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Pode ir de chinelo?

Se aventurando de RV pelos EUA – dicas de como viajar de RV (motorhome).

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Duvido que alguém aqui nunca sentiu uma vontadezinha de viajar de Motorhome, não é mesmo?

Motorhome, RV, Trailer ou Campevam, seja lá qual for sua opção, é um estilo de viagem desperta o interesse. No entanto, várias dúvidas surgem: existe o melhor momento para essa opção? Posso levar crianças? É uma viagem para amigos? É uma viagem para toda família?

Em Outubro viajei por 10 dias de RV, do Arizona até Washington, foram 2543.4 milhas. Vou detalhar todos os pontos dessa experiência aqui.

Essa viagem não era a primeira opção, mas diante das circunstâncias, acabou sendo a melhor ESCOLHA.

Onde Alugar:

Tivemos a sorte de pegar uma promoção pela www.cruiseamerica.com, e pagamos um preço bem mais baixo do que a locação normal (o que nos ajudar a ficar mais 2 dias), então teríamos uma semana para levar o RV até Everett (provavelmente eles fizeram isso porque reformaram o RV em Phoenix e precisavam entregar em Everett).

No preço estava incluso: sete dias de locação do RV , com retirada em Phoenix, devolução em Everett e 2.000 milhas. (que não foram suficientes). Com a possibilidade de prolongar a locação por mais alguns dias, porém pelo preço normal. (foi o que fizemos)

Tem que ficar atento para os horários de retirada e entrega, nós nos atrasamos na hora da entrega, mas não tivemos nenhum problema com isso.

A estrutura do RV:

O modelo que optamos foi o de 5 pessoas, que atendeu muito bem a nossa necessidade. O RV tinha muitos armários, ou seja, tudo ficava ajeitadinho, afinal, o negócio balança bastante apesar de ser extremamente confortável. Às vezes, dependendo da velocidade que você faz uma curva, a geladeira abre, mas até ai é só sair correndo para pegar as coisas e seguir viagem.

O RV tem uma geladeira ótima, e se você tiver a paciência de ler o manual, ele explica qual o tipo de alimento você deve colocar nos compartimentos para ter um melhor desempenho, tem fogão (usamos bastante) com exaustor e microondas (não usamos).

Nós cozinhamos praticamente todos os dias. No café da manhã (omelete, misto quente, café), no almoço, na maioria das vezes fazíamos um hot-dog e a janta rolava um churrasco, macarrão, arroz e ovo. Assim, posso afirmar com propriedade que tudo funciona muito bem na cozinha.

Nós pensávamos que a cama não seria muito confortável, por se tratar de um “carro”, no entanto, surpreendeu bastante, era extremamente confortável e se não tivéssemos despertador, seguramente perderíamos a hora de sair (o que aconteceu). Se vocÊ or muito grande, talvez tenha um pouquinho de problema com a cama, mas do lado esquerdo não tem a madeira que segura o colchão, então não é uma problema (isso se você tiver menos que 1,90 m)

O banheiro, não foi um grande problema, confesso que li muita gente reclamando nossa e pior que banheiro de avião, tem degrau, o vaso e pequeno e o espaço é apertado, olha considerando alguns lugares que já enfrentei, o banheiro é OK.

O chuveiro é um grande problema para quem tem mais que 1,80 m. Sim, você terá que fazer malabarismo para tomar banho. No entanto, como nos paramos na maioria das vezes em campings que tinham banheiro, não foi um grande problema. Na verdade, eu nem ligava, afinal eu tenho apenas 1,65 m. kkk

Outra questão importante é temperatura. Nós começamos a viagem no deserto, logo um calor absurdo durante o dia e um frio intenso durante a noite (intenso porque não foi nada absurdo). Durante o dia, como estávamos dirigindo, usamos o ar-condicionado do carro, que atendeu muito bem as nossas necessidades, à noite quando estava calor deixávamos a janela aberta e no frio fechávamos tudo. Em nenhum momento precisamos ligar o aquecimento ou o ar condicionado, mas também porque faz muito barulho, não queríamos incomodar as pessoas e também porque não havia necessidade.

O RV é muito iluminado e tem uma estrutura bem boa em relação a tomadas.

Combustível:

Abastecer o RV é super fácil, é igual um carro, mas preste atenção nas dimensões, ele é bem grande difícil acertar de primeira a posição para abastecer, então olhe direito o lado da bomba para estacionar para não ter que manobrar (é bem difícil manobrar).

Outra informação importante é que ele é muito gastão o que torna caro o item gasolina. Não tenho informações se existe algum modelo de RV a diesel, nós gastamos em média um tanque por dia.

Água, luz, esgoto e gás:

As ligações são bem simples de fazer. A água é só conectar a mangueira (o Marcel teve um pouco de dificuldade), mas é necessário um pequeno adaptador.

A eletricidade é uma tomada, também não foi segredo nenhum, só encaixar.

E o esgoto, que a princípio foi bem fácil de encaixar (só conectar uma mangueira) nos deu um pouco de trabalho no penúltimo dia, pois o buraco que tinha no camping era menor do que a mangueira, ou seja, precisava de um adaptador. Assim, pagamos por uma coisa e não usamos. No entanto, foi o único problema que tivemos com ele, nos outros campings ele encaixava facilmente.

Logo no inicio da viagem, tivemos um probleminha com a água. Quando você vai usar a água do reservatório (isso ocorre quando não está ligada na torneira), você tem que ativar uma bomba (só apertar um botão), a nossa parou de funcionar, ligamos lá e tivemos que parar na loja da Cruise America em LA para eles arrumarem, demorou uma hora e não tivemos mais problemas no resto da viagem.

Outro problema que tivemos, e na mesma oportunidade foi solucionado, foi o retrovisor do motorista, que devido a tanto movimento (já falei que chacoalha bastante, né?), acabou soltando e não parava mais no local.

 

Uma coisa muito legal é que a empresa resolve o problema sem qualquer reclamação, se você tiver perto, eles vão até o local para tentar resolver, fazem qualquer coisa, li inclusive que eles substituem o carro, mas nós não precisamos disso.

Por duas vezes paramos em campings que não tinha água, eletricidade e esgoto. E conforme a empresa informou, o reservatório de água e esgoto deu conta desses dias. Já a eletricidade acabou pela manhã, porém o gerador que alimenta demora 30 minutos para carregar com o carro ligado.

O RV conta com um painel de comando que gerencia água, esgoto e gás, ali você consegue saber os níveis.

Como dirigir:

Foi o Marcel quem dirigiu o trajeto todo, eu até pensei em dar uma volta no estacinamento do mercado, mas esqueci.

Ele disse que é extremamente confortável, mas um pouco barulhento e o freio não é lá aquelas coisas (vimos um acidente bem na nossa frente e na hora de frear ele sentiu um pouco de dificuldade). Por isso respeite a velocidade ou ande abaixo dela.

Outra coisa que ele reclamou foi da estabilidade, ele disse que dava para sentir o vento ou mesmos quando passávamos por algum caminhão, nesse caso até eu sentia o negócio tremer.

Não precisa de habilitação especial para dirigir

Opcionais oferecidos:

A empresa oferece alguns kits opcionais com utensílios de cozinha, roupas de cama, galão reserva, dentre outros.

Vou me limitar ao que optamos na resreva, primeiro o Kit de cozinha, pagamos $100,00, pode não super barato mas vale a pena, tem panelas, chaleira, garfo, faca, colher, utensílio para churrasco, lanterna, etc.

Um super dica: nós tínhamos optado pelo enxoval, pois achamos que o valor era $ 55,00 para as duas pessoas, mas quando vimos era para cada um, cancelamos e compramos tudo no Wal-Mart.

Onde Dormir e estacionar:

Uma coisa que é bem difícil é arrumar locais para estacionar, mas não é impossível e não pode ser levado como problema, afinal você está de férias. Tem alguns estacionamentos com vagas especificas para RV.

Já para dormir, não vou tratar dos campings que ficamos ainda, mas os EUA são muito preparados para esses veículos, então não é muito difícil encontrar.

Eu li que muitas pessoas ficam na rua mesmo, estacionam em qualquer lugar permitido e OK. Tem que ficar bem atento, pois há vários lugares proibidos e tomar uma multa nas férias não deve ser legal.

 

Espero que essas informações ajudem vocês, e espero mais ainda que optem por uma viagem nesse estilo, é uma aventura sensacional!!!!

Ainda falarei sobre o roteiro, os campings, os lugares e as estradas, mas vai ficar para próxima!!!

https://podeirdechinelo.com/2017/10/20/se-aventurando-de-rv-pelos-eua-dicas-de-como-viajar-de-rv-motorhome/

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Que bacana. Sabe me dizer qual foi o consumo/litro de combustível? Será que o menor de 3 lugares é mais econômico? Andei pesquisando e o preço da locação me pareceu igual. Tenho interesse em ir com minha esposa ano que vem e achei legal essa opção.

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Ola Gui,

Bom dia,

Nos gastamos em média 1 tanque por dia, mas não sei te dizer exatamente o consumo exato.

Também não se te informa se ele é mais econômico, porque o veículo adaptado é o mesmo, mas eu acredito que deva ser um pouco sim, pois ele é menor. 

Eu realmente acho que a opção é muito legal, estou preparando novos posts com o roteiro e os locais que ficamos.

Espero ter ajudado, qq coisa estou à disposição.

 

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Muito bom! Vou acompanhar porque irei à Califórnia ano que vem e cogitei alugar um RV, mas minha maior dúvida ainda é se será vantajoso quando estiver em uma cidade grande, como Los Angeles e San Francisco.

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Olá Guilhermo,

Assim, alugar o RV não é muito barato, mas acaba compensando pelo fato de você fazer sua própria comida e os campings são mais baratos que os hotéis, ou você ainda pode parar em qualquer lugar que não seja proibido,  então se colocar no papel eu acredito que compense sim, mesmo nas cidades maiores.

 

 

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Em 26/10/2017 em 12:54, Pode ir de chinelo? disse:

Olá Guilhermo,

Assim, alugar o RV não é muito barato, mas acaba compensando pelo fato de você fazer sua própria comida e os campings são mais baratos que os hotéis, ou você ainda pode parar em qualquer lugar que não seja proibido,  então se colocar no papel eu acredito que compense sim, mesmo nas cidades maiores.

 

 

Minha dúvida também é quanto a locomoção em cidades grandes. Não é muito desajeitado? 

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A locomoção pé simples, as ruas são grandes, isso não foi problema. 

A maior dificuldade é parar na rua, mas há estacionamentos próprios para eles, uma saída e parar e continuar o passeio a pé.

 

 

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