Ir para conteúdo

8 dias de carro pelo Nordeste - Destino: São Miguel do Gostoso


Posts Recomendados

  • Membros

Bom, decidi que ia viajar quando vi no site da GOL a promoção da passagem aérea. No aniversário da cidade de destino você só paga a volta.

O destino já tinha decidido: Recife. Não conhecia quase nada no Nordeste e Recife fica não tão longe do Rio Grande do Norte, onde fica São Miguel do Gostoso, destino desejado há muito tempo para visitar uma parte da família que foi morar lá.

 

Fomos eu, meus pais e uma de minhas irmãs.

 

Saímos de Macaé no dia 10/03, de ônibus até o Rio onde pegamos o avião para Recife.

Fomos as 3 no mesmo vôo, e meu pai em outro mais tarde pois não consegui todas as passagens no mesmo vôo.

Chegamos no aeroporto de Recife já com o carro alugado pela Unidas, que dá 50% de desconto nas diárias de quem viaja com a GOL (para os 10 dias ficou em torno de 650 reais).

Vimos que precisaríamos do carro já que queríamos ir a tantos lugares em tão pouco tempo.

Fora que eu estou acostumada a colocar a mochila nas costas e passar perrengue de ônibus por aí, mas eles não...

 

Não tinha feito reserva de albergue em Recife, devido a dificuldade de comunicação com o pessoal de lá, preferi ir sem reserva mesmo. Conseqüência: Um dos maiores perrengues da minha vida!

Chegamos às 20hs e ficamos até meia noite rodando por Recife a procura de um lugar pra ficar. Nunca vi um lugar tão mal sinalizado... Muito ruim MESMO a sinalização de trânsito por lá... Pecamos em não ter um GPS...

 

No único Albergue credenciado ao HH, só tinha quarto compartilhado e sem ar, sendo que estava MUITO quente, minha mãe já estava com a pressão nas alturas e a gente não gostou muito da primeira impressão de lá.

 

Graças a um anjo amigo meu que morou lá mandando milhões de torpedos no celular, achamos um albergue perdido por lá (no bairro de Boa Viagem).

RECOMENDO: Albergue Piratas do Sol. Fica próximo à Churrascaria “O Laçador”.

Chegar lá com indicação mesmo, porque não tem placa na frente.

O dono foi super solícito ao ver meu desespero no telefone e foi encontrar com a gente em frente a essa churrascaria, porque não achava a rua de jeito nenhum... e a essas horas estávamos todas estressadas, com fome, dor de cabeça... rsrs

 

Mas chegamos lá e valeu a pena, pq o quarto era super confortável, tudo muito bem limpo e arrumado e o preço super em conta! 130 reais o quarto para 4 pessoas.

 

Assim que meu pai chegou, fomos buscá-lo no aeroporto e enfim, COMER! Este albergue fica na rua do restaurante “ENTRE AMIGOS”. Outra grande recomendação!

É um restaurante bem legal, que tem tanto a parte interna com ar-condicionado e bem família, quanto a externa com muita badalação, chopp e gente animada =)

Comemos uma picanha maravilhosa com uns acompanhamentos bem regionais, como o purê de queijo que nunca tinha visto na minha vida, o feijão de corda também inédito pra mim, a famosa macaxeira frita (aipim frito para nós cariocas) também maravilhosa e queijo, muito queijo coalho!

 

Depois desse rango e de descansar bastante, começamos nosso roteiro:

 

Dia 11/03

Um lindo dia de muito sol!

Por indicação da dona do Albergue, fomos a Ilha de Itamaracá que fica +- 1 hora e meia de Recife. Uma praia bem gostosa, não estava cheia, tinha um peixinho frito muito bom.

Lá é bem legal visitar o Projeto Peixe Boi, que para meu espanto foi de graça! E o Forte Orange que fica na praia.

 

upload/galeria/fotos/20100328005644.JPG

20100328005644.JPG

 

20100328005920.JPG

 

Na volta entramos na estrada para a Lagoa Azul (há várias placas). Que lugar maravilhoso...

Estava vaziiio, praticamente exclusivo pra nós. Tem uma estradinha de chão com muito verde pra chegar lá, foi bem gostoso.

 

20100328010212.JPG

 

E depois seguindo o roteiro, fomos para Olinda, lugar apaixonante para quem ama cultura, música, dança e brasilidade como eu! Sassaricamos bastante nas lojinhas, comemos aqueeela Tapioca famosa do Alto da Sé (delícia...) e voltamos para Recife, exaustos!

 

Dia 12/03

Mais um dia de muito sol!

Parabéns para Recife e Olinda que são aniversariantes!!

 

Neste dia seguindo várias dicas de amigos que conheciam Recife, fomos TENTAR CHEGAR na Oficina e no Instituto Brennand.

Gente, é sério. É preciso ser artista pra dirigir naquele lugar!

As placas são quase que depois das entradas, e isso quando tem placa, né??!! Sinissstro! Rs

Mas graças a alguns anjos que achamos pelo caminho e depois de termos cozinhado naquele carro 2 portas sem direção e sem ar (uii!!), conseguimos chegar lá!

 

Fiquem atentos, pois tem dia na semana que eles não abrem para visitação, e tem horário certo também (no caso a Oficina abre de manhã e o Instituto a tarde).

 

A Oficina é do escultor Francisco Brennad, e o Instituto do primo e coloecionador Ricardo Brennand. (mais deles na Internet...)

Ficamos encantados com a criatividade, riqueza, beleza, loucura, surrealismo (...) desses dois lugares. Vale a pena conferir!!

RECOMENDO TOTAL: Comer no Café que tem na Oficina Brennand. Tem cara de ser caríssimo, mas não é! Comemos um negócio muiiito bom, tipo comida japonesa só que enrolado com tapioca (pra variar) e recheado com carne seca e camarão. Muiiitoo bom!

Um suco de abacaxi com gengibre e mel (perfeito!) e para sobremesa, uma espécia de petit gateou, só que ao invés de bolinho, uma tapioca de capuccino... aiii que delícia! =P

 

20100328010545.JPG

20100328010703.JPG

20100328010830.JPG

20100328010946.JPG

 

Na volta fomos ao Centro Histórico de Recife para ver as apresentações comemorativas do aniversário da cidade que estavam programadas, mas quando cheguei lá estava bem vazio, só tinha a linda e doce Larrissa do Frevo, de 5 aninhos arrasando no asfalto...

20100328011128.JPG

 

Ficamos na maior dúvida se íamos para casa, tomar um banho e descansar para assistirmos à Gravação do DVD de 30 anos de Carreira da Elba Ramalho, no Marco Zero, ou se voltaríamos para Olinda, ver como estava a comemoração por lá e ficar para o show de Alceu Valença. (Ahhh, esqueci de citar que encontramos com ele no avião! )

20100328011322.JPG

 

De comum acordo, voltamos a Olinda, e foi PERFEITO!

Como um dos meus sonhos é conhecer o Carnaval de lá, foi a melhor coisa que fiz, pois o que eu achei que fosse ser apenas 1 ou 2 blocos descendo as ladeiras, virou praticamente um Carnaval fora de época e nós assistimos a uns 15 blocos.

É lindo, contagiante e emocionante essa musicalidade e cultura de lá.

Frevo, Maracatu, quanta alegria!

 

20100328011743.JPG

20100328011919.JPG

 

A ÚNICA QUEIXA DE LÁ: Todo mundo pede dinheiro!!!!!!!

Pra tudo!!!!!!!!!!!

Não só em Olinda, em Recife também. Torna-se chato.

Mas em compensação... Ê povo do bem!!!! Que gente alegre, receptiva, simpática, “gente boa”...

Recebemos muito carinho de muita gente por lá. Bom demais isso!

 

Bom, depois da folia, de mais tapioca, de mais charque com macaxeira (carne seca com aipim na tecla SAP, rs), fomos para o albergue descansar porque amanhã tem muito mais... (Nem vimos o Alceu cantar, demorou muito...)

 

 

Dia 13/03

Fomos para Porto de Galinhas.

Ah, e muito importante, já com reserva em uma pousada! (depois do trauma... rs)

Na verdade não gostamos muito da Pousada (Pousada Aquários do Porto – 150 reais a diária para 4 pessoas). Acomodações bem mais ou menos (muito mal conservadas) e atendimento muito ruim! E minha irmã ainda queimou o secador de cabelo pq não tinha nenhum aviso de que lá era 220V...

Chegamos lá a maré já estava enchendo, então deixamos a piscina natural para o dia seguinte e ficamos curtindo a praia...

Se não tiver afim de gastar grana: Não sente nas barracas! Eles cobram caro na comida, e se você não come, paga caro no aluguel da barraca...

A noite fomos dar uma volta no Centro. Muito comércio, bastante movimento, bem gostoso...

 

Dia 14/03

Acordamos bem cedinho e fomos às piscinas naturais.

Muito lindo, maravilhoso estar perto da natureza e dos peixes... Só não concordo muito com a forma desordenada que é explorado o turismo lá.

Muita ração que é dada pros peixes, muita gente indo ao mesmo tempo às piscinas, acho que devia ter um melhor controle, desse jeito isso acaba rápido demais...

Não queríamos ficar mais um dia na Pousada Aquários, e por isso fomos pra um Hotel na beira da praia, antes do Centro, Hotel Beira Mar (200 reais a diária para 4 pessoas).

Galera, mais que recomendo este hotel!!!!!

É muiiiito legal lá!

O quarto é ótimo, tem piscina, sauna, fica de frente pro mar, tem um atendimento maravilhoso, um café da manhã impecável, uma comida deliciosíssima no restaurante e tudo tem um preço muito legal!!! Um suco de fruta de 500ml era 2 reais!!

Meus pais ficaram encantados por lá, estão doidos pra voltar...

 

20100328012239.JPG

20100328012415.JPG

 

Dia 15/03

O único dia que pegamos chuva. Choveu bastante, mas foi gostoso.

Caminhamos na praia bem cedo, achamos um fillhote de tartaruga no mar.

Depois colocamos o pé na estrada com destino a Natal. Caminho longo pela frente...

 

20100328012624.JPG

 

Antes de chegar a Natal, quis entrar em PIPA, que tanta gente tinha me falado pra conhecer. Me arrependi.

Primeiro porque perdemos um tempão, pois da entrada até a praia é longe pra caramba!

E depois que a primeira impressão que tive de lá foi de um lugar muito mal explorado. Cheio demais. Uma pena...

 

Seguimos rumo a Natal, chegamos já noite.

Fomos para o Hostal Lua Cheia (“O Albergue da bruxinha”).

Meus pais ficaram meio bolados com o clima macabro do lugar... rs Eu adorei!! Hahaha

É um Castelo no meio da cidade, uma idéia bem louca mas muito interessante! Vale muito a pena conferir. Infelizmente não conheci o Taberna Pub, que fica no subsolo do Castelo, mas é bom que ficou um gostinho de quero mais e logo voltarei lá.

Na rua do albergue tem muito movimento, vááários bares, restaurantes, bem badalado.

A gente ia ficar 2 dias lá antes de continuar o roteiro, mas decidimos pegar a estrada no dia seguinte cedo pois São Miguel do Gostoso ainda não estava tão perto assim, e queríamos ficar mais tempo lá.

 

Com isso, infelizmente não deu pra fazer passeio de buggy com esquibunda, essas coisas... Mas valeu a pena! Se valeu...

 

16/03

Logo após o café, saímos rumo a São Miguel do Gostoso.

“Gostoso” é uma cidade que pertencia a Touros e foi emancipada há 16 anos.

É beeem longinho, vc se sente indo pro fim (ou início) do mundo... rsrs

Mas é MUITO GOSTOSO MESMO!

Uma cidade super pacata, praticamente inexplorada. Em baixa temporada fica beeem tranqüila e vazia, mas na alta é bem freqüentada principalmente por praticantes do Kite e Wind Surf.

 

20100328013658.JPG

20100328013754.JPG

 

Ficamos na Pousada Casa de Taipa, que pertence a meu primo Kiko Prado e aos sócios Marlos e Rui.

Lá é M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!

É pousada e museu, com uma casa de Taipa de verdade, arte pra todos os lados, muito conforto nas acomodações, uma piscina maravilhosa e ... (vou parar de falar senão vão achar que to puxando sardinha... rs mas é realmente muito bom lá!).

Inclusive o programa da Multishow “Sem destino”, gravou lá seu primeiro episódio.

A noite fomos ao Bar e Restaurante “Nossa Maloca”, onde a comida, caipirinha e atendimento são de primeira!!!

 

20100328014000.JPG

 

17/03

Bom, esse dia se resumiu a banho de piscina e tentaiva de pegar o pôr do Sol na praia de Tourinhos, pois o ponto turístico visitado foi o Posto de Saúde... rs

Minha mãe passou super mal, desmaiou e ficou no soro.

RECOMENDO: BEBA MUITA ÁGUA, LÁ É MUITO, MAS MUITO QUENTE! Rsrs

20100328014440.JPG

 

 

18/03

Este dia foi maravilhoso! Aproveitamos bem as maravilhas de Gostoso, com uma caminhada pela Ponta de Santo Cristo e o pôr do sol maravilhoso em Tourinhos (que é uma das mais belas praias que conheci, e olha que de praia eu entendo..).

A noite, para fechar com chave de ouro em Gostoso, fomos à Pizzaria Quintal, que também é excelente! Um preço ótimo, e uma pizza muiiito gostosa!

 

20100328014202.JPG

20100328014532.JPG

20100328014850.JPG

20100328014934.JPG

 

19/03

Hora de dar tchau a Gostoso...

Fomos até o Marco Zero da BR 101 (que sensação boa de estar na esquina do Brasil...) e seguimos viagem, dessa vez, direto pra Recife!

Chegamos lá 19h (o dia inteiro na estrada...) e fomos encerrar como começamos, no Restaurante “Entre Amigos”, desta vez com carne de bode... (ê delícia...)

 

20100328014744.JPG

20100328014330.JPG

 

20/03

“Todo Carnaval tem seu fim...”

Entregamos o carro, e pegamos o avião rumo ao lar doce lar...

Foram 1377 km, 3 Estados percorridos e (pelo menos nós do sudeste) PASMEM: NENHUM PEDÁGIO!!!!!!

Para mim que de Macaé ao Rio pago 3 ou 4, “bolei”!!! rsrs

 

Bom, foi isso!

Viagem maravilhosa, cheia de boas lembranças e histórias pra contar!

Nosso Brasil é LINDO!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...