Ir para conteúdo

Litoral Norte Brasileiro: Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão


Posts Recomendados

  • Membros

Litoral Norte Brasileiro.

Na próxima vez que você estiver com um mapa do Brasil observe bem os estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão. Agora tente lembrar de praias e lugares fantásticos que você já ouviu falar e que estão nessa região. Não são poucos, né?
Foi aí que surgiu a ideia de conhecer todos eles, ou a maioria deles. Aproveitei que já estava morando e trabalhando em Natal/RN e cai na estrada.
A primeira parada foi em Aracati no Ceará. Mas calma, eu pulei as praias do RN porque eu já havia as conhecido. Deixo como destaque São Miguel do Gostoso e Galinhos.
Voltando para Aracati, depois de conhecer seu centro histórico, fui para Canoa Quebrada. De lá, segui Praia das Fontes e Morro Branco, ambas na cidade de Beberibe, antes de chegar em Fortaleza.
A capital do Ceará é a quinta maior cidade do Brasil, logo, existem milhares de coisas e lugares para conhecer.
Depois sair de Fortaleza e começar a Rota das Emoções, o próximo destino seria a Vila de Jericoacoara. O lugar é tudo isso e mais um pouco que todos falam. É perfeito. É mágico!
Saindo de Jeri, a pequena parada foi na cidade de Camocim, uma das últimas cidades do Ceará, antes da divisa com o Piauí.
Já no Piauí, a primeira parada foi em Parnaíba. Chegando, numa noite de domingo, recebi a notícia que só teriam passeios na próxima sexta pelo Delta do Parnaíba. Bom que deu para conhecer mais esse estado.
Resolvi conhecer sua capital, Teresina. Antes, uma pequena parada na cidade de Piripiri para conhecer o Parque Nacional de Sete Cidades. Um lugar fantástico, pouco divulgado e falado no Brasil. Já na capital piauiense, foi difícil lidar com o calor de uma das capitais mais quentes do Brasil.
De lá voltei para Parnaíba para fazer os passeios do Delta. Não deixe de fazer o do Delta Tradicional e o da Revoada de Guaras.
De Parnaíba segui para Tutóia, primeira cidade do Maranhão, já no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Aqui vai uma alerta. Na maior parte dessa região do Maranhão não existe ônibus que ligue uma cidade a outra. O meio de locomoção e através dos Carros de Linha, a maioria sendo aqueles Toyotas Bandeirante.
Logo, só tem carro de linha quando os motoristas querem. Sim, eu estava em um dia sem nenhum carro de linha, além de ser um sábado, a maioria não trabalha aos finais de semana, havia uma vaquejada em uma cidade próxima, ou seja, não havia nenhum.
Depois de um milagre eu consegui um carro que seguia de Tutóia até Paulino Neves. Nessa cidade, Paulinio Neves, foi onde aconteceu o maior perrengue da viagem, a cidade, por conta da dita vaqueja, estava praticamente fantasma, e eu só não dormi na rua porque um santo vendedor de panelas me deu uma carona até Barreirinhas.
Barreirinhas é a porta de entrada dos Lençois Maranhenses. Lá é possível contratar vários passeios pelo parque, até mesmo o Trekking de alguns dias pelo parque. O Trekking eu não conseguir fazer mas em breve voltarei.
De Barreirinhas até São Luís, minha última cidade e final da Rota das Emoções, existem ônibus diariamente, mas eu ainda consegui uma carona com alguns amigos que fiz durante um dos passeios.
Enfim, foram 4 estados, diversas cidades e milhares de histórias para contar. Esse foi o meu primeiro Mochilão, um ensaio para o próximo que eu desejo fazer na Europa em 2018.
Os resultados foram fantásticos, até um novo emprego eu consegui em Fortaleza.
Segue algumas fotos dessa trip, lembrando que ela foi feita de ônibus ou carona.

IMG_20170905_171531_084.jpg

IMG_20170806_144638_713.jpg

IMG_20170820_224233_789.jpg

IMG_20170723_225536_132.jpg

IMG_20170604_191514_052.jpg

IMG_20170531_192830_834.jpg

IMG_20170529_202532_140.jpg

IMG_20170528_211752_959.jpg

IMG_20170516_125927_623.jpg

IMG_20170530_202736_639.jpg

IMG_20170525_210602_302.jpg

IMG_20170519_113416_820.jpg

  • Gostei! 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Você é um mito! xD

Começou uma viagem por 4 estados de carona e ônibus e terminou a viagem com emprego novo!

Quando eu estive em Natal, pensei em ir até o Ceará de ônibus, mas na época parecia tão difícil que desisti. Na época só tinha ônibus saindo da capital e eu queria ir parando em algumas cidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...