Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Peça ajuda, compartilhe informações, ajude outros viajantes e encontre companheiros de viagem!
    Faça parte da nossa comunidade! 

Jonas.Schwertner

Dicas - Culinária Belga e suas Guloseimas

Posts Recomendados

Se você conhece algumas das delícias da culinánia Belga deixe aqui sua dica. Estaremos colocando matérias relacionadas entre ontros textos.

 

Vale também dicas de restaurantes, bares que vc visitou quando esteve por lá!

 

Um Abraço e bom apetite

 

Delicados chocolates, finos biscuits, batatas fritas especiais e waffles divinos encontrados por todo canto, até mesmo em carrinhos de rua. A culinária belga pode não ter lá grande fama, mas fica impossível para o turista resistir a seus pratos, ou melhor, suas guloseimas mais tradicionais. Godiva é o nome mais imponente quando se fala nesses doces à base de cacau, mas os chocólatras de plantão devem guardar mais um nome: Wittamer, doceria cobiçada em Bruxelas. Quanto ao biscoitinho, visto e oferecido em todos os cafés, um tem gostinho especial: o fabricado na J. Dandoy. Para a sorte do visitante, ambas as lojas ficam bem pertinho da Grand Place.

Próximo da praça também localiza-se o restaurante Vicent, um entre os tantos que têm como carro-chefe os tradicionais croquettes aux crevettes (croquetes de camarão) e les moules avec frites (um baldinho lotado de mariscos com molho de ervas e deliciosas batatas fritas). O segredo de elas serem tão boas? São postas numa panela com óleo quente, quando começam a ficar douradas são retiradas e colocadas em um outro recipiente com óleo fervendo. O resultado é uma casquinha supercrocante e o meio bem macio.

Se quiser uma refeição leve, mais rápida e igualmente saborosa, procure um dos restaurantes da rede Le Pain Cotidien e experimente o la tartine, espécie de sanduíche aberto com recheios variados. A cerveja é um caso à parte na hora da degustação das delícias da Bélgica. São mais de 400 tipos fabricados no país, cada qual com uma coloração, sabor e história diferente. E para experimentá-las é preciso fazer como os belgas: apreciá-las com admiração (e nem sempre com muita moderação).

Aprenda, então, alguns truques e dicas para não fazer feio. Primeiro vale lembrar que o teor alcoólico delas é bem mais alto que o das brasileiras (no caso, entre os 3% e 5%). As mais fracas da Bélgica têm no mínimo 4% e as mais fortes podem chegar a mais de 8,5%. Há as mais claras (blanches ou blondes) e suaves, as escuras, as chamadas gueuze (misturam cervejas novas com envelhecidas), as com sabor de fruta como cereja e pêssego.

Ainda há as famosas trappistes, produzidas por monges, à moda antiga, nos últimos cinco monastérios ainda em atividade. Normalmente não vêm muito geladas para não alterar o sabor. No ranking das mais vendidas, aparecem nomes como Stella Artois, Leffe, Duvel, Jupiler e as trappistes Chimay, Westmalle e Rochefort. (LR)

 

Muito rica e saborosa, a culinária belga sofreu influências das cozinhas vizinhas da França, da Holanda e da Alemanha e hoje está enquadrada nos mais elevados padrões gastronômicos da Europa.

 

A Bélgica cultiva uma grande variedade de hortaliças que, temperadas com ervas e acrescidas de peixe ou carne, se transformam em cremosas sopas com as quais os belgas costumam abrir suas refeições.

Conheça aqui algumas receitas de pratos salgados e doces da típica culinária belga.

 

 

SOPA DE CAMARÃO

 

Ingredientes:

 

01 1/2 colher de sopa de manteiga

02 colheres de sopa de farinha

01 litro de caldo de peixe

200 gramas de filé de linguado

02 colheres de sopa de endro picado fininho

01 colher de sopa de salsinha picada fininho

04 tomates sem pele, picados

05 colheres de sopa de creme de leite fresco

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

100 gramas de camarão miúdo fresco, descascado

 

Modo de fazer:

 

Derreta a manteiga em uma panela com capacidade para 2 litros, sobre fogo moderado. Adicione a farinha e doure por 1 minuto. Acrescente, então, o caldo, mexendo para deixá-lo liso, e cozinhe em fogo lento por 3 minutos.

 

Corte o peixe em tiras. Adicione-o à panela junto com o endro e a salsinha, e cozinhe em fogo lento por 2 minutos. Junte o tomate e o creme, deixando cozinhar em fogo brando por mais 2 ou 3 minutos. Não deixe ferver. Tempere a gosto.

 

Adicione, por último, os camarões, cozinhe por mais 1 minuto e sirva imediatamente.

CARBONNADE DE CARNE

Ingredientes:

03 colheres de sopa de manteiga

01 cebola grande em fatias

750 gramas de acém

02 colheres de sopa de farinha de trigo

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

400 ml de cerveja

02 ramos de salsinha

01 ramo de folhas de aipo

1/2 colher de chá de tomilho seco

01 folha de louro pequena

02 colheres de chá de vinagre de vinho tinto

02 colheres de chá de açúcar

01 fatia grande de pão preto, sem casca

02 colheres de chá de mostarda

Modo de fazer:

Derreta a manteiga em uma panela com capacidade para 2 litros, sobre fogo baixo. Adicione a cebola e abafe, sem deixar dourar, por 10 minutos. Retire.

Enquanto isso, corte a carne em cubos. Coloque-os dentro de um saco plástico com farinha e bastante sal e pimenta. Agite bem para recobrir por igual os cubos de carne.

Aumente o fogo e coloque a carne na panela. Refogue por 7 a 10 minutos, ou até dourar.

Devolva a cebola à panela, com a cerveja. Amarre as ervas envolvendo-as com um pedaço de gaze e junte à carne. Adicione , mexendo, o vinagre e o açúcar.

Espalhe a mostarda na fatia de pão. Corte-a em cubos e, mexendo, adicione-os à panela. Tampe, abaixe o fogo e deixe cozinhando em fogo lento por uma hora e meia, ou até a carne amaciar. Se o ensopado engrossar demais, acrescente um pouco de água fervente.

Retire o saquinho com as ervas. Sirva o Carbonnade com cenouras cortadas em cubos e batatas cozidas.

WATERZOOI DE FRANGO

Ingredientes:

08 coxas e sobrecoxas de frango

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

03 colheres de sopa de manteiga

04 cenouras cortadas em rodelas

04 talos de aipo cortados em rodelinhas

04 colheres de sopa de folhas de aipo picadas

01 litro de caldo de galinha

Partes brancas de 02 alhos-porós cortadas em rodelas

01 colher de sopade salsinha picada fininho

01 colher de sopa de cebolinha picada fininho

02 gemas

05 colheres de sopa de creme de leite fresco

Modo de fazer:

Esfregue sal e pimenta nos pedaços de frango. Unte o fundo de uma assadeira com um pouco de manteiga. Disponha o frango numa única camada, para que cozinhe uniformemente.

Adicione água em quantidade suficiente apenas para cobrir o fundo da assadeira. Tampe, ou cubra com papel-alumínio, e leve para ferver. Abaixe, então, o fogo e deixe o frango cozinhar, em fogo baixo, por 10 minutos.

Espalhe o restante da manteiga sobre o frango, acrescente a cenoura, os talos e folhas de aipo e o caldo de galinha. Cubra e cozinhe em fogo baixo, por 40 minutos, ou até a carne ficar tenra.

Adicione o alho-poró e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Transfira o frango para uma travessa; salpique-o com a salsinha e a cebolinha, e mantenha-o aquecido.

Ajuste, se necessário, o tempero do caldo com sal e pimenta. Misture as gemas ao creme e adicione 5 colheres (sopa) do caldo quente. Devolva esta mistura à panela. Mexa e tire-a do fogo. Sirva o frango com caldo despejado por cima, acompanhado de pão preto com manteiga e mostarda.

DICA: Pode-se substituir o frango por peixe, lembrando de substituir também o caldo de galinha por um de peixe.

PÊRAS À LIÈGE

Ingredientes:

04 pêras-d'água grandes

1/2 xícara de chá de açúcar

02 colheres de sopa de chocolate em pó

03 colheres de sopa de licor de café

200 ml de creme de leite batido

Modo de fazer:

Descasque as pêras sem retirar os cabinhos. Corte uma fatia fina do fundo de cada uma delas, para ficarem de pé.

Coloque meio litro de água e o açúcar em uma panela funda, grande o suficiente para conter as pêras comodamente. Mexa para dissolver o açúcar. Coloque sobre fogo moderado e leve para ferver.

Coloque as pêras de pé no interior da panela e tampe-a. Abaixe o fogo e deixe cozinhando em fogo lento por cerca de 10 a 15 minutos, ou até as frutas amaciarem. Retire da panela e conserve-as quentes.

Aumente o fogo. Adicione o chocolate ao caldo quente do cozimento das pêras. Ferva por 15 minutos, ou até ele ficar bem espesso. Adicione o licor e deixe ferver por mais 3 minutos.

Coloque as pêras de pé sobre pratos de sobremesa, regue-as com molho de chocolate e sirva o creme batido em um recipiente à parte.

TORTA FLAMENGA

Esta deliciosa torta é composta por três camadas: uma de massa doce crocante, outra de maçãs polvilhadas com canela e uma cobertura de creme azedo. Não é preciso abrir a massa com um rolo, o que facilita bastante o trabalho.

Ingredientes para massa:

01 xícara de chá de farinha de trigo

02 colheres de sopa de açúcar

75 gramas de manteiga gelada em cubinhos

Ingredientes para o recheio:

01 maçã para cozinhar, grande

02 colheres de sopa de açúcar

1/2 colher de chá de canela em pó

Ingredientes para a cobertura:

300 ml de creme de leite azedo

02 colheres de sopa de açúcar

02 ovos médios

Modo de fazer:

Pré-aqueça o forno a 180º C (brando).

Misture a farinha ao açúcar. Junte, então, a manteiga e misture tudo com a ponta dos dedos, até obter uma consistência esfarelada. Pressione firmemente a massa sobre o fundo e as laterais internas de uma fôrma para torta de fundo removível, de vinte centímetros. Espete com um garfo. Asse no forno pré-aquecido por 15 minutos, ou até ficar levemente dourada.

Descasque a maçã, corte-a em fatias finas, espalhando-as depois sobre a massa assada. Polvilhe com açúcar e canela e volte ao forno por mais 10 minutos.

Para a cobertura, misture o creme de leite azedo com o açúcar e os ovos e despeje sobre as maçãs. Asse por 25 minutos, ou até firmar. Com a ponta de uma faca pequena e afiada, teste o grau de cozimento. Se a torta estiver pronta, a faca deverá sair limpa.

Sirva quente ou morno.

Compartilhar este post


Link para o post

Chocolates, mexilhões, batatas fritas e cervejas são as especialidades belgas.

 

Os melhores chocolates são os do Pierre Macolini:

 

http://www.marcolini.be/

 

são uma dádiva dos deuses... Hmmmmm

 

 

Há restaurantes que aprecio em Bruxelas. Para se comer os famosos mexilhões, o restaurante Volle Gaz é bom e os preços em conta, comparados com a média:

 

http://www.vollegas.be/

 

Restaurante muito bom que aprecio bastante, com uma culinaria de apresentação original, comida muito gostosa, ambiente jovem e empregados parecidos a modelos é L'Ultime Atome:

 

http://www.ultime-atome.com/

 

Mas em Bruxelas há de tudo, pois é uma cidade multicultural.

Compartilhar este post


Link para o post

nossa, bom mesmo sao os waffles! o q vende do lado do bonequinho mijao foi o meu favorito - e tb o mais barato! existem mil tipos de coisas p por em cima, mas so comi o simples, so c acucar! ai q deliiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiicia!!

Compartilhar este post


Link para o post

Também adorei os waffles! Comia aqueles cobertos com chocolate cremoso, muito bom! E também adorei a maionese deles, muito melhor que a brasileira!

Compartilhar este post


Link para o post

Olá - dica em Nivelles - Bélgica.

 

Morei um ano na Bélgica e aprendi a gostar das guloseimas: gauffres (waffle), batatas fritas em cones com aqueles molhos (sauce andalouse é meu predileto) , specoloos (biscoito de especiarias de-li-ci-o-so) ... sempre acompanhados com uma cervejinha: Mort Subite, Leffe, Hooegarden,etc...

 

Para quem tiver tempo e quiser sair um pouco de BRUXELAS-BRUGES , aconselho a passar uma manhã em Nivelles: cidade ao sul de Bruxelas - 30 minutos de trem saindo da Gare Centrale - (Direção CHARLEROI).

 

Nivelles é pequena, charmosa, medieval e não é turística. Mas possui uma torta "da casa": TARTE AL DJOTE.

Princípio de uma Quiche porém bem mais encorpada. Com bastante queijo esta torta é boa para o clima frio, pois é bastante calórica!! Para acompanhar, uma boa cerveja forte: peça dica ao garçom de alguma cerveja da região!

Procure a torta em algum restaurante da praça central - onde fica a igreja matriz (belíssima por sinal)... facinho de ir a pé a partir da estação de trem. Sábado, na mesma praça, tem feira com produtos da região: delicia, delícia!!

 

Eita que saudade!!! ::love::

Compartilhar este post


Link para o post

Olá Mochileiros!

 

Passando aqui para dar uma dica de chocolates baratinhos.

 

Quando eu estive em Bruxelas e Brugges em março deste ano, eu estava com o orçamento um pouco apertado, então para trazer de presente pro pessoal que mora comigo na Austria chocolates da marca Godiva, não ia rolar, pois sairia caro demais!

 

Eu acabei comprando um chocolate chamado "Cupido" que eu comprei numa loja de souvenirs na rua do Manneken Pis. Eu paguei 10 Euros em 5 caixas desse chocolate Cupido. Eu pensei que não seria lá essas coisas, mas ao menos meus amigos teriam uma lembrança da Bélgica.

 

Poxaaa, que chocolate gostoso, viu??? ::otemo::::otemo::::otemo::

Baratinho e gostosinho! Claro, não é nenhum Godiva, mas eu garanto que ele dissolve na boca como poucos! Sensacional.

 

Fica aí a dica.

abraços.

Compartilhar este post


Link para o post

nossa, bom mesmo sao os waffles! o q vende do lado do bonequinho mijao foi o meu favorito - e tb o mais barato! existem mil tipos de coisas p por em cima, mas so comi o simples, so c acucar! ai q deliiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiicia!!

 

 

Olá Mochileiros!

 

Eu assino embaixo! Os waffles que vendem na lojinha ao lado do Manneken Pis são divinos!!!

 

Cada um custava 5 Euros, mas sem miséria de cobertura!!! Valeu a pena o investimento!!! ::otemo::

Vejam embaixo :D:D:D

 

abraços,

Renata

 

 

20110623104057.jpg

Compartilhar este post


Link para o post

Gente, pesquisei no fórum e não encontrei nada sobre isso, então acho que aqui é o local ideal pra perguntar.... alguma dica ou maneira especial de como conservar esses chocolates comprados lá enquanto dura a viagem? Pergunto porque em junho vou pra Bruxelas, e é bem no começo do meu roteiro... esses chocolates não vão estragar/derreter/whatever na mala? Se tiver frigobar no hotel, pode colocar ou não precisa (ou não deve)? ::sos::

Compartilhar este post


Link para o post

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



×
×
  • Criar Novo...