Ir para conteúdo

La Paz


Alcides

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Olha eu fui pra Bolivia a uns dois anos e o passeio de Tiwanaku e Chalcantaya + Valle de la luna custavam 50 bolivianos cada ja com transporte incluso.

 

Tinhamos que pagar uma entrada em cada atracao, a parte, mas era coisa de 10 bolivianos.

 

Pode ser que as coisas aumentaram mas nao deve passar de 80 bolivianos (fora a entrada no parque Tiwanaco ou um ticket em chalcantaya) e o almoco que é por fora,claro.

 

Fiz pela Cade tours, uma que nao tinha encontrado aqui no forum, mas que me atendeu super bem. Alem de ser a mais barata que encontrei.

 

fica na Sagarnaga logo no comeco dela, perto da Igreja, subindo . No lado esquerdo dentro de uma especie de shoppinzinho.

 

foi muito bom, recomendo os dois passeios. Mas devido as distancias duvido que possam ser feitos num unico dia.

 

Tiwanaco é muito show, pra quem gosta de historia e arqueologia.

 

Chalcantaya tambem pela altitude e pela visao de Huayna Potosí (6.088 mt) bem na frente. Tive que voltar la no ano passado pra subir essa ai, pois é muito bonita.

Ja o vale de la luna é no maximo interessante, sem contar que baixar dos 5000mt e alguma coisa do Chalcantaya ate os 3500mts do Valle de la Luna, te da uma dor de cabeca miseravel.... ::lol4::

 

mas é show demais, a Bolivia é incrivel, aproveitem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Pesquisando aqui no fórum existe duas opções de ir p Tiwanaku: a) pegando uma van no cemitério b) contratando uma agência. Penso em usar a opção "a" mas será que é fácil de encontrar transporte de volta p La Paz?

 

Valeu!

 

 

Mais fácil, impossível ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Qual é o melhor passeio para fazer antes quando se chega em La Paz? Chacaltaya ou o Downhill de Corioco?

Pergunto mais por questão de aclimatação, não sei qual é mais complicado.

 

Valeuu.

 

 

Leonardo,,, nao sei qual seria melhor fazer antes, mas posso comentar sobre minha percepcao pessoal de cada atividade. O Chacaltaya voce vai normalmente numa van e, se for no inverno, é quase certo que o transporte te deixe na porta do refugio devido a menor qtde de neve (ou até ausencia dela). Dai, se quiser, voce tera que caminhar os 100 metros de desnivel finais. É cansativo mas nao é esgotador. Se voce passar mal pela altitude, com certeza ira melhor ao baixar para La Paz. Já o downhill, eles te levam de van (com as bicis em cima) até a estrada asfaltada em La Cumbre. Ai comeca a descida. Ha duas partes distintas, uma de asfalto, onde fara bastante frio devido a altitude, mas a pedalada é transquila quanto ao esforco. A outra é a parte de terra, onde exige mais e onde é mais legal a descida. No final voce tera que pedalar alguns trechos em plano e até em leve subida, mas coisa rapida. Se vc nao se sentir bem, pode ir para dentro da van da empresa que faz a descida. Chegando lá embaixo voce se banha, almoca e logo sobe (ha gente que ja combina de dormir no hotel e voltar no dia seguinte). Vc chegara a La Paz já de noite e bem cansado. No meu caso o trepidar do caminho fez doer um pouco os pulsos e os ombros. Mas dormi e, no dia seguinte, estava novo.

 

Se voce puder, eu deixaria um dia antes do Chacaltaya (ou downhill) para acostumar o corpo a altitude. Nesse dia voce poderia visitar o centro historico de La Paz, o parque novo (com a passarela de madeira que voce tem uma vista fantastica da cidade) ou mesmo ir a Tiahuanaco. Alias, se voce gosta de historia e arqueologia vale muita a pena ir a Tiahuanaco. Se vc for até Cuzco, vera que sao bastante distintos os sitios arqueologicos de lá com os Tiahuanaco.

 

Obs.: um detalhe importantissimo,,, nao tome café com leite no refuio do chacaltaya. Prefira um chá. Confie em mim. Ja fui varias vezes e na ultima resolvi tomar leite. Resultado que passei dois dias com diarreia. (eu e mais um amigo) Basta vc ir al banheiro (abaixo do refugio) e vera como eles cuidam da higiene. Lembre-se que o mesmo tiozinho que te serve o cafe é o que "limpa" o banheiro. É bom nao arriscar.

 

Enfim,,, recomendo muito Tiahuanaco, Chacaltaya e o downhill em bike.

 

Abraco

 

ABJ

 

::carai::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Eu fiz um bate volta de La PAz para Tiwanaco, em um dia, fui de taxi (rachando em 3) saiu menos do que 100 bolivianos, foi a mesma agência que fechei o Chacaltaya + vale (no total obtive bons descontos) pra mim foi proveitoso, pois o motorista foi falando um pouco sobre a cultura local, passamos por El alto no trãnsito infernal, paramos na estátua do Che (toda de ferro e aço)nos indicaram um guia bem legal la onde contratamos os serviços dele e ainda visitamos o museu Tiwanaco (vale a visita) só as múmias são show!

Em frente ao museu tem um restaurante do próprio guia, comida bem feita e barata, "perca" uma tarde e conheça essa maravilha antiga!

 

Ps: Não deixe de visitar a pedra que amplifica a voz..incrível!

20100527172820.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bem, eu fui pra La Paz numa época conturbada...

 

Querido Evo tinha nacionalizado algumas empresas de eletricidade e isso emputeceu muitos bolivianos, o que culminou numas alterações na minha viagem:

 

Cheguei no aeroporto de Sta. Cruz e sem muita cerimônia já peguei um taxi direeeeeeto para o Terminal Bimodal.

Informação útil: cheguei lá numa quarta e li na entrada da parte feroviária do terminal que não ia chegar trem nenhum por causa de "revoltas".

 

Fiquei mó feliz! Tinha cogitado ir pra lá de trem da morte, mas descolei um pacote aéreo com um preço irresistível.

 

Fui lá na tal Trans-copacabana-três-fileiras-leito e já comprei a passagem para La Paz partindo às 15h no ÚLTIMO assento disponível!!!

 

Muita sorte! Pois tinha chegado no terminal às 14h.

 

Fiquei mais feliz ainda!

 

Mas a felicidade desmoronou quando cruzamos a estrada na cidade de Montero.

Tava rolando "O" bloqueio lá.

Maior confusão, gritaria, correria, facão, metralhadora e porco pra todo lado.

A policia aparecia mas não fazia nada.

Fiquei quase 10 horas no meio da estrada com um monte de boliviano puto com a situação, sem àgua, comida e cigarros.

Foi Foda.

 

Chegando em La Paz mais tretas...

 

Fui para a agência do hostel Wild Rover e queria fazer o tour Chacaltaya, mas a atendente falou que não tinha formado grupos.

Saí do hostel, fui numa agência DO LADO do hostel e o atendente falou que tava rolando um bloqueio na estrada.

Algumas professoras estavam em greve e resolveram trancar a via.

Fui em outra agência na Cale Sagarnaga: mesma informação anterior.

 

Desisti do Chacaltaya.

 

No dia seguinte fui tentar fazer uma descidinha no downhill e lá vem mais encrenca:

No dia anterior tava rolando uma guerra (guerra mesmo, com 14 mortos) na cidade de Caranavi (aprox. 70 km ao norte de Coroico) e por causa do confronto a policia fechou a estrada de LA PAZ para Coroico já que para chegar em Caranavi, tem que passar por Coroico.

 

Não tinha nem ônibus para Coroico, tamanha a merda.

 

Achei estranho.

Tinha lido uma vez que os ciclistas passavam por uma estrada que não iam carros, mas os atendentes queriam que eu desistisse de passear nos arredores e repetiam que a estrada estava intransitavel e eu estaria mais seguro na cidade.

 

Bem..

Quem sabe outra vez... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

pessoal, dois sites para vcs se situarem bem sobre as condições politicas da bolivia....

 

esse jornal é pacenõ e abrangem todo o territorio... www.laprensa.com.bo esse outro é de Santa Cruz e as noticias são mais da região Crucena mesmo www.eldeber.com.bo

 

ja para saberem se existe alguma estrada impossobilitada, seja por bloqueio de campesino ou motivos da natureza esse site é do governo www.abc.gov.bo e é atualizado diariamente!

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Gente, li todo o tópico, mas não encontrei algumas respostas:

Chego a La Paz (dpois de muita mudança de roteiro) às 2h - 3h (da manhã), no aeroporto. Aí queria saber se é melhor ficar por lá e esperar amanhecer pra pegar um táxi ou se vou direto e falo com a polícia turística pra me arranjar e tal, aquele lance aí.

Outra coisa, li boa parte do tópico hospedagem la paz e em massa o pessoal indica o Torino, mas chego dia 11/07, temporada alta, e tô achando q vai ser difícil achar vaga por lá, ainda mais se chegar por 3h30 da manhã, daí queria saber se o pessoal fica, mesmo essa hora, perambulando atrás de hotel? Listei alguns que achei interessante: O torino, Copacabana, Áustria, Gloria e El Carretero. Tipo, até 60bol tá valendo.

Bom, é um tanto quanto confuso, mas esse lance de chegar de madruga à La Paz é meio sinistro. Se fosse de dia estaria tri tranquilo.

Vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Rafael eu cheguei em La Paz de madrugada. Nem vi se tem a tal policia turistica no aeroporto, é minusculo não tinha nada. Mas tinha vários taxistas!!! Peguei um lá na porta, que tinha credencial e tal. Pq um outro cara com nada de taxista tinha ido perguntar se eu ia pra cidade e querer me levar. Mas ai vi o com credencial e troquei sem pensar 2 vezes. Então será tranquilo pegar um taxi, só ficar de olho.

Quanto aos hoteis não sei... Eu acabei dormindo em um meio carinho aquela noite. acho q foram 80 bolivianos, nao lembro o nome... pq realmente nesse horario é complicado e o Torino tava lotado... Minha recomendação é sempre perguntar pro taxista! fala qto qr gastar e certeza q ele te arruma alguma coisa! Boa viagem!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Gente, li todo o tópico, mas não encontrei algumas respostas:

Chego a La Paz (dpois de muita mudança de roteiro) às 2h - 3h (da manhã), no aeroporto. Aí queria saber se é melhor ficar por lá e esperar amanhecer pra pegar um táxi ou se vou direto e falo com a polícia turística pra me arranjar e tal, aquele lance aí.

Outra coisa, li boa parte do tópico hospedagem la paz e em massa o pessoal indica o Torino, mas chego dia 11/07, temporada alta, e tô achando q vai ser difícil achar vaga por lá, ainda mais se chegar por 3h30 da manhã, daí queria saber se o pessoal fica, mesmo essa hora, perambulando atrás de hotel? Listei alguns que achei interessante: O torino, Copacabana, Áustria, Gloria e El Carretero. Tipo, até 60bol tá valendo.

Bom, é um tanto quanto confuso, mas esse lance de chegar de madruga à La Paz é meio sinistro. Se fosse de dia estaria tri tranquilo.

Vlw

 

Oi Rafa, td bem?

La Paz é uma cidade tranquila... todos os dias que passei lá, não tive problema nenhum com segurança... inclusive saquei dinheiro várias vezes na rua e nunca me aconteceu nada.

Sobre sua chegada de madrugada, recomendo que faça uma reserva de hospedagem. Eu cheguei mais cedo do que vc vai chegar, mais ou menos 22h, e foi beeem difícil arrumar hospedagem. Tomamos um taxi no aeroporto mesmo, o último, nem vi se era credenciado ou não. Pedimos que levasse ao Torino, mas eu particularmente não curti o local (estava muito sujo). Pedimos para o taxista rodar.... bati em quase todos os hostals do centro!! Foi bem difícil achar hospedagem.

Ficamos no hostal Astorias, que dá para o gasto, pelo menos é limpo, por 180 bol o casal.

 

Já quando retornamos a La Paz, vindos de Cusco, eu tratei de fazer a reserva no Hostal Copacabana, pela internet mesmo. E deu super certo!!! O hostal é excelente, super limpinho e muito bem localizado!!! Sem dúvidas indico este!!!

Além da reserva on-line funcionar e vc não ter que pagar adiantado para reservar!!

 

Fica a dica!

Beijos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...