Ir para conteúdo

Conceição do Mato Dentro com Cachoeira do Tabuleiro.


Posts Recomendados

  • Colaboradores

598de2b15aba9_9-Quero-Mochilar-Conceio-1.jpg.053a5c130a7a3816dae23d62a78fed45.jpg

INFORMAÇÕES DE: Abril de 2017.

 

ROTEIRO PARA: 2 dias.

 

TIPO DE VIAGEM: Viagem para curtir feriado.

 

HOSPEDAGEM: Fiquei hospedado na roça de um amigo no distrito de Tabuleiro, à 20 km da cidade, e para quem quiser ficar mais próximos das atrações principais (cachoeiras) recomendo ficar neste distrito.

 

Devido ao grande fluxo turístico há uma boa infra estrutura hoteleira em Conceição do Mato Dentro e seus distritos. Você não terá dificuldade de encontrar a opção que caiba no seu bolso e expectativa, pois tem desde Hostel a Pousadas.

 

Estas informações mais detalhadas e com belas fotos estão no site: http://www.queromochilar.com.br

 

SOBRE O PARQUE ESTADUAL SERRA DO INTENDENTE.

 

Sem sombra de dúvidas este é um dos parques mais bonitos de Minas Gerais, e para deixá-lo ainda mais especial é nele que encontramos a bela Cachoeira do Tabuleiro – a maior do estado.

 

Por estar situado em uma região de transição entre Mata Atlântica, Cerrado e Campos Rupestres, o parque abriga uma grande biodiversidade endêmica, ou seja, espécies únicas que só ocorrem aqui, e devido esta característica tão peculiar da região em junho de 2005 este parque se transformou em núcleo da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, o que abrange uma nova perspectiva para a conservação desta biodiversidade aliada ao desenvolvimento econômico e humano do Estado de Minas Gerais, mas foi somente em 2007, que o Parque do Intendente surgiu unindo a Área de Proteção Ambiental Serra do Intendente e o Parque Municipal Ribeirão do Campo, protegendo um total de 13.500 hectares.

 

Nesta área protegida, aberta a visitação, é possível contemplar belas paisagens e ainda praticar alguns esportes de aventura como rapel, escalda, base jumping (Somente com autorização da Secretária de Meio Ambiente, Gerente do Parque), mas o mais comum são as pessoas procurarem o parque para trekking (caminhada) e banho nas suas belas cachoeiras.

 

Conhecer alguns destes atrativos requer preparo físico, mas acima de tudo um olhar ecológico para entender a beleza e importância deste lugar. Andar pela serra do Intendente e ter orgulho de mais uma patrimônio natural do nosso país e nos sentir mais vivos e privilegiados por poder presenciar tudo aquilo com nossos próprios olhos.

 

Como chegar?

 

A principal entrada do parque fica no distrito de Tabuleiro e é de lá que fazemos a trilha para a principal cachoeira e demais atrações, como atravessar o parque andando 30 km até Lapinha da Serra.

 

No post anterior, estou explicando como chegar em Conceição de mato Dentro, abaixo esta o trajeto de Conceição ao distrito de Tabuleiro.

 

Quando estiver em Conceição do Mato Dentro, pegue a MG-010 ruma a Itapanhocanga, ande nela por 2,9 km, aproximadamente 8 minutos. Aqui você verá um trevo, com placas indicando distrito de tabuleiro, a partir daqui agora a estrada é de terra, e são mais 17 km até o distrito, mas não se preocupe a estrada esta em boas condições e esta bem sinalizada com placas, você chegará sem problemas.

 

Quando ir?

 

O Parque pode ser visitado o ano todo, mas se o seu objetivo for conhecer os atrativos naturais e aproveitar as cachoeiras é melhor evitar o período de inverno, pois por ser uma cidade alta e rodeada por montanhas costuma fazer bastante frio. Em julho ocorrem registros de temperatura menores que 10 graus e no verão apesar da temperatura melhorar para curtir os atrativos naturais costuma chover muito, o que pode prejudicar seu roteiro.

 

IMPORTANTE: A principal atração – A Cachoeira do Tabuleiro – Está fechada para reforma da trilha desde maio de 2017, por aproximadamente 6 a 8 meses. Consulte antes de ir.

 

Segurança.

 

Os principais cuidados que temos que ter com a nossa segurança ao visitar o parque são:

 

Trombas d´água: No período de chuva corre o risco de ocorrer trombas d´água. Geralmente o Parque monitora as chuvas e quando há risco eles não liberam a visitação nas atrações para nossa segurança.

 

Queda de própria altura: Algumas trilhas temos que andar muito por pedras, e algumas delas são escorregadias, por isso cuide de escolher o calçado adequado e ter muita cautela.

 

Afogamento: Alguns poços são bem fundos, o do Tabuleiro por exemplo tem 18 metros, então se não conhecer as águas e não souber nadar bem não se arrisque muito, seja cauteloso.

 

Em alguns lugares de cachoeira há os chamados fossos, que são formado pelo impacto da água, que nada mais são que uns buracos, onde há casos de pessoas que caíram neles e com a força da queda não conseguiram voltar para superfície, se afogando. Sempre converse no parque com quem conhece a área e fique bem seguro antes de entrar.

 

ROTEIRO

 

Planejamento

 

Várias são as atrações do parque e as minhas escolhidas para este dia foi claro, a Cachoeira do Tabuleiro, e a Rabo de Cavalo.

 

A Cachoeira do Tabuleiro tem uma trilha mais cansativa e pesada, por isso após ela você não vai querer fazer mais nada (A trilha estará sendo reformada e deve ficar mais fácil), então reserve um dia só para ela.

 

Já a Cachoeira Rabo de Cavalo você pode conciliar com outro atrativo e fazer ela em uma manhã ou tarde, como eu fiz e terá outro período do dia para outro atrativo, como no meu primeiro dia estava chovendo acabei curtindo a cidade de Conceição na parte da manhã e a tarde, fui conhecê-la.

 

As duas cachoeiras são distante uma da outra, tendo que ir de carro até a portaria, sendo assim fazer as duas em um mesmo dia acaba sendo bem inviável.

 

NO blog: http://www.queromochilar.com.br tem muito mais informações sobre a trilha e uma ficha técnica com todas as informações.

 

Dia 01: Cachoeira Rabo de Cavalo.

 

21.1-Quero-Mochilar.jpg.f7d2b06ef2787dd17f385216640644b9.jpg

 

Horário de funcionamento: Das 08h00 ás 15h00 .

 

Entrada: R$ 10,00 (Na verdade pesquisei que são R$ 10,00, mas quando fui não tinha ninguém na portaria e entrei sem pagar. Ressaltando que há uma casa de um cuidador e neste dia eu só entrei pois estava com um morador da cidade, portanto bem orientado…rs).

 

Como chegar.

 

Partindo de Conceição do Mato Dentro.

 

Distância de Asfalto: 2,9 km

 

Distância de Terra: 17,2 km.

 

No mesmo caminho saindo de Conceição do Mato Dentro rumo ao distrito de Tabuleiro, você vai andar por 12,9 km até uma bifurcação, onde vai ver uma placa para Cachoeira Rabo de Cavalo, e vai seguir a estrada por mais 7,2 km. Não se preocupe a estrada esta bem sinalizada e em boas condições. A viagem partindo de Conceição leva em torno 50 minutos.

 

Dia 02: Cachoeira do Tabuleiro.

 

20-Quero-Mochilar.jpg.5ad8a50c9f99cfdbcedbc19bbf3fafd1.jpg

 

 

Horário de funcionamento: Das 08h00 ás 14h00 .

 

Entrada: R$ 10,00.

 

Como chegar.

 

Partindo de Conceição do Mato Dentro.

 

Distância de Asfalto: 2,9 km

 

Distância de Terra: 17 km até o distrito de Tabuleiro + 3,3 km até a portaria do parque.

 

Após chegar ao distrito de Tabuleiro, são apenas mais 3,3 km de terra até a portaria do parque. A portaria dispõe de guarita de controle, estacionamento, área de Camping com banheiros e vestiários.

 

Aqui você irá pagar uma taxa de R$ 10,00 e terá acesso ao parque. Importante ressaltar que neste dia que fui, no fim de abril de 2017 era o último dia da antiga trilha, pois a partir de maio o acesso a cachoeira estará fechado para construção de uma nova trilha para facilitar o acesso, a previsão de reabertura é de 6 a 8 meses, então se estiver pensando em conhecê-la procure se informar.

 

Acesse: http://www.queromochilar.com.br e

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...