Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Posts Recomendados


Alguém indo pro Jalpao em agosto? Vou dia 8 e volto 15!!!!

 

Aline, vou em Dezembro, mas aproveito o espaço pra pedir suas dicas quando voltar!

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post

Pessoas,

 

para quem está na dúvida se faz o passeio de forma autônoma ou se contrata um pacote de agência, compartilho a experiência que tive no Jalapão. Foram 5 dias pela região, de forma autônoma, sozinho em uma moto. No meu roteiro teve uma tentativa de chegar a Pedra Furada (areião pesado + final de tarde =ficou pra próxima); Cânion Sussuapara, Cachoeira do Lajeado, Cachoeira da Velha, Praias do Rio Novo, Dunas, Mirante da Serra do Espírito Santo e das Dunas, Fervedouro do Ceiça e Cachoeira da Formiga.

 

- https://caminhosdomato.blogspot.com.br/2015/09/brasil-central-jalapao-tocantins.html

 

Optei por ficar acampado durante minha passagem, assim não precisei fazer grandes deslocamentos durante o dia, rodava cerca de 90~100km por dia. Camping 0800 na pousada de acesso à Cachoeira da Velha e nos fundos da casa da Dona Benita (de frente à entrada pras Dunas). Tive que pagar pra ficar no camping da Cachoeira da Formiga, 30$ a pernoite, em compensação na manhã seguinte fiquei com a cachoeira só pra mim rs.

 

Jalapão não é esse bicho sinistro que falam, mas também não é moleza.

Compartilhar este post


Link para o post

Acabei de voltar do Jalapão =D

Depois vou tentar montar um texto mais completo, com fotos e informações mais detalhadas, mas vou fazer um resumo para ajudar quem vai nos próximos dias.

 

Viagem

Optamos por conhecer os atrativos próximos à Mateiros. Fomos em dois carros, uma caminhonete 4x4 e uma pálio adventure, sem tração mas com recurso de lock. Seis adultos, uma criança de 11 anos e outra de 7. Escolhemos ficar em camping e levamos comida suficiente para os todos os dias de passeio.

 

Percurso

Ida - https://goo.gl/maps/gGgnTQ8CNAH2

Brasília - Luís Eduardo Magalhães - Placas - BA 460 - BA 459 (até aqui muitas retas e asfalto em bom estado) - BA 458 (primeiro trecho péssima estrada de terra, carros baixos não passam. Segundo trecho está melhor, única opção de estrada) - Galhão - Mateiros

 

Volta - https://goo.gl/maps/6o1NG6f71gM2

Na BA 458 passamos por um pequeno trecho de asfalto. Desconfiamos que ia até Dianópolis e o chute foi certeiro. Então na volta, ao invés de seguir na BA 458 seguimos até Dianópolis. No Maps esta estrada consta como terra mas está TODA asfaltada e bem boa.

Mateiros - Galhão - BA 458 - Dianópolis - Luís Eduardo Magalhães - Brasília. Aqui a sugestão mais comum é seguir por Taguatinga. Mas analisando o mapa você vai ver que a estrada de Luís Eduardo é bem mais reta e praticamente não corta cidades. O desvio compensa, a estrada que vai de Novo Jardim a Luís Eduardo está boa e tem uma paisagem bem interessante.

 

Camping

Ficamos no Camping do Seu Vicente, fica entre Mateiros e São Félix. Local extremamente agradável, às margens do Rio Formiga. O Roberto e a Naná, que atualmente cuidam do camping, são muito atenciosos, nos deram muitas dicas.

Tem restaurante, mas como levamos comida não comemos lá nenhuma vez. Tem 3 banheiros razoavelmente limpos com dois chuveiros, um deles é quente. Tem lâmpadas e tomadas espalhadas, você pode montar um acampamento bem iluminado e com tomada do lado.

 

Estradas do Jalapão

A estrada Mateiros-São Félix é transitável em veículos sem tração, desde que não sejam muito baixos.

Nos informaram que a estrada Mateiros-Ponte Alta está muito ruim. Nos recomendaram não transitar com a Pálio além da entrada das dunas.

De todos os atrativos que visitamos os únicos acessáveis sem tração foram o povoado do Mumbuca e o fervedouro do Ceiça. Para os outros é melhor não arriscar, muuuita areia. Nos disseram que é comum quem está sem 4x4 parar próximo à entrada dos atrativos e pedir carona para os carros traçados.

 

Atrativos

 

Os atrativos são fáceis de encontrar, em geral tem placas nas encruzilhadas. Um pequeno estudo ou se informar na pousada/camping é suficiente.

 

Vou falar como dividimos os dias, não é bem uma sugestão de roteiro, tem muitas coisas que não visitamos.

 

1º dia

Como estávamos pertinho começamos com a cachoeira do Formiga. A entrada custa R$ 20,00, tem uma área bem agradável com mesas e churrasqueiras improvisadas. Tem restaurante e bar no local. O lugar é ESPETACULAR, tanto o poço quanto o rio mais abaixo. Arranje um jeito de fotografar embaixo d'água. A opção mais econômica são as capinhas impermeáveis para celular, pode comprar porque vai valer a pena.

 

Depois da cachoeira, finzinho de tarde, fomos no fervedouro do Ceiça. A entrada também é R$ 20,00. Nem vou tentar explicar como é, não tem como. Só digo que os adultos que entram ficam rindo igual crianças.

 

2º dia

O plano era sair bem cedo do camping e fazer o mirante da Serra do Espírito Santo, a Prainha do Rio Novo e as Dunas.

A parte de sair bem cedo falhou, chegamos no mirante por volta das 9h da manhã. Fomos BURROS de insistir em fazer a trilha. Não cometa esse erro. A trilha é uma subida muito pesada mais 3km em uma área plana. O visual é incrível mas alguns do nosso grupo desistiram de continuar a trilha depois da subida e quem continuou passou mal por causa do calor. A vista que realmente compensa está depois desses 3km, só subir não vale a pena.

Perdemos o resto do dia, cansados, com dor muscular e passando meio mal. Se não chegar no começo da trilha até NO MÁXIMO 7h da manhã, NÃO SUBA. Queria que alguém tivesse me alertado assim, então por favor ouça esse conselho.

 

3º dia

O pessoal do camping nos falou para não deixar de ir na Cachoeira do Prata. Disseram que um fazendeiro comprou a área e vai fechar a visitação. Realmente, chegando lá vimos que os moirões já estão fincados, só falta passar o arame na cerca.

O lugar é muito bonito, o Prata tem a água mais rápida e fria do que o Formiga. Não tem bar nem restaurante, tem que levar comida e bebida.

De lá seguimos para o fervedouro Bela Vista. (entrada R$ 15,00). Cada fervedouro é único, esse é o maior e não te joga tão pra cima, mas a areia lá é bem interessante.

Demos um pulinho em São Félix só para conhecer, tem mais estrutura do que Mateiros.

 

4º dia

Não deixe de ir no Encontro das Águas. É menos falado mas muito legal. A entrada é R$ 15,00, tem um fervedouro bem pequeno. Não subestime, é muito forte e nesse realmente não dá para afundar. Do lado uma trilha beem curtinha te leva ao encontro do Rio Formiga (com a água azul e quente) com o Rio Soninho (água gelaaada). Divirta-se na junção dos dois.

Não resistimos e voltamos para a Formiga. Fizemos almoço e curtimos a tarde por lá.

Para finalizar, povoado do Mumbuca. É a única estrada fora a principal que você pode ir com qualquer carro sem muito medo. Mas se você não tem sensibilidade para turismo histórico/antropológico, não vá. É um povoado pequenininho, com uma loja de artigos de capim dourado e um bar pitoresco. As crianças cantam para os turistas. E só.

Se quiser só comprar capim dourado, há uma loja na estrada Mateiros-São Félix, perto da entrada da cachoeira do Formiga, que nos disseram que é bem mais barata.

 

Dicas

Leve dinheiro.

A gasolina é MUITO CARA (antes do aumento dessa semana estava R$4,70 o litro). Os postos não tem Etanol.

Reserve a comida. Nos disseram que no Jalapão não é difícil você ficar com fome e com dinheiro no bolso.

O Jalapão não é bicho de sete cabeças. Com 4x4, vá sem medo, sem 4x4, vá com cuidado, mas vá.

 

Ufa, por enquanto é isso. Espero que ajude!!!

  • Gostei! 2

Compartilhar este post


Link para o post
8 minutos atrás, Carolina Gina Shin disse:

Alguem q possa ir no dia 23/12?? (Na semana do natal) 

 

Putz, tô indo dia 05 de dezembro.

Compartilhar este post


Link para o post
Em 30/06/2017 em 10:40, Danilo Urso disse:

 

Oi Danilo, desculpe a demora pra enviar o material, é que ando muito ocupada fazendo roteiro de uma viagem de 3 meses pra Asia e Europa kkk ;) vai ter planilha tb!! Contarei tudo no instagram @quemamaviajar e @ilcaalves 

Voltando ao Jalapão, vou esclarecer um pouco sobre a planilha e como foi a viagem. Desde de 2015 muita gente entra em contato pedindo a planilha, então vou ver se consigo colocar aqui pra vocês. Podem continuar entrando em contato sem problemas, só fico triste quando vejo que a pessoa já viajou antes que eu tivesse tempo de enviar a planilha e ajudar. Então segue meu relato:

Saímos eu e meu namorado de Goiânia rumo a Palmas, em um Grand Vitara 4x4. Fomos para Palmas porque íamos em um casamento. Um dia depois do casamento, nós, os noivos e mais 15 pessoas (convidados) fomos para o Jalapão. Eles foram em 3 S10 alugadas lá em Palmas.

1º Dia: Saímos cedo rumo a Ponte Alta, passamos no posto para abastecer e comprar água (eu e meu namorado já havíamos comprado muita comida que não ia perder durante a viagem, como salaminho, pão, amendoim, frutas secas, leite ninho, toddy haha, muita coisa)  e de lá pegamos algumas informações sobre a localização da entrada da Cachoeira da Velha, pois a ideia era passar a tarde na prainha do rio novo (próximo a Cachoeira da Velha) e depois pegar o pôr do sol nas Dunas. Próximo a saída de Ponte Alta, passamos no Cânion Sussuapara, muito lindo e diferente, não gasta mais de 15 minutos, vale a pena passar lá. Tinha placa indicando o caminho. Depois, seguimos rumo a Cachoeira da Velha, passamos por uma porteira onde deu o km que o pessoal de Ponte Alta falou, andamos mais um pouco e não encontramos outra entrada, então decidimos entrar na porteira que vimos antes. Claro que nos perdemos e não achamos a cachoeira, quando encontramos o caminho de volta, resolvemos ir direto para as Dunas para não perdermos o pôr do sol. Dai descobrimos que se tivéssemos andado mais um pouquinho teríamos visto a placa de entrada da Cachoeira da Velha e do lado a das Dunas. Claro que perdemos o pôr do sol rs... Na volta eu e meu namorados atolamos, porque é muitaaa areia e o Grand vitara é baixo para isso, um pouquinho de barbeiragem também segundo meu namorado rs. Tivemos sorte porque tinha muitas Trollers de turismo que nos tiraram de lá sem custo! Pessoal muito bacana! Depois fomos para Mateiros e hospedamos no Hotel Panela de Ferro.

2º Dia: Conhecemos a Dona Floraci, a sobrinha neta da percursora do artesanato com capim dourado da região, que estava pedindo carona até a comunidade Mumbuca. Como estava somente eu e meu namorado claro que aceitamos e acabamos indo com o pessoal para o Fervedouro do Pequizeiro, onde ela morava. No caminho ela contou muitas histórias da comunidade, sobre as dificuldade que tiveram e suas batalhas na vida. A energia elétrica havia chegado a pouco tempo para a comunidade pensa como eles viviam... A Dona Floraci estava começando a abrir o seu fervedouro para os turistas então não tinha nenhuma estrutura, mas tem um rio lindo, muito gostoso para banho. Quando fomos embora, ela nos convidou para acampar lá, mas ainda íamos com o pessoal até a Cachoeira da Formiga. Levamos brinquedinhos e paçoquinha para dar para as crianças da comunidade, acabamos dando tudo para os netos dela que ficaram muito felizes. A Cachoeira da Formiga é umas das mais lindas que já vi, com certeza não pode faltar no roteiro. De lá nossos amigos iam seguir viagem para São Félix e eu e meu namorado decidimos acampar na Cachoeira da Formiga.

3º Dia: A noite na cachoeira da Formiga foi um pouquinho tensa, tínhamos levado barraca, escutamos uns passos e tal, mas foi tudo bem, acordar com aquela cachoeira todinha pra gente foi incrível! De lá fomos para o Fervedouro do Buritizinho, o mais lindo de todos pra mim! Tem um rio muito bonito bom para banho também. Almoçamos lá, a comida da região é muito gostosa e cara, pois é difícil chegar comida por lá, principalmente carne. De lá fomos para o Fervedouro do encontro das águas, que realmente é o mais legal de todos. Depois resolvemos ir acampar no Fervedouro do Pequizeiro e rever a Dona Floraci, antes de sair da comunidade. Quando chegamos lá já estava escurecendo e somente as crianças estavam na casa. Os avós estavam trabalhando e voltariam no outro dia. Eles deixaram a gente acampar na beira do rio. A beira do rio tinha uma prainha e muita mata, ficamos com receio de bichos, mas foi lindo, nem colocamos a lona da barraca, ficamos vendo o céu lindo com estrelas, muito romântico.

4º Dia: Íamos para o Fervedouro do Seiça (o maior da região), mas antes resolvemos passar na loja do capim dourado e conhecemos o Jesus, um cara que resolveu morar na comunidade e estava querendo carona até Mateiros. Dissemos que ainda íamos em um fervedouro antes, e ele acabou nos levando até lá. Depois nos deu a dica de irmos até o Fervedouro dos Buritis, e ele nos levou até lá também. Muito lindo! Parece o buritizinho só que maior. Almoçamos lá, depois deixamos o Jesus em Mateiros e partimos para as Dunas para pegar o pôr do sol. Fomos os primeiros a chegar, as Dunas eram nossa. Claro que atolamos de novo na volta kkk. Dessa vez fomos atrás de uma Troller para não ter perigo e ir pelo melhor caminho, mas a Troller atolou na nossa frente e tivemos que parar, aí já era, atolamos também... Depois de outra Troller nos ajudar como da outra vez, na estrada um casal pediu carona para Mateiros e demos. Eles eram malabaristas e estavam ali há alguns dias esperando carona para ir pra cidade. Muita história interessante novamente. Voltamos para Mateiros, ficamos em um hotel que o Jesus havia nos indicado, mais em conta, infelizmente não lembro o nome. Fica do lado de um mercadinho.

5º Dia: Saímos de madrugada, 4:00, para ver o nascer do sol da Serra do Espírito Santo, chegamos por volta das 4:30, o sol lá tava nascendo por volta das 5:00 então não pegamos o início, a subidinha foi pankzinha para mim que tava sedentária, e super tranquila para meu namorado, mas conseguimos pegar o sol nascendo ainda, tiramos umas fotos legais, tem alguma no meu instagram @ilcaalves   Fizemos a trilha lá em cima, ficamos muito tempo por lá curtindo, de lá de cima dá pra ver as Dunas pequenininhas e entender por que elas estão ali. Descemos e seguimos rumo a Cachoeira da Velha. Próximo a serra passamos em uma casinha para beber água, pois a nossa tinha acabado. Conhecemos uma senhora muito gente boa que nos contou sua história muito interessante e sofrida. Ela nos deu água e cadeira para descansar. Lá é muito interessante, muitos turistas passam por lá e deixam suas marcas nas paredes. Seguimos nosso caminho, pegamos aquele atalho que algumas pessoas aqui do mochileiros contam, muito mais perto sem dúvidas. Chegamos na Cachoeira da Velha, muito linda, e seguimos para a prainha do rio novo, tomar banho de rio, e a ideia era acampar por lá... Lá é lindo, vale a pena conhecer, mas tinha uma placa de proibido acampar. Seguimos para Ponte Alta, onde dormimos.

6º Dia: Fomos ver a pedra furada, quase atolamos de novo, ainda bem que não, pois não tinha mais ninguém por ali... Muito legal a pedra furada! De lá seguimos rumo a Cachoeira da Fumaça, que já não é mais no Jalapão, mas se tiverem mais tempo vale muito a pena conhecer, só preciso avisar que se quiser seguir o caminho para Almas, como fizemos, tem uma ponte muito perigosa de atravessar, os moradores da região colocaram fogo na ponte já quebrada como forma de protesto. E de lá, que já é território de Almas (TO), continuamos nossa viagem pelas cidade do Tocantins até chegar na Chapada dos Veadeiros em Goiás, mas essa história fica pra próxima vez.

 

GASTOS DA VIAGEM JALAPÃO-T0-CHAPADA DOS VIADEIROS-09 A 25-10-2015.xlsx

Compartilhar este post


Link para o post

Olá! estou querendo ir no feriado do dia 12/10 com meus filhos de 4 e 3 anos.... já estudei bastante mas por conta das crianças estava tendendo a procurar uma agência... como ficou em cima da hora me cobraram R$ 4.500,00! achei um absurdo! falaram que a diária do carro é R$ 700,00 (!!!!). eu estou acostumada a viajar dirigindo, já subi do RJ ao Nordeste, fiz Bonito de carro, já fiz MG, SP, as crianças estão desde pequenas viajando comigo de carro.... mas fiquei apreensiva por conta da areia, pensei em alugar um 4x4 em Palmas mas vi relatos de pessoas que atolaram no 4x4.... afinal, em 4x4 dá pra fazer ou não? as estradas são bem sinalizadas? vão ser 4 dias e 3 noites, vi uns roteiros que dá pra fazer com os pequenos (infelizmente faltam relatos de mães mochileiras com filhos tão pequenos e sozinhas). bom é isso, aguardo dicas sobre a questão da estrada que é o único limitante pra mim.

 

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Conteúdo Similar

    • Por Mônica Ferreira Lima
      Gente, se querem conhecer um lugar ainda isolado, com águas cristalinas e visual lindo, com fácil acesso, é lá. Cachoeiras, rafting, caminhadas, tudo bastante simples. Inclusive a hospedagem, mas com muito carinho e atenção. Ainda por cima, conhecemos a cidade histórica de Natividade. Show!




    • Por guilhermenavarro
      Duração: 7 dias, passando a primeira e a última noite em Palmas.
      Veículos: Duster 1.6 (Movida), Renegade 1.8 (Unidas). 09 pessoas.
      Acesso aos atrativos sem carro 4x4: Ao fim do texto há uma lista dos atrativos visitados e especificações sobre o acesso.
      Época do Ano: Fim da estação chuvosa, início da estação seca. Caíram apenas algumas gotas de chuva durante a semana.
      Roteiro básico: Palmas – Ponte Alta – Mateiros – cidade de Rio da Conceição – Pindorama do Tocantins – Palmas. Foram percorridos cerca de 1200 km.
      Custo por pessoa: cerca de 800 reais + passagem aérea. O valor total da viagem foi contabilizado e dividido entre as 09 pessoas do grupo pelo aplicativo Tricount. Nesses 800 reais considera-se quase tudo o que foi gasto, inclusive passeios, camping, hostel, almoços, aluguel de carro e combustível.
       
      Domingo, 29/04. Palmas, Praça dos Girassóis, Praia da Graciosa, Hostel Aconchego.
      Aluguel de Veículos
      Alugamos a Duster pela Movida. Foi pago 926 reais pelos 7 dias; a Movida não oferece franquia reduzida, sendo que o valor é de 1800 reais e caso o dado ao veículo seja menor do que esse, paga-se o valor do concerto. Me ofereceram seguro contra terceiros, seguro contra pneu furado e vidros, porém não achei nenhum deles vantajoso.
      O outro veículo foi alugado na Unidas, lá eles oferecem o Renegade. Há uma vantagem: a franquia reduzida, que aumenta o valor do aluguel, porém a franquia fica por 500 reais. O valor total pago pelos 7 dias foi de 1400 reais.
      Mas porquê a busca pela franquia reduzida? Já prevíamos que as estradas de terra, pedra e areia fossem danificar esses veículos, especialmente o Renegade, que é mais baixo e que não possui um local feito pra que se amarre a corda ou cinta pra viabilizar o reboque. A Duster possui um ferro com um furo no meio, tanto na dianteira como na traseira que facilita muito o reboque.
      Porquê não alugar uma 4x4? É simples, em Palmas o valor da 4x4 era quase 5 vezes maior que o da Duster e do Renegade, por volta de 4.500 reais durante o mesmo período de uma semana.
      Conhecendo Palmas
      Cheguei em Palmas cerca de 06 horas antes do resto do grupo, aproveitei pra conhecer a cidade, apesar de não achar muita coisa pra se fazer por lá.
      Conheci o Palácio do Araguaia, de fato bem bonito. Próximo a ele ficam dois monumentos em homenagem a Luis Carlos Prestes e à Coluna Prestes.
      Após o passeio cultural, achei legal ir conhecer as praias que margeiam o Rio Tocantins. Elas em geral são cercadas por uma rede que impede a entrada das Piranhas (ainda bem hahaha). Conheci a Praia da Graciosa, é simpática, mas não é grande coisa; pude me refrescar enquanto esperava o resto do pessoal.
      A cidade de Palmas parece uma USP gigante, pra quem conhece a Cidade Universitária... São inúmeras rotatórias e avenidas. As avenidas se estendem por muitos quilômetros, não há trânsito, é uma cidade planejada.
      Hospedagem
      Ao fim da tarde, fui atrás de um lugar pra ficarmos a primeira noite em Palmas. O primeiro lugar que fui, adorei! É o Hostel Aconchego (foto 1).
      Fiz o percurso entre o Aeroporto e o Hostel em cerca de 25 a 30 minutos. O lugar é bem bonito e aconchegante (hahaha é verdade), há uma rede do lado de fora, cadeiras e mesinhas. Do lado de dentro é muito limpo e organizado. Pagamos por volta de 40 reais por pessoas, com direito a um ótimo café da manhã – com uma série de ingredientes locais, um suco de Cajá maravilhoso, goiabada... meu deus hahahaha – e as ótimas dicas e conversas com a Ariela, moça que nos recepcionou no Hostel. Gostamos tanto do local que passamos nossa última noite lá, novamente

      Foto 1: Em frente ao Hostel Aconchego, com a Ariela (a esquerda).
      Feira Local
      A nossa janta foi numa feira local, pra mim o melhor lugar de Palmas. Pudemos encontrar muita comida boa e barata, além de artesanato feito com o capim dourado – num preço muito mais em conta do que se encontra no Jalapão.
      Na feira há muitos tipos de caldos, um que é muito bom e local é o Caldo de Chambari (R$ 7,50) (foto 2). Nós gostamos também de um prato que chama Jantinha, onde vem MUITA carne picada, arroz e feijão tropeiro (R$ 10,00).

      Foto 2
      Vale lembrar que passamos em um supermercado e garantimos mantimentos pra quase toda a viagem... muita água, miojo e pão! Hahahahah
       
      30/04 Ponte Alta – Dunas do Jalapão (Antes de Mateiros), via TO-255.
      Passeios do Dia: Cachoeira do Lajeado.
      O café da manhã no Hostel começava as 07. Saímos um pouco tarde, por volta das 09 horas de Palmas, uma vez que paramos numa loja de pesca pra comprar fogareiro.
      Fomos em direção a Ponte Alta, lá abastecemos o carro e seguimos sentido Mateiros pela TO-255. Quando falo o nome das estradas, não é porque está indicado, mas só pra vocês acharem elas no Google haahha
      A ideia inicial era ir para a Cachoeira da Velha, a 30 km da estrada principal, e terminar o dia nas Dunas, a 6 km da estrada principal. Não sabemos se carro sem ser 4x4 chega a Cachoeira da Velha, por ser muito longe deixamos de ir. Em relação as dunas, os 6 km seriam feitos a pé, não fosse a pick up que nos ofereceu carona na caçamba.
      Há um camping em frente à entrada das Dunas, cuja diária é 25 reais por pessoa. Passamos a noite por lá. Eles servem almoço, deve ser em torno de 30 a 35 reais, porém ficamos com o nosso miojo... o moço disse que seria complicado fazer a janta, pois não havíamos avisado que iríamos jantar lá, e então ele teria que matar a galinha ainda... ok né
      De fato, o que fizemos foi ir a Cachoeira do Lajeado (Foto 3), chegamos lá com certa tranquilidade sem carro traçado, além do fato do caminho até ela ser curto. A cachoeira é mais legal do que as fotos que vimos pela internet, talvez as pessoas tenham ficado apenas nas primeiras quedas.... Há uma pequena trilha, que qualquer pessoa com básico preparo físico consegue fazer e chegar no poço da cachoeira, onde há a maior queda.

      Foto 3
      Terminamos o dia na frente das dunas, porém chegamos após o anoitecer. Atolamos algumas vezes, a maioria delas bastava alguém empurrar pra desatolar. Em um dos casos, um guia que passou com turistas numa caminhonete 4x4 nos salvou! 😃
      O camping em questão era o da Dona Benita (Foto 4). Senhora muito simpática, com uma ótima cachaça 51 com Jalapa, uma batata da região.

      Foto 4: A cachaça fez efeito
      Tempo de Viagem Palmas-Ponte Alta-Dunas
      Não consigo lembrar exatamente quanto tempo demoramos no percurso Palmas-Ponte Alta-Dunas, o que é certo é que curtimos uma cachoeira ótima (por cerca de 2 horas) no meio do caminho, e que saímos de Palmas as 09 horas da manhã e chegamos nas dunas por volta das 19 horas da noite.
      Condição das estradas
      A estrada de asfalto que liga Palmas a Ponte Alta é ruim. Por vezes é um tapete, do nada há tantos buracos que você tem que escolher o menor e passar por cima. Tem que ir de vagar.
      A estrada que liga Ponte Alta a Mateiros passa pelo acesso a Cachoeira da Velha, pela Cachoeira do Lajeado, e pelas dunas é a pior do Jalapão, complicadíssimo para carros não traçados.
      Apenas pra explicar o que torna essa estrada (TO-255) complicadíssima: Os carros atolam quando passam pela Areia (foto X), pelo menos na época seca o problema não é lama. Além disso há inúmeras pedras e verdadeiros blocos na pista. Em um dos trechos, há um morro, onde passar por ele é tão complicado que colocaram um pouco de asfalto nesse trecho; o problema é que há tantos blocos antes do asfalto, e um degrau tão grande entre o asfalto e a pista de “terra” que tivemos que fazer uma força tarefa pra melhorar a pista e os carros passarem (fotos 5 e 6).

      Foto 5

      Foto 6: Haviam blocos de pedra muitos grandes logo antes de um pequeno trecho asfaltado, exatamente pelo relevo ser íngreme nessa porção da rodovia que liga Ponte Alta a Mateiros.
       
      01/05 Ponte Alta – Mateiros, via TO-255.
      Passeios do dia: Mirante do Espírito Santo, Cachoeira do Formiga.
      Para ver o nascer do sol no Mirante do Espírito Santo, saindo das dunas, acordamos 03:30, desmontamos as barracas, e saímos do Camping as 04:00.. 04:20. Atolamos algumas vezes logo após a saída do camping hahahaha, chegamos rapidamente ao acesso da trilha.
      Sem carro 4x4 não vale a pena pegar essa acesso, mas sim estacionar na própria estrada principal e percorrê-lo a pé, é muito curto.
      Não sabíamos disso, fomos de carro e a Duster atolou (foto 7); o Renegade conseguiu voltar e ficou pela rodovia.

      Foto 7: Duster atolada no acesso à partir da estrada principal para a Trilha do Mirante do Espírito Santo.
      Abandonamos o carro (Foto 8 ) no acesso. A trilha é bem pesada, porém curta. É pesada pois é muito íngreme.

      Foto 8: O carro acima, na rodovia principal é o Renegade. No meio do caminho é a Duster, atolada. Na parte inferior da imagem, estão os carros das agências de turismo. Um moço nos salvou ao nos desatolar! 😃 
      Suponho que a tenha subido em cerca de 30 minutos, parei pra descansar algumas vezes. É importante levar lanterna. É possível demorar muito mais do que 30 minutos pra fazer essa subida, é necessário estar em boa forma.

      Foto 9: O nascer do sol é mais bonito pra quem tá atolado ahahahha não nos rendemos à mafia da 4x4

      Foto 10: descida do Mirante do Espírito Santo

      Foto 11: Outra vista da mesma trilha... parece que a descida da Serra do Espírito Santo é mais bonita do que a vista do mirante em si...
      Lá em cima há a possibilidade de fazer uma outra trilha, de mais 3 km, onde se tem acesso a outra vista – das dunas e a erosão que dá origem às dunas. Não sabemos se é legal ou não, descemos rapidinho pra pedir ajuda a alguma caminhonete 4x4!
      Após desatolar, fomos rapidinho pra Mateiros, reabastecemos o tanque (gasolina por R$ 5,60, em Palmas é R$ 4,60). Fizemos breves reparos no parachoque, com enforca gato... pois descobrimos que alguns parafusos caíram, e um pedaço quebrou – isso nos custou ao fim da viagem R$ 500,00.
      Em Mateiros achamos uma Padaria, lá comemos demais, e gastamos de menos! O pão na chapa era 1 real, café 1 real... coisa assim... tinha suco de laranja, bolo, tudo muito ótimo!
      Partimos pra Cachoeira do Formiga, sentido São Felix, que fica mais a norte. A estrada (TO-247) que liga Mateiros a São Felix é, como quase todas, de terra. Seu estado é incomparavelmente melhor do que a que liga Mateiros a Ponte Alta.
      Na Cachoeira do Formiga o esquema é R$ 30,00 camping + cachoeira. Só a cachoeira fica por R$20,00. Acampamos por lá mesmo. Curtimos a Cachoeira o resto do dia... almoçamos por lá, mas isso não vale a pena: R$ 35 reais por pessoa, não veio tanta comida assim.
      O legal dessa cachoeira é que não há limite de tempo, nem de pessoas. Boa parte do tempo ficamos lá sem ninguém mais. Pudemos inclusive aproveita-la de noite, pois há uma luz no local!
      O camping é meio precário, mas foi tranquilo. Não tivemos coragem de usar o chuveiro com shampoo e sabonete, pois isso iria diretamente para um córrego. O som da cachoeira durante a noite é ótimo.

      Foto 12: Cachoeira do Formiga

      Foto 13: Cachoeira do Formiga

      Foto 14: Cachoeira do Formiga
      02/05 Nascente(“fervedouro”) Buritizinho, Ceiça e Dunas.
      Acordamos ainda na Cachoeira do Formiga, desmontamos nossas barracas e partimos pro Buritizinho, posteriormente para o Ceiça e terminaríamos o dia nas dunas. O acesso aos dois fervedouros é tranquilo sem carro 4x4.
      O fervedouro do buritizinho é pequeno, a água é muito transparente. Vê-se ao fundo a água “ferver”. Paga-se R$ 15 ou 20,00... pudemos ficar lá um bom tempo, só tinha um casal fora o nosso grupo. Tem um rio bem legal lá também, a água é bem límpida.
      Minha opinião pessoal em relação aos “fervedouros” é que eles na verdade são nascentes, muitas vezes devem cavar pra que se faça essas piscinas – apenar de chamarem por fervedouros, na verdade a água não é quente, é apenas uma nascente. O do buritizinho é pequeno, mas dá pra nadar um pouco e rende boas fotos.
      Partimos pra nascente do Ceiça, é mais legal que o Buritizinho, porém bem mais cheia. R$ 20 reais, 15 minutos... Parte do grupo nadou lá, parte do grupo nadou no riozinho do lado de grátis ahahhaha
      Acho que vale muito a pena quando vazio!
      Almoçamos em Mateiros, num restaurante logo ao lado de um mercadinho! Foi bem barato... algo em torno de 15 reais, foi ótimo.
      Partimos pras dunas umas 15:00, chegamos ao final da tarde, nenhum atolamento no caminho ahahha.
      Fomos começar nossa jornada de 6 km pra ir a pé, 6 km pra voltar. Parte do nosso grupo conseguiu uma carona numa caminhonete de um guia muito simpático, o passeio na caçamba foi muito melhor do que dentro de qualquer carro... que visual (foto 15).

      Foto 15: Eunuco e Juru divando da caçamba... nem precisou descer pra tirar foto
       
      Pra voltar das dunas, os guardas do parque deram carona pra todo mundo!
      As dunas (foto 16) devem ser visitadas mais cedo, desde o começo da tarde até o final da tarde. Há uma série de lagoas ao fundo que podem ser visitadas, não tivemos tempo. Além do que, as próprias dunas já são muito impressionantes!

      Foto 16: Pinga divando nas dunas. Serra do Espírito Santo ao fundo.
      Descemos das dunas e pensamos se íamos dormir novamente no camping em frente. Decidimos ir pra Mateiros e acampar na pousada e camping Toinha. O preço foi R$ 20,00 por pessoa.
      03/05 Serras Gerais: Viagem para Dianópolis e Rio da Conceição. Passeios: Lagoa da Serra
      Partindo de Mateiros, saímos pela TO-247 sentido Pedra da Baliza, já na fronteira com a Bahia. Ao chegar lá viramos a direita na BA-458 sentido Panambi. Passamos por um infinito latifúndio, monocultura: soja.
      Uma estrada não assinalada no mapa do Google, perfeitamente asfaltada, nos levou diretamente para Dianópolis. Em Dianópolis deve-se abastecer o carro, pois não há posto de gasolina em Rio da Conceição. Entre Dianópolis e Rio da Conceição é cerca de 30 minutos. De Rio da Conceição a Lagoa da Serra, mais 1 hora. Apesar de termos saído cerca de 08:00 da manhã de Mateiros, só chegamos na Lagoa da Serra 15:00.
      Uma grande confusão foi criada na internet, em vários lugares a Lagoa da Serra foi citada como sendo a mesma que a Lagoa Bonita. Deixo claro que são lugares diferentes. Vale-se ressaltar que a Lagoa Bonita está fechada.
       A Lagoa da Serra (Foto 17) fica na cidade de Rio da Conceição, seu acesso é possível sem carro 4x4, e em seu estacionamento vimos vários carros de passeio comuns.
      O lugar é muito bonito. A água é bem transparente, e a visão da serra é impressionante.

      Foto 17: Galerinha na Lagoa da Serra. O Stand-Up foi emprestado por uma moça muito legal, dona do Restaurante Quintal da Serra e de uma agência de turismo em Rio da Conceição. Ela aluga Stand Up, e acho que vale muito a pena!

      Foto 18: Capa de disco
      Por fim, apesar de não haver nenhuma placa em nenhum lugar, tivemos que pagar 20 reais por pessoa por ficar na Lagoa da Serra.
      Achamos um PF de 12 reais em Rio da Conceição, ótimo. Ao lado dele ficamos na Pousada Brandão, o dono chama Márcio e me deu várias dicas. Negociamos o valor por estarmos em 9... queríamos acampar exatamente pra abaixar o valor, ele nos fez um desconto e pagamos 35 reais ao invés de 40!
      04/05 Viagem pra Pindorama do Tocantins, Passeios: Cachoeira da Fumaça e Lagoa do Japonês
      Partimos de Rio da Conceição por volta das 09 da manhã. Tomamos café da manhã numa padaria onde tudo era muito barato... café 1 real, pão na chapa 1,50...
      Após uma hora de viagem em estrada de chão, chegamos à Cachoeira da Fumaça (foto 19); pra achar o local exato perguntamos numa casa, antes de uma ponte. Não há placas.
       
      Foto 19: A cachoeira da Fumaça tem uma queda bem alta, muito forte. Não é possível nadar nela, apenas em partes do rio um pouco mais acima. É bem bonita, tem um arco-íris permanente. É uma parada rápida durante a viagem.
      Voltamos à estrada em direção a Pindorama, numa única bifurcação pegamos a esquerda, não há placa. Chegamos lá por volta das 14:30. Comemos um PF barato de 12 reais, partimos pra Lagoa do Japonês.
      O caminho entre Pindorama do Tocantins e a Lagoa do Japonês é relativamente bem sinalizado e simples. Todo mundo conhece, basta perguntar caso seja necessário.
      É um caminho de 30 km entre a cidade e a lagoa. A partir de certo momento a estrada passa por uma pequena serra, muito íngreme.
      Alguns córregos são cortados no meio do caminho, tanto a Duster quanto o Renegade desceram sem maiores dificuldades.
      Durante a descida me questionei se os carros subiriam, mas subiram tranquilamente. Inclusive no estacionamento da Lagoa do Japonês havia: HB-20, Civic, uma Mercedez esportiva. Não me perguntem como esses carros chegaram lá, eu não sei... ahahhaha

      Foto 20: Lagoa do Japonês

      Foto 21: Lagoa do Japonês

      Foto 22: Lagoa do Japonês

      Foto 23: Há uma caverna na Lagoa do Japonês

      Foto 24: Júlio dentro da Caverna; é possível entrar em partes que não estão submersas.
      Atrativos e Acessos sem 4x4 (não traçados):
      A ordem é de acordo com o nosso roteiro;
      Estrada Ponte Alta-Mateiros: Cachoeira do Lajeado
      Chegamos sem maiores problemas até a cachoeira, é um acesso a partir da rodovia principal. É sinalizado.
      Há um córrego que passa em terreno bem arenoso, fui andando antes do veículo para saber se afundava; não afundava.
      Na época das chuvas as condições de acesso podem mudar.
      Estrada Ponte Alta-Mateiros: Serra do Espírito Santo
      Não entre na estradinha de acesso à trilha sem veículo 4x4. Estacione na estrada principal que liga Ponte Alta a Mateiros e ande até o início da trilha, deve ser cerca de 300 metros.
      Estrada Mateiros São Felix: Cachoeira do Formiga
      Chega sem veículo 4x4 pois há uma parte da estrada mais recente, onde os veículos passam com tranquilidade.
      Não vá pelas partes onde há areia, é possível evita-las com tranquilidade.
       
      Estrada Mateiros São Felix: “Fervedouro” Buritizinho
      Veículos não traçados chegam tranquilamente.
      Estrada Mateiros São Felix: “Fervedouro” Ceiça
      Veículos não traçados chegam tranquilamente.
      Estrada Ponte Alta-Mateiros: Dunas
      Estacione na entrada da rodovia de acesso. Só chegam até as dunas veículos 4x4. Você pode dar a sorte de pegar carona em algum  veículo 4x4 que passe pelo caminho.
      São cerca de 4 km para ir, 4 km para voltar.
      Na volta é quase certeza que os guardas do parque forneçam carona.
      Cidade Rio da Conceição: Lagoa da Serra
      Veículos não traçados chegam com tranquilidade, ao menos na época seca.
      Cidade Pindorama do Tocantins: Lagoa do Japonês
      Veículos não traçados chegam com tranquilidade. Porém é ideal que o veículo seja alto, é necessário cruzar alguns córregos no caminho.
      Vi um HB 20, um civic, e uma Mercedez esportiva no estacionamento do local, eu não sei como eles chegaram, mas sei que é possível.
      Estrada entre Pindorama do Tocantins e Ponte Alta: Pedra Furada
      Há uma estrada de acesso, sinalizada, para a pedra furada. Tem bastante areia e é preciso tomar cuidado para não atolar.
       
    • Por Geotur
      Palmas
      Uma cidade bem limpa, com o transito fácil e com boas condições climáticas para visitar o ano todo.
      Sugestão de roteiro:
      1º dia
      O grande cartão postal são as praias https://turismo.to.gov.br/icones/sol-e-praia/palmas/ todas tem estrutura. A Praia da Graciosa tem pier e ótimos bares e restaurantes como o https://www.instagram.com/donamariabeach/?hl=pt-br e o Cafe de la Music. Na Praia também é possível pegar uma canoa ou barco para ter acesso a Ilha da Canela https://turismo.to.gov.br/regioes-turisticas/serras-e-lago-/principais-atrativos/palmas/ilha-canela/ o transporte custa em média 20 reais e inclui ida e volta. Aos finais de semana tem transporte de hora em hora. A ilha possui estrutura de bar, restaurante, banheiros e cadeiras de praia. Tenham um pouco de cuidado pois já vi arraias na ilha, em praias de rio, é bom ter cuidado. Os preços na ilha também são razoáveis um almoço em média sai por 70 a 100 reais para casal.
      Depois de um dia de praia a noite tem várias bares e restaurantes, indico:
      Restaurante Palazzo - https://hotelgirassolplaza.com.br/index.php/pt/servicos-pt/92-descobremais-pt/228-grupogirassois-palazzo-pt 
      por 49,90 mais taxa de serviço tem entradas e sobremesas a vontade + prato principal
      Vila Trancoso Food Park https://www.instagram.com/vilatrancosofoodpark/?hl=pt
      várias opções de comidas, pizza, macarrão, sanduíches etc...
      Smile Foods https://www.instagram.com/smillefoods/?hl=pt-br
      O melhor na relação custo benefício, realmente sabem preparar pratos saborosos.
       
      2º dia
      O Parque Cesamar é incrível para atividades ao ar livre, tem estrutura de lanchonete e banheiros.https://www.visitbrasil.com/pt/atracoes/parque-cesamar.html
      Museu Palacinho https://portal.to.gov.br/reas-de-interesse/cultura/patrimonio-cultural/museu-historico-do-tocantins/
      Ótimo para conhecer a cultura e história do Tocantins, é um lugar lindo para visitar e tirar fotos.
      Praça dos Girassóis, https://turismo.to.gov.br/praca-dos-girassois/
      É enoooorrrmeeee tem muita coisa pra ver e registrar. Vá com tempo... é um lugar lindo.
       
      3º dia 
      Shoppings tem 2: http://www2.palmasshopping.com.br/ e https://www.capimdouradosc.com.br/
      Se a visita for em dia terça ou sexta-feira vale a pena conferir após às 17 horas a Feira da 307 Sulhttps://turismo.to.gov.br/regioes-turisticas/serras-e-lago-/principais-atrativos/palmas/feira-da-304-sul/ grande variedade de comidas, artesanato de capim dourado, frutas exóticas, petiscos etc...
      Aos domingos, final da tarde e noite, tem a Feira do Bosque https://turismo.to.gov.br/regioes-turisticas/serras-e-lago-/principais-atrativos/palmas/bosque-dos-pioneiros/
      ótima para comer, comprar artesanato e passear.
       
      4º dia
      Próximo a cidade, no município de Lajeado tem a Praia do Segredo https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/praia-do-segredo-e-o-novo-destino-turistico-para-banhistas-no-tocantins-fotos.ghtml, linda e com toda a estrutura. É afastada do centro do município e acessível de carro e moto.
      Na região tem também a Pousada Alto do Tocantins, http://www.pousadaaltodotocantins.com.br/, que é acessível via canoa (eles oferecem essa possibilidade de transporte) ou carro, 20 km via estrada sem asfalto. A pousada e a estrutura é ótima, não é barato mas achei que compensa.
      Aproveitem a viagem!!!!
       
       
       
       
    • Por dudavalenca
      Oi gente,
      Estou deixando meu relato sobre uma experiência incrivelmente vibrativa que tivemos no Jalapão. O lugar é repleto de maravilhas, limpo, e com uma energia sem igual!
      Quero também expressar nossa gratidão ao Marcos Tinoco.. sério, guardem esse nome pois tenho certeza que ainda vão ouvir muito por aí, muita confiança e parceria. Nos proporcionou momentos tão únicos, melhor viagem de nossas vidas. Guia que se torna um membro da família, me senti em casa, ele planeja toda a viagem de uma maneira exclusiva e especial! só tenho a agradecer, e INDICO DE OLHOS FECHADOS. 
      Deixo aqui o meu até breve, de coração ❤️🌻🍀✨ @maduvalenc










×
×
  • Criar Novo...