Ir para conteúdo

Costa Rica: Preciso mesmo de um 4x4 para viajar de carro?


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal,

 

Estarei na Costa Rica no próximo mês de novembro, e pretendo fazer parte da viagem de carro. Terei cerca de 10 a 12 dias para o trecho de carro. Esse trecho seria:

 

Saída de San José

Playa del Coco (talvez desviando um pouco para ir ao Parque Nacional Vulcão Tenório)

Playa Conchal

Playa Tamarindo

Quepos (via Santa Cruz, Nicoya, Ponte da Amizade e Jacó, mas sem parar)

Uvita

Chegada a San José (via Quepos e Jacó, possivelmente; mas considerando a opção de voltar de Uvita por San Isidro de El General, mas sem parar).

 

Minhas dúvidas, a esse respeito, são:

 

1. Preciso mesmo de um 4x4 para esses trechos? Me pareceu que as regiões mais críticas da Costa Rica para dirigir (parte sul da Península de Nicoya, por exemplo) não estão na minha rota e talvez eu conseguisse fazer com um carro normal (o que diminuiria bastante os custos de aluguel).

 

2. Os tempos de viagem do Google Maps já são confiáveis? Vi um relato aqui que não eram, mas o relato é antigo; como os tempos atuais do Google Maps, em um ou dois trechos, bateram com tempos que eu encontrei no guia Lonely Planet e em outros relatos, achei que o Google Maps já poderia estar mais preciso a esse respeito...

 

Espero postar o relato por aqui na volta!

 

Valeu!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Colaboradores

Olá, Ricardo!

 

Acabei de chegar da Costa Rica (pretendo fazer um relato em breve!) e aluguei carro.

Alugamos uma Daihatsu Terios, que é um carro alto, mas não é 4x4.

Fomos em regiões de praia e montanha e ele deu conta do serviço!

Concluímos que foi super importante o carro ser alto, mas não foi necessário ser 4x4.

Na região de Uvita/Quepos/Jacó/San José a estrada é excelente! Qualquer carro vai.

Nas outras praias que vc mencionou não posso te informar, pq não conheci.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, Cláudia.

 

Muitíssimo obrigado pelas informações! Vou mesmo tentar alugar um carro mais alto, que não seja 4x4. Saberias dizer o preço da diária do teu carro (quantos dias, valor total em USD, ja incluindo todos os seguros e taxas)? Qual foi a tua locadora?

 

Sobre o Waze, ótima dica. Nem estava lembrado dele. Pensava em usar o GPS da locadora mesmo... Vou desenrolar um carregador veicular e um chip costa riquenho com internet. O 3G por lá funciona tranquilo pro Waze?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá! Voltei de viagem e estou passando para dar algumas dicas relacionadas à minha pergunta inicial:

 

1. Ótima dica da Claudia, em relação a usar o Waze!

a. Para usar o Waze, nós compramos um chip costa riquenho e colocamos crédito (3000 ou 4000 colones, cerca de 6 a 8 dólares) foi suficiente para passar 14 dias viajando, no nosso caso; e usamos bastante o telefone para ligar para os hoteis, empresas de turismo, parques nacionais, etc.

b. Levem um carregador de celular veicular!

2. Não foi preciso um 4x4 para o trecho que nós fizemos; a não ser a Playa Conchal, em que é preciso passar por um banco de areia e cruzar um pequeno riacho nos dois últimos Km, o que dá para evitar deixando o carro e seguindo a pés o restante do caminho;

3. Alugamos o carro com a Service Car Rental; 14 dias, foram nos entregar o carro na estação de ônibus que chegamos em San José, e entregamos o carro na loja aeroporto (transfer para o aeroporto após a entrega, 5 minutos), tudo isso sem custo adicional; seguimos as dicas de outros mochileiros e fizemos um vídeo da entrega do carro, focando em todos os amassados e riscos, mas não foi preciso usar (ainda assim, sugiro fazer sempre).

 

Espero que a informação seja útil a outros viajantes. ;)

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membros

Oi Maria.

 

Nem lembro onde comprei o chip, mas não foi no aeroporto (evito ao máximo fazer qualquer coisa nos aeroportos porque costuma ser sempre mais caro). Mas acho que se você já achar que vai precisar, é como aqui, em qualquer lugar se compra um chip pré-pago. Peça para a pessoa que atendeu você fazer o cadastro na companhia telefônica e já deixar tudo funcionando. É mais simples que no Brasil. ;)

 

Dica 1: Coloque créditos aos poucos.

Os meus costumavam durar bastante. Usei pra tudo. Reserva de carro por telefone, reservas de hotel, reserva de mergulhos, pesquisa de preço, pegar informações dos lugares que eu iria, etc.

 

Dica 2: Baixe o máximo de mapas do Waze pela wi-fi.

Faça isso nos hoteis que ficar, usando a Wifi, assim você economiza 3G. Eu sempre colocava vários trajetos para simular enquanto estava no hotel (tudo que eu iria no dia seguinte, ou nos próximos dias), assim eu estudava um pouco os trajetos e o Waze já baixava os mapas.

 

Dica 3: Compre ou leve um carregador veicular pro seu celular.

Tive que comprar um na minha primeira hora de viagem, perigando ficar na mão por falta de bateria. Felizmente, o posto que parei vendia de tudo.

 

Boa viagem!!!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Maria. O trecho que fiz tinha estradas muito boas, asfaltadas. Um trecho curto ou outro que a estrada era de barro, para acessar locais específicos: um vulcão que fomos e não lembro o nome, uns 2Km de estrada de barro subindo, mas carro pequeno subia também; a Playa Conchal (se não me engano, foi essa), mais 1Km em areia de praia (se eu tivesse em carro pequeno, estacionava e iria a pés); uma pousada que ficamos perto do Carara, entrava por estrada de barro, tranquilo pra carro pequeno também. Esse tipo de coisa. No mais, as estradas principais muito bem conservadas e devidamente asfaltadas.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...