Ir para conteúdo

14 dias no Peru - primeiro mochilão


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Resolvi fazer o relato do meu primeiro mochilão que aconteceu em 2008.

Originalmente era pra acontecer de 27/07 a 17/08. Totalmente sem noção de nada, fui sem reserva nenhuma de albergue. Nunca mais faço isso rs. Não tive problema nenhum, só acho meio loucura agora ir no escuro.

 

27/08

Não consigo embarcar, pois cheguei atrasada no aeroporto. Acontece =(

 

28/07 - Lima

Saio rumo a Lima. Passagem ida e volta pela LAN. No aeroporto já aproveitei e comprei passagem aérea pra Cusco. Não me agradou a idéia de ficar quase o dia inteiro dentro de um ônibus. A passagem pela Air Peru foi 116 dólares. Peguei um táxi que me meteu a faca, mas só descobri isso depois. Me cobrou 50 soles. Ele perguntou se eu tinha algum lugar pra ficar e indiquei que ainda não. Ele me levou primeiro a um hotel que não gostei muito e depois ao Miraflores Backpacker. Achei bacana e fiquei. Era 30 soles a diária com café e quarto para 4 pessoas.

Pus minhas coisas no quarto e quando voltei ele estava recebendo dinheiro da recepcionista. Ambos ficaram sem graça mas pensei, paciência né...

Andei um pouco pelo bairro. O hostel fica um pouco afastado do centrinho de Miraflores, mas bem próximo as praias.

 

20100320161647.JPG

20100320161848.JPG

 

29/07 - Lima

Era feriado da Independência. Fui ao centro de Lima e muitos museus estavam fechados. Tomei café da manhã no bairro chinês e experimentei a Inca-Cola. O bacana que é que a população toda estava nas ruas. Consegui ir ao Museu da Inquisição (gratuito) e ao Mosteiro de São Francisco (5 soles). Bacana. Antigamente pessoas eram enterradas embaixo no Mosteiro e você visita as Catacumbas.

Encontrei uma amiga, Pamela e fomos passear mais um pouco. A noite fui a uma peña onde tocou Tchacabum. Dei muita risada.

 

20100320162108.JPG

 

30/07 - Lima

Encontrei com outro amigo, em Lima e fomos andar de bicicleta. Mais de 20km depois, paramos pra almoçar e tentei comer o Ceviche. Não deu, muito apimentado pra mim. Senti meu estômago mais tarde e comprei remédio pra queimação. Andamos mais de bicicleta, visitando as praças principais de Lima. Voltei a noite pro hostel, comi e capotei.

 

20100320162232.JPG

 

31/07 - Lima

Com o mesmo amigo, fomos a Barranco. Fui a um dos museus mais bonitos que já fui, mas igualmente caro. Entrada foi 20 soles. Não consegui achar de jeito nenhum o nome desse museu... Vai a foto aí embaixo. Quem souber o nome, me fala!

Voltei ao albergue, arrumei minhas coisas pois no outro dia embarcava pra Cusco e fui a outra peña, dessa vez com Karaoke. Me indicaram para tomar uma pastilha chamada coramina glucosada antes de embarcar pra Cusco pra evitar o mal da atitude "soroche". Comprei... Custou 20 soles.

 

20100320162440.JPG

 

01/08 - Cusco

Cheguei a Cusco por volta das 15h00. Fui encontrar outro amigo, Cris, que me levou a uma pensão para hospedagem. 35 soles com café da manha em quarto privativo e com banheiro. Pechincha né. O lugar é um pouco barulhento pq as paredes são de madeira, mas achei custo x benefício interessante. Pra quem quiser o lugar se chama Wiñay Wayna e fica na Calle Vitoque. Andei pela cidade e já comprei passagem pra Arequipa. Jantei em um café de frente pra Plaza de Armas. Tomei chá de coca. Em agosto começa o mês da Pacha Mama e há vários rituais interessantes para cultuar a mãe Terra.

Um deles é a queima vários tipos de ervas e palha seca, passa por toda a casa para purificação. Depois joga confetes amarelos na porta da casa para que maus espíritos não entrem. Reparando a cidade, todas as portas das casas tem esses confetes.

Terminei a noite indo ver a um show de música andina e depois a um bar chamado Siete Angels, super pequeno e nada turístico. No caminho vi a Pedra dos 12 ângulos. No bar, uma banda de cover de rock.

 

20100320162634.JPG

 

02/08 - Cusco

Andei mais e mais e tive uma mudança de planos. Meu amigo, que trabalha em agência de turismo me levou pra Urubamba, já pra começar a conhecer o Valle Sagrado e compra dos tíckets de MP.

Pagamos 6 soles no táxi coletivo. Ficamos hospedados no sitio de uma amiga dele. Cenário fantástico. Era abrir a janela do quarto e ver os montes nevados. Jantamos no restaurante de amigos do Cris em Urubamba. Bem cabana o lugar.

 

20100320163000.JPG

 

03/08 - Urubamba

Conheci o Valle Sagrado de moto e ao final fui a Ollantaytambo para comprar o passe de trem pra MP. A economia que fiz com passeios foi toda por água abaixo no passe do trem, 120 dólares. Não entrei na fortaleza inca de Ollantaytambo. Almocei num lugar MARAVILHOSO. O Jaime, amigo do Cris mora em uma comunidade que faz trabalhos pra esse restaurante. O restaurante é lindo, caro e completamente turístico. Vários ônibus param lá. Fica as margens do Rio Urubamba. Não consigo me lembrar o nome dele. Pensei: Poutz, vai ser uma facada, mas tá valendo.

Comi muito. No final, só me cobraram a coca-cola que bebi: 6 soles! Voltei pro sítio e arrumei minha mochilinha pra rumar pra MP no outro dia.

Arrajei um táxi pra me buscar lá as 06h30, pq o trem sairia as 07h00.

 

20100320162831.JPG

 

04/08 - Macchu Picchu

O taxista atrasou! Perdi o trem... Cheguei desesperada achando que ia ter que comprar outra passagem, mas não precisou. Ela só trocou pro outro horário disponível, que era por volta de 08h30. Fui na categoria Vistadome.

Passeio agradável, estava faminta, pq não tinha tomado café da manhã. Serviço de bordo do trem é super agradável.

Quando cheguei em Águas Calientes foi bastante difícil me localizar.

Achei o lugar pra comprar os tickets (120 soles) e fui para onde se pega o ônibus para subir às ruinas, não me lembro quanto foi.

Cheguei a MP e estava LOTADO. Até tirou um pouco minha excitação. Pra todo lugar que se ia, muita gente, muitos guias, fila pra passar...

Enfim, andei, andei e cheguei no controle pra subir o Wayna Picchu. Não sabia que tinha esse controle de até 400 pessoas para subir a trilha. Fui a número 392!

Passei.

Foi extremamente difícil a subida. Pra quem não tem condicionamento físico como eu, é um exercício e tanto. Mas cheguei! Valeu muito a pena... Fiquei com vontade de descer até o Templo de La Luna, mas fica pra uma próxima.

Saí do Santuário faminta e sim, comi naquele café que custa os olhos da cara, mas a fome era muita e a fila pra pegar os ônibus pra descer também.

Voltei pra Ollantaytambo e dividi o táxi pra Cusco com outras pessoas.

Cheguei por volta das 20h00 e fui jantar com o Cris.

 

20100320163154.JPG

20100320163323.JPG

20100320163507.JPG

 

05/08 - Cusco

Tirei o dia pra não fazer nada. Fui somente ao Museu del Inka e fiquei de bobeira, recarregando as baterias.

 

06/08 - Ollantaytambo

Fiquei na cabeça que queria voltar pra Ollantaytambo e foi o que eu fiz. Fui conhecer as ruínas e almocei por lá.

Voltei a Cusco, arrumei minhas coisas pra ir à Arequipa no outro dia. Comecei a sentir meu estômago um pouco ruim. As comidas tem, naturalmente um tempero mais apimentado e, quem tem gastrite como eu, sofre um pouco.

A noite fui a um bar com o Cris e experimentei o Pisco Sauer.

 

20100320163715.JPG

 

07/08 - Cusco

Meu ônibus saia somente as 20h30 rumo à Arequipa. Dei check-out do hostel, mas deixei minhas coisas lá.

Não estava me sentindo bem. Passei mal o dia todo com o estômago muito ruim. Pensei seriamente em ficar em Cusco pra tentar ir ao médico, mas no final, embarquei pra Arequipa.

 

08/08 - Arequipa

Foi a pior viagem de ônibus ever. Passei muito mal a viagem toda. E o que era pra ser 11 horas, tornaram-se 14 porque no meio da madrugada tivemos que parar porque a estrada estava congelada e não havia condições de continuar.

Cheguei em arequipa as 10h30 e pedi atendimento médico do seguro. Fiquei na primeira hospedagem que achei, dentro da rodoviária de Terrapuerto. Era 11 soles o quarto individual com banheiro.

Pedi atendimento e dormi até as 14h30 quando a médica chegou e me levou pra uma clínica. Diagnóstico: gastrite aguda. Fiquei tomando soro até a noite, quando voltei pra hospedagem e dormi até...

 

09/08 - Arequipa

As 2h30, porque acordei passando mal de novo. Agora, além do estômago, era uma dor forte nos rins e ardência louca pra fazer xixi. Pedi novo atendimento. Fui pra clínica as 08h30 da manhã, fiz vários exames onde fui diagnosticada com nefrolitíase. Sugeriram internação e como já tinha tido cálculo renais antes, preferi não arriscar... e fiquei.

 

10/08 - Arequipa

Sai do hospital por volta das 14h00 e voltei pra hospedagem. Pra mim, a viagem já tinha acabado. Estava esgotada emocionalmente. Troquei minhas passagens de volta pro Brasil para a data mais próxima que consegui, dia 12/08. Comprei também passagem de avião pra Lima. Não dava pra encarar viagem de ônibus não. Cheguei em Lima mais de 23h00 e voltei pro mesmo albuergue que estava antes.

 

Fiquei em Lima sem fazer muita coisa até dia 12, quando voltei pro Brasil, 10 dias antes do previsto.

Mesmo não fazendo todo o roteiro, foi bom pra aprender a fazer as coisas mais bem pensadas, como comecei a fazer depois do que aconteceu.

 

Aconselho sempre pra que se viajem com seguro de assistência médica em viagem e reservas pra despesas inesperadas como as que eu tive. Se eu não tivesse levado um cartão de crédito internacional as coisas não teriam sido tão tranquilas.

 

Originalmente, meu roteiro teria sido de R$ 1870,00

Ficou em R$ 2.127,00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Respostas 23
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Oi Francisco,

 

O valor já está incluso com tudo! Inclusive as passagens do Brasil.

Elas ficaram, na época em cerca R$ 900,00 com taxas.

Tinha um roteiro com os custos finais, mas perdi junto com o computador onde ele estava, fiquei só com o valor final anotado num caderninho...

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Olá, li seu roteiro e alguns comentários que fizeste em outros topicos e percebi que voce tem um bom conhecimento, sou mochileiro iniciante e estou programando minha viagem para 1 de janeiro com minha esposa.

Minha ideia é partir por Santa Cruz e se possivel voltar por lá ou por Santiago. Tenho ate 18 dias para fazer o roteiro.

 

Queria colocar no roteiro o seguinte:

 

SPA

Canion Del Colca

Salar de Uyuni

 

To perdidao...seu puder ajudar eu agradeço.

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Olá, li seu roteiro e alguns comentários que fizeste em outros topicos e percebi que voce tem um bom conhecimento, sou mochileiro iniciante e estou programando minha viagem para 1 de janeiro com minha esposa.

Minha ideia é partir por Santa Cruz e se possivel voltar por lá ou por Santiago. Tenho ate 18 dias para fazer o roteiro.

 

Queria colocar no roteiro o seguinte:

 

SPA

Canion Del Colca

Salar de Uyuni

 

To perdidao...seu puder ajudar eu agradeço.

 

Obrigado

 

Oi Amorim,

Minha sugestão seria Santa Cruz > Potosí > Uyuni > San Pedro > Arica > Tacna > Arequipa pra fazer o Cañon. Aí vc vê por onde vc volta. Se for pelo Peru, dá pra subir pra Lima, ou se for pela Bolívia, vc volta por Puno > Copacabana.

Sua idéia é voltar por onde? Pq vai fazer toda a diferença pra planejar melhor o seu roteiro.

 

Pra ter certeza que vai dar pra fazer tudo nos dias que você tem, veja os tempos de deslocamento entre as cidades, salvando um dia pelo menos pra algum imprevisto (principalmente na Bolívia). :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Como ja foi dito, apesar dos perrengues seu mochilão mereceu 5 estrelas.

Aproveitando o assunto , ano que vem quero fazer um mochilão seguindo essa logica : Chile, Bolivia e Peru aproveitando o maximo de cada cidade e seus pontos turisticos.

Pretendo reservar 20 dias nessa TRIP.... Enfim , a minha duvida cruel é por onde eu começo : RJ - chile - bolivia - peru - RJ ou RJ-peru-bolivia-chile-RJ ou a ordem dos fatores nao ira alterar o produto ( $$$ ) ?

 

o roteiro ta meio cru ainda , mas sua sugestão sera de suma importancia :D

 

FICA NA PAZ !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Como ja foi dito, apesar dos perrengues seu mochilão mereceu 5 estrelas.

Aproveitando o assunto , ano que vem quero fazer um mochilão seguindo essa logica : Chile, Bolivia e Peru aproveitando o maximo de cada cidade e seus pontos turisticos.

Pretendo reservar 20 dias nessa TRIP.... Enfim , a minha duvida cruel é por onde eu começo : RJ - chile - bolivia - peru - RJ ou RJ-peru-bolivia-chile-RJ ou a ordem dos fatores nao ira alterar o produto ( $$$ ) ?

 

o roteiro ta meio cru ainda , mas sua sugestão sera de suma importancia :D

 

FICA NA PAZ !!!

 

A ordem dos fatores pode alterar o produto sim no quesito passagem, por isso pra decidir, veja o preço das passagens, faça um roteiro com os pontos que vc quer visitar pra ver o que fica mais funcional e pra vc não perder tempo e conseqüentemente dinheiro de transporte.

Faz esse roteiro, posta aqui de novo que posso te ajudar com essas dicas ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Ola mipocione , vou postar logo a baixo os lugares e durações :

 

 

Chile - 2 dias em santiago

Argentina - 2 dias em EL calafate pra fazer o BIG ICE ( dia seguinte retornarei para santiago e lá ficarei mais 1 dia )

Atacama - 4 dias fazendo os tours : astronomico - Geysers del Tatio - lagunas altiplanicas - Salar de Atacama

e de BIKE : Pukara de Quitor, Cueva el Diablo, Quebrada del Diablo e Catarpe

OBS : no ultimo dia no Atacama farei o Sallar de Uyuni ( 1 + 2 dias )

na Bolivia ficarei mais 2 dias vagando ( talvez titicaca e La paz )

Bolivia - Peru ( arequipa - cuzco ) 6 dias

Arequipa ( obrigado pela correção :D )farei o Canyon de Colca e a subida no vulcão El Misti

Machu Picchu e redondezas

 

É mais ou menos isso ai em cima!

 

OBS²: Devido a alguns imprevistos que possam ocorrer, alguns lugares ( Tour ) podem ficar fora da lista, mas tenho a vontade de fazer todos :)

 

Agradeço pela sua ajuda mochileira Audaz !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Ola mipocione , vou postar logo a baixo os lugares e durações :

 

 

Chile - 2 dias em santiago

Argentina - 2 dias em EL calafate pra fazer o BIG ICE ( dia seguinte retornarei para santiago e lá ficarei mais 1 dia )

Atacama - 4 dias fazendo os tours : astronomico - Geysers del Tatio - lagunas altiplanicas - Salar de Atacama

e de BIKE : Pukara de Quitor, Cueva el Diablo, Quebrada del Diablo e Catarpe

OBS : no ultimo dia no Atacama farei o Sallar de Uyuni ( 1 + 2 dias )

na Bolivia ficarei mais 2 dias vagando ( talvez titicaca e La paz )

Bolivia - Peru ( arequipa - cuzco ) 6 dias

Arequipa ( obrigado pela correção :D )farei o Canyon de Colca e a subida no vulcão El Misti

Machu Picchu e redondezas

 

É mais ou menos isso ai em cima!

 

OBS²: Devido a alguns imprevistos que possam ocorrer, alguns lugares ( Tour ) podem ficar fora da lista, mas tenho a vontade de fazer todos :)

 

Agradeço pela sua ajuda mochileira Audaz !!!

 

Maurício,

O que vc postou aí não é seu roteiro dia a dia, ou é? Ou seja, sua idéia é fazer Santiago, depois El Calafate e depois San Pedro?

É completamente fora de mão, a não ser que vc faça todos os trechos aéreos.

Sugiro muito que você veja um mapa pra entender a distância + disposição dessas cidades, porque acho que você está confundindo bastante alguma coisas.

Por exemplo, ali você coloca Bolívia - Peru (Arequipa, Cuzco) sendo que Arequipa fica no Peru. E, se você estiver vindo da Bolívia, é melhor que se faça Arequipa primeiro e depois Cuzco.

Então, pegue um mapa, veja as cidades e faça seu roteiro a partir daí ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...