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Patagônia e Terra do Fogo - Roteiros e Meios de Transportes - Perguntas e Respostas.

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katish, nao sei se a linha puerto natales - ushuaia e´regular, mas na alta temporada tem sim...

 

Abaixo tem o resumo do meu roteiro...penso q foi mto tempo em ushuaia...Eu refazendo a viagem hj, ficaria apenas 2 noites em ushuaia e acresentaria uma noite mais em chalten e uma em punta arenas.

 

vamos la:

noites dormidas:

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

dia 7 - sp

dia 8 - buenos aires = 30 pesos (n lembro o nome)

dia 9 - el calafate = 30 pesos (aves del lago)

dia 10 - el chalten = 35 pesos (rancho grande)

dia 11 - acampamento el chalten

dia 12 - acampamento el chalten

dia 13 - el calafate = 30 pesos (aves del lago)

dia 14 - puerto natales = 5000 pesos cl (el refugio)

dia 15 - acampamento torres del paine pehoe = 12 usd

dia 16 - acampamento torres del paine pehoe = 0

dia 17 - acampamento torres del paine italiano = 0

dia 18 - campamento torres del paine las torres = 0 (mas é pago)

dia 19 - puerto natales = 5000 pesos cl (el refugio)

dia 20 - punta arenas = 7000 pesos cl (fitz roy)

dia 21 - ushuaia - 45 pesos (amanacer de la baia)

dia 22 - ushuaia - 45 pesos (amanacer de la baia)

dia 23 - ushuaia - 45 pesos (amanacer de la baia)

dia 24 - ushuaia - 45 pesos (amanacer de la baia)

dia 25 - bus ate rio gallegos e aviao na madruga p buenos aires

dia 26 – sp

-----------------------------------------------

suerte!!

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A dica que posso te dar é a seguinte: http://www.weather.com/

 

Antes de viajar sempre consulto a tabela de médias desse site... muito bom !

 

Muito bom, dá pra ter uma idéia da média da temperatura em cada região, El Calafate por exemplo fica entre 5 e -3 nessa época.

 

Mas eu queria umas informações mais detalhadas, por exemplo se o acesso à algumas regiões fica mais complicado por causa de neve ou gelo, se estradas são bloqueadas, etc...

Tenho um guia (Rough Guide) mas ele é meio confuso, uma hora diz que o acesso pode ser difícil no inverno, depois diz que é uma boa pois, tirando o frio, é mais vazio, os preços são melhores e venta menos. Pô, vale a pena ou não?? Hehehhe.

 

Abrassss!!!

 

 

Amigo Fabio,

Se descobrir estas infos que está pesquisando, por favor,me passa!!! rsrs.. Tb estou a caça dessas infos.... Estou "pensando" em ir no Inverno. Nada certo ainda, mas estou tentada a ir. Já conheço a Patagonia, mas no verão. Quero muito voltar!

Abraço,

 

 

Fabio_svr e Gisa.mar

 

Estou em Puerto Natales neste exato momento (24/05/2009). Na semana passada, eu estava em Ushuaia. Passei também por El Calafate e Punta Arenas.

 

Em relaçao as temperaturas:

A dica do michelschon é perfeita.

Mas para efeito de informacao, as temperaturas por aqui estao baixas, aproximadamente 0 graus Celsius. No geral, nao peguei muito vento, entao a sensaçao térmica deve ser de uns 3 graus negativos. ::Cold::

Em Ushuaia, peguei sol (amanhecia ums 9:00hrs e umas 17:00hrs já tava ficando escuro). Normalmente sem vento ou com uma brisa gelada. Mas quando ventava, era bem ruim de aguentar... :cry:

Em Punta Arenas também peguei sol. Tempo estranho, só aqui em Puerto Natales, que está fechando, com um pouco de garoa...

 

Em relaçao as estradas:

Nao peguei nenhuma interditada até o momento.

Fiz o trecho de El Calafate para Puerto Natales e de Puerto Natales para Punta Arenas (ida e volta). Tinha bastante gelo na beira da pista, mas sem nenhuma interdicao, total ou parcial.

Entre Ushuaia e El Calafate, fiz de aviao.

 

Vou para Torres del Paine amanha, com uma agencia de turismo local, entao espero que o parque nao esteja fechado... :shock:

 

Como a elisagodinho disse, é meio difícil ficar fora de ambientes com calefaçao. O que mais me incomodou foi o chao, que as vezes congela e fica bem escorregadio para andar. Depois do primeiro "chao", voce fica bem esperto. ::essa::

 

Desculpe pela acentuaçao. Falta alguns acentos nos teclados aqui do Chile...

 

Abraco,

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Senhores,

 

Já de volta para São Paulo, estou mandando mais informações relativas a minha passagem pela a Patagônia no "inverno" (15/05/2009~06/06/2009).

 

Ushuaia (A época adequada para os passeios em geral é no verão, embora os ventos sejam mais fortes. No inverno, é a temporada de ski)

Aqui, a melhor opção é passar no centro de apoio ao turista (http://www.e-ushuaia.com), que tem o preço atualizado das principais atrações da região e se estão em funcionamento.

Não nevou na cidade, embora houvesse gelo em algumas calçadas.

 

Navegação no Canal de Beagle

Por estar fora da temporada, a navegação saiu por saiu AR$ 135 (tive um desconto de AR$15 - paguei em dólar, com troco em peso argentino) na Patagônia Adventure Explorer (http://www.patagoniaadvent.com.ar), na entrada do porto "turístico". O roteiro inclui o Faro Les Eclaireurs (Faro del Fin del Mundo), Isla de Los Lobos, Isla de Los Passaros e o desembarque na Isla Bridges

Tem uma taxa de embarque, de AR$ 6, cobrado pela própria operadora. Existe uma navegação "alternativa", sem o desembarque na Isla Bridges, que é um pouco mais barata.

 

Tren Del Fin Del Mundo e Parque Nacional Tierra Del Fuego

Para pegar El Tren del Fin del Mundo (http://www.trendelfindelmundo.com.ar), é necessário ir até a estação, de taxi. Eu gastei AR$ 22 para ir até lá.

Para pegar o tren, paga-se AR$90, ida e volta (somente ida, seria algo como AR$ 85), mais o ingresso de estrangeiro ao parque nacional, AR$50.(Esse foi o único lugar que aceitava qualquer moeda para pagamento, desde Dólar e Euro até Real)

Quem tá com idéia de fazer trekking no parque, indo de trem, recomendo verificar se as linhas de ônibus estão em funcionamento. Peguei o parque gelado, cheio de gelo e neve, então preferi não arriscar a percorrer as trilhas e esperar o ônibus, então voltei com o trem.

Na estação não havia taxis disponíveis para voltar para a cidade, mas o pessoal da estação chama um remis (é tipo de um carro de aluguel, com motorista- praticamente o mesmo preço do taxi)

 

Cerro Martial

Para ir até o Centro de Montana Glaciar Martial (http://www.tierradelfuego.org.ar/glaciarmartial), é necessário ir de taxi (AR$16).

Não se paga entrada, mas creio que deve ter um custo para pegar o teleférico. Como a temporada não tinha começado, o teleférico estava desligado, mas já tinha bastante gelo e neve na região. Sem equipamento apropriado, não dava para subir para o trecho de trilhas.

Tem um ponto de taxi no próprio Cerro, mas quando eu estive lá, o ponto tava vazio. Voltei a pé, parte do caminho, até achar um remis livre.

 

Museo Maritimo de Ushuaia e Carcere de Ushuaia

Você consegue ir a pé até o Museo Maritimo de Ushuaia (http://www.museomaritimo.com) e Carcere de Ushuaia.

A taxa é de AR$ 35 para turistas do Mercosul (AR$45 para estrangeiros)

É praticamente um complemento a parte histórica contada durante o passeio do Tren Del Fin Del Mundo.

 

Zona Franca de Ushuaia

As lojas da San Martintem alguns bons preços para quem quer fazer compras lá.

Alguém tinha pedido o endereço de algumas lojas de lá, em outros posts:

Popper Store - San Martin 740 (Adidas/Nike/Topper/Salomon/Columbia/Helly Hansen/Alpine Slate/Taylor Made/The North Face/Powder/Hi-Tec/Sorel/Dale Of Norway/Head/Cébé/Zodiac/Mercury/Abu Garcia/Waterdog/Nikko/Coleman/Kevingston)

Campamento Base - San Martin 818 - http://www.campamentobaseweb.com.ar (Lowe Alpine/Sherpa/Montagne/Asolo/Nikko/Rip Curl/Billabong/Doite/Northland)

Vraie (Wrangler/Levi's/Lacoste/Sherpa/Helly Hansen/1a Martina/Puma/Reebok/Northland/Montagne/Adidas/Nike

Outlet - San Martin 1041 (Adidas/Reebok/Montagne/Puma/Wrangler/Levi's/Lacoste/Cuesta Blanca/Kosiuko)

Tem várias outras...todas na San Martin, ou nas suas proximidades.

 

Punta Arenas

Esta não é a época de pinguins na região, então não fiz a famosa visita a Isla Margarita e ao Seno Otway.

Pude apreciar o Canal de Magalhães, mas também não fiz nenhum tipo de navegação.

Também não nevou na cidade, embora houvesse gelo em algumas calçadas.

 

Zona Franca de Punta Arenas

Ao contrário de Ushuaia, existe uma área específica para a zona franca. Você terá que pegar um colectivo (um tipo de taxi compartilhado, que segue uma linha específica, como um ônibus - CH$ 350) para chegar lá.

Tem algumas roupas e eletrônicos, praticamente igual a um hipermercado daqui de São Paulo. Mas não são muitas lojas dentro da Z.F..

 

Para quem quer fazer compras, eles tem a Lider, que algo semelhante a um pequeno shopping center com algumas lojas e magazines, fora da Z.F..

Eu indicaria este local para comprar roupas. Creio que foi o lugar com preços mais em conta de toda viagem. Também chega-se de colectivo lá. Apenas avise ao motorista, para você não perder o ponto...

 

Puerto Natales

Fiz câmbio em uma das casas de câmbio de Puerto Natales. Aparentemente os bancos locais não fazem câmbio.

Não nevou na cidade, mas havia gelo em muitas calçadas, e ventou bastante, principalmente a noite.

 

Torres del Paine

O parque nacional fica aberto no inverno.

Eu contratei o passeio de um dia (CH$ 24.000, em dinheiro), saindo de Puerto Natales. Existe alternativas saindo de El Calafate (Argentina)

O primeiro ponto de parada é a Cueva del Milodon (ingresso de CH$ 2.000 - não nos foi cobrado, não sei por que, e nem parei para perguntar)

Entramos no parque nacional pela portaria próxima ao lago Toro. O ingresso no parque, com direito ao mapa do parque é CH$ 8.000. Deixamos um pessoal que ia permanecer no parque por dois dias na sede administrativa do parque, onde fomos avisados que a trilha que rodeia o parque estava fechada.

Pegamos bastante vento lá. A temperatura não devia estar tão baixa, mas a sensação térmica era terrível.

Passei pelo acampamento do lago Pehoé e ele estava aberto.

 

Navegação no Serrano

Estava disponível somente aos finais-de-semana, e creio que só no domingo. Como teríamos que esperar muito tempo, acabei não fazendo a navegação.

(http://www.puntaalta.cl)

 

El Chalten

Fiz a compra da passagem para El Chalten, ida e volta casada com a pousada (Rancho Grande)

Na entrada da "cidade", o ônibus dá uma parada em um centro de visitantes, onde eles te fornecem um mapa das trilhas disponíveis, e informam a situação das trilhas e das pousadas (se estão abertas e custo)

Não nevou na cidade, mas ventava bem frio, a noite.

Fiz as trilhas para o Chorrillo del Salto, para a Laguna Capri e a para a Laguna Torre. Seguindo o pedido do "guardaparque", não tentei fazer a trilha para a Laguna de Los Tres, fechada por causa da neve.

No geral, as trilhas são bem demarcadas, mas com trechos com bastante barro. Peguei também trechos com gelo e neve.

A trilha do Chorrillo del Salto é bem fácil e praticamente plana. Não havia neve ou gelo na trilha, que se misturava algumas vezes com a estrada que margea o Rio de Las Vueltas.

A trilha da Laguna Capri tem uma subida inicial bem chata, principalmente para quem não está acostumado a andar muito. Depois fica plana. A trilha está bem demarcada, mas com trechos com bastante barro. Peguei também trechos com gelo e neve, principalmente nas margens da Laguna Capri, que estava congelada, e do mirador.

A trilha da Laguna Torre também está bem demarcada (com exceção dos trechos sobre pedra), com trecho inicial de subida até o primeiro mirador (Para o Vale onde corre o Rio Fitz Roy), e bastante barro. Passamos a pegar bastante gelo e neve após o entroncamento com a trilha para as lagunas Madre e Hija.

Um ponto a ser verificado sempre, é o tempo do percurso, pois neste período estava amanhecendo somente umas 9:30hrs e anoitecendo umas 18:00hrs. Levem uma boa lanterna, para emergência. Uma me salvou no retorno da Laguna Torre - acabei chegando somente 20:15hrs na cidade...

 

El Calafate

Creio que o local que peguei o melhor tempo. Embora, no final da tarde e durante a noite, o vento fosse forte e bem frio.

 

Balcón de El Calafate

É um passeio de umas 4 horas, dentro de um Land Rover Defender (4x4) pelos balcões de El Calafate. Eu fiz com a Mil Outdoor Adventure (http://www.miloutdoor.com) por AR$ 140.

Passa por fazendas da região e tem vistas do Lago Argentino, da Cidade de El Calafate, das montanhas (inclusive do Fitz Roy, em El Chalten)

O passeio é feito, mesmo com neve e tem três saídas diárias.

 

Pessoalmente, sugiro que este seja o primeiro passeio a ser agendado, para que se tenha tempo hábil para trocar dólares por pesos.

A casa de câmbio Thaler - Av Del Libertador 1242 - Funciona das 10:00hrs até as 14:00hrs. (troca pesos chilenos, reais, dólares, e mais uma lista de moedas)

O banco Tierra Del Fuego - 25 de Mayo 34 - trabalha das 8:00hrs até as 13:00hrs. (fiz todas as minhas trocas lá - somente dólares, com câmbio pouco melhor que a Thaler)

O banco Patagônia - Av Del Libertador 1355 - também tinha uma área de câmbio, que trabalhava a tarde, porém só funcionava em temporada.

 

Glaciar Perito Moreno

Fiz o Minitrekking com o pessoal da Hielo & Aventura (http://www.hieloyaventura.com) por AR$ 330 (Em dinheiro ou cartão - VISA, Master e AMEX). É imperdível, e leva o dia inteiro. Tem ainda o ingresso ao parque nacional, AR$ 60 (Vale por um dia).

Para quem tem dúvidas entre o Big Ice e o Minitrekking, no inverno não existe dúvidas. A temporada do Big Ice já havia acabado (creio que foi até abril) e a do Minitrekking estava acabando por causa da neve e do frio (o gelo fica "mais duro" e dificulta a fixação dos crampons).

Após a navegação até o ponto de apoio, e a explicação básica do "funcionamento" do glaciar, você caminha até a borda dele, põe os crampons fornecidos pela operadora e depois é guiado pelo gelo durante uma hora e meia, por uns três guias.

Depois, de ônibus, você pára em um mirante, em frente ao glaciar, com diversos pontos de observação (face norte e sul do glaciar) por aproximadamente 1 hora.

Eu não viajei com botas, mas acho que é altamente recomendável ir com botas impermeáveis neste passeio, por causa da grande quantidade de poças de água geladas que encontrei pelo caminho. Mas vi gente com Nike Shox, Asics, etc.. Para quem acha que não vale a pena investir em botas, é possível alugá-las em El Calafate, por um dia AR$ 35, na La Barraca - Emilio Amado, 833 (botas, luvas e tudo quanto é tipo de roupa), ou em outras lojas da região.

Não tem almoço incluído no passeio, nem lugar para comprar. É necessário levar algo. Eu comprei comida no supermercado. O passeio tem saídas diárias.

 

Navegação por Todos os Glaciares

É um passeio que leva o dia inteiro. AR$ 295 (somente em dinheiro), pela Fernandez Campbell (http://www.fernandezcampbell.com), mais AR$ 40 do ônibus (Clamajucar, dentro do escritório da Fernades Campbell) até o Puerto Bandeira e AR$ 60 do parque nacional. (Vale por um dia)

O roteiro é navegar pelo lago Argentino, passando pela Boca Del Diablo, acessando o Brazo Norte para ver o Glaciar Upsala, Glaciares Onelli, Bolados e Agassiz. Depois navegaríamos pelo Brazo Spegazzini para visitar o Glaciar Spegazzini e o Glaciar Seco. Por último, passaríamos pelo Canal de Los Témpanos para ver o Glaciar Perito Moreno.

Conforme o roteiro original, é feito um desembarque para apreciar os Glaciares Onelli, Bolado e Agassiz, mas para meu azar, houve uma ruptura do Glaciar Upsala, que obstruiu o Brazo Upsala, e consequentemente a passagem para o Glaciar Upsala e Glaciares Onelli, Bolado e Agassiz. Com isso, somente pude ver o Upsala de longe. Depois passei pelo Brazo Spegazzini para ver o Glaciar Spegazzini e o Glaciar Seco, então passamos pelo Canal de Los Témpanos para ver o Perito Moreno (face Norte) - que apresentou uma pequena ruptura na nossa presença.

Creio que a obstrução da passagem foi azar, e não limitação por causa da época de inverno, embora tenham me dito que se fosse em outra época, os ventos levariam o gelo da ruptura para o lago Argentino, deixando a passagem livre.

No barco tem um bar, mas também levei comida do supermercado, sem problemas. O passeio tem saídas de segunda, quarta, sexta e sábado. A reserva tem que ser feita no dia anterior ao passeio (eles não fazem dois dias antes, por exemplo).

 

Fico a disposição, caso alguém queira alguma informação mais detalhada.

Abraço a todos,

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Olá pessoal;

 

Vou fazer o seguinte roteiro no final de dezembro/início de janeiro:

 

Ushuaia – Punta Arenas – Puerto Natales/Torres del Paine – El Calafate – El Chaltén

 

Gostaria de saber, dentre essas localidades, qual tem o melhor passeio para ver pinguins. Mas queria ver bem de perto, pois vi que em alguns passeios (como no canal de Beagle em Ushuaia) só é possível vê-los de dentro do barco...

 

Obrigado ::cool:::'>

 

Felipe, boa tarde!

 

Sem duvida alguma o passeio mais "louco" é o de Punta Arenas, na Isla Magdalena. Fiz os dois passeios e o de Ushuaia realmente não se pode descer do barco. Na Isla Magdalena vc desembarca (durante 1h) e fica a 1m dos pinguins. Na ilha existe uma população 130.000 pinguins que migra pra lá no verão, fora a grande variedade de outras aves.

 

Dicas:

1- Uma boa dica é assim que desembarcar, siga de imediato para o farol que existe no topo da ilha, pois assim vc consegue melhores fotos sem ninguem por perto e consegue a mesma coisa no retorno ao barco.

2- A Isla fede a galinheiro, literalmente. Se vc tiver alguma alergia tenha cuidado.

3- Bom levar lanche e água, pois no barco tudo é muito caro.

 

O passeio sai a tarde do porto de Puerto Arenas e retorna no inicio da noite. No barco vc recebe todas as instruções de como se comportar na Isla. O passeio tb pode ser agendado no seu hostel/hotel, sem nenhum add por isso, eles possuem convênios com a empresa de navegação.

 

Sem duvida alguma, esse passeio é um dos mais fenomenais de toda essa viagem. No meu Picasa tem um album só da Isla, dar uma olha por lá. (caminho na assinatura)

 

Se gostou da dica, classifica ai do lado ::cool:::'> ::hahaha::

 

20100422205154.jpg

 

20100422205405.jpg

 

QQ duvida comunica. ::otemo::

 

Abs,

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Olá, rmrighes e Mirelli Lima

A melhor coisa a se fazer quando esta pensando em um roteiro mas não esta definido ainda é pesquisar. Vasculhem os tópicos sobre El Calafate, El Chalten, o Perito Moreno, leiam este tópico de roteiros mesmo que vão encontrar muita coisa... vejam tudo o que puderem de informação e definam a base do roteiro.

 

Com isto definido, postem as dúvidas que faltarem nos tópicos especificos dos lugares.

 

O que posso adiantar é que Julho para El Chalten precisa ver antes se estão abertas as trilhas - e como a cidade são basicamente trilhas, se estas não funcionarem a cidade não é boa pedida para esta época do ano. Já calafate vale em qualquer época.

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Fala pessoal!

 

Entao...estou a caminho da Patagonia dia 21 de setembro. Saio de BH - Buenos Aires. tenho uma duvida: Quero conhecer a Peninsula valdez, el calafete - el chalten e Ushuaia, porem, nao estou seguro qual a melhor rota.

Tenho aproximadamente entre 12 e 18 dias, isso ficara a meu criterio $$ rs.

Alguem pode contribuir com esta info? O que seria melhor fazer?

Abracos,

Bechelany

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Fala pessoal!

 

Entao...estou a caminho da Patagonia dia 21 de setembro. Saio de BH - Buenos Aires. tenho uma duvida: Quero conhecer a Peninsula valdez, el calafete - el chalten e Ushuaia, porem, nao estou seguro qual a melhor rota.

Tenho aproximadamente entre 12 e 18 dias, isso ficara a meu criterio $$ rs.

Alguem pode contribuir com esta info? O que seria melhor fazer?

Abracos,

Bechelany

 

Vc pode pegar um avião de Buenos Aires e ir direto para P MAdryn e descer... ou or direto para ushuaia e subir.

P Madryn - Calafate - El Chaltén - Calafate - Ushuaia (ou o sentido inverso).

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Montei um roteiro para ir em novembro para a patagônia, fazendo uma viagem "circular", pois irei com minhas...

 

O orçamento Total Previsto fora as passagens é de: R$ 2600,00

 

1º DIA – SÃO PAULO - PUNTA ARENAS

2º DIA - PUNTA ARENAS - City Tour e Zona Franca (chego as 5 da manhã)

3º DIA - PUNTA ARENAS - USHUAIA - Distância : 653 kms - Duração : 12:00 hrs

4º, 5º e 6º DIA - USHUAIA

- Passeio pela Ilhas dos Lobos, Faro e de los pajaros, Canal de Beagle ou Estância Harberton e Pinguinera

- Parque nacional Tierra del Fuego + Trem do Fim do Mundo

- Glaciar Martial – 15 minutos de distância da cidade + city tour (???)

7 º DIA - USHUAIA - RIO GALEGOS - EL CALAFATE

De Ushuaia a Rio Galegos – 594 km e De Rio Galegos a El Calafate são 320 km.

Não há linhas regulares que unam diretamente Ushuaia a El Calafate. As opções são duas: viajar de ônibus a Rio Gallegos e lá pegar um avião ou outro ônibus para El Calafate.

8º e 9º DIA - EL CALAFATE

- Parque de los Glaciares - Perito Moreno (minitreking ?)

- Glaciar Upsala

- Cerro Frias ou outro passeio em 4x4

10º DIA - EL CHALTEN (220 km)

Bate e volta com algum treking rápido

11º DIA - EL CALAFATE - PUERTO NATALES

De El Calafate a Puerto Natales (286 quilômetros) - Duração : 05 a 6 horas

12º e 13º DIA - TORRES DEL PAINE

Usando como base Puerto Natales (ir e voltar nos 2 dias)

- Glaciar Grey, Lagoa Verde, Mirante de Nordenskjöld, Guarderia Sarmiento , Guarderia Laguna Amarga, Lago Sarmiento, Refúgio Pehoe.

Verificar o aluguel de um carro, pois pode circular livremente no parque. - Distancia: 145 km. app. Duração : 02 horas 30 min.

14º DIA - PUERTO NATALES / PUNTA ARENAS

- Glaciares Serrano e Balmaceda e Cueva Del Milodon (de carro ainda)

15º DIA - PUNTA ARENAS

- Pinguinera Otway Colony e Visita a Fábrica da Cerveja Austral (???)

De Punta Arenas a Puerto Natales - Distancia : 247 kms - Duração : 03: 00 Hrs

16º DIA - PUNTA ARENAS – São Paulo

 

As dúvidas maiores são:

- Dirigir essa época do ano para Torres del Paine (é tranquilo ? tem neve na estrada ?)

- Viagem de Ushuaia a El Calafate que parece ser bem complicada.

- Os passeios estão ok ou existem coisas mais interessantes a serem feitos nos locais ?

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As dúvidas maiores são:

- Dirigir essa época do ano para Torres del Paine (é tranquilo ? tem neve na estrada ?)

- Viagem de Ushuaia a El Calafate que parece ser bem complicada.

- Os passeios estão ok ou existem coisas mais interessantes a serem feitos nos locais ?

 

 

Oi Luis, fuja do cerro frias em calafate é uma bost*, mesmo o 4x4 é ruim, éjogar dinheiro fora, use o dia para ir para chalten que é bem mais legal.

 

Em ushuaia tem um 4x4 bem legal que é pelos lagos escondido e fagnano.

 

Em novembro é tranquilo, ja não tem neve.

 

Abrass

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Ola pessoal!

 

Vou estar na Patagonia em Outubro...e pelo que percebi vai fazer imenso frio. Vale a pena uma pessoa levar tenda (que ainda pesa um montão!) e quais as recomendações caso o faça em relação ao frio? Saco de cama quente etc...ne?

 

Se não levar tenda, é dificil arranjar la uma?!

 

 

obrigadão! :)

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    • Por appriim
      Olá, viajantes 😊
      Depois de ler tantos relatos, receber tanta ajuda e dicas do pessoal aqui no Mochileiros, nada mais justo que deixar uma contribuição sobre a minha experiência pela Patagônia. E também fico a disposição para ajudar no que estiver ao meu alcance!
      Espero que gostem 😉
      Antes de iniciar o relato sobre a viagem, vou deixar algumas dicas importantes aqui:
      - O meu objetivo com essa viagem era realizar algumas trilhas. Caminhei muito (cerca de 250km) e tive bastante contato com a natureza.
      - Eu fiz a viagem sozinha. Para quem tem dúvidas só tenho uma coisa a dizer: vá sem medo. As pessoas de lá são muito simpáticas e estão sempre dispostas a ajudar. Fiz várias amizades durante as trilhas, nos ônibus, na rua, etc. 😂
      - A fama de rolar caronas por lá é verdadeira. 
      - Mesmo sendo verão, na Patagônia ainda é frio.
      - Os dias são longos, entre 4h00 e 5h00 o sol já está raiando e ele se põe depois das 22h. Dá pra fazer MUITA coisa.
      - Não deixe de fazer absolutamente nada por causa do mal tempo. O clima por lá muda bastante, então saia com chuva ou sol e esteja preparado para as mudanças.
      - Leve sempre na sua mochila de ataque uma jaqueta e calça que sejam impermeáveis e corta vento.
      - Em todos os lugares tem calefação, então use e abuse do sistema em camadas e leve pijama curto para dormir.
      - Faça cambio na Argentina. Minha conexão em Buenos Aires era de madrugada, então não consegui fazer cambio fora do aeroporto, e mesmo assim compensou muito mais que trocar no Brasil. Fiz no Banco Nación dentro do EZEIZA, acho que fica aberto 24hrs. No site deles dá pra acompanhar a cotação oficial (http://www.bna.com.ar).
      - Comprei todos os tickets de ônibus na Rodoviária de El Calafate. Também é possível comprar online.
      - Peguei um Chip para usar internet da empresa Movistar. Só precisa ir até a loja deles com um documento e solicitar o chip, depois ir até um kiosco e fazer uma recarga. A internet funcionou bem na Argentina, exceto El chaltén que lá nem o wifi funciona direito.
      - Tanto na argentina quanto no chile eles não dão sacolas nos mercados.
      - Achei os preços bem interessantes em Ushuaia, pra quem não sabe, é uma área livre de impostos. Vi perfumes, gopro, roupas de frio com preços bons.
       
       Meu cronograma foi o seguinte:
      20/12 – Florianópolis – Buenos Aires
      21/12 – Buenos Aires - Ushuaia
      22/12 – Ushuaia – Laguna Esmeralda
      23/12 – Ushuaia – Pinguineira, Canal Beagle e Glaciar Martial
      24/12 – Ushuaia – El Calafate (avião)
      25/12 – El Calafate – Dia Livre, volta de bike
      26/12 – El Calafate – Perito Moreno e Minitrekking
      27/12 – El Calafate – Puerto Natales - Chile (ônibus)
      28/12 – Puerto Natales – Full Day Torres Del Paine
      29/12 – Puerto Natales – Trekking até  Base deTorres del Paine
      30/12 – Puerto Natales – El Calafate – El Chaltén (ônibus)
      31/12 – El Chaltén – Cerro Torre
      01/01 – El Chaltén – Chorrilo Del Salto
      02/01 – El Chaltén – Fitz Roy
      03/01 – El Chaltén – Laguna Electrica
      04/01 – El Chaltén – Loma Del Pliegue Tumbabo
      05/01 – El Chaltén – El Calafate (ônibus)
      06/01- Chegada em Florianópolis
       
      Vou começar pelo dia 2, porque o primeiro se resumiu apenas em chegar até Buenos Aires 😂😂
      21/12 BUENOS AIRES – USHUAIA
      Cheguei de madrugada no Aeroporto de Ezeiza, fiz o cambio e meu voo até Ushuaia saia do Aeroparque. A Aerolíneas disponibiliza de um transfer gratuito se você emitir um voucher no site deles. A empresa que presta esse serviço é a Manuel Tienda León, só procurar o guichê deles na parte externa do aeroporto.
      O voo de Buenos Aires até Ushuaia dura +/- 4 horas. Acordei quando estava perto de pousar e ao abrir a janela o céu estava azul, as montanhas com os picos nevados e diversos lagos.
      Desembarquei em Ushuaia às 8h10 e como não despachei mala, fui direto ver o transfer até o meu hostel, para não esperar muito optei pelo remis, é um trajeto rápido e custou ARS 300.
      No hostel, tomei café da manhã e fui tomar um banho para sair. E para minha surpresa ao sair do banho, chuva e muito vento (coisas da patagônia 😂). Nesse momento, ainda não entendendo como funcionava o clima por lá, fiquei esperando a chuva passar. Depois de um certo tempo sai na chuva mesmo.
      Estava com o dia livre e fui bater perna para conhecer a cidade, andei pela Avenida San Martin que é a rua de comércios em Ushuaia, muito simpática, com algumas construções coloridas, pelas calçadas apreciando o Canal Beagle, fui até a famosa placa.
      Hospedagem: Antártida Hostel. Localização é ótima, perto da Avenida San Martin, do porto e mercado. Estrutura de quartos, banheiros e cozinhas são boas e sempre estavam limpos. Staffs simpáticos, sempre dando dicas e conversando.

      Vista do avião

      Foto clássica na placa "fin del mundo"

      Canal Beagle

      22/12 – USHUAIA – LAGUNA ESMERALDA
      Pedi no hostel informações sobre o transfer até o inicio da trilha para a Laguna Esmeralda, eles me venderam por ARS 450 ida e volta.
      A van passou no hostel as 10h, o dia estava nublado e sem chuva. A trilha de modo geral é bem tranquila e bonita. Você caminha por bosques, passa por rios, vales, paisagens bem diferentes. Durante todo o trajeto há “plaquinhas” azuis nas árvores indicando o caminho. Possui algumas subidas, não são muito longas e nem íngremes.
      Após mais ou menos 6km cheguei na Laguna Esmeralda e que lugar incrível, meu preferido de Ushuaia. A água realmente é verde esmeralda, mesmo com o dia nublado. Explorei alguns lugares mais altos, contornei a Laguna para vê-la vários ângulos. Logo mais começou uma ventania, coloquei todos os meus casacos, gorro, procurei um abrigo do vento e sentei pra comer para depois começar meu caminho de volta.
      Na volta o vento não deu trégua e eu podia ver a chuva se aproximando. Choveu um pouco e depois o céu ficou azul. Cheguei ao inicio da trilha perto das 14h para aguardar a van. No caminho de volta para o hostel o tempo virou de novo, choveu e ventou MUITO. Fiquei pensando se tivesse optado por voltar com a van das 17h kkkk

      Trilha com as plaquinhas azuis nas árvores, indicando o caminho.
       

       

      Empacotada de casacos depois que cheguei na Laguna Esmeralda
       
      23/12 – USHUAIA – PINGUINEIRA, CANAL BEAGLE E GLACIAR MARTIAL
      Último dia em Ushuaia começou bem cedo, o dia estava lindo, céu azul, pouco vento. Às 7h30 o ônibus saia do Porto em direção a Estancia Harberton, para depois pegar um barco até a Isla Martillo, onde estão os pinguins. Fechei esse passeio com a Piratour por USD 179.
      No caminho até a Estancia paramos num local bonito, com um lago e do outro lado da estrada um vale, onde é possível observar como as árvores crescem tortas devido aos fortes ventos.
      Fomos divididos em 2 grupos para pegar o barco e ir até a ilha dos pinguins. Estava bem frio e com bastante vento. Ao descer na ilha a guia passa algumas instruções e durante todo o passeio explica sobre a ilha, pinguins, predadores, etc. Você não fica “solto” na ilha, precisa caminhar com o grupo. A ilha é realmente cheia de pinguins, estão por toda a parte e são uma gracinha, dá vontade de pegar um e botar embaixo do braço.
      Obs.: Não é permitido se aproximar dos pinguins, acho que são 3 mestros. E tome muito cuidado para não pisar nos ninhos.
      Minha dica é: fique na frente do grupo, um pouco afastado. No momento que estava conversando com a guia um pinguim se aproximou de mim e pude vê-lo de pertinho, até tirei uma selfie com ele.



      Depois vamos até o museu marítimo onde é realizada uma visita guiada em inglês e espanhol. O museu é muito interessante possui ossadas de mamíferos marinhos. O tour é realizado por biólogos, as explicações são riquíssimas, cheias de informações novas.
      Pra finalizar o passeio seguimos até um catamarã para uma navegação de 3 horas pelo Canal Beagle, até chegar ao porto de Ushuaia. Confesso que achei essa parte um porre e dormi boa parte do trajeto kkkk acordei para ver o Farol, que é lindo. Nesse momento estava chovendo e bem cinza, parecia filme de terror. Mais tarde passamos por uma ilha onde ficam vários leões marinhos, paramos ali por alguns minutos para observa-los. Eles dormem todos juntinhos, fazem barulhos, são folgados e desajeitados.
      Desembarcamos no porto de Ushuaia pelas 15h, almocei com uma família que conheci durante o passeio e as 19h30 combinamos de nos encontrar para subir o Glaciar Martial. Nessas horinhas já tinha parado de chover e o sol brilhava, no entanto um pouco antes de sair e encontrar meus novos amigos, o tempo virou completamente e inclusive choveu granizo (acho que nunca vou ver tempo tão louco como ushuaia).


      Após muita indecisão, criamos coragem e começamos a subir o Glaciar Martial, debaixo de chuva mesmo. Estava muito úmido, então a sensação térmica castigava. No meio da trilha já havia parado de chover e quando olhando para trás o céu estava limpo e no mar dava pra ver um lindo arco-íris. A subida é bem íngreme, senti a minha panturrilha queimar. Subimos até encontrar os pontos com gelo, tomamos a agua trincando e começamos a descida com vista para Ushuaia, o céu estava com cores lindas.
      Por isso eu vou reforçar mais uma vez: NÃO DEIXEM DE FAZER ABSOLUTAMENTE NADA NA PATAGÔNIA POR CAUSA DO TEMPO.

      Patagônia e suas surpresas 😍



      Por enquanto é isso gente, conforme for sobrando um tempinho vou escrevendo e postando aqui!
       
       
    • Por Alexandre Cabral
      Gostaria de deixar o meu primeiro relato com a certeza de que ainda viram muitos outro!
      Como nos concentramos apenas em Ushuaia, por questão de logística, pois não tinha voos diretos de Ushuaia para Calafate nesse período específico, decidi deixar meu relato do ponto de vista de alguém que tentou aproveitar ao máximo o que Ushuaia tem a oferecer. 
      Poderia ter economizado muito mais do que o fiz, mas como a maioria das viagens de ultima hora, paguei um preço a mais. O fato de ter ido em baixa temporada, amenizou um pouco a situação. Minha viagem foi no começo de maio/2019 e durou uma semana. Comprei pacote aéreo (aerolíneas) + hotel pela decolar. O voo saia de São Paulo para Ushuaia com escala de 6h em Buenos Aires e com troca de aeroporto, pois voos internos são operados no Aeroparque. A aerolíneas disponibiliza transfer gratuito, é só entrar no site deles ir em: serviço ao cliente -> serviço de transfer -> preencher seu sobrenome, o código de reserva e e-mail, dai você recebe os vouchers por e-mail tanto o de ida quanto já o da volta em QR code, é só apresentar na hora de pegar o transfer. No site tem os horários que, se não me engano, é a cada hora, o transfer é operado pela empresa Manuel Tienda León.
      Os passeios que cotei ainda estando no Brasil estavam muito caros e decidimos olhar os preços quando chegamos lá, uma vez que, sendo baixa temporada, não teríamos o risco de ficar sem vaga. Negociando diretamente com a agência, o preço é totalmente diferente, muito mais barato, fechamos todos os passeios com a Brasileiros em Ushuaia que montou um roteiro de passeios de acordo com nossa disponibilidade. Com exceção da Expedição Off Road 4x4 + caiaque (que é opcional, mas vale a pena), dos outros passeios que fiz, não era realmente necessário fazer por agência. Lembrando que, certos passeios, são feitos em determinada época do ano e outro são feito o ano todo.

      1. Letreiro
      1º Dia - Chagamos as 8h e pegamos o transfer, que já estava incluso, até o hotel, ficamos no Hostal de Bosque, nos instalamos e fomos ver os passeios, fechamos tudo já no primeiro dia, mas lembrando que durante a viagem foi possível rever a ordem dos passeios para a que melhor nos atendesse. Devido ao cansaço, ficamos pela cidade conhecendo alguns ponto turísticos com o letreiro, a avenida San Martín que é a principal e é onde fica tudo e aproveitamos para visitar o museu marítimo e presídio. Para fazer a visita no Museu, é preciso pagar a entrada, estando la dentro pudemos explorar as galerias onde tinha as exposições e mais a frete o presídio, seus anexo e as selas. Cada sela conta um pouco da história do lugar com fatos, representações dos presidiários que passaram lá. Dentre os anexo, há um que esta preservado como foi deixo a anos e a sensação de entrar lá é surreal, vale muito a pena a visita.  A noite fomos relaxar no pub Dublin que é sempre cheio de gente e um dos melhores bem estilo Irlandês.                                                                                                                                                                                                                                                                                                               
      2. Placa Ushuaia FIn del Mundo 

      3. Museo Maritimo y del Presidio de Ushuaia
                
      2º Dia - Trem do Fim do mundo + Parque Nacional Terra del Fuego - Da pra pegar um táxi e ir para a plataforma do trem, comprar o ticket e fazer o passeio tudo por conta, depois para o parque precisa outra condução. O trem em si é bem simples mesmo, mas o que vale a pena é a paisagem pelo caminho, realmente parece que se esta dentro de um filme. O trem faz uma parada e é possível descer tirar fotos e explorar um pedacinho do lugar. Na entrada ganhamos um fone de ouvido  e durante todo o trajeto, é possível escutar sobre a história dele, em vários idiomas. No parque nacional, vemos alguns lagos, entramos na floresta e caminhamos até um café que tem um pouco mais acima onde a vista é incrível e é possível degustar um chocolate quente maravilhoso. Nesse mesmo passeio, foi ao correio do fim do mundo, tem que dar sorte de ele estar aberto, pois os horários de funcionamento são meio bagunçados. Demos sorte de achar aberto e pudemos carimbar o passaporte com o selo de lá, o lugar é em interessante, vende cartão postal e funciona como um correio normal.

      4. Passeio no trem do fim do mundo

      5. Parque Nacional Terra do Fogo

      6. Correio do Fim do Mundo
       
      3º Dia - Glaciar Martial + Bar de gelo - Para o glaciar é só pedir um táxi até a casa de chá que fica no pé do glaciar e de lá da pra subir tranquilo. Como era outono, a pista de esqui na estava aberta, por isso dava para subir o glaciar por ela. A caminhada até a parte de cima não é pesada e é tranquila de fazer e mais uma vez a vista surpreende em cada cantinho daquele lugar. O bar de gelo é tipo uma câmara fria a -20ºC que server bebida durante 20 min, não achei muita graça, da pra passar sem, mas como fazia parte da experiência, la fomos nós.

      7. Glaciar Martial

      8. Bar de Gelo
       
      4º Dia - Trekking Laguna Esmeralda - Para mim que nunca tinha feito trekking foi muito bom ter ido com a agência, mas pra quem já é acostumado, é o mesmo esquema, táxi ate a entrada e de la segue até a laguna. Esta sinalizado e sempre tem gente por conta fazendo o trajeto. É uma caminhada de 4h ida e volta, passamos perto de represa de castores, dentro do bosque, lugares com lama, riachos, até chegar na laguna é um pouco cansativo então é bom reservar um dia para esse passeio.

      9. Laguna Esmeralda
       
      5º Dia - Navegação Canal Beagle - No porto tem as empresas que vendem o ticket para a navegação, que se não me engano é de manhã e a tarde. Também tem que pagar uma taxa no porto na hora do embarque, não me lembro o valor mas não é nada absurdo. Vimos o O Farol Les Eclaireurs, conhecido com o farol do fim do mundo e ilhas com leões marinhos e aves, não era época dos pingues, então de 
      10. Farol Les Eclaireurs (Farol do Fim do Mundo)
       

      11. Colonia de Aves no Canal Beagle 
       
      6º Dia - Expedição Off Road 4x4 + caiaque sunset - É uma passeio noturno, vale muito a pena, o caiaque como já disse, é opcional, mas é muito legal o passeio e vale a pena também. De dois em dois, entramos no caiaque e remamos no lago escondido seguindo o guia, o fundo do lago é cristalino e incrível, ficamos até o pôr do sol admirando a vista. Depois voltamos a rota adentrando a uma floresta já a noite e paramos perto do lago fagnano. O passeio termina com um churrasco numa clareira no meio do floresta, com direito a fogueira e marshmallow. É uma ótima maneira de fechar a viagem com chave de ouro. 
       
      12. Lago Escondido

      13. Caiaque sunset, Lago Escondido

      14. Lago Fagnano

      15. Churrasco e Marshmallows
      7º Dia - Foi o ultimo dia então tiramos para comprar algumas lembrancinhas, como tinha nevado nas montanhas, pegamos um táxi e voltamos ao glaciar para ver como estava e era outra paisagem tudo branquinho de neve.
       
      8º Dia - Pegamos o transfer as 07h e fomos para o aeroporto pegar o voo de volta.
       
       
      Qualquer dúvida, estou as disposição! O Post ainda precisa ser melhorado, qualquer sugestão é bem vinda! 😃
       
    • Por Thalles Medeiros
      Tô passando pra avisar que mês que vem "fevereiro" vou fazer uma trip épica rumo ao Uruguai bem "mão de vaca" pegando caronas, barraca e etc .. 
      Já te adianto que vai ser tri legal 
      Fico pilhado? Ta afim de ir? van bora!! 

    • Por Alan karleno
      Fala Mochileiros..
      Procuro dicas para aperfeiçoar o meu roteiro e a quantidade de dias que se faz interessante para cada local. Planejo o roteiro entrando pela Argentina (buenos Aires), saindo pelo Chile (Santiago), em junho de 2020. Tenho 25 dias disponíveis. 
      Vôo. Teresina & buenos Aires (buenos Aires 3 dias).
      Vôo. Buenos Aires & Bariloche (Bariloche  + Villa la angostura 5 dias). 
      Vôo. Bariloche & Buenos Aires e Buenos Aires Ushuaia. (Dia para viagem). 
      Vôo. Ushuaia & El Calafate (4 dias El Calafate).
      Ônibus. El Calafate & Puerto Natales (5 dias Puerto Natales + Parque torres del paine). 
      Ônibus. Puerto Natales & Puta Arena (2 dias Puta Arena).
      Vôo. Punta arenas & Santiago ( 4 dias Santiago) + VALLE NEVADO ou FARELLONES.
      Vôo. Santiago & Teresina. 
      1 dias para emprevisto.
      Quero aproveitar ao máximo o tempo em viagem.
      Desde já agradeço pela atenção.
      Bora Mochila..
       
       
       
       
       
       
       


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