Ir para conteúdo

Patagônia e Terra do Fogo - Roteiros e Meios de Transportes - Perguntas e Respostas.


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Blz Adriano!!

 

Fiz a viagem em 21 dias, cerca de 12.000 Km rodados e este foi o roteiro:

 

- Porto Alegre a Buenos Aires via Colonia de Sacramento

- Buenos Aires a Carmen de Patagones

- Carmen de Patagones a Comodoro Rivadavia

- Comodoro Rivadavia a Rio Gallegos

- Rio Gallegos a Ushuaia

- Ushuaia a Rio Grande

- Rio Grande a Punta Arenas

- Punta Arenas a Puerto Natales

- Puerto Natales a Parque Torres del Paine

- Torres del Paine a El Calafate (visita ao Glaciar Perito Moreno)

- El Calafate a Comodoro Rivadavia

- Comodoro Rivadavia a Puerto Madryn (visita a Peninsula Valdez)

- Puerto Madryn a Buenos Aires

- Buenos Aires a Colônia e de lá retorno ao Brasil por Santana do Livramento.

 

Em Ushuaia ficamos 3 dias, 02 dias em Torres del Paine, 02 dias em El Calafate e 04 em Buenos Aires. As demais localidades foram só passagens rápidas e pernoites.

 

Em termos de custo posso afirmar que gastei muito menos que gastaria numa viagem semelhante aqui pelo Brasil, mesmo me hospedando am alguns hoteis que estavam muito acima daquilo que esperava pagar.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Respostas 308
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Cara amiga, no início de sua pergunta, informou que nem vc nem sua amiga tem experiencia em trekking.

De acordo com relatos que li neste site, Torres tem um micro clima próprio, e nesta época do ano podes pegar nevascas com ventos de 100km por hora, é necessario muito cuidado, tente pegar com o TROTATORRES uma opinião, pois ele é uma das pessoas mais abalizadas para da-las.

Em abril de 2005 fiz um passeio parecido com o seu, vou detalhar:

1- Buenos/Ushuaia - localizar hotel e passeio do onibus pela cidade.

2- Passeio de barco e no glaciar Martial, museu

3- Passeio no Parque Nacional

4- Ushuaia/Calafate - localizar hotel e paseio a pé pela cidade, nesta época vários hoteis e restaurantes fecham

5- Calafate/Natales - Hospedaria Cecilia, lá se contrata os passeios.

6- Passeio a Torres das 6,00 as 21,00 OTIMO

7- Passeio de barco aos glaciares Dispensavel

8- Natales/Calafate

9- Passeio ao glaciar Perito Moreno BOM

10- Passeio de barco pelo lago Argentino BOM

11- El Calafate/Buenos

Espero que seja de alguma ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Membros

Pessoal, chego dia 13 em Buenos Aires e minha intenção é chegar ate´Ushuaia..

 

bom, até ai tudo bem.. mas quero fazer isso de onibus e para nao ficar absurdamente cansativo, gostaria de receber dicas dos amigos sobre isso.

 

Saindo de Buenos Aires, descendo pela costa(atlantico) onde parar. a ideia é fazer distancias de 400km´s entre uma cidade e outra,,

 

tipo: vale a pena sair de:

 

buenos aires ate mar del plata

 

Mar del Plata até bahia blanca

 

Bahia Blanca - peninsula valdez

 

Peninsula Valdez - Comodoro Rivadavia

 

Comodoro Rivadavia - Ushuaia

 

Dicas?

 

Minha ideia é er o maior contato com a natureza possivel sempre ficando em Albergues

 

desde ja agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom, passei a noite acordado e acredito que eu consiga fazer uma loucura mas vou precisar muito dos amigos aqui.

 

Vamos considerar que já estarei em Buenos aires dia 13.

 

dia 13 Buenos Aires - Puerto Madryn às 20:15h chegada prevista as 13h

 

Dia 14 Puerto Madryn

 

Dia 15 - Excursão á Peninsula valdez

 

(alguma ideia aqui?)

 

Comom ir a Punta Loma?

 

dia 16 - Trelew

 

dia 17 - punta tombo (de manha)

 

Dia 17 final da tarde ida para Puerto Deseado

 

Dia 18 Puerto Deseado

 

Dia 19 ida para El calafate

 

Dia 20 - El calafate

 

Dia 21 El Calafate

 

Dia 22 - Puerto Natales

 

Dia 23 Puerto Natales

 

Dia 24 - Punta Arenas

 

Dia 25 - Ushuaia

 

Dia 29 retorno para buenos Aires

 

dia 31 Retorno Brasil

 

Perguntas:

 

Alguem tem ideia dos preços de onibus destes trechos e as empresas?

 

Vou ficar em hosteis, pousadas qualquer coisa barata, alguem indica?

 

Poderia pular algum desses passeios?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Vou tentar te ajudar, mas recomendo dar uma lida no tópico sobre Torres del Paine aqui no fórum Patagônia, também tem diversos relatos de gente que esteve no parque, vale fazer uma pesquisa (utilize a ferramenta de pesquisa do site pra isso).

 

1 - como está de carro pode ir direto a TDP (que é um parque imenso) e não precisa ficar em Puerto Natales;

2 - por Punta Delgada (leia sobre isso no fórum de Viagem de Carro);

3 - ambos, andando umas 7 horas ida e volta;

4 - umas 7 horas ida e volta;

5 - não.

 

Em dois dias vc pode fazer as Torres em 1 dia e uns passeios de carro no outro, se não quiser acampar vc precisa reservar principalmente em janeiro.

Se for acampar compre as coisas em Punta Arenas que é mais barato.

 

veja o site: http://pntp.cl/inicio.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Vc tem razao....eu nao tinha pesquisado mto sobre TDP e realmente tenho q incluir.

 

COnsegui mudar a passagem aerea e ficou assim:

 

Sp - BsAs Dia 8-01

 

BsAs - El Calafate Dia 09-01

 

Rio Gallegos - BsAs Dia 23-01

 

Da uma olhada no roteiro que estou fazendo abaixo que entendera melhor e se puder me ajudar agradeco mto. Ainda nao pesquisei sobre o que farei em Ushuaia e estou perdido em TDP.

 

>>Dia 09 - Chegada a 16hs em Calafate

 

>Localizar um albergue e procurar informacoes sobre Perito Moreno para o dia seguinte

 

>>Dia 10 - Ir para Perito Moreno e Comprar passagem para El Chalten para o dia 11 cedo.

 

>procurar opcoes no local, a principio, por A$70,00 conforme elchalten.com.

 

>Tempo de Viagem: Em media 3hs com parada de 20 minutos pela Ruta 40

 

 

>>Dia 11 - Chegada em Chalten antes das 12hs

 

>Explorar a cidade em busca de Albergue bom e barato para passar a noite e de detalhes para caminhadas e acampamento no dia seguinte bem cedo.

 

 

>>Dia 12 - El Chalten

 

>Caminhada cedo para Lago de Los 3 (com tempo bom) de 5hs

>Curtir lugar durante o dia e voltar para acampamento Piedras Brancas ou Poincenot e passar a noite acampado

 

>>Dia 13 - Acordar cedo e caminhar pelo Lago Madri, Lago Hija e vai para Lago Capri. Do Lago Capri volta para El Chalten para dormir no Albergue

 

>>Dia 14 - Acordar cedo e ir para Lago Torre (4hs) - Curtir lugar e acampar no DAgostine

 

>>Dia 15 - Acordar cedo e explorar mais o lugar, voltando antes das 12hs para El Chalten, dormir no albergue e comprar passagem para P. Natales.

 

>>Dia 16 - Acordar cedo e ir para P. Natales - Explorar lugar e agilizar ida para Torres Del Paine.

 

>>Dia 17 - Explorar TDP - Nao sei o que fazer exatamente....o W parece puxado, nao sei se teremos estrutura para acampar por 3 dias e precisamos de um roteiro economic

 

>>Dia 18 - Explorar TDP - Nao sei o que fazer exatamente....o W parece puxado, nao sei se teremos estrutura para acampar por 3 dias e precisamos de um roteiro economico

 

>>Dia 19 - Pegar Onibus para Ushuaia cedo

 

>>Dia 20 - Explorar Ushuaia - pesquisar o que fazer

 

>>Dia 21 - Explorar Ushuaia - pesquisar o que fazer

 

>>Dia 22 - Saida para Rio Gallegos de Onibus aas 5hs

 

>>Dia 23 - 1h saida de Rio Gallegos para BsAs.

 

Bem, acho que nao vai mudar mto coisa este roteiro, talvez menos dias em Chalten e mais em TDP, mas nao sei.....help, pls!!

 

Muito obrigado!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Cara, em El Chaltén vc não precisa acampar para fazer as trilhas, pode acordar cedo, fazê-las e voltra pra dormir no pueblo... outra coisa, camping em Chaltén não conta com nenhuma infra-estrutura. Em TDP existem campings estruturados, ou seja, contam com boas áreas de camping, com cozinha, banheiro (água quente), rádio, atendimento médico, mini-market, aluguel de equipos etc... Se vcs não tem experiência em camping eu recomendaria acampar em TDP e não acampar em El Chaltén.

 

Dá uma lida nos tópicos sobre El Chaltén e Torres del Paine para mais informações, sei que é trabalhoso mas é a única maneira de vc planejar a sua viagem sem contratar um agente de turismo :mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
cara, dei uma olhada em varios materiais, incluindo uma publicacao tua sobre TDP que ajudou muito e estou finalizando meu roteiro com mais algumas alteracoes....Logo mais te envio e se puder fazer uns comentarios aproveito e tiro as ultimas duvidas.

 

O para chegar a Ushuaia saindo de Puerto Natales parece que realmente tem que passar por Punta Arenas, pelo menos nao achei outra forma.

 

A proposito, li algo sobre barco em Puerto Natales, uma historia com beliches etc etc no barco, mas nao lembro onde e nao acho...me parece algo bem interessante! Achei algumas informacoes sobre e mandei alguns emais para o porto de Ushuaia e um outro, mas teria que ser algo economimente viavel....foi com vc ou sabe de algo ?

 

e´isso...obrigado!

 

marcelo

 

Oi, Marcelo.

Eu acabei de voltar da patagonia, fiz BsAs-Calafate-Natales-Ushuaia-BsAs.

Não fiz Chalten por falta de tempo, mas acho que 3 dias seriam suficientes. Tem onibus com saidas pela manha e no fim da tarde.

- Hostel +- 50 pesos por pessoa no quarto compartilhado

- Onibus Calafate-Chalten +- 110 pesos ida e volta

- Taxi aeroporto Calafate para cidade 80 pesos ou 29 pesos em van p/p

- Mini-trekking em Glacial Perito Moreno 400 pesos com transfer, pela Hiellos Adventure

- Entrada parque Glacial Perito Moreno 40 pesos

- Onibus Calafate-Natales 60 pesos, pela manhã tem todos dias(Cootra) e as 17h tem 2 vezes por semana.

Se possivel opte pelo mini-trekking, é muito legal andar na glacial e navega no lago em frente ao glacial por 15min na ida e 15min na volta.

Se ficar so na passarela o passeio e muito curto e mais barato. O mini-trekking tambem inclui passeio na passarela, leva dia todo.

E não tem onibus direto de Chalten para Natales, voce tem que voltar necessariamente para Calafate. De Calafate para Natales

a viagem leve em torno de 6h e na alfandega chilena tem que abrir toda a bagagem.

E não deixe de comer cordeiro no restaurante Casimiro Biguá em Calafate(70 pesos o prato). E cambio no Calafate e péssimo,

tente fazer o cambio em BsAs (no Ezeiza- banco de la nacion) ou em Ushuaia(av San Martin), estava 1,40 real e 3,45 dolar.

-Onibus Natales TDP 15.000 pesos chilenos

- Catamarã em TDP 11.000 para ida e 18.000 pesos ida e volta

- Entrada para TDP 15.000 pesos

- Onibus Natales Punta Arena 6.000 pesos e 3h de viagem

- Onibus Natales Ushuaia pela buses Pacheco(direto) acho que eram 35.000 pesos, não tenho certeza, e são 12 h de viagem

Fiquei em hostal Dom Guilhermo em Natales, fica a uns 50m de buses Pacheco, suite casal paguei 28.000 pesos, suite muito bom(otimo).

Os hoteis em TDP são muito caros, custão em torno de US$250 por casal com cafe e US$30 para uma refeição.

Eu aluguei carro em Natales e passei 2 dias e uma noite em TDP, entrei pela porteria laguna amarga e voltei pela porteria serrano,

A volta pelo serrano e muito bonito, vem beirando o lago del toro, mas muito perigoso e onibus não passa nesta estrada.

Eu fui de Natales para Ushuaia de avião, sai as 7h de Natales(buses Pacheco ou Fernandez) e eles deixam no aeroporto as 10h.

Paguei US$70 a passagem pela LANCHILE, tem voo em alguns dias da semana, e parte as 13:20h chegando as 14:15h, super rapido.

As compras de mercado saem mais barato em Natales, Calafate esta muito caro. E quanto a roupas, equipamentos,

Ushuaia esta um pouco mais barato.

- entrada PNTF 30 pesos

- teleferico em Cerro Martial 35 pesos ou subir 1h de caminhada, e de la mais trilhas

- entrada na pinguineira pela estancia Harberton 190pesos sem transfer e 240 pesos com transfer

Eu fui de carro ate estancia, estrada bonita, 1:30h de caminho, e de la mais 20min de barco ate a ilha de pinguins.

Se for de barco do porto de Ushuaia voce não pode descer na ilha. Voce so pode descer na ilha se for de carro, e tem que comprar a entrada

no porto de Ushuaia, onde tem monte de cabaninhas que vendem passeios de barco no canal, procure cabana de estancia Harberton.

E em BsAs o taxi ou remis do Ezeiza ate a cidade esta muito caro, em torno de 140 pesos, tente pegar onibus que sai do aeroporto

para centro da cidade, e bem mais barato. E no centro voce pega taxi.

Acho que e isso,

Ate...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Oi Haddad, sou climatógo e já estive na Patagônia no inverno. vamos a alguns pontos:

 

1. Preços: baixa temporada em ushuaia, preços reduzidos, mas não tanto. essa de alta e baixa, salvo na rede hoteleira, não conta tanto assim, pois comida dá na mesma, e passeios, raramente são amis baratos, excetos quando se trata de barquinhos de pescadores no brasil, mais baratos na baixa claro, rss, o cara tá capengando pra manter o pão e o peixe em casa. Na patagônia ninguém vai lhe oferecer passeio maravilhosos por menos em baixa, simplesmente porque estará lotado de europeus que pagam os preços. Em Bariloche julho é alta. regra geral é: patagonia sul, baixa temporada no inverno e alta apenas no verão, e patagonia norte, baixa apenas fora do verão e do inverno.

 

2. deslocamento: normal. na patagonia neva pouquissimo, exceto na cordilheira acima de 1000 metros. se dirige normalmente e a cada muitos anos aeroportos se fecham, problemas com neve e transportes é coisa de EUA e Canadá, onde realment é frequente. Para acampar, normal tb, basta vc encarar o frio, e ir com toda parafernália necessária, mas se vc não tem tudo que precisa (caro, inclusive), não ouse camping com o material que vc usa numa chapada no Brasil. seria uminferno gelado! rsss

 

3. clima: ótimo se comparado aos dias ventosos e as vezes muito frios do verão e da primavera. a partir de maio os ventos vão perdendo intensidade, e muito raramente venta em julho. fui em fevereiro a calafate, a casa tremia toda!! impressionante, pois ventos de 80 km/hora, que aqui, somados a chuva, sao popularmente chamados de temporal, vendaval, etc, lá é comum. não entendo como aquelas casinhas que aparentam serem frageis, aguentam! Em ushuaia, neva e chove tb no inverno, as vezes mais chove do que neva, o que frustra um pouco, pois frio de 2 graus com chuva é algo terrivel, ja peguei isso no norte da Itália, e prefiro neve com -2 e sem vento. mais agradável, mais bonito. bem, em ushuaia o frio é úmido no inverno, pois há varios dias nublados, mas bem intercalado com sol, o qeu significa que é sempre "cambiante". Na região dos lagos, chove pencas e pencas, é uma espécie de amazonia temperada, rss, 2800 mm no ano, concentrados entre junho e setembro. Puerto montt, valdivia, osorno, carretera austral tb. Claro, quanto mais pra oeste, menos chuva, perto d pacifico chove muito, ondas gigantescas e tempestades frequentes. Mas na cordilheira, acima de 1000 metros, ha mais dias claros, ótimo pra passeio e pra esquiar. bariloche vale a pena no inverno, tem de tudpo, chuva, neve, sol. depende da sorte, de quanto tempo fica, e do humor da Massa polar atlantica e pacifica, e do anticiclone polar m,igratorio que traz muito frio e varios dias de sol. rss. Te garanto, a patagonia em qualquer epoca é linda, é uma experiencia que so climaticamente já vale a pena, sem contar as nuvens bizarrissimas e raras que só existem em altas latitudes. passei um dia todo fotografando o ceu na estrada de calafate a torrres del paine.

 

Vc tem 30 dias e isso é um show! eu sempre faço viagens desse tamanho, e dia 01 de julho chego em santiago com minha mae, iremos a coyaique, na remota parte sul do Chile, onde se chega por estrada de panoramas divinos, a famosa carretera austral. Talvez eu va a ushuaia, e região dos lagos depois. dia16 sigo ao norte, atacama, salar de uyuni, potosi, sucre, e la paz. muitos desses lugares vi em 1996, e quero rever e ver o que não vi. alias, procure o site da interpatagonia, onde tem tudo que vc precisa. fotos lindas vc acha no flickr, inclusive no meu flick, rss.

 

http://www.flickr.com/photos/22679398@N08/

 

lá tem fotos do perito moreno e algumas apenas do torres, pois nao cabe mais.

 

Ah, ushuaia no inverno nao tem pinguins, mas é lindo mesmo assim, e qualkquer estação vale a pena, inclusive o outono dá seu show no bosque magalhanico de lengas!!

 

no mais, é fazer o seguinte: ir em todas as estações, cada uma tem seus atrativos.

 

ah, com 30 dias, eu veria o glaciar perito moreno, ushuaia, torres del paine, bariloche e região, alguns vulcoes do chile, algum termas, como o de puyehue , terminando em santiago. ou fazer 20 dias na patagonia, e 10 no norte, calama, arica, salares e geiseres. é um roteiro de deixar qualquer nacionalidade boquiaberta. Os brasileiros em geral nao sabem nem que a patagonia existe, olham pra gente com cara estranha como se pensasse: nossa, ele é meio louco/aventureiro, que diabo de lugar é esse? hehuehuehu

 

se falar que patagonia é pais, pencas vao acreditar, rsss

 

mas atenção: tem varios lugares lindos fora dos roteiros tradicionais. ex: junin de los andes, lago general carrera, o segundo maior da america dop sul, região da cordilheira a leste de pucon, em vales repletos de araucarias.

 

bem, qualquer coisa, trocamos figurinhas,

 

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...