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Mochilão- 20 dias sozinha em Cuba (Havana, Cienfuegos, Morón, Camaguey, Santiago, Baracoa, Varadeiro, Viñales)


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É possível viajar nos caminhões se você for mulher e estiver sozinha!

 

O relato é bem grande porque falo muito sobre os cubanos, então no fim vou colocar umas informações mais práticas, como lugares de interesse e dicas gerais :)

 

O Relato

 

OBS: 1CUC = 24MN

1CUC=1 dólar

Recomendo que levem euro, pois o dólar é taxado em 10% lá.

 

Dia 15 (Havana):

Mapa 3CUC

Taxi 25 CUC

Jantar 8.20 CUC

Hospedagem 15CUC

 

No táxi para a casa da Ana, o taxista disse que o povo cubano não vive tão bem, mas que vivem bonito.

Cheguei na casa de Ana e seu marido Leo, que foram muito simpáticos e ofereceram café da manhã por 5CUC, aceitei por ser o primeiro dia.

Andei até Vedado em busca de comida e bar, acabei comendo em um lugar um tanto caro e mais para turistas, andei um pouco e voltei para a casa.

 

16:

Café da manha 5 CUC

Entrada museu CDR 2CUC

Wifi por 10 horas 15CUC

Daiquiri da Floridita 6CUC (uma facada e na minha opinião não vale a pena)

Jantar na Ana 10CUC

Hospedagem 15CUC

 

Ana me fez um café da manhã muito gostoso e fez de tudo para que eu me sentisse em casa, ofereceu um jantar com lagosta por 10 CUC, aceitei por ser lagosta, mas achei bem caro.

Andando a procura da calle Obispo para comprar o cartão para usar o celular, conversei com Julio, um moço muito simpático que me contou muito sobre Cuba, disse que não existe crianças na rua, mas sim, existem alguns moradores de rua, que são levados pela polícia para outra cidade, onde é oferecido a eles comida, banho e necessidades básicas, disse que não existem favelas em Cuba. Conversamos sobre futebol e drogas, ele disse que em Cuba só tem maconha e que é bem rara, quem usa, usa só em finais de semana, não existe cocaína e heroína na ilha. Ele trabalha em uma empresa de aluguel de carros, trabalha um dia inteiro e descansa dois dias inteiros, gosta de viver em Cuba e diz que existem coisas boas e coisas ruins em viver aqui.

Caminhei pela calle Obispo e fui no museu do CDR.

Quando fui comprar o cartão para usar a internet, estava uma fila de 3 horas e tem umas pessoas que vendem por 3 CUC, mas na ETECSA (onde vendem oficialmente) é metade do preço.

Conheci alguns cubanos simpáticos mas que no fim da conversa queriam que eu pagasse algo para eles.

Quando cheguei na casa da Ana 4 estrangeiros estavam jantando, um casal da Nova zelandia e um casal da Austrália, a menina do casal da Austrália especialmente foi muito legal e atenciosa, mas todos foram também, falavam mais devagar para eu poder acompanhar o inglês deles. O jantar estava muito bom, frango frito, arroz, feijão, lagosta, banana, tomates e um vinho muito bom, me deram para provar o Rum Santiago, tomei com coca cola cubana, bem bom :)

 

 

17:

pão com presunto 5MN

agua 17.5 MN

Entrada Museu da Revolução 8CUC

Almoço 12CUC

Pulseira 1CUC

Onibus 1CUC

Coco Taxi 5CUC

Jantar 2CUC

Sorvete ao lado copelia 0.80CUC

Sorvete ao lado do copelia 2.50CUC

Sorvete Coppelia 1CUC

Hospedagem 15CUC

 

Passeio pelo museu da revolução, vi e participei de uma discussão entre uma cubana que apoia a revolução e um jovem que criticava a revolução.

Consegui notas de MN (com a figura do Che) em um banco para levar para uns amigos.

Andei bastante até o Armacen San Jose e comprei uma pulseira de Cuba, fui até a Plaza de Armas comprar uns livros, mas eram muito caros, 5CUC a maioria dos livros, fui até um ponto de ônibus e conheci uma senhora que trabalha no ministério da educação em Cuba, conversamos por muito tempo, ela disse que sim, há muita diferença social, mas porque tem gente que trabalha mais que outras e me disse que existem empregos para todos, se você quer um emprego, você consegue.

Encontramos uma mulher chamada Dalrling no caminho que ia perto da Plaza de la Revolucion (onde eu queria ir) e nós 3 começamos a conversar, elas me disseram que em Cuba a profissão que ganha menos é ser professor, ganham muito mal, mais ou menos 300 pesos (12,5 CUC), mas também disseram que algumas profissões se ganha bastante, ela disse que o governo paga tudo e que as pessoas não passam fome com o que o governo dá, no caso dela, disse que vive muito bem, mas o governo não da muita carne, então ela compra nos mercados.

Fiquei com Darling quando a senhora foi embora e contei muito sobre o Brasil e ela me contou muito de Cuba, sobre os avanços da internet, disse que em algumas (poucas) casa já é possível ter wifi e que alguns cubanos fazem "gatos" para pegar a internet, me ajudou com o Espanhol e foi uma das pessoas mais receptivas que conheci, ela me pagou o ônibus (0.40MN, quase 3 centavos de real). Darling trabalha de segunda à sexta das 8:30 até as 16:00.

Fui até a praça da revolução tirar umas fotos, mas estava muito cansada então peguei um Coco taxi para Coppelia.

Tomei 2 sorvestes de dois lugarres do lado do Coppelia, o primeiro era mais barato, (o de piña naranja era delicioso) o segundo mais caro que do Coppelia, gostei do sorvete do Coppelia também, tomei de goiaba e caramelo (muito muito bons).

Passei em uma pizzaria, jantei e voltei para a casa da Ana.

PS: Quando fui ao Coppelia pela primeira vez, não sabia que dava para pegar a fila e pagar como cubano, mas aparentemente é possível, das outras vezes, paguei em moeda nacional ::otemo::

 

IMG_0297.JPG.c152e1ad44ec46b9140b7d46e1038bf2.JPG ::lol4::

 

18:

Praia 5CUC

Almoço 3.70CUC

Cadeira e guarda sol 4CUC

Doce 8,75MN

Sorvete 10 MN

Pizza 35 MN

Taxi 9CUC

Refrigerante

Hospedagem 15CUC

 

Fui para praia Mi Cayto (pegando o ônibus transtur do parque central), conheci um grupo de adultos espanhóis que me ajudaram a ir e voltar da praia, foram muito legais comigo e fizeram questão de saber se eu já tinha comido ou se eu precisava de algo, a praia é muito bonita, mas nada de muito diferente, só a água que é bem clara, Mi Cayto é um praia gay (só gays homens mesmo porque só tinha eu de mulher) e lá aparentemente existe um tipo de prostituição, ficam uns garotos chamando atenção dos turistas gays mais velhos, puxam assunto, até que saem juntos da praia.

Voltei para o parque central e dei uma andada por lá e Obispo, voltando de lá conheci um homem chamado Orlando e na volta conheci dois brasileiros que me deram coca, conversei muito com eles, estava com saudade de falar minha língua e ficamos de marcar de sair, mas não consegui entrar em contato com eles.

Voltei para a casa da Ana, tomei banho e saí de novo. Os meninos me disseram de um lugar legal que se chama 1830, andei muito e no meio do caminho não aguentava mais e peguei um táxi (4CUC), chegando lá o lugar estava fechado. Acabei conhecendo um grupo de americanos, mas não falamos sobre coisas tão importantes, fui andando para a Galeria del paseo, onde tinha visto em um site que tinha um lugar de jazz no segundo andar, era 10CUC a consumação, não fui, voltei para a casa de Ana, paguei 5CUC no táxi ::putz:: .

Conversei muito com Ana.

 

19:

Hamburguer e suco de goiaba 11MN

Livros e jornais 1CUC

Chilentillas e suco 105MN

Coppelia 5MN

Cinema 6MN

Jantar 35MN

Hospedagem 15CUC

 

Fui para a Universidade de Havana, não me deixaram entrar na parte de psicologia (o que curso no Brasil) e foram muito grossos, conheci um senhor chamado Pedro, ele me deu livros e mostrou a poesia que faz. Almocei e fui para a sorveteria Coppelia, conheci Lazaro, uma pessoa incrível e agora um amigo que tenho para a vida, lá ele me pagou um sorvete.

Fomos ao cinema e vimos o filme do Snowden, a qualidade era ótima e o cinema muito bem conservado, paguei a entrada de Lazaro, já que ele havia pagado meu sorvete.

Cultura e informação em Cuba são muito baratos, os jornais custam 0,20MN e o cinema de 1 até 3MN e a qualidade é ótima, nada diferente dos cinemas brasileiros (em Camaguey ví um cinema 3D que era 4MN, se não me engano).

Fui para a casa da Ana e lá conheci Risse, um australiano, fomos comer pizza e ele me contou muitas coisas sobre seu país.

Decidi ir para Santa Clara no dia seguinte e não dois dias depois como eu havia programado.

 

20 (Cienfuegos):

Café da manhã 1CUC

Ônibus para La Cubre 0,40MN

Onibus para Sancti Spíritus 25CUC

Casa 20CUC

Janta 50 MN

Lanche de porco 10MN

Balada 3CUC

Bebida 1CUC

 

Acordei cedo, deixei a mala na casa da Ana e fui para um terminal chamado La Cubre buscar por um caminhão, quando cheguei, me disseram que não havia mais caminhões por lá, só trem e que hoje não tinha passagem (era 20CUC).

Decidi mudar o trajeto e ir direto para Trinidad e pular Cienfuegos, perguntei para umas pessoas na rua onde podia achar os malditos caminhões, andei muito e cheguei em um terminal.

Lá disseram que só havia caminhões para Ciego de Avila (um lugar que estava no fim do meu roteiro), me enrolaram muito e disseram que para Ciego era 25CUC, um absurdo, mas eu estava perdida. Tentei achar um taxi compartilhado para Cienfuegos, mas não tinha.

Paguei os 25CUC ::putz:: e entrei em um ônibus nacional muito bom, com ar e etc.

Me disseram que parava em Sant Spiritus e de lá eu achava um taxi compartilhado por 2CUC para Trinidad.

Acontece que o onibus não para lá, então Jendry, um cubano muito gente boa que me comprou um refrigerante, disse que ele ia pra Cienfuegos, descemos em um lugar deserto, pedimos carona e depois subimos em uma carroça e os cavalos nos levaram para a estrada que leva até Cienfuegos, ficamos pedindo carona até que Jendry parou um táxi e pagou, ele ficou em uma cidade perto de Cienfuegos e pediu para que o motorista me deixasse em Cienfuegos, o carro dele quebrou e tive que esperar 1:30, um amigo do motorista, chamado Noel veio me buscar e me levou para uma casa muito bonita, que recomendo muito, Ana e seus filhos são todos muito educados e fazem de tudo para você se sentir em casa, o quarto é grande, tem tv, ar condicionado, tudo é muito limpo e a casa fica em uma boa localização.

De noite saí para tentar achar um lugar de jazz latino, acabei conhecendo 3 cubanos e 3 meninas do Canadá que estavam todos juntos, fomos em um balada que não sei o nome, não era muito boa, mas a companhia era ótima, peguei o contato das meninas, pois elas vêm para o Brasil em breve, aparentemente. Cheguei na casa de Ana 2:30 ::essa::

 

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21:

 

Café da manhã 5MN

Taxi coletivo para Trininad 5CUC

Almoço 7CUC

Estadia 20CUC

Sorvete 60 MN

 

Acordei as 9 e fui para Trinidad (no terminal de ônibus de Cienfuegos têm muitos taxis coletivos), como não tinha estadia, fui procurando e encontrei a senhora Juana, ela cobra 25/30CUC mas como eu estava sozinha e não tinha ninguém para dividir o quarto (tem uma cama de casal e uma de solteiro), ela fez por 20. A casa de Juana fica literalmente do lado do havanatour, de onde saem os ônibus para a praia Ancon (5CUC ida e volta).

As coisas aqui em Trinidad são MUITO caras.

O sorvete aqui é 20 MN uma bola, em Havana é 5MN cinco bolas, para ter noção da diferença.

Passei mal o resto do dia por causa da comida de um restaurante chamado "Paladar Dona Clara", só fui comer no dia seguinte ::xiu::

 

22:

Café da manhã 1.65 CUC

Onibus para a praia 5CUC

Almoço 4CUC

Cadeira Praia 2CUC

Estadia 20CUC

Sorvete 3.20 CUC

Jantar 4CUC

Entrada la cueva 5CUC

Bebidas -perdi a conta, mas acho que foi uns 7CUC

 

 

Acordei de manhã e fui procurar o lugar de onde saem os caminhões, o lugar, aparentemente, é em um posto de gasolina, não fui até lá para checar porque estava um pouco longe.

Peguei o ônibus para a praia Ancón (esse ônibus costumava ser 2CUC, agora é 5CUC e sai às 9, as 11 e as 14, se não me engano e o ultimo horário para voltar é as 18).

A praia estava um pouco suja porque havia chovido, mas é muito linda, encontrei com uns brasileiros que tinha conhecido em Havana, me ajudaram bastante, o onibus é 5CUC ida e volta, mas voltei com eles de carro porque tinham alugado.

De noite fomos no Club Ayala (as pessoas chamam de la cueva), é uma balada na caverna, então foi muito legal e diferente, é um pouco caro, a entrada foi 5CUC com uma bebida incluso e as bebidas lá são 3CUC, então recomendo que beba antes, indo pra lá, as pessoas vendem na porta da casa bebidas por 1CUC e são muito boas :wink:

 

23:

Café da manhã 5CUC

Sorvete 10MN

Bolacha 11MN

Jantar 5CUC

Hospedagem 15CUC

 

Peguei uma carona com os brasileiros para Morón (eles iam pra Cayo Coco, então era caminho, serei eternamente agradecida), encontrei o hostel da Isabel e do Oscar (a filha dele esteve no Brasil por 3 anos no programa mais médicos e mora em Camaguey agora) que são pessoas maravilhosas, conversei com Isabel por mais de 4 horas. Fui ao centro tomar sorvete e usar a internet, voltei e Isabel fez um jantar tradicional cubano maravilhoso.

Eles são tão incríveis, a comida é tão boa e fizeram um preço melhor pelo quarto e pela comida.

 

24:

Hospedagem 15CUC

Café da manhã 3CUC

Praia 20CUC

Pizza 25MN

Acordei e tomei café na Isabel porque o táxi coletivo ia chegar cedo e não iria ter tempo de comer na rua, eu ainda não sabia qual era o preço do táxi, mas como de trinidad até cienfuegos deu 5CUC, imaginei que seria mais ou menos isso e não me preocupei ::putz::

Isabel me disse que era 60CUC e que não sabia se eu ia dividir com uma ou duas pessoas, isso me pegou de surpresa, ainda bem que dividiu em três pessoas.

Dividi o taxi (ida e volta) com um casal de suiços muito fofos que me contaram muitas coisas de seu país e perguntaram muito sobre o Brasil, a praia é muito incrível, a água transparente, pena que estava ventando um pouco então tinha muitas ondas, mas fora isso, foi incrível, a praia mais bonita que estive em Cuba.

Voltei para Moron, comi uma pizza na rua e decidi mudar meu roteiro e tentar ir para Camaguey.

 

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25:

Café da manhã 3CUC

Guagua para Ciego 3MN

Viazul para Camaguey 6CUC

Bicitaxi 30MN

 

Acordei e fui para o terminal de ônibus e pedi ajuda para umas pessoas para ir pra Ciego.

O ônibus nacional era muito bom, melhor que muitos da viazul, não sei exatamente como fiz para conseguir entrar em um nacional, acho que porque me misturei com uns cubanos e fiquei perto deles. Quando cheguei em Ciego, não tinha caminhões para Camaguey e não dei sorte com os ônibus nacional (era 21MN), porque dessa vez estavam pedindo o RG cubano, então fiquei entre o ônibus da viazul e o táxi compartilhado, estavam cobrando o mesmo preço (6CUC) então peguei o viazul porque já estava saindo, mas me arrependi porque o ônibus da viazul fez uma parada de 45 min e o trajeto levou 3 horas.

Quando cheguei em Camaguey, fui procurar o endereço da filha de Oscar e Isabel, da casa que fiquei em Moron. Não achei o lugar e pedi pra uma pessoa me ajudar, ela ligou para Olisbet (filha do Oscar) que disse para eu encontrá-la numa praça (fui de bici taxi porque era longe).

Ela e seu marido Rafael são pessoas incríveis, eu não acho que é possível encontrar pessoas mais incríveis que eles. Me compraram sorvete, me levaram pra conhecer o centro e me levaram pra trabalhar com eles (são médicos), passamos o dia indo nas casas dos pacientes para um programa de prevenção de câncer (esse dia foi o programa de prevenção contra câncer de útero), existe um registro com o nome de todas pessoas, idade e onde moram e precisávamos ir na casa das mulheres avisando que elas tinham horário marcado para uma citologia no posto de saúde, um programa de prevenção maravilhoso.

Voltamos para a casa deles e Olisbet fez um jantar muito bom e Rafael me deu um vinho maravilhoso, conversamos muito e agendaram um bicitaxi para me levar ao terminal no dia seguinte, disseram para eu passar a noite na casa deles, não me deixaram pagar nada em nenhum momento, com certeza são minhas pessoas favoritas de Cuba e fazem um trabalho admirável, quero muito que voltem para o Brasil.

 

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26:

 

Bicitaxi 2CUC

Caminhão para Santiago 80MN

Lanche 10MN

Hospedagem 15CUC

Comida 1CUC

 

Cheguei na estação de ônibus de Camaguey às 7 da manhã e esperei até as 15 para um caminhão para Santiago porque tinha uns caras que viram que eu era estrangeira e falavam para os motoristas dos caminhões não me deixarem entrar se eu não pagasse 15CUC ::grr:: , por sorte consegui esse das 15:00, pois falei direto com o motorista e conheci um japonês chamado Koju que também ia para lá.

Chegamos(viajei por uns dias com Koju, enquanto nosso trajeto era o mesmo) em Santiago as 22:30 e foi muito cansativo, achamos uma mulher que cobrou 15CUC por cada quarto e jantar por 1CUC, ela viu que estávamos realmente desesperados, comemos arroz congris e carne de porco.

 

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27:

Santiago-guantanamo 25MN

Pizza e suco 7MN

Refri 15MN

Guantanamo-Baracoa 40MN

Jantar 8.50CUC

Hospedagem 15CUC

 

Acordei as 8:00 e fomos para o terminal, subimos no caminhão para Guantanamo invés de esperarmos um para Baracoa direto porque achávamos que seria mais rápido ::putz::

Chegamos em Guantanamo meio dia e fomos procurar um caminhão para Baracoa, só conseguimos achar às 16:30 depois de procurar muito.

Chegamos em Baracoa às 20:15 e fomos para a casa que Oli e Rafa me recomendaram, a casa era muito boa, Denny (o dono da casa) foi muito legal com a gente e fez por 15CUC.

Saímos para jantar, eu estava muito cansada procurando um restaurante (queria um mais em conta, mas bom, porque estava cansada de comer pizza por 10MN :lol: ) e quando achei o Koju não quis comer lá, nos separamos.

 

28:

Hospedagem 15CUC

Café da manhã 7MN

Parque Yunque Infortour 17CUC (no cubatuour é 16, mas o onibus ja tinha saído)

Cocada 1CUC

Chocolate quente 1CUC

Refresco 1CUC

Jantar 12 CUC

Suco 4MN

 

Fiz o passeio do parque Yunque, tem dois passeios lá, o de 1,5km que vai até uma cachoeira e o de 5km que vai até o topo da montanha. Acabei me confundindo e fui pro da montanha, fiz até a metade do caminho e me dei conta de que estava errado (quando chegar, pergunte sobre o passeio da cascata), desci tudo de novo e procurei a cascata, é bem bonita, mas no caminho tente arrumar um guia para levar suas coisas para o outro lado do rio (tem que atravessar o rio nadando) ou deixe as coisas antes de atravessar. Se for no passeio de subir a montanha, leve roupas de banho porque a água da travessia vai ate o umbigo.

Depois da cachoeira fiquei no rio esperando as outras pessoas terminarem o passeio da montanha e perto de onde eu estava havia uma tendinha de uma mulher que vendia cocada e chocolate quente (estava muito calor, mas tomei mesmo assim, porque é feito com cacau ralado), é realmente MUITO gostoso tanto a cocada quanto o chocolate quente.

Quando voltei fiquei um pouco na praça e depois fui com o Koju jantar lagosta (o restaurante chama "La patrona" e a lagosta custa 8CUC, a mais barata que achei e é muito boa), andamos um pouco pelo malecon e achamos uma tenda que vende suco de abacaxi, o melhor suco de abacaxi que tomei.

 

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29:

Hospedagem 15CUC

Passeio Yumuri com Cubatour 20CUC

Almoço 8CUC

Chocolates 4CUC

 

Me despedi de Koju pela manhã, porque ele tinha que voltar para Havana, depois fui com a cubatour para o rio Yumuri porque é o jeito mais econômico se for sozinha(o), se tiver mais gente, compensa dividir um táxi e achar um guia(mas foi tudo muito bom com a cubatour então recomendo).

Eles fazem algumas paradas, primeiro em uma mulher que faz chocolate caseiro (você pode comprar lá, então recomendo que leve dinheiro se quiser comprar algo, foi muito interessante, vão te explicar passo a passo como se faz o chocolate), depois na vila Yumuri para conhecer um tipo de caracol que tem lá, depois o passeio com o bote até o rio (encontrei dois brasileiros e ficamos de tomar cerveja de noite) onde você pode nadar (na ida fui dentro do bote e na volta fui fora nadando e segurando no bote, foi maravilhoso), no final do passeio, tem uma hora e meia em uma praia de areia preta e tem uma casa na frente onde é possível almoçar.

Preços da loja de chocolate:

3 Tabletes 1CUC

Bola de cacau 1CUC

Pacote com 12 tabletes 4CUC

Manteiga de cacau 4CUC

De noite saí com os meninos (Adler e Felipe) não lembro quanto gastei em bebida, foi muito divertido, mas não faço ideia como cheguei na casa do Denny ::lol4::::hein:

 

30:

Café da manhã 16MN

Entrada Cueva de água e playa blanca 5CUC

Coco choco 1CUC (era horrível, então se ficar em dúvida, não compre)

Bote 1CUC

Sucos 4MN

Refresco 1CUC

Hospedagem 15CUC

Jantar 10CUC

 

Fui para o parque natural Majayara, é possível ir a pé do centro para lá, como o furacão quebrou a ponte para a entrada, as pessoas vão de bote, lá dentro têm muitos passeios para fazer, eu escolhi Cueva de água e Playa Blanca. Primeiro fui na Cueva de água, tem que andar bastante para chegar lá, foi uma experiência legal, mas não faria de novo.

Dica para mulheres: Recomendo que não vá sozinha, mas se não tiver jeito e quiser muito conhecer, cuidado, os homens são bem machistas nessa região, o guia foi muito chato, muito mesmo :roll:

A playa blanca é muito pequena, como o mar estava muito agitado e não consegui entrar direito, se eu pudesse mudar meu roteiro, iria para a Praia Maguana ou outro passeio com cubatou invés do parque.

De noite jantei em um restaurante chamado "El Guajiro" é muito bom, recomendo comer tití (um peixe pequeno que só existe em Baracoa) com leite de coco, é bem diferente.

 

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31:

Livros 70MN

Chocolate 7,20 CUC

Café da manhã 25MN

Onibus Santiago 15CUC

Onibus Varadero 49CUC

4 Cucurucho 40MN

Bolachas 10MN

 

Comprei uns livros (tem uma livraria muito boa em Baracoa que chama Rubert Lopez, se não me engano) e chocolates para dar de presente no Brasil, foi difícil ir embora de Baracoa. Dessa vez me rendi à viazul porque não queria arriscar ficar esperando 8 horas por um caminhão ou passar a noite em um caminhão sozinha.

Recomendo que provem o Cucurucho, amei esse doce, as vezes os ônibus que saem de Baracoa param no caminho e da para comprar, levei até para o Brasil.

 

1:

Hotel com café da manhã 39CUC

Almoço 60MN

Doce 5MN

Sorvete 1,50 CUC

2 Refrigerantes 1,20 CUC

 

Conheci duas francesas e um francês no ônibus para Varadeiro, quando chegamos fui com eles tentar arrumar uma casa e estava tudo lotado, vi que os lugares eram mais para 3 pessoas e decidi procurar sozinha, como já era 13hrs e estava perdendo o dia e não achava nada, decidi ficar em um hotel, não recomendo, prefiro muito mais as casas de família, mas estava muito difícil de achar, acho que foi meu maior erro na viagem ::toma::

Pularia Varadeiro para ficar mais um dia em Baracoa.

Aproveitei um pouco o dia e de noite andei pela cidade, tudo é muito mais caro e restaurante em moeda nacional é quase impossível, achei um que fica na 41 com 1 avenida, se não me engano, é um quiosque, se não achar, pergunte aos cubanos onde fica o restaurante que vende em moeda nacional.

 

2:

Guardar a mala no hotel 1CUC

Ônibus Havana 10CUC

Sorvete 25MN

Lanche 1MN

Torrone na estrada 25MN

Jantar 48MN

Hospedagem 20CUC

Tomei café e fui na viazul para ver os horários dos ônibus, como queria tentar ir para Viñales ainda no dia 2, reservei para as 18 e na hora tentei mudar para as 16.

Passei um pedaço da tarde na praia, que é incrível, mas já estava cansada de mar.

Cheguei em Havana e fui para casa da Ana, ela me arrumou um táxi coletivo para Viñales para o dia seguinte por 20CUC, o que é muito, mas meu tempo estava apertado e não queria arriscar com a viazul, além disso, o terminal que fica a viazul é um pouco longe e eu não ia ter certeza de que teria bilhetes, Havana para mim foi o pior lugar para achar transporte para fora da cidade.

Ana me cobrou 20CUC pelo quarto de cima, que é mais caro, porque o que eu pagava 15CUC estava ocupado.

 

3:

Hospedagem 10CUC

Taxi coletivo 20CUC

Passeio cavalo 20CUC

Jantar 9,40CUC

 

Acordei cedo para ir para Viñales, mas o táxi acabou chegando só 11 horas, deveria ter ido com a viazul, cheguei em Viñales só 14 horas.

No caminho, o motorista disse que a casa dele tinha quartos para alugar e fez por 10CUC e que o irmão dele tinha cavalos para fazer o passeio.

Quando cheguei, fui recebida com um suco de manga bem gelado, muito bom. Disseram que o passeio sairia por 25CUC, chorei e fizeram por 20CUC, outro erro ::putz:::lol: porque no centro fazem por 10CUC, mas eu estava com medo de não conseguir conhecer tudo o que eu queria.

O passeio foi muito legal, conheci um grupo de austríacos, a menina do grupo foi muito legal comigo, passamos a tarde juntos no passeio, mas nos separamos e não deu tempo de pegar o contato deles.

Como estava sobrando um pouco de dinheiro e eu estava no fim da viagem, decidi comer lagosta de novo, aproveitando que no Brasil é muito caro.

Em Viñales não consegui achar restaurantes em moeda nacional, mas têm uns que o almoço sai por 3 ou 4CUC.

 

4:

 

Charutos 9CUC

Bicicleta 3CUC

Hospedagem 10CUC

Café da manhã 3CUC

Bustour 5CUC

Sorvete 1,75CUC

Almoço 4,95CUC

Jantar 3CUC

 

Andei uns 15km de bicicleta de manhã e já tinha acabado de ver o que eu queria (o mural da pre historia, que aliás, é 3CUC para entrar, eu não paguei e olhei de longe) só que a bicicleta era para o dia todo, tentei devolver e pagar mais barato.

Fui para o centro pegar o bustour para a cueva del indio, quando cheguei, pedi para a moça que estava cobrando as entradas para fazer por 4CUC, ela perguntou se eu estava sozinha, eu disse que sim e não sei porquê, mas ela me deixou entrar de graça, me salvou uma grana.

Estava uma fila gigante para pegar o bote, mas no fim valeu a pena, encontrei os austríacos de novo, mas ele não foram muito legais dessa vez, então fui pro centro almoçar.

De noite conheci um cubano chamado Alejandro, que me pagou uma piña colada e me chamou para ir em uma festa chamada "El palanque", acabei não indo porque são 6km de distância da cidade.

 

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5:

 

Taxi coletivo 15CUC

Almoço 65MN

Coppelia 10MN

Boné 3CUC

Taxi para o aeroporto 25CUC

Jantar 35MN

Presentes 44 CUC

 

Fui para Havana de manhã para comprar presentes e me despedir da cidade.

Andei muito de dia e de noite fui ao malecon, quando cheguei na casa, conversei muito com Leo, ele disse que aos 10 anos de idade já ajudava os revolucionários levando comida e remédio para eles e que dedicou sua vida para a revolução, foi para a Angola por 2 anos e também foi militar.

Como meu voo era às 7:00, saí da casa 4:30 e os preços dos táxis são muito altos nesse horário e não tem ônibus.

 

É isso, espero que tenha ajudado um pouco para quem quer ir para lá, fiz muitos erros, mas acho que faz parte.

Dá para economizar muito mais, ainda mais se for em 2 ou 3 pessoas, porque o que mais gastei foi com hospedagem.

Dicas gerais:

 

-A maioria dos meus jantares foi pizza, porque são bem baratas, variam de 10 até 60 MN dependendo de onde (2,50 até 9 reais).

-Água é um pouco caro, então compre só uma e vá pedindo pra encher nas casas que ficar hospedado.

-Muitas casa de família cobram 5CUC pelo café da manhã, eu não acho que compensa, na rua vendem nas janelas das casas pão com presunto e queijo por 5MN e suco por uns 2MN (essas valores são um pouco difíceis de conseguir em Trinidad)

-Nas praias existem umas camas de praia, são 2CUC então recomendo que levem toalhas de praia, como eu não levei nenhuma, tive que pagar.

-Se você optar por tomar café da manhã nas casas de família, normalmente sobram frutas e pães, então embale e leve se for para a praia ou para uma viagem.

-Os bilhetes da viazul em Trinidad, são impossíveis, pois acabam muito rápido (pelo menos em janeiro), então recomendo que se for viajar se viazul, tente comprar no dia que chegar, também tem os táxis compartilhados e os caminhões (cuidado pra não ser enganado com os preços).

-Quando for comprar os bilhetes para usar o wifi, compre o de 5 horas, dura bastante e você não precisa ficar indo comprar toda hora, custa 7,5CUC, se não me engano.

-Trinidad é um lugar MUITO caro de comer, então dê uma economizada nas outras cidades para gastar mais lá.

-Muitas casas de família deixam você deixar sua mala lá e voltar para pegar depois, levei uma mala grande e uma mochila, deixei a mala em Havana, fiz todo o trajeto e quando voltei para Havana, dormi lá mais um dia e peguei de volta.

-Quando for procurar caminhões, tente pegar diretos, que não tenha que fazer muitas descidas para procurar outros, porque o que leva mais tempo é essa procura.

-Se você for numa cadeca para trocar euro por CUC e depois CUC por moeda nacional, eles na maioria das vezes não deixam, então se você tiver um pouco de CUC, troque primeiro por moeda nacional e depois troque os euros, não faço ideia do porquê isso acontece.

-Se ficar entre pegar viazul ou um táxi coletivo, vá pelo mais barato, mas se for o mesmo preço ou só um pouco mais caro, vá de táxi, é MUITO mais rápido, porque os onibus da viazul fazem muitas paradas.

-Aproveite os sucos de baracoa, custam 2MN e são bem bons.

 

SE FOR DE CAMINHÃO:

CUIDADO ao procurar os caminhões porque muitos homens vão ficar no seu pé para ganharem um tipo de comissão (se eles percebem que você é turista, falam pro motorista cobrar mais, um cara queria me vender a ida pra Santiago num caminhão por 15CUC e não me deixou subir por outro preço porque havia feito um combinado com o motorista), a dica é correr e falar com o motorista direto antes deles.

 

Lugares de interesse:

 

Havana

Hospedagem: Calle Escobar 118 bajos e/ Ánimas y Laguna(Procure por Ana)

Tel: +5378635000

PS: Eles tem uma conta no airbnb, então da para fazer a reserva por lá.

 

Praia: Mi cayto (se você for homem gay, vale a pena, se não, vá para a praia Santa Maria)

 

Livraria: Alma Mater (San Lázaro esquina Infanta)

 

Cienfuegos

Hospedagem: Calle 41 # 3906, Esquina 36 y 41.

Tel (0053) (43) 511582

Cel (0053) 52930752

[email protected]

A casa é conhecida como "El Pino"

 

Trinidad

Hospedagem (procure por uma mulher que chama Juana):

-Casa independente (casa para 4 pessoas):

Calle Francisco Cadahia (Gracia) n° 204-A

[email protected]

Essa casa custa de 25/30 CUC

 

-Quarto para 3 pessoas(onde fiquei, é do lado do havanatour, onde pega o onibus para a praia):

Calle Lino Pérez (San Procopio) n° 364

Essa custa 25 CUC

 

Balada: Club Ayala (la cueva)

 

Morón:

Hostal Isabela

Calle Enrique Varona No. 4 e/ 4 y Linea FC

Tel: (33)504584

Email: [email protected]

Se gostar de política, converse com a Isabel, ela sabe de muita coisa.

 

Santiago:

Casa Carmen : Calle General Lacret #256 / Maceo y Habana

Ps: não fiquei nessa casa porque não tinha lugar, mas a mulher foi simpática e nos recomendou outro.

 

Baracoa

Hospedagem: Casa Denny y Rafaela Calle Rubert Lopez 86. Esquina Limbano Sánchez

Email: [email protected]

 

Comida: rafael trejo 14 (la patrona)

Comida vegetariana (eu não fui, mas para quem quiser, eles têm cardápios veganos e vegetarianos e os pratos são muito bonitos) :

Calle Maceo 90

Email: [email protected]

Telefone: 52589319

Ps: A casa do moço foi parcialmente destruída pelo furacão e o restaurante está em um lugar provisório, se não estiver no endereço acima, estará na Calle Maceo 170

 

É isso! Espero que tenham gostado do relato, qualquer dúvida podem perguntar por whatsapp (11)966755221 ou aqui nas mensagens :P

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    • Por ms.priscila
      ROTEIRO CHILE (11 DIAS)
      INFORMAÇÕES GERAIS

      Visto: dispensa de visto por até 90 dias
      Passaporte:  deve ser válido no momento de entrada; permitida entrada com RG
      Vacinas: não há exigências
      Quando ir: funciona bem para visitar todo o ano, se a sua preferência for neve (jun-set), calor (dez-mar) ou temperaturas mais amenas (mar-jun e set-dez)
      Capital: Santiago
      Moeda: PESO CHILENO ou CLP ($)
      Idioma oficial: castelhano
      Cod. telefone: +56
      Padrão bivolt: 220V
      Tomadas: C, L


      Chile é um país que encanta e o que mais me chamou a atenção foi a poesia de Pablo Neruda, inscrita na história do país. Por isso, não deixe de conhecer todas as casas localizadas em Santiago, Valparaíso e Isla Negra.
       
      ROTEIRO DIA A DIA

      DIA 01
      Chegada e descanso

      Dia 02
      Passeio pago – Cajon del Maipo

      Dia 03
      Palacio de La Moneda, Plaza das Armas, Catedral Metropolitana de Santiago, o Museu Histórico Nacional, Museu de Arte Precolombino, o Edifício dos Correios, Paseo Ahumada

      Dia 04
      Cerro San Cristóbal (ou Parque Metropolitano de Santiago), Casa Museo La Chascona (a primeira casa de Pablo Neruda), mercado central (Don Augusto), Museo de Bellas Artes, Sky Costanera (por do sol)

      Dia 05
      Cerro Santa Lucia, Centro Cultural Gabriela Mistral, Templo Bahai de Sudamerica

      Dia 06
      Vinicola De Concha y Toro

      Dia 07
      Aluguel de carro e Isla Negra; a noite chegada em Val Paraiso

      Dia 08
      Tour gratuito por Val Paraiso, Casa La Sebastiana, Museu Naval e Maritimo e fim de tarde no Muelle Baron

      Dia 09
      Tour por Viña del Mar

      Dia 10
      Dia livre

      Dia 11
      Retorno ao Brasil
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       

      SANTIAGO
      Cerro San Cristóbal (ou Parque Metropolitano de Santiago)
      Endereço: Calle Pio Nono, 450, Bellavista
      Horário: seg, das 13-20h; ter a dom (e feriados), das 10-20h
      Preço: consulte o valor no site

      Casa Museo La Chascona (a primeira casa de Pablo Neruda)
      Endereço: Fernando Márquez de la Plata 192, Bellavista
      Horário: ter-dom, das 10-19h
      Entrada: $7000/R$50 para visitas guiadas em espanhol 
      Como chegar: metrô Baquedano, Parada Turistik
       
      Casa Museo La Chascona

      Mercado Central
      Endereço: San Pablo, 967, Centro
      Horário: Diariamente, das 8 às 19h
      Metrô: Puente Cal y Canto, linha 2-amarela. Parada Turistik
       
      Restaurante Donde Augusto (um dos mais recomendados)

      Plaza de Armas
      Endereço: entre as Ruas Catedral e Compañia de Jesus

      Catedral Metropolitana
      Endereço: Plaza de Armas de 9-19hs
      Entrada gratuita

      Museu Histórico Nacional
      Endereço: Plaza de Armas, 951, Região Metropolitana
      Horário: ter-dom das 10-17h30h
      Entrada gratuita

      Museu de Arte Precolombino
      Endereço: Bandera 361, Região Metropolitana
      Horário: ter-dom, das 10-18h
      Preço: consulte o valor no site

      Palacio de La Moneda
      Endereço: Moneda S/N, Región Metropolitana
      Horário: visitas guiadas de seg-sex às 9:30h, 11h, 15h e 16:30h (necessário agendamento)
      Obs.: às 10h há troca de guardas.
      Entrada gratuita

      Museo de Bellas Artes
      Endereço: Paque Forestal S/N, Santiago, Región Metropolitana
      Horário: ter-dom de 10-18:45h
      Entrada gratuita

      Cerro Santa Lucia
      Endereço: Avenida Bernardo O’Higgins 499, Barrio Lastarria
      Horário: Diariamente, das 9-19h
      Entrada gratuita

      Centro Cultural Gabriela Mistral
      Endereço: Av Libertador Bernardo O’Higgins 227, Barrio Lastarria
      Salas de exposição abertas de ter-sab das 10-20h; dom das 11-20h; visitas guiadas com agendamento prévio
      Entrada gratuita

      Calle Lastarria – de qui-sab há uma feirinha de antiguidades das 10-20h; escolha um restaurante para jantar em alguma noite da sua estada

      Templo Bahai de Sudamerica
      Endereço: Diagonal Las Torres, 2000, Peñalolen
      Horário: ter-sex de 17-21h; sab-dom de 9-19h; não abre às segundas
      Entrada gratuita

      Vinícola Concha Y toro
      Endereço: Avenida Virginia Subercaseaux, 210, Pirque
      Entrada: $18000/R$128 a $22000/R$156; é necessário fazer a reserva da visita no site
      Horário: Diariamente (exceto feriados), das 10-17h
      Transporte: por conta própria, vá de metrô (linha 4-azul) até a estação Las Mercedes; lá tome o ônibus MB 72 ou um táxi (10 minutos). De transporte público, 1h30min desde o centro
       
      Vinícola Concha y Toro

      ISLA NEGRA
      Depois de alugarmos o carro para seguir para Valparaíso e Viña del Mar, optamos por parar em Isla negra, onde está localizada a casa de praia de Pablo Neruda, assim chamada por conta de suas rochas escuras. Sem dúvida alguma, foi um dos pontos altos da viagem. A poesia está impressa em cada manifestação da vida dessa poeta e as casas exalam esse atmosfera. Isla Negra, sem sombra de dúvida, é a mais bonita de todas.
      As estradas são boas, mas a sinalização não o é. Isla Negra está localizada na comuna de El Quisco, a cerca de 114km de Santiago pela rota 68 (1h33 de carro).

      Casa Museo Isla Negra
      Horário: ter-dom de 10-18h
      Preço: $7000/R$50
       

      VALPARAÍSO
      A distância entre Valparaíso e Viña Del Mar é cerca de 20 minutos de carro. Por isso, se você não deseja se deslocar entre as duas cidades, no que diz respeito à hospedagem, escolha Valparaíso (que é a primeira delas) como sua base.

      Free Tour Valparaiso
      Endereço: ponto de encontro Plaza Anibal Pinto
      Horário: seg-dom de 10-15h (inglês, espanhol e português)
      Obs.: Somente buscar aos guias com camisas vermelhas com as palavras FREE TOUR

      Ascensor Artilleria
      Endereço: Artillería 199

      Paseo 21 de Mayo

      Museo Naval y Maritimo
      Endereço: Paseo 21 de Mayo Nº 45 – Cerro Artillería – Playa Ancha
      Horário: ter-dom das 10-17:30h
      Preço: $3000/R$22
      Obs.: aqui se encontra a cápsula usada para resgatar os mineiros soterrados em 2010.
       
      Museo Naval y Maritimo

      Plaza Sotomayor
      Endereço: Prat, Valparaíso

      Museu La Sebastiana (casa de Pablo Neruda)
      Endereço: Ferrari, 692, Cerro Florida
      Horário: ter-dom das 10-18h 3 mil pesos (R$ 10,40)
      Preço: $7000/R$50

      Muelle Baron
      Endereço: Av. España

      VIÑA DEL MAR
      Relógio de Flores
      próximo à Playa Caleta Abarca, bem no final da Av. España
      Entrada gratuita
       
      Relógio de Flores

      Castelo Wullf
      Endereço: Av. Marina, 37, Vina Del Mar, aos pés do Cerro Castillo
      Horário: ter-dom das 10-13h30h e das 15-17h30h

      Playa Miramar
      Obs.: almoçar no Divino Pecado – San Martín 180, Viña del Mar

      Museo Fonck
      Endereço: 4 Norte, 784, Viña del Mar
      Horário: seg de 10-14h e 15-18h; ter-sab de 10-18h e nos dom de 10h-14h
      Preço: $3000/R$22

      Playa Renãca
      7 km ao norte de Viña

      Parque Quinta Vergara
      Endereço: Av. Errázuriz 596

      Casino Viña Del Mar (entrada R$ 15,20; 24hs)
      Av. San Martín, 199, Valparaíso

      Jardin Botanico
      Endereço: Caminho El Olivar s/n El salto
      Horário: seg-dom de 9-18:30h; visitas guiadas gratuitas sab-dom as 11:30 e 15h
      Preço: $2000/R$15
    • Por Daniela Alvares
      Em setembro de 2018, fizemos uma viagem ao Chile e Peru.
      Roteiro - 24 dias
      São Paulo > Santiago > Valparaíso > San Pedro do Atacama > Tacna > Arequipa > Cusco > Ollantaytambo > Aguas Calientes > Machu Picchu > Cusco > Lima.
       
      Começamos nossa jornada no Chile, em Santiago, Valparaíso e San Pedro do Atacama, cujos relatos seguem abaixo:
       
       
      No ônibus das 20:30, deixamos San Pedro do Atacama em direção a Arica, cidade chilena fronteira com o Peru. Seriam 8 horas de viagem, que à noite tínhamos esperança de sequer vermos passar. Com o coração apertado de deixar aquele lugar que tinha acordado tanto dentro de nós, nos despedimos do céu mais estrelado do mundo prometendo, para o Universo e uma para a outra, que voltaríamos logo, em breve, a tempo de não esquecermos toda a emoção que sentimos, nem de deixarmos a brutal rotina do acordar-trabalhar-dormir nos transformar em marionetes que fazem o uso da palavra "sabático" para justificar o tempo em que resolveram ser felizes. Logo nós, que tínhamos acabado de enxergar o não tamanho do mundo.
      Chegamos em Arica ainda escuro. Claudio (amigo que fizemos no Atacama, junto com seu fiel cão Lucky, artista plástico de Valparaíso que, cansado do mesmo todo-dia da vida e do consumo sentimental das relações obrigatórias, encontrou em San Pedro um porto. Breve e temporário.) tinha nos dito que, ao chegarmos, deveríamos atravessar a rua para a outra rodoviária, a internacional, onde poderíamos pegar um ônibus para o Peru. Foi uma ótima dica, ou teríamos ficado perdidas na escuridão da falta de informação e sinalização.
      Ao chegarmos na rodoviária internacional, que mais parecia o ponto final de uma linha de ônibus bem acabada em uma cidade quase fora do mapa, uma mulher sentada numa mesa nos informou que o ônibus para Tacna só sairia a partir das 8:30 da manhã. Eram 4:30 da madrugada. A outra opção, como ela sugeriu, era atravessar a fronteira com um dos muitos motoristas de carro que faziam ofertas de assentos pelo mesmo valor dos ônibus. Não, só se fôssemos loucas de aceitar. Assistimos demais "Presos no Estrangeiro" para arriscarmos uma prisão por tráfico de drogas com um estranho que diria que era tudo nosso, das gringas. Nunca. Resolvemos dar uma volta na rodoviária para despistar a mulher que nos alucinava com essa ideia, quando ouvimos sem muita certeza, o motorista de um ônibus gritar "Tacnabus, Tacnabus" e corremos para confirmar a informação. O ônibus ia para a Bolívia, mas primeiro pararia no Peru, em Tacna, para onde estávamos indo. Com o dinheiro guardado na calcinha, entramos no ônibus e seguimos para o nosso próximo destino.
      Na fronteira: sai do ônibus, carimba passaporte de entrada no Peru, passa as mochilas no raio X, tira o vinho da mochila, mostra que é vinho, guarda a garrafa, volta as mochilas para o bagageiro, sobe no ônibus. E em 40 minutos, chegávamos em Tacna.
      *ATENÇÃO! Ao desembarcar no aeroporto em Santiago do Chile, na entrada no país, além do passaporte carimbado, também entregam um papelzinho, aparentemente sem nenhum valor e sem nenhuma explicação. GUARDE-O DENTRO DO PASSAPORTE! Na travessia da fronteira, esse papel é exigido.
       
      TACNA
      Não esperávamos encontrar em Tacna a cidade charmosa e acolhedora que descobrimos. De habitantes tacanhamente tímidos, que nos olhavam surpresos e alegres ao perguntarmos seus nomes, essa cidadela conquistou nossos corações, receosos de não conseguirem mais se apaixonar depois de conhecer o Atacama. Mas Tacna é leve, florida, descompromissada, como que se viesse só para provar que é possível amar depois de amar. 
      O sotaque, de tanta timidez, torna o espanhol mais difícil aos ouvidos. Os bancos das praças possuem tetos de flores para fazer sombra. Na Plaza de Armas - nome de todas as praças principais de todas as cidades do Peru - há fotógrafos velhinhos andando sob o sol, sorrindo e sugerindo um retrato para a posteridade, como um pedaço de tempo congelado entre as flores coloridas, as palmeiras altíssimas, a fonte imponente, o arco marcante da cidade e, sempre, a igreja. 
      As lojas são todas setorizadas, de forma que os supostos concorrentes são colegas vizinhos, e você jamais vai conseguir tirar uma xerox se estiver próximo dos açougues ou dos consultórios ortodônticos, uma pequena obsessão tacniana. Por toda a rua principal, há galerias como camelódromos, com cabines de câmbio, tabacaria, lojas de joça e manicures enfileiradas em carteiras escolares oferecendo seus serviços. 
      Em Tacna você vira a esquina e se depara com uma padaria a céu aberto no meio da rua! Carrinhos de pães perfumam o entardecer e nos transportam para uma imaginada infância peruana. Foi ali que também comemos o melhor hambúrguer de cordeiro da nossa vida. No "Cara Negra", uma sanduicheria especializada em cordeiro, que eles criam lá mesmo no sítio atrás do bar. É descolado e tem drinks deliciosos. Faz valer a visita na cidade.
      Por todos os lugares que passamos, sempre procuramos pelo Mercado Central, que é onde encontra-se a essência do local. O Mercado Central de Tacna é imperdível. Tem de tudo. Especiarias, ervas, carnes, queijos, farinhas, biscoitos, frutas, verduras, doces, produtos de limpeza e muitas, muitas casas de sucos. Na "Juguería Sra Rosita", uma simpática senhora de sorriso frouxo e vontade de conversar, tomamos maravilhosos sucos de melão e de morango, muitíssimo bem servidos, de ficar na memória. Conhecemos também Miguel, dono de uma barraca de remédios de plantas medicinais, que sabia a erva ideal para absolutamente todo tipo de enfermidade.
      Ao caminharmos de volta para o hotel, bem encantadas com a surpresa de Tacna, uma vendedora nos parou para oferecer azeite. Ao agradecermos e sorrirmos, ela trocou a oferta para um branqueador dental. Talvez por marketing, ou pela já citada fixação por dentes perfeitos dos habitantes da li. Tomara. 
      Por fim, antes de partirmos, passamos por uma casa roxa, um centro de, como dizia a placa, "Magia y Diversión". Sem isso, qual seria mesmo o sentido de tudo? Com a delicadeza dessa mensagem tão sutil e necessária, seguimos nossa viagem em direção a Arequipa.
       







       
       
      - Onde ficamos:
      Ficamos no Nice Inn Tacna, no centro da cidade, com atendimento muito cordial. As pessoas são super simpáticas, o quarto era confortável, chuveiro quente e café da manhã bem simples. 
      Nice Inn Tacna - Av Hipólito Unanue 147, Tacna 23001, Peru / Telefone: +51 52 280152 / booking.com/hotel/pe/nice-inn-tacna.es.html - Onde comemos:
      Cara Negra - Cnel. Bustios 298 / Telefone: +51 952 657 540 / @caranegraoficialtacna / facebook.com/caranegraranchosanantonio/ - Onde fomos:
      Mercado Central de Tacna - Calle Francisco Cornejo Cuadra 809, Tacna 23003, Peru Plaza de Armas - Paseo Cívico de Tacna, Tacna 23001, Peru  
       Seguimos para Arequipa, Cuzco, Ollantaytambo, Aguas Calientes, Machu Picchu e Lima, que detalharemos em post separados. 
      https://www.instagram.com/trip_se_/
    • Por Adriana Araújo1502435418
      Salve galerinha do bem ! 
      Satisfação em compartilhar com vcs minha viagem de final de ano no Chile. Eu como uma boa geógrafa e louca por viagens tinha obrigação de ir conhecer o deserto, que afinal tá do lado da nossa casa por assim dizer 🤓.
      Eu passei Natal e Réveillon por lá, vou fazer um resumo dos assuntos relevantes mas se alguém quiser alguma informação só me contatar.
      Bom, eu planejei tudo em 4 meses, comecei com as passagens, hospedagens e pacotes dos passeios. Fechei tudo no Brasil. Embarquei 23/12/19 e fui direto pro Atacama ''c/ escala em Santiago pq n tem vôo direto p lá." Vc tem que chegar a Calama e de lá pegar um transporte para San Pedro " cidade base para quem vai ao deserto". 
      Eu fechei o transfer pelo decolar e deu tudo certo, a propósito fechei os passeios de Atacama com eles tbm. 
      A cidade de San Pedro é bem movimentada e fornece o básico para os viajantes, eu notei muita coisa de indústria brasileira lá nos mercadinhos, os preços em Atacama é BEM salgadinho, principalmente alimentação, as coisas ficam um pouco mais amenas fora de alta temporada, mas segundo o pessoal de lá não é muito diferente. Mas vale estar por lá...
      Existem restaurantes para todos os gostos!! Confesso que não sou apaixonada pela culinária chilena, mas uma coisa que eu ameiss foi o pão de lá... E o chopp, p/ os apreciadores não deixem de experimentar 😋

      Agora falemos então do magnífico deserto 😍
      São diversos passeios que vc pode fazer por lá, o bom do deserto é que a beleza de lá se encontra com todas as estações e tem atrações diversificadas. Eu vou citar os passeios mais marcantes p mim, mas se pretende ir, pesquise os que vc deseja conhecer de acordo com tempo e dinheiro que vc terá. 
      Sem dúvida o que eu mais gostei foi... 
      Ternas de Puritama 
      Olha a vista desse lugar e lá embaixo tem as piscinas termais. É muito interessante porque o sol tá rachando, aí vc pensa que vai tá muito quente p entrar em água com temperatura de 28-30 ° e aí que se encanta... Porque lá embaixo a temperatura cai e fica perfeito.

      O segundo eu destaco...
      Laguna Cejar
      Esse passeio é ideal para ser feito no verão porque a água é bem gelada. Com 40% a mais de sal do que a água do mar, seu corpo não afunda, porém não se recomenda molhar o rosto e tão pouco mergulhar e vc sai coberta de sal.

      E por fim vou destacar...
      Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas
      O lugar e lindo, lindo, o vento, o ar pela altitude, tive que mascar folha de coca p não sentir o ar  rarefeito. Vimos muitas Lhamas por lá foi bem legal, e apropósito a noite acabei indo comer carne de Lhama super tradicional por lá.
      Enfim o deserto é um lugar surpreendente de muitas aventuras e diferentes paisagens, se viagens pra curtir a natureza é teu forte então vc tem que fazer Atacama um dia!
      Agora vamos para  o posto de tudo isso hahaha... Santiago 
      Minha viagem aconteceu quando os protestos no Chile em 2019 já estavam controlados então foi sussa viajar por lá.
      É sabido que estamos falando sobre a capital neoliberal da América do Sul então... Empreendedorismo e modernismo e o foco de lá.
      Cidade agitada com muita comida e balada pra quem gosta. No verão Santiago perde sua maior atração que é o Valle Nevado, porém ele ainda oferece passeios. 
      Tire um dia pra dar um rolê no centro "tipo 25 de Março aqui em Sampa". Vale a pena pra fazer comprar e trazer presentes inclusive o Pisco "bebida típica" de lá rsrs. Vá ao Cerro de Santa Lucía e Mercado Municipal, eu fiz isso tudo no msm dia e o bom que dá pra ir a pé, e confesso que foi o dia mais agradável que eu tive, no final da tarde tomamos chopp e comemos no Mercado ao som de música típica e do zunzunzun de muitas conversas! 

      Depois de ficar ligeramente alegre e rindo a toa 🙈 pegamos Uber que por sinal até o momento não é legalizado mas funciona muito bem por lá, e fomos pro hotel. Falando nisso, o setor hoteleiro de Santiago é muito bom e o melhor é que, se vc procurar bem pode achar preços incríveis. Eu fiquei nesse hotel Maravilhento rs, por um preço ótimo.
      Para finalizar vou resumir os passeios clássico de
      Valparaíso e Viña del Mar
      Cidades costaneiras, na minha modesta opinião... Pura propaganda, não há nada a se perder em visitar, Valparaíso é uma favela antiga, que as imagens falem por si.
      Em Viña del Mar, tem o famoso relógio de flores, restaurantes de frutos do mar em abundância, mas para mim o que valeu foi passear pela orla e por o pé nas águas do pacífico Sul que é gelada demais, isso me fez valorizar nosso litoral top ❤️ e tivemos a sorte de ver leões marinhos  a 1mt. de distância.
      Bom enfim termino por aqui, esse foi meu primeiro relato, e peguei a  minha viagem mais recente, da um trabalho danado escrever sobre isso, então aproveitei o tempo de quarentena pra fazer isso. Esperamos o fim da pandemia para voltarmos a fazer nossas viagens com segurança pelo mundo! 
      Abraços e boa sorte 🙏 
       
    • Por Daniela Alvares
      O horizonte chileno, com suas montanhas nevadas em todo o redor que fazem da cidade um vale, é tão balsâmico quanto o mar. É um cenário um tanto inacreditável, ver-se numa metrópole enquanto os olhos alcançam picos cobertos de neve em meio ao sol.
      Fizemos essa viagem em setembro de 2018. Começamos em Santiago, visitamos Valparaíso e seguimos para o San Pedro do Atacama (farei os posts das cidades separadamente).
      Ficamos 3 dias na capital e foi suficiente. Nos hospedamos em Providência, bairro cheio de bares e restaurantes, com uma vida noturna bem ativa e de fácil acesso para todo lugar. Ali também fica o shopping Pátio Bellavista, um shopping aberto, pequeno e charmosinho.

       

       
      Cerro San Cristóbal
      Santiago pede a ida a um lugar alto para entender a cidade-vale. Das duas opções que a cidade oferece, uma é algo super urbanóide, chamado Sky Costanera, uma espécie de Empire State chileno, o prédio mais alto da América Latina. A outra é um teleférico em meio a natureza que leva até o Cerro San Cristóbal. É claro que escolhemos a que o homem portou-se de maneira um pouco menos troglodita com o mundo.
      O Cerro San Cristóbal, lá no topo da cidade, poderia ter menos pessoas, mas a vista vale o passeio. Nos impressionou ver uma camada de névoa ao longe e saber que é poluição. É triste e sem nexo ver o homem construir locais e acessos a pontos altos numa tentativa de apreciar o horizonte e seguir produzindo carros e ônibus e fábricas para tornar todo esse trabalho vão.
      Subimos de teleférico e descemos de funicular. Há a opção de subir e descer a pé, para quem curte uma escalada.
      Endereço: Pio Nono, 450 - Bellavista
      Site: http://www.parquemet.cl
      Horário de funcionamento
      Funicular: de segunda a terça, das 14h30 às 19h30; quarta a sexta das 12h30 às 19h30; sábado e domingo, das 10h30 às 19h30.
      Teleférico: de segunda a terça, das 14h30 às 19h30; quarta a sexta, das 12h30 às 19h30; sábado e domingo das 10h30 às 19h30.

       

       
      Lastarria
      Lastarria é o bairro charmoso da cidade. Ruazinhas pequenas, cafés, restaurantes, o Centro Cultural Gabriela Mistral - primeira poeta chilena a receber um Prêmio Nobel e alguém de quem os chilenos sentem imenso orgulho. Vale uma visita para ver o que está rolando na programação ou para tomar um café e um solzinho no pátio interno. 
      Ali perto também tem sorvetes maravilhosos. A paleta de pistache é de outro mundo. Você encontra no Empório La Rosa, que fica nas esquina da Calle Merced com o Parque Forestal, outro lugar imperdível para caminhar, brisar ou fazer um picnic. 
      Emporio La Rosa - Calle Merced, 291

       

       
      La Chascona
      La Chascona é o xodó de Santiago, e não poderia não ser. A casa que Pablo Neruda construiu para encontrar-se com Matilde, por um período sua amante e depois sua mulher até a morte, é toda pensada para ser parte da natureza que a rodeia, fazendo do lugar uma espécie de ninho de amor.
      Chascona significa descabelada, e era assim que ele chamava sua Matilde. A casa é quase um clichê do romantismo poético, com as iniciais M e P espalhadas nas janelas de ferro de todos os cômodos. O amor chega a ser palpável ali.
      Colecionadores de arte e grandes amantes dos encontros, Pablo e Matilde moldaram uma casa que permitia a delicadeza de receber diferentes amigos em ambientes distintos, e em todos eles, muitas referências ao mar. 
      A casa foi brutalmente invadida e inundada no golpe militar que levou Pinochet ao poder e Salvador Allende ao suicídio - o que acelerou a morte de Neruda, que sofria de um câncer há anos e, ao saber da cruel invasão, foi para o hospital e morreu dias depois, de tristeza e desgosto.
      Matilde, que foi uma mulher forte e importante e figura essencial nas causas de direitos humanos, lutando com Neruda contra a ditadura chilena, fez questão de velar o marido ali, no meio daquele vandalismo descomunal. Transformou as 3 casas de Neruda em uma fundação, abrindo-as ao público e levando o poeta para perto das pessoas.
      Os dois estão enterrados juntos numa delas, Isla Negra, de frente para o mar.
      Endereço
      Fernando Márquez de la Plata 0192, Barrio Bellavista, Providencia, Santiago.
      Fone: +56-2-2777 87 41 / +56-2-2737 87 12
      Site: [email protected]
      Horário de Funcionamento
      • Março a dezembro: terça a domingo de 10:00 a 18:00 hrs.
      • Janeiro e fevereiro: terça a domingo de 10:00 a 19:00 hrs.
      • Segunda - fechado.
      Valores
      • Entrada geral: $7.000 (Siete mil pesos) por pessoa.
      • Entrada preferencial: $2.500 para estudantes e chilenos maiores de 60 anos.
      *Os estudantes estrangeiros devem apresentar a Credencial Estudantil Internacional
       

       

       

       

       

       

       
       
      O que não recomendamos:
      - A ida ao mercado municipal para comer o famoso King Crab é uma furada. O lugar é super turístico, meio sujo e a iguaria é fortunosa, quase 500 reais o prato. 
      - Sky Costanera, o prédio mais alto da América do Sul. Uma torre imensa e espelhada, plantada no meio da cidade, totalmente comercial e com a vista de toda a metrópole. Não subimos. Nosso estilo de viagem não é tão urbano assim. 
      ***
       
       
      https://www.instagram.com/trip_se_/
       
       
       
       
    • Por fahypolito
      Olá pessoal,
      O fórum sempre me ajudou demais em todas as viagens que havia feito e nunca fiz um relato, peço desculpas, mas dessa vez vou tentar contribuir como posso no roteiro que voltei recentemente.
      LOGÍSTICA
      GOL e Latam todas conhecem, sem muitas novidades.
      A BOL (Boliviana de Aviacion) foi novidade para mim, achei OK, pontual, aviões igual a todos só que um pouco mais antigos, preço justo, só o check in que não consegui fazer online mas os guichês tinham vários funcionários e foram super rápidos.

      DICA: Perdi o voo de La paz - Uyuni (subestimei o trânsito de La Paz) a opção era remarcar (acho que 60 BOL de taxa, que é super barato) mas só tinha opção para o outro dia e iria atrapalhar meu planejamento. Fui conversando com várias pessoas no aeroporto e cheguei até um local onde saem os BUS (mas só tinha opção de tarde, e isso era 08 - 09 h da manhã) ou pegar as VANS (fica na mesma rua em quadras diferentes, não tem como não ovir pq os cara ficam gritando o destino). Então peguei uma VAN de La Paz -> Oruro (50 BOL - 2h trajeto) e Oruro - Uyuni (60 BOL - 3:30h tajeto), as VANS são dignas e bem novas mas super apertado e o trajeto tranquilo basicamente uma reta com estrada bem conservada. Esse local fica bem na saída do aeroporto, caminhadinha considerável mas peguei uma VAN de transporte oficial por 1,50 BOL que me deixou na rua de trás.
      Foto da Van
       
       
      HOSPEDAGEM
      Pesquiso e fecho tudo pelo BOOKING tem outras opções mas eu já acostumei e eles me dão alguns descontos esporádicos. Já fechei tudo antes, apenas Uyuni que desenrolei na hora e foi tranquilo.
      La Paz - Selina Hostel ( encurtador.com.br/chCGW ) - Localização boa com mercado, restaurante e farmácia bem próximo, possuem um restaurante/lanchonete que é bem bom e bem caro. Pegada deles é mais para galera que curte uma festa inclusive uma mini baladinha dentro do hostel, quartos e banheiros tudo ok.
      O centro é uma caminhada considerável visto que estará na altitude mas isso depende de cada um, eu particularmente fui até o mercado das bruxas e mirador kili kili a pé pq curto andar para explorar a cidade. Custo x benefício eu recomendo.
      Uyuni - Como era apenas uma noite fiquei num hotel bem barato (50BOL) que é bem zuadinho (não lembro nome e nem tem site), tem várias opções por todo canto, dá para chegar e procurar ou olhar no booking também.
      San Pedro Atacama - Aji Verde Hostel ( encurtador.com.br/ejlop ) - Hostel bem diferente, gostei muito da estrutura e do ambiente único problema é que ficava longe do centro, nada impossível de caminhar mas no fim do dia após os passeios eu deixei de ir no centro à noite por cansaço. Se pudesse ficaria em algum local mais próximo da rua Caracoles que é onde tem tudo. Tem mercado próximo do hostel e um restaurante de bairro.
      Santiago - Pariwana Hostel Santiago ( encurtador.com.br/rAHKY ) - Um dos hostels mais top que já fiquei, tudo nota 10 MAS se vc não gosta de farra/bagunça não vai gostar. Fica bem na região como se fosse a  Vila Madalena em SP, a Lapa no RJ, o Batel em Curitiba e assim por diante então a noite tem bastante barulho, se estiver indo para descansar, que não era meu caso, não vai conseguir. Mas tem TUDO perto, todos principais pontos turísticos da cidade estão próximos, mercado, restaurante tudo tudo próximo. 
       
      CÂMBIO
      Fiz um tópico exclusivo sobre o tema porque vejo que sempre tem muita dúvida e discussão sobre isso. A ideia foi tirar as fotos das cotações para tentar ajudar.
      Sempre levo DOLAR, acho que no fim das contas vai ser sempre a melhor opção na maior parte das vezes. É aceito em qualquer lugar do mundo e terá menos dor de cabeça MAS poder variar dependendo do destino, dependendo da cotação entre outras situações.
      Em Santa Cruz não sai do aeroporto então peguei só um pouco, no aeroporto de La Paz a cotação é melhor mas tem a pegadinha dos 20BOL de taxa, e na Calle Sagargana acredito que será a melhor opção, como eu estava no carnaval só tinha uma casa de câmbio aberta então com certeza não estava com a melhor cotação. Uyuni não tirei foto, não lembro o cotação mas em La Paz era melhor.

       
      Em San Pedro do Atacama o câmbio era 810 dollar, 176 reais mas pergunta em todas pq tem uma do lado da outra que dá bastante diferença.
       

       
      Simulações 

       
       
      DESTINOS 
      Não vou postar as fotos dos passeios para não deixar muito longo o post, mas tem bastante coisa no meu insta ( @fahypolito ) caso queira ver. Vou focar em postar imagens úteis que da trip que não estão no insta.
      DICA: Pode ser óbvio mas talvez alguém não tenha pensado nisso, pesquisa por hashtag no insta (caso não saiba segue foto abaixo) assim poderá ter ideias dos locais que irá visitar. Isso me ajudou bastante quando pesquisar o salar de uyuni para ter umas ideias para as fotos.
       

       
       
       
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