Ir para conteúdo

Pedra do Sino - Teresópolis/RJ


Posts Recomendados

  • Respostas 33
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra
Obrigada, Luís, mas já havia feiro reserva com antecedência.

Queria saber quanto de água é realmente necessário levar para uma pessoa e se há algum fogãozinho (ou algo parecido) para fazer um miojo...valeu!

 

Mariana,

 

há um fogãozinho lá no Abrigo sim...se bem que, quando fomos em Abril a administração era outra...tem que ver se eles estão permitindo o uso...se estiverem, blz.

 

qto à água...então, se levar aqueles purifcadores de água é blz...há uns dois bons pontos de água...onde, aliás, fizemos nossas paradas...

 

e lá em cima no abrigo tb há onde pegar água...mas use o purificador pela segurança...

 

qq coisa escreva,

bjs

André Taka

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Colegas aventureiros!

Segue um breve relato sobre trilha até a Pedra do Sino, que fizemos nos dias 14 e 15/08!

Com 4 adultos e minha filhinha de 9 anos, saímos de carro do Rio (Laranjeiras) e chegamos na portaria do Parque 1h30 depois.

A chuvinha que caia (ok, geralmente elas não sobem!) e o frio de 10 graus fez várias pessoas desistirem da trilha e conseguimos vagas pra pernoitar no Abrigo 4! Foi bom deixar os 1,7 kg da barraca e os isolantes térmicos no carro!

 

Um detalhe importante: fizemos a trilha mesmo com frio de 14 graus e chuvinha rala.

A previsão era de 2 mm apenas e isso não nos assustou, pois fomos com blusa, calça e botas impermeáveis/respiráveis, mochila com capa de chuva. Dentro da mochila as roupas/saco de dormir estavam protegidos em sacos plásticos.

O tempo ficou firme apenas durante a subida final, do abrigo até a Pedra do Sino, onde tivemos um pôr do sol maravilhoso!

Com chuvinha e frio, toda a trilha foi bem confortável e alto astral, inclusive pra minha filhinha!

Fundamental para isso foram as roupas e equiptos adequados.

 

ESTACIONAMENTO:

A trilha inicia-se na Barragem, aonde fomos de carro e deixamos as mochilas. Como é proibido os veículos pernoitarem lá, levamos os carros pro estacionamento de uma antiga pousada, dentro do parque mesmo.

Depois, voltamos a pé pra Barragem, pegamos as mochilas e... trilha!

 

TEMPO DE TRILHA:

Como estávamos com minha filha de 9 anos, fomos num ritmo tranquilo e confortável!

- Ida (subida da Barragem até o Abrigo): 6h

- Volta (descida do Abrigo até a Barragem): 4h30

Só com adultos, dá pra ir em 4h30 e voltar em 3h30.

Mas não tenha neuras com a questão do tempo: a caminhada é pra se curtir!

Dizem que a trilha tem 11 km. Meu GPS marcou 9,5 km da Barragem até o abrigo.

Talvez parte da diferença seja a subida do Abrigo 4 até a Pedra do Sino, de apenas 20 minutos.

 

TRILHA:

O caminho todo é bem demarcado.

Há uma trilha alternativa no meio da caminhada, que é usada em emergências pelos guardas do Parque. Ela aparece no GPS, mas não sei se é aconselhável utilizar esta alternativa, pois é bem íngreme e pouco demarcada.

O legal da trilha não é abreviar a chegada, e sim curtir a Serra dos Órgãos!

Um detalhe legal da caminhada é que você terá a árvores frondosas e mata fechada na maior parte do trajeto!

Como dizia minha filha, parece um caminho mágico de filmes de princesas!

 

PONTOS DE ÁGUA:

O primeiro ponto de água fica na cachoeira Véu de Noiva, a menos de 2h do começo da trilha.

É um ponto de parada legal pra lanches e bons bate papos!

O segundo ponto de água fica a umas 2h a 3h depois desta cachoeira.

Há outros pontos, mas eles são sazonais.

Nós levamos 1,5 L/pessoa e foi o suficiente. O que pegamos no caminho nem foi consumido. Inverno!

Esta questão é bem pessoal. Você pode ter outro ritmo de consumo e nunca leve água no limite!

Use Clorin ou outro produto pra desinfectar a água, que é cristalina, mas poluida!

 

CLIMA:

Do Rio até Teresópolis a temperatura variou de 20 pra 14 graus.

Na volta, variou de 8 graus em Teresópolis pra 20 graus no Rio! Altitude!

De madrugada, dentro do Abrigo 4 fez 9 graus! Do lado de fora, fez 3 graus! ::Cold::

E como ventou e choveu, a sensação térmica devia estar de rachar!

Durante o dia nas trilhas pegamos de 12 a 14 graus.

Não sentimos frio por conta do esforço da caminhada.

Levamos blusas impermeáveis e respiráveis (expulsam o suor), além de botas e calças com as mesmas caracteristicas!

Levei luvas de borracha (de lavar pratos) pra usar debaixo de chuva e frio, na caminhada.

Frio nós passamos na cidade de Teresópolis, quando fomos comer num shopping e fazia 8 graus às 14h!

 

COZINHA:

A empresa que adminstra o Abrigo 4 mudou neste mês. Em outra oportunidade (travessia Petrópolis-Teresópolis, ano passado) eu já havia utilizado a cozinha do abrigo, que é bem aconchegante.

Tem muitas panelas, talheres, copos, pratos, pia, fogão de 4 bocas!

O uso é gratuito para quem se hospeda dentro do abrigo.

Quem está acampado pode usar (pagando R$ 10), desde que o abrigo não esteja lotado.

Ficar no abrigo é bem legal e vale a pena levar umas comidas mais saborosas.

Nós levamos comida liofilizada (carne de frango, arroz, feijão, purê de batatas, etc).

 

BANHO:

Há banho quente! Só neste fim de semana que estivemos lá é que, por azar, não havia!

 

DETALHES:

O lixo que você produz durante a trilha você tem que levar de volta, como em qualquer montanha ou lugares "selvagens"!

Na mochila, coloque as roupas dentro de sacos plásticos confiáveis!

Usar roupas molhadas no frio de montanha é tão ruim quanto assistir jogos do São Paulo! ::lol4::

Não leve apenas blusa impermeável, mas também calça e botas impermeáveis/respiráveis.

No mais, é preparar-se para paisagens deslumbrantes e momentos de convivência que só as trilhas podem oferecer!

Boa sorte! ::otemo::

Luis

 

20100816225914.JPG

Keurrie, Anitinha, eu, Altair e Márcia no topo da Pedra do Sino!

 

20100816230129.JPG

Começo de noite na Serra dos Órgãos!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Galera,boa noite .Sou mochileiro de primeira escalada ,e estou marcando c/ alguns colegas de trabalho uma ida até a Pedra do Sino no proximo dia 29/08 e lendo os belos relatos de viagem até o referido local tive as seguintes dúvidas:O ingresso até a pedra só pode ser comprado c/ uma semana de antecedencia??Se for positivo irei lá no próximo Domingo.E se quiser pernoitar no abrigo 4 será que consiguiremos vagas(sábado à tarde p/ domingo)??????Abrçs e fiquem c/ DEUS!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Flávio,

 

o ingresso que deve ser comprado é para o parque...e não é necessário comprar com uma semana de antecedência...geralmente se faz isso qdo é feriado onde muita gente frequenta o parque...

 

fim de semana normal, não costuma lotar ao ponto de atingir o número máximo de pessoas/dia, mas se quiser ser precavido, pode comprar com no máximo uma semana de antecedência...

 

qto ao Abrigo 04, se quiser ficar lá, é bom reservar...se não quiser reservar, talvez seja interessante levar barraca para o casa de não ter vagas lá...

 

é questão de dar uma ligada para ver como está a ocupação...de repente dá o azar de ter um grupo grande indo pra lá e aí fica sem lugar lá no Abrigo 04.

 

boa sorte aí, velho!

um grande abraço,

André Taka

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Flávio:

Ligue para o Parque e eles te darão as informações necessárias: (21) 2152-1120.

A adminstração do Abrigo 4 mudou agora em Agosto e as reservas estão sendo feitas temporariamente neste telefone.

Sobre as taxas, dê uma olhada no site do ICMBIO:

w*w*w4.icmbio.gov.br/parnaso/index.php?id_menu=132

No link acima, apague os asteriscos*, ok?

Lembre-se que, mesmo que faça calor na cidade, no alto da Pedra do Sino e no abrigo faz muito frio de montanha, como sempre.

Leve mochila com capa contra chuvas, embale suas roupas lá dentro em sacos plásticos e, se possível, leve roupas (botas, calça e blusa) impermeáveis e respiráveis!

Boa sorte!!!

Luis

 

Galera,boa noite .Sou mochileiro de primeira escalada ,e estou marcando c/ alguns colegas de trabalho uma ida até a Pedra do Sino no proximo dia 29/08 e lendo os belos relatos de viagem até o referido local tive as seguintes dúvidas:O ingresso até a pedra só pode ser comprado c/ uma semana de antecedencia??Se for positivo irei lá no próximo Domingo.E se quiser pernoitar no abrigo 4 será que consiguiremos vagas(sábado à tarde p/ domingo)??????Abrçs e fiquem c/ DEUS!!!
Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito bons os relatos.

Agradeço ao Junior e ao Luis que deram excelentes dicas. Estive em Tere este mes e cheguei na entrada da trilha. Muita vontade mas pouco conecimento.

Por isso vim procurar as dicas.

Estou programando a tgrilha para 11 de setembro. Liguei pro parque mas o Abrigo 4 á está com reservas até outubro. O jeito vai ser acampar mesmo. O problema é que não tenho ainda equipamentos adequados. Minha maior preocupação é com os sacos de dormir que tenho pra 8 graus. Mas creio que se me continuar com agasalhos vai ar pra suportar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Luciano-Luis,

 

 

 

Pô o abrigo 4 está bombando hein ? Só para outubro ?

 

 

A noite faz frio sim. O Extremo do saco de dormir é 8°C ?

 

Tudo depende da pessoa, e do tempo que vai encontrar, mas acho que rola de vc se agasalhar bastante, pegar um local q não vente muito (atrás do abrigo 4 é um desses), levar isolante e uns 20 minutos antes de entrar no saco de dormir, aquecer água, e quando ele estiver quente jogar em uma garrafa pet ou de isotônico. Isso esquenta o saco de dormir e seus pés durante a noite.

 

 

Boa trip!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...