Ir para conteúdo

GPS - Dúvidas Gerais


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Raffa

 

Eu tbm uso o Vista HCx. Faço todas as trilhas com ele. E uso para monitorar meu treino de bike.

 

É show .

 

Olha Marcar uma trilha e salvar....é facil. É praticamente automático. Vc está com cartão de memória extra ou somente com a memoria interna? isso muda o procedimento. (para as tuas duas perguntas)

 

Mas antes disso. Já viu se está configurado pro satélite certo?

 

Normalmente esses aparelhos vêm de fabrica com a configuração do H. Norte.

 

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fala Piaciteli

 

Seguinte, quando entro no satellite,depois clico no menu aparece:

 

Use gps deslig

Ao Norte

Cor Unica

Nova Localização

Elevação GPS

 

Ta certo ?

 

Ah eu tenho um sd de 2gb

 

Raffa

 

Eu tbm uso o Vista HCx. Faço todas as trilhas com ele. E uso para monitorar meu treino de bike.

 

É show .

 

Olha Marcar uma trilha e salvar....é facil. É praticamente automático. Vc está com cartão de memória extra ou somente com a memoria interna? isso muda o procedimento. (para as tuas duas perguntas)

 

Mas antes disso. Já viu se está configurado pro satélite certo?

 

Normalmente esses aparelhos vêm de fabrica com a configuração do H. Norte.

 

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Rafa

 

No Menu principal vai em "definições"

depois em "Unidades"

Lá em "Datun de mapa" seleciona: Sth Amrcn ´69

 

Outra coisa importante, a versão do software que está nele:

No Menu principal va em definições , depois em Sistema.

Com a tela de sistema, clica no botão menu e vai em "versão do programa"

Ele tem que aparecer: Versão do programa 3.20 e SW GPS 2.90

 

Com relação ao "salvamento" de teus percursos. (ou seja, você trackear suas trilhas)

Como vc está com cartão, particularmente eu acho mais facil não fazer nada. Liga o GPS e faz a trilha. No final, desliga (não precisa salvar) ele guarda o arquivo organizado por datas.

Ao descarregar no computador, usando o MapSource você organiza o que te serve e o que é lixo.

 

Para fazer o inverso, basta ter um arquivo no teu PC e copiar para o Micro-SD. pronto. Aí sim vc localiza ele em trajetos e o mapa aparece na tela.

 

Vai fuçando no aparelho e posta aí as dúvidas.

 

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

piacitelli

 

Ja alterei o datun de mapa e a versão do programa é o 3.30 e o SW 2.90

Vou fazer uns testes aqui nas ruas de Sampa.

 

Depois faço um pacotão de duvidas rs.

 

Obrigado

 

Abs ::otemo::

 

 

 

 

 

Rafa

 

No Menu principal vai em "definições"

depois em "Unidades"

Lá em "Datun de mapa" seleciona: Sth Amrcn ´69

 

Outra coisa importante, a versão do software que está nele:

No Menu principal va em definições , depois em Sistema.

Com a tela de sistema, clica no botão menu e vai em "versão do programa"

Ele tem que aparecer: Versão do programa 3.20 e SW GPS 2.90

 

Com relação ao "salvamento" de teus percursos. (ou seja, você trackear suas trilhas)

Como vc está com cartão, particularmente eu acho mais facil não fazer nada. Liga o GPS e faz a trilha. No final, desliga (não precisa salvar) ele guarda o arquivo organizado por datas.

Ao descarregar no computador, usando o MapSource você organiza o que te serve e o que é lixo.

 

Para fazer o inverso, basta ter um arquivo no teu PC e copiar para o Micro-SD. pronto. Aí sim vc localiza ele em trajetos e o mapa aparece na tela.

 

Vai fuçando no aparelho e posta aí as dúvidas.

 

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Piacitelli, agora fiquei confuso, por que sugeriste especificamente o Datum Sth Amrcn 69? É sabido que este era o datum oficial do Brasil até pouco tempo ( atuamente o datum oficial é o SIRGAS - 2000 que é praticamente igual ao South Amecica 69) conforme o IBGE. Contudo, já li no Portal GPS que se recomenda ( se n estiver usando o GPS conjuntamente com cartas topográficas) que o Datum padrão do sistema GPS a ser utilizado é o WGS 84.

:?:

::mmm:

 

http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=10&t=136&sid=19d267c5580d6e4a9edcbea06841841b

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoal,

 

Comprei um GPS XL TomTom com o objetivo de utilizá-lo em uma viagem do Rio de Janeiro até Bariloche,passando pelo Uruguai. O GPS veio com mapa do Brasil, mas preciso do da Argentina e vi que no site da TomTom teria como comprar o que preciso,mas toda vez que tento efetuar a compra dá erro e acho que talvez seja erro no servidor. Alguém sabe como e onde consigo adquirir na internet ou onde comprá-lo????? Já marquei a viagem e não tô conseguindo o mapa que preciso!! To com medo de ter jogado dinheiro fora!!! Obrigada galera! :?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Pessoal,

 

Comprei um GPS XL TomTom com o objetivo de utilizá-lo em uma viagem do Rio de Janeiro até Bariloche,passando pelo Uruguai. O GPS veio com mapa do Brasil, mas preciso do da Argentina e vi que no site da TomTom teria como comprar o que preciso,mas toda vez que tento efetuar a compra dá erro e acho que talvez seja erro no servidor. Alguém sabe como e onde consigo adquirir na internet ou onde comprá-lo????? Já marquei a viagem e não tô conseguindo o mapa que preciso!! To com medo de ter jogado dinheiro fora!!! Obrigada galera! :?

 

 

Se fosse Garmin seria barbada e de graça mas da Tom Tom é mais complicado. Vc já tentou ver o Portal do GPS? Talvez possa conseguir alguma ajuda por lá http://www.portalgps.com.br/index.php

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Eita tambem fiquei confuso. rs

 

Seguinte minha primeira duvida na operação do GPS (HCx Vista).

 

Vou comecar um trajeto:

1. Coloco na navegação

Marquei o ponto que estou(saída)

Mapa de definições:

a. orientação seleciono p/trajct ou Ao norte?

b. quais as outras configurações basicas que vcs deixam ?

saio caminhando, faço o percurso, termino.

vi que o trajeto está feito.

 

2. Como faço para salvar esse trajeto ?

3. Como faço para retornar pelo mesmo trajeto ? (siga a estrada ou fora da estrada, ou siga o trajeto ou fora do trajeto)

A navegação é melhor via bussola ou o mapa no trajeto ?

 

4.Como faço para selecionar só os mapas que eu quero para ficar no GPS ?

 

Obrigado

 

abs

 

Piacitelli, agora fiquei confuso, por que sugeriste especificamente o Datum Sth Amrcn 69? É sabido que

este era o datum oficial do Brasil até pouco tempo ( atuamente o datum oficial é o SIRGAS - 2000 que é praticamente igual ao South Amecica 69) conforme o IBGE. Contudo, já li no Portal GPS que se recomenda ( se n estiver usando o GPS conjuntamente com cartas topográficas) que o Datum padrão do sistema GPS a ser utilizado é o WGS 84.

:?:

::mmm:

 

http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=10&t=136&sid=19d267c5580d6e4a9edcbea06841841b

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Raffa

Antes de mais nada , tens que setar o GPS para um tipo de perfil de navegação, por assim dizer. Exemplo:

1 Se vais usar ele mais para trilhas a pé, onde nem os mapas tem nenhum detalhe do local.

2 Se vais usar para passeios de bike onde eventualmente o mapa local apresente mais detalhes como estradas e trilhas já marcadas

3 Ou se vais usar para moto ou carro ( não muito recomendado para seu modelo, mas pode sim ser usado para este fim, nada impede)

 

Admitindo que vais usar para trilhas selvagens a pé, onde o mapa não apresenta detalhes da área recomenda-se.

 

Setar Orientação do mapa ( em mapa e definições) para Orientação ao trajeto, pois assim será melhor visualizar que a direita do GPS será a tua direita no terreno ou vice versa.

 

E para setá-lo para uso pedestre mesmo, escolhendo melhor opçoes para roteamento automático e afins, siga esta senquência:

 

20100526201335.jpg

 

20100526202027.jpg

 

20100526202432.jpg

 

20100526202808.jpg

 

Para que ele marque o caminho deixando tracklogs, vai em trajetos> reg. trajetos on.

 

daí quando terminares tua trilha/viagem, seta reg.trajetos off, e para salvá-lo no GPS: trajetos> Grave.

Em seguida automaticamente ele vai abrir uma janela para escreveres o nome do tracklogs( trajeto). Então o mesmo ficará armazenado na área conforme mostra a imagem abaixo,

 

20100526203456.jpg

 

E se desejares voltar pelo mesmo trajeto, ou seja um Tracback: Trajetos> TracBack. E automativamente ele vai rotear o tracklog no sentido inverso.

 

No mais, desculpe-me pelas imagens toscas, foram tiradas de última hora por um celular ainda mais tosco.. ::lol4::

Tais menus demonstrados nas imagens são de um 76CSX, mas creio que sejam praticamente os mesmos menus do teu modelo.

 

Quanto a tua última pergunta, te referes ao que exatamente: selecionar mapas no programa mapsource para mandar ao GPS? OU Selecionar os mapas específicos dos que estão já instalados no aparelho?

::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ram,

 

 

Valeu, a explicação foi perfeita. já configurei igual o seu. Vou utiliza-lo so para trilhas a pé.

E as fotos ficaram boas, deu para entender tranquilo e o menu é 95% igual rs

 

Amanha farei um teste do trampo para o restaurante.

 

Outra coisa que nao estou entendendo acabei de deletar uns arquivos do gps e apareceu a msg quando baixei os arquivos de volta para o mapsource:

 

Some maps could not be opened because the following Mapsource products are not installed:

 

TRACKSOURCE BRASIL AERONAUTICO

SOUTH AMERICA MARINE DATA POI

TT - TRACKSOURCE BRASIL TOPOGRAFICO

TRACKSOURCE ROTEAVEL INTEGRADO 5.01

TRACKSOURCE ROTEAVEL RODOVIARIO 5.13

TRC-BRASIL 5.13 2008-12-16

 

Como instala isso ou atualiza senao posso mexer no mapsource ? rs

E eu estou vendo que ja tem cidades instaladas aqui no meu gps e o mapa de sao paulo nao esta com todas as ruas.

Li no topico que era bom deixar no gps so as cidades que vamos usar.

 

 

Por enquanto e isso, vou fazer mais uns testes, ler a apostila novamente, fuçar mais e etc

Pode responder quando puder, porque vou utiliza lo mesmo so no feriadao de junho

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...