Ir para conteúdo

15 dias de Carro pelo PERU e BOLÍVIA - Cusco - Titicaca - Copacabana - Tiwanaku - Desaguadero - Arequipa - Puma Punku - Muitas paisagens lindas!!


Posts Recomendados

  • Membros

Acabamos de regressar desta maravilhosa viagem, onde o exercício de resiliência e cuidado mútuo fez parte constante do trajeto; viajamos de carro, partindo de Cacoal, Rondônia, fazendo o já clássico caminho entre Rio Branco (Acre) e Cusco (Peru), passando pelas belas geleiras da cordilheira dos Andes. Estávamos em quatro pessoas, sendo elas duas crianças de 14 e 5 anos.

Nestas condições o nível de aventura deve ser moderado, não podendo fazer caminhadas mais longas, ou qualquer outro passeio que demande muito esforço físico e muito menos risco à saúde ou à vida. Saímos de Cacoal junto com um grupo de Amigos até Porto Velho; já na saída um grupo que iria com a gente recebeu a notícia que outros membros da família que iriam se encontrar em Porto Velho haviam perdido o vôo. Logo, iríamos subir até Rio Branco somente em mais outro carro de amigos.

O resumo do primeiro dia foi: Cacoal-RO – Rio Branco, Acre. 988km. Os pontos mais relevantes deste dia e que merecem uma observação:

1. Abastecer em Porto Velho é bem vantajoso. Gasolina custando 3,36 antes do aumento de 0,40 do Temer.

2. Comer no Assados; restaurante que fica na rua Carlos Gomes, em frente à Honda. Boa carne assada e postas de Dourado gigantes assadas.

3. Em Abunã, resíduos históricos da passagem da ferrovia madeira Mamoré, incluindo uma locomotiva perdida.

4. A Balsa; elemento jurássico que assola o desenvolvimento da região.

5. O Shopping de Rio Branco, assim como toda a capital estão lindos.

Não ficamos hospedados em Hotel. Ficamos na casa do amigo Carlos Frederico.

IMG-20170708-WA0003.jpg.899be69169e07ab6da9641ba61187bd6.jpg

 

O segundo dia acordamos cedo, mas conseguimos sair mesmo após às oito horas. Tomamos café em um posto de gasolina e seguimos para Assis Brasil. Em Epitaciolândia paramos para sacar dinheiro na agência. Queríamos levar 90% do dinheiro em espécie. Em 2013 levamos em espécie, mas já no final da viagem o dinheiro deu a conta; e muitos locais não passavam cartão de crédito. Importante habilitar o cartão para as transações internacionais. Saímos de Epitaciolândia e seguimos para Assis Brasil, a última cidade brasileira do caminho. Cuidado com este trecho é pouco. O asfalto está destruído em parte do trajeto, necessitando reduzir a zero a velocidade para prosseguir.

O Resumo do segundo dia ficou assim: 574km. Rio Branco, Acre. Puerto Maldonado, Peru.

1 Deixe bastante tempo para a imigração e passagem do carro para o Peru. É demorada a saída do Brasil na Alfândega Brasileiro quando tem ônibus também atravessando. Na Aduana peruana, se tiver ônibus ferrou. Nos finais de semana o fluxo é maior. O carro só sai agora com o Suat, um seguro obrigatório. Eles inspecionam o carro e só permitem o pagamento depois da observação e análise do veículo. Demoramos mais de três horas para fazer todos os procedimentos. Aproveitem para trocar sua grana por soles já na divisa. Uma das melhores cotações. Quanto mais entramos no país, menos o real vale. Com exceção de Cusco, que recebe muito bem o real.

2 Viajei com a ideia de cotação entre 1 real para 1 soles. Levei prejuízo. Com o aumento do dólar, consegui comprar soles perdendo 10%. 1 real vale somente 0,90 soles. Prejuízo de 300 reais na troca dos 3,000 reais que levei em espécie. (levei mais 1,000 reais para trocar em Bolivianos).

3 O trecho entre Inapari, primeira cidade Peruana onde fazemos os trâmites, até Puerto Maldonado é de 220 km. Cuidado com o combustível. Existem poucos “grifos” postos de gasolinas no caminho. Cuidado também com os quebra-molas, que são muitos e motociclistas sem iluminação. Passamos a noite e muitos veículos não têm iluminação.

4 Em Puerto Maldonado ficamos no Tropical Inn. Hotel de fácil localização, à 4 quadras da praça de Las Armas de Puerto Maldonado. Ficamos na ida e na volta. O valor de 114 soles. Em média 130 reais para quatro pessoas. Quarto enorme e ótimas camas e banheiro. No entanto, sem café da manhã. No dia que chegamos estava sendo comemorado o aniversário da cidade. Muita festa na praça principal, com um show de músicas locais; uma mistura de aviões do forró com calypso. Sensacional. Comemos pizza e experimentei uma coxinhas de rua, feitas de massa de mandioca, também comi as papas helenas. Deliciosas.

5 Já tome as deliciosas Cusquenas. Cervejas maravilhosas de Cusco. Aproveite o calor da cidade para beber, pois em Cusco o clima não é tão propício. Em Cusco gostoso é a Pisco Sour, bebida com aguardente de uva e clara de ovo.

Dormimos com a ansiedade da subida pela cordilheira, levando em conta que estávamos com crianças e não sabíamos as reações, principalmente da menor com 5 anos. Amanhã continuo com o dia D da subida à cordilheira.

20170708_231738.jpg.38910e16694acf64f2b2d773a7ca6a65.jpg

20170708_225851.jpg.c46963cc1fdae138f02d44c640089da3.jpg

  • Gostei! 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros

Bem. Neste terceiro dia de viagem, exatamente dia 09 de Julho, um domingo, decidimos subir a cordilheira, com destino a Cusco. Nossa preocupação eram as crianças, principalmente a Lívia de 5 anos. Ministramos um AS infantil, que tem a composição menor que o Soroche Pills. Nós tomamos este último, logo pela manhã, e depois tomaríamos outro comprimido a noite, chegando em Cusco. Isso porque elevaríamos aos 4728 metros em menos de 6 horas de viagem.

Compramos os remédios, tomamos café em uma padaria e abastecemos. Encontramos um posto que passa targeta, cartão de crédito. Iniciamos a viagem. São aproximadamente 480km onde encontramos três diversidades biológicas: uma floresta amazônica de planície, não tão mais úmida, pois já encontramos sinais de devastação. Inclusive à beira da estrada uma feira livre parecida com aquelas da Índia. Depois encontramos uma floresta úmida, intocável, na região da serra de Santa Ana. E depois, após Quincemil, aos pé das cordilheira, iniciamos a subida com a biodiversidade andina. Uma experiência bárbara.

A lívia vomitou no excesso de curvas ainda na serra de Santa Ana, sem subirmos a maiores altitudes. Mas ministramos um remédio próprio para estes enjoos e ela dormiu e não teve mais nenhum sinal da subida. ótimo.

A primeira parada após a parada do vômito inaugural da Lívia foi a tradicional cidade de Marcapata, nos sopés da Cordilheira. Parada obrigatória para o consumo do chá de Coca. Eu gosto razoavelmente do chá, pois concentro-me em seus resultados. Muitos colegas não gostaram. Outros acharam ótimo. Como era hora do almoço comemos uns espetinhos de carne de Alpaca com Batatas. Carne deliciosa. contemplamos aquele lugar épico entre as montanhas e saímos felizes rumo ao pico.

20170709_151127.jpg.2db5994d61d11de543d1269df461fe21.jpg

20170709_145356.jpg.f50b7909746e2050af033f88ca995e38.jpg

IMG-20170710-WA0004.jpg.33fab697ba526fa6bc9c183a4797b3c9.jpg

 

Chegamos ao Pico, 4728 metros e estava muito frio. Trovões e leve picos de neve ainda nos abateu. Fotos nas geleiras belíssimas e depois a parada para comer a truta andina, na altitude de 4700 metros. Inclusive, a truta estava inflacionada: 10 soles cada. Mas vale cada sol.

Dali em diante tive muito sono e a Helem assumiu o volante até Cusco. Chegamos em Cusco 20 horas, naquela praça de Las Armas Maravilhosa. Cada colega procurou seu Hotel e seguimos para encontrar estacionamento e o nosso hostel. A praça central de Cusco e toda a região está inteiramente com faixa amarela. Logo, em um raio de três km do centro nada de estacionamento fácil. Parei o carro à frente de um monastério na praça Regozijo, faixa amarela onde haviam outros carros também, mas peguei as malas e fui ao nosso hotel. Muito bem localizado, em frente à Catedral de Cusco. Hostel Chiska. Bacana demais, indico com certeza.

Saímos à rua para Jantar e encontramos um daqueles vendedores de menu turístico. Comemos no restaurante que não lembro o nome, Menu turístico a 25 soles, entrada (sopas, que são top) prato principal e sobremesa, além da Pisco Sour de cortesia. Dormimos bem. Antes, a Helem teve um enjoo, único e insólito em toda a viagem. No outro dia algumas surpresas nos esperavam, como o restaurante Chicha do Gaston Acurio. Segue o baile.

Dicas:

1 Não faça qualquer esforço físico demasiado neste primeiro dia, pois mesmo atletas sentem a altitude demasiada;

2 Leve bolachas e balas aos moradores do Pico.

3 Tome o chá da coca, mesmo que não goste.

4 Coma a truta lá no pico. Vale tudo.

IMG-20170710-WA0007.jpg.e3229a1d5770289c350f4d69d09de9c1.jpg

IMG-20170710-WA0008.jpg.7aafb48a9f3d3d4580e30a971ccf03ba.jpg

IMG-20170710-WA0002.jpg.4d56b20c733a03481a93287d0cc23fc0.jpg

IMG-20170710-WA0006.jpg.ada5f0502c7518a377524451102e5a1f.jpg

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros

Estávamos na segunda-feira em Cusco. Quarto dia de Viagem. Poucas aventuras nos esperavam neste dia, tendo em vista que era momento para re-conhecer Cusco e levar os pequenos / médios para passear. Nossos amigos estavam curtindo a parte que queriam ver e ficamos sozinhos. O dia era deleitar na praça, Mercado San Pedro e comidas, muitas comidas. A Lívia amou Cusco; aquela praça florida, as catedrais e monastérios, gente e gente, sol e luz. O Pedro queria até morar ali.

Passeamos pela praça, fomos ao mercado central (com preços ótimos de lembranças). Como o dia foi sem maiores diversidades, ressalto apenas alguns pontos que considero de interesse:

1 O Café da manhã do Hostel Chiska é muito bom; tem evos revoltos, sucos e pães frescos; nem todo hostel oferece; a localização não é ótima, é excelente. Em frente à Mama África; sentimos as baladas a noite inteira, não que isso fosse ruim; como não poderíamos ir, curtíamos da cama do hotel kkk

2 Indico o restaurante Antojitos, na calle principal que leva ao Mercado. Este restaurante é um monstro de comida boa e barata. Um Lomo Saltado top custa 15 soles. Menu turístico a 13 soles. Não se assuste se vir um Polo inteiro no prato por 13 soles.

3 Preste atenção aos gigantes churros antes do Arco da Praça Regozijo. Churros da maior qualidade.

4 Gaste um pouco mais e vá ao restaurante Chicha. Reservamos a segunda a noite, jantar às 19:30; comida gourmet em quantidade superior ao pratão feito da esquina. Divino. Pedimos trio de empanadas de entrada; pratos principais Barriga de Porco e Raviolis para a Helem. Sobremesa bola de chocolate e suspiros especiais. Valeu cada centavo. Dica: não beba nada lá. Uma pisco custa 35 soles. Só a comida vale muito a pena. A brincadeira ficou em 220 soles. barato comparado ao mesmo nível no Brasil.

Bem, o dia seguiu calmamente delicioso, como contraste ao dia tumultuado que viveríamos a seguir. Estrada bloqueada, a maior emoção da viagem em encontrar e visitar Naupa Iglesias e outras coisas mais.

20170710_102349.jpg.3cd9c7226e148b1cab1412c065a045fb.jpg

20170710_114838.jpg.79a15c2fec51183539a82c64c0178ccd.jpg

20170710_154906.jpg.9cfa2a75f8687378790baa0e48e8d3e6.jpg

20170710_141744.jpg.677e96611e68ab5bcc9383b01f603359.jpg

598de3cda0019_20170710_145426-Copia.jpg.3caaba75ac34435eb5610dce1964ce0b.jpg

598de3cdb4bd7_20170710_203848-Copia.jpg.c1460dd0903c77fbfe7123ec41d1410b.jpg

598de3cdcba8c_20170710_211913-Copia.jpg.a4073e56c06a07c7f56364e8edf7447d.jpg

598de3cddf14c_20170710_211922-Copia.jpg.49fcdea82ebff01570bca7a7206a7a47.jpg

598de3ce1df8e_20170710_215257-Copia.jpg.5f81bfb8c37fc6fcc11c358b8598b1ba.jpg

598de3ceea767_20170711_094920-Copia.jpg.7c897d51cb33a4274f1b4890ecf162ff.jpg

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros

Neste terceiro dia em Cusco, dia 11 de Julho, a coisa já não foi tão simples; iniciamos nossa fase de aventura que só iria terminar em Arequipa. Antes, um detalhe sobre o carro. Na primeira noite o carro dormiu em frente à praça Regozijo, na faixa amarela. Além de dormir preocupado com arrombamento, fiquei tenso imaginando o carro ser rebocado. Mas conversei com vários policiais que afirmaram a possibilidade de deixar o carro nesta praça a noite, sem problemas. Foi o que fiz. Mas na noite de segunda tirei o carro de Lá e coloquei algumas ruas abaixo, na rua paralela à Av del Sol. Estacionamento legal, mas aberto na rua. Mas nada aconteceu, ufa.

Bem, tomamos o nosso desayuno e partimos de carro para o vale sagrado. Antes passamos no desenho urbano que mais representa Cusco. Os corredores guetos de muralhas de pedras bem dispostas.

598de3e45fd9e_20170711_095324-Copia.jpg.330d551e3bbb95cd642086e3ef521939.jpg

 

No dia anterior, conversamos com o nosso guia Rolando da Wilka Travel, e ele havia mencionado a greve nacional, que paralisaria tudo. De carro pela Rota do Vale Sagrado, passando por Pisac e o vale do Rio Urubamba foi sensacional.

Passamos pelo Cristo Blanco,com uma belíssima foto panorâmica de Cusco; também é possível fotografar Sacswayman de um ângulo massa.

598de3e476f39_DSC01071-Copia.JPG.5845677d96188f6cc9890731ad07c502.JPG

598de3e48891c_DSC01080-Copia.JPG.f5e65175db260e0029081d693a389f40.JPG

598de3e49d474_DSC01075-Copia.JPG.3c05dc55e93598861d0122d5e82b02c2.JPG

598de3e4b35db_DSC01096-Copia.JPG.254294111c3edcd8183735c73e71eddc.JPG

 

Passamos em Pisac e paramos em vários pontos panorâmicos para as fotografias. Incluindo um novo mirador restaurante recém inaugurado, bem em frente a majestosa arquitetura agrícola de Pisac.

598de3e4c995d_DSC01109-Copia.JPG.92c32349697e206f02f2d55f6fa129c5.JPG

 

Já era passado a hora do almoço e a beira da estrada passamos pela Avenida do Kui, o porquinho da índia saboreado pelos Peruanos. Eles estavam sendo assados inteiros, no espeto, colocados em vários em exposição. Paramos, olhamos; ele é servido picado, o que torna sua visão mais amena. Mas mesmo assim não encaramos. Ele custa 35 soles, inteiro.

IMG-20170711-WA0033.jpg.c83266258e9067b6a5278a54a72b5685.jpg

 

No fim, procuramos almoço no mesmo restaurante turístico em Urubamba, aquele restaurante turístico de 60 soles que somos obrigados a comer quando compramos o passeio a Machu Picchu inteiro. Mas como estávamos livres, fomos em um restaurante a aproximadamente 200 metros. O Mamá Chela. Sensacional. Um filé de polo (frango) supremo custava 18 soles, e dá para comer cinco pessoas, kkk.

IMG-20170711-WA0008.jpg.31ca2c81827d97f4c1a1c24200d4e326.jpg

IMG-20170711-WA0009.jpg.657564b625ca7d6ef35b9b0fddf4655a.jpg

 

O dado legal do passeio feito livremente, com a própria condução, é que no pacote que compramos para o Vale Sagrado o pessoal não parava em um sítio arqueológico logo após a cidade de Urubamba.

598de3e4ea58c_DSC01139-Copia.JPG.8bc18c242de4b1c817e169641d261e74.JPG

 

Mas o interessante estava por acontecer. Chegando em Pacha, o que não percebi de cara, vi a placa falando de Ñaupa Inglesia, o meu grande objetivo do dia. Era uma região montanhosa, bem perto mesmo de Ollantaytambo.

Decidimos visitar Ñaupa Iglesia antes de chegar em Ollanta, fato que depois perceberíamos que não iríamos visitar Ollanta desta vez. Entramos na pequena vila de Pacha, aos pés de uma grandiosa montanha onde avistamos, bem ao longe, capsulas pregadas no paredão para o pessoal descer de tirolesa. Insano. Não sabíamos onde era o ponto que visitaríamos. Paramos na antiga ponte Inca, logo após atravessar o Rio Urubamba. Perguntamos por ali e uma criança nos indicou pegar a estrada de terra e seguir após duas pontes e a linha de trem. Andamos após as indicações mas não encontramos. Quando lá longe vem uma peruana em seu andar e traje típico. Perguntamos e ela falou que estava um pouco para trás, e tínhamos que subir bastante a montanha. Demos carona para a Peruana e deixei o carro ao lado dos trilhos de trem, no sopé da montanha que iria escalar.

A Helem e a Lívia ficaram no carro e eu o Pedro Henrique subimos este fascinante e desconhecido sítio arqueológico. Não preciso dizer que foi a emoção da viagem. O deserto do lugar, o desconhecido, a grandiosidade do trabalho Inca e as joias da coroa lá em cima, fizeram deste momento único.

Contarei esta aventura em detalhes em outro momento.

598de3e50d0a1_DSC01155-Copia.JPG.c63492d138de109287412294144bdc94.JPG

598de3e51db16_DSC01186-Copia.JPG.6c7911798de13a52e08a23f7f71790aa.JPG

598de3e529090_20170711_152859-Copia.jpg.e2c525af23c3bc1afd0b7ae1b3211c2e.jpg

 

Depois de visitar Ñaupa Inglesia, feliz e em êxtase, percebemos muitos carros passando naquela estrada deserta. Questionamos se não existiria um sítio arqueológico de muita importância para aquelas bandas. Mas ao pararmos um carro e perguntarmos, o cara falou que a estrada de Ollantaytambo para Cusco estava fechada. Os professores haviam bloqueado a estrada e tínhamos que seguir por um atalho, justamente aquela estrada de terra. Seguimos o sentido contrário e encaramos aquela estrada cheia de pedras. Só não imaginaríamos que ela estaria totalmente congestionada de vans turísticas, taxistas e carros particulares. Máquinas estavam trabalhando tentando desimpedir a estrada, pois havia acabado de ter um derrume.

IMG-20170711-WA0037.jpg.5d58bdf92dae7c1ce8cf34303a6977e1.jpg

Era uma verdadeira estrada da morte, margeando montanhas onde passavam apenas um carro. Realmente foi uma aventura do dia. Chegamos em Cusco a tardinha. Conseguimos estacionar o carro na mesma praça. E fomos tomar um café na cafeteria e lanchonete de sucos mais massa de Cusco. Mal sabíamos que o outro dia seria ainda mais tenso. A greve geral iria intensificar e nossa missão seria sair de Cusco. Será?

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros
Acompanhando o relato aqui Giacome. Lembro do teu outro relato de viagem de carro ao Peru, me inspirei nele e fui em 2015/16 com meus pais até Lima e na volta passei por Cusco, fiz os passeios por conta mesmo, consegui aproveitar bem. Abraço ::otemo::

 

Valeu hlirajunior. Obrigado por acompanhar. Um grande abraço.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros

Quarta-feira, dia 12 de Julho. O dia de hoje foi repleto de surpresas e pequenas dificuldades. No dia anterior tínhamos sido bloqueados no retorno de Ollantytambo pela greve dos professores. Assim, decidimos sair ainda de madrugada para Puno, com medo do bloqueio pela greve nacional. Logo, antes do amanhecer já estávamos levando as malas para o carro, estacionado na praça Regozijo. Com bastante pressa queríamos sair antes do bloqueio. Mas tal foi a nossa surpresa quando chegamos ao carro e encontramos o pneu murcho. Infelizmente este pneu vem dado problema desde a saída de Cacoal. Tivemos que trocar o pneu e sair voando. Foi uma verdadeira fuga de cinema; avenidas bloqueadas com pedras e tropa de choque nas ruas; saímos de Cusco passando bem em frente ao foco das manifestações: o aeroporto; paramos em um posto para abastecer, achávamos livres, pois já estávamos fora da cidade. Mas não; no posto uma van fazia o retorno; estrada bloqueada; tivemos que voltar; e quem disse que conseguiríamos chegar no centro histórico de Cusco? Pedras bloqueavam a avenida El Sol, e toda as outras avenidas; deixamos o carro distante 3km do centro histórico, em meio a efervescência das manifestações, pneus queimados e tudo o mais. Deixamos o carro e subimos a pé. Longe, Longe. Tomamos café em uma cafeteria em frente a praça Regozijo. Não gostamos das empanadas desta cafeteria. Empanadas não devem ser comidas nestas cafeterias. Empanadas cusquenas são comidas nas padarias típicas.

598de40727136_20170712_093153-Copia.jpg.69a7da390e1ede8f21a7175a2ac2d6ea.jpg

20170712_105502.jpg.37a23e37e2ab674490a22f8a50731263.jpg

 

Bem o dia foi de tensão. O carro estava localizado “jogado” bem distante da praça. Tivemos que voltar ao hostel e reservar mais um dia. Imprevisto na viagem e no cronograma. Agora, ir ao carro buscar roupas para este dia. Eu e o Pedrão lá vamos. Depois saímos para o almoço e comi o melhor Lomo Saltado da viagem. Foi em um restaurante dentro de uma galeria. Menu turístico de 20 soles, com suco. Volteamos em Cusco a tarde, em um dia sem compromisso e vadiamos a esmo; levei os meninos às pedras dos doze e quinze ângulos.

20170712_160204.jpg.a0a36f45eaf6ec6d949c112c96e3f6ff.jpg

 

Foi quando uma impressão brotou. Vans circulavam livremente pela praça, o que noz fez perceber que haviam liberado as vias. No informamos melhor e confirmamos; eles liberavam as vias a noite; isso já eram 17 horas, descemos até o carro e pegamos o veículo em busca de uma loja de pneus; nada; então, por um passe de mágica, uma pequena e humilde borracharia Peruana. O senhor fez milagre. Como o arame do pneu estava bem danificado, macarrão não funcionava mais. Então ele fez o que eu chamei de remendo Inca, com maisena. Funfou demais. Saímos as pressas de Cusco rumo a Puno, lago Titicaca. Comemos uma pizza no vilarejo que tem um feirinha na praça . Sensacional. No olho do furacão das pessoas e moradores comuns do Peru. Nada turístico. Passamos La Raya quase meia noite, um frio de -11 graus. Aquela parada noturna e fria para contemplar o silêncio dos gelos eternos noturnos. Eles ficam ainda mais misteriosos. Uma aventura inusitada, um momento histórico.

Passamos em Juliaca, a famosa Juliaca perdida; infelizmente tivemos problemas lá; a avenida passa bem em frente a um cassino. Uma mulher, do nada, se joga na frente do carro e não deixa o carro passar; os famosos tuc tuc se aproximam e nos fecham; pensei, lascou! A mulher impede a minha passagem, jogando-se sobre capô do carro; gritando para que os taxistas que estavam por lá fizessem algo que eu não sei o que é. Cena difícil; tentei desvencilhar da mulher, engatei a ré e tentei levemente sair; até que ela nos abandonou e foram longos 10 minutos, em uma cidade vazia e estranha como é Juliaca. Chegamos em Puno quase duas da manhã; procuramos vários hotéis e hostels, quase todos fechados. Foi quando encontramos um bom Hostel. Estrutura ótima, bem localizado e ótimo preço. Bem indicado no TripAdvisor. Deixei o carro em frente ao Hostel mesmo e capotei. Mal sabia que no outro dia iria estar ruim de soroche. (Continua)

598de407483e8_20170712_092542-Copia.jpg.535bc06d1b077548691d9ab5ba5a282b.jpg

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros
Giacome moro em Porto Velho estou querendo fazer um roteiro parecido só que pretendo passar no Chile e na Argentina aguardo ansioso o restante do relato

 

Thiagopqd, valeu;

a viagem é sensacional;

pode deixar que eu vou continuar o relato;

é uma viagem experiência;

abraços

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros

Bem, amanhecemos em Puno, no Hostel Tayka; amanheci só o trapo; chegamos muito de madrugada, um frio violento e naturalmente efeito do Soroche da altitude de La Raya. Fiquei sem fome e muito mal. Saímos para tomar o café (desayuno) e encontramos um pub muito legal, chamado Positive, com uma decoração no estilo daqueles hosteis tipo Che Lagarto; a temática era o Rock e Reggae; indico muito; o café era sensacional; café americano, com suco de laranja e ovos; depois deste café fomos às margens do lago Titicaca, no cais que leva às ilhas de Uros; eu estava morto e em frangalhos; fiquei deitado no sol enquanto a Lívia e o Pedro brincavam no mirador do lago; decidimos ir logo para Copacabana, ficar logo lá para conhecer; enfrentar de carro o lado Boliviano, o que se mostrou um acerto; fomos para o hotel de Tuk Tuk, que nos cobrou cinco soles; pegamos as malas no Hostel, pagamos 110 soles pela diária e partimos;

Este trecho da viagem nos contemplaria com paisagens e experiências inesquecíveis; o trecho entre Puno e Yunguio tem fotografias belíssimas; principalmente nos encontraríamos com um dos destaques místicos da viagem: a porta dos Deuses; a porta Hayu Marka, que inclusive foi difícil de encontrar, pois não tem placa para quem vem de Puno, somente para quem vai; quando visualizei a porta, me emocionei; tanto tempo planejando e de repente a porta estava ali; magistral; maior do que eu pensava, com uma energia incrível e nível de acabamento especial; O local é todo inusitado, com formações rochosas estranhas e que parecem ter vindo de outro lugar; farei uma postagem técnica sobre a porta; indico muito ir de Puno até Copacabana de condução própria; para conhecer a porta marque 67km saindo de Puno;

598de410676b9_20170713_152444-Copia.jpg.6e2a52a3b96433be11bf60de95c128ed.jpg

598de41056fd2_20170713_150501-Copia.jpg.08c347fcdd22897f93aa66592b921be0.jpg

598de40f6d25e_20170713_145514-Copia.jpg.671e6912243a21ba80df4551d800d894.jpg

598de40f3087a_20170713_144810-Copia.jpg.af78aca1b4db50e03e1bb5a5e632cccc.jpg

Logo após a Porta, passamos em um mirador na cidade de Juli; ali é possível ver o azul do Lago Titicaca contrastando com os picos gelados da cordilheira Boliviana; bela foto; depois da cidade de Juli temos a lindeza da cidade de Pomata; famosa pelas múmias e estátuas de barro que estão espalhadas em museus; bela cidade, delicada e bem urbanizada, que tem uma visão ímpar do Lago; passamos depois em várias outras belas estradas, até chegarmos na longínqua Yunguio;

598de4109097b_20170713_161432-Copia.jpg.fc1c9798e81d57bd8a042d4fb1309150.jpg

598de410b822b_20170713_153148-Copia.jpg.8178a0cadba4f4305e8e20f9cc5c21f1.jpg

598de410c6410_20170713_172608-Copia.jpg.2860a7d37dcf9ca6da796b5cc17eee3f.jpg

 

ali faríamos a migração e passagem do carro, eterna incógnita da viagem; no lado Peruano era entregar o documento na Aduana para saída do carro e carimbar as cópias de saída, entregando a vias de entrada; no lado Boliviano era preencher a entrada e carimbar, bem como proceder à entrada do carro; para a entrada do carro era necessário preencher um formulário on line, que é feito em uma mercearia ao lado, com computadores disponíveis ao preço de 5 bolivianos; depois imprimir e levar para um cordial agente da Aduana boliviana, que apenas carimbou e assinou, com muita gentileza; ao contrário da truculência de dois agentes policiais que nos atenderam inicialmente;

598de410d181a_20170713_174508-Copia.jpg.13d6eb7dfdff5573343044a8e31826d2.jpg

Enfim, o procedimento demorou parte gorda da tarde; mas conseguimos concluir com tudo legalizado e entramos na famosa Bolívia; dirigi bem pouco e já estávamos em Copacabana, uma cidade muito pequena, com a vida turística demarcada pelas margens do Lago e da catedral de Copacabana. Nos hospedamos no Hotel La Paz, se não me engano, ao custo de 100 bolivianos; bem barato; ele fica bem em frente ao Hotel Mirador; mas é bom assinalar que na Bolívia a cotação estava de 1,8 bolivianos para 1 real; péssima cotação, o que também encareceu a viagem; troquei 400,00 reais na fronteira;

Deixamos as crianças no quarto e fomos procurar comida; no início da noite muitos restaurantes, muitas opções de menu turísticos e bons locais; infelizmente o tempo passa e mais a noite os restaurantes vão fechando, naturalmente, e ficando menos opções; compramos lanches para os meninos, lanches simples, o que tinha; e depois de deixarmos os lanches no hotel, saímos para comer um Spaguetti que vimos em um restaurante bem referendado pelo Tripadvisor, o Maura´z; tinha gringos no restaurante e o atendimento inicial foi ótimo; mas depois foi ficando desleixado e demorado; mas a comida estava ótima; indico Copacabana para uma noite e conhecer a Isla del Sol; não tivemos uma boa experiência nesta cidade pois nossos filhos ficaram doentes; o Pedro com sua eterna dor de barriga; a Lívia iniciando a catapora; baixou aquela urucubaca; mas tenho que dar um novo voto de confiança para Copa. Mas na minha opinião, não podemos comparar Puno com Copa; são situações diferentes; Puno é sensacional também, até prefiro mais, descobrir seus cantos;

598de410de0d7_20170714_085518-Copia.jpg.8a85550435c0b525627cc601485fbd23.jpg

Fiquem atentos que um lado da Ilha está fechado para visitas; o lado Norte, se não me engano; assim, não visitamos a ilha; decidimos sair cedinho no outro dia rumo a Tiwanaku, meu sonho.

Sexta-Feira, 14 de Julho. A noite foi tensa, todo mundo em uma Bad, e eu precisei agir, com positividade; acordei todo mundo e mediquei o povo; Soroche Pills para o Pedro e Paracetamol para a Lívia; bora andar; infelizmente iríamos tocar o barco, e não iríamos para a Ilha del Sol; fica para a próxima; antes, fotos às margens do Lago Titicaca. E fotos da Catedral de Copacabana. Assim, o planejamento ficou da seguinte forma: ir direto para Tiwanaku passando por La Paz e depois de visitar o sítio arqueológico seguir adiante rumo à Arequipa, dormindo em local indeterminado no momento próprio. Foi o que fizemos.

O trecho entre Copacabana e La Paz é belíssimo; cartões postais e belos miradores para pararmos. Logo na saída de Copa um mirador no pico da montanha que tem uma visão privilegiada da cidade e do lago; depois sempre subimos e serpenteamos pela cordilheira dos Andes, sendo possível parar às margens da estrada para belas fotos. A estrada é perigosa, pois margeia parte sinuosa das montanhas; mas é um passeio irretocável e necessário; vale muito pelas fotos épicas.

598de41109345_20170714_100707-Copia.jpg.ff6d519c5c928054fbd15d470cb905a2.jpg

598de411163ba_20170714_103645-Copia.jpg.c01f2037efa2529dcdcf01e4875613ce.jpg

Cruzamos de balsa o Lago Titicaca na cidade de Tiquina, em uma pequena balsa com motor 20, junto com outro carro; pagamos 20 bolivianos; toquei as águas do lago pela primeira vez. Ainda subimos e descemos um pouco as montanhas, até chegar a uma planície belíssima, com aquela estrada longínqua, as montanhas nevadas e o lago Titicaca ao lado, sempre azul gelado, trecho até a cidade de Huarina, e que merece atenção. Percebemos que estávamos na Ruta Nacional 2, pelo aumento do fluxo de carros e a duplicação da via. Realmente estávamos chegando próximo em La Paz; e o dorso da cordilheira sempre ao nosso lado; um dorso bem branco, com muito gelo eterno; espero que este gelo seja para sempre;

Tínhamos que sair da R1 e pegar a R2; elas se encontram já na região metropolitana de La Paz; mas decidimos pegar um atalho insano; uma estrada sem estrada, um desvio que liga as duas Rutas sem precisar rodar os mais 15km até a cidade; quase não encontramos o desvio e quase não andamos nele; pois ele é uma estrada sem limites laterais; você não sabe quando está andando na estrada ou não; viramos as costas para La Paz e seguimos pela R1.

598de4112868f_20170714_112842-Copia.jpg.6935d1bae7338f39dbf3121048134ea0.jpg598de41133e3c_20170714_105625-Copia.jpg.2901237b574a95389ab7a3f223f45278.jpg

Antes de chegar em Tiwanaku ainda passamos no mirador Loco Loco, que fica a 5000 metros de altitude e possibilita uma visão gigante da cordilheira e da própria cidade de La Paz. Inclusive na gigantesca planície sem dono, ocorria uma prova de Rally.

598de4117567d_20170714_131529-Copia.jpg.66b0b2002e62ead3c494faaf523b192c.jpg

Chegamos no sítio arqueológico de Tiwanaku 15 horas; o parque estava lotado; realmente ele não passa indiferente ao turista, ao contrário do que eu pensava; o parque é excelente e todo o planejamento para chegar nele e as leituras valeram a pena; a base de Akapana é colossal; o templo de Kalasana é bem acabado e primoroso, assim como os totens e Porta do Sol. Valeu cada centavo empenhado. Tocar nisto tudo evoca os tempos imemoriais. Também visitei Puma Punku. Engenharia misteriosa e bárbara; vale muito a pena percorrer o parque com calma e olhar detalhista. No sítio fiquei sem bolivianos, pois a entrada do parque custa 100 bolivianos para estrangeiros; justo; paguei para mim e para a Helem; visitamos o parque principal e Puma Punku. Para comprar batatas fritas e outras guloseimas tive que comprar uma lembrança em soles e pegar o troco de bolivianos, sempre preocupado com os pedágios; neles precisávamos de bolivianos; pelo segundo dia não almoçamos; comemos apenas batatas e bebemos água; sem fome e sem locais para comer nestes trechos que enfrentamos;

598de411821eb_20170714_133835-Copia.jpg.2e9da9f539f88e41b41308ef3931cd08.jpg

598de411968ff_20170714_140211-Copia.jpg.c1df5048b1a3ab997db27c82c132a330.jpg

598de411a36e5_20170714_142256-Copia.jpg.8836826f414b56e6c81cba82b518728a.jpg

598de411b98eb_20170714_143514-Copia.jpg.710cf9080bd5d552143984c228cdeba3.jpg

598de411c6764_20170714_143809-Copia.jpg.a3e49fabfcdb2c40085d3bec0fb69e01.jpg

598de411d7a9b_20170714_153336-Copia.jpg.ea64f100bec3c2f95dc7918221da3c0f.jpg

598de411e3163_20170714_211732-Copia.jpg.012bd53956750112337be9d6e055edad.jpg

Minha visita ao parque de Tiwanaku foi rápida, mas eficiente; pude contemplar o templo subterrâneo de Kalasana e observar bem a Porta do Sol. Senti a vibração, o oxigênio de estar ali, naquele local milenar e incógnito da Bolívia. Atravessamos a fronteira da Bolívia para o Peru pelo município de Desaguadero; uma loucura; achavascados pelas bicicletas que transportam duas ou três pessoas; eles vão para cima de você, resvalam em seu carro, te tocam e a coisa continua; um fluxo surreal de pessoas e bicicletas; inacreditável; demoramos em média duas horas para concluir a travessia; e seguimos direto para Puno, onde iríamos ficar no mesmo hostel da ida. Chegamos em Puno próximo das 20 horas;

tomamos aquele banho e saímos para comer e comemorar os feitos do dia; escolhemos um bom menu turístico e jantamos ao som dos desafios transpostos e das belezas vistas.

Sonho realizado do dia. A partir de amanhã o dia seria inédito: Arequipa

598de410a2675_20170713_153118-Copia.jpg.fd39b0fa04cb9f800653a64120da8560.jpg

598de410ad7de_20170713_154001-Copia.jpg.32458d6ee80433a4cffb4393c3ad0de5.jpg

598de410eae33_20170714_092206-Copia.jpg.94ccfe42b3153486aa4a01b72fe4ea24.jpg

598de411405b8_20170714_105712-Copia.jpg.597333c1a21781ebdb71e0ec0cbf7831.jpg

598de41151a3a_20170714_112842-Copia.jpg.9406eaa6704bb62b9b2467fbbe952d4c.jpg

598de4116407e_20170714_112919-Copia.jpg.287ea1121eff941a5f4771a6c32992ea.jpg

  • Gostei! 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • GIACOME changed the title to 15 dias de Carro pelo PERU e BOLÍVIA - Cusco - Titicaca - Copacabana - Tiwanaku - Desaguadero - Arequipa - Puma Punku - Muitas paisagens lindas!!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Conteúdo Similar

    • Por Altair Emiliano
      Finalmente, o dia da viagem chegou!! 13 de novembro 2019, uma viagem longa e programada e o destino final é Cabo Frio-RJ com parada obrigatória em Petrópolis-RJ.
      Eu, a Nathi (Nathália) minha linda companheira e copiloto e a Majú (Maria Júlia) nossa filha de 2 anos e, claro, não poderíamos deixar de fora o Bibi - nossa Toyota Bandeirante - 81.
      Foi a nossa viagem mais longa, embora viajamos para Tiradentes e Ouro Preto-MG no 1° ano da Majú, mas será um post para outra história.
      Planejamos, calculamos, discutimos, mudamos planos e chegamos no acordo. Eu cuido do transporte e a Nathi das hospedagens e o trajeto cuidamos juntos.
      O Bibi ficou em melhorias o ano todo de 2019 e bem na véspera da viagem apresentou problema na embreagem. Partiríamos no dia13/11 as 6:00 e o mecânico entregou o Bibi no dia 12/11 as 17:30 sem trocar a embreagem, pois não daria mais tempo de comprar e trocá-la. Decidi não adiar a partida e partimos no dia e horário marcado.


      Nossos planos eram parar a cada 2:30 para relaxar e não tornar uma viagem cansativa, mas quem disse que a Maju acordava? Dormiu 4 horas seguidas, que benção!!!! Seguimos viagem! O destino final era Cabo Frio, mas resolvemos ficar uns dias em Petrópolis.
      “Acordouuuuu …. ahhh graças a Deus!!!! vamos parar no próximo posto fazer pipi e lanchinho”

       
      Levamos um cooler térmico com sucos, lanchinhos e água e paramos no estacionamento do posto e ficamos um pouco mais afastados do movimento e lanchamos ali mesmo; a Majú sentou no para-choque do Bibi, peguei um bloco de cimento para sentarmos, pois, o posto estava em reforma e tinha 2 blocos dando sopa ali.
      Pegamos estrada novamente e com bastante chuva, aliás desde o início. Mas a viagem foi tranquila e fomos pegos em movimento por paparazzo do grupo de toyoteiro que participo. As 13:00 paramos para almoçar, descansar e abastecer. Seguimos a viagem destino à Petrópolis.

      Já na serra chegando a Petrópolis a embreagem resolveu se manifestar lembrando que não estava se sentindo bem …
      Eu: - ai ai ai … teremos emoções
      Nathi: O que foi?
      Eu: não estou conseguindo mudar de marcha … é preciso bombear o pedal umas 3 ou 4 vezes.
      Nathi: Bem agora amor … estamos chegando, mas aqui é serra e já está noite !!!
      A Nathi havia reservado hospedagem de 2 dias pelo site aluguetemporada.com e estávamos perto se não fosse um pequeno erro de navegação, que nos fez descer a serra e tivemos que subir novamente … uns 40 minutos a mais para um casal desesperado … parecia uma eternidade hahahaha.
      Chegaaaaamoooosss !!!
      A Nathi fez reserva no condomínio Vale do Sol em Itaipava. Que lugar lindo!!!!
      Um frio que não esperávamos, chovendo, cansados, mas aliviados.
      -Vamos ligar para o Sandro e avisar que chegamos e amanhã cedo iremos ao seu encontro.

      Café da manhã na pousada Vale do Sol
      Sandro Leite, um AMIGO, amizade esta, feita por meio de grupo de zap de toyoteiros. Foi quem me incentivou a comprar uma Toyota Bandeirante, residente de Petrópolis; cidade que minha esposa tanto sonhou em conhecer e que ficava no caminho indo à Cabo Frio.
      Resolvemos parar ali por 2 dias. Como se fosse possível só 2 dias, acabamos ficando 3 dias e caberia muito mais se não tivéssemos feito reserva de hospedagem em Cabo Frio.
      Esse meu amigo se encarregou de nos mostrar Petrópolis e indicamos conhecê-la, vale cada centímetro da cidade. Foram 3 dias inesquecíveis de nossa vida, ficou muito acima de nossas expectativas e era só o começo de nossa viagem.
       

      Palácio de Cristal

       

       

      Praça da liberdade

      Vista de um mirante 

       

       

      Sesc Quitandinha - Petrópolis

      Catedral São Pedro de Alcântara - Petrópolis

       

      Depois de 3 dias em Petrópolis, partimos para Cabo Frio e Arraial do Cabo
       
       
      https://www.youtube.com/watch?v=LNYLI12u0zE
      https://www.youtube.com/watch?v=G1NPWNMjiEI
       
       
       
    • Por naja.trip
      Olá!
      Somos Diana, Polly e Naira. Depois de muitos planos, viagens adiadas e canceladas, em junho realizaremos um viagem curta on the road pelo sul do Brasil. Um sonho compartilhado.
      Vcs nos acompanham?
      Nos sigam no IG: @naja.trip
      "Nosso destino nunca é um lugar, mas uma nova maneira de olhar para as coisas."  (Henry Miller)

    • Por Macieltk
      Alguém tem informações sobre a fronteira Brasil x Peru? Estou programado para ir ao Peru, via Acre, dia 06 de Julho, estou com medo da fronteira não abrir. 
    • Por Natália C. Santos
      Eu estou devendo esse relato a anos por aqui (3 anos para ser mais exata), pois foi graças a vários relatos que li que eu pude criar o meu roteiro, conferir o dinheiro necessário e quais lugares poderiam me interessar mais ou menos
       
      Eu quero dizer que viajar ao Peru era um sonho de infância. Não sei dizer exatamente quando isso começou, mas era o meu sonho de anos e anos.
      Até chegar ao roteiro de fato, por anos criei vários roteiros, onde a maioria incluía não só o Peru, mas como a Bolívia também e depois Chile... mas quanto mais eu pesquisava, mais adicionava lugares e/ou passeios e menos tempo dava de fazer tudo, então resolver dividir por países.
      Primeiro foi ao Chile, por achar mais seguro para a minha primeira viagem internacional sozinha e só incluía duas cidades, Santiago e Atacama e menos tempo também – Relato: Viagem Chile - Santiago e Atacama - 10 dias
      Cada pessoa tem um estilo de viajar e suas preferência.. essa época eu buscava paisagens incríveis, história, amizades, hostel animados e um pouco de diversão. Então fiz um roteiro extenso e intenso, pois queria poder conseguir fazer tudo e sem correria, com dias livres para acordar sem compromisso. Resumidamente ficou assim:
      2 dias inteiros em Lima
      2 dias inteiros em ICA
      5 dias inteiros em Arequipa
      10 dias em Cusco / Machu Picchu (água calientes) / Ollantaytambo
      3 dias inteiros + 1 manhã em Huaraz
      1 noite e 1 dia em Lima – Volta para casa
       
      Cronograma:
      Cheguei no Peru as 9:30 da manhã de 04/05/2018 – Sexta-feira e saí de Lima as 21h do dia 27/05/2019 num domingo. Ou seja, conseguimos aproveitar bem todos os dias, incluindo os de chegada e saída.
      04/05 – Chegada em Lima e passeio por Miraflores e Parque das águas
      05/05 – Passeio em Lima, fiz minha primeira tatuagem, participei de uma festa no hostel e partir para ICA (Huacachina)
      06/05 – Chegada em Huacachina, Bug e Sandboard nas dunas do Oásis
      07/05 – Passeio pelas Ilhas Ballestas e Reserva Nacional – Ônibus noturno para Arequipa
      08/05 – Chegada em Arequipa, conhecer a cidade e fechar passeios (e minha amiga perdeu o celular) 🤦‍♀️
      09/05 – Passeio City Tour e comprar um celular novo para ela 🤷🏼‍♀️
      10/05 – Canions del Colca, tirolesa e águas termais com pernoite no vale
      11/05 – Valle dos condores + volta para Arequipa, reencontrar amigos + PICANTERIA e festa no hostel!
      12/05 – O MELHOR RAFFITING DA VIDA + ônibus para Cusco
      13/05 – Chegada em Cusco, Circuito I - Museu qorikancha, Saqsaywaman, Qenqo, Pukara e Tambomanchay
      14/05 – Maras, Moray e Salineiras
      15/05 – Van + trilha para águas clientes - Aja estômago e perna
      16/05 – Enfim MachuPicchu + Pernoite em Ollanta
      17/05 – Dia em Ollanta e volara para Cusco - hostel sem água e descanso para laguna Humantay
      18/05 – Laguna Humantay + primeira balada de Cusco fora de hostel
      19/05 – Descansoe City Tour pelo centro e arredores de Cusco + Competição de shot de bebida no hostel
      20/05 – Montanhas coloridas – Winicunca
      21/05 – Passeio pela cidade, compras, despedida da Babi e última balada em Cusco
      22/05 - Mais um dia de ressaca + vôo para Lima com ônibus noturno para Huaraz
      23/05 – Chegada em Huaraz, café da manhã e partiu ver Glaciar - Altitude não é brincadeira não, galera
      24/05 – Laguna Paron - Uma das coisas mais bonitas que já vi a olhos nus
      25/05 – Quase desisti, mas enfim cheguei a maravilhosa laguna 69 😍 e valeu cada ar que faltou
      26/05 – Volta para Lima e passeio pela cidade a noite
      27/05 – Mais uma tatuagem (sim, fiz uma segunda 🤣), museu das catacumbas e voo de volta!
       
      Usamos avião somente de Cusco para Lima (para ganhar tempo), pois o restante foi de ônibus. Comprei somente o de Lima para Ica do Brasil, o restante compramos durante a viagem.
      O de Ica para Arequipa comprei numa agência de turismo (o ônibus foi da Cruz de Sul). O de Arequipa para Cusco comprei na rodoviária de Arequipa assim que chegamos e compramos pela Excluciva. O de Lima para Huaraz fomos de Cruz del Sur, compradas por nossos amigos que chegaram antes em Lima.
      Segue o mapa do nosso trajeto:

       
      Fiz dessa maneira pois estava muito preocupada com a altitude dos passeios em Cusco (Laguna Humantay e Montanhas coloridas) e em Huaraz. Então, fui subindo aos poucos para aclimar, fiquei bastantes dias em Cusco e deixei os passeios de altitude para os últimos dias e a última cidade foi Huaraz. Eu não teria aguentado fazer a laguna 69 se não estivesse aclimada, pois foi muito difícil, mesmo a tanto tempo acima do nível do mar...
      CUSTOS: 
      Infelizmente não tenho mais os custos detalhados durante a viagem, acho que perdi meu caderno. Como guardei vários recibos e anotei muita coisa nas minhas planilhas eu consigo dar uma boa ideia dos meus custos.
      Antes da viagem eu contratei o seguro da Mondial por R$ 150,00
      Custos pagos ainda no Brasil com vôos, trem, ônibus e Machu Picchu (MP + montanha)
      ·         Vôo Rio – Lima – Rio pela Avianca= R$ 1.299,21
      ·         Ônibus Lima – Ica pela Cruz del Sur (único ônibus que comprei antecipado) = S/ 33,00 = R$ 35,00
      ·         Trem Água Calientes – Ollantaytambo pelo Peru Rail = US$ 70,00 (facada) = R$ 255,00
      ·         Vôo Cusco – Lima pela Peruvian = US$ 69,15 = R$ 255,00
      ·         Machu Picchu + Montaña = S/ 208,06 = R$ 230,00
       
      Eu levei 1.250,00 dólares com câmbio médio de 3,46 dólares e gastei tudo, até os últimos centavos hahahaha
      Não me arrependo em nada de ter levado dólar, pois o Brasil teve uma crise durante a viagem e o valor do real despencou, enquanto o dólar ficou o mesmo.
      O câmbio em soles teve a seguinte média em maio de 2018:
      1 dólar = 3,25 soles
      1 real = 0,85 soles
      Vamos aos cálculos para exemplificar:
      US$ 1.250,00 * 3,46 = R$ 4.325,00 reais
      US$ 1.250,00 = 1250 * 3,25 = S/ 4062,50
      R$ 4.325,00 * 0,85 =  S/ 3.676,25
      O Câmbio do real para sol levando dólar ficou de aproximadamente 1 real = 0,94 sol
      Dessa forma, levando dólares eu tive 386,25 soles a mais com a mesmo quantia se tivesse levado em real
       
      Hospedagens com custos
      Cidade
      Noites
      Hostel
      Valor R$
      Valor S/
      Informações
      Lima
      1
      Pariwana
      R$ 67,00
      63,00
      Boa localização e estrutura ótima, reservado no Rio e pago na hospedagem - Recomendo
      Ica
      1
      Mayo
      R$ 32,00
      30,00
      Suíte privativa para 2 pessoa com banheiro por 60$ - 30 CADA
      Arequipa
      4
      Wild Rover
      R$171,00
      160,00
      Quarto compartilhado com 4 camas - banh externo
      Cusco
      2
      Loki
      R$125,00
      112,50
      Suíte privativa para 4 – Pago do Brasil
      Águas Calientes
      1
      Machupicchu Guest house
      R$40,00
        Suíte privativa para 4 – Reservado pelo Airbnb pago no Brasil
      Ollantaytambo
      1
      Panay Valle
      R$17,00
        Suíte privativa para 2 – Reservado pelo Airbnb e pago no Brasil - Super recomendo
      Cusco
      5
      Milhouse Hostel
      R$250,00
      65 USD
      Quarto compartilhado 6 camas – reservado e pago ainda no Brasil
      Huaraz
      3
      Scheler
      R$80,00
      75,00
      Suite privativa para 2 – Reservado, mas pago na hospedagem
      Lima
      1
      The Point
      R$49,50
      45,00
      Quarto privativo para 2 – HORRÍVEL NÃO RECOMENDO
       Total hospedagem: R$ 835,00 
      Custo Passeios:
      Infelizmente não lembro dos custos dos passeios em Huacachina, mas lembro que andei bastante e fui pesquisando preço. Comprei na mesma agência que comprei minha passagem de ônibus para Arequipa pela Cruz Del sur. Mas lembro que foi bem barato.
      ·         Arequipa – Agência Sol Naciente Travel - Na praça de Arequipa
      Ônibus turismo pela cidade e arredores (City Tour) – S/ 15 
      Canion del Colca 2 dias -  incluso 2 almoços buffet, hospedagem em suíte dupla e café da manhã – S/ 120
      Raffiting (suuuper recomendo) – S/ 50 + S/10 (fotos e vídeos)
       
      ·         Cusco – Fechei com o Fermin pelo whatsapp – quem quiser, passo o contato, é só pedir
      Maras, Moray e Salineras -  S/ 35,00
      Laguna Humantay – S/ 70,00
      Montanhas Coloridas – S/ 70,00 + ingresso S/ 10
      Van para MP – S/ 45
      Circuito I – S/ 30
      Guia privado em português em MP – 30 soles para cada
       
      ·         Huaraz – Sheller
      Glaciar – s/ 35,00
      Laguna Paron – S/ 35,00
      Laguna 69 – S/ 60,00
       
      Todos os preços são por pessoa!
       
      Depois vou fazer postagens detalhando melhor a viagem e experiências, esse poste introdutório foi mais técnico sobre roteiro e custos!
      Deus me ajude a escrever isso tudo! hahahaha
       
    • Por Thays Soares
      Ola , boa tarde galera . Em agosto estarei de ferias e gostaria de fazer uma road trip de sp a minas gerais , porem to em duvida sobre as paradas . Terei disponivel cerca de 8 dias ao todo para realizar a viagem de ida e volta , queria sugestoes de paradas . gosto de trilhas, rios , cachoeiras , se possivel um roteiro que incluisse capitolio ! desde ja agradeço pela ajuda 
×
×
  • Criar Novo...