Ir para conteúdo

Dúvidas RG mercosul


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, sou brasileira e moro no Paraguai há muitos anos (tenho documentos de residencia permanente mas nao nacionalidade). Vou viajar saindo de Asunción pela primeira vez. Meu RG foi feito em 2006. Posso viajar  com meu documento paraguaio atualizado e apresentar o rg so no Brasil? Ou preciso usar sempre o mesmo. Isso seria usar o meu documento paraguaio caso compliquem com o rg na volta.

Editado por Débora Vargas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Admin

Olá @Débora Vargas,

Se seu RG brasileiro estiver em boas condições pra nenhum guarda de fronteira botar defeito vc pode usar ele pra viajar pelos 9 países dessa lista aqui:
http://mochilabrasil.uol.com.br/blog/como-viajar-sem-passaporte-9-paises-onde-e-possivel-viajar-so-com-o-rg

O RG brasileiro não tem data de validade, a questão é ele estar em boas condições pra não dar margem pra te pedirem propina ou coisas do tipo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olha ai é boa vontade de quem olhar pq ele so esta com um das pontas meio desgastada mas a foto e informaçoes estao claras. A dúvida que nem aqui sabem falar é se eu brasileira estiver voltando ao Brasil essa regra do rg nao se aplica ne?. Quando retornar ao país creio eu que meus documentos paraguaios sejam suficientes.

A opçao de renovar nao foi possivel pq consulado nao faz e passaporte demora ate 3 meses aqui.

Editado por Débora Vargas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Admin

Se está bem conservado, apenas com as pontas meio desgastadas e você não mudou muito em comparação com a foto do documento, realmente não tem do que reclamarem.  Pra entrar no Brasil, mesmo que a RG não estivesse em boas condições, creio que não tem pq criarem problemas pois vc é cidadã brasileira.  De qualquer forma acho bom vc levar o RG Brasileiro e o documento paraguaio pra caso algum agente da migração Paraguai e Brasil pedir. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Na verdade existe um acordo assinado pelo Brasil e a maioria dos países da América do Sul prevendo a implantação de documentos mais modernos e com data de validade, padronizando a coisa, alguns países já se mexeram, mas o Brasil nunca se mexeu para colocar isto em prática, e continuamos com estes RGs pré-históricos, e sujeitos a algum policial no exterior implicar com RG antigo e desatualizado, e pedir propina ou em casos mais críticos, negar a entrada de brasileiros...

mas no seu caso:

Ao chegar no lado brasileiro da fronteira, basta você apresentar o RG brasileiro, não importa quando foi emitido ele continua válido dentro do Brasil, e no lado paraguaio, apresentar o seu documento paraguaio que não terá problemas.

Quem implica mesmo com RG antigo são as companhias aéreas, elas costumam ser bem rígidas em relação a data de emissão, pois se algum brasileiro for barrado no exterior devido ao um RG antigo, as companhias aéreas tem que trazer ele de volta ao Brasil as custas delas, então elas fazem todo o possível para impedir que algum brasileiro embarque para o exterior usando RG antigo, para não correr o risco de ter que trazer o passageiro de volta de graça...

Se você não for de avião não tem o que se preocupar,  é só fazer como comentei no começo, e mesmo que já pegar um voo de volta ao Paraguai, se implicarem você na hora do check-in,  pode mostrar o seu documento paraguaio que está resolvido.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...