Ir para conteúdo

Como começar a vida de mochileiro?


Posts Recomendados

  • Silnei changed the title to Como começar a vida de mochileiro?
  • Membros

Você tem que pensar em como que você vai arranjar dinheiro para comer ou para ter um teto sobre a sua cabeça onde dormir.

Sempre é possível viajar sem dinheiro, mas você tem que estar consciente das possíveis privações ou dificuldades que vai passar durante a viagem, como por exemplo, e se não achar algum bico ou trabalho durante algum tempo, você vai ter dinheiro para comer? Ou vai mendigar um prato de comida na rua se a coisa realmente apertar? Ou ainda vai estar disposto a dormir na rua se não tiver dinheiro ou achar alguém que lhe dê um teto para dormir?

O pessoal que viaja sem dinheiro ou gastando muito pouco dinheiro e que você vê nos relatos da internet, geralmente tem uma boa retaguarda, seja uma conta bancária com uma boa quantidade de dinheiro guardada lá para usar quando preciso, ou então um pai ou mãe que eles podem ligar a qualquer momento e pedir dinheiro caso a coisa aperte.

Ou então eles tem uma profissão ou habilidade pessoal que lhes permite trabalhar em qualquer local ou arrumar um trabalho em qualquer local.

Por exemplo, tem muito profissional de T.I. (Tecnologia da Informação, computação, informática como queira chamar) que trabalha remoto a partir de casa. Este pessoal só precisa de um laptop, conexão de internet e um local calmo para poder trabalhar de qualquer local do mundo.

Eu mesmo já fiz isto a alguns anos atras quando eu trabalhava com T.I., fiquei fazendo curso por 6 meses na Alemanha e trabalhando via internet no meu emprego normal.  O meu curso ia das 08:00 até as 11:30,  depois do curso eu corria para casa e trabalhava das 12:30 até as 16:30 e das 17:30 as 21:30 via internet.

Tem o pessoal com talento para fotografia e escrever, que consegue sobreviver escrevendo colunas ou blogs relatando as suas viagens, mas é algo que exige bastante talento e bons contatos, pois a internet está cheia de blogs e colunas iguais e a maioria não fatura o suficiente nem para pagar um almoço.

Também tem o pessoal com outras habilidades, como por exemplo são bons cozinheiros, barmans, etc, que conseguem arrumar alguns bicos ou trabalhos temporários geralmente mal remunerados e sem registro, que geralmente pagam só o suficiente para você não morrer de fome...

Tem o pessoal com habilidade para artesanato, que podem vender as coisas que produzem, mas isto não costuma ser algo que dê muito dinheiro, muitas vezes mal paga a alimentação...

Estas são algumas das atividades mais comuns e que eu lembrei de cabeça que permitem que você trabalhe durante uma viagem, mas existem várias outras atividades que você pode exercer durante a viagem.

Tem um outro detalhe, no exterior, a maioria dos países não permite que você trabalhe enquanto está lá com visto de turista, não é permitido nem mesmo trabalho temporário ou trabalho remoto, tudo o que você for fazer neste sentido terá que ser meio as escondidas e não regularizado.E você pode ter que comprovar que possui dinheiro suficiente para se sustentar lá sem trabalhar. 

No meu caso, do curso, a minha ideia inicial era ficar só 2 meses fazendo o curso, pedi licença do trabalho e iria ficar 2 meses parado ó fazendo o curso, mas no meio da viagem, o meu chefe entrou em contato comigo e fez esta oferta, acabei aceitando e estendendo o curso para 6 meses de forma legal, mas tive que trabalhar de casa meio as escondidas, sem ninguém saber, pois o meu visto não permitia isto...

Em resumo, sim é possível trabalhar durante a viagem, mas vai depender de você saber fazer bem alguma coisa que permita a você trabalhar durante a viagem.

Mas vou lhe adiantando, não é tudo diversão e passeios, geralmente você vai passar a maior parte do seu tempo ralando e trabalhando "pesado", vai lhe sobrar só algumas poucas horas por dia e alguns finais de semana para passear e curtir a viagem.

  • Gostei! 3
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Adriano falou TUDO.

Opero bolsa todo dia,mas tem as horas que esteja aonde estiver,tenho que deixar tudo e ligar o note.

Por isso consegui andar a  América do Sul todos e agora vou para a Central.

Mas,se não tivesse essa habilidade, não sei se tinha entrado neste mundo.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei featured this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...