Ir para conteúdo

Patagônia e Terra do Fogo - Roteiros e Meios de Transportes - Perguntas e Respostas.


Posts Recomendados

  • Membros

Estamos também planejando viajem para janeiro, vou alugar carro em Santiago e seguir até Coyhaique via carretera, de lá seguiremos para a Argentina pegando a ruta 40 até Ushuaia voltaremos pelo litoral até penínsola valdez seguindo para Mendoza e daí de volta a Santiago, Optamos por sair do Chile pois aluguel de carro mais barato, estaremos em 3 pessoas e temos 18 dias para fazer esse percurso, gostaria de maiores informações quem já fez a carretera, principalmente horários de balsas, e a travessia do Chile para a argentina na Patagonia

grande abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 308
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Olá Taise,

 

Fiz esta viagem de carro no final de dezembro passado, esticando até o inicio de janeiro deste ano.

 

Levamos no auto o equipamento completo para um 'camping forçado': iglus, sleeping bags, lanternas, canivetes, comida, etc...nunca se sabe o que pode acontecer no caminho!

 

Saímos de Bariloche e fomos até Ushuaia, depois Bariloche novamente.

 

A ida foi via Ruta 40: Bariloche, Bolson, Rio Mayo, Lago Buenos Aires, Calafate (Geleira de Perito), Rio Grande (já na Terra do Fogo) e Ushuaia.

 

Volta via Chile - Ruta 9: Ushuaia, Puerto Natales – Torres del Paine, Chalten, Ruta 40 de novo, Perito Moreno (a cidade, não a geleira) e Bariloche.

 

Dependendo das atrações ficavamos 2 ou 3 dias na cidade, caso contrário era só pernoite mesmo.

 

Estávamos em 5 pessoas, alugamos um Renault Kangoo - que foi ideal para esta trip - depois de uma pesquisa exaustiva conseguimos o melhor preço: 10.500 pesos argentino com taxas de travessia e seguro inclusos - Alugamos por 15 dias.

Não saia daqui sem um aluguel já definido...é caro demais!! Isso exige muita pesquisa!

 

Ainda tenho o contato da agencia, que é de Buenos Aires, retiramos o carro no centro de Bariloche e devolvemos lá mesmo.

 

A viagem custou para cada pessoa, com passagens aéreas, algo em torno de 5.500,00 reais– sem miséria, ficando em hotéis, cabanas, hostels, campings, dependendo do que achávamos pelo caminho, comendo e bebendo bem, curtindo, etc...

 

O que ajudou demais foi termos levado apenas dólares, a troca foi absurdamente vantajosa tanto em Bariloche quanto em Ushuaia (só trocam notas de 50 e 100 dolares, notas pequenas só no oficial, daí você dança).

 

Enfim, se quiser mais dicas gerais sobre atrações, destinos, lugares para ficar, estradas, postos, etc...é só dizer!

 

Valeu!

 

P.S. Tudo mágico: da estrada às geleiras, Calafate, Chalten, Torres...a fauna, o céu, o vento, os lagos, o sol que fica 18 horas brilhando...o Estreito!! Sem palavras, só indo mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, estou montando meu primeiro mochilão com meu namorado e estamos meio perdidos e precisamos MUITO da ajuda de vocês!!!!

Estamos pensando em mais ou menos 20 dias de viagem, saindo de avião do Rio para Buenos Aires e de lá partiríamos de ônibus para os outros lugares.Pensamos em ir em julho. O roteiro inicial seria assim:

 

Rio - BA: passaríamos mais ou menos 4 noites e 5 dias conhecendo a cidade (pq é um dos meus sonhos!!!);

 

BA - Puerto Madryn: 2 noites e 3 dias, passaríamos 1 dia na Península Valdés, 1 iríamos até Punta Tombo e no último dia faríamos um City Tour por P. Madryn esperando o próximo ônibus;

 

Puerto Madryn - El Calafate: 2 noites e 3 dias, passaríamos 1 dos dias no Parque Nacional de los Glaciares (fazendo um mini trekking pelo Perito Moreno e depois andar pelas passarelas), no outro dia, se não for muito caro, navegaríamos pelo Lago Argentino e no último dia faríamos o City Tour principalmente pelas lojinhas da Av. San Martin e pegaríamos o ônibus;

 

El Calafate - El Chaltén: 2 noites e 3 dias, passaríamos 1 dos dias fazendo a caminhada do Fitz Roy, no outro dia conheceríamos a Cachoeira Chorilio Dei Salto + penhasco ao lado da cachoeira ou a Caminhada sobre o gelo no Campo del Hielo Continental e no último dia City Tour até a hora do ônibus;

 

El Chaltén - Puerto Natales: passaríamos 2 dias indo ao TDP, na volta de um dos dias pararíamos na Cueva del Miloton e no último dia o City Tour;

 

Puerto Natales - Punta Arenas: 2 noites e 3 dias, faríamos um City Tour pelo centro histórico em um dos dias, no outro iríamos até a Zona Franca e o outro ainda está em aberto;

 

Puerto Natales - Ushuaia: 4 noites e 5 dias, um dos dias faríamos a navegação pelo Canal de Beagle, no outro dia (ou em dois dias) iríamos até o Parque Nacional Tierra del Fogo (se der faremos umas paradas no caminho para conhecer Rio Pipo, Monte Suzana, Bahia Enseada, Ilha Redonda, Cañadon Del Toro, Lago Roca, Casita Del Bosque, Lagoa Verde e Negra, Represa de Castores e Bahia de Lapataia), outro dia iríamos até os Lagos Fagnano e Escondido, num outro dia faríamos um City Tour e iríamos até a Zona Franca;

 

Ushuaia - Rio: fim de viagem!

 

O que acharam desse roteiro? É viável? Tirariam ou colocariam alguma coisa??? Queria saber também uma média de quanto gasta numa viagem dessas também, alguém sabe? Estamos pensando em gastar pouco, mas sem deixar o dinheiro (ou melhor, a economia dele) tirar todo o prazer da viagem, então queremos nos "mimar" por 1 dia em cada lugar, indo a um restaurante (ou só comendo em algum lugar) e tomando um vinho.

Obrigada! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

E city tour? todas as cidades sao pequenas, nao tem o que ver por lá, a nao ser lojinhas mesmo.

outra coisa, voce já olhou o tempo de deslocamento entre os lugares? Na Patagonia as distancias sao grandes e no inverno algumas estradas podem fechar se informe sobre isso tambem.

Eu tiraria Puerto Madryn e deixaria para uma proxima viagem. Fica bem distante mesmo dos outros lugares que voce quer ver e essa época nao sei se é a melhor pra ver os bichos.

Aliás julho é muito, muito, muito frio por lá, voces planejaram as roupas tambem?

Quanto aos valores, dá uma lida nos relatos mais recentes que voce consegue ter a noçao do quanto vai gastar!

Déia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Olá, estou montando meu primeiro mochilão com meu namorado e estamos meio perdidos e precisamos MUITO da ajuda de vocês!!!!

Estamos pensando em mais ou menos 20 dias de viagem, saindo de avião do Rio para Buenos Aires e de lá partiríamos de ônibus para os outros lugares.Pensamos em ir em julho. O roteiro inicial seria assim:

 

Rio - BA: passaríamos mais ou menos 4 noites e 5 dias conhecendo a cidade (pq é um dos meus sonhos!!!);

 

BA - Puerto Madryn: 2 noites e 3 dias, passaríamos 1 dia na Península Valdés, 1 iríamos até Punta Tombo e no último dia faríamos um City Tour por P. Madryn esperando o próximo ônibus;

 

Puerto Madryn - El Calafate: 2 noites e 3 dias, passaríamos 1 dos dias no Parque Nacional de los Glaciares (fazendo um mini trekking pelo Perito Moreno e depois andar pelas passarelas), no outro dia, se não for muito caro, navegaríamos pelo Lago Argentino e no último dia faríamos o City Tour principalmente pelas lojinhas da Av. San Martin e pegaríamos o ônibus;

 

El Calafate - El Chaltén: 2 noites e 3 dias, passaríamos 1 dos dias fazendo a caminhada do Fitz Roy, no outro dia conheceríamos a Cachoeira Chorilio Dei Salto + penhasco ao lado da cachoeira ou a Caminhada sobre o gelo no Campo del Hielo Continental e no último dia City Tour até a hora do ônibus;

 

El Chaltén - Puerto Natales: passaríamos 2 dias indo ao TDP, na volta de um dos dias pararíamos na Cueva del Miloton e no último dia o City Tour;

 

Puerto Natales - Punta Arenas: 2 noites e 3 dias, faríamos um City Tour pelo centro histórico em um dos dias, no outro iríamos até a Zona Franca e o outro ainda está em aberto;

 

Puerto Natales - Ushuaia: 4 noites e 5 dias, um dos dias faríamos a navegação pelo Canal de Beagle, no outro dia (ou em dois dias) iríamos até o Parque Nacional Tierra del Fogo (se der faremos umas paradas no caminho para conhecer Rio Pipo, Monte Suzana, Bahia Enseada, Ilha Redonda, Cañadon Del Toro, Lago Roca, Casita Del Bosque, Lagoa Verde e Negra, Represa de Castores e Bahia de Lapataia), outro dia iríamos até os Lagos Fagnano e Escondido, num outro dia faríamos um City Tour e iríamos até a Zona Franca;

 

Ushuaia - Rio: fim de viagem!

 

O que acharam desse roteiro? É viável? Tirariam ou colocariam alguma coisa??? Queria saber também uma média de quanto gasta numa viagem dessas também, alguém sabe? Estamos pensando em gastar pouco, mas sem deixar o dinheiro (ou melhor, a economia dele) tirar todo o prazer da viagem, então queremos nos "mimar" por 1 dia em cada lugar, indo a um restaurante (ou só comendo em algum lugar) e tomando um vinho.

Obrigada! :)

 

Ana,

 

Conselho pesquise bastante sobre os destinos no fórum e na internet. Você esta com um esboço muito rudimentar ainda.

 

City Tour em Puerto Natales, El Calafate e El Chalten são coisas que não fazem muito sentido, Puerto Natales você conhece a pé em 4 horas parando nos dois museus que tem na cidade, El Chalten é praticamente uma rua, já El Calafate é uma megalópolis, mas nada que os passeios no final da tarde para jantar não lhe permita conhecer tudo.

 

City Tour pelo Centro Histórico de Punta Arenas, bem boa caminhada de unas 2 horas, pela cidade toda talvez valha a pena, eu pessoalmente contratei um taxista para ir ao Fuerte Bulnes e ele já me levou de cortesia nos pontos "mais distantes" do centro de Punta Arenas (Cemitério e Mirante) e me deixou na hora do almoço no Mercado Municipal para almoçar bem e barato, o resto se faz andando no dia a dia.

 

Vocês tem noção das distâncias? Buenos Aires a Puerto Madryn você vai gastar umas 18h; de Puerto Madryn a El Calafate umas 22h só de estrada (com uma troca de ônibus em Rio Gallegos), só para deixar claro que há trechos em que você terá que deixar um dia só para a estrada.

 

Julho é baixíssima temporada (na verdade eles não tem esse lance de alta e baixa, por lá ou é temporada ou não é) em Puerto Natales e TDP, fora no nível de dificuldade "INSANO" não creio que vocês irão acampar no parque, e dificilmente irão ficar hospedados nos hotéis (pois estarão todos fechados, se tiver algum aberto, prepare-se para desembolsar uns USD500, no minimo pela diária). A opção em nível "QUASE INSANO" é fazer um trekking (na verdade hiking) se o tempo ajudar e arrumar um guia maluco. A opção em TDP nível "MAMÃE DEIXOU" é fazer o "Day Tour - Inverno" é uma visita guiada parando em alguns pontos do parque, ele para inclusive na "Cueva del Milodón". Há esqueci de avisar, será muito difícil pegar transporte regular para TDP em julho, normalmente não há mesmo. Uma opção nessa época é o Day Tour a TDP e fazer a Navegação aos Glaciais Serrana e Balmaceda, não há muito mais a fazer por lá... ATENÇÃO MUITA ATENÇÃO: Verifique os dias de saída dos tour em Julho, eles não saem todos os dias, há o risco de você ir lá ficar dois dias em Puerto Natales sem ir a lugar nenhum por que não há saídas programadas.

 

O que você espera da Zona Franca? A função dela não é estimular o consumo, a zona franca em Punta Arenas tem o objetivo de compensar os altos custos de transporte. Dei uma passada por lá no final da tarde para comprar Bastões de Caminhada (os preços nada muito fora da realidade do Chile), voltei com os Bastões, duas caixas de chá preto (200 saches), uns 5 ou 6 livros e um adaptador chinês de tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ana

Voce pode ir pra Patagonia ainda, Bariloche é a porta de entrada da Patagonia e é linda tambem. E tem lugares lá perto, como regiao dos lagos no Chile, Pucon... Mas vai ser inverno tambem, só se informa sobre os passeios que acontecem por lá no inverno e vê se cobre tues interesses!

Déia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ana,

Vivo em Santiago e estou acostumado com o frio.Sera que você esta?

Esta deve ser sua primeira preocupação ,e a segunda,seria saber se em julho há transporte nestes longos trechos.De Buenos Aires a Ushuaia só de avião,isso há,porém e o resto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Pessoal, gostaria da ajuda de vcs!

 

Quero ir ano que vem para Ushuaia, e, na verdade, aproveitar para conhecer outros lugares... Penso em ter uns 10 dias de viagem...

 

Meu desejo: Rio - B.Aires - El Calafate - Ushuaia - Travessia para Punta Arenas - Santiago - Rio de janeiro.

 

Acham possível? Como poderia viabilizar... estou perduda! Tirando lugares pontuais, nunca viajei "rodando" a Ameruca do Sul...

 

Bjs e obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...