Ir para conteúdo

Bolívia e Machu Pichu baixo custo (500 dólares)


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Pessoal! Fiz a rota Bolívia Machu Pichu em janeiro de 2010 com pouquissíma grana. Como o Mochileiros me ajudou muito, vou tentantar compartilhar aqui as experiências e as dicas que acumulei.

 

20100203233412.JPG

 

A rota: (duração 24 dias - de 6 de janeiro a 30 de janeiro de 2010)

Puerto Quijarro - Santa Cruz de la Sierra

Santa Cruz de la Sierra - Cochabamba

Cochabamba - La Paz

La Paz – Copacabana - Cuzco

Cuzco – La Paz

La Paz - Potosí

Potosí - Sucre

Sucre – Santa Cruz de La Sierra

Santa Cruz de La Sierra - Puerto Quijarro

 

Os relatos da viagem estão publicados no blog Bangalô de Flores, que tem um cunho político social. As fotos estão no flickr do blog.

 

Organizei os custos da viagem numa planilha. Aqui o link novo, pq o outro não funcionava http://www.cijoint.fr/cj201010/cijrzDa7Jq.pdf

 

 

O que levar na mochila?

 

Levar o mínimo de coisas é sempre recomendável. A bagagem sempre volta 50% maior! Lembrando que viajei no verão, portanto, apesar de pegar temperaturas baixas, elas foram amenas do que no inverno. Fui com uma mochila de 60 litros.

 

O que não levar: jeans (pesa muito, não esquenta e demora para lavar e secar)

 

O que levei:

-3 calças de malha finas

-1 calça de moletom

-2 bermudas de cóton

-Produtos de higiene pessoal: creme para o corpo e para o rosto (o clima seco e o frio faz a pele descascar), protetor solar (use mesmo nos lugares frios) e outros produtos de higiene pessoal. Atenção, é possível comprar estes produtos na Bolívia, mas é bom levar.

-Muitas calcinhas

-5 meias

-1 chinelo

-1 tênis bom para caminhadas. Se você não vai fazer a trilha Inca ou outros passeios radicais não precisa de tênis ou bota específico.

-10 camisetas lisas

-2 camisetas de manga

-3 blusas de manga longa (finas)

-1 blusa de frio. Comprei uma na Bolívia. É bom pensar nisto...se você vai comprar algolá, não leve excesso.

-1 cachecol

-1 par de luvas

-Remédios: leve uma farmacinha...É bom levar aqueles pacotinhos de soro, remédio para diarréia, dor de cabeça, febre...termômetro.

-Repelente, apesar de eu não ter usado

IMPORTANTE Lembre-se que na Bolívia e no Peru a energia é 220v ....então cuidado com os eletrônicos para carregar. Leve carregadores de pilha 220v

-Lanterna

 

 

Trocar dinheiro na Bolívia e no peru - moleza

 

Pessoal, não se preocupem em como vão trocar dólar por boliviano ou sololes. Em cada esquina existe milhões de plaquinhas e pessoas com um monte de dinheiro na mão trocando dinheiro. Quando você desce do ônibus em Puerto Quijarro, no mínimo umas 5 pessoas vem até você oferecendo para trocar dinheiro.

 

 

 

qualquer coisa é só perguntar

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 25
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Não postei os relatos aqui porque eles não são bem RELATOS de viagem. Não falam de hotéis, de rotas, não dão dicas de passeios, não falam de custos... Tem um texto de cada lugar que ficamos do ponto de vista do blog, que é sobre os movimentos sociais!

 

Consertei o link da planilha, que não estava funcionando. Parece que não abre em todos os navegadores. Tentem em mais de um.

 

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Lívia,

 

Entendi.

É que, na verdade, está é a seção de Relatos. Há uma dedicada aos blogs e creio que seria melhor que o tópico estivesse lá, pois mais pessoas iriam acessá-lo, certamente.

um abraço.

 

Não postei os relatos aqui porque eles não são bem RELATOS de viagem. Não falam de hotéis, de rotas, não dão dicas de passeios, não falam de custos... Tem um texto de cada lugar que ficamos do ponto de vista do blog, que é sobre os movimentos sociais!

 

Consertei o link da planilha, que não estava funcionando. Parece que não abre em todos os navegadores. Tentem em mais de um.

 

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Pessoal, respondendo algumas dúvidas enviadas para meu e-mail:

 

Vc. está dizendo 24 dias, mas pela sua planilha tem 15 fora ida e volta pra P. Quijaro...?

São 24 dias na estrada, contando ida e volta...até porque faz parte da viagem e tem custos....

 

Vc. gastou pela planilha 1 dia em Cuzco? tá certo?

Certo, não fiquei mais em Cusco porque queria retornar à La Paz para a posse do Evo. Mas Cusco é uma cidade para se ficar 6 dias...

e é mais caro q a bolívia, mas nem tanto como povo fala. Fiquei num Hostel ótimo por 15,00 soles (30 bolivianos) e comi por 3 soles nos mercados...comida

simples, bem temperada e melhor q a dá Bolívia.

 

Os gastos em M. P. está em soles? tem que agendar antecipado ou não?

Os gastos na coluna da esquerda estão detalhados (em soles ou dolar). Mas para fazer as contas, na coluna da esquerda, coloquei tudo em boliviano.

 

Potosi 3 dias? A cidade necessita mesmo de 3 dias ou vcs.

Eu, particularmente adorei Potosí. Apesar de mais alto, na época estava mais úmida. Mas não precisa de três dias. Eu fiquei três dias porque estava fazendo uma matéria sobre os mineiros...O que tem para conhecer mesmo é a mina, que vc faz em uma manhã.

 

foram a Uyuni?

Não fomos porque tinhamos duas opções: ficar mais dias em La Paz para a posse do Evo ou ir para Uyuni. Ficamos com o Evo. Mas não perca a oportunidade, dizem q é mara.

 

Abraços....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Já tentei nos outros navegadores e não abriu, o site informa que o arquivo não existe mais.

Para anexar aqui basta na tela de resposta, abaixo de "salvar, prever, enviar" clicar em anexar arquivo, se não conseguir e puder me mandar via MP ou emai agradeço também.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...