Ir para conteúdo

Itália no Inverno - Roteiro de 14 Dias - Sugestões e Dicas


Posts Recomendados

  • Membros

Boa tarde pessoal!

 

Em janeiro de 2018 farei minha primeira viagem a Europa juntamente da minha Noiva e nosso destino escolhido é a Itália, por toda a historia e belezas que o país possui. Ficaremos 14 dias por lá. Como é a nossa primeira viagem, estamos indo de pacote de viagem, contudo, ficaremos 4 dias a mais em Roma por nossa conta.

 

A viagem vai acontecer da seguinte forma:

 

Início do pacote:

06/01/2018 - Milão (um dia inteiro) - Conhecer as principais atrações e Igrejas. Ir até o Castelo Sforza, Scala, Praça do Duomo, Catedral e passar nas lojas D&G etc.

 

07/01/2018 - Milão, saindo para o Lago de Garda, Desenzano e Sirmione. Seguindo para Verona, chegando a noite em Veneza.

 

08/01/2018 - Veneza (um dia inteiro) - Conhecer tudo o que for possível. Sei que um dia.. um dia e meio em Veneza é o suficiente.

 

09/01/2018 - Veneza, saindo para Pádua, Pisa e chegar em Florença.

 

10/01/2018 - Florença (um dia inteiro) - Aqui iremos para Praça de La Signoria, El Duomo, Basilica de Santa Maria dei Fiori, Ponte Vecchio. Teremos uma parte do dia livre. (Aceito sugestões)

 

11/01/2018 - Florença, saindo para Siena, Assis e chegar em Roma a noite.

 

12/01/2018 - Roma (um dia inteiro) - Passeio por Lungotevere, Porta Portese, Pirâmide, Porta Ostiense, Termas de Carcalla, Santa Maria Maior, São João de Latrão, Coliseu, Piazza Veneza, Teatro Marcello, Circo Maximo e acabar no Capitol. No passeio vamos ir até a Trastevere também. Haverá ainda um passeio até o Vaticano com opção ir até os museus, mas acho que vai ficar bem corrido.

 

13/01/2018 - Neste dia podemos opter por ficar em roma com o dia livre, ou ir até Nápoles e Capri. Se o tempo não estiver favorável, iremos até Pompeia.

 

Fim do pacote:

 

14/01/2018 - Roma - (livre)

 

15/01/2018 - Roma - (livre)

 

16/01/2018 - Roma - (livre)

 

17/01/2018 - Roma - (livre)

 

18/01/2018 - Roma até 12:00 e retorno ao aeroporto.

 

-

 

O interessante do pacote é que até chegarmos em Roma, seremos direcionados aos locais e atrações de maior relevância. O unico porem é o dia 12/01 ficaremos engessados com o passeio "panorâmico" em Roma, mas que vai nos servir da base para os dias que virão a seguir e que ficaremos por nossa conta.

 

Nesses quatro dias em Roma, fiz alguns roteiros baseado nas leituras das postagens aqui no fórum, portanto, me corrijam e me auxiliem.

 

Roteiro:

 

14/01/2018 (Domingo) - Muitas atrações estão fechadas no Domingo, então não soube bem o que encaixar aqui. A única coisa que pensei em fazer foi ir até o Mercato di Porta Portese e ir na Trastevere e claro, assistir a Missa do Papa. (Aceito sugestões).

MANHA

Mercato di Porta Portese;

 

TARDE

Missa Angelus (12:00);

Sem ideias

 

NOITE

Trastevere;

 

15/01/2018 (Segunda) - Segunda vai ser um dia com bastante coisa a ser feita, então pensei em acordar bem cedo e seguir dessa forma:

MANHA

Coliseu (externo e interno); (Usar um dos ingressos grátis do Roma Pass - Inicio da utilização do Roma Pass)

Arco Constantino;

Palatino;

Foro Romano;

 

TARDE

Mercado Trajano/Foro Trajano;

Museo Centrale Del Risorgimento (Piazza Venezia) - Talvez entrar;

Monumento a Vittorio Emanuel II (Piazza Venezia) - Subir ao terraço;

Museu Capitolino (Piazza Del Campidoglio) - Não entrar;

 

NOITE

Fontana di Trevi;

 

16/01/2018 (Terça) - Continuação dos passeios

MANHA

Necropolis;

Basilica São Pedro - Subir na Cupula;

Museu Vaticano e Capela Sistina;

 

TARDE

Piazza Navona

Pantheon - Entrar

Igreja de Santo Inácio de Loyola - Entrar (Li que as terças a entrada na parte da tarde é gratuita)

Castelo Sant'Angelo - Entrar

 

NOITE

Sem ideias

 

17/01/2018 (Quarta) - Continuação dos passeios

MANHA

Fontana di Trevi (queremos ver tanto a noite e pela manha)

Tivoli - Vila del'Est

 

TARDE

Sem ideias

 

NOITE

Sem ideias. Talvez Trastevere novamente.

 

18/01/2018 (Quinta) - Retorno ao Brasil apos o 12:00

 

-

 

Então, este foi o roteiro que consegui montar com base nas informações e postagens das diversas pessoas que visitaram a Itália, e precisamente, a gloriosa cidade de Roma

 

Iremos adquirir previamente o Roma Pass para usar o transporte público (ps: Não sei em qual atração utilizar o segundo ingresso gratuíto). Iremos comprar também o passeio de Necropolis e museus do Vaticano.

 

Eu não sei se o roteiro que montei é prático e as atrações que coloquei ali são próximas, então, se houver necessidade de mudanças, sugestões, dicas etc, por favor, não deixem de falar.

 

Desde já agradeço a atenção!

 

 

Lucas

Link para o comentário
  • Membros

Coliseu, Fórum e Palatino é um passeio beeeem puxado para você fazer numa manhã só!

 

Eu não sou de me demorar uma eternidade em cada local vendo a "grama crescer", mas também não passo correndo por tudo, eu comecei a visita pelo Palatino as 09:30, depois fui ao Fórum, consegui terminar a visita dos 2 lá pelas 12:00, almocei um lanche comprado numa das barraquinhas de lanches perto do coliseu e fui para o Coliseu as 13:00, terminei a visita do Coliseu próximo das 15:00, ai fui caminhando rapidinho até a Basílica di Laterano, próximo do Coliseu para conseguir ver ela antes de escurecer.

 

Em Janeiro já vai estar escurecendo lá pelas 17:00, então o seu tempo útil do dia é bem curto, isto sem contar que vai ser inverno e bem frio, e que pode chover, atrapalhando um monte os seus passeios.

 

Ou seja, não deixe nada muito fixo, com dia marcado, pois se o clima não ajudar, você pode se ferrar, passando o único dia de sol da sua estadia enfurnado em um museu, e todo molhado e congelando de frio nos demais dias que você só tem atividades ao ar livre.

Link para o comentário
  • Membros

A arte turística de Roma é meio compacta, se você tiver disposição para andar bastante, dá para ir a pé para a maioria dos locais.

 

Em 4 dias em Roma acho que eu só pequei ônibus uns 4 ou 5 vezes, na chegada e na volta por que estava com mala e mochila, para voltar da Basilica di Laterano até o meu hotel próximo da Piazza Navona, e noutro dia que estava chovendo, mas que se fosse um dia de tempo bom, poderia ter ido a pé...

 

O que eu quero dizer com isto, é que o Roma Pass é meio caro para você usar só para o Coliseu e Transporte publico, uma vez que você a princípio não tem planos de usar ele em nenhum outro local.

 

As filas do Coliseu realmente podem ser demoradas, mas se você andar 300 metros para frente, vai chegar na entrada do Palatino, onde geralmente não costuma ter fila nenhuma. Ai você começa a visita pelo Palatino, Fórum, e ao chegar no Coliseu, já estará com o ingresso em mãos e vai direto para a entrada.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros
Post 1
Post 2

 

Muito obrigado pelo retorno Adriano! Li muita das suas postagens aqui no fórum e peguei por base, várias da suas dicas.

 

Vamos lá!

 

Já que você acha complicado, me ajuda a montar esse roteiro? Gostaria de visitar muito todos esses lugares e acho que 5 dias (contando com um dia do pacote) será o suficiente. Ainda quero incluir mais dois locais: Isola Tiberina, Piazza del Popolo.

 

Estou com momentos do dia "livre" , tais como o domingo (que me preocupa muito por conta das atrações fechadas) e a tarde e a noite de quarta. Queria esquematizar os roteiros e passeios a fim de otimiza-los.

 

Seria bem inviável eu sair de um lado da Roma e ir para o outro lado, sendo que no dia seguinte, vou passar perto do local.. estou tentando esquematizar, mas não tenho noção de localidade.

 

Acabei decidindo usar o Roma Pass para Coliseu e Sant'Angelo. Vou precisar do passe para ônibus, já que meu hotel fica na Via Aurelino, próximo a estação Cornélia... então vou precisar do passe de onibus pra andar.. principalmente pra voltar tarde da noite pro hotel.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Oi, Lucas!

 

Então, meu primeiro "pitaco" é que, se tu ainda não compraste o pacote, não compre! Minha primeira "viagem grande" também foi para a Itália, com bastante planejamento (mais de meio ano de planejamento) deu tudo certo, foi perfeito.

 

Sobre os dias livres em Roma, domingo tem bastante coisa aberta sim. Por exemplo, o Coliseu+Palatino+Foro poderia ser feito no domingo.

 

Também estive lá em janeiro e comprei o Roma Pass, mas ele não foi tão vantajoso assim quanto à questão das filas. Chegando cedinho no Coliseu, perto do horário de abertura, a fila é bem pequena (a turistada não gosta de acordar cedo eheheh).

 

Para o Vaticano comprei ingresso antecipado e valeu a pena, a fila era considerável. Aliás, considere que Basílica+Museus+Necrópole vai te tomar o dia todo, eu não colocaria mais atrações nesse dia.

 

Se comprares o Roma Pass, a segunda entrada poderia ser usada nos Museus Capitolinos. Vai do gosto de cada um, mas eu achei sensacional! Ou como opção, o Castel Sant'Angelo.

 

Para otimizar as visitas às atrações que são próximas, sugiro o seguinte: faça login no Google Maps e vá marcando cada um dos teus pontos de interesse. Assim fica mais fácil de visualizar onde fica cada coisa e o que fica bom de combinar com o quê. Organizando direitinho dá para fazer muuuuita coisa a pé, o que é ótimo, porque Roma é linda! ::love::

 

Abraço!

Link para o comentário
  • Membros

Eu faço exatamente como a Helen comentou, marco todas as atrações que eu quero visitar no google maps, assim eu consigo ver facilmente o que fica perto do que e o que eu consigo combinar facilmente caso precise ou resolve mudar os planos, para não ficar correndo de um canto para o outro da cidade perdido.

 

E relaxe, sempre fica alguma coisa de fora que não dá para visitar, não tem jeito, faz parte da história. Para você ter uma ideia, já fui 3 vezes a Roma, 4 dias na primeira vez, e 2 dias nas duas outras vezes, e ainda tem vários locais que eu gostaria de visitar mais que ainda não deu tempo.

 

Você ainda pode fazer o planejamento do que fazer em cada dia, mas deixe para decidir a programação de um dia específico lá na hora, por exemplo, você pode adiantar toda ou parte da programação do dia 16 para o dia 15 caso o clima esteja ruim.

 

Por exemplo, eu tinha planejado Coliseu e adjuntos para o primeiro dia, Piazza Navona, Pantheon, Fontana di Trevi, Castelo Sant'Angelo no segundo dia, e o Museu do Vaticano e Basílica de São Pedro no meu terceiro dia.

 

Mas no segundo dia amanheceu caindo a maior chuvarada, ai eu adiantei a ida ao museu do Vaticano para o segundo dia, e como a tarde ainda continuava a chover, resolvi visitar o Castelo Sant'Angelo também, deixei a Basilica de São Pedro cúpula e o restante das atividades ao ar livre para o terceiro dia.

 

Também não programe coisa demais no seu dia-a-dia, se não acaba virando uma grande lista de obrigações a cumprir, onde você vai passar mais tempo conferindo a sua lista de obrigações a cumprir e correndo de um local para o outro, do que realmente curtindo a cidade, deixe algumas acontecerem naturalmente, separe um tempinho para andar sem rumo, sentar num restaurante de uma piazza comer e beber um vinho, tomar um gelato calmamente, algumas das melhores experiências e lembranças de uma viagem acontecem nestes momentos de relaxamento, ou quando você "tropeça" num lugar por acaso

Link para o comentário
  • Membros

Lucas, não tem como você trocar de hotel e ficar mais perto da estação Termini? Digo isto, pois se é a estação Cornélia que eu estou imaginando na via aurelia em Roma, fica bem longe de tudo. Quando eu estive em Roma, fiquei próximo da estação e fiz todos os passeios a pé, só usei o trem para ir ao Vaticano. Não acho necessário o Roma Pass, é muito caro e os bilhetes de trem você vai gastar em torno de 1,50 euros cada.

Para visitar a Capela Sistina eu super recomendo vc comprar antecipado. Eu me esqueci de comprar o meu e quando fui comprar na hora, tinha uma imensidão de fila. Outro detalhe é que a Capela Sistina não abre aos domingos.

Link para o comentário
  • Membros

Olá, "espero" fazer uma viagem semelhante a sua.

Eu tenho dois planos em mente. Ir para o Ushuaia/ARG de carro em janeiro de 2018 (Plano A) e se eu não achar companhia para fazer essa viagem (pelo menos mais um carro), vou para a Itália (Plano B).

 

Estou de olho nas passagens desde janeiro. Em fevereiro a TAP estava com um preço de aproximadamente R$2400 por pessoa. Como vai eu e minha mulher, ficaria em R$4800,00 ida e volta para os dois, mas chegando e saindo por Roma. Semana passada, a Latam estava com um preço de R$2800,00 por pessoa chegando em Roma e saindo de Milão. Totalizando R$5600,00 ida e volta para duas pessoas.

 

Gostaria de saber com vocês como é o preço das passagens para essa época do ano. O quanto devo pagar no máximo nas passagens?

 

Não vou fazer nada por agência. Será tudo eu e ela. Não falamos nem 20 palavras em italiano e nem 500 em inglês. Consigo me virar. Não tenho coragem de pagar 3, 4 mil reais em um pacote para ficar preso e engessado as agências.

 

Fiz um roteiro abaixo dos dias que ficarei, inicialmente pretendo ficar 12 dias inteiros por lá. Sairei dia 31/12 e retorno dia 13, mas quero ver um jogo do campeonato italiano e provavelmente será no dia 12 ou 13 ou 14 de janeiro em Milão. Depende da tabela sair, mas como o Milan e a Inter se alternam, sempre terá um jogo deles no fds.

 

Minha maior duvida no momento é com relação a passagem, o quanto deve ser o máximo que devo pagar. E quando comprar. Leio que deve comprar com menos de 6 meses de antecedência. E ainda estamos há 9 meses.

O problema é o dólar subindo novamente.

 

Já vi todos os horário de trem entre as cidades e separei mais ou menos como abaixo. Não sou ufanista por museus ou ficar parado em frente um monumento por horas. AMO esportes, e adoro conhecer estádios, arenas e autódromos. Então, eu adapto meus passeios com o que gosto e o mesmo vale para cidades. Eu gosto da cultura esportiva do local também, além de todo o resto da história.

 

Dia 1 – 01/01/2018

Desembarque em Roma à noite.

 

Dia 2 – 02/01/2018

Conhecer Roma

 

Dia 3 – 03/01/2018

Conhecer Roma

 

Dia 4 – 04/01/2018

Conhecer Roma

 

Dia 5 – 05/01/2018

Saída de Roma para Florença - Chegada 13h00.

Conhecer Florença

 

Dia 6 – 06/01/2018

Saída de Florença para Pisa - Chegada 10h00.

Saída de Pisa para Florença - Chegada 20h00.

 

Dia 7 – 07/01/2018

Saída de Florença para Veneza - Chegada 11h00.

 

Dia 8 – 08/01/2018

Saída de Veneza para Milão - Chegada 15h00.

 

Dia 9 – 09/01/2018

Conhecer Milão

 

Dia 10 – 10/01/2018

Conhecer Milão

 

Dia 11 – 11/01/2018

Saída de Milão para Turin - Chegada 10h00

Conhecer Turin e principalmente o Juventus Stadium.

Saída de Turin para Milão - Chegada 20h00

 

Dia 12 – 12/01/2018

Conhecer o autódromo de Monza

 

Dia 13 – 12/01/2018

Saída de Milão

 

Única coisa chata de ir para a Europa em Janeiro é que os dias são curtos demais.

 

Dia/Mês/Ano - Nascer do sol/Por do sol/ Total de luz solar

1 Janeiro 2018, segunda-feira 07:39 16:48 09:08

2 Janeiro 2018, terça-feira 07:39 16:49 09:09

3 Janeiro 2018, quarta-feira 07:39 16:50 09:10

4 Janeiro 2018, quinta-feira 07:39 16:51 09:11

5 Janeiro 2018, sexta-feira 07:39 16:52 09:12

6 Janeiro 2018, sábado 07:39 16:53 09:13

7 Janeiro 2018, domingo 07:39 16:54 09:14

8 Janeiro 2018, segunda-feira 07:39 16:55 09:15

9 Janeiro 2018, terça-feira 07:39 16:56 09:16

10 Janeiro 2018, quarta-feira 07:39 16:57 09:18

11 Janeiro 2018, quinta-feira 07:38 16:58 09:19

12 Janeiro 2018, sexta-feira 07:38 16:59 09:20

13 Janeiro 2018, sábado 07:38 17:00 09:22

Link para o comentário
  • Membros

Jackson,

 

Que horários ruins estes dos trens que você escolheu, cada deslocamento entre as cidades vai lhe estragar praticamente o dia inteiro, até você se acomodar!

 

Tente se programar para sair mais cedo, mas também não de madrugada, pegando um trem lá pelas 08:00 da manhã, você chega ainda antes do almoço ao destino, e ao menos tem a tarde inteira livre para começar os passeios pela cidade.

 

Ou então, se o seu objetivo principal não for curtir a vida noturna, tente programar os deslocamentos para o final da tarde, assim você tem a manhã e a tarde todas livres, e lá pelas 18:00 ou 19:00 horas, quando já vai estar escuro e todas as atrações turísticas fechadas, você pega o trem para a próxima cidade, chegando lá no máximo as 21:00 ou 22:00 a tempo de ir com o metrô até o seu hotel, dormir bem e acordar descansado e disposto para começar o dia cedo.

 

O que fazer com a bagagem não costuma ser um problema, a maioria dos hotéis guarda as suas malas até a noite sem custo nenhum, se o seu hotel ficar muito fora de mão, sempre tem os guarda-volumes das estações de trem, onde você pode deixar as suas malas guardadas em segurança até a noite pagando uma taxa de 4 a 12 Euros dependendo do tamanho e quantidade de malas que você tiver...

 

Quanto ao preço das passagens, comecinho de janeiro é alta-temporada na Europa, então promoções são bem raras, para não dizer praticamente impossíveis de aparecerem.

 

Pela minha experiência, tirando férias nesta época a vários anos, as passagens para a Europa no final de dezembro e começo de Janeiro geralmente custam mais de R$ 3.000, na minha opinião, qualquer coisa abaixo de 3 mil Reais já seria lucro nesta época do ano.

 

O grande problema de comprar muito cedo é a mudança de planos, será que você não vai mudar de ideia nestes 9 meses que faltam? Será que não corre o risco aparecer algum evento que lhe faça mudar de ideia e planos? Gravidez não planejada? Será que suas férias realmente vão sair nesta data? Será que o Euro não volta a custar R$ 5.00 e ai você terá as passagens compradas mas não terá dinheiro para o hotel e alimentação? etc...

 

Quando vai chegando mais próximo das datas, você vai eliminando algumas destas incertezas e as chances de ter que mudar de planos vão diminuindo, então é uma questão de você chegar num meio termo, numa data limite onde você já tenha certeza da maioria dos fatos que pode influenciar a sua viagem..

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...