Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Grande Léo, obrigado pela resposta.

 

Calça imperm. não rola.

Com um poncho em cima e com calças comuns vc não acha que a polaina vai evitar as meias de se molharem?

 

Vc acha viável/possível e melhor, em caso de chuva, deixar a boca da calça por fora da polaina?

Link para o comentário
  • Respostas 36
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra
Vc acha viável/possível e melhor, em caso de chuva, deixar a boca da calça por fora da polaina?

 

Por experiencia própria, nada vai te deixar seco sem a calça impermeável, mas o poncho (sendo comprido) pode funcionar numa boa.

 

A questão de colocar dentro ou fora da calça não vai fazer diferença se não estiver com algum dos dois itens acima. Sem eles, até te deixaria seco por um tempo, mas em minutos de uma chuva média, já estaria com as meias olhadas.

 

Abraço,

Leo

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Outros usos dos gaiters são:

 

- para andar em regiões de campo com vegetação rasteira molhada para não entrar água para dentro do calçado. Exemplo, campos de altitude como os Aparados da Serra RS/SC ou Serra do Quiriri SC/PR.

 

- em terrenos lamacentos e úmidos para não entrar barro para dentro da bota. Exemplo, parte encharcadas das trilhas do Complexo Marumbi PR.

 

- também contra a abrasão de rochas na pele ou calça na escalada. Exemplo, escaladas em vias do Complexo Marumbi PR.

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Colaboradores

Opa, blza?

cara, eu sempre achei que polainas aqui no brasil eram desnecessarias e serviam mais como fantasia do que tudo, porem ano passado estava subindo uma montanha na Bosnia- Herzegovina e o guia usava uma, mesmo no verao. Por curiosidade comecei a conversar com ele sobre os beneficios da polaina. Ele me disse que existem tanto as polainas de inverno quanto as de verao, e as de verao servem para evitar que pequenas pedras ou umidade entrem na bota, protegem nossa perna de capins, espinhos, animais peçonhentos, chuva alem de quando paramos para descansar apos uma longa caminhada se puxarmos a polaina para acima, sobre os joelhos, estas mantem as articulaçoes do joelho aquecidas para quando formos voltar à caminhar.

Sobre a permeabilidade das polainas a maioria é impermeavel, mas nao 100%. Para ser melhorar a impermeabilidade seria bom usarmos uma calça tambem impermeavel, mas como elas tem todos estes outros beneficios ja vale a pena.

Não existe razao para voce usa-las abaixo da calça, o ideal é usar por cima da calça mesmo pois a barra da calça molhada leva a umidade para dentro da bota de qualquer maneira.

Eu comprei uma polaina quando voltei dessa viagem, a minha é da marca la esportiva. Nunca tinha usado até fazer a travessia petropolis-teresopolis, eu nao estava com uma calça impermeavel e começou a chover. entao coloquei a polaina e como ela tem um elastico tanto na parte superior quanto na marca do cadarço da bota a umidade nao entrou na bota e passei o trekking inteiro com as meias secas, enquanto a galera molhou o pé inteiro. Entao o que posso dizer é que é um item que vale a pena sim e nao somente um luxo.

As alças costumam ser feitas de metal bastante resistenes e ficam naquele espaço entre o alcanhar e a frente da bota, entao nao estragam mesmo, a nao ser com bastante tempo. No mais é isso. espero ter ajudado.

grande abraço

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Para picada de cobra sempre vai ajudar...é uma barreira a mais... Me foram bem úteis no Rocky Montains e Torres del Paine... Me ajudaram em:

 

- Evita entrada de Neve na Bota e de Lama também;

- Protege a Bota e Cadarços. As que cobrem o cadarço protegem o cadarço de ficar roçando ou agarrando em alguns tipos de plantas ;

- Minimiza entrada de umidade por cima e pela lingüeta;

- Protege a calça evitando prender em plantas e rasgar;

 

Não é vital, mas ajuda... Eu tenho uma da black Diamond. Comprei meio uma Ferrarie...mas era a que tinha do meu tamanho... mas com o desconto saiu barata uns...40 dolares... Em TDP foi muito útil mesmo!!!

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros de Honra

Olá!

 

Particularmente uso polainas (e gosto) para situações onde irei enfrentar situações de grande umidade na trilha (aqui no PR é comum este tipo de situação na Serra do Mar, vide Marumbi, especialmente agora no verão), para não encharcar a parte inferior da calça, podendo então usar uma calça que não seja impermeável (mais leve e não tão quente), compensando o peso/calor das polainas. A proteção contra picadas de cobras aumenta, ainda que pouco, especialmente nas polainas mais reforçadas, como as da Conquista e as da Quechua (Decathlon).

 

Abraço,

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...