Ir para conteúdo

Guarda do Embaú: Uma Trilha Pela Praia do Maço através do Paradisíaco Vale da Utopia


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Hoje falarei a respeito de um paraíso escondido entre as montanhas da Praia da Pinheira e a Guarda, mas que de tão incrível, tira o fôlego de quem a conhece: é a Trilha da Praia do Maço acessível através do deslumbrante Vale da Utopia.


Tá pensando que é muito elogio pra um lugar só? Pois depois de ler este post, eu te desafio a ir até lá e tirar a prova pessoalmente! :P


A Guarda do Embaú no geral já tem uma vibe bem distinta de outros lugares, mas o Vale “Encantado” da Utopia – ah, este lugar é a cereja do bolo!


O Vale transmite uma paz e tranquilidade inexplicável – tanto que muitos se referem a ele como o “paraíso na Terra”.


ESTOU A DOIS PASSOS… DO PARAÍSO:



Vamos começar pelo básico: como chegar ao início da trilha?


Só pra você ter mais ou menos uma noção das praias da região e onde exatamente se localiza o início da trilha, dê uma espiadinha no mapa abaixo:

 

598de3e86254a_Mapa-de-Praias-GuardadoEmba.jpg.890cc9a3fb55c41f9ec665036265736c.jpg

 

As praias do Meio, de Baixo e de Cima (sim, a pessoa que deu esses nomes às praias estava em um dia pra lá de inspirado!) tem acesso fácil de carro.


Então pra você chegar ao início da trilha, minha sugestão é: vá até a Praia de Cima e siga até o final da Rua Quatorze. Se você estiver utilizando o GPS, coloque o Camping Pinheira como localização e deixe o seu carro estacionado por lá.


Bem do ladinho do camping você enxergará o portal de acesso. A partir dali, o único meio de transporte que você poderá contar será as suas pernas!


E ali do outro lado do morro se esconde a praia “secreta”: a Praia do Maço, o primeiro destino.


E QUE COMECE A JORNADA…!


OK… Se depois de ler este post você resolveu tirar a prova dos nove de que o Vale da Utopia é realmente incrível, e para isso você resolveu convidar alguns amigos para irem com você, eu devo fazer um alerta! No começo da caminhada, seus companheiros vão questionar a sua sanidade o seu senso de direção – certeza!


E digo isso porque logo no início do trajeto, você vai se deparar com um cenário bastante pitoresco, um ambiente “rural” eu diria.


Você passará por portões de madeira, hortas, lama, uma chácara com gados soltos pastando… Tudo isso vai lhe dar a impressão de que você errou o caminho e está ultrapassando uma propriedade privada – o que de fato é. Mas pode erguer a cabeça e dizer em alto e bom som: “me sigam que eu sei exatamente o que estou fazendo”.


Após uns 200 metros de subidas, descidas e desvios de bois, você estará em meio a Mata Atlântica em uma trilha que é bem demarcada pela grama “pisada” que serve de guia para o trajeto.

 

CaminhoTrilha-min.jpg.c8279702b7f62ec69add77566695ad50.jpg

 

ENFIM, O VALE DA UTOPIA!


E todo o esforço inicial vai recompensar! Em pouco tempo, você estará diante do belíssimo Vale da Utopia que lhe proporcionará uma visão e-s-p-e-t-a-c-u-l-a-r!


Uma imensidão verde com rochas que parecem terem sido colocadas à dedo pelo caminho!




CHEGANDO À PRAIA DO MAÇO:


E ainda lá de cima da trilha você já terá um deslumbre do seguinte cenário: um céu anil (se você der sorte!), um mar azul e branco da espuma das ondas, os costões rochosos e o verde vibrante do Vale; tudo isso emoldurado por montanhas ao fundo.


Você enfim chegou à Praia do Maço.

 

598de3e892143_Praia-do-Mao(1).jpg.9333838b9c43ac5c778c534bdf7aef68.jpg

 

Embora não pareça pelas fotos, a descida até a Praia do Maço requere uma boa caminhada (não esquecendo-se de que na volta, o trajeto se transforma em subida!)


A praia do Maço é realmente pequena; tem apenas 50 metros de extensão. De um lado, o belíssimo verde do Vale da Utopia; do outro, montanhas e ilhas da região, incluindo um pedacinho do extremo sul de Florianópolis – a Praia dos Naufragados.

 

598de3e996420_Praia-do-MaodePerto.jpg.d7535b8622202fa4a59c4e088852722d.jpg

 

No canto direito da foto acima você vê um barzinho chamado “Bar Praia do Maço” (mais conhecido por “Bar do Mema”, fazendo referência ao dono do estabelecimento), que funciona apenas durante a temporada. Apesar do isolamento, eles servem uma boa variedade de frutos do mar, lanches e bebidas, para o caso de bater aquela fome/sede no caminho.


Se você tiver por lá na época de verão, pode aproveitar a oportunidade para dar um mergulho no mar, que é agradável, limpo e totalmente próprio pra banho.


ESTENDENDO A CAMINHADA ATÉ A PRAINHA


Até a praia do Maço eu diria que a trilha tem um nível fácil e curto. Contudo, se depois disso você quiser estender a caminhada até a Prainha, o nível passa a ser “moderado” – não pela dificuldade do trajeto, mas pelo tanto de caminhada que você terá que fazer pra explorar a região. Para seguir, basta continuar seguindo o gramado bem demarcado pelos passos.


Dependendo da época do ano, você perceberá várias barracas de um pessoal bem roots (pra não taxar todos como hippies) que acampam pela região com direito a trilha sonora de uma roda de violão e alguns batuques. Eles ficam geralmente acampados no topo do Vale. Dá pra imaginar a sensação de acordar diante do visual de um nascer do sol no mar?

 

BelasPaisagenspeloCaminho.jpg.10461600483b3f9be7a0848f2593d79d.jpg

 

Logo mais você enxergará a Prainha.


Ali você terá outra escolha: você pode descer até lá (que requere mais uma boa caminhada!), ou então você pode começar o retorno por cima do Vale.

 

ALindaPrainha.jpg.297ef3e9ba821b473ff048ba8a1e0a4a.jpg

 

Sugiro que você respeite os seus limites e decida de acordo com a sua capacidade, claro!


E se o cansaço bater, por que não dar uma paradinha pelo caminho pra contemplar a natureza e guardar aquele momento nas suas melhores memórias?


Respire fundo o ar puro, observe os pássaros, escute o bater das ondas e aprecie a perfeição da natureza!

 

598de3e9aaf4c_UmCartoPostal.jpg.38901d1fed626e4ed1245645614f9391.jpg

Contemplando.jpg.c1338456394625f2ab99e7f568d4a0a0.jpg

 

Como a trilha exige tempo e uma certa dedicação física, aconselho que você vá com um tênis bastante confortável e de um solado bom pra caminhada, use um boné, leve uma mochila com água, lanches e filtro solar e claro, uma câmera fotográfica (me senti uma velha agora!), ou melhor, um celular com uma boa qualidade de foto.


Mas que o celular seja só pra isso mesmo, hein? Tente se desconectar totalmente do resto! :wink:


E não se esqueça: o que você levar, deve voltar com você! A natureza deve ser preservada a todo custo e não há desculpas para deixar o seu lixo para trás! O que coube na sua mochila na ida, certamente caberá na volta também! :wink:


E POR ÚLTIMO…


Você conhece aquele dizer popular que diz: “muito mais bonito pessoalmente“? Assim é o Vale da Utopia! Ele é fotogênico nas fotos, mas ainda assim não faz jus ao tamanho da sua beleza.


Vê-lo com seus próprios olhos é realmente incrível! Um lugar cheio de nuances que transmite uma sensação de sossego que só é possível através do contato com a natureza e que infelizmente não temos a oportunidade de vivenciar diariamente em nossa correria do dia-a-dia.


Eu finalizo este post com um recado deixado como sugestão aos visitando no local:


Não capture nada alem de fotos.

Não deixe nada além de pegadas.

Não mate nada além de tempo.

Não conquiste nada alem de amigos e bem estar.


Quer saber um pouco mais sobre a Guarda do Embaú e outros destinos? Leia tudo direto lá no meu blog e deixe seus comentários! :)

https://www.vivajando.com/2017/07/20/vale-da-utopia/

 

598de3e9b6fc6_Vale-da-Utopia-SalvenoPinterest.jpg.939c08774cc0fcb073402c8f85165193.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...