Ir para conteúdo

Viagem "de carona" de salvador a argentina e paraguay


Posts Recomendados

  • Membros

Bom galera, to aqui pra contar essa historia louca que fiz em julho desse ano. Moro em salvador e tive a incrivel ( na verdade louca) ideia de ir de carona, fazer um mochilao. Como estava de ferias tinha em torno de 25 dias pra fazer. Mas como foi minha primeira viagem pra fora da Bahia, n tinha a minima nocao de como seria. Comecei a tracar um roteiro simples- pegar carona na Br e nao gastar nada.

 

Acham que eu consegui? Claro que nao kkkkk. Mas a historia eh interessante rss.

Bom fiz os preparativos inicias. Comprei mochila, lanterna, comida, vasilias de agua, medicamentos e etc. Tirei os documentos, arrumei tudo e la vamos nos...

Claro que amigos e familia acharam super loucura. Disseram qur eu ia morrer de fome, de frio, de assalto, enfim... mto encorajamento kkk. De qualquer forma, fui!

Tinha vistos relatos aqui no mochileiros, videos no youtube, e todos falavam que era tranquilo. Apesar de perigoso, mas sempre dava certo. Entao la vamos nos...

 

Sai dia 5 de junho, minha ideia era pegar um onibus ate a br aqui em salvador, ir a um posto de combustivel que tem varios caminhoneiros. Peguei 2 buzus com minha mochila imensa nas costas e fui. Cheguei no posto e tinham variooooos caminhoes. Blz!!! Vou me dar bem. Mas conversa vai, conversa vem e nada. Todo mundo dizendo que tava sem carga, eaperando...

Duas horas se passaram e eu ainda tava la.

Primeiro eu queria pegar uma carona ate o parana ou foz, mas com o passar do tempo aceitava ate o sul da bahia so pra adiantar o lado. Consegui? Tambem nao.

 

O carinha do posto disse que tinha um casal la que passou 2 dias la, mas que conseguiram carona e ja tinham ido.

E eu nada...

Ja era 2 da tarde e nada... os caminhoneiros comecaram a falar que la demoraria muito, que era pra eu ir em um posto uns dez quilometros a frente que la tinha caminhao saindo pro Brasil todo. Toda hora. Entao pra que melhor ne? Decidi ir mesmo sem saber onde era ou oq ia rolar. Mas o espirito de aventura me moveu!!! Peguei minha primeira carona do posto que eu tava pra o posto que parecia ser o ceu. Sensacao incrivel, levantei o dedo, o cara parou e eu disse pra ond ia e ele: sobe ai!8):-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cheguei no posto e realmente parecia. Um imenso parque dos caminhoes. Tinham uns 200 parados, e varios passando na eatrada. Pensei, agora vai!

 

Entre varios agenciadores, caminhoneiros e gente de la, tinha uma galera de umas 6 pessoas que tambem estavam procurando carona, mas pra fortaleza. Eles ja tavam la a 3 dias...

 

Foi ai que eu pensei: vixiii me dei mau. Mas eles eram 6 e eu so um, entao devia ser mais facil.

A partir dai eu ja tinha oq buscava nessa viagem. Era uma trip pra me conhecer, saber meus limites, me aventurar e me abrir. Certamente me conheceria mais e conheceria o mundo e as pessoas mais do que antes...

 

Sai e rodei todo o patio e encontrei um caminhoneiro que me daria carona, mas tava com a familia... outro que daria, ia pra sao paulo, mas ia esperar carga. E varios outros que simplismente diziam nao. Um deles conversou cmg que eles nao davam mais carona por medo de assalto. E que seria bem dificil... naquela hora meio que ja bateu desespero, comecei a pensar no meu sofa macio, meus programas de tv passando, comida em casa e eu ali, cansado, com peso nas costas , falando com mil pessoas sem conseguir nada. Pra minha surpresa as 6 da tarde a galera que ia pra fortaleza consegui uma carona e foram embora. Creiam, eles 6 conseguiram e eu nao. Anoiteceu, comecou a chover, o posto comecou a esvaziar, e eu tava ali sozinho. Com 1% de esperanca. Fui pra pista e fiquei acenando pra quem passava e nada. Percebi que ja estava chamando atencao... mais de quem eu nao queria, como caras com cara de poucos amigos. Ai nao teve como. Fui pro ponto pra pegar um onibus e voltar pra casa. Tava nervoso. Confuso e com medo. Encontrei um senhor bem falante no ponto de onibus, ele disse que ali agora ia demorar de passar e ele iria de carona. Pedi pra ele me levar, ele disse que sim. Ufa! Ia sair dali, finalmente.

2 caronas no dia e nenhum avanco. Mas voltei pra salvador e fui pra casa.

Cheguei com a cabeca rodando... feliz por ta em casa e triste por nao ter conseguido ir.

Um fracasso... mas eu sei como eu sou, eu nao ia desistir

Eu queria fazer essa viagem e ia fazer essa viagem

E eu fiz.

 

 

Continua...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Foda cara, triste pelo Brasil ser assim ainda. Estarei pegando carona de foz até ushuaia, e depois até o chile, ja conversei com muita gente que fez isso e creio ser bem mais facil.

 

Mas serviu de experiencia pelo menos rs

 

 

Verdade. Mas a historia tem um final feliz ainda rss vou continuar a contar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Continuando...

 

Ae galera, agora chega a parte divertida desse relato doido sobre essa historia doida kkk.

 

No outro dia acordei e meus neuronios cmecaram a trabalhar pra criar um plano novo. Pensei em varias possibilidades e vi que talvez eu poderia estar com um pouco de vergonha por estar pegando carona na minha cidade, pelo que os outros iam pensar entao pensei em ir p outra cidade e comecar de la.

Ai pensei em sao paulo, brasilia, mas decidi mesmo cmc do rio. Assim do nada. Acordei e algumas hrs e pesquisas depois decidi... " eh vou pro rio".

 

Digo uma coisa... se vc quer viajar de carona e n gastar dinheiro, n tenha dinheiro, pq seu psicologico afeta kkkkkk.

Comprei a passagem pela avianca e la fui eu as 5 da tarde no meu primeiro voo.

 

Da pra imaginar q eu so achava q aquele trambolho ia cair ne? E aqueles estalinhos no ouvido pela altitide? Bizarro . Mas cheguei no rio no cmc da noite. E ali percebi q tava super longe de casa e agr n tinha mais volta.

 

Sentei no aeroporto pra pensar p onde ir e... decidi ir pra rodoviaria, ou seja, nada de carona... fail!!!

 

Olhei umas passagens na rodoviaria do rio e vi q pela manha saia buzu pra curitiba, entao comprei e decidi passar a noite la.

 

Sai e dei uma voltinha meio amedrontado ja que os taxistas ficavam me botando medo dizendo q n era nem um pouco seguro. Vi umas escolas de samba. Sao januario. O vidigal. O iconico largo dos leoes onde tomei uma cerejinha e voltei...

 

Dormi sentado no banco da rodoviaria... ate a hr q o pessoal passou lavando o chao ne... ai acorda td mundo e ja viu.

 

Pra quem eh do rio ou ja passou la, sabe q a rodoviaria tem varias tomadas pra plugar o celular mas todas estavam ocupadas... celular descarregado fiz minha primeira boa acao ( sqn) e desliguei um daqueles tokens q ninguem tava usando pra carregar meu cel... afinal, economizava energia ne? Kkk

 

Pela manha banho tomado e partiu eu. Num onibus vazio. Tinha tipo umas 8 pessoas rumo a curitiba.

 

A partir dai so vi lindas paisagens... serio gente. O interior do rio ate sampa eh lindo. Resende. Seropedica. Vale... paisagens incriveins com pinheiros. Neblina. Tudo lindo.

 

Pra minha sorte o onibus parava rm quase td rodoviaria e foi assi. Q conheci mesmo q rapidinho a basilica de aparecida. A cidade em sim eh voltada pra ela. Incrivel.

 

 

 

Depois sao paulo era mto predio e o onibus nao parou entao eu dormi... quando acordei ja tava no interior do parana, chegando em curitiba. O onibus tinha ar condicionado mas eu tva sentindo algo estranho... ai qdo cheguei em curitiba e desci do buzu tava mais frio que la dentro :-D:grin:

 

Faziam 8 graus... meia noite. E eu de bermuda e camiseta. Me intoquei com 3 camisas 1 jaqueta, duas calsas, gorro e fui eu pasaar a noite mais fria da minha vida.

 

Continua...

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Voltando...

 

No dia seguinte, amanheceu e, olha que legal?! Nao esquentou... sim fomos de 5 para 7 graus as 9 da manha. Finalmente tomei coragem e 30 copinhos de chocolate super quente e sai pra conhecer a cidade.

 

De cara me deparei com todo mundo de gorro, bota, casaco, luva. Luva?

 

Eles moram aqui e tao de luva? Imagina eu que sou de salvador.

Corri pra aquele mercadao famoso que tem perto do parque e tratei de compra um par. Fiquei supppper chic kkkk. Me senti nas zoropa.

 

Mas o frio n tava pra brincadeira. As extremidades sofrem, entao se vc for pra algum lugar frio, recomendo que va preparado.

 

Dito isso, posso afirmar que curitiba é sem duvida o lugar mais bonito que ja vi. As pessoas sao agradaveis, é tudo muito limpo e organizado. E aquele ponto de onibus é um charme.

 

Depois de perambular bastante tava cansado entao fui pro hotel em frente a rodoviaria pra descansar. E la tinha wi fi. Hora de mandar noticias e tal.

 

Fiz um roteirosinho de curitiba a Foz. Passava por varias cidadesinhas e meu intuito era ir de carona.

 

No dia seguinte entao levantei, fiz chek out e fui... como nao vi muitos caminhoes e era um sabado decidi ir a cidade mais proxima de onibus. Entao partiu campo limpo.

 

De la ia pegar uma carona mas... n tinha nenhum caminhoneiro por la. Mas pelo menos tinha esquentado. Uiii blz

 

 

Conheci a cidade pois tava tendo uma feirinha com comidas tipicas e coisas da regiao.

Comi

Comi

Comi me fartei

Tem sabores de pasteis que nunca ouvimos falar. Recomendo.

 

O problema foi que ja tava de tarde e eu tinha que ir embora... como nao tava mais saindo onibus, decidi ir a pe ate a Br, era pertinho e de la ia usar o dedo mesmo. Acredite.

Levei 3 hrs pra chegar na Br e claro, me perdi.

 

2 caminhoneiros me ofereceram carona sem eu nem pedi, mas eles iam para o lado contrario.

 

Parei num posto e perguntei onde tinha um posto da receita e um rapaz me disse que era 10km ... bizarro. Andei como nunca. No meio da rodovia mesmo. Ja tva pensando onde ia passar a noite com um camp e meu saco de dormir.

 

Fiz uma linda placa de papelao dizendo: proximo posto.

 

Mas nao funcionou

 

Depois de muito andar so queria chegar em algum lugar... quaquer que fosse.

 

Vi um lugarsinho chamado itambe. So tinha uma fabrica de cimento. Perguntei ao porteiro se tinham caminhoes la e ele disse que eles ja estavam saindo... entao fui correndo para o fundo da empresa e vi 2 camonhoes parados.

 

 

Minha ultima chance no dia. Falei com. O cara que tava terminando de carregar... ele era paraguaio mas rolava um portunhol.

Perguntei se me levaria ate sao luiz do puruna e ele aceitou

 

 

Uhoooo

 

Blz

 

So que perguntando a ele pra onde era a carga advinhe?? Pro paraguai haha

 

Passagem direta? Ninguem rejeita...

 

Continha

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...