catedral (em frente ao Rio Spree), uma lanchonete que vendia Currywurst a preços baratos (e estava gostoso, não sei se era a fome!), naquele pratinho de papelão. Comemos satisfeitos, mas meio incomodados pelas vespas (A Alemanha é cheia de vespas que parecem abelhas e ficam importunando muito a gente!) e depois ainda tomamos um sorvetinho em uma sorveteria do lado. Voltamos para a ilha dos museus, e já era 17h. Eu achei que não conseguiríamos mais entrar em museu nenhum, mas o Rodrigo foi perguntar na porta do Neues Museum e eles viram nosso Berlim Welcomecard e nos deixaram entrar. Vimos algumas coisas um pouco corrido, sem tempo de ficar apreciando.. Até chegar no busto da Nefertiti ::ahhhh::

Geeennnteeemmm... ela é linda mesmo! Pena que não pode tirar fotos! Após algum tempo apreciando, fomos ver outras partes do museu meio corrido novamente, até que ouvimos o sinal dizendo que o museu ia fechar em 15 minutos e fomos nos dirigindo à saída. Não conseguimos ver o tal do “Chapéu de Ouro de Berlim”, que também é peça importante desse museu... mas convenhamos, a Nefertiti é mais! ::tchann:: e fiquei satisfeita com nossa visita!

Como o dia ainda estava claro, perguntei ao Rodrigo se ele não queria ir conhecer outro lugar famoso de Berlim... E nós pegamos um tram perto dos museus e fomos até a Bebelplatz , que foi palco de queima de livros na época do nazismo e hoje há uma placa de vidro no chão que revela, sob a praça, prateleiras de livros vazias.... Por ali também fica a Universidade Humboldt, onde estudaram Karl Marx, Albert Einstein... Porém qual não foi nossa surpresa ao chegar lá e encontrar uma obra com tapumes, que tomavam grande parte da praça. Andamos por todos os lados e não encontramos essa placa de vidro... vimos turistas que estavam procurando, assim como nós... e desistimos... visitamos a Neue Wache , que fica ali perto (ou “Memorial Central da República Federal da Alemanha para as Vítimas da Guerra e da Tirania”. Dentro do prédio há uma única escultura: de uma mãe com seu filho morto no colo) e fomos à pé até a Gendarmenmarkt, perto também, onde no centro há a Konzerthaus (Casa de Concertos) e ao lado as praticamente idênticas Französischer Dom (Catedral Francesa), à direita e a Deutscher Dom (Catedral Alemã), vimos todas por fora. Aquela região parece muito bonitinha, mas com uns restaurantes com cara de caros também! ::lol3::

Saímos de lá via tram novamente e fomos para perto da Alexanderplatz novamente. O Rodrigo achou pelo TripAdvisor um restaurante de massas e pizzas, do estilo "monte seu prato", chamado Vapiano, que não era muito caro e que as pessoas estavam falando bem dele, perto da torre de TV (ou seja, perto de nós) e fomos lá conferir. Pedimos pizza, que realmente estava muito gostosa e valeu a pena! O ambiente do lugar também é bem agradável. Depois disso, voltamos para o hotel para descansar novamente, pois no dia seguinte tinha mais!

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Alexanderplatz

 

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Tram em Alexanderplatz

 

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As costas da Berliner Dom

 

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Descansando na Ilha dos museus enquanto Rodrigo tirava fotos

 

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A frente da Berliner Dom

 

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O Pergamon é um tanto escondido, o último da ilha, e está em obras.

 

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Pergamon - Porta de Ishtar

 

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Pergamon - Portão do Mercado de Mileto

 

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Pergamon - História do Assírios

 

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Pergamon - mais Assírios

 

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Pergamon - No segundo andar: cultura islâmica

 

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Nós no Neues Museum

 

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Gendarmenmarkt (na foto, a casa de concertos com uma das catedrais)

 

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Neue Wache (Pietá)

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No dia seguinte acordamos cedo (e dessa vez correu tudo bem) e fomos tentar visitar o Reichstag, novamente (pela segunda vez, já que na primeira nos atrasamos e tivemos que marcar de novo). Dessa vez o Rodrigo, já adaptado à procura de meios de transporte e suas rotas pelo celular, falou que se fôssemos de ônibus seria mais rápido e assim o fizemos e chegamos rapidinho mesmo (tirando uma pequena retenção no trânsito no meio do caminho que me deixou meio tensa) ::hahaha:: Chegando lá, apresentamos o papel que comprovava o horário marcado na porta e nos deixaram entrar. Passamos por detector de metais e Raio-x para as bolsas e em seguida ficamos em uma fila esperando uma guia que ia nos orientar. Ao chegar todo mundo que estava previsto para o horário, a guia nos levou até a porta e nos desejou uma boa visita (mas hein?!) :shock: A segurança lá é enorme e nós só conseguíamos passar pelos locais que nos eram orientados. Após passar pela porta, só tinha um caminho: o do elevador (que dava pra morar lá dentro de tão grande e chique!). Subimos e só tinha um caminho que poderíamos seguir: o de pegar o áudio-guia. Pedi os áudio guias em português e o rapaz nos deu e passamos pelo lado de fora, onde tem a cúpula. O áudio guia era em português de Portugal, foi engraçado ter que ouvir desse jeito. Tiramos várias fotos pelo lado de fora pra depois iniciar a visita pela rampa da cúpula. Assim que você começa a subir, o áudio guia recebe um sinal (que eu acredito que seja algum dispositivo no chão) e o mesmo começa a falar sozinho. Á medida que a gente vai andando e passando por outros pontos, ele começa outro texto. Achei tudo muito interessante (OBS: não ande correndo, senão ele “pula” para a “faixa seguinte” antes de terminar aquela que se está falando!). O áudio guia vai explicando sobre o prédio em que estamos e sobre todos os outros que se encontram ao redor, que dá pra ver pelo vidro. É muito legal. Ao chegar lá em cima, mais explicações sobre a estrutura do prédio, toda moderna, e depois de um breve descanso, descemos e tinha mais explicações na descida!

Quando chegou ao final da rampa, terminada a gravação do áudio-guia, saímos pelo único caminho que nos era possível, até a porta de saída.

Existem outras visitas pelo prédio do legislativo, mas optamos por essa, só pela cúpula, que já é bem legal e curta, o que nos agrada bastante, já que não somos tão curiosos a respeito da política alemã.

Depois de visitar o Reichstag, passamos em algumas lojinhas de souvenir e depois voltamos para o hotel, para deixar as coisas lá. Encontramos uma loja de blusas perto do hotel com promoção, o que foi muito legal, já que o Rodrigo queria comprar uma blusa da Alemanha pra ele!

Fomos procurar algum lugar para almoçar e o Rodrigo viu uma indicação no TripAdvisor, de um restaurante que estavam falando muito bem, de massas (meu sistema gatro-intestinal ainda não estava totalmente bom devido ao choque com a comida e o tempero alemão), que ficava dentro de uma galeria (a galeria kaufhof), perto da torre de TV. Entramos na galeria e procuramos daqui e dali e nada... até que achamos no cantinho (a gente até acha que é a galeria mesmo, mas é o espaço do restaurante) e resolvemos experimentar. O nome do restaurante é Sapori Italiani e realmente estava muito gostoso. Eu comi uma massa com salmão e o Rodrigo uma massa à bolonhesa.

Após almoçar, seguimos rumo a uma indicação que li antes da viagem e que, se tivéssemos tempo, iríamos lá visitar. É a parte da cidade onde ela “surgiu”. Tirei as dicas de um blog chamado “simplesmente Berlim”: O Nikolaiviertel é uma área com cara de cidadezinha medieval que se localiza às margens do rio Spree, próximo à Rotes Rathaus (Prefeitura de Berlim) e à Catedral de Berlim. É a área mais antiga de Berlim, sendo onde a cidade se originou. Na Idade Média, esta área era uma rota de comércio e os comerciantes e artesãos se estabeleceram ali, na junção do rio Spree com a estrada. Com isto se desenvolveu um povoado com duas áreas centrais: Berlim, o povoado maior que ficava ao leste da margem do rio Spree e Cölln que ficava em frente da vila Berlim. Com o tempo as duas áreas cresceram a acabaram se fundindo. Dados exatos sobre o “nascimento” de Berlim não existem e como documentos datados de 28 de outubro de 1237 mencionam Cölln pela primeira vez, esta é a data que é considerada o nascimento da cidade e assim este é o dia em que se comemora o aniversário de Berlim. O Nikolaiviertel, com a igreja e suas casas antigas, havia sido preservado durante séculos até que ataques aéreos na Segunda Guerra Mundial o destruíram, permanecendo por muito tempo uma área em ruínas. Somente em 1981, por causa dos preparativos para o aniversário de 750 anos de Berlim, o governo da Alemanha Oriental (a área fica onde era Berlim Oriental) iniciou a sua reconstrução, sendo finalizada em 1987. Os poucos prédios que existiam foram restaurados e com base em modelos históricos novas casas e ruas foram construídas. O Nikolaiviertel é hoje uma mistura de alguns prédios históricos e réplicas de construções antigas.

O Rodrigo pesquisou no Google como poderíamos chegar lá e descobriu um ônibus que passava por uma rua perto da Alexanderplatz, chamada Otto-braun-strasse. Fomos para o ponto do ônibus e nada deste passar. Quando passou, o ponto já estava lotado de gente e todos entraram no ônibus e este ficou lotado. Não pegamos, até porque achamos que não era o nosso ônibus, pois apesar de ser o mesmo número, tinha escrito outra coisa nele, mas depois descobrimos que servia também. Já estava quase falando para o Rodrigo para desistirmos de ir lá, quando veio outro ônibus não tão cheio e conseguimos entrar.

Descemos no lugar indicado, onde tem uma pracinha, com uma escada para descer para um lugar mais rebaixado. Descemos e qual não foi a nossa surpresa, ao andar mais um pouquinho, entre as casas e as construções?! Um lugar lindo e bucólico, com praça e casinhas lindinhas, e igreja. Se eu tivesse desistido de ir, me arrependeria! Ficamos um bom tempo por ali, andando entre as casinhas e tirando fotos. Tinham grupos de estudantes fazendo passeios pelo local também. Andamos até o Rio Spree e ficamos mais um pouquinho admirando o lugar e a estátua de Sâo Jorge, que parece que vai ganhar vida a qualquer momento. Voltamos para a frente da igreja, na praça, nos sentamos e ficamos descansando um pouco, observando o movimento. Não visitamos a igreja (que virou um museu), pois descobrimos que o Berlim Welcome-card só dava direito a 20% de desconto na entrada e não estávamos muito animados com a visita ao interior dessa igreja que virou museu. Ficamos curtindo a fossa do último dia na cidade, pois no dia seguinte partiríamos, e conversando sobre o que tínhamos visto até então. ::Ksimno:: Não visitamos muitos lugares que poderíamos ter visitado (com mais dias, acho que daria pra ver tudo com folga), mas tudo o que conseguimos fazer em Berlim gostamos muito!

Voltamos andando, pela margem do rio Spree, até a Catedral de Berlim novamente, onde achamos a sorveteria, comemos mais um sorvetinho (estava fazendo calor!) ::otemo:: , e voltamos de tram dali para o hotel. Descansamos mais um pouquinho no hotel, já que estava um tanto cedo para comer alguma coisa e acabamos perdendo a hora... Ficamos indecisos sobre o que jantar naquele dia e lembrei que passamos por um restaurante, perto do hotel, chamado kartoffelhaus (tipo “casa da batata”) e achei muito interessante e quis comer lá. O Rodrigo deu a sugestão de voltarmos naquela praça com os restaurantes, do primeiro dia, mas tenho certeza que se fossemos lá, ficaríamos rodando a praça, sem saber onde comer. Já passava das 22h e o nosso medo era que os restaurantes fechassem (lá são poucos os que funcionam até tarde, depois das 23h) e a fome já apertava e a gente poderia ficar sem ter onde comer, ou ter que comer um lanchinho pequeno, menor que nossa fome!

Rumamos para esse restaurante e eu pedi um schnitzel com salada e batata, que estava muuuito bom (mas não aguentei comer tudo, meu estômago definitivamente não vai com a cara da comida alemã) e o Rodrigo pediu novamente Currywurst, que a porção era grande também! A parte mais engraçada desse restaurante, é que sentamos nas mesinhas do lado de fora e, assim como nós, várias pessoas estavam ocupando aquelas mesinhas, quando de repente vimos uma ratazana correndo de um canteiro para o outro, próximo da gente. ::ahhhh:: Ficamos apavorados, mas... O que fazer?! Já tínhamos pedido a comida e se saíssemos de lá, não sabíamos se encontraríamos outro restaurante aberto, por causa da hora. Tinha um rapaz próximo a gente que sinalizou que também tinha visto a ratazana e que ela era grande, mas continuou no mesmo lugar. :shock: E assim o fizemos também, rezando para a ratazana não querer ir pra perto da gente! Comemos nossa comida, enquanto isso, as outras pessoas foram terminando, pagando suas contas e saindo, e nós fomos os últimos a sair de lá, mas não vimos mais a ratazana... E foi aí que, conversando, percebemos que não vimos nenhum gato pelas ruas de Berlim... Nem no parque! Será que é por isso que os ratos estão à solta?!

Na Alemanha também avistamos muitos corvos, dividindo os espaços com os pombos... E achei muito diferente, pois não tinha visto ainda nenhum corvo de perto (lembrei de alguns desenhos animados de antigamente, que tinham corvos como personagens) e eles fazem um barulho característico, que nos acompanhou durante toda a viagem, nas nossas andanças por lá!

Outro detalhe que queria comentar também é que a grande maioria da população alemã anda de bicicleta pela cidade e as ciclovias são bem estruturadas e todo mundo se respeita. É muito bacana ver como tudo funciona bem! Adorei ver essa parte! ::otemo::

Bem, depois de matar a fome, fomos procurar onde era o ponto do ônibus que pegaríamos no dia seguinte (e graças aos céus era bem pertinho do hotel) e fomos descansar novamente, pois no dia seguinte, viajaríamos cedo para Praga.

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No dia seguinte, acordamos cedo, tomamos café, fizemos check out no hotel e nos dirigimos ao ponto do ônibus, arrastando mala pelas ruas, para estar lá às 8h. O ponto do ônibus era pertinho do hotel e a empresa se chama FlixBus (É um ônibus verde). Tinham vários ônibus parados no ponto, mas nenhum era o nosso. O nosso ia para Praga, mas a gente teria que fazer uma pequena baldeação em Dresden. Aguardamos um pouquinho e quando chegou, deixamos as malas no bagageiro e entramos no ônibus, nos acomodando. Logo depois o ônibus partiu e depois de mais ou menos 2h30 min (de estradas perfeitas e paisagens legais, mas dormimos a maior parte do tempo), chegamos em Dresden. O ônibus passou por paisagens lindas nessa cidade, se tivéssemos mais tempo e mais dinheiro, poderíamos pernoitar lá. Sabíamos que o ônibus iria parar em uma rodoviária, ou estação de trem, não lembro agora, mas assim que ele parou em um espaço grande, com uma construção antiga, que achamos que era a rodoviária, descemos, pegamos as malas e perguntamos ao motorista onde pegávamos o outro ônibus... E o motorista falou que descemos no lugar errado! Deixamos as malas de novo no bagageiro do ônibus, subimos e continuamos mais uns poucos minutos, até o destino certo, quando todo mundo desceu e nós também. O ponto do ônibus, era do lado de fora, numa via grande da cidade. Novamente perguntamos onde pegaríamos o outro ônibus para Praga e o motorista nos indicou um ponto do outro lado da rua. Fomos para lá e nada do ônibus chegar. Tinham outros ônibus que iriam para Praga nessa mesma calçada, mas de outras empresas. Como o nosso ônibus atrasou um pouco, fica sempre o receio de termos perdido o próximo... Mas o Rodrigo viu que tinha um escritório da própria FlixBus nessa mesma calçada e qualquer coisa iríamos lá reclamar. Esperamos uns 15 min, quando o ônibus finalmente chegou e fez um tumulto de gente tentando colocar as malas no bagageiro e entrar no ônibus. E nos juntamos a eles. Precisou mostrar o passaporte para o motorista do ônibus.

O ônibus era de 2 andares e ficamos em cima. Novamente mais 2h30 min de paisagens legais e estrada boa (mas dormimos de novo) e chegamos ao nosso destino: a rodoviária de Praga.

Ao chegar, o Rodrigo já tinha visto o caminho que tínhamos que fazer para chegar ao hotel (que era perto da rodoviária). E lá fomos nós arrastando mala pelas ruas de Praga. Ficamos em um hotel de nome AXA, de aparência um pouco moderninha, com elevador e bastante confortável. Antes de irmos para Praga, li que os hotéis mais próximos do centro histórico, são prédios antigos que não podem ser reformado e não têm elevador. E esse hotel ficou a meia distância da rodoviária e do centro histórico: perfeito! O café da manhã não era tão bom quanto o de Berlim, mas dava para o gasto.

Deixamos nossas malas no quarto e fomos caçar onde comer, já que estávamos azuis de fome, já era umas 15h. Teríamos que trocar nosso dinheiro para Coroas Tchecas, já que lá eles não usam o Euro e perguntamos no hotel onde poderíamos fazer isso. O staff do hotel informou que perto do hotel não teria nenhum lugar para trocar, que casas de câmbio, somente na rodoviária ou na parte do centro histórico, mas a da rodoviária, tinha que tomar cuidado com ladrões e só funcionavam até às 18h, se não me engano. Mas que grandes estabelecimentos comerciais aceitavam cartão de crédito e alguns lugares também aceitavam Euros. Sabíamos que tinha um shopping perto do hotel (o Palladium) e rumamos para lá. O local onde poderíamos comer mais rápido no momento era o Burguer King e eles aceitavam cartão de crédito e também Euros. Almoçamos hambúrguer e depois de matar o que nos estava matando (a fome), fomos passear pela cidade. Foi quando descobrimos que estávamos bem perto do centro histórico! Achei tudo perto nessa cidade, andando dá pra conhecer todos os pontos turísticos. O Rodrigo tinha pensado em comprar um bilhete para a gente andar de tram, que passava pelo hotel e também pelo centro histórico, mas no final das contas, a gente acabou fazendo tudo à pé mesmo (só o caminho do centro histórico para a Ponte Carlos que eu achei um pouco mais distante, antes da viagem, olhando o mapa, achei que poderia ser mais rápido ir para lá).

Do lado de onde fica o shopping, andamos um pouco e já achamos a torre da pólvora. Trocamos um pouco do dinheiro em uma casa de câmbio ali perto e seguimos. Andando pela rua em frente à torre da Pólvora, repleta de lojas de souvenir e casas de massagem tailandesa, achamos, no final da rua, a Praça da Cidade Velha, cheinha de turistas, com o Relógio Astronômico, as Igrejas e tudo mais. Paramos para comer o trdelnik (um pão de gosto doce, que pode ter recheio ou não, típico de Praga, que é gostosinho, mas não achei lá o doce mais gostoso que eu já provei, não!). Ainda conseguimos chegar em frente ao relógio astronômico em uma hora cheia e assistir a movimentação dos personagens que o rodeiam. A praça fica muito cheia de gente para assistir! É simples, mas se a gente pensar que quando ele foi construído, os recursos eram escassos e mesmo assim ele é perfeito, a gente fica muito surpreso com tudo! Antes de viajar, pesquisei sobre a representação dos personagens e sobre o relógio e achei tudo muito interessante!

Continuamos seguindo o fluxo da multidão e as placas das ruas, vielas adentro e fomos parar no bairro judeu. Vimos tudo por fora, não fomos ao cemitério (nunca gostei dessa história de visitar cemitérios, ainda mais os que tem que pagar pra visitar!) procuramos a sinagoga espanhola (que é muito bonita!) e a estátua que foi inspirada em um dos contos de Kafka que está lá pertinho.

Voltamos para a Praça da Cidade Velha e dali fomos andando, seguindo o fluxo e procurando as indicações das placas de rua, até chegar na Karlův most (Ponte Carlos). Ficamos por ali um pouquinho, anoiteceu, e voltamos pelo mesmo caminho, até o hotel. Chegando ao hotel, descansamos um pouco e fomos procurar algum lugar para comer. Fomos até o shopping novamente, mas muita coisa já tinha fechado (já passava de 21h) e percebemos que lá os lugares fecham cedo também. Com o wi-fi do shopping, pesquisamos um restaurante que fosse bem indicado e achamos o Kotleta, que ficava pertinho do shopping. Fomos para lá. Ambiente diferente e comida boa. Eu pedi uma salada com pato e o Rodrigo pediu carne de porco com purê. E estava muito bom!

A cidade está repleta de lojas de marionete (mas achei tudo caro, apesar de lindinho) e pelo que eu soube, à noite, existem lugares que têm apresentações de teatro negro (com jogo de luz e sombra), mas estávamos muito cansados para procurar e o tempo que passamos lá não foi folgado também, uma pena.

Voltamos para o hotel descansar porque no dia seguinte iríamos tentar visitar o famoso Castelo de Praga.

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O tal do ônibus da FlixBus (já estávamos na rodoviária de Praga)

 

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Torre da Pólvora

 

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E mais Torre da Pólvora

 

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Já avistando a Praça e o Relógio Astronômico

 

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Close no Relógio Astronômico

 

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A Praça da Cidade Velha, sempre cheia de gente

 

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Tentando tirar foto com o Relógio Astronômico

 

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Tentando entender Kafka

 

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A Sinagoga Espanhola

 

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Chegamos a Ponte Carlos (já estava escurecendo)

 

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A Ponte Carlos e o outro lado, o Castelo de Praga.

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    • Por Camila Rubira
      Colecionando bandeirinhas: gaúchos na Europa 🇵🇹 🇪🇸 🇫🇷 🇧🇪 🇱🇺 🇨🇭 🇩🇪   
      Foram 24 dias de roadtrip pela Europa, passando por sete países: Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Alemanha e Suíça. De quebra tivemos mais dois dias de conexão no Marrocos. Foi uma “baita curtida”, neste relato trazemos detalhes da trip e alguns passeios que fizemos.
      RESUMO DA VIAGEM
      Data
      Local
      Data
      Local
      25/11
      Rio Grande, Porto Alegre - Brasil 
      10/12
      Colônia – Alemanha
      26/11
      São Paulo – Brasil
      11/12
      Colônia – Alemanha
      27/11
      Casablanca – Marrocos
      12/12
      Frankfurt – Alemanha
      28/11
      Lisboa – Portugal
      13/12
      Frankfurt – Alemanha
      29/11
      Sintra, Coimbra, Aveiro – Portugal
      14/12
      Genebra – Suíça
      30/11
      Porto – Portugal
      15/12
      Genebra – Suíça
      01/12
      Burgos – Espanha
      16/12
      Barcelona – Espanha
      02/12
      Bordéus – França
      17/12
      Barcelona – Espanha
      03/12
      Paris – França
      18/12
      Madri – Espanha
      04/12
      Paris – França
      19/12
      Madri – Espanha
      05/12
      Paris – França
      20/12
      Serra da Estrela, Covilhã – Portugal
      06/12
      Bruxelas – Bélgica
      21/12
      Lisboa – Portugal
      07/12
      Bruges – Bélgica
      22/12
      Casablanca – Marrocos
      08/12
      Roterdã, Amsterdã – Holanda
      23/12
      São Paulo – Brasil
      09/12
      Amsterdã – Holanda
      24/12
      Porto Alegre, Rio Grande – Brasil
       
      SAINDO DO RIO GRANDE DO SUL 🇧🇷
      Iniciamos nossa trip no dia 25 de novembro saindo da cidade do Rio Grande, no extremo Sul do Rio Grande do Sul, em direção a Porto Alegre. Percorremos 369 Km de ônibus, para embarcarmos em Porto Alegre rumo a São Paulo, sobrevoando a distância de 866 Km.
      Em São Paulo, de fato demos início a nossa trip internacional, embarcando no voo da companhia área Royal Air Maroc com destino a Lisboa, Portugal. Nesse voo sobrevoamos 7544 Km, com duração de 12 horas e 35 minutos, até chegarmos em Casablanca no Marrocos, local onde tivemos uma conexão de 24 horas. O que nos possibilitou conhecermos um pouco dessa cidade que foi cenário de um clássico dos cinemas nos anos de 1942, Casablanca. No dia seguinte, voamos cerca de 642 Km ruma a Lisboa.
      CONHECENDO CASABLANCA 🇲🇦
      Ficamos hospedados no Relax Hotel (hotel de trânsito da companhia área Royal Air Maroc), próximo ao aeroporto Mohammed V, cerca de 34 Km do centro de Casablanca. Contratamos um táxi e visitamos os principais pontos turísticos da cidade: Mesquita Hassan II, Medina de Casablanca, Rick’s Café. Uma das características mais marcantes do povo árabe do Marrocos é a barganha, tanto ao fazer uma compra nas lojas da Medina de Casablanca, quanto ao pedir uma simples informação no aeroporto. Tudo se transforma numa árdua “peleia”, a qual se vence pelo cansaço. Os idiomas falados no Marrocos são árabe e o francês, o inglês não é o forte deles. E a moeda é o dirrã marroquino.
                
          

       
      ENFIM CHEGAMOS AO VELHO CONTINENTE EUROPEU
      Na chegada do aeroporto Humberto Delgado em Lisboa alugamos um carro, o qual já havíamos efetuado a reserva pela internet com a empresa Sixt Rent a Car. Alugamos um Renault Clio ano 2017 (1.6 SW europeu a diesel), no valor de R$ 1422.  A partir da chegada em Portugal, realizamos todas as viagens entre as diferentes cidades e países de carro. Foram cerca de 7237 Km percorridos entre Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Alemanha e Suíça. Dentro das cidades optamos por realizar os passeios caminhando, com o nosso companheiro de todas as horas, o chimarrão. Além de economizarmos no transporte e praticarmos uma atividade física, ainda podemos conhecer lugares que certamente passariam despercebidos se estivéssemos dentro de algum automóvel.
      Portugal 🇵🇹 
      Em Portugal visitamos as cidades de Lisboa, Sintra, Coimbra, Aveiro, Porto e Covilhã (região de Serra da Estrela). Particularmente de todos os 7 países visitados, o que mais gostamos foi Portugal. Além da facilidade com idioma e da comida, o povo português é muito hospitaleiro e as cidades oferecem tanto o agito, quanto o descanso. O pôr do sol regado a música de artistas de rua na Ribeira das Naus foi de tirar o fôlego, assim como comer os famosos pastéis de Belém na fábrica que existe desde 1837, em Lisboa. A subida caminhando até a Quinta da Regaleira em Sintra, foi compensada com o visual do Palácio da Regaleira, da cachoeira e do Poço Iniciático. Em Coimbra, depois de visitar a Sé Velha e o centro histórico, não podíamos deixar de degustar os pastéis de Santa Clara. Além disso, tomamos o nosso chimarrão na beira da Ria de Aveiro (Foz do Rio Vouga) e comemos os deliciosos ovos moles. Em Porto, com o nosso chimarrão, passeamos pela Ribeira do Rio Douro e degustamos o famoso bacalhau à Brás. A adrenalina de subir 1993 metros de altitude em Serra da Estrela e comer o famoso queijo feito com leite de ovelha, foi para fechar com tudo nossa roadtrip em Portugal.
       
          
          
           
      Espanha 🇪🇸
      Na Espanha conhecemos Burgos, Barcelona e Madri. Em Burgos deu para “encarangar de frio”, chegamos na cidade a baixo de neve com temperatura de -5 °C, mas isso não foi impedimento para conhecermos o Arco de Santa Maria, a Catedral de Santa Maria de Burgos, a Plazza del Rey San Fernando, e também comermos os deliciosos tapas (petiscos) acompanhados de cervejas Estrela Galicia. Em Barcelona e Madri adoramos chimarrear no Parc de la Ciutadella, no Jardins do Retiro e no Templo de Debod, situado no Parque del Oeste, e comermos os famosos torrones espanhóis. Uma curiosidade sobre o povo espanhol, é que eles não gostam muito dos portugueses e dos brasileiros. Apesar do idioma espanhol ter aproximações com o português, os espanhóis com quem tivemos contato, se negavam a tentar nos compreender, sendo que nós conseguimos compreendê-los.
         

       
      França 🇫🇷
      Se Portugal foi o país que mais gostamos, a França foi o que menos gostamos. Além de ser um país caro, também é atribuído muito status a cidades como Paris. Fora a parte central desta cidade, os bairros mais periféricos são sujos, com um trânsito caótico. Há uma discrepância entre o luxo da Champs Élysées e o restante da cidade. Mas como turistas, achamos linda a vista da Torre Eiffel, principalmente a noite quando começa a brilhar, o Museu do Louvre e a Catedral de Notre Dame. Em Paris também nos deliciamos com os famosos croissants, com os macarons e com a legítima champagne francesa (bem gaseificada), diga-se de passagem, uma fortuna mas valeu o investimento.
        
       
      Bélgica 🇧🇪 
      A Bélgica foi outro país que gostamos muito. As cervejas e os chocolates são os melhores do mundo, ganham até mesmo dos chocolates suíços. Em Bruxelas o tamanho do Manneken pis decepciona um a pouco, mas as luzes Grand Place superam qualquer expectativa. Uma parada obrigatória para quem vai a Bruxelas, e assim como nós ama cerveja, é ir no Delirium Café. Lá tomamos muitas cervejas (Delirium, Waterloo, Trappistes, La chouffe e Westvleteren), com tantos estilos diferentes de cervejas deu até para ficarmos levemente alterados. Outra parada, deve ser para comer fritas com molho samurai em algum mercadinho de natal. Em Bruges, depois de um passeio pelas construções medievais e os canais, comer waffles de creme de avelã transformam a cidade em um verdadeiro doce cenário romântico. Os idiomas falados na Bélgica variam bastante, sendo o francês, o alemão e o holandês (neerlandês).
          
       
      Holanda 🇱🇺 
      A Holanda é uma loucura. Roterdã tem edifícios fantásticos como as Casas Cubo e o Market Hall. Famosa pelas bicicletas e pelos canais, com seus coffeeshops e as vitrines com as profissionais do sexo, Amsterdã de forma organizada vem quebrando tabus. O Brasil ainda tem muito que aprender. Na Red Light District vale a pena fazer uma parada para tomar as cervejas típicas de Amsterdã, Heineken e Amstel. O idioma falado lá é o holandês (neerlandês).
         
       
      Alemanha 🇩🇪 
      Na Alemanha visitamos os melhores mercados natal, tomamos muito chopp e cervejas (Munchener, Dunkel, Vienna, Pils, Marzen, Kolsch), também comemos muito nürnberger würstchen (pão com linguiça alemã). Em Colônia nos encantamos com a Kölner Dom e com a sua história na Segunda Guerra Mundial. Já em Frankfurt vimos o entardecer tomando um chimarrão a margem do Rio Reno e quase comemos mett (carne crua de porco com temperos e pão), mas fomos salvos por uns senhores alemães que sensibilizaram com a nossa dificuldade com o idioma alemão. Em nossa roadtrip pela Alemanha foi bem difícil compreender este idioma, parecia que estávamos sempre sendo xingados.
         
       
      Suíça 🇨🇭 
      Na Suíça visitamos a cidade de Genebra. Assim como Paris esta cidade tem o custo de vida alto e o idioma falado é o francês. Os chocolates suíços são deliciosos, mas o destaque fica por conta do famoso queijo suíço, gruyère. A vista do Jet d”Eau, contemplada com um arco íris e o L’horloge fleurie formado com flores da época tornam a paisagem ainda mais bonita.
         
       
      Sobre a companhia aérea Royal Air Maroc
      Antes de comprarmos as passagens aéreas para Europa, realizamos pesquisas na internet para saber o país de entrada e a companhia aérea que ofereciam os melhores valores. Compramos as passagens pela companhia Royal Air Maroc, pela metade do preço que pagaríamos em outras companhias, pagamos R$ 2736,45 (ida e volta por pessoa). Nas nossas pesquisas encontramos diversas críticas sobre esta companhia, mas para nossa felicidade todas foram desmistificadas. Os serviços de voo foram de primeira classe. As refeições foram compostas por iogurte, pão, cookies, bolinhos, chocolates, carne, arroz, sopa, água, refrigerante, café, chá, vinho, cerveja, e muito mais. “Tchê tá louco”, o que mais fizemos neste voo foi comer, a todo momento os comissários de bordo se apresentavam nos corredores, carregando trolleys repletos de comidas gostosas.
         
      Durante o voo ainda podemos desfrutar de uma playlist com músicas marroquinas e assistir alguns filmes. Para os que preferem passar o tempo dormindo, foram distribuídos kits contendo: meias, vendas para os olhos, mantas e travesseiros. Um luxo só!  Esta companhia também oferece para voos com conexão de 4 horas ou mais no Marrocos, alimentação e hospedagem gratuita nos hotéis da própria companhia. Após efetuar o desembarque no Marrocos, é preciso procurar o guichê da companhia Royal Air Maroc, que fica situado do lado de fora da área de embarque e realizar a reserva do hotel. Na área externa do aeroporto ficam as vans que fazem o translado do aeroporto Mohammed V ao hotel e vice-versa.

       
      Sobre a viagem de carro
      O carro que alugamos deu conta dos 7237 Km rodados, consumindo em média 19 Km/L de diesel. As estradas eram com pista no mínimo dupla, com trajetos com pedágios entre 3 e 13 euros, com exceção da França que pagamos os pedágios mais caros, com valores de 32 e 35 euros. Para compensar na Alemanha andamos em autobahn (vias sem limite de velocidade), sem precisar pagar nenhum pedágio. É isso mesmo, a Alemanha tem estradas maravilhosas e sem possuir nenhum pedágio.

       
      Documentação
      Além dos passaportes, da carteira internacional de vacinação, da carteira Nacional de Habilitação e da Permissão Internacional para Dirigir, ainda montamos um dossiê com a cópia de todos documentos: seguro viagem contratado com a empresa Real Seguro Viagem (R$ 476,88), hospedagens reservadas no airbnb e no booking, comprovantes financeiros, cópia da reserva da passagem de volta para Brasil e comprovantes de residência no Brasil. Acreditem vocês, que com exceção da apresentação dos passaportes nos embarques e desembarques nos aeroportos do Brasil, Marrocos e Portugal, não precisamos apresentar mais nenhum documento. Nem a Permissão Internacional para Dirigir foi exigida para alugar o carro. Nas fronteiras entre os países, só fomos parados na Suíça, mas era para adquirirmos o vignettes (espécie de adesivo fixado no vidro do carro, que permite trafegar nas estradas da Suíça), uma vez que a Suíça não faz parte do acordo entre países da União Européia. O vignettes tem o valor de 37 euros e são válidos por 1 ano. Foi melhor prevenir levando toda esta documentação do que passar por algum “entrevero”.
       
      Partiu próximo destino?
    • Por tulioboy123
      Bom dia, gente! o meu trisavô é alemão (trisavô-bisavó-avô-pai-eu). Nesse grau de parentesco, tenho direito à cidadania alemã?
    • Por Felipe Marques Santana
      Venho aqui compartilhar o meu mochilinha de 27 dias pela Europa. Essa foi a 1ª experiência no continente. Com certeza, voltarei muitas outras vezes.
      Bom, iniciarei pelo planejamento.
      Comprei passagens de ida e volta por Bruxelas, pois tenho uma amiga que mora numa cidadezinha não muito longe de lá: Boortmeerbeek.
      Comprei com muita antecedência, no mês de maio, mas consegui um bom negócio: 2400 reais pela cia Air Europa. Os voos tinham escala em Madri, pois não há, por nenhuma cia, voos diretos até Bruxelas.
      No mês de setembro reservei os hostels em Paris, Amsterdã, Berlim e Londres. E comecei a pensar como faria os trechos internos. Bom, na maioria dos casos utilizei o trem, todos tíquetes comprados com 3 meses de antecedência para pagar um menor valor. Os trechos Bruxelas>Paris e Paris>Amsterdã foram realizados com o Thalys. No primeiro paguei 22 euros e no segundo 29 euros. Já de Amsterdã a Berlim, preferi fazer aéreo, pois o trem demorava 6 horas e além de tudo o preço não era atraente. Acabei comprando a passagem pela Easyjet (60 euros, com direito a despachar uma mala); no trecho Berlim>Londres comprei pela Easyjet também, com o mesmo preço e as mesmas condições. Em Londres queria fazer um bate-volta a alguma cidade do interior, e acabei escolhendo Cambridge pelo preço das passagens de trem (12 libras ida e volta!). Para finalizar, fiz o trecho Londres>Bruxelas de Eurostar, uma facadinha: 60 euros! =(
      Tíquetes de atrações, só comprei 2 de forma antecipada: visita à casa da Anne Frank em Amsterdã (10 euros) e London Eye (24 libras).
      Com tudo certo, só restava viajar!
      E numa data inusitada: 31 de dezembro! Como não ligo muito para Ano Novo, decidi ir nessa data: um dos motivos para as passagens estarem baratas! hehehe
      Fiz o voo de São Paulo a Madri em uma saída de emergência, pois o atendente ao ver a minha altura (1,91m), ficou com pena de mim! O voo foi ótimo! =) A aeronave era um pouco antiga, mas não foi um problema. A comida servida era muito boa! E tinha água e refrigerante no fundo da aeronave à vontade, era só pedir. Uma vez em Madri, esperei cerca de 3h pela conexão, nada que atrapalhasse, mas o aeroporto estava com as lojas fechadas e meio vazio. O segundo voo também foi em aeronave antiga, mas foi tão tranquilo quanto ao outro. Ao chegar em Bruxelas, andei, andei, andei, andei até chegar à área onde estavam as esteiras, peguei a minha mala (ufa, ela chegou!) e esperei a minha amiga chegar para me buscar.
      A casa dela não era muito distante do aeroporto, em cerca de 40 minutos, já estava lá, local que ficaria 4 dias no início da viagem e mais 1 no final.
      Nesse primeiro dia, praticamente descansei, almocei e depois à noite fui até Bruxelas encontrar uma amiga que estava lá por coincidência! =) Para ir até lá, fui de trem. Na Bélgica os trens regionais funcionam bem e quase sem atrasos. As compras podem ser realizadas pelo site da Belgium Rail, ou em máquinas nas estações. As máquinas aceitam cartão e moedas, esqueçam dinheiro!
      Passagem de ida e volta comprada, era só embarcar. De Boortmeerbeek até Bruxelas era mais ou menos 1 hora, com uma troca de trem em Mechelen, uma cidade maior e com mais conexões. Há trens muito antigos, mas também há aqueles modernos, porém vários deles são pichados na parte externa, achei estranho Bom, chegando na estação Brussels Centraal/Bruxelles Central (tudo em Bruxelas é bilingue, inclusive o nomes das cidades!) fui até a Grand Place/Grote Markt de lá, que é um espetáculo à parte. Ainda estava rolando a feira de Natal, além de a cada hora um lindo show de luzes. Quando cheguei encontrei a praça assim:

      Linda, não? É o lugar mais bonito de Bruxelas, sem dúvida! =)
      Encontrando a minha amiga, fomos até ao Bar Little Delirium (não fomos ao grande, por ser muito lotado). Lá pudemos provar vários tipos de cerveja belga (as melhores da viagem) por preços razoáveis. Também aproveitei a ocasião para provar uma daquelas delícias culinárias belgas: o waffle. Esse tinha nutella e morangos! Muita vida! hehehe
      Depois de mais um rolê pela cidade, me despedi dela, pois era tarde e tinha que pegar o trem até Mechelen (ou Malines, em francês), onde a minha amiga e o seu noivo me esperavam, pois não haveria mais trens para Boortmeerbeek. =(
      Eles aproveitaram para me mostrar, de carro, como era a cidade. O lugar mais interessante é a Catedral Metropolitana, que possuía na idade média, uma das torres mais altas da Europa, pois a cidade era um entreposto comercial importante.

      Bom, escrevi bastante. No próximo post continuo o relato. (Obs: pode ser que demore um pouco, tanto pelos detalhes, quanto falta de tempo mesmo! hehehe)
      Até a próxima!
    • Por michele.caetano
      Utilizo há anos esse site para pesquisar roteiros de viagens, dicas, custos e, finalmente, venho aqui dar minha contribuição. Trata-se de um relato de uma viagem de um jovem casal apaixonado, em lua de mel, que teve de enfrentar uma cotação de R$ 4,50 a R$ 5,00. Que fase! Com muito planejamento e foco conseguimos fazer uma bela viagem de 23 dias na primavera européia ❤️. 
      Fizemos uma lista virtual de presentes, então boa parte dos passeios que fizemos ganhamos de presente dos nossos queridos amigos e familiares 🥰.
      Roteiro:
      Paris - 5 dias (26/04 - 01/05)
      Praga - 3 dias (01 - 04/05)
      Viena - 2 dias (04 - 06/05)
      Budapeste - 3 dias (06 - 09/05)
      Nápoles - 1 dia (09 - 10/05)
      Sorrento - 2 dias (10 - 12/05)
      Ilha de Capri - 1 dia (12 - 13/05)
      Maiori - 1 dia (13 - 14/05)
      Roma - 5 dias (14 - 19/05)
      Primeira dica: Sempre que pensar no número de dias que quer ficar num lugar acrescente mais 1, porque o dia que você chega e sai da cidade fica bastante comprometido com os deslocamentos. E às vezes algum imprevisto também pode "atrasar" seu roteiro, como um dia inteiro de chuva no dia que tinha planejado várias coisas ao ar livre. Nesse roteiro recomendaria acrescentar pelo menos mais 1 dia em Paris, Praga e Budapeste. E mais 1 em Capri se você estiver com dinheiro sobrando ou pegar um câmbio melhor, rs. 
      Segunda dica: A primavera européia nada tem a ver com a nossa! Pegamos bastante frio, especialmente em Paris e no Leste Europeu. Importante colocar na mala uma blusa e calça térmicas e um casaco mais quentinho. Nesse lugares eu saía normalmente com uma camisa de manga curta, blusa térmica (manga comprida), uma blusa mais grossa de manga comprida, casaco e cachecol. Ah, e calça térmica por baixo da calça jeans.
      Paris
      Hospedagem: Ficamos num apartamento ótimo em Montmartre pelo Airbnb, bem equipado, com uma vista incrível da Torre Eiffel e metrô em frente (estação Pigalle). Única ressalva é pro banheiro que era beeem petite. Mas pra gente isso não incomodou. Foi um bom custo-benefício.
      Apesar de ouvir muita gente dizer que este é um bairro mais perigoso em Paris, tenho que discordar. Havia bastante movimento na rua até tarde, bem iluminado, farto comércio e restaurantes na região. Nos sentimos super seguros lá, inclusive à noite. Adorei! Valor da diária c/ taxas: € 114 (casal).
      Link: https://www.airbnb.com.br/rooms/882192?guests=1&adults=1&sl_alternate_dates_exclusion=true&source_impression_id=p3_1559085549_zGi%2BIA2ncnTDvdEE&check_in=&check_out=&children=0&infants=0
       
      Saindo do aeroporto Charles de Gaulle: Pegamos um trem (€ 10,30 p/ pessoa) até a estação Gare du Nord e de lá pegamos o metrô até a estação Pigalle.
      Transporte: Compramos o combo de 10 tickets de metrô por R$ 14,90. Vale a pena porque paga mais barato no valor unitário da passagem. No total compramos 30 tickets para os 5 dias.
       
      Gastos casal - 5 dias:
      Hospedagem: €572
      Alimentação: €425 - média de €85/dia (contando mercado, restaurante, lanches etc)
      Atrações turísticas: €233 - média de €47/dia
      Transporte: €147 - média de €30/dia
      Paris é uma cidade bem cara. A gente comia no máximo 1 vez por dia em restaurante, almoço ou janta, e ainda assim gastamos bastante com alimentação. Pra economizar, vale a pena ir ao mercado caso tenha cozinha no seu ap. Queijos e vinhos são uma boa pedida. Compramos um ótimo vinho por menos de €5!
       
      Dia 1
      Chegamos antes do horário de check-in. Então, deixamos as malas no apartamento e fomos explorar as principais atrações do bairro:
      Muro Je t'aime, Sacré-Coeur e Place du Tertre
      Muro J t'aime

      Sacre Croeur

      Vista da Sacre Croeur
      Almoço: Na verdade foi um lanche. Comemos baguetes num quiosque que tinha no caminho pra Sacre Croeur: 2 baguetes e 1 coca - €12,30
      Seguimos para o Trocadero pra aproveitar que o dia ainda estava claro e bonito e ver a torre mais de pertinho. Lá comemos nosso primeiro crepe de rua parisiense (eu amo!) - €3,50 cada. Depois de curtirmos um pouco, caminhamos beirando o rio Sena e fomos até a Champs-Élysées e o Arco do Triunfo. Depois dessa bela caminhada voltamos pro ap pra tomar um  banho quentinho e sairmos para o nosso primeiro jantar romântico da viagem.

      Tracadero

      Trocadero

      Champs-Élysées


      Arco do Triunfo
       
      Jantar romântico (um dos presentes de casamento): Restaurante Bouillon pigalle - foi um achado porque jantar em Paris sem gastar uma fortuna é uma missão difícil e o restaurante ficava praticamente do lado do nosso apartamento. 2 entradas, 2 pratos principais, 1 sobremesa e uma jarra de vinho da casa saíram por 50 euros, incluindo uma pequena gorjeta. E não é um menu não, você escolhe seus pratos individualmente. Foi um ótimo custo-benefício! Recomendo a sopa de cebola de entrada e o profiterole de sobremesa. Os pratos principais estavam bons, mas nada que chamasse a atenção. Os parisienses também curtem o local, então é bom chegar cedo porque já começa a ter fila antes das 20h e eles não fazem reserva. 
      E pra finalizar uma foto da sacada do nosso apartamento com uma bela vista da Torre Eiffel. Era incrível acordar e dormir com essa vista!

       
       
       
    • Por luizanavarrodea
      Boa tarde! Sou brasileira e estou me planejando para uma viagem à Europa em 2021.
      Para meu sustento na viagem, eu precisaria trabalhar, e não possuo cidadania europeia. Portanto, vi que é possível adquirir o visto Férias-Trabalho na Alemanha ou na França, porém possuo algumas dúvidas sobre ele.
      Primeiramente, sobre ambos os vistos (francês e alemão), sei que é necessária a  comprovação de meios financeiros suficientes para subsistência e acomodação, no caso da Alemanha, 2.400 euros, e da França 2500 euros. Todavia, eu não possuo todo esse dinheiro, e queria saber quais as maneiras encontradas por viajantes para lidar com isso.
      Ademais, no caso alemão (somente), existe a possibilidade de usar um termo de compromisso financeiro, assinado por um cidadão alemão, em que, pelo o que entendi, essa pessoa, se responsabilizaria por qualquer despesa que puder vir a ser necessária. Gostaria de saber se alguém aqui já viajou usando esse termo de compromisso financeiro e quais são as informações sobre ele.
      Obrigada!

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