Ir para conteúdo

Panamá: muito mais que um canal - 6 noites


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal, vou tentar descrever um pouco da viagem que fiz ao Panamá ( (Cidade do Panamá e San Blas) entre os dias 26/04 e 02/05/2017.

Para muitos, é quase inevitável ao falar do Panamá, o que vem à mente em primeiro lugar é o Canal do Panamá. Mas o país tem encantos que vão muito além do Canal, e do pouco que vi no país, o Canal ficaria lá pelo 3º lugar na lista de coisas mais interessantes...

A Cidade do Panamá (capital do país) é uma das mais cosmopolitas capitais a América Central, modernos edifícios se misturam com ruas de arquitetura colonial espanhola, sem contar o litoral, onde você pode escolher onde banhar; se nas águas do Pacífico, do Atlântico ou morrer de amores pelo mar do Caribe ...

Para aqueles que acham que o país é só um Canal, vão se surpreender com a herança cultural que ele guarda...

 

Planejamento

O roteiro acabou sendo somente Cidade do Panamá e San Blas. Queria sim ter Bocas del Toro, mas devido a pouca quantidade de dias que tinha, achei que não valeria a pena enfrentar longas horas de ônibus para passar 1 dia lá, por isso optei por conhecer somente os dois lugares citados acima.

Então meu roteiro ficou assim:

25/04/2017 (terça): Saída de FOR: 17:23

26/04/2017 (quarta): Chegada na Cidade do Panamá: 06:54

27/04/2016 (quinta): Cidade do Panamá

28/04/2017 (sexta): San Blas (Saída 5h da manhã)

29/04/2017 (sábado): San Blas

30/04/2017 (domingo): San Blas - Cidade do Panamá (9h)

01/05/2017 (segunda):Cidade do Panamá

02/05/2017 (terça): Livre (volta às 18:27), chega em FOR no dia 03/05 as 10:45h

 

Algumas informações importantes:

 

- Passagens: Voei pela Copa Airlines. Achei a companhia boa, saímos de Fortaleza às 17:23 do dia 25/05 com um escala no Rio de Janeiro e chegamos na Cidade do Panamá às 06:54 do dias 26/05, voo foi um pouco cansativo, serviço de bordo ok, comida servida também ok. O preço foi uma pechincha: 1.242,28 reais já com as taxas :P

 

- Hospedagem: como um viajante de perfil econômico e orçamento limitado, optei por hotel econômico e hostel. Me hospedei em basicamente em dois lugares.

 

Nas duas primeiras noites me hospedei num hotel chamado Metro Hotel Panamá, diária de USD 44,51. Sobre o hotel: possui uma excelente localização, perto de restaurantes, supermercado, lanchonetes, do metrô, staff super atencioso e prestativo, quartos com ar-condicionado, frigobar, ducha quente, enfim, me hospedaria novamente nele. Nas duas ultimas noites me hospedei em Casco Viejo (parte 'antiga' e historica da cidade), hospedei-me no hotel/hostel Magnolia Inn (USD 30,49 a diária) num quarto compartilhado com 6 camas, o hostel é ótimo, parece um hotel 4 estrelas, um dos melhores hostel que já me hospedei.

 

- Deslocamento: Cidade do Panamá uma cidade com muito trânsito, e o deslocamento não é fácil, pois a malha de metrô é limitada. Me deslocava basicamente pro meio de taxi (as corridas não ultrapassavam USD 5 dolares) uma dica é negocie o valor a corrida com o motorista antes de entrar no carro, pois os táxis não utilizam taxímetro.

 

- Segurança: Em todo momento me senti seguro. Carregando relógio, dinheiro, celular... não tive nenhum incidente. O policiamento tbm é muito grande.

 

- Clima: O clima do Panamá é quente e úmido. A estação seca vai de meados de dezembro até abril e começo de maio e a estação chuvosa, de final de maio a novembro - às vezes, até dezembro. Pegamos a maior parte dos dias com um tempo meio nublado, mas nem por isso o calor deixava de nos castigar. Não pegamos nenhum dia de chuva.

- Visto

Não é necessário visto prévio para entrar no Panamá, porém é preciso apresentar um passaporte com até 3 meses de validade no momento da entrada no país.

É altamente recomendado tomar a vacina contra febre amarela ao menos dez dias antes da viagem. A apresentação do comprovante internacional de vacinação, que pode ser obtido através da Anvisa, passou a ser obrigatória e foi pedida pelo agente de imigração.

 

- Outras informações: a moeda local é o balboa, mas eles quase não utilizam, a não ser em moeda, pois o dolar é forte lá e esta na proporção 1 para 1, então levem dolares.

Idioma local é o espanhol., mas me virei bem com meu portunhol ... o fuso é UTC -5 e DDI: 507.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

1º dia

 

Como mencionei anteriormente, chegamos no Panamá às 6:54 (horário local), a imigração foi super tranquila, só pediram o cartão internacional de vacinação e perguntaram quantos dias iriamos ficar no país e carimbaram o passaporte.

Tínhamos contratado um transfer para o hotel por (USD 60,00 ida e volta para 02 pessoas) com a empresa Fantasía Panamá, cujo dono é o senhor RUBÉN Tel: (507) 390-3603 WhatsApp: (507) 6251-0857, e-mail: reservaciones@fantasiapanama.com.

Devido ao transito da cidade, houve um atraso de cerca de 1h, mas nada grave.

Chegamos ao hotel, fizemos o check-in, arrumamos o que tinha que arrumar e depois fomos 'bater perna' no Shopping escolhemos o Albrook Mall, considerado o maior da America Latina, ele é divido por setor e cada setor tem um nome de uma animal. Não achei o preço lá essas coisas, salvo perfumes e roupas em algumas lojas, mas o shopping é tão grande que se você for, levará uma boa tarde do seu tempo ...

Bom, neste dia resolvemos não fazer muito coisa, devido ao cansaço da viagem, retornamos ao hotel, tomamos um banho e fomos jantar, para nossa alegria,tem um McDonald's na esquina do hotel e foi lá mesmo que jantamos (combo com sanduíche, bata e refri sai em torno de 7-8 dolares).

 

2º dia

 

Resolvemos contratar a Fantasia Panamá para fazer um tour com a gente (Canal do Panamá e Panamá Viejo) - o tour custou USD 55,00 cada, com direito a carro exclusivo com ar, guia, entrada nas atrações,água mineral e snack... Valeu cada centavo.

O Canal do Panamá dispensa apresentações, considerado uma das grandes obras da humanidade, o Canal foi importantíssimo para a economia panamenha, além de sua importância para a economia mundial.

Conhecemos a eclusa de Miraflores, a entrada regular custa USD 15,00 e te dá direito a visitar o museu do canal, ao deck de observação (onde você pode observar como se dar a passagens dos navios pelo canal), e a um cineminha de 10 min onde é contado a história do Canal. Este passeio é uma experiência e tanta a uma das principais atrações do país.

Dica: para quem quiser ir por conta própria há a opção de táxi, combine antes com o taxista o preço e peça para que ele lhe espere, pois não há opções de táxi lá. Um tour de ida e volta de táxi à eclusa Miraflores, incluindo a espera, sai por volta de US$25 dólares.

 

Depois de conhecer o Canal, visitamos o Panamá Viejo: local onde se iniciou a Cidade do Panamá. Neste sítio arqueológico reconhecido pela UNESCO, foi onde se deu o primeiro assentamento do Panamá, no ano de 1519. Em 1671 quando o famoso pirata Henry Morgan incendiou e destruiu toda a cidade, e que basicamente se reduziu as ruínas que se pode ver hoje a população foi movida para a pequena península que se situa perto da entrada do canal, onde foi construída (e fortificada) uma nova cidade, para evitar ataques de piratas. Essa é a que hoje se chama de “Casco Viejo” ou “Casco Antíguo”.

DSC_0033-min.jpg.2e5d1747707d232f30231ea749f641ed.jpg

DSC_0046-min.jpg.e0704cd36ed394e3e494a80fad2c1924.jpg

DSC_0098-min.JPG.20684a354039a28d8c98f402cc2be46b.JPG

DSC_0134-min.JPG.7b443f001fc274e93b34041f977a29ea.JPG

DSC_0192-min.JPG.d7132f24736bd05a2eea60f831d046c2.JPG

Editado por Visitante
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros
Fala Wellington!

 

Muito legal a viagem!

 

Vou para o Panamá agora em agosto, com um roteiro muito parecido com o seu!

 

Qual foi o valor do tour para San Blás?

 

Abraços!

 

Olá HiqueVanni ... Ainda bem que você me lembrou que eu devo continuar meu relato ... hehe ::putz::

 

Então ... O tour para San Blás eu fiz com a LAM TOUR: lamtourspanama@gmail.com, eles te dão várias opções de ilhas para se hospedar, eu escolhi a Cabañas Franklin e foi $170.00 por pessoa (transporte + hospedagem), 02 noites.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

 

Olá HiqueVanni ... Ainda bem que você me lembrou que eu devo continuar meu relato ... hehe ::putz::

 

Então ... O tour para San Blás eu fiz com a LAM TOUR: lamtourspanama@gmail.com, eles te dão várias opções de ilhas para se hospedar, eu escolhi a Cabañas Franklin e foi $170.00 por pessoa (transporte + hospedagem), 02 noites.

 

Obrigadão Wellington!

 

Opa! Show de bola, cara! O que puder colocar de informações novas, agradeço muito!

 

Sigo acompanhando o relato! ::otemo::

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • Membros
Em 26/06/2017 em 10:07, Wellington.Silva disse:

 

Olá HiqueVanni ... Ainda bem que você me lembrou que eu devo continuar meu relato ... hehe ::putz::

 

Então ... O tour para San Blás eu fiz com a LAM TOUR: lamtourspanama@gmail.com, eles te dão várias opções de ilhas para se hospedar, eu escolhi a Cabañas Franklin e foi $170.00 por pessoa (transporte + hospedagem), 02 noites.

Amigo, tudo bem? estarei indo agora em agosto tbm com um amigo.

Vamos rodar toda a américa central.

dia 1 chegamos no panamá. 

Me chame no whats 17988219908

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...