Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
MariannaMansano

Qual mochila e bota usar no Caminho de Santiago?

Posts Recomendados

Olá mochileros. Estou aqui pela primeira vez para conhecê-los e sanar minhas dúvidas.

Sou iniciante nesse assunto, por isso qualquer ajuda é bem vinda. Farei o caminho de Santiago no ano que vem e preciso comprar todo o equipamento de trekking.

Vou começar pelos dois itens mais caros e, acredito, mais importantes: a mochila e a bota. Preciso de indicações, amigos mochileros. Moro no Rio, portanto teria que ser uma loja por aqui ou online. Não tenho a menor idéia de qual mochila comprar. Sei que preciso de algo com uma boa estrutura para aguentar caminhar com peso por 30 dias. Além disso, eu suo muito, então esse é um detalhe que eu teria que me preocupar também. Penso também numa mochila que tenha facilidades para pendurar e guardar itens (que não seja só um saco fundo sabe? Rsrs). E acho que tem que ser feminina né? Tenho 1.57 de altura, portanto não é qualquer mochila que fica boa.

Bom, é isso, amigos. Obrigada desde já.

Beijos,

Marianna ::Ksimno::

d617b521029a3286.jpg.a6193dedc46eb7d704fcb53f7f5734cf.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Marianna, tudo bem?

 

Hoje no Brasil, as mochilas mais indicadas para Caminho de Santiago de Compostela são as mochilas Deuter. Os principais modelos femininos são:

 

Deuter Futura 30 SL

Deuter Futura PRO 40 SL

Deuter ACT Trail PRO 32 SL

Deuter ACT Lite 35+10 SL

 

A primeira questão é definir o que você vai levar de equipamento para ver quanto de volume vai ser necessário. Eu fiz uma palestra para o pessoal do Caminho de Santiago aqui no Rio de Janeiro, faz umas 2 semanas, e montei minha mochila de 34 litros (uma ACT Trail PRO 34) com todos os ítens necessários. Mas, como disse acima, vai depender de o que você está levando.

 

Sobre saco de dormir, o modelo mais indicado (principalmente pelo tamanho e peso) é o Deuter Dream Lite 500. É um saco de dormir de verão mas como o peregrino sempre fica em albergues, é mais do que suficiente (a temperatura de conforto dele é de 13 ºC).

 

Em relação a botas, existem algumas marcas no mercado com modelos diferentes. Eu, particularmente, gosto da Salomon. É importante que a bota seja impermeável/respirável (são botas com membranas que permitem que o suor evapore mas que a água não entre).

 

Qualquer dúvida é só entrar em contato comigo! Eu moro no Rio de Janeiro e posso me encontrar com você em alguma loja, para explicar melhor e ajudá-la!

 

Espero ter ajudado!

 

Abs!

 

Pedro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sou iniciante nesse assunto, por isso qualquer ajuda é bem vinda. Farei o caminho de Santiago no ano que vem e preciso comprar todo o equipamento de trekking.

Vou começar pelos dois itens mais caros e, acredito, mais importantes: a mochila e a bota.

Marianna ::Ksimno::

Ola Marianna vamos por partes.

 

Primeiro qual dos caminhos de Santiago vai fazer e qual época do ano? Caminho Frances? Vai começar na França ou já não espanha?

 

Para a maioria dos caminhos e para as épocas de verão o uso de tênis tipo trail running serão meljor que botas.

 

Já se fizer invernal bota pode ser interessante mas mesmo assim seria uma mais leve e flexível.

 

 

Não tenho a menor idéia de qual mochila comprar. Sei que preciso de algo com uma boa estrutura para aguentar caminhar com peso por 30 dias. Além disso, eu suo muito, então esse é um detalhe que eu teria que me preocupar também. Penso também numa mochila que tenha facilidades para pendurar e guardar itens (que não seja só um saco fundo sabe? Rsrs). E acho que tem que ser feminina né? Tenho 1.57 de altura, portanto não é qualquer mochila que fica boa.

Marianna ::Ksimno::

 

Quanto a mochila.

 

Esqueça essa "regra" sobre a mochila ter de ser super estruturada. O importante é o peso total e com ele vem a necessidade ou não de estrutura mais rígida ou mesmo a totalmente sem armação.

 

Vá leve!!!! Quanto menos peso levar mais confortável será e mais proveito terá no caminho.

 

Seja criteriosa é minimalista.

 

Procure por uma mochila que seja leve por si só. Se conseguir uma na casa de 1kg ou menos melhor ainda.

 

Quanto ao suor uma mochila bem adaptada ao seu corpo não trará problema algum. Quando bem ajustada a mochila apenas flutua a alguns milímetros do corpo e não toca por longos períodos fora a barrigueira e parte superior frontal das alças e fita peitoral.

 

Uma que recomendo muito aqui e a osprey exos 48.

 

Nacional com uma linha mais leve e boa tem a alto estilo embora não tenha visto perto nenhum modelo novo.

 

Quanto a sua altura vc faz a mesma confusão que muita gente faz.

 

Uma coisa e CAPACIDADE da mochila ou seja quantos litros de volume util ela tem com TAMANHO da mochila que é o tamanho do torso.

 

A maioria de mochilas REALMENTE boas vem em tamanhos diferentes para mesma capacidade.

 

Se for procurar uma mochila melhor consiga alguém que tire a medida das suas costas e com isso escolha o tamanho da mochila se P ou M. Em caso de medidas limítrofes escolha a maior.

 

Quanto a pendurar coisas para fora da mochila a maioria das vezes só atrapalha.

 

Tente manter tudo dentro. Protege mais. Fica mais balanceada. Menor risco de perdas. Menor risco de rasgos na mochila e principalmente menor risco de acidentes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Marinna! Vou fazer o Caminho ano que vem tambem. Já comprou sua bota e mochila? Estou em duvida quanto a bota, Salomon ou North Face ou outra marca? Uma pessoa em outro forum disse nao gostar da Salomon, mas o Pedro já gosta, entao acredito ser pessoal, o que aumenta as duvidas, né...

 

Voce vai em qual epoca? Vai sozinha? Eu pretendo ir sozinha e na primavera europeia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre que atendo um cliente de Santiago de Compostela eu falo para ele: Não é você quem vai escolher o equipamento, é o equipamento que te escolhe!

Eu adoro as botas da Salomon e para mim ficam perfeitas, porem a adaptação do meu pé na bota é o que me dá esta sensação. Então escolha a bota que vai mais vai te deixar confortável pois ela vai ser sua companhia por 30 dias e mais de 800km. Ah! não esqueça que a meia correta é de extrema importância. 

Quanto a mochila é unanime a escolha pela linha Futura da Deuter devido ou seu sistema de ventilação do costado, procure pela linha SL que são mochilas feitas para o corpo feminino, alças um pouco mais curtas e com uma anatomia certa para o corpo, a barrigueira alem acompanhar o movimento tem uma inclinação diferente para dar mais conforto.

Esses três itens são os essenciais que você deve dar a maior atenção pois se algum deles der qualquer tipo de defeito pode colocar em risco a sua viagem.

Boa Caminhada.

Territorio Online

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estou indo pra o caminho de santiago em outubro2018 naquele velho esquema mochileiro baixo custo. 

Uma das coisas que pesquisei e vi ser primordial para um bom caminho é uma bota 100% impermeável e transpirável. 

Bom... achei essa bota da marca MARLUVAS. 

Não fiz o caminho ainda mas já estou usando e a bota compre até agora o que promete e o preço fica bem abaixo de marcas como salomon / north face / Timberland

 

segue link :

https://www.marluvas.com.br/produtos/75bpr26-dry-wp/

 

Espero ter ajudado alguém

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.




×
×
  • Criar Novo...