Ir para conteúdo

CAPITÓLIO - MG, saindo de São Paulo - Abril de 2017 - de carro


Posts Recomendados

  • Membros

Assim como os companheiros aqui do fórum, realizar mais este relato com o intuito de tentar complementar algumas informações e tirar algumas dúvidas:

Realizei esta viagem em durante os dias 08 e 11 de Abril, com saída de São Paulo. Realizei essa viagem de carro e no final irei colocar alguns valores, para quem sabe auxiliar o pessoal que for fazer pelo mesmo meio.

 

DIA 08/10 SABADO

- Saímos aqui da ZL de São Paulo por volta das 14h00m; a maior parte das estradas é bem tranquila, com exceção de alguns trechos da SP-350, na divisa já com MG; alguns trechos com muitos buracos e ela é muito escura. Outro trecho que merece atenção é a BR 265, já no território mineiro, onde passei por três trechos que não estão asfaltados e a noite, no primeiro, eu tive dificuldade para encontrar, primeiro por que não consegui visualizar a placa, toda suja de terra e segundo estranhei aquele inicio de estrada de terra que começou do nada.

- Apesar de meu carro ser beberrão, de para fazer praticamente com um tanque e ao abastecer, pegamos algumas dicas com a frentista em relação onde se hospedar, pois só conseguimos reserva para os dias 09 e 10.

Chegamos por volta das 21h00m e resolvemos dar uma volta no centro, porém, a cidade de Capitólio apesar da fama, não tem muitas opções/atrações, então resolvemos antes de ir dormir, jantar em um dos três restaurantes que ficam de frente a igreja matriz de São Sebastião.

- Escolhemos o Skina Restaurante e PIzzaria; lá optamos por comer uma das sugestões da casa, Tilápia Recheada; otimo custo benefício; o prato estava realmente bom e o preço bem em conta, comparados com os daqui da capital.

 

DIA 09/10 DOMINGO

- Não tivemos tempo de pesquisar opções de café no centro, afinal, o lugar que arrumamos para dormir não oferecia e fomos no primeiro que encontramos, na Padaria do Gotinha (R. Cel. Lourenço Belo, 514), onde comemos muito bem.

Já haviamos comprado o passeio da Chalana pela internet, Escolhemos o horário das 10h00, pois a duração é de quase quatro horas e assim sobraria o resto da tarde para emendar mais algum passeio.

Apesar de alguns relatos negativos, eu particularmente gostei muito. Passeio de férias é para se esquecer certos detalhes e relaxar. Bom, lá rolou um som ambiente onde tocava de tudo, forró, samba, pagode, brega e pop rock na volta, rs. A maior parte da galera é bem animada e vai bem descontraída cantando, dançando e para quem quer algo mais tranquilo, tem a opção da lancha (por volta de R$ 70,00, negociaveis). Como eu queria fazer algo mais tranquilo, demorado, para curtir a paisagem, toda essa "bagunça" não incomodou e deu para aproveitar bem. Fizemos duas paradas, sendo uma nos canions, onde o colete salva vidas é obrigatório e é liberado para nadar a vontade. Pude ir até debaixo da queda. Rendeu fotos e videos bacanas com a Go Pro, rs. E é muito gostoso, apesar das lanchas por perto indo para lá e pra ca. Dia super ensolarado, agua estava ótima.

De retorno por volta das 14h00m, emendamos mais dois passeios: Mirante e Cachoeira Dicadinha.

Mirante é para obrigatória, pois é onde da para se visualizar grande parte da paisagem por onde as lanchas passam e com certeza um dos lugares mais bonitos da região e que da toda fama ao lugar. Entrada gratuita. Localização proxima da onde saem as embarações e do restaurante do Turvo.

Atravessando a rua, já fica a entrada para a cachoeira Dicadinha. Mais uma opção gratuita de passeio. Cachoeira e piscinas naturais, lugar bem bacana e tranquilo. A única parte chata é que pelo fato de não rolar uma fiscalização, tem muita gente porca que larga o lixo pelos cantos, lamentável.

- Seguimos para o Hotel Minastur, com certeza uma das melhores opções para se hospedar, em termos de custo benefício. Ótimo ambiente e atendimento.

- A noite fomos conhecer o outro restaurante da região: Central; lugar tranquilo e simples. Preço na mesma média do Skina.

 

DIA 10/10 SEGUNDA

- a idéia inicial era fazer trilha no Paraíso Escondido, porém as segundas eles fecham para manutençao então por indicação do pessoal do Hotel, fomos para a Pousada Cachoeira do Lobo. Fica a cerca de 15 km do centro de Capitólio, sendo cerca de 6 ou 7km de estrada de terra, acessíveis apenas de carro. Condições não são das melhores, porém, com qualquer carro da para chegar. Pagamos a taxa de R$ 30,00 que da direito a passar o dia no local. A trilha até a cachoeira é nivel médio. Ela possui por toda extensão corda para auxiliar na caminhada. O caminho possui uma belissima paisagem e chegando ao final dela não diminui nada. Possui espaço para descansar nas pedras, ótimo para nadar. Para quem for ficar hospedado na cidade por um período próximo a uma semana, vale a pena separar um tempo para ir lá.

- Nesse dia, resolvemos para fechar, fazer o Morro do Chapéu. A dica é fazer pelo acesso que fica próximo ao bar Kanto da Ilha; a estrada apesar de terra estava muito boa.

 

DIA 11/10 TERÇA

- pdecidimos fazer o Chek out mais cedo e assim ficar mais tranquilos quanto o horário da volta; Depois do café tomado e malas feitas, partimos para finalmente fazer a trilha do Paraíso Perdido. Como o nome diz, o lugar realmente lembra um paraíso. A trilha é super tranquila, muito bem demarcada e cuidada. Diversas opções para nadar, aproveitar as cascatas e cachoeiras, uma mais linda que a outra. A única observação é que até a primeira cachoeira, qualquer um chega, porém, para faze a outra metade da trilha, e particulamente, onde estão as outras duas cachoeiras mais bonitas, é preciso fazer uma escalada pelas laterais dessa primeira e o nivel já fica um pouco mais complicado, exigindo um certo esforço.

Aproveitamos a ótima estrutura dos vestiários com banho quente e partimos de volta para casa por volta das 15h00m.

Ainda deu tempo de fazer um lanche na cidade de Guaxupé. Quem tiver tempo, vale a pena a parada e gastar um tempo por lá.

 

---------------------------------------------------------

 

GASTOS COM COMBUSTIVEL E PEDÁGIO

 

Gasolina ida e volta: R$ 550,00

 

Pedágios ida (total): R$ 50,20

 

*Campo Limpo: Rodovia dos Bandeirantes: R$ 8,80

*Valinhos: Anhanguera: R$ 8,70

*Jaguariuna: Rodovia Gov. Dr. Adhemar Pereira de Barros: R$ 11,40

*Estiva Gerbi: Rodovia Gov. Dr. Adhemar Pereira de Barros: R$ 6,80

*Casa Branca: Rodovia Gov. Dr. Adhemar Pereira de Barros: R$ 6,10

*Itobi: Rodovia Gov. Dr. Adhemar Pereira de Barros: R$ 8,40

 

Pedágios volta (total): R$ 41,80

 

*Casa Branca: Rodovia Gov. Dr. Adhemar Pereira de Barros: R$ 6,10

*Estiva Gerbi: Rodovia Gov. Dr. Adhemar Pereira de Barros: R$ 6,80

*Jaguariuna: Rodovia Gov. Dr. Adhemar Pereira de Barros: R$ 11,40

*Itupeva: Rodovia dos Bandeirantes: R$ 8,70

*Caieiras: Rodovia dos Bandeirantes: R$ 8,80

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Se um dia voltar em capitólio acrescente mais um dia na viagem e vá a são roque de minas, aproximadamente 70 km de distância, lugar tranquilo ótima comida e é uma das entradas para a Serra da canastra, vale a pena conhecer a nascente do rio são Francisco....

Estou indo em agosto para Capitólio e queria fazer essa passagem em São Roque de Minas e Vargem Bonita, porém não estou conseguindo muitas informações sobre o lugar. Poderia me informar se seria possível fazer o passeio no parque em uma moto 150? Gostaria de conhecer a nascente do rio São Francisco e a cachoeira d'antas, mas tenho receio de incluir no meu roteiro e não conseguir fazer o trajeto de moto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Se um dia voltar em capitólio acrescente mais um dia na viagem e vá a são roque de minas, aproximadamente 70 km de distância, lugar tranquilo ótima comida e é uma das entradas para a Serra da canastra, vale a pena conhecer a nascente do rio são Francisco....

Estou indo em agosto para Capitólio e queria fazer essa passagem em São Roque de Minas e Vargem Bonita, porém não estou conseguindo muitas informações sobre o lugar. Poderia me informar se seria possível fazer o passeio no parque em uma moto 150? Gostaria de conhecer a nascente do rio São Francisco e a cachoeira d'antas, mas tenho receio de incluir no meu roteiro e não conseguir fazer o trajeto de moto.

 

 

Na época que fomos a estrada estava horrível mesmo para um 4x4, pois estavam em obras de melhorias da estradas. No youtube tem alguns vídeos e da para ter noção da estrada. Em São Roque de Minas a maioria das pousadas oferecem os passeios que são dois:

 

1º- Parque Nacional da Serra da Canastra (entrada não incluída) - não lembro o valor - é a parte alta do parque, onde esta a nascente do rio São Francisco, a parte de cima da cachoeira Casca D'anta, vai em outras cachoeiras super geladas e com águas cristalinas. demos muita sorte e conseguimos ver, emas, tamanduá, veados campeiro, carcará, pato mergulhão (muito raro por sinal), cascavel, e a vista de tirar o folego do topa da cachoeira.

 

2º é a parte de baixo da cachoeira, de tirar o folego.

 

Ficamos hospedados no Canastra Adventure, excelente pousada e o melhor café da manhã do mundo.

 

http://canastraadventure.com.br/home

 

Sobre o parque:

 

http://www.serradacanastra.com.br/atracoes/parque-nacional

 

Regulamento do Parque

 


  •  
    É proibido na área do Parque Nacional:
     
    [list=]Entrada e consumo de bebidas alcoólicas.
    Uso de equipamento coletivo de som.
    Prática de esportes radicais como rapel, canioning, tirolesa, pêndulo e escalada.
    Entrada de animais domésticos.
    Uso de armas e material de caça e pesca.
    Coleta de rochas, plantas e animais de qualquer tipo ou espécie.

 

Infrações:

 

  • As infrações ao regulamento podem resultar em punições para o visitante, desde a expulsão da área do Parque até o pagamento de multa ou prisão em flagrante.

 

Recomendações gerais:

 

  • Transitar somente por trilhas conhecidas e sinalizadas, de preferência na companhia de um guia local.
    Levar sempre capa de chuva e agasalho em qualquer época do ano.
    Usar boné ou chapéu e filtro solar para evitar queimaduras.
    Não caminhar nas trilhas quando houver cerração.
    Atenção para a trilha da Casca D’Anta (parte alta para parte baixa e vice-e-versa: reserve pelo menos 5 horas com luz solar para essa caminhada).
    Usar calçado confortável, fechado e com solado antiderrapante.
    Afastar-se dos rios e córregos ao primeiro sinal de chuva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...