Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Posts Recomendados

• Membros
Pessoal, mandei um email pra Ferrovia Oriental perguntando os horários atualizados. Aparentemente o Primera/Pullman não circula mais :( Segue a resposta:

"El Tren regional con Clase Primera y Pullman ya no sale más por razones que cumplió su siclo, solamente sale Expreso Oriental los Día Martes, Jueves y Domingo y el Ferrobús retorna el día Lunes, Miércoles y Viernes."

Em anexo, o horário atualizado do Super Pullman e do Ferrobus.

Patza... que pena :(

Vamos esperar alguém que volte de lá recentemente para confirmar isso.

W

Link para o post
Compartilhar em outros sites

• Respostas 714
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Olá Patrícia, Pq vc não aconselha a andar no trem da morte? Fiz Puerto Quijarro-Sta. Cruz e a viagem foi muita boa e por mim, recomendo sim! Eh uma excelente forma de imersão na cultura boliviana. A

Na real, entra vendedor em todas as classes, eu fui de primeira, que de primeira só o nome,hehehe. É um pouco perigoso pq tu acaba dormindo e nao cuida a tua bagagem e o pessoal vai pulando do trem e

Acho que tem que ver os dois lados da moeda, tem a parte boa e a parte ruim de pegar o trem, mas com certeza é uma super experiencia, se tu ta disposto a se aventurar o trem é uma ´´otima pedida.

Posted Images

• Membros

Oi pessoal

Minha primeira vez aqui. Planejo uma trip pela America do Sul de bike a partir da Bolívia, penso em começar a partir de Corumbá pois estarei morando em Mato Grosso ano que vêm. Minha idéia seria entrar pela Bolivia via trem da morte e preciso saber como é pra levar a bike no trem, é possível, cobram por isso? Pesquisei no forum mas não achei nada relativo a isso. Alguém sabe ? Valeu!

Link para o post
  • Membros de Honra

caro viajante ciclomochila,

bem vindo ao fórum, seu argumento procede, tem muita informação e as vezes iniciantes se perdem mesmo, portanto vai uma ajudinha ai, confira se neste relato bem completo tem esse info que procura:

blog-cicloturismo-selvagem-pedal-pela-america-latina-t85441.html

e sugiro ainda conferir mais de uma citação de viajentes, para ter outras opiniões sobre qq assunto, assim concluir a melhor forma de viajar à sua maneira.

pode tentar mais informações diretamente com a empresa de trem no http://www.fo.com.bo/Paginas/Inicio.aspx ou em http://www.boliviaentusmanos.com/trenes-bolivia/f_oriental.php

tb tem este link com um resumo dos tópicos sobre "cicloturismo":

news/forum/cicloturismo-viagem-de-bicicleta-f61/

e boas viagens, boas pedaladas !!

Link para o post
  • Membros
Pessoal, voltei agora dia 19 de julho. Fui de trem da morte. Conheço bem aquela região de Corumbá e Puerto Quijarro.

Fui em alta temporada e mesmo assim sobraram muitassssss passagens de trem. Fui de super pulman, paguei 40 reais.

Se for em mais de uma pessoa, sempre confira o assento. Não tenho do que reclamar da viagem.

Outra coisa, nao sei pq tem 1 vagão com ar, bem bonitinho, os outros são zuados. Fui conhecer o trem inteiro e vi que eu e meus amigos estávamos no melhor vagão.

Uns gringos estavam num zuado. Se há diferença de preços, eu não sei.

Cheguei as 8 da manhã, fiz os processos de fronteira, comprei a passagem e fui andar no shopping china. O trem saiu as 15h.

Na volta não tinha mais passagem pelo trem categoria Ferrobus, pq só sao 2 vagoes. Voltei de bus. A estrada é tranquila, mas a viagem foi um terror. Pegamos a melhor cia, o bus quebrou na estrada. Ficamos 5 horas parados e mandaram um busao horrorosoooooooo, fedia, nao tinha wc e ainda os bancos eram improvisados rsrsrs

prividal, você lembra se o trem regional saí de segunda à sábado mesmo, nesse horário de 15h? No site do consulado boliviano está que é de segunda à sábado com saídas às 12:45. Mas mandei um email pra lá e eles me informaram que pode estar desatualizado. No site da Ferrovia Oriental não consegui achar os horários..

Obrigado!

Puxa, só agora vi sua pergunta mas já vi que tem a resposta rsrsrs

Link para o post
  • Membros
Alguém sabe ao certo quais são os horários dos trem que saem de Puerto Quijarro, Estou indo dia 15/11/13, tipo assim vou chega em cima da hora tem como comprar passagem para o mesmo dia. vou chega na sexta feira

Wilker, veja se te ajuda esse quadro postado aqui neste tópico em 2011 . Estou me baseando nele, vou pelo trem da morte tbm.

Pedi algumas informações no Hostel Corumbá

vou colar a resposta do email.

Boa Viagem a todos!

Existem 3 tipos de trem que sai em diferentes horários e dias da semana

PULLMAN ("trem da morte") sai de segunda a sabado as 11:00am, aprox. de 19 horas de viagem (+/- R$ 25,00 )

SUPER-PULLMAN - terça - quinta e domingo, as 16:00, 16 horas de viagem (+/- R$ 30,00 )

FERRO BUS - sai segunta - quarta e sexta, as 18:30, 12 horas de viagem (+/- R$ 60,00 )

Os valores citados é o que cobram na estação de trem na bolivia, comprando com agencias é cobrado uns R$30,00 a mais. Em setembro é baixa temporada se chegarem em Corumbá antes das 16:00 horas da tempo de ir até a fronteira e conseguir as passagens para o proximo dia.

Boa noite à todos !

Alguém poderia me confirmar se essas informações de dias e horários do terminal bimodal de Quijarro/Bol conferem com o atual ? Estou partindo em 04/11...

Link para o post
  • 3 semanas depois...
  • Silnei changed the title to Trem da Morte

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Conteúdo Similar

• Por Yara Almeida
      Ei, tudo bem?
      Alguém sabe me dizer como está Machu Picchu para 2021? Digo com relação à liberação do Parque e etc. Obrigada! Uma amiga e eu estamos nos organizando para irmos em Julho, caso tenha mais alguém, entre em contato pra gente combinar um comboio legal rsrs. 
    • Por HugoNuary
      Então galera, pretendo sair agora día 4 ou 5 de outubro, e fazer a rota: SP rumo a Campo Grande ou Corumba - MS (a rota que ficar mais em conta) seguir para Puerto Quijarro depois tomando o trem da morte rumo a Santa Cruz de la Sierra. Sendo meu destino final Lima. Tenho 30 dias para seguir essa rota, e tentando gastar o mínimo possível durante toda viagem. Meu maior temor é quanto aos valores dos transportes da Bolivia rumo ao Perú, onde se hospedar por la num preço legal. E onde consigo fazer câmbio de Real para BOB e para SOL. 
    • Por HenriqueSantos
      Mochileiros, estou planejando uma viajem, começando dia 2 de janeiro em Campo Grande - MS, até Machu Picchu. Preciso de conselhos e dicas sobre o que posso melhorar no meu roteiro.
      Posso estender a viagem por alguns dias, mas tenho que chegar até dia 18 em Campo Grande.
      Planejo gastar cerca de R$ 2.500,00, mas tenho mais grana pra imprevistos. E a ideia seria ir sem gastar muito com luxo, ao mesmo tempo visitando alguns pontos turísticos interessantes, como o Lago Titicaca, Machu Picchu e Lima. Estou aberto a qualquer tipo de sugestão. Por enquanto eu pretendo ir sozinho, mas aceito companhia
      Valeu!

Roteiro
      Viagem de Ida
      02/12/19 Campo Grande – Corumbá. Ônibus (6,5h)
      Sair de ônibus a noite de Campo Grande e chegar de manhã em Corumbá. A passagem de ônibus para Corumbá custa cerca de 130 Reais.

03/01/19 Dourados - Pt Quijarro – Santa Cruz.  Trem (17h).
      Chegar em dourados, ir para Pt Quijarro cedo, de ônibus municipal ou taxi, e comprar ticket do trem da morte. O trem sai 13:00h (Horário Local). Arranjar almoço e café da manhã pela região mesmo, antes de pegar o trem.

IMPORTANTE: Ir para a fronteira cedo para evitar fila. Tem que entrar na Polícia Federal do Brasil e a aduana boliviana, DUAS FILAS que podem ser demoradas. Verificar onde trocar reais por bolivianos. A comida e água do trem é cara, levar comida e água. E comprar a passagem do trem o mais cedo possível. Levar um livro para a viagem do trem, são =~18h de trem. Corumbá tem 1h a mais que Pt Quijarro.

04 e 05/01/19 Santa Cruz - La Paz - Copacabana. Ônibus (=~25h).
      O trem chega dia 04 em Santa cruz, por volta das 5:40 da manhã.
      Opção 1 (Preferida): Comprar passagem completa com viagem de Santa Cruz a Copacabana. =~250 B, 25h no total.
      Procurar ônibus direto de Santa Cruz a Copacabana. Tem ônibus ao preço de 250 Bolivianos. A viagem dura cerca de 25h no total. Não há muita diferença de preço entre as opções, mas tem diferença de tempo de duração.
      Opção 2: Comprar passagem para La Paz e (180-220 B, 18h), de lá, para Copacabana (35 B, 4h).
      Importante: A indicação de tempo é a de duração de viagem. Não há garantias que conseguirei ônibus com horário colado um no outro. O mais provável é que tenha que esperar algumas horas pelos próximos ônibus.
      Tem que procurar passagem para La Paz na rodoviária, talvez tenha que fazer uma escala em Cochabamba. A duração da viagem varia entre 18 e 24 horas, dependendo da presença de escala ou não. O preço do ônibus para La Paz varia entre 180 e 220 Bolivianos.
      Chego em La Paz e procuro passagem de ônibus para Copacabana. A viagem dura cerca de 4 horas e tem passagens por 35 Bolivianos. Ao que parece, o último ônibus barato sai as 13:30h. Achei outros ônibus depois disso, mas todos estavam bem caros.

05/01 Copacabana e 06/01 Copacabana – Cusco. Ônibus (12h).
      Chego em Copacabana no meio da tarde do dia 05/01, ou início da noite. Durmo num Hostel local, tem Hostel mais barato, por cerca de 60 Reais. A média de preço na região é por volta de 100 Reais.
      No dia seguinte (06/01) procuro viagens à noite para Cusco, e passo o dia conhecendo o lago Titicaca.
      Têm várias Ilhas turísticas no lago, Isla del Sol e Isla Luna são destinos famosos. O barco para levar até as ilhas custa por volta de 30B, assim que chegar na ilha um guia deve aparecer e oferecer um tour por ela. Comida custa mais caro nessas ilhas. Gasto esperado pelo passeio todo: =~ 150 B.
      A passagem para Cusco de Copacabana custa cerca de 150 B, e a viagem dura 12h. Para ganhar tempo e economizar uma grana é bom dormir no ônibus para Cusco.
      A noite pego o ônibus para Cusco.

07/01/19 – Cusco.
      Assim que chegar devo procurar um hostel em Cusco. Tem alguns baratos, na faixa de 70 Reais, ao que parece.
      Comprar o ingresso para Machu Picchu no Museu, negociar um pacote de viagem para o dia seguinte à Hidrelétrica, incluindo a volta, alguns hosteis oferecem esses pacotes e ele custa por volta de 70 Soles (=~ 80 Reais). A tarde devo ter tempo visitar a cidade.
      O ingresso para Machu Picchu custa 152 Soles, aproximadamente 170 Reais (1,12 Reais o Sole). Compro a entrada para o dia 09/01.
      Comprar o ingresso no Museu Casa del Inca Garcilaso de la Vega (Rua Calle Garcilaso, s/n. A um quarteirão da Praça de Armas de Cusco, na esquina com a Plaza Regocijo).
      Na manhã seguinte pego a van para a hidrelétrica.

08/01/19 Cusco – Machu Picchu Pueblo (Águas Calientes). Van (8h) e caminhada (3h) =~11h.
      Vou de van, pelo pacote até a hidrelétrica, e faço caminhada até Águas Calientes, 13km a pé, seguindo o trilho do trem. O percurso de Van dura aproximadamente 8 horas e a caminhada pé leva até 3 horas. Devo chegar perto da noite em Águas Calientes.
      Águas Calientes é uma cidade pequena e tem muitos hosteis. Vale a pena pesquisar e achar um hostel barato. Na internet achei vários na faixa de 100 Reais, mas dizem que lá tem outros muito mais baratos por até 30 Reais.
      Passo a noite num hostel local.

09/01/19 Machu Picchu e Águas Calientes
      Acordo cedo para subir Machu Picchu de escada.
      Para subir em Machu Picchu tem um ônibus, que custa 24 dólares ou caminhada de 2 horas, subindo escada, vou de escada por que 24 dólares é muito dinheiro.
      Visito Machu Picchu e passo o restante do dia em Águas Calientes. Volto no dia seguinte, de volta a Cusco.
      Passo a noite num hostel local.

RETORNO
      10/01/19 – Águas Calientes – Cusco - Copacabana. Caminhada (3h) e Van (8h) =~11h.
      Volto de manhã para a caminhada até o posto das vans, na hidrelétrica. É só refazer o mesmo caminho da ida.
      Volto a Cusco com as vans, o pacote comprado em Cusco deve inclui o retorno. Devo chegar em Cusco por volta do fim da tarde.
      Verificar se tem passagem direto para La Paz de lá, o destino final para o dia é La Paz. Mas como é um destino longe, entre países, eu não sei se encontrarei passagem. Se não encontrar passagem direto é melhor passar a noite em Cusco e viajar no dia seguinte cedinho.
      A viagem de Cusco para Copacabana leva cerca de 12 horas. Saindo as 22 horas de Cusco, devo chegar por volta das 10:00 em Copacabana.

11/01 Cusco – Copacabana – La Paz. Ônibus 12h e Ônibus 4h. 12/01 La Paz, 13/01 La Paz - Santa Cruz. Ônibus 18h.
      Em Copacabana procuro passagem para La Paz e parto assim que der. A viagem de Copacabana para La Paz leva cerca de 4 horas e custa entre 17 e 45 Reais.
      Se tudo der certo devo chegar dia 11 (Sexta-feira) em La Paz, perto do fim da tarde.
      Passo alguns dias em La Paz, e parto dia 13 para pegar o trem na segunda, dia 14.
      Fico em La Paz e conhecendo os locais turísticos próximos a cidade até o dia 13. Partindo de volta a Santa Cruz na tarde do dia 13, para chegar dia 14, segunda, de manhã em Santa Cruz e pegar o trem.
      Gastaria com hosteis, turismo e alimentação dos dias extras.
      Esses dias em La Paz também servem de margem para algum possível imprevisto.

14/01/19 Santa Cruz de La Sierra – Pt. Quijarro. Trem (17h).
      Saindo na tarde do dia 13, em La Paz, devo chegar em Santa Cruz dia 14, de manhã, a tempo de pegar o trem. O trem mais barato de Santa Cruz a Pt Quijarro só sai segunda, quarta e sexta, sempre as 13:20h, dia 14 é segunda então partiu Porto Quijarro.

15/01/19 Pt Quijarro - Corumbá - Campo Grande.
      Dia 15 chego em Pt Quijarro na parte da manhã, vou para a fronteira e para rodoviária em Corumbá. De lá, para casa. A passagem de volta, comprada no dia, custa cerca de 170 Reais.

• Criar Novo...