Ir para conteúdo

26 DIAS - BOLÍVIA, CHILE E PERU - JUL/17 - MUITAS DICAS, FOTOS E HISTÓRIAS - 1500 DÓLARES


Posts Recomendados

  • Membros

Salar de Uyuni

 

EPISÓDIO 1 - AQUELE DOS PREPARATIVOS

 

E ai galera mochileira do Brasil, preparados para um novo relato dessa viagem FODA?

Eu viajei no mês de julho de 2017, durante 26 dias pela Bolívia, Chile e Peru.

Estava em dúvida se eu escrevia o relato, mas decidi que sim porque TUDO (sério, TUDO mesmo) que eu planejei da minha viagem foi com base nos relatos que li aqui, principalmente, da Mary Teles (@vidamochileira), rodrigovix, Bárbara Fabris, leticia.amorim e victorfimes. Então, espero que esse relato ajude as pessoas do mesmo modo que esses outros me ajudaram.

(Vocês vão ver em algumas partes do relato que eu sou bem esquecido, entãoooo, eu não tenho o nome e foto de tudo tim tim por tim tim, mas to me esforçando ao máximo para lembrar.)

Primeira grande coisa que eu queria falar é: viajei sozinho e foi perfeito! Desde sempre queria fazer esse mochilão com um amigo meu, mas ele não poderia agora em julho. Quase miei a viagem mas pensei: “Não vou deixar de realizar esse sonho por falta de companhia” . Claro que dá um medinho de viajar sozinho, mas juro você não vai ficar sozinho e vai ser a melhor experiência (PS: tem brasileiro em qualquer lugar do mundo. No Atacama tem brasileiro que chileno, hahahah). Além disso, quer companhia melhor do que você mesmo? Enfim, não deixem de viajar por estarem sozinhos !!!!

Agora chego no segunda coisa importante que gostaria de falar: viajar sozinho foi a melhor coisa que fiz pois tive a oportunidade de conhecer pessoas que foram demais. Fica aqui meu agradecimento a Cindy, Tatiana, Ian, Janaína e Guilherme, Emily e Rafael, Katherine, Aline, Camila e Maju, Andreza e a um grupo de uns 15 brasileiros que encontrei em La Paz. E claro, um obrigado aos melhores companheiros de viagem: Du, Leo, Mis, Dani, Vini e Mat (eles aparecerão muito no relato).

 

Roteiro

Galera, o roteiro que fiz foi o clássico da américa do sul, mas acrescentei Huaraz, e foi a melhor coisa que poderia ter feito, o lugar é lindo. Optei por começar por Santa Cruz, Sucre e depois Uyuni para ir me aclimatando com a altitude. Além disso, é mais barato fazer o passeio do Salar saindo do Uyuni fo que saindo do Atacama.

Eu vou colocar o roteiro que realmente aconteceu, porque durante a viagem, acabei fazendo umas mudanças em relação ao planejado (por exemplo, um dia a mais pra curtir melhor Arequipa, hahahha).

mapa.png.a3883275a45c9b3b8fe6ed62016933ff.png

                                                          

02/07 - SP - Santa Cruz - Sucre - Uyuni

03/07 - Uyuni - Salar de Uyuni

04/07 - Salar de Uyuni

05/07 - Salar de Uyuni - Atacama

06/07 - Atacama

07/07 - Atacama - Arica

08/07 - Arica - Tacna - Arequipa

09/07 - Arequipa

10/07 - Arequipa - Ica

11/07 - Ica - Huacachina

12/07 - Huacachina - Paracas - Lima

13/07 - Lima - Huaraz

14/07 - Huaraz

15/07 - Huaraz - Lima

16/07 - Lima - Cusco

17/07 - Cusco

18/07 - Cusco

19/07 - Águas Calientes - Machu Picchu

20/07 - Águas Calientes - Cusco

21/07 - Cusco - Copacabana

22/07 - Copacabana - Isla del Sol

23/07 - Isla del Sol - La Paz

24/07 - La Paz

25/07 - La Paz

26/07 - La Paz

27/07 - La Paz - Santa Cruz - SP

 

 

PS1: No início de 2017, eu viajei para Arequipa por 6 semanas e depois 1 semana em Cusco e Puno. Então, acabei não fazendo alguns passeio tradicionais, mas explicarei como eles funcionam

PS2: Cusco foi um lugar que passei uns dias mas não fiz NADA (sério, eu morguei demais) devido a vários motivos (explicarei no capítulo), mas, como eu já havia conhecido, vou explicar certinho todos os passeio que recomendo fazer lá.

 

Coisas que levei

Assim, esse foi meu primeiro mochilão e eu não tinha quase nada de roupas, sendo que precisei comprar tudo. A loja que me salvou (e me faliu) foi a Decathlon; sério, é demais a loja, tem tudo que você precisa e foi o local mais barato que encontrei. Quase tudo que comprei era Quechua (linha de produto da Decathlon) e gostei da qualidade. Sério, eu parecia um garoto propaganda da Quechua, só faltava usar as cuecas da marca (será que tem? o.Ohahaha).

 

Mochilão - Forclaz 60L Quechua (https://goo.gl/B1vpzC)

Olha, eu tava muito em dúvida de qual mochilão comprar, e acabei optando por esse de 60L. Eu, particularmente, achei ele um pouco grande para essa viagem e isso atrapalha, porque como tem espaço sobrando, você leva mais roupas que o necessário. Tipo, a Dani e a Mis estavam usando uma de 50L e deu tranquilo pra elas. Mas em geral gostei bastante do mochilão, é bem confortável.

 

Mochila de ataque

A minha mochila de ataque é uma que eu tenho há anos, uso ela pra ir pra universidade e qualquer viagem pequena. E sério, a mochila de ataque é MUITO importante: você vai estar o tempo todo com ela (juro, eu andava com ela sempre mesmo), carregar ela pra ir pra Aguas calientes, pra subir a laguna 69 e por ai vai. E dica: não leve uma muito grande, pois nela caberá mais coisas e, com isso, você vai ter que carregar mais peso nas trilhas.

 

Bota - (https://goo.gl/fg3Pbm)

Gente, uma botinha de trilha dessas é bem importante, mas não essencial. Tipo, daria pra fazer só de tênis, mas a botinha é mais segura, ainda mais pra pessoas como eu que tropeçam em quase tudo no caminho. Ah, e comprei uma semi-impermeável (a impermeável tava muito cara) e foi tranquila, mas não peguei muita parte molhada para testar até onde ela aguentava, hahaha.

 

Câmera - SJCAM 5000X ELITE

Eu queria muito uma câmera para tirar fotos diferentes e de aventura. A Gopro eu achei muito cara e acabei comprando essa SJCAM no Paraguai. Eu gostei bastante dessa câmera: ela tem quase todas as funcionalidades e qualidades da Gopro e é mais barata. Mas assim, é câmera de aventura, não é algo com muito zoom ou definição. E eu acabei usando bastante a câmera do celular também.

Enfim, vou mostrar o que levei:

No mochilão:

  • 8 camisetas (achei muito, levaria 6)

  • 2 camisetas de manga longa (poderia ser só 1)

  • 2 camisetas de manga longa segunda pele

  • 1 camiseta fleece

  • 1 jaque corta ventos

  • 1 calça segunda pele

  • 1 calça fleece (EU não costumo sentir tanto frio e achei essa meio inútil. Mas isso vai de pessoa pra pessoa)

  • 1 calça jeans CONFORTÁVEL (levaria 2)

  • 1 calça-bermuda ( não gostei tanto)

  • 1 calça moletom (usava muito em ônibus e pra dormir)

  • 1 gorro

  • 1 cachecol

  • 9 cuecas (achei muito)

  • 7 meias ( 6 de trilha + 1 normal)

  • 3 bermudas (usei em arequipa, ica e para nadar)

  • 1 toalha de microfibra

  • 1 par de chinelos

  • 1 par de tênis

  • 1 sabonete líquido

  • 1 shampoo

  • 1 desodorante

  • 1 capa de chuva para o mochilão

  • Vários remédios, já que meus pais são farmacêuticos (mais importantes: dramin, advil e imosec)

 

Na mochila de ataque:

  • 1 moletom

  • Cãmera e acessórios (pau de selfie, tripé e o de colocar na bike)

  • Bloco de anotação e canetas

  • 1 boné ( levei obrigado e não usei sequer um dia)

  • Óculos de sol (importante)

  • Fone de ouvido

  • 1 protetor solar

  • 1 escova e pasta de dente

  • 1 fio dental

  • 1 protetor labial (Bepantol salva vidas nessa viagem)

  • 1 pente de cabelo

  • 1 álcool em gel

  • T para tomadas

  • Powerbank

  • Pasta para guardar papéis importantes ( Seguro viagem, passagens de avião e passagem de ônibus)

 

Observações:

  • O moletom eu levei na mochila de ataque pra já usar no avião e ter de precaução caso minha cargueira fosse extraviado. E recomendo levar, porque é mais confortável para usar nos hosteis, ônibus e afins.

  • Olha, eu levei o tênis não sei o porquê, mas eu usei ele em cidades (Arequipa, Lima, Cusco) porque era um pouco mais confortável que a botinha, mas assim, ocupava bastante espaço, então não é nada essencial levar.

  • Óculos de sol é essencial, principalmente, no Salar de Uyuni.

  • Lenço umedecido é vida, ele serve para tudo. Levem 1 ou 2 pacotes

  • Powerbank me salvou MUITO. Paguei 80 reais e ele durou dias e dias (umas 8 ou mais cargas do iphone), o que era ótimo, porque em geral, os hosteis não tem muitas tomadas. (Link do produto)

  • Eu levei duas doleiras: uma maior em que eu colocava passaporte, cartão e um pouco do dinheiro do país; e uma outra menor, eu levava os dólares todos meus (levei tudo em espécie).

  • Ouvi pessoas falando que existe uma palmilha que você esquenta e aquece seu pé por umas 6 horas. Não sei onde comprar, mas recomendo muito, pois quase perdi meu pé congelado, hahahhaha.

 

 

Preparativos

Eu sempre quis mochilar por algum lugar e nunca coloquei esse sonho pra frente até esse ano. Estava eu no início do ano em Arequipa, no Peru, fazendo um intercâmbio voluntário e comecei a pesquisar relatos de viagem para Cusco (já que eu ia pra lá depois). Então, achei os relatos de mochilão pela América do Sul e falei pra mim “vou fazer essa viagem o quanto antes” (eu tinha um dinheiro guardado para isso).

Enfim, cheguei e comecei a planejar a viagem. Decidi por ir em julho por dois principais motivos:

  • Eu só poderia ir em julho ou dezembro/janeiro, mas eu não estava afim de esperar até dezembro (hahahha, sim, eu estava surtando pra fazer essa viagem)

  • Julho é inverno e época de seca, então a chance de eu pegar chuva era muito pequena, já a chance de pegar neve… (aguarde alguns parágrafos)

 

Com a certeza de que ia viajar, comecei alguns preparativos para a viagem. Vou separar aqui alguns itens que julgo mais importantes:

 

Passagem Aérea

Eu comprei as passagens por milhas então saiu bem barato, mas com uns 3 meses de antecedência dá pra conseguir um preço bem barato. Eu comprei os seguintes trechos:

  • GOL : Guarulhos (10:20) - Santa Cruz de la Sierra (11:15) - comprei por milhas

  • Amaszonas: Santa Cruz de la Sierra (15:40) - Sucre (16:20) - R$ 96,06

  • Amaszonas: La Paz (08:30) - Santa Cruz de la Sierra (09:30) - R$ 200,79

  • GOL: Santa Cruz de la Sierra (12:05) - Guarulhos (16:55) - comprei por milhas

 

Seguro Viagem

Gente, esse tópico é muito importante!! Sei que pode parecer um pouco caro e desnecessário, mas é a melhor forma de se precaver. Conheci uma mãe e filha que estavam viajando e a filha passou mal em Machu Picchu, e o seguro pagou o trem para elas voltarem. Além disso, a Dani precisou ir para o hospital e o seguro cobriu tudo. Então, FAÇAM!! Eu paguei R$ 219,90  no seguro da Mondial (tive ótimas recomendações, mas felizmente não precisei usar)

 

Carteirinha ISIC

Então, eu sou estudante mas esqueci de fazer a carteirinha (hahahaha, como disse, sou esquecido). Mas tanto no início do ano quanto nesse mochilão, eu consegui comprar ingresso do Machu Pichu e o boleto turistico de Cusco pelo preço de meia entrada (só chorar um pouco que eles aceitam).

 

Certificado Internacional de Vacina

Teoricamente, para entrar na Bolívia é necessário apresentar o certificado de vacina da febre amarela, mas NUNCA ouvi uma pessoa dizendo que necessitou apresentar isso, inclusive não precisei. Então, não cancele sua viagem por esse motivo. Mas não custa nada fazer, só ir num posto autorizado da Anvisa que se pega o certificado, ainda mais que não é mais necessário tomar a segunda dose da vacina.

 

Dinheiro (o que todos querem saber)

Primeira coisa, eu levei praticamente só dólar e recomendo, porque é mais fácil de trocar e na maioria das vezes vale mais a pena que real, mas é claro que depende de cotação para cotação. Levei um pouco de reais por precaução também. Olha, eu gastei durante a viagem: 1470 dólares + 500 reais. No entanto, tive dois gastos grandes (trem voltando de Machu Picchu e um restaurante chique que fui) que foram exclusivos da minha viagem, então o normal seria: 1250 dólares + 500 reais.

As melhores cotações que achei foram:

  • 1 dólar - 6,94 boliviano

  • 1 dólar - 660 pesos chilenos

  • 1 dólar - 3,245 soles

 

Uma outra coisa que não gostei foi levar dinheiro em cartão: eu levei 50 dólares em um cartão e só saquei no último dia para não perder. Cartão tem uma taxa muito alta para realizar saque, sem contar que a cotação de banco é sempre pior que a das ruas.

 

Reservas

As únicas coisas que comprei/reservei antes da viagem foram as passagens de avião que falei antes e a passagem de busão de Sucre para Uyuni ( recomendação da Mary Teles). Essa passagem de busão é essencial comprar antes, porque como julho era alta temporada, era muito provável que quando eu chegasse na rodoviária não teria passagem e eu perderia um dia no meu roteiro. Então eu comprei antes por esse site (11,68 dólares) e levei o comprovante impresso. Foi super tranquilo e recomendo fazer isso também.

Fica aqui uma coisa importante, não reservem nada com tanta antecedência, porque isso pode engessar demais seu roteiro. O legal de viajar assim é poder mudar o roteiro de acordo com o que vai acontecendo, como foi meu caso em Arequipa, em que resolvi ficar um dia a mais para curtir com o pessoal que encontrei. Ou dos imprevisto que vão surgir, como foi o caso da greve louca que teve em Cusco.

E relaxem, sempre vai ter hostel com vaga e agências fazendo os passeios. Tipo, é legal reservar hostels concorridos ou ingresso para o Machu Picchu durante a viagem mesmo, quando já tiver certeza do dia que chegará na cidade.

Sério, ter essa flexibilidade na sua viagem e não se sentir preso ao seu planejamento é a melhor coisa de fazer um mochilão.

 

Dias antes

Galera, estava chegando o dia da viagem e eu estava morrendo de ansiedade, animação e, admito que um pouco de medo. Há umas duas semanas de eu embarcar, descobri pelo grupo dos Mochileiros que teve uma neve intensa e vários passeios e estradas no Uyuni e Atacama estavam fechados. Sério, me bateu uma bad isso, imagina perder as maravilhas que esses lugares oferecem??

Mas assim, liguei o foda-se para isso e finalmente PARTIUUUUU VIAGEM!!!:D

Por do sol no Uyuni

PRÓXIMO EPISÓDIO COMEÇA O PRIMEIRO DIA DA VIAGEM

  • Gostei! 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 11/09/2017 em 13:43, Alan.Pereira disse:

Acompanhando 

Obrigado! Essa semana lançam dois episódios novos!!

 

Em 11/09/2017 em 14:16, mabys3t disse:

Boa Gustavo! Acompanhando...

Vc poderia adiantar se vc fez Lima - Cusco de onibus ou avião? Se de avião, comprou la? 

Então, eu acabei fazendo por avião porque não achei tão mais caro do que Cruz del Sur Cama e ganharia 1 dia no roteiro. Comprei pela Peruvian Airlines  durante a viagem mesmo e  paguei 84 dólares (já com as taxas). Eu achei que compensa, porque o busão era 58 dólares (tem mais baratos). PS: esse dinheiro ta na conta dos gastos da viagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

EPISÓDIO 2 - AQUELE QUE PASSEI O DIA SENTADO

(02/07 - São Paulo - Santa Cruz de la Sierra - Sucre)

(Como era o primeiro dia da viagem e eu não estava tão decidido a fazer o relato, não terão tantas fotos nesse dia. Mas os outros terão.)

Finalmente chegou o dia da viagem!! Estava muito ansioso pela viagem, ainda mais porque tava com um leve medo de me jogar na estrada sozinho. Enfim, eu moro em Campinas e meu voo sairia do aeroporto de Guarulhos,então, logo cedo acordei (5:40), coloquei o mochilão no carro e seguimos viagem até São Paulo. Fazia uma semana que minha mãe ficava perguntando o horário do meu voo e eu já cansado de falar que 10:50.

Enquanto estava na estrada,eu estava aprendendo a mexer na câmera (sim,eu não sabia usar e ainda não sei muito. Tanto que todas as fotos da câmera tem data e horário do Brasil e não sei tirar ::lol3::). Chegamos rapidinho no aeroporto sem errar nenhuma vez (eu e minha mãe sempre erramos o caminho pro aeroporto ::mmm:). Logo que desci no estacionamento do aeroporto, tava um super vento e eu já sentindo frio… Nem imaginava o que vinha pela frente.

Estrada a caminho de São Paulo

Logo que cheguei no aeroporto fui para o embarque da GOL e, juro, a fila estava GIGANTESCA. Já imaginei que nem ia tomar café da manhã por ter que ficar na fila. Do nada a mocinha da GOL grita: “última chamada para despachar bagagem para voo de Santa Cruz. Quem for nesse voo, pode passar aqui na frente”. Eu fiquei tipo: oi? como assim?

 

 

 

 

 

 

Então eu descobri que o voo era 10:20 e eu estava meio em cima da hora, hahhahaha. Despachei a bagagem e aqui vai uma observação:

Mochilão é muito difícil de trancar com cadeado, porque ele tem vários zíperes e aberturas, então não tem como trancar por  completo, mas eu sempre colocava cadeado no zíper da frente. De qualquer modo, é bom proteger de outras formas, exemplo: sempre que eu ia entrar em avião ou busão, eu colocava a capa de chuva no mochilão. Achei que ajudou ele não sujar ou sofrer qualquer dano.

Voltando ao relato, fiz meu check-in e despachei o mochilão. No entanto, como quis desafiar a sorte (fui meio louco), resolvi tomar café da manhã com minha família. Comi pão de queijo, afinal seria o último do mês, e um chá gelado. Eu engoli a comida e já fui apertando o passo para embarcar, despedi da mamis  e da irmã (um leve choro) e corri para meu portão de embarque, porque estava em cima da hora. Quando cheguei no portão, já estavam embarcando. UFA, por pouco não perdi o primeiro voo .

Embarquei , mas meu voo só foi decolar 10:45 porque estava um mau tempo em guarulhos. Eu sentei na janelinha (amo ver a vista) e do meu lado sentou um moço  que não cheirava muito bem (sério, tava meio fedido), e o pior de tudo é que ele não falava nenhum idioma que eu conhecia. Já fiquei tipo: começando com chave de ouro.

Ai os comissários de bordo entregaram dois papéis ( imigração e aduana da Bolívia), já peguei minha caneta e comecei a preencher. Algumas considerações: 1- Itens pessoais como câmera, celular, laptop não precisam ser declarados na aduana; 2- a folha da imigração vem com papel carbono pra já sair a cópia preenchida (mas fui burro, não vi isso, e saiu tudo torto minha cópia ::putz::).

Assim que preenchi o meu, o cara do meu lado começou a dar sinais que precisava de ajuda. Não entendi nada e chamei o aeromoço. Depois de uns 3 minutos, entendi que ele falava um pouco de inglês e, no fim,  ajudei ele a preencher os papeis todos. Ele era de Bangladesh, me mostrou o passaporte e era tudo em letras árabes, fiquei tipo: O.o mas no fim deu tudo certo e os papeis dele ficaram preenchidos.

O avião da GOL era bem ok, não tinha TV individual, mas serviram um lanchinho de frango, suco e refrigerante. Quando voei com a Avianca, achei melhor, mas a GOL era bem mais barato e valeu a pena, já que eu dormi muito (vocês perceberão que não tenho problema pra dormir).

Assim que cheguei (12:30 no horário de lá) desci na imigração, tinha um leve fila para pessoas do Mercosul mas andava rápido. Foi bem tranquilo, não perguntaram nada, carimbaram passaporte e deram um papelzinho (IMPORTANTE: Não percam esse papel (e nenhum outro de imigração) por nada, você vai precisar dele pra sair do país). Já peguei meu mochilão e entreguei o papel da aduana (eles nem olharam).

Observação: no dia anterior recebi um email falando que meu voo de Santa Cruz para Sucre mudou de 15:40 => 16:25 para 17:30 => 18:15, logo teria muito tempo no aeroporto e chegaria bem em cima da hora para o busão do Uyuni. Então, fiquem espertos no e-mail (sempre que tiverem wifi) pra ver se não mudou nada.

Como eu ficaria tempo demais no aeroporto e não conseguiria trocar dinheiro em Sucre, acabei trocando meus 500 reais por bolivianos ali mesmo ( 1 real = 1,80 bol ). Claro que perdi um pouco (uns 30 bolivianos) porque aeroporto tem sempre uma cotação ruim, mas fiquei com medo do Uyuni estar pior ou ocorrer algum imprevisto.

Depois de trocar o dinheiro, fiz meu check-in, despachei a bagagem e fui sentar no café brasileiro que tem lá porque li que tinha wifi (depois descobri que tem wifi grátis no aeroporto todo). Eu tava com fome e comprei um hambúrguer, batatas e suco de abacaxi (o suco era demais), mas foi caro  (55 bolivianos::sos::). Depois de comer fiquei esperando ali no café  mesmo porque o aeroporto era bem pequeno e não tinha muito o que fazer.

Café brasileiro no aeroporto de Santa CruzAeroporto de Santa Cruz de la Sierra

Deu o horário e já fui para o portão do embarque. Na hora que eu tava na salinha, tinha dois moços que pareciam brasileiros (sim, é possível reconhecer brasileiros só olhando), mas acabei não chamando eles para conversar porque já deram início ao embarque no avião.

Gente, eu já andei de avião várias vezes, mas ainda tenho um pouco de medo de avião e quando vi o aviãozinho da Amaszonas já me deu medo (era pequeno o avião). Mas não é que ele levantou voo e lá estava eu na janelinha quando, depois de uns 15 minutos, começo a ver umas nuvens super escuras. Entramos no meio das nuvens e eu já suando frio,quando vejo um raio relativamente perto do avião: quase morri. Sério, essa tempestade fizeram desses 45 minutos um dos mais longos da vida.

Finalmente o bicho pousou e estava chovendo um pouco (e já a noite). Coloquei meu corta ventos até entrar na sala da esteira para esperar a cargueira, quando vejo que os dois meninos brasileiros estavam conversando e pensei em ir falar com eles, então, antes de eu fazer algo, eles estavam vindo na minha direção. Logo de cara veio a primeira pergunta: “ Você é brasileiro?” e já começamos a conversar, comparar roteiro e combinamos de já pegar táxi pra rodoviária juntos. Eles eram o Du e Leo, primeiros integrantes do grupo de viagem que formamos.

Fomos pegar táxi e não tinha quase nenhum no aeroporto (não sei se era a chuva ou se foi por ser domingo a noite). Pegamos um táxi de 70 soles (dividido em 3). Na viagem (pois eram 50 minutos), fomos conversando e vimos que faríamos um roteiro bem parecido, inclusive já pegaríamos o mesmo ônibus para Uyuni.

O caminho à noite era meio bizarro, bem escuro e tava chovendo um pouco. Quando entramos na cidade já foi bem diferente ver o trânsito de lá, sério, os carros vão entrando em qualquer espaço e é meio caótico. Se eu estivesse dirigindo, teria batido de primeira. Então, o taxista deixou a gente na rodoviária e era meio diferente, não parecia uma rodoviária: do lado de fora era deserto e dentro tinha infinitas agências e corredores espremidos.

A gente chegou 19:45, um pouco em cima da hora do busão (20:30) e fomos correndo pegar a passagem na 6 de Octobre (os meninos compraram online também), apresentamos o comprovante e tudo certo (PS: um cara perguntou lá se ainda tinha passagem e não  tinha). Já corremos para o embarque e pagamos a taxa de embarque de 2,50 bolivianos (a maioria das rodoviárias desse roteiro tem que pagar taxa de embarque). Como no Uyuni estaria mais frio, paramos do lado do banheiro para pegar umas roupas no mochilão e vimos outros dois meninos indo no banheiro e escutamos algo como: “Porra, tem que pagar essa taxa ainda”. Mais brasileiros.

Fomos para o ônibus, guardamos os mochilões no bagageiro e começamos a falar com aqueles dois brasileiros que vimos, Mat e Vini. De repente, passam duas meninas e falam alguma coisa em português e eu logo já solto: “aqui somos brasileiros também”. Foi aquela alegria das meninas, Dani e Mis, de ver mais brasileiros e já começamos a bater super papo, trocar roteiro e por ai foi até entrar no ônibus. Nesse momento, o grupo da viagem ficou com a formação completa! ::otemo::

Eu sentei junto com o Léo e fomos conversando um pouco quando escuto um miado… Achei que estava doido e nem comentei nada, quando escuto de novo e, dessa vez, o Léo também escutou e ficamos tipo: :? e aceitamos que tinha um gato no busão (mais detalhes no próximo episódio)

Apagaram-se as luzes do ônibus, coloquei meu celular pra carregar no powerbank, liguei a música e percebi que estava com muita fome,  já que não tive tempo de comer. Não tinha o que fazer, então decidi dormir e cai no sono igual pedra.

Próximo episódio finalmente chegaremos ao Uyuni! 

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Gastos do dia

-Lanche e suco - 55 bol

-Táxi - 33 bol

-Taxa de embarque - 2,5 bol

Total: 90,5 bol

 

Editado por GustavoMoreno
  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 15/09/2017 em 17:30, iFrazão disse:

Gustavo, estou planejando no final do ano um roteiro parecido. 

Desse seu roteiro, todas as cidades realmente valeram a pena ou tiraria alguma do roteiro? 

Dos 1500 dólares que levou, utilizou tudo? 

No aguardo dos próximos capítulos kkkk 

Olha, eu amei muito o roteiro e não tiraria cidade alguma!! Mas entendo que pode ser corrido e vou falar aqui as ""menos"" legais:

  • Eu passei uma noite em Lima, mas não é preciso. Dá para chegar de Paracas e pegar um ônibus direto pra Huaraz.
  • Ica e Paracas eu achei SUPER massa e diferente do roteiro todo, pois não são tantas montanhas. Mas é uma possibilidade cortar esses locais ou passar um dia apenas
  • Arequipa é uma cidade que gosto muito e super aconchegante, mas não é necessário ficar 3 dias como eu fiquei

E sim, sobraram 100 dólares porque no final eu economizei bastante! Não tinha nenhum boliviano no aeroporto na ora de ir embora, hahhaa.

Em 20/09/2017 em 17:05, Arthur Brambilla disse:

Louco pelos próximos capítulos, pode ser que seu relato defina minha viagem do ano que vem :)

Semana passada foi corrido, mas essa semana posto mais 2!

Em 21/09/2017 em 10:27, Claudinha Doschetschkin disse:

PO, poste o resto!! Quero suas dicas do Peru!! hehehe Mais precisamente sobre o trem  e a entrada de Machu Picchu... Dá pra arriscar comprar lá? Ou melhor comprar com antecedencia aqui? vou em outubro!

Olha, com uns 4 dias de antecedência havia vagas de passagem de trem, mas quando foi se aproximando da data esgotou os horários mais concorridos (manhã e noite). Sobre a entrada de MP, agora são dois turnos de visitação: manhã e tarde. As da manhã acabam mais rápidas, mas com uns 2 dias ainda tinha sim, já as da tarde nunca esgotam. Isso que falei foi na época de julho, alta temporada; outubro é fora de temporada então deve ter maior disponibilidade de ingressos.

O que recomendo é você comprar quando tiver CERTEZA do dia que irá a MP, para isso não engessar seu roteiro durante a viagem. Qualquer dúvida, só chamar.

Em 22/09/2017 em 11:16, Felipe Karlokoski disse:

Galera eu e um amigo estamos praticamente com o mesmo roteiro montado ... vamos embarcar dia 09 de dezembro pra Santa Cruz ... as dicas estão sendo super bem vindas e quem quiser trocar algumas ''figuras'', vamos conversar! Sou de Curitiba! 9_9

Esse roteiro é demais! Com certeza vai ter mais brasileiros na viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...